ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOPATOLOGIA E PSICOTERAPIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 10ª Edição [Presencial e/ou à Distância] - Conceptualização, Avaliação e Intervenção
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOPATOLOGIA E PSICOTERAPIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 10ª Edição [Presencial e/ou à Distância] - Conceptualização, Avaliação e Intervenção

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Acreditação

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(92 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Porto - 15 Dez. 2018 - 2ª Fase

Livestream - 15 Dez. 2018 - 2ª Fase

Madeira e Açores - 15 Dez. 2018 - em Livestream - 2ª Fase

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOÚLTIMAS INSCRIÇÕESPORTO | LIVESTREAM | MADEIRA E AÇORES em LIVESTREAM: A DECORRER COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 14-12-2018

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Inclui

Inclui Estágio + Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª Geração (Mindfulness)

Destinatários

Psicólogos*, médicos, internos e alunos finalistas de licenciatura nas áreas mencionadas.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (92 créditos) destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

Coordenação Científica:

Lígia Ferros

Professora Doutora Lígia Ferros

Doutorada em Psicologia pela FPCE – UP; Professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto; Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia) e Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica); Anteriormente, regente da cadeira de “Dependências Químicas (licenciatura em Psicologia). Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no IDT; Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental). Experiência clínica com crianças e adolescentes no CRI Porto Ocidental e em prática privada. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (CRIAP, 2009). Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia.

Mestre Ana Carvalhal de Melo

Licenciada em Psicologia pela FPCE - UC; Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE - UC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Pós-graduada em Medicina Legal; Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisora de estágios curriculares da FPCEUC e do Instituto Superior Miguel Torga; Docente da disciplina de psicologia do Desenvolvimento na Universidade Lusíada do Porto; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem das coordenadoras científicas do curso:

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, concebemos esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua actividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da psicopatologia/psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Professora Doutora Lígia Ferros

Mestre Ana carvalhal de Melo

 

Introdução:

Esta Especialização Avançada Pós-Universitária visa a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, estando especialmente desenhada para profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de avaliação/intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua actividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria).

 

Creditação OPP: 101 créditos

 

Certificação:

DGERT /SPCIPCOD

 

Objetivos gerais:

Adquirir conhecimentos relativos à conceptualização, avaliação clínica e intervenção cognitivo-comportamental na psicopatologia da infância e na adolescência.

 

Objetivos específicos/ Competências a desenvolver:

- Adquirir conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção psicológica cognitivo-comportamental, na psicopatologia da criança e do adolescente.

 -Explorar situações clínicas com impacto no funcionamento psicológico da criança/adolescente.

- Adquirir conhecimento no âmbito de protocolos de tratamento empiricamente validados.

- Aplicar técnicas e instrumentos de avaliação especificamente usados na clínica com crianças e adolescentes.

- Utilizar competências nos domínios da avaliação e diagnóstico clínico das perturbações na infância e adolescência.

- Seleccionar e pôr em prática as técnicas de intervenção Cognitivo-Comportamental mais adequadas a cada situação.

- Analisar de modo crítico as diferentes situações clínicas e desenvolver a capacidade de avaliação de resultados.

 

Métodos e técnicas pedagógicas:

Abordagem teórico-prática através do método expositivo, demonstrativo e interrogativo mas também com recurso a métodos activos / Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Fornecimento de material didáctico e Supervisão Clínica.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação;

- Escolas;

- Educação de crianças em Estabelecimentos Prisionais;

- Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais;

- Conselhos Municipais de Educação;

- Cooperação na Formação Inicial e Contínua de Professores e Educadores de Infância;

- Gestão de coordenação de serviços de cariz interdisciplinar, no âmbito da Educação Especial;

- Serviços de prevenção, apoio e inserção de grupos de risco;

- Comissões de Proteção de menores e Jovens em Perigo;

- Justiça;

- Programas de Complemento Educativo;

- Extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

Plano Curricular

1º Módulo

Introdução à avaliação e intervenção em Terapia com Crianças e Adolescentes.

 

2º Módulo

Vinculação e perturbação reactiva da vinculação: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

3º Módulo

Abuso sexual na infância/adolescência: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

4º Módulo

Avaliação clínica da criança e do adolescente (1): O teste de Roberts. Discussão de caso.

 

5º Módulo

Deficiência mental: conceptualização, avaliação e intervenção. A CIF.

 

6º Módulo

Avaliação clínica da criança e do adolescente (2): WISC; Figura complexa de Rey e Teste de retenção visual de Benton.

 

7º Módulo

Perturbações da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia): conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

8º Módulo

Perturbações globais do desenvolvimento (Perturbação autística e Perturbação de Asperger): conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

9º Módulo

Perturbações disruptivas do comportamento e do défice de atenção (Perturbação de hiperactividade; Perturbação do comportamento; Perturbação de oposição): conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

10º Módulo

Perturbações do comportamento alimentar: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

11º Módulo

Perturbações da eliminação (enurese e encoprese): conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

12º Módulo

Perturbação da ansiedade generalizada: conceptualização, avaliação e intervenção. Discussão de caso.

 

13º Módulo

Perturbação da ansiedade de separação: conceptualização, avaliação e intervenção. Discussão de caso.

 

14º Módulo

Perturbação da ansiedade social: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

15º Módulo

Comportamentos desviantes: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

16º Módulo

Perturbações psicóticas: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

17º Módulo

Perturbações do humor: conceptualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica. Discussão de caso.

 

18º Módulo

Comportamentos suicidários na adolescência.

 

19º Módulo

Intervenção psicoterapêutica com pais. Discussão de caso.

 

20º Módulo

Supervisão de casos preparados antecipadamente ,em sala de aula, com formador/clínico.

Situações e momentos críticos no processo de psicoterapia. Desafios profissionais e pessoais ao longo do processo psicoterapêutico.

 

21º Módulo (8 horas)

Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002), Dialectical Behavior Therapy (DBT; Linehan, 1993) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).

Aprendizagem experiencial.

Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

22º Módulo (8 horas)

Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990), Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005) .

Aprendizagem experiencial.

Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

23º Módulo (8 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na Dor Crónica.

Aprendizagem experiencial.

Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

24º Módulo**

Possibilidade de estágio em serviço com trabalho multidisciplinar no âmbito da intervenção com crianças e adolescentes.

Orientação / Supervisão levada a cabo por Especialista em Psicologia Clínica + Especialista em Pedosiquiatria.

O módulo nº 24 é de frequência opcional, não acarretando para o formando custos adicionais. Assim sendo, os alunos deverão mencionar a sua pré-inscrição .

Corpo Docente

Mestre Ana Carvalhal de Melo

Licenciada em Psicologia pela FPCE - UC; Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE - UC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Pós-graduada em Medicina Legal; Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisora de estágios curriculares da FPCEUC e do Instituto Superior Miguel Torga; Docente da disciplina de psicologia do Desenvolvimento na Universidade Lusíada do Porto; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Professora Doutora Ana Isabel Pereira

Doutorada em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica. Investigadora do Instituto de Psicologia, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra e Professora Convidada no Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa. Exerce Psicologia Clínica.

Mestre Ana Paula Sousa - CSSMF

licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduadada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social, e Psicóloga de apoio ao Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional de uma E.B. 2/3 onde se assinala a implementação de programas de Orientação Vocacional, de promoção de Competências de Estudo e de Educação para a Saúde; Experiência como formadora na área do Atendimento a Jovens na Associação para o Planeamento da Família; Psicóloga Clínica no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, onde se destaca a sua intervenção privilegiada com crianças e adolescentes; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Mestre Alexandra Alves

Licenciada em Psicologia, Área do Desenvolvimento e Educação da Criança - FPCE-UP. Pós-Graduação e Supervisão Clínica em Psicoterapia Cognitiva Narrativa – UCAE. Mestrado em Psicologia Clínica – UM Estudos de Terceiro Ciclo em Psicologia Clínica e Psicobilogia (programa de doutoramento) - Univ. santiago de Compostela. Psicóloga Clínica n'"O Fio de Ariana - Educação e Terapia de Crianças e Adolescentes. Anteriormente docente da cadeira de Avaliação Psicológica na Universidade do Minho. Formadora na área da psicopatologia, avaliação psicológica e supervisão clínica de casos. Membro das equipas de investigação das Narrativas (UM e FPCE-UP) e da Vinculação.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira - FPCEUP

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Professora Doutora Beatriz Pena

Chefe de Serviço da Pedopsiquitria, Directora do Departamento da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar de Coimbra.

Carla Rocha

Doutora Carla Rocha

Doutorada em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto. Pós graduada em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicoterapia e Psicologia Comunitária pela OPP. Psicóloga Clínica e investigadora com 20 anos de experiência profissional em diferentes áreas de intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências. Nos últimos 10 anos dirigiu o seu trabalho para a área da Prevenção de CAD e da Promoção da Saúde. Atualmente exerce funções de Psicologia Clínica no Núcleo de Prevenção na DICAD da ARS, Norte, IP e em Clínica Privada. É ainda Formadora e Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia. Atuais interesses de investigação: Promoção da saúde e Prevenção de CAD, particularmente ao nível do Ensino Superior.

Dra. Carla Lança

Licenciada em Psicologia, ramo de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, pela FPCEUC; foi bolseira de investigação na FPCEUC no “Projecto de Adaptação e Aferição para a População Portuguesa de Escalas de Inteligência de Wechsler: WPPSI-R e WISC-III”; exerceu funções de Directora Técnica e Psicóloga em Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas; leccionou a disciplina de Prevenção e Reabilitação da Licenciatura em Psicologia na Universidade Lusíada do Porto; Curso CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade pela Psiduca, Aveiro; psicóloga da Associação Nacional de Intervenção Precoce.

Dora Pereira

Dora Pereira

Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clínica- Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 17 anos no contexto da proteção à infância (acolhimento de crianças e jovens, intervenção com crianças e famílias em situações de maus tratos infantis / violência familiar) e atualmente exerce funções de docência no ensino superior.

Professor Doutor Gustavo Mendes

Licenciado em Psicologia em 2002 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança. Doutorado em Psicologia Narrativa, na mesma Universidade. Com MBA em Gestão de Empresas pela Escola de Gestão da Universidade do Porto (2007). Psicólogo clínico entre 2002 e 2006 no departamento Consulta Psicológica de Crianças e Adolescentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Exerceu neste período actividades de investigação e formação no âmbito da Avaliação Clínica e do Desenvolvimento no Gabinete de Educação Contínua da mesma Faculdade, onde, no ano lectivo de 2007/2008, foi professor assistente convidado do Mestrado integrado em Psicologia. Entre 2006 e 2008 foi co-promotor na criação da Neoscopio, uma empresa no sector das Tecnologias de Informação, onde foi o responsável pelo Departamento de Marketing. Em 2008 Integrou a equipa executiva do Health Cluster Portugal Portugal – Associação para o Pólo de Competitividade e Tecnologia da Saúde. Actualmente, e desde o inicio de 2009, integra a equipa do departamento de Marketing da Ibersol.

Lígia Ferros

Professora Doutora Lígia Ferros

Doutorada em Psicologia pela FPCE – UP; Professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto; Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia) e Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica); Anteriormente, regente da cadeira de “Dependências Químicas (licenciatura em Psicologia). Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no IDT; Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental). Experiência clínica com crianças e adolescentes no CRI Porto Ocidental e em prática privada. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (CRIAP, 2009). Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia.

Professora Doutora Maria do Céu Salvador - FPCE-UC

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, leccionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Directora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Mariana Vaz Marques

Professora Doutora Mariana Vaz Marques

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006).
Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto.
Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016).
Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas.
Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).
Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra.

Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Professora Doutora Otília Queiros

nota curricular brevemente disponível

Professora Doutora Paula Pinto de Freitas

Pedopsiquiatra, Doutorada em Medicina, Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - UP, Consultora da APPDA-Norte, responsável pela direcção técnica desde1984.

Tatiana Carvalho Homem

Professora Doutora Tatiana Carvalho Homem

é doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Andreia Azevedo

Professora Doutora Andreia Azevedo

É doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Sandra Vilarinho

Sandra Vilarinho - FPCE-UC / UP

Psicóloga clínica, doutorada em Psicologia (área de especialização em Sexologia) e com mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra; terapeuta sexual e sexóloga. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da Comissão da Sexualidade Feminina; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) - Universidade do Porto; Membro efetivo do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC - Universidade de Coimbra; Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área do Mindfulness, sexualidade feminina e intervenção clínica, tendo como orientadores científicos Pedro Nobre (UA), Julia Heiman (Kinsey Institute, EUA) e Lori Brotto (University of British Columbia, Canada). Em 2008, recebeu o prémio para melhor artigo científico apresentado no 9th Congress of the European Federation of Sexology (EFS), em coautoria com Pedro Nobre. Também em coautoria com Pedro Nobre, elaborou um projeto de investigação para o estudo da saúde sexual das mulheres portuguesas, financiado pela FCT em 160.000,00€. Experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Palestrante convidada em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita - Fundação Breathworks - Reino Unido

Accredited Senior Breathworks Teacher Trainer with extensive experience of mindfulness and compassion practice and teaching. He is the founder and director of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain and affiliated to the UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers.
He leads health professionals workshops, conferences and teacher training retreats in Spain, England, Portugal, México and Argentina.
Dharmakirti has been practicing Mindfulness and compassion on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.
He is an accredited Ontologic Coach and co-creator of two "8 weeks programes": MBCR (Mindfulness Based Communication and Relationship) and “Transforming arrows into flowers” (Mindfulness Compassion and Care).
He is co-founder of Meditation and Science Association in Spain (MyC). And he is part of the team of teachers of the Master of Mindfulness of the University of Zaragoza and Bodhiyoga International Mindfulness Yoga School.

 

Conferencistas convidados:

Professor Doutor João Lopes

Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho). Director dos Doutoramentos em Psicologia da Universidade do Minho . Licenciado e mestre em Psicologia pela FPCE-Universidade do Porto; Doutor em Psicologia da educação pela Universidade do Minho. Áreas fundamentais de interesse, investigação e prestação de serviços à comunidade: Problemas de Aprendizagem, Problemas de Comportamento (em particular hiperactividade e problemas de comportamento em sala de aula) e Organização e Gestão de Sala de Aula. Autor de diversos livros e artigos nas áreas da psicologia da aprendizagem e do comportamento.

Margarida Rangel Henriques

Professora Doutora Margarida Rangel Henriques

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Dedica-se à prática clínica com crianças e adolescentes, domínio em que vem desenvolvendo um trabalho crescente de formação, supervisão e investigação. A narrativa, enquanto sistema interpretativo co-construído pelo sujeito na significação das suas experiências, tem assumido um lugar de destaque nos seus estudos, em particular no que diz respeito às implicações de tal perspectiva a nível da psicopatologia e da intervenção psicoterapêutica. Recentemente tem vindo a desenvolver trabalho nos domínios da adopção e autobiografia das crianças institucionalizadas. É co-autora dos livro "Terapia narrativa da ansiedade" e do Bloco de actividades "Pôr o medo a fugir: as tuas aventuras contra o medo".

Calendarização e localização

Porto Livestream  Madeira e Açores em Livestream

20 de Outubro de 2018;

10 de Novembro de 12018;

15 de Dezembro de 2018;

05 e 19 de Janeiro de 2019;

09 e 23 de Fevereiro de 2019;

09 e 23 de Março de 2019;

06 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho de 2019;

07 e 21 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019;

09 e 23 de Novembro de 2019;

21 de Dezembro de 2019.

20 de Outubro de 2018;

10 de Novembro de 12018;

15 de Dezembro de 2018;

05 e 19 de Janeiro de 2019;

09 e 23 de Fevereiro de 2019;

09 e 23 de Março de 2019;

06 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho de 2019;

07 e 21 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019;

09 e 23 de Novembro de 2019;

21 de Dezembro de 2019.

20 de Outubro de 2018;

10 de Novembro de 12018;

15 de Dezembro de 2018;

05 e 19 de Janeiro de 2019;

09 e 23 de Fevereiro de 2019;

09 e 23 de Março de 2019;

06 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho de 2019;

07 e 21 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019;

09 e 23 de Novembro de 2019;

21 de Dezembro de 2019.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

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Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas

 

Duração: 184 horas presenciais / horas lectivas em sala de aula

Não estão contempladas as horas opcionais de estágio

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,500.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,320.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,275.00 €

12 mensalidades

Normal
125.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
112.50 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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