CURSO EM TEMAS DE PSICOLOGIA E PSICOPATOLOGIA PARA NÃO PSICÓLOGOS - [presencial e/ou à distância]
Partilhar

CURSO EM TEMAS DE PSICOLOGIA E PSICOPATOLOGIA PARA NÃO PSICÓLOGOS - [presencial e/ou à distância]

Certificação:

undefined

undefined

Instituto Reconhecido:

undefined

Porto - 30 Mar. 2019 - Inscrições abertas

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial do Curso.

INSCRIÇÕES PIONEIRAS18% de Desconto nas propinasPORTO até 13-02-2019

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOPORTO: 10-03-2019

Destinatários

Todos os interessados na temática. Habilitações mínimas: 12º Ano.

Descrição

Coordenação Científica:

Carlos Carona

Carlos Carona

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Investigador do CINEICC - Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Docente em diversos cursos e pós-graduações no domínio da psicologia clínica e psicoterapia cognitivo-comportamental. Os seus principais interesses clínicos e científicos incluem a psicopatologia do desenvolvimento, a psicologia pediátrica, e as psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração.

Lígia Ferros

Professora Doutora Lígia Ferros

Doutorada em Psicologia pela FPCE – UP; Professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto; Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia) e Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica); Anteriormente, regente da cadeira de “Dependências Químicas (licenciatura em Psicologia). Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no IDT; Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental). Experiência clínica com crianças e adolescentes no CRI Porto Ocidental e em prática privada. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (CRIAP, 2009). Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica:

Este curso constitui-se como uma resposta à necessidade sentida por profissionais de diversos domínios de aprofundarem as suas reflexões através de um maior domínio dos contributos proporcionados pelos conhecimentos desenvolvidos no domínio das Ciências Psicológicas.

Trata-se de um curso interdisciplinar, acessível aos profissionais que possum o 12º Ano de escolaridade ou grau superior.

Nesta perspetiva, foram convidados para constituição do corpo docente, especialistas de elevada reputação técnica, clínica e científica, com experiência demonstrada na área temática sobre a qual lecionarão nos seus módulos.

Carlos Carona

Lígia Ferros

 

Introdução:

Este curso tem dois objetivos gerais e nucleares:

- Promover a divulgação de conhecimentos dos domínios da psicologia e da psicopatologia entre profissionais;

- Favorecer a reflexão interdisciplinar sobre a atualidade, pertinência e aplicação de conhecimento associado às ciências psicológicas em diferentes problemáticas e contextos de actuação.

Especificamente, pretende-se que os seus participantes:

- Adquiram conhecimentos especializados e atualizados sobre diversostemas e problemáticas psicológicos, sociais e educativos;

- Desenvolvam competências de análise interdisciplinar sobre diferentes fenómenos, valorizando os contributos das ciências psicológicas;

- Valorizem e integrem o conhecimento das ciências psicológicas nos processos de reflexão, compreensão e actuação no âmbito do exercício de diferentes profissões.

 

Objetivos gerais:

1. Promover a divulgação de conhecimentos dos domínios da psicologia e da psicopatologia entre profissionais;

2. Favorecer a reflexão interdisciplinar sobre a atualidade, pertinência e aplicação do conhecimento das ciências psicológicas em diferentes problemáticas e contextos de intervenção.

 

Objetivos específicos / Comptências a desenvolver:

Adquirir conhecimentos especializados e atualizados sobre diversos temas e problemáticas psicológicos, sociais e educativos;

Desenvolver competências de análise interdisciplinar sobre diferentes fenómenos, valorizando os contributos das ciências psicológicas;

Valorizar e integrar o conhecimento das ciências psicológicas nos processos de avaliação, compreensão e intervenção no âmbito do exercício de diferentes profissões.

 

Metodologia de avaliação:

Realização de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas nos módulos que integram o plano curricular do curso.

Saídas Profissionais

Este curso destina-se a profissionais de outras áreas que não a das Ciências Psicológicas, que desejem adquirir ou aprofundar conhecimentos relativamente aos processos cognitivos e comportamentais. O curso, para além do seu potencial impacto ao nível do desenvolvimento pessoal dos participantes, visa o aperfeiçoamento de competências de reflexão crítica em contexto interdisciplinar, particularmente útil em profissões que impliquem, direta ou indiretamente, processos comportamentais, relações de ajuda ou outras interpessoais, e gestão de pessoas.

Plano Curricular

1º Módulo

Introdução à Psicologia: Paradigmas, modelos e teorias em Psicologia

 

2º Módulo

Introdução à Psicopatologia

 

3º Módulo

Psicologia da Gravidez e da Parentalidade

 

4º Módulo

Ansiedade e Depressão

 

5º Módulo

Profiling Criminal

 

6º Módulo

Stress Traumático

 

7º Módulo

Orientação Vocacional e NEE

 

8º Módulo

Psiquiatria Social e Cultural

 

9º Módulo

Divórcio e Alienação Parental

 

10º Módulo

Toxicodependências e dependências comportamentais

 

11º Módulo

Sexualidade(s) e Sexologia Clínica

 

12º Módulo

Abuso, negligência e maus-tratos na infância

 

13º Módulo

Educação Sexual

 

14º Módulo

Envelhecimento e demências

 

15º Módulo

Suicídio

 

16º Módulo

Inteligência e Inteligência Emocional

 

17º Módulo

Novas Formas de Família

 

18º Módulo

Stress Ocupacional

 

19º Módulo

Mindfulness

 

20º Módulo

Bullying

Corpo Docente

Ana Paula Figueira

Professora auxiliar da Universidade de Coimbra, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Tem o curso de educadora de infância, licenciatura, mestrado e doutoramento em Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra. Os seus interesses enquadram-se num intervalo largo, na categoria maior aprendizagem e desenvolvimento, da infância à idade adulta, nos diversos domínios (do cognitivo, metacognitivo, linguístico, afetivo, emocional e social) e estratégias de avaliação e intervenção (da psicométrica/tradicional à dinâmica). Mais do que um currículo generalista, é holístico, com publicações várias em todos os tópicos inventariados.

Anabela Araújo-Pedrosa

Anabela Araújo-Pedrosa

Psicóloga Clínica. Licenciada em Psicologia – Ramo de Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Desde 2005 desempenha funções de Psicóloga Clínica na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE). Além da prática clínica, tem lecionado disciplinas em instituições de ensino superior no âmbito de cursos de Licenciatura, Pós-graduação e Mestrado, e realizado trabalhos de investigação em áreas relacionadas com a psicopatologia, saúde reprodutiva, gravidez e transição para a parentalidade, desenvolvimento pessoal, comunicação e relações interpessoais. Integra o grupo de investigação Relações, Desenvolvimento e Saúde do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCEUC.

António Santos Pereira

António Santos Pereira

Médico especialista em psiquiatria; 25 anos de docência na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Socio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e membro da sua comissão de ensino; Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SPCIPCOD). É terapeuta conjugal, com participação em variadíssimas acções de formação nesse domínio. Autor dos livros "Até que a sorte nos separe" e "Este medo sem sentido", da Ambar. Autor de centenas de trabalhos científicos, publicações, comunicações e conferências; Director Clínico do Centro Clínico e de Formação Psicológica; Consultor Clínico da Clínica da Saúde.

Carlos Carona

Carlos Carona

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Investigador do CINEICC - Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Docente em diversos cursos e pós-graduações no domínio da psicologia clínica e psicoterapia cognitivo-comportamental. Os seus principais interesses clínicos e científicos incluem a psicopatologia do desenvolvimento, a psicologia pediátrica, e as psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração.

Elisabete Marques

Elisabete Marques

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coach certificada pela ICC-International Coaching Community. Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças e jovens, nomeadamente com necessidades educativas especiais; a formação e consultadoria de agentes educativos e pais; o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento vocacional e de promoção de competências socio-emocionais; e a atividade ao nível da consulta de orientação vocacional com jovens e adultos.

Manuel João Quartilho

Manuel João Quartilho

Assistente Graduado de Psiquiatria nos Hospitais da Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina. Realizou Provas de Doutoramento em 2000, com o tema “Fibromialgia e Somatização”. As provas complementares consistiram na discussão da monografia “Cultura e Medicina – Contributo Teórico para uma Psiquiatria Cultural”. É Coordenador da Consulta de Medicina Psicossomática e do Centro de Estudos e Investigação em Saúde Mental Pública do CHUC. Fez dois estágios académicos, nos Departamentos de Medicina Social e de Antropologia da Universidade de Harvard (1994-95), e no Departamento de Psiquiatria Social e Transcultural da Universidade McGill (1998). Foi Coordenador do I e II Cursos de Mestrado em Psiquiatria Cultural (2006-2008; 2013-2015). Coordena atualmente o III Curso de Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural (2015-2017). É autor dos livros “Cultura, Medicina e Psiquiatria” (Quarteto, 2001), “Saúde Mental” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010), e “Somatização: Conceitos, Avaliação e Tratamento”. Imprensa da Universidade de Coimbra (no prelo). Integra várias sociedades científicas, nacionais e internacionais. Membro do Conselho Científico do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra. Vice-presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (triénio 2016-2019).

Joana Amaral Dias

Joana Amaral Dias

Psicóloga clínica e analista política. Licenciada, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Pós- Graduada em Psicodrama e em Terapia Familiar. Exerce psicologia clínica e é docente Universitária, tendo colaborado com várias instituições do ensino superior portuguesas e estrangeiras, sendo professora convidada no ISPA desde 2004 na área da exclusão social. Foi dirigente associativa, dirigente partidária e deputada à Assembleia da República. Desde 2002 que é uma presença regular na comunicação social enquanto comentadora política, tendo trabalhado com a SIC, SIC N, RTP I, TVI24, TSF e o Jornal Sexta (Público/Bola). Atualmente é colunista de política no jornal Correio da Manhã e comentadora na CMTV. Autora de vários artigos científicos na sua área publicou ainda os livros Maníacos de Qualidade (2010) e Portugal a Arder (2011). No prelo encontra-se O Cérebro da Política- da Psi à Polis.

Dora Pereira

Dora Pereira

Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clínica- Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 17 anos no contexto da proteção à infância (acolhimento de crianças e jovens, intervenção com crianças e famílias em situações de maus tratos infantis / violência familiar) e atualmente exerce funções de docência no ensino superior.

Sónia Cherpe

Doutoranda na área de especialização de Psicologia Clínica, no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade de Coimbra). Exerce a função de Psicóloga Clínica e da Saúde na Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares da Delegação da Região Centro, em Coimbra. Os seus principais domínios de interesse profissional e científico são a psicologia preventiva, a psicogenética e mecanismos de eficácia de intervenções psicoterapêuticas particularmente nas Perturbações do Humor, nas Perturbações da Ansiedade e nas Perturbações Psicóticas.

Paula Couceiro

Paula Couceiro

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Atua na área de Psicologia, Psicologia da Educação. Tem Doutoramento, Mestrado e Licenciatura em Psicologia, pela Universidade de Coimbra, área de especialização Psicologia da Educação e o Curso de educadores de Infância, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra. É membro do IPCDVS, da Universidade de Coimbra.

Margarida Pedroso de Lima

Professora Doutora Margarida Pedroso de Lima - FPCE-UC

Psicóloga; Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE – UC); Mestre em Ciências da Educação; As suas experiências e interesses profissionais situam-se, prioritariamente, na área da Psicologia da Idade Adulta e na Psicologia da Personalidade. Tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo, investigação e intervenção clínica e psico-educativa em domínios relacionados com a personalidade, os fenómenos de grupo, o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais nos jovens adultos, adultos e idosos. É professora associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde tem leccionado várias disciplinas, participado em investigações, escrito artigos, assumido lugares de direcção e de gestão universitária e organizado encontros científicos e culturais. Tem, também, apresentado comunicações em diversos colóquios, conferências e workshops no âmbito dos seus interesses profissionais.

Dra. Isabel Prado Castro

Chefe de Serviço de Psiquiatria da Carreira Médica Hospitalar; Terapeuta Familiar, Formadora Supervisora pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Directora de Psicodrama; Actividade como psiquiatra no Hospital Sobral Cid, no CEPD (Centro de Estudos de Profilaxia da Droga) de Coimbra, CAT de Aveiro, CAT de St Maria da Feira e ET de Gaia, até Outubro de 2008; Directora do CAT de Aveiro de 1995/00;Directora do Cat de Santa Maria da Feira de 2000/03; Supervisora da Comunidade Terapêutica Casa Grande de 1998/03; Formadora da Equipa “ O Trilho”da St ªCasa da Misericórdia de S. João da Madeira; Docente como Regente da disciplina de Psicopatologia do Curso de Psicologia Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde da Zona Norte em 1995/06; Docente na Cadeira de Psiquiatria ( temática das toxicodependências) do 4º e 6º ano Médico da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho de 2005/09; Docente do Mestrado de Enfermagem em Saúde Mental /( temática das toxicodependências), na Universidade Católica do Porto, desde 2007;
Docente no Curso de pos- graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina do Porto ( temática das toxicodependências) desde 2001; Docente no IDT em cursos de Supervisão Clínica de 2008 a 2011; Supervisora Clínica da Equipa da Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra desde 2003; Médica voluntária do IDT na Equipa “Giru Gaia, de Redução de Danos ,desde 2003; Actividade em clínica privada.

Marco Ramos

Professor Doutor Marco Ramos

Psicólogo. Psicoterapeuta em prática clínica privada. O stresse e coping têm sido temas centrais no seu percurso profissional, sobretudo no domínio da saúde no trabalho, e sobre eles tem estudado, investigado, ensinado e intervindo. Integrou o grupo de fundadores do Instituto de Prevenção do Stress e Saúde Ocupacional (IPSSO), de que foi psicólogo residente e diretor técnico. Tem realizado conferências, palestras e formações sobre o stresse e a prevenção do stresse, e sobre os mesmos temas tem apresentado comunicações em encontros científicos e disciplinares nas áreas da psicologia, gestão e medicina. Tem colaborado enquanto docente convidado com algumas instituições de ensino superior portuguesas, de que destaca a Universidade de Aveiro e o INDEG-IUL (ISCTE Executive Education). É licenciado em psicologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em psicologia clínica pela Universidade do Minho e Doutor em psicologia pela Universidade de Aveiro.

Maria Joana Almeida

Maria Joana Almeida

Psicóloga Clínica, vertente cognitivo-comportamental pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra (2003). Mestre em Sexologia Clínica pela Universidade Lusófona (2012). Terapeuta Sexual acreditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (2007). Desenvolve actividade clínica e formações em parceria com organizações não governamentais. Actividade clínica no Centro de Desenvolvimento Infantil – Diferenças, da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, na Consulta de Sexualidade e perturbações neurodesenvolvimentais. Trabalha em intervenção em crise na empresa multinacional Workplaceoptions.

Mariana Moura-Ramos

Mariana Moura-Ramos

Licenciada, Mestre e Doutorada pela Faculdade de Psicologia e Universidade de Coimbra. Investigadora do Centro de Investigação do Núcelo de Estudos e Intervenção Cognitivo-COmportamental da Universidade de Coimbra. Participou na revisão científica da tradução da obra Fish – Psicopatologia Clínica: Signs and Symptoms in Psychiatry, de Patricia R. Casey e Brendan Kelly (2008), coordenada pelo Prof. Doutor Tiago Reis Marques.Docente da Universidade Lusíada do Porto entre 2001-2012, nomeadamente das disciplinas Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, da licenciatura em Psicologia (Pré-Bolonha) e Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade, do Mestrado em Psicologia Clínica (Pós-Bolonha). Docente da Universidade Lusófona do Porto entre 2010-2012, nomeadamente das disciplinas Técnicas de Intervenção Cognitivo-COmportamental I e II. Orientadora de estágios em Psicologia Clínica entre 2004 e 2012.

Paula Castilho

Paula Castilho

Doutorada em Psicologia, é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde ensina e investiga na área da psicologia clínica Cognitivo-Comportamental. Investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia), tem estado envolvida em projetos de investigação na área das Terapias Cognitivo-Contextuais, com um destaque particular nos constructos relacionados com o modelo evolucionário e teoria do ranking social (vergonha, autocriticismo, submissão, medos da compaixão), com a compaixão e autocompaixão e terapia da aceitação e compromisso (ACT). Os estudos que tem levado a cabo incidem sobre diversas populações clínicas, em especial as perturbações da personalidade (Obsessivo-compulsiva, e sobretudo Borderline) e as perturbações psicóticas. Tem colaborado com instituições públicas e privadas em diversos cursos de formação para psicólogos, enfermeiros e psiquiatras sobre psicoterapia cognitivo-comportamental (1ª e 2ª geração) e terapias de terceira geração (Terapia Focada na Compaixão e Terapia da Aceitação e Compromisso). É membro e supervisora credenciada da APTCC – Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da Associação Portuguesa para o Mindfulness, e da Sociedade Portuguesa de Sexologia (creditada como terapeuta sexual). É autora de artigos de investigação publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas referidas. As suas atuais áreas de investigação e interesse incluem estudos da eficácia de programas de intervenção na TFC e ACT para as perturbações psicóticas e Perturbação Borderline da Personalidade, e estudos transversais e longitudinais relacionados com variáveis centrais da TFC e da ACT, e emoções defensivas (nojo).

Tânia Konvalina-Simas

Tânia Konvalina-Simas

Psicóloga Clínica, Pós-Graduada em Ciências Médico-Legais, Mestre em Psicoterapia, Doutoranda em Criminologia pela Universidade de Essex (Reino Unido). Foi docente convidada no Instituto de Ensino Superior da Maia - ISMAI na licenciatura de Criminologia onde foi responsável pelas unidades curriculares de Biopsicossociologia do Comportamento Desviante e Perfis Psicológicos em Criminologia.Investigadora na Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC/ ISMAI). Fundadora e coordenadora de Profiling Criminal - Formação e Consultoria, professora convidada do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos- IPEBJ (Brasil) nos cursos de Psicologia Jurídica e Criminal Profiling, onde é também coordenadora da Pós-graduação em Criminal Profiling. Consultora e investigadora do laboratório de análise comportamental do FSI Brasil - Forensic Science Investigation. Autora das obras:Introdução à Biopsicossociologia do Comportamento Desviante (2012), Profiling Criminal: introdução à análise comportamental no contexto investigativo (2014) e Criminologia Forense (2014) . Os seus principais interesses em projectos de investigação focam-se na Criminologia Comportamental, nomeadamente análise comportamental na investigação, a etiologia da conduta criminal e ainda o impacto da psicopatia na conduta delitiva. É membro da Academia Mexicana de Investigadores Forenses e da Acacdemia Internacional de Criminologia Forense.

Tatiana Carvalho Homem

Professora Doutora Tatiana Carvalho Homem

é doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Ana Fonseca

Ana Fonseca

Doutorada em Psicologia, na área de especialização de Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia Clínica e Saúde pela mesma Faculdade, com subespecialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Problemas Psicológicos e Saúde. Atualmente, é investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra. Colabora, como Psicóloga Clínica, na Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos (CHUC, EPE). Entre as suas áreas de interesse encontram-se a Transição para a Parentalidade, a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental a diferentes quadros clínicos e problemas de saúde, bem como a área da Informação/Comunicação em saúde. Publicou diversos artigos científicos nacionais e internacionais, no âmbito destas temáticas.

 

Conferencista convidada:

Margarida Gaspar de Matos

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos

Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL), Investigadora e membro da Comissão Coordenadora do Laboratório Associado CMDT/IHMT/UNL. Especializada em Terapias Cognitivo Comportamentais pela Universidade Claude Bernard-Lyon I. Doutorada pela FMH/UTL. Agregação pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). Coordenadora Nacional do projeto Aventura Social, www.aventurasocial.com, e www.umaventurasocial.blogspot.com, que inclui os projetos europeus HBSC/OMS, KIDScreen/EU, TEMPEST/EU; RICHE/EU; Y-SAV-Youth Sexual Violence/EU. Coordenadora do Doutoramento em Ciências da Educação na FMH/UTL. Coordenadora do Projeto UTL Saudável /Gabinete de apoio Psicológico na UTL, http://www.utl.pt/pagina.php?area=8014.

Calendarização e localização

Porto
 

30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

01, 15 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

14 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019.

 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 100 horas.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Porto e Livestream: SÁBADOS –14h00 às 19h00 [Fuso Horário: GMT: +00:00 horário de Lisboa /Portugal]

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,190.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,047.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,011.50 €

12 mensalidades

Normal
99.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
89.30 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular, e;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar