ESPECIALIZAÇÃO PÓS-UNIVERSITÁRIA EM APTIDÕES FUNDAMENTAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA
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ESPECIALIZAÇÃO PÓS-UNIVERSITÁRIA EM APTIDÕES FUNDAMENTAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA

- Advanced Professional Program -

Acreditação

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(56 créditos)

Certificação

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Apoio Científico

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Instituto Reconhecido

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Lisboa - 02 Mar. 2019 - NOVIDADE! Inscrições abertas

Porto - 09 Mar. 2019 - NOVIDADE! Inscrições abertas

Livestream - 09 Mar. 2019 - NOVIDADE! Inscrições abertas

Madeira e Açores - 09 Mar. 2019 - em Livestream - NOVIDADE! Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinas: LISBOA até 16-01-2019 | PORTOLIVESTREAM | MADEIRA E AÇORES em LIVESTREAM até 23-01-2019

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LISBOA: 10-02-2019 | PORTO | LIVESTREAM | MADEIRA E AÇORES em LIVESTREAM: 17-02-2019

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Licenciados em Psicologia (Licenciatura pré-Bolonha); Licenciados em Psicologia com Mestrado concluído em Psicologia; Outros sujeitos a análise curricular.

Os módulos que incluam atos psicológicos são exclusivos a psicólogos.*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

Coordenação Científica:

Zita Sousa

Professora Doutora Zita Sousa

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

 

Introdução:

Esta Especialização Avançada Pós-Universitária visa a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, estando especialmente desenhada para profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Curso Superior em Psicologia).

  

Objetivos gerais:

O objetivo geral da Especialização Avançada Pós-Universitária consiste em dotar os membros da OPP de Competências Centrais ao exercício profissional da Psicologia Clínica, perspetivando o saber-saber, saber-fazer e saber-ser inerentes a práticas de excelência.

Ao proporcionar aos psicólogos uma formação – teórica e (com predominância) prática – que é sólida, rigorosa e cientificamente sustentada em ingredientes comuns às abordagens teórico-técnicas em Psicologia Clínica, a pós-graduação visa desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem a qualidade da sua atuação profissional e o sucesso da prática clínica.

 

Objetivos específicos:

A pós-graduação assume uma carácter particularmente prático e experiencial tendo em vista potenciar, no/as formando/as, a capacidade para reconhecer, refletir, desenvolver, integrar e praticar Competências Centrais em Psicologia Clínica. Os objetivos específicos, nesta capacitação do/as formando/as, são:

1.       Conhecer e implementar competências sobre o processo de avaliação psicológica clínica, tendo por base um modelo de natureza holística e integradora de diferentes princípios, modelos e metodologias, enquanto recurso potenciador do processo e resultados terapêuticos.

2.       Caracterizar o/a cliente de um modo holístico e integral, abordando as diferentes dimensões do ser humano e aplicar, de forma integrada, variáveis particulares do/a cliente na avaliação psicológica clínica.

3.       Reconhecer os procedimentos  de conceptualização de caso clínico, que organizam e integram os elementos da avaliação, e aplicá-la ao serviço da compreensão do problema e da definição de planos terapêuticos.

4.       Identificar, explorar e organizar elementos implicados no planeamento, monitorização e avaliação de processos de intervenção psicológica clínica.

5.       Reconhecer necessidades pessoais de desenvolvimento, autocuidado e autorregulação no psicólogo como dimensões que influenciam a atuação profissional, e implementar estratégias promotoras de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e bem-estar integral.

6.       Identificar e aplicar competências de comunicação e relação interpessoal eficazes.

7.       Conhecer os princípios da supervisão e da intervisão clínicas, bem como o modo como atuam, identificar os diferentes modelos existentes, aplicar estratégias específicas e fazer planos de supervisão.

8.       Explorar a intervenção psicológica clínica centrada numa perspetiva integral e holística do/a cliente e aplicar ferramentas que integram variáveis particulares do/a cliente na resposta/atuação terapêutica.

9.       Diferenciar a intervenção psicológica clínica com diferentes clientes-alvo e em diferentes modalidades, e aplicar métodos e técnicas de acordo com essas particularidades.

10.   Diferenciar a intervenção psicológica clínica em diferentes níveis/objetivos e em diferentes contextos, e aplicar métodos e técnicas de acordo com essas particularidades.

11.   Explorar as aplicações do mindfulness como ferramenta terapêutica para o autocuidado e o cuidado do/a cliente, e implementar a prática de mindfulness a nível pessoal e profissional.

12.   Conhecer, identificar e aplicar competências terapêuticas de natureza relacional – colaborativas e responsivas – cuja eficácia é baseada na evidência empírica.

13.   Conhecer e explorar princípios, recursos e instrumentos que permitem ao psicólogo refletir e posicionar-se face às dimensões clínicas, éticas e de desenvolvimento profissional implicadas nas rotinas de organização do processo terapêutico.

14. Identificar os principais acontecimentos críticos ou difíceis na intervenção psicológica clínica, compreendendo os processos transdiagnósticos e transterapêuticos envolvidos, e implementar estratégias de gestão e resolução.

 

Métodos e técnicas pedagógicas:

Abordagem teórico-prática através do método expositivo; método interrogativo; métodos activos / Discussão de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Disponibilização de material didáctico e Supervisão Clínica.

 

Metodologias de avaliação:

- Teste de produção curta ou selecção;

- Produção de estudo de caso;

- Critério para aceder à avaliação: participação em 75% da duração do curso.  

Plano Curricular

SECÇÃO I: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA

 

Módulo 1 – Avaliação Psicológica

- Avaliação psicológica como processo: Objetivos e modelos

- Contributos das diferentes abordagens para o processo de avaliação psicológica: psicodinâmica, experiencial, comportamental, cognitivista, sistémica, pós-moderna

- Enquadramento do processo de avaliação psicológica

- Avaliação qualitativa

- Entrevista(s) clínica(s) enquanto matriz da avaliação psicológica: objetivos, papel do/a entrevistador(a), condução da entrevista

- Observação clínica: definição e objetivos

- Avaliação estandardizada

- Especificidades da avaliação psicológica em crise

- Protocolo qualitativo na avaliação do risco

- Métodos de registo da informação: estrutura e conteúdo

 

Módulo 2 – Abordagem Holística do/a Cliente na Avaliação

- Abordagem integral e holística do/a cliente

- Modelo Biopsicossocial: perspetivas e vantagens

- Contexto socio-educacional, cultural e sistémico do/a cliente

- História de vida e narrativas pessoais do/a cliente

- Potencialidades e recursos pessoais do/a cliente

- Espaço pessoal e interpessoal do/a cliente

- Psicologia integral

- Psicologia integral: conceito, raízes e características

- Consciência das diferentes dimensões do Ser e integração

 

SECÇÃO II: CONCEPTUALIZAÇÃO DE CASO CLÍNICO

 

Módulo 3 – Conceptualização de Caso

- A formulação de caso como elo entre a teoria e a prática

- Funções da formulação de caso

- Organizar a informação recolhida

- Compreensão do problema

- Informar o planeamento da intervenção

- Comunicar com o/a cliente

- Comunicar com outro/as profissionais

- Elaboração da formulação de caso

- Enquadramento teórico da conceptualização

- Elementos da formulação de caso: fatores do problema, situação, contexto; fatores do/a cliente, recursos do/a cliente, obstáculos à intervenção

- Revisão e reformulação contínua de caso

 

SECÇÃO III: PLANEAMENTO, MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA

 

Módulo 4 – Planeamento, Monitorização e Avaliação do Processo e Resultados da Intervenção

- Estádios da intervenção clínica: consulta inicial, avaliação, desenvolvimento de objetivos de intervenção, implementação da intervenção, finalização da intervenção, follow-up

- Estratégias de avaliação do progresso da intervenção e de modificação/ ajustamento do plano de intervenção

- Instrumentos de avaliação estruturada e entrevistas iniciais

- Instrumentos de avaliação e monitorização do processo de intervenção e sistemas de feedback

- Instrumentos de avaliação de resultados da intervenção clínica

- Medidas / estratégias personalizadas de avaliação de processo e de resultados

- Estratégias de avaliação / regulação da adesão terapêutica

- Estratégias de registo da implementação, do progresso e dos resultados da intervenção

 

Módulo 5 – Automonitorização do Psicólogo como Capacitação para a Intervenção – Competências de Desenvolvimento Pessoal (Bem-estar, Florescimento, Desenvolvimento socio-emocional)

- Bem-estar e Florescimento

- Emoções, relações, envolvimento, realização pessoal e propósito de vida

- Desenvolvimento socio-emocional

- Autoconsciência, atenção, perspetiva, resiliência, sensibilidade ao contexto e intuição social

- Prática experiencial

- Estratégias para a implementação da prática na vida quotidiana e profissional

 

Módulo 6 – Automonitorização do Psicólogo como Capacitação para a Intervenção – Competências de Comunicação e Relações Interpessoais

- Comunicação e relações interpessoais

- Expressão e modulação afetiva

- Estilos de comunicação e assertividade

- Comunicação com diferentes interlocutores

- Cliente e significativos

- Outro/as profissionais, colegas e grupos de trabalho

- Competências de trabalho em equipa e resolução de conflitos

- Comunicar em público

 

Módulo 7 – Supervisão Clínica

- Definição e compreensão da supervisão clínica

- Funcionamento e benefícios da supervisão clínica

- Competências do/a supervisor(a) e princípios éticos da supervisão em psicoterapia

- Supervisores, supervisado/as e clientes na supervisão clínica

- Aliança terapêutica supervisor(a)-supervisado/a

- Modelos de supervisão baseados na evidência

- O contexto da supervisão clínica

- Supervisão individual e em grupo

- Supervisão de psicoterapias específicas e diferentes modelos teóricos de supervisão

- Estratégias específicas de supervisão e utilização de tecnologias

- Investigação em supervisão clínica e avaliação da competência do/a supervisor(a) e do/as supervisado/as

- Estudo de caso

 

SECÇÃO IV: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA CLÍNICA

 

Módulo 8 – Abordagem à Unicidade do/a Cliente na Intervenção

- Abordagem à unicidade do/a cliente e Psicologia integral

- Integração das diferentes dimensões do Ser na intervenção

- Ferramentas clínicas

- Observação, Presença, Respiração, Atenção Plena

- Escuta consciente e Comunicação Não-Violenta

- Empatia, Compaixão, Gratidão

- Aplicação da Arte-Terapia em contextos clínicos como forma de aborda o/a cliente como ser holístico

- Arte-Terapia: conceito, aplicabilidade, vantagens e desvantagens

- Mediadores artísticos: aplicabilidade clínica

- Mindfulness e Arte: a arte de viver o momento presente e aceder à história de vida

- Ferramentas clínicas: Focusing emocional, Movimento e Práticas corporais, Visualização

 

Módulo 9 – Clientes-alvo e Modalidades de Intervenção

- Clientes-alvo de intervenção psicológica clínica: crianças, adolescentes, adultos e idosos

- Estratégias de comunicação e especificidades desenvolvimentais

- Particularidades da intervenção baseada na evidência

- Particularidades da relação terapêutica

- Modalidade-alvo de intervenção psicológica clínica: individual, grupo primário (casal, família) e grupo (pares, associativo)

- Estratégias de comunicação e especificidades

- Particularidades da intervenção baseada na evidência

- Particularidades da relação terapêutica

 

Módulo 10 – Níveis e Contextos de Intervenção

- Níveis e objetivos de intervenção psicológica clínica: preventivo, remediativo e desenvolvimental

- Contextos e métodos de aplicação da intervenção psicológica clínica

- Diretos (consultório privado, contexto institucional, atendimento na comunidade)

- Indiretos (treino, consultadoria, media)

 

Módulo 11 – Mindfulness como Ferramenta Terapêutica Transteórica para Autocuidado e Cuidado ao Outro

- Introdução ao mindfulness  

- Benefícios da prática de mindfulness

- Mindfulness como experiência intra e interpessoal

- Prática experiencial

- Estratégias para a implementação da prática na vida quotidiana e profissional

 

Módulo 12 – Relação Terapêutica como Fator Comum da Intervenção

- Modelo de Aliança / Colaboração terapêutica numa perspetiva desenvolvimental

- Competências de atendimento, escuta e observação

- Exploração/ compreensão de significado e de sentimento

- Competências de desafio e facilitadoras de insight

- Imediacia e responsividade terapêutica

- Competências de mobilização para ação e tarefas terapêuticas

- Promoção e desenvolvimento da aliança e colaboração terapêuticas

- Competências de integração

 

Módulo 13 – Questões do Processo Terapêutico

- Pedido, participação voluntária, consentimento informado e contrato terapêutico na intervenção psicológica

- Gestão do processo clínico

- Modelos de registo clínico e sua gestão em diferentes contextos institucionais

- Partilha de informação clínica e limites da confidencialidade: cliente, família, equipa, outros profissionais, terapeutas anteriores/seguintes, instituição, situações legais

- Rotinas de prática reflexiva e deliberada

- Notas de sessão: modelos e usos

- Limites pessoais e encaminhamento de casos

- Investigação da prática clínica

- Supervisão, intervisão, “auto-supervisão”

 

Módulo 14 – Acontecimentos Críticos ou Difíceis na Intervenção

- Acontecimentos críticos em Psicologia Clínica:

- Situação/material difícil

- Emergências

- Crise

- Lidar com emoções fortes (medo, revolta, raiva, vergonha, culpa)

- Impasse terapêutico e sentido de urgência em responder ao sofrimento do/a cliente

- Processos transdiagnósticos e transterapêuticos

- Consciência e ação em situações de contratransferência

- Processos empáticos e o terapeuta mindful durante acontecimentos críticos

- Como ser mobilizador de esperança e otimismo para o/a cliente de modo responsável e realista

Corpo Docente

Zita Sousa

Professora Doutora Zita Sousa

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Margarida Rangel Henriques

Professora Doutora Margarida Rangel Henriques

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Dedica-se à prática clínica com crianças e adolescentes, domínio em que vem desenvolvendo um trabalho crescente de formação, supervisão e investigação. A narrativa, enquanto sistema interpretativo co-construído pelo sujeito na significação das suas experiências, tem assumido um lugar de destaque nos seus estudos, em particular no que diz respeito às implicações de tal perspectiva a nível da psicopatologia e da intervenção psicoterapêutica. Recentemente tem vindo a desenvolver trabalho nos domínios da adopção e autobiografia das crianças institucionalizadas. É co-autora dos livro "Terapia narrativa da ansiedade" e do Bloco de actividades "Pôr o medo a fugir: as tuas aventuras contra o medo".

Nuno Pires

Professor Doutor Nuno Pires

Doutoramento Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho; Licenciado em Psicologia (ramo clínica) pela Universidade Fernando Pessoa; Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Pós-Graduação em Tratamento Psicológico – Manuais Terapêuticos Empiricamente Validados pelo Colégio Universitário de Altos Estudos (UCAE); Docente no ensino superior no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP); Diretor de Psicodrama Moreniano pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Diretor de grupo de psicodrama com adolescentes no Serviço de Consulta Psicológica de crianças e adolescentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto); Foi Docente do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA); Foi Psicólogo Hospitalar pelo Hospital de Joaquim Urbano (Porto) e Hospital Infante D. Pedro (Aveiro); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ricardo João Teixeira

Ricardo João Teixeira

Doutoramento em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia pelo ISMAI; Pós-doutoramento em Psicologia (área da regulação emocional e mindfulness) pela Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia; Pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental (curso avançado) pela CESPU; Pós-graduação em psicologia da saúde pela Universidade do Minho; Pós-graduação em cuidados continuados e paliativos pela CESPU; Live Online Mindful Self-Compassion pelo Center for Mindful Self-Compassion , EUA; Professor Assistente convidado na Universidade de Aveiro e na ESS-IPP; Formador em várias Instituições, das quais se destaca o INSPSIC – Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências; Coordenador do serviço de psicoterapia e psicoterapeuta TCC na Clínica da Ordem; Psicólogo clínico e da Saúde no MamaHelp, Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama.

Ana Isabel Salgado

Professora Doutora Ana Isabel Salgado

Doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho - Escola de Psicologia; Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Minho - Escola de Psicologia; Docente na área Ciências Sociais e Humanas pela Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto; Fundadora do AScience em diferentes cursos doutorais na UPorto e na UMinho; Docente na Licenciatura em Psicologia na Universidade Católica Portuguesa de 2012 a 2016; Formadora de adultos Sol Do Ave - Associação para o desenvolvimento integrado do Vale Do Ave (Guimarães); Credenciação pelo ME - DREN para avaliações especializadas para entrada antecipada no 1ºciclo do Ensino Básico; Especialista em psicologia da educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Armanda Gonçalves

Professora Doutora Armanda Gonçalves

Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia (área de Psicologia Clínica e da Saúde) pela Universidade do Minho; Supervisora Estágios Profissionais (OPP) em diferentes instituições; Acompanhamento psicoterapêutico de adultos, casais e famílias na Psiquilíbrios – Centro de Consulta Psicológica e Apoio Educativo (Braga); entre 2015 e 2017 foi Diretora Clínica no CAF Crianças, Adultos & Famílias, Clínica de Psicologia; Supervisora no âmbito do Projecto Ser + no Instituto Monsenhor Areosa; Docente Universitária; Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Eugénia Pereira

Professora Doutora Eugénia Pereira

Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia Clinica pela Universidade do Minho; Mestrado em Educação; especialidade Psicologia da Educação pela Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto; Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; Docente Universitária na Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Supervisora de estágios em Psicologia Clínica e Supervisora de Psicólogos Clínicos em Formação no Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Investigadora na área da Relação terapêutica e do Processo de mudança em psicoterapia no Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Joana Senra

Professora Doutora Joana Senra

Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Minho; Curso de Formação em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Pós-Graduação em Terapia de Casal: Avaliação e Intervenção e Pós-Graduação em Sexologia Clínica: Avaliação e Intervenção pelo Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências; Pós -Graduação em Tratamento Psicológico pela UCAE; Psicóloga clínica, Psicoterapeuta em Consultório privado independente e no Serviço de Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Supervisora de estágios curriculares no Serviço de Psicologia, Escola de Psicologia Universidade do Minho.

João Barreto

Professor Doutor João Barreto

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto  (FPCEUP); Pós-Graduação em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Curso de Psicologia Clínica – especialização em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC)  (em conclusão); Doutorando em Psicologia pela FPCEUP; Prática clínica supervisionada (em grupo); Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde (ESS), Politécnico do Porto (IPP); Coordenação do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da ESS, IPP; Docente em colaboração especializada na Escola Superior de Educação (ESE), IPP  (2009 a 2014).  Orientação e co-orientação local de estágios curriculares de Psicologia no GAE (instituição de acolhimento); Prática privada de Psicologia.

Maria Garcez

Dra. Maria Garcez

Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Curso de Terapia Transpessoal pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal (580 horas); Curso de Coach em Educação Transpessoal, pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal (580 horas); Curso de Arte-Terapia Institucional pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (duração: 2 anos); Curso de Educação Mindfulness pela Mindful Schools; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher training Intensive pela University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute; Mindfulness Based Eating Awareness Training com Andrea Lieberstein & Jean Kristeller; Psicóloga Clínica em Consultórios privados: Naturena – Nutrição & Bem-Estar; NovaMente; Despertar – Formação & Psicologia; Clínica de Saúde Integral; Maria Garcez - Psicologia Clínica; Tutora de Formação à Distância de Terapia Transpessoal, Educação Mindfulness e Consultor Mindfulness na Escola de Desenvolvimento Transpessoal (até 2018).

Calendarização e localização

Lisboa

 
Porto

Livestream

Madeira e Açores em Livestream

02 e 23 de Março de 2019;

06 de Abril de 2019;

04 e 18 de Maio de 2019;

01, 15 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019.

 

09, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019.

 

09, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019.

 

09, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019.

 

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Plataforma Online 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 112h

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,190.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,047.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,011.50 €

12 mensalidades

Normal
99.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
89.30 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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