TERAPIAS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - TERAPIAS CONTEXTUAIS
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CURSO EM

TERAPIAS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - TERAPIAS CONTEXTUAIS

Acreditação

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(12 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Porto - 02 Fev. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinasPORTO até 19-12-2018

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOPORTO: 13-01-2018

Destinatários

Psicólogos, psiquiatras, pedopsiquiatras, outros médicos. Estudantes de Licenciatura / Mestrado em psicologia e medicina. Internos.

A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (12 créditos) destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

Coordenação Científica:

Fátima Lory

Mestre Fátima Lory

Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Creditação OPP: 12 créditos (Os créditos resultam das horas lectivas em sala de aula)

 

Objectivos gerais:

- Oferecer informação inicial acerca do desenvolvimento, atualidade e integração dos novos conhecimentos derivados das Terapias de Terceira Geração ou Terapias Contextuais e sua aplicação à prática clínica na infância e adolescência.

- Adquirir conhecimentos teóricos e competências práticas na área da intervenção em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) com crianças e adolescentes.

- Desenvolver competências de formulação e intervenção da terapia cognitiva baseada no Mindfulness e da Terapia Focada na Compaixão (TFC) na psicoterapia com crianças e adolescentes.

 

Objectivos Específicos/ Competências a desenvolver:

- Descrever um modelo de problemas psicológicos mais recente, bem como as aptidões clínicas e ferramentas terapêuticas mais eficazes baseadas nos últimos avanços científicos.

- Identificar os principais componentes e modelos das Terapias Contextuais (TC): Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Psicoterapia Analítico-Funcional (FAP), técnicas de Mindfulness na Infância e Adolescência e Terapia Focada na Compaixão

- Selecionar e aplicar avaliações específicas em TC, desenvolver a conceptualização clinica de casos e enunciar possibilidades de intervenção

 

Metodologia de Ensino:

A Metodologia de ensino assentará no método expositivo , podendo incluir visualização comentada de DVDs temáticos, estudo de protocolos clínicos e discussão de casos.

 

Critérios de Avaliação:

- Número de faltas não excedendo 25% da carga horária do curso

- Nota mínima de 10 valores num teste único a realizar no último módulo

Plano Curricular

I. INTRODUÇÃO ÀS TERAPIAS CONTEXTUAIS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA:

- Promover o conhecimento sobre um modelo de problemas psicológicos mais recente, bem como acerca das aptidões clínicas e ferramentas terapêuticas mais eficazes baseadas nos últimos avanços científicos.

- Fornecer informacão acerca das Terapias Contextuais (TC): Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Psicoterapia Analítico-Funcional (FAP) e técnicas de Mindfulness na Infância e Adolescência

- Descrição e exemplificação das estratégias básicas em TC

 

II. TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO (ACT) NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:

- Levar a cabo avaliações específicas em ACT

- Desenvolver conceptualizações e programas em ACT em crianças e adolescentes.

- Apresentar competências práticas de intervenção terapêutica em ACT em casos de crianças e adolescentes

 

III. MINDFULNESS E TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:

- Descrever as competências comportamentais do Mindfulness.

- Reconhecer as especificidades desenvolvimentais nas intervenções baseadas no Mindfulness

- Selecionar e implementar exercícios de Mindfulness

- Descrever as implicações terapêuticas de uma abordagem desenvolvimental à compaixão (TFC)

- Identificar as quatro componentes principais da formulação de caso na TFC, exemplificando com um racional clínico

- Delinear um protocolo terapêutico geral

Corpo Docente

Professora Doutora Maria do Céu Salvador - FPCE-UC

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, leccionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Directora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Carlos Carona

Carlos Carona

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Investigador do CINEICC - Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Docente em diversos cursos e pós-graduações no domínio da psicologia clínica e psicoterapia cognitivo-comportamental. Os seus principais interesses clínicos e científicos incluem a psicopatologia do desenvolvimento, a psicologia pediátrica, e as psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração.

Adrián Barbero Rubio

Professor Doutor Adrián Barbero Rubio - Espanha

é terapeuta, investigador e professor na Universidade de Almería e na Universidade de Comillas Pontifical. Tem os graus de Doutor e Mestre em Análise Funcional Clínica e Contextos de Saúde, sob supervisão da Prof. Carmen Luciano. Desenvolveu investigação na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) num dos mais conceituados Laboratórios de análise das Perturbações de Ansiedade com a Prof. Michelle Craske. Membro fundador do Madrid Institute of Contextual Psychology (MICPSY), que tem como obejtivo o desenvolvimento das relações entre investigação, treino e prática terapeutica. Entusiasta no estudo experimental dos comportamentos complexos humanos, seguindo a linha de investigação de regulação do comportamento da Teoria Relacional e Aceitação e Compromisso (ACT) e a sua relação com a psicopatologia.

Calendarização e localização

Porto

02 de Fevereiro de 2019;

09 de Março de 2019;

06 de Abril de 2018.

 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Duração: 24 horas presenciais

Número de Vagas: Limitadas.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados– 09h às 13h 14h às 18h

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

150.00 €

Seguro escolar:

8.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento

Normal
150.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
127.50 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

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