É Tempo de Ser Presente. 25% desc. em toda a Formação até 31 jan ‘22

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS
- Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS

- Advanced Professional Program –

Especialização para Psicólogos

Acreditação

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118.5 créditos

Patrocínio Científico

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Lisboa -26 Fev. 2022- Inscrições Abertas

Livestream / Online -19 Mar. 2022- Inscrições Abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLisboa: 06-02-2022 | Livestream / Online: 27-02-2022

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“Foi um ano difícil, muito exigente e cansativo. Com um filho pequeno e alguns compromissos profissionais pelo meio fui obrigada a manter o foco e, em vários momentos, redefinir objetivos para conseguir concluir a pós-graduação. Se estou arrependida? Não, nem pensar. Voltaria a fazer tudo novamente, pelos professores, que são excelentes, pelos colegas, que vou guardar para a vida, pela INSPSIC que sempre se dispôs a colaborar connosco. Aprendi muito, enriqueci a 200% a minha formação num modelo com o qual me identifico muito e que aplico na minha prática profissional. Saio completamente satisfeita e a dizer que foi um investimento com 100% de retorno. O ponto forte desta formação avançada para mim é sem dúvida o corpo docente, não só pela sua experiência, mas também pela simpatia e disponibilidade. A todos muito obrigada e bem-haja! Até breve!”

Sónia Geraldes

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Lígia Ferros

Lígia Ferros, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, desenhei esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos estudantes/profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Psicologia/Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da Psicologia/Psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

 

Objetivos gerais

Adquirir conhecimentos e saber fazer imprescindíveis à conceptualização, avaliação clínica e intervenção no contexto das perturbações mentais segundo o modelo cognitivo-comportamental na população adulta.

 

Metodologia de avaliação

Produção de estudo de caso.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, com recurso a suporte audiovisual e participação ativa do aluno. Versará a apresentação e discussão de temas específicos da psicopatologia do adulto e da psicoterapia de orientação cognitiva-comportamental, bem como a discussão de casos clínicos da prática do formando e o apoio ao trabalho do discente.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Serviços do Estado, nos setores da Saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas de reabilitação);
  • Clínicas e centros de consulta psicológica;
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (Misericórdias, Associações, Fundações);
  • Serviços do Poder Local (Juventude e Desporto e prevenção de comportamentos de risco);
  • Projetos de Responsabilidade Social;
  • Instituições de Solidariedade Social (públicas e privadas).

PLANO CURRICULAR

Módulo 1

  • História e enquadramento epistemológico das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais
  • Teorias da aprendizagem, modelos cognitivos de processamento de informação e processos psicológicos básicos das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais

Módulo 2

  • História Clínica, análise funcional, formulação do caso, planeamento da intervenção e prognóstico

Módulo 3

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações de sintomas somáticos e perturbações relacionadas

Módulo 4

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Ansiedade: Perturbação Pânico
  • Agorafobia
  • Discussão de casos

Módulo 5

  • Técnicas de Intervenção Cognitivo-Comportamental

Módulo 6

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental em condições crónicas de saúde
  • Discussão de casos

Módulo 7

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações alimentares
  • Discussão de casos

Módulo 8

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações da Ansiedade I: Ansiedade Social
  • Discussão de casos

Módulo 9

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental na Perturbação de Stress Pós-Traumático
  • Discussão de casos

Módulo 10

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas perturbações do humor
  • Discussão de Casos

Módulo 11

  • Desenvolvimento da identidade não heterossexual

Módulo 12

  • Conceptualização avaliação e intervenção cognitivo-comportamental na Perturbação Obsessivo Compulsiva
  • Discussão de casos

Módulo 13

  • Conceptualização avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade II
  • Discussão de casos

Módulo 14

  • Psicoterapias Cognitivo Comportamentais na infância e na adolescência

Módulo 15

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações Psicóticas e remediação cognitiva nas esquizofrenias

Módulo 16

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas dependências
  • Discussão de Casos

Módulo 17

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade I
  • Discussão de casos

Módulo 18

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações da Sexualidade
  • Discussão de casos

MÓDULOS DE INTRODUÇÃO ÀS PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE 3ª GERAÇÃO (MINDFULNESS)

Módulo 19 – Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002)

  • Aprendizagem experiencial
  • Discussão de casos e aplicabilidade clínica

Módulo 20 – Introdução aos Modelos Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).

  • Aprendizagem experiencial
  • Discussão de casos e aplicabilidade clínica

Módulo 21 – Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na Dor Crónica

  • Aprendizagem experiencial e discussão de casos

Módulo 22

  • Supervisão de casos clínicos

Estágio (opcional) *

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

 

CORPO DOCENTE

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Ana Paula Sousa

Ana Paula Sousa, Mestre

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social, e Psicóloga de apoio ao Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional de uma E.B. 2/3 onde se assinala a implementação de programas de Orientação Vocacional, de promoção de Competências de Estudo e de Educação para a Saúde; Experiência como formadora na área do Atendimento a Jovens na Associação para o Planeamento da Família; Psicóloga Clínica no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, onde se destaca a sua intervenção privilegiada com crianças e adolescentes; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Andreia de Paiva Moura

Andreia de Paiva Moura, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada (com Distinção e Louvor) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicologia da Inteligência e Criatividade / Psicologia Escolar (Licenciatura em Psicologia) e Prevenção do Crime e da Vitimização / Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção (Mestrado em Psicologia da Justiça). Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Inserção na Vida Ativa na Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora de artigos internacionais, ISI e com revisão de pares: publicou 5 artigos em revistas especializadas. Participação editorial como revisora no International Journal of Psychology and Counselling e International Journal of Medicine and Medical Sciences. Possui 3 produtos (instrumentos/questionários de avaliação) e outros 14 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Orientadora de estágios em Psicologia Escolar e em Psicologia da Justiça: orientou estágios e trabalhos de conclusão de curso licenciatura/mestrado na área de Psicologia. Tem participado como oradora em vários congressos nacionais e internacionais e é autora da escala de avaliação e monitorização da eficácia do tratamento nas adições: Monitoring and Evaluation of Efficacy and Progress (MEEP).

Carmina Rei, Mestre

Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FEP-UCP). Investigadora no domínio da avaliação da eficácia da Neuropsycho Educational Approach to Rehabilitation (NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia. Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave. Psicóloga Clínica na ENCONTRAR+SE – Associação para a promoção da Saúde Mental onde desenvolve, também, trabalho de investigação. Participação, enquanto oradora, em vários eventos científicos. Experiência docente, em diferentes entidades (contexto hospitalar, académico, IPSS’s) na área da Saúde Mental, Psicoeducação, Reabilitação Cognitiva, Reabilitação Laboral e Ocupacional, Reabilitação na área da Cognição Social.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, tendo realizado estágio curricular na Consulta de Stress dos Hospitais da Universidade de Coimbra sob orientação do Professor Doutor Vaz Serra; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Doutoranda em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Nobre e Professora Doutora Sandra Vilarinho; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), da Universidade de Aveiro e membro investigador do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC, da Universidade de Coimbra; Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita, Professor Doutor

Senior Breathworks trainer with extensive experience of mindfulness practice and teaching. He is the founder and chairman of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain. Dharmakirti has trained with Breathworks since 2007. Breathworks’ Mindfulness Based approaches to Pain and Illness (MBPI) is a development of MBSR for people with chronic pain and/or other long-term (physical) health conditions (www.breathworks-mindfulness.org.uk), including specialized mindful approaches to daily life and movement, as well as compassion meditation as a core component. He has taught the classic 8 week MBPI course more than 30 times, and led health professionals workshops and teacher training retreats during the last 6 years to several hundred people in Spain, England, México and Argentina. In 2012 he started running a Spanish language “mindfulness & compassion Respira Vida Breathworks teacher training programme”. Dharmakirti has been practicing Mindfulness on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world. He has attended more than 50 mindfulness and compassion retreats.

Joana Coutinho

Joana Coutinho, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Desenvolveu trabalho de investigação no Beth Israel Medical Center e New School University nos EUA no âmbito do doutoramento. Psicoterapeuta na Unidade de Clínica de Adultos da Apsi da Universidade do Minho, é investigadora e autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais. Membro da Society for Psychotherapy Research e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve também atividade docente em diferentes cadeiras da licenciatura em Psicologia da Universidade do Minho, onde trabalha como investigadora pós-doc, desenvolvendo estudos de neuroimagem na área da empatia e personalidade.

Jorge Gato

Jorge Gato, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É Professor Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBT, Família e Género, assuntos   sobre   os   quais   tem   publicado   a   nível   nacional   e   internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente em debates sociopolíticos, como o que se relaciona com a legislação em torno da homoparentalidade.

Luís Franklim Marques

Luís Franklim Marques, Mestre

Psicólogo Clínico desde 2000, mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica, desenvolveu dissertação na área da ansiedade em crianças e adolescentes, especialista em psicologia clínica creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicoterapeuta e Supervisor Clínico acreditado pela Associação Portuguesa de terapia do comportamento. Desenvolve prática clínica privada. Ao longo do seu percurso profissional tem efetuado, frequentemente conferências e formações para profissionais, pais e professores nas áreas da psicopatologia na idade adulta e em crianças e adolescentes.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professor Doutora

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Docente da Universidade Lusíada do Porto. Orientadora de estágios na Universidade Lusíada do Porto.

Mariana Vaz Marques

Mariana Vaz Marques, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Sérgio Carvalho, Dr.

Informação brevemente disponível.

Sílvia Ribeiro, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia na FPCE – UP; Mestre em Psicologia Clínica cognitivo-comportamental e sistémico, pela FPCE - Universidade de Coimbra; Docente da Universidade Lusíada do Porto; Pós-Graduada em Sexologia Clínica, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica a desenvolver funções no IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência).

Susana Martinho de Oliveira

Susana Martinho de Oliveira, Mestre

Termina o curso de Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (na área Cognitivo-Comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) em 2002, e o Mestrado em Psicologia (área de especialização em Stress e Bem-Estar-Intervenção na família, na escola e no trabalho) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) em 2008. Tem formação completa em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC) desde 2012 e é doutoranda em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), com um estudo de investigação sobre o impacto da perturbação psicológica dos ex-combatentes da guerra colonial nas suas esposas e filhos. É Assistente de Saúde- Ramo de Psicologia Clínica no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde exerce funções desde Janeiro de 2003. De 2003 a 2007 integrou a Consulta Externa de Stress Traumático no Serviço de Psicoterapia Comportamental, onde desenvolveu intervenção individual e em grupo com ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. De 2005 a 2007 integrou o Serviço de Intervenção na Crise e desde 2007 que integra uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo atividades como a avaliação e acompanhamento psicológico de doentes em regime de internamento e ambulatório (individual e em grupo) e intervenção em contexto comunitário. Desde Janeiro de 2019 que colabora ainda na Unidade de Terapia Cognitivo-Comportamental (UTCC) do CHPL. É Psicóloga Clínica e coordenadora da consulta de Psicologia na Associação APOIAR (Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra) onde desenvolve atividades (desde 2003) como a avaliação psicológica (para efeitos militares), intervenção psicoterapêutica individual e de grupo de ex-combatentes da guerra colonial, psicoterapia e acompanhamento psicológico dos seus familiares. O seu foco de interesse tem-se centrado na área do PTSD (Perturbação de Stress Pós-traumático), contando com a publicação de alguns artigos científicos e artigos de opinião, a realização de formações e comunicações científicas sobre o tema, a colaboração com trabalhos académicos e estudos de investigação e a participação em entrevistas e programas para a comunicação social.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Lisboa

 

Livestream / Online

 

26 de fevereiro de 2022;

26 de março de 2022;

09 e 23 de abril de 2022;

07 e 21 de maio de 2022;

04 e 18 de junho de 2022;

02, 16 e 30 de julho de 2022;

10 e 24 de setembro de 2022;

08 e 22 de outubro de 2022;

05 e 19 de novembro de 2022;

03 e 17 de dezembro de 2022;

14 e 28 de janeiro de 2023.

19 de março de 2022;

23 de abril de 2022;

14 e 28 de maio de 2022;

18 de junho de 2022;

09 e 23 de julho de 2022;

03 e 17 de setembro de 2022;

01, 15 e 29 de outubro de 2022;

12 e 26 de novembro de 2022;

10 de dezembro de 2022;

07 e 21 de janeiro de 2023;

04 e 18 de fevereiro de 2023;

04 e 18 de março de 2023.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 237 horas (172 presenciais + 65 não presenciais)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

INVESTIMENTO

É tempo de ser presente

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,530.00 € 1,147.50 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-25% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,147.50 € + 20.00 €

12 mensalidades-20% desconto

Normal
102.00 €

É tempo de ser presente

Regulamento

a. De 02 de dezembro 2021 a 31 de janeiro de 2022, beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento
Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fraccionadas (12 mensalidades).

b. O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c. O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;

d. O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.

e. O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha “Traga os seus amigos” (5% por cada amigo).

g. Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos de 02/12/2021 a 31/01/2022, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h. Vagas limitadas.

i. Código Promocional: PRESENTE

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,530.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,346.40 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,300.50 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
127.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
114.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação ou Curso em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

(9) As ações de formação em regime presencial passam temporariamente a funcionar na modalidade de ensino à distância, atendendo à situação excecional do momento atual (pandemia). O normal funcionamento presencial das Especializações , prévio ao estado de emergência, retomará o seu curso logo que reunidas as condições que o permitam.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

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Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
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