ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DO DESPORTO - 5ª Edição
– Advanced Professional Program –
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DO DESPORTO - 5ª Edição

– Advanced Professional Program –

Acreditação

undefined

(70 créditos)

 

Certificação

undefined

undefined

Instituto reconhecido

undefined

Lisboa - 15 Dez. 2018 - 2ª Fase

Porto - 26 Jan. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinas: PORTO até 12-12-2018

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: ÚLTIMAS INSCRIÇÕESLISBOA: A DECORRER COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 14-12-2018 | PORTO: 06-01-2019

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Psicólogos*. 1º ciclo completo ou finalistas. A aceitação de profissionais noutras áreas do conhecimento ficará sujeita à apreciação curricular da Coordenação Científica.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (70 créditos) destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

Consultor Científico convidado

Sidónio Serpa

Professor Catedrático Sidónio Serpa - FMH/ISSP

Licenciou-se em Educação Física no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (actual FMH) e em Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, e doutorou-se em Ciências do Desporto (1995) com uma tese em psicologia do desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa onde é atualmente Professor Catedrático, responsável pela disciplina Psicologia do Desporto e coordenador do Laboratório de Psicologia do Desporto. As suas principais áreas de investigação são a relação treinador-atleta e a psicologia da excelência desportiva e dos talentos. Tem trabalhado como psicólogo de muitos atletas de alta competição, medalhados em campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos. Em 1996 e em 2000 esteve como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Atlanta e de Sidney, incluído no staff técnico da equipe portuguesa de vela, tendo sido o primeiro psicólogo que fez parte de uma equipa portuguesa em Jogos Olímpicos. Entre 2002 e 2007 coordenou os serviços de psicologia no Centro de Alto Rendimento de Lisboa. Em Julho de 2009, foi eleito presidente da International Society of Sport Psychology para o mandato 2009-2013. Presentemente, é também membro do European Forum of Applied Sport Psychologists in Topsport (FAST). Entre outras distinções recebeu em 2009 da Association of Applied Sport Psychology o “AASP Distinguished International Scholar Award” e da Universidade Técnica de Lisboa o Prémio "Distinção por mérito". Em 2012, a Sociedade Ibero-Americana de Psicologia do Desporto concedeu-lhe o título de "membro-convidado".

 

Coordenadora Ciêntifica

Lígia Ferros

Professora Doutora Lígia Ferros

Doutorada em Psicologia pela FPCE – UP; Professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto; Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia) e Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica); Anteriormente, regente da cadeira de “Dependências Químicas (licenciatura em Psicologia). Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no IDT; Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental). Experiência clínica com crianças e adolescentes no CRI Porto Ocidental e em prática privada. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (CRIAP, 2009). Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia.

 

Coordenação Pedagógica

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Cinetífica:

Esta formação foi organizada no sentido de ajudar todos os interessados a aumentar as suas competências no âmbito da intervenção no treino desportivo, tendo em conta a componente psicológica. Os psicólogos poderão aumentar as suas competências de intervenção nas diferentes áreas do contexto desportivo, por via de uma especialização que se pretende de forte incidência prática. Por outro lado, treinadores e outros especialistas de desporto, ao acrescentar à sua formação de base uma fundamentada dimensão psicológica, aumentarão a qualidade da sua intervenção técnica. Nesta perspectiva foram convidados reputados especialistas com grande experiência na área académica e aplicada que abordarão as temáticas da sua especialidade. Uma vez que esta formação segue uma lógica da psicologia aplicada ao desporto, para rentabilizar os ensinamentos a ministrar será conveniente que os formandos provenientes da psicologia tenham algum conhecimento do contexto desportivo e que os provenientes das ciências do desporto/educação física tenham informação básica em psicologia.

Lígia Ferros

Consultores Sidónio Serpa & António Rosado

 

Introdução:

A psicologia do desporto teve a sua origem no final do século XIX nos EUA, Japão e países do Centro e Leste Europeu com o duplo objectivo de conhecer os fundamentos psicológicos da actividade desportiva e de desenvolvimento de metodologias de intervenção com vista à optimização do rendimento. O próprio criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Barão Pierre de Coubertain, assumiu a missão de promover e divulgar esta área científica, o que fez em escritos que realizou a partir de 1901 e por via da organização do “I Congresso Internacional de Psicologia e Fisiologia do Desporto” em Lausanne, Suíça, no ano de 1913. Com o incremento da importância social e económica do desporto de rendimento, a psicologia do desporto teve significativo desenvolvimento ao longo das últimas décadas. O investimento na investigação trouxe importante fundamento à psicologia do desporto aplicada que dá suporte às metodologias de intervenção nas várias vertentes da prática desportiva de competição.

O papel dos psicólogos do desporto tem-se afirmado nas equipas técnicas no âmbito do desporto internacional. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, 49 das 51 medalhas de ouro conquistadas pelos atletas chineses tiveram a intervenção destes especialistas e nos de Londres mais de 30 campeões olímpicos, entre os 38 da China, foram acompanhados por psicólogos. A Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicologia do Desporto visa fornecer instrumentos necessários a quem pretenda desenvolver trabalho no desporto, quer na perspectiva do psicólogo, quer na de outros especialistas na área do treino desportivo. Para tal, com base em aprofundada fundamentação teórica e nos modelos mais recentes, apresentar-se-ão metodologias de intervenção psicológica passíveis de aplicação a atletas, treinadores, pais e outros agentes no âmbito do treino desportivo. As metodologias interactivas serão privilegiadas neste curso, bem como a utilização de exemplos práticos inerentes à experiência dos docentes nos seus domínios de actividade.

 

Creditação OPP: 79 créditos (Os créditos resultam das horas lectivas em sala de aula)

 

Objetivos gerais:

- Caracterizar os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto.

- Auxiliar os sujeitos ou grupos a desenvolver as suas competências psicológicas no sentido de melhorar o seu desempenho desportivo e a alcançar um estado mental ótimo.

- Perceber de que forma a prática de exercício físico influencia o desenvolvimento psicológico, os processos de grupo e a saúde e o bem-estar ao longo da vida.

 

Objetivos específicos/ Competências a desenvolver:

- Expor conhecimento específico sobre os diferentes modelos e abordagens no âmbito dos processos psicológicos da prática desportiva.

- Aplicar metodologias actuais de intervenção psicológica no desporto.

- Caracterizar e aplicar os modelos numa vertente mais experiencial.

- Utilizar as formas de avaliação e diagnóstico adequadas em contexto desportivo.

- Selecionar e utilizar as práticas adequadas em relação com diferentes modelos de intervenção.

- Analisar as diferentes possibilidades de actuação em distintas populações e contextos desportivos. 

 

Métodos e técnicas pedagógicas:

- Métodos contemplados:

- Demonstrativo directo com recurso a exercícios/ treino de técnicas exemplificadas pelo formador e demonstrativo indirecto com uso de vídeos sobre a temática.

- Activos, envolvendo dinâmicas de grupo, simulação, role playing apresentação e discussão na turma de casos.

- Expositivo para transmissão de conteúdos essenciais ao módulo e motivar para o tema.

- Interrogativo com formulação de perguntas pelo formador com vista a que também o formando se questione sobre os conteúdos.

- Fornecimento de material didáctico associado a aula e módulo completo de Supervisão Clínica de especialistas a casos trazidos pelos alunos.

- Tecnicas Pedagógicas contempladas: Trabalhos individuais, trabalhos em grupo (brainstorming, análise de casos) e jogos pedagógicos (dramatização)

 

Metodologia de avaliação:

- Produção de estudo de caso ou tema.

- Critério para aceder à avaliação: participação em 75% da duração do curso.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Estruturas públicas para atividades de exercício-saúde;

- Clubes desportivos;

- Autarquias;

- Estruturas privadas de Turismo, Desporto e Lazer;

- Academias;

- Health-Clubs;

- Ginásios;

- Empresas Municipais de Serviços Desportivos;

- Autarquias;

- Lar de Idosos;

- Associações socioculturais e recreativas;

- Escolas;

- Gestão Desportiva;

- Federações, Associações, Clubes e Sociedades Desportivas do Movimento Associativo Desportivo;

- Academias de Formação de Jogadores das Modalidades dos Jogos Desportivos Coletivos;

- Departamento de Análise do Jogo das Organizações Desportivas Profissionais;

- Laboratórios de Análise da Performance Desportiva.

Plano Curricular

1º Módulo (4 horas)

História e Enquadramento da Psicologia do Desporto.

Evolução internacional da psicologia do desporto: primeiras investigações e aplicações práticas. A psicologia do desporto em Portugal. O panorama actual da psicologia do desporto. Necessidades e pedidos do contexto desportivo.

 

2º Módulo (4 horas)

Constrangimentos Psicológicos do Desempenho de Alto Rendimento.

Caracterização do Desporto de Alto Rendimento. O que significa competir. A competição como O MOMENTO. Diferentes constrangimentos que limitam (ou estimulam) o atleta. Os constrangimentos típicos da modalidade. O treinador como elemento facilitador ou como elemento constrangedor. Como fazer face aos constrangimentos. Pressão de expectativas. Preparação da competição e preparação na competição.

 

3º Módulo (8 horas)

Emoções no Desporto.

Desenvolvimento moral e desporto. Burnout e processo de treino. Stresse e coping. Estados de flow e desempenho desportivo.

 

4º Módulo (8 horas)

Personalidade e Resiliência em Desporto.

A personalidade e o atleta. Introdução ao estudo da personalidade no contexto desportivo; a definição de personalidade. A evolução do estudo da personalidade no contexto desportivo: os paradigmas e as teorias orientadoras; as metodologias utilizadas. A relação personalidade - comportamento no contexto do desporto e do exercício. A resiliência e o desporto. Introdução ao estudo da resiliência individual em Psicologia; o conceito resiliência e os fatores de proteção, risco e vulnerabilidade; o entendimento da resiliência e o seu estudo. O desenvolvimento da resiliência ao longo do ciclo vital; o processo subjacente à resiliência. O estudo da resiliência individual no contexto desportivo; entendimento e investigação; a intervenção para o desenvolvimento da resiliência.

 

5º Módulo (8 horas)

Motivação e Atribuição Causal no Desporto. 

Motivação e Atribuição Causal no Desporto. Dos equívocos sobre a motivação à sua definição; Motivos para a prática desportiva; Competência percebida; Objectivos de realização; Expectativas de autoeficácia; Autodeterminação; Da integração dos conceitos e das teorias à sua aplicação no dia a dia. Definição e importância das atribuições causais no Desporto; Funções e consequências das atribuições; Variáveis mediadoras; Implicações práticas e estratégias de intervenção.

 

6º Módulo (4 horas)

Atenção e Concentração em Desporto.

O que é a atenção e a concentração. Concentração e performance óptima. Tipos de foco atencional. Avaliação dos skills atencionais. Exercícios para melhorar a concentração.

 

7º Módulo (4 horas)

Aprendizagem e Desempenho Motor.

Aprendizagem motora e desporto. Expertise no desporto. Aquisição e desenvolvimento da expertise no desporto.

 

8º Módulo (4 horas)

Avaliação Psicológica em Desporto.

Variáveis suscetíveis de avaliação. Técnicas de avaliação. Avaliação psicológica on-line.

 

9º Módulo (4 horas)

Utilização da Hipnose em Desporto.

Mitos e realidades. Diferentes modalidades de hipnose. Aplicação da hipnose no desporto.

 

10º Módulo (4 horas)

Intervenção Psicológica em Desportos Colectivos.

Um psicólogo numa equipa multidisciplinar. Modelos de intervenção psicológica. Técnicas de intervenção psicológica.

 

11º Módulo (8 horas)

Intervenção Psicológica em Desportos Individuais.

O modelo de campo para uma tentativa de explicação do rendimento desportivo. O treino integral: como implicar o psicológico no treino diário. Intervenção em psicologia do desporto: aspectos subclínicos subjacentes a quadros de dificuldade em alta competição. Análises de casos: triatlo, atletismo, remo, etc.

 

12º Módulo (8 horas)

Estratégias de Observação em Desporto.

Breve enquadramento teórico da problemática da observação em desporto. Técnicas e funções da observação. Instrumentos de observação. A observação de diagnóstico: conceito e aplicações (provas de observação de diagnóstico e treino de observação). A observação directa e sistemática do comportamento (sistematizar a observação). A construção de sistemas de observação (referência à sua validade, fiabilidade e objectividade). Situações de introdução às diferentes metodologias de observação com recurso, prioritariamente, aos Sistemas de Observação: Análise do Tempo de Aula / Gestão do Tempo da Sessão (GTS), Sistema de Observação do Comportamento do Professor (SOCP), Sistema de Observação do Comportamento do Aluno (SOCA), e, Sistema de Observação do Feedback Pedagógico (SOFP).

 

13º Módulo (8 horas)

Dinâmica do Grupo Desportivo.

Principais marcos teóricos explicativos da dinâmica de equipas desportivas. Avaliação da dinâmica das equipas desportivas. Indicadores de rendimento. Linhas básicas de intervenção e treino em equipas desportivos. Casos práticos.

 

14º Módulo (8 horas)

Coaching e Liderança.

O coaching no contexto do treino desportivo. O treinador: coach ou líder? Funções do treinador: a dimensão instrumental e a dimensão sócio-afectiva. O treinador e o desenvolvimento do atleta. Estratégias de coaching no processo de treino.

 

15º Módulo (4 horas)

Gestão do Grupo Desportivo.

Tipologia dos grupos. Construir, desenvolver e gerir a equipa desportiva. Coesão, união e espirito de equipa; comunicar para motivar.

 

16º Módulo (4 horas)

Família e Envolvimento Parental no Desporto.

Compreender a família e o envolvimento parental no desporto. A importância do suporte parental. Métodos e técnicas de intervenção no envolvimento parental. As relações pais-atletas-treinador-instituição.

 

17º Módulo (8 horas)

Metodologia do Treino Desportivo.

Princípios do Treino Desportivo. Planeamento do Treino. Treino das Qualidades Físicas. Avaliação e Controlo do Treino.

 

18º Módulo (8 horas)

Treino Psicológico.

O conceito de treino psicológico. As dimensões da adaptação psicológica no processo desportivo. O desenvolvimento de competências psicológicas e a abordagem fenomenológica do desenvolvimento do atleta. O treino mental e o treino de regulação psicológica. A integração do treino psicológico no processo geral de treino.

 

19º Módulo (8 horas)

Intervenções Psicológicas em Desporto Juvenil.

 

O desporto como factor de desenvolvimento psicossocial. A componente psicológica da iniciação desportiva. Aspectos psicológicos do desporto juvenil. A relação treinador-atleta e os comportamentos dos treinadores nos escalões de formação.

 

20º Módulo (8 horas)

Desenvolvimento de Talentos em Desporto.

O talento e a excelência no desporto. Conceitos de talento. Os conceitos de jogo deliberado e de treino deliberado. Os catalisadores intrapessoais e contextuais do desenvolvimento do talento em desporto. Características do talento desportivo.

 

21º Módulo (8 horas)

Programação Neuro-linguística e treino psicológico.

O que é a programação neuro-linguística? Metodologia da mudança. Estabelecer a relação. Recolher informações precisas e exaustivas sobre: o estado presente (ep); O estado desejado (ed). Escolher a técnica apropriada. Aplicar a técnica. Testar o resultado.

 

22º Módulo (4 horas)

Relaxação e Visualização no Treino Psicológico.

A regulação psicológica do comportamento em desporto: dimensões cognitiva e somática. A visualização no treino mental e da regulação emocional. A relaxação como facilitadora do treino mental e do auto-controle. Formas de visualização e métodos de relaxamento.

 

23º Módulo (4 horas)

Gestão de Objectivos no Treino Psicológico.

A gestão pessoal do comportamento do atleta: a esfera pessoal/afectiva; a esfera da realização da tarefa/desempenho. Os princípios da gestão por objectivos. A definição de objectivos como estratégia motivacional. Caracterização dos objectivos. Objectivos de tarefa/mestria versus objectivos de resultados. A avaliação e o controlo dos objectivos. A influência da definição de objectivos no rendimento dos atletas. v. esboço de aplicação de um programa de definição de objectivos em modalidades individuais e colectivas.

Corpo Docente

Professor Doutor Alexandro Garcia-Más - Universidade das Ilhas Baleares

Doutor em Psicologia pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB) onde é Professor titular de “Psicología de la Actividad Física y el Deporte”. Lecciona em diversos cursos de graduação e pós-graduação na área da psicologia da actividade física e do desporto, na Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid), Universidade de Sevilha, Colegio Oficial de Psicólogos de Valencia, Universidade Autónoma de Madrid, Universidade Autónoma de Barcelona e Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (Portugal). Professor do Curso de Doutoramento e na Pós-Graduação Oficial de “Neurociências” de “Transtornos do sonho e do sono”. Editor-Chefe e fundador da Revista de Psicología del Deporte. Membro do Management Council da International Society of Sport Psychology. Exerceu funções de Vice-Reitor Associado da Universidade das Ilhas Baleares, de Secretario Geral Técnico da Conselleria d’Educació i Cultura, Baleares, Director da Escola de Administração Pública do Governo das Ilhas Baleares e Director Técnico da Fundación Mateu Orfila de investigação em biomedicina. Leccionou psicologia do desporto no Master Eurosport de Periodismo Deportivo da Universidade CEES Europea, de Madrid e na Pós-Graduação oficial de Educação Física e Saúde da Universidade Católica San Antonio de Murcia. A nível internacional, foi Co-Director da especialização em Psicologia do Deporte realizada conjuntamente pelas Universidades Diego Portales de Santiago de Chile e das Ilhas Balears e é Co-Director do Magíster de Psicología de la Actividad Física y del Deporte da Universidade Central de Santiago de Chile. É autor de numerosos artigos e capítulos de livros em psicologia do desporto. Realizou intervenções e treino psicológico em diversas modalidades desportivas, especialmente em desportos colectivos, como o basquetebol e o futebol, designadamente no clube RCD Mallorca, (primeira e segunda divisões espanholas de futebol). Foi director de “Assistência Psicológica” na Universíada de 1999 (Palma de Mallorca) e membro do Conselho de Administração do Real Mallorca Club de Fútbol. Como desportista competiu em basquetebol, futebol e vela de cruzeiros.

Professor Catedrático António Manuel Fonseca - FADEUP

Professor Catedrático de Psicologia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e Adjunct Faculty da University of Northern Colorado (Estados Unidos da América). Actualmente, é também Director do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto e do Programa Doutoral em Ciências do Desporto da FADEUP, bem como membro do Conselho Científico da FADEUP e coordenador do Gabinete e do Laboratório de Psicologia do Desporto da FADEUP. Anteriormente, foi Presidente do Conselho Pedagógico da FADEUP e Director das Licenciaturas em Educação Física e Desporto e em Ciências do Desporto bem como membro das Comissões Coordenadora e Científica dos Mestrados em Actividade Física Adaptada e em Gestão Desportiva. Tem leccionado em cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades de Portugal, Brasil, Espanha, EUA, Inglaterra e Moçambique. Apresentou mais de 200 comunicações ou conferências em Congressos internacionais e publicou mais de 150 artigos, capítulos ou livros em diversos países, tendo orientado mais de 100 dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Ex-futebolista e membro da equipa técnica de vários clubes profissionais da 1ª Liga, tem igualmente desempenhado funções de consultor de atletas, treinadores, equipas e selecções de outras modalidades desportivas. Participou como prelector em mais de 50 acções de formação para treinadores, dirigentes e árbitros de várias modalidades desportivas.

Professor Catedrático António Hernandez Mendo - Universidad de Málaga

Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Grau de Licenciado pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade Autónoma de Madrid. Licenciado em Psicologia pela Universidade Nacional de Educação à Distância (U.N.E.D.). Professor de Educação Física no Ensino Secundário da Xunta de Galicia. Actualmente é Professor Titular na Universidade de Málaga na área de Psicossociologia do Desporto. É Coordenador do Programa Oficial de Pós Graduação com Mención de Calidad “Invertigación en Actividad Física y Deporte”. Coordena o Grupo de Investigação financiado pela Junta da Andaluzia “Evaluación en Contextos Naturales: deporte y consumo”. Desde 1996 participou em cinco projectos de investigação financiados pelo Ministério da Educação e Ciência e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, do Governo Espanhol. Publicou 62 artículos em revistas científicas e 63 de carácter docente. Dirigiu 17 teses doutorais em várias universidades. Publicou 12 livros como autor, coordenador ou editor, bem como 58 capítulos. Apresentou 220 comunicações em congressos nacionais e internacionais e 40 conferências por convite. Trabalhou com vários atletas olímpicos, bem como com diversas selecções e equipas de clubes de diversas modalidades. Desde 2006 colabora com equipas de futebol profissional da 2ª Divisão A.

António Rosado

Professor Catedrático António Rosado - FMH

É licenciado em Educação Física (FMH) e em Psicologia (ISPA), mestre em Ciências da Educação e doutorado em Motricidade Humana. Professor Catedrático do Departamento de Desporto e Saúde e membro do Laboratório de Psicologia do Desporto e do Exercício da FMH, Membro do Conselho Científico da FMH e Coordenador da Licenciatura em Ciências do Desporto. Docente das disciplinas de Processos Emocionais e de Metodologia da Investigação Científica no Mestrado em Psicologia do Desporto. É Investigador do Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana, (CIPER). Autor de diversos livros e artigos científicos na área da psicologia do desporto. As suas linhas de investigação envolvem a relação treinador-atleta, a resiliência e robustez mental e o desenvolvimento pessoal e social através do desporto. Ex-praticante de atletismo, exerceu também funções de treinador neste desporto.

Mestre Inês Vigário - ESECB/ISCE

Mestre em Psicologia do Desporto pela FMH-UTL e Licenciada em Psicologia (especialização em Educação) pela Universidade de Évora (2005). A intervenção psicológica em contexto desportivo é um dos seus grandes interesses e motivou a continuidade da sua formação académica na Faculdade de Motricidade Humana, no âmbito da Psicologia do Desporto. Aqui concluiu o mestrado em 2010, no qual investigou o contributo da dimensão psicológica (resiliência) no desenvolvimento de talentos desportivos, e iniciou em 2011 o doutoramento na mesma área de estudo. Profissionalmente, tem lecionado como Assistente Convidada unidades curriculares de Psicologia no ensino superior público (Escola Superior de Educação de Castelo Branco, ESECB, 2010/2012) e privado (Instituto Superior Ciências Educativas de Odivelas, ISCE, 2011), sobretudo nos Cursos de Desporto e Atividade Física. Tem desenvolvido trabalho ao nível da consulta psicológica com atletas e, desde 2009, na Associação Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças (AERID tem trabalhado com populações com Necessidades Específicas de Educação e Perturbações do Desenvolvimento. Além de psicóloga nesta Associação, é ainda formadora.

Professor Doutor José Alves - ISCS-N

Licenciado em Psicologia e Educação Física e Doutorado em Motricidade Humana. Fez provas de Agregação em Psicologia do Desporto. Trabalhos de investigação na área da Psicologia Cognitiva (Inteligência, Processamento da Informação, Atenção, etc.) e da Psicologia do Desporto (Tomada de decisão no Desporto, Lateralidade, Motivação, Liderança, etc.) onde publicou 5 livros e cerca de 100 artigos, em Portugal e no estrangeiro. Exerce a actividade profissional na vertente do ensino da Psicologia do Desporto, ao nível da Licenciatura em Educação Física, do Mestrado em Treino Desportivo e da Formação de Treinadores, e na vertente de intervenção directa, junto de atletas e treinadores, desde há 30 anos. É consultor de formação nas áreas de Comunicação e Liderança, sendo especialista em Programação Neuro-Linguística (PNL, formado pelo Institute Francais de Programation Neuro Linguistique (IFPNL) de Paris e Instituto Etincelle de Lausane. Na vertente de Gestão foi gestor de uma empresa de selecção e formação profissional (17 anos) e exerceu diversos cargos em Associações ligadas ao Desporto, como por exemplo, Presidente de Direcção da Associação de Futebol da Guarda, Presidente do Conselho Fiscal, da Direcção e da Assembleia Geral (actual) da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Vice-Presidente da Sociedade IberoAmericana de Psicologia do Desporto, etc. No Instituto Politécnico da Guarda foi Presidente da Assembleia de Representantes da ESEG, Vice-Presidente e Presidente do Instituto Politécnico da Guarda. Foi Presidente do Conselho Científico na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém de 2001 a 2008. Actualmente é Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda e Professor Associado com Agregação do ISCS-N.

Professor Doutor José Carlos Jaenes Sánchez - Universidade Pable Olavide, Sevilha e Centro Andaluz de Medicina do Desporto - Unidade de Psicologia do Desporto DESPORTO-UNIDADE DE PSICOLOGIA DO DESPORTO

Licenciado em Geografía e História pela Universidade de Sevilha (1981) e em Filosofía – Ciências da Educação, na Secção de Psicología, pela mesma Universidade (1987), na qual também se doutorou em Psicologia com uma tese com o título “Emoción y Conducta Deportiva: Ansiedad precompetitiva en corredores de maratón”, tendo obtido a classificação “Cum Laude por unanimidade” (2001). Foi Presidente da Asociación Andaluza de Psicología del Deporte (APDA) e Vice-Presidente da Federación Española de Psicología del Deporte (FEPD), desde 2008. No domínio académico é professor das disciplinas de Psicologia da Actividade Física e do Desporto e de Psicologia para a Competição na Faculdade de Desporto da Universidade Pablo de Olavide, bem como em Mestrados e Programas de Doutoramento no México, Chile e nas Universidades espanholas de Elche e Sevilha. É autor de inúmeros artigos sobre psicologia do desporto, especialmente na área de intervenção, e dirigiu numerosos trabalhos finais de Mestrado e teses de doutoramento. No campo aplicado, é responsável pela Unidade de Psicologia do Desporto do Centro Andaluz de Medicina do Desporto (CAMD) da Junta da Andaluzia e exerce funções de acessor do Grupo de Psicólogos do Desporto do Comité Olímpico de Porto Rico. Participou como psicólogo nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe em Mayagüez, Puerto Rico (2010) e nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012. Especialista da Maratona, tem também grande experiência de intervenção nos desportos individuais em geral, como outras disciplinas de atletismo, remo, canoagem, triatlo, natação, mas também no futebol e no trabalho com treinadores, sendo psicólogo de atletas internacionais e olímpicos de diversas modalidades. Foi Presidente do 14º Congresso Mundial de Psicologia do Desporto da International Society of Sport Psychology, realizado em Setembro de 2017 em Sevilha.

Paulo Malico de Sousa

Professor Doutor Paulo Malico de Sousa - ISCE

Está em fase de conclusão de Pós-Doutoramento em Ciências do Desporto. Doutorado europeu em Ciências Aplicadas à Actividade Física e Desporto (2004/08). Mestre em Psicologia do Desporto (2000/03). Licenciado em Psicologia, com especialização em Psicologia Social (1994/99). Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos. Director do Departamento de Ciências do Desporto e Coordenador da Licenciatura em Educação Física e Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), instituição onde é Professor Coordenador (desde 2010/2011) e Coordenador do Mestrado em Desporto: área de especialização em Recursos Humanos. Professor Convidado do Mestrado e Doutoramento em Ciências Aplicadas à Actividade Física e Desporto da Faculdade de Medicina da Universidade de Córdoba – Espanha (desde 2009). Foi Professor Adjunto Convidado de Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Desporto nas Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Exerceu, também, actividade como Professor Auxiliar no Mestrado em Psicologia Social e das Organizações do Instituto Piaget -Almada. É autor de uma dezena de artigos cientificos a nível nacional e internacional, tendo apresentado comunicações em Congressos internacionais. No âmbito da psicologia do desporto foi membro de equipas técnicas em alguns clubes portugueses de futebol profissional, bem como no Sport Lisboa e Benfica, na equipa profissional de Hóquei em Patins e formador na disciplina de “Ciências do Comportamento” nos cursos de formação de treinadores de Futebol e Futsal (UEFA BASIC) da Federação Portuguesa de Futebol. Actualmente, é formador na disciplina/unidade de formação de “Psicologia do Desporto” nos cursos de formação de Treinadores de Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol, sendo formador certificado pelo IEFP, na área das Ciências do Comportamento.

Professor Doutor Pedro Teques - ISMAI/IPMAIA

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia/Instituto Politécnico da Maia e Professor Adjunto convidado na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Autor e coautor de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto e orador em congressos e seminários, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana. É psicólogo acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até à preparação para os J.O. do Rio 2016, treinadores, árbitros e pais. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade Técnica de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Profª Doutora Andréa Pesca

Psicóloga com Pós-Doutoramento em Psicologia do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2015). É mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004 e 2013 respectivamente). Realizou doutoramento sanduíche na Michigan State University, no Departament of Kinesiology, em 2012. É pesquisadora colaboradora e coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Avaliação e Intervenção em Psicologia do Desporto e do Exercício (Cnpq) no Laboratório Fator Humano na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc – Florianópolis, Brasil. Possui mais de 15 anos de experiência em Psicologia com ênfase em psicologia do desporto e do exercício, trabalhando com atletas de rendimento e praticantes de exercício. É Professora Convidada da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa no Doutoramento em Psicologia do Desporto.

Profª Doutora Anna Volossovitch

Licenciada em Educação Física e Treino Desportivo, mestre em Teoria e Metodologia do Treino Desportivo pela Universidade Estatal da Ucrânia de Educação Física e Desporto, doutorada em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana. Foi assistente do Departamento de Desporto Olímpico da Universidade Estatal da Ucrânia de Educação Física e Desporto (de 1993 a 1995) e investigadora do Gabinete de Estudos Científicos da Academia Estatal de Educação Física da Rússia (de 1995 a 1998). Desde 1998 é Professora auxiliar do Departamento de Desporto e Saúde da FMH e investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER). É coautora de três livros, vários capítulos e artigos científicos na área de treino e análise da performance nos jogos desportivos. Os seus principais interesses de investigação centram-se em análise de performance e do desenvolvimento da perícia no desporto e, em particular, nos jogos desportivos.

 

Conferêncistas convidados:

Sidónio Serpa

Professor Catedrático Sidónio Serpa - FMH/ISSP

Licenciou-se em Educação Física no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (actual FMH) e em Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, e doutorou-se em Ciências do Desporto (1995) com uma tese em psicologia do desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa onde é atualmente Professor Catedrático, responsável pela disciplina Psicologia do Desporto e coordenador do Laboratório de Psicologia do Desporto. As suas principais áreas de investigação são a relação treinador-atleta e a psicologia da excelência desportiva e dos talentos. Tem trabalhado como psicólogo de muitos atletas de alta competição, medalhados em campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos. Em 1996 e em 2000 esteve como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Atlanta e de Sidney, incluído no staff técnico da equipe portuguesa de vela, tendo sido o primeiro psicólogo que fez parte de uma equipa portuguesa em Jogos Olímpicos. Entre 2002 e 2007 coordenou os serviços de psicologia no Centro de Alto Rendimento de Lisboa. Em Julho de 2009, foi eleito presidente da International Society of Sport Psychology para o mandato 2009-2013. Presentemente, é também membro do European Forum of Applied Sport Psychologists in Topsport (FAST). Entre outras distinções recebeu em 2009 da Association of Applied Sport Psychology o “AASP Distinguished International Scholar Award” e da Universidade Técnica de Lisboa o Prémio "Distinção por mérito". Em 2012, a Sociedade Ibero-Americana de Psicologia do Desporto concedeu-lhe o título de "membro-convidado".

Professor Doutor Vítor Ferreira - FMH-UTL

É Professor Associado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (Departamento de Desporto e Saúde). Licenciou-se em Educação Física em 1984 no Instituto Superior de Educação Física (actual FMH) da Universidade Técnica de Lisboa. É mestre em Ciências da Educação pela FMH-UTL e Doutor em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto pela mesma instituição, onde, desde 1984, lecciona disciplinas na área da Pedagogia do Desporto e do Treino Desportivo. Entre 1985 e 2011 foi igualmente docente na Academia da Força Aérea. Exerceu ainda funções de treinador de ginástica em vários clubes. É autor e co-autor de vários livros e artigos científicos a nível nacional e internacional.

Calendarização e localização

Lisboa Porto

17 de Novembro de 2018;

15 de Dezembro de 2018;

12 e 26 de Janeiro de 2019;

02 e 16 de Fevereiro de 2019;

02, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

14 de Setembro de 2019;

12 e 19 de Outubro de 2019.

26 de Janeiro de 2019;

02 e 16 de Fevereiro de 2019;

02, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

04 e 18 de Maio de 2019;

01 e 29 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho de 2019;

07 e 21 de Setembro de 2019:

12 e 26 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Número de vagas: limitadas

Duração: 140 horas presenciais / horas lectivas em sala de aula.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,490.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,311.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,266.50 €

12 mensalidades

Normal
124.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
111.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar