PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS
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JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS

- Advanced Professional Program –

Especialização para Psicólogos
Edições para
  Médicos

Acreditação

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118.5 créditos

Formaçao Acreditada pela

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Patrocínio Científico

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Parceria

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Lisboa -20 Abr. 2024- Inscrições Abertas

Livestream / Online -13 Abr. 2024- JÁ CONFIRMADO!

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLisboa: 15-04-2024 |  Livestream / Online: 04-04-2024

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“Estou muito satisfeita e contente com a instituição de ensino INSPSIC e conclusão desta formação. Uma instituição séria, com profissionais experientes e excelente didática de ensino, para além dos conteúdos e metodologia aplicada. Recomendo vivamente tanto a instituição, como esta formação/curso em específico e a seguir realizarei outro dos que já constam em minha lista para os fazer. Muitíssimo obrigada à toda a equipa que faz a INSPSIC e até breve”

Cristina Gomes

 

“A presente especialização superou as minhas expetativas, quer pela diversidade dos conteúdos apresentados, quer pelos docentes.

Destaco que o corpo docente deste programa é extremamente atencioso e profissional, detentor de uma vasta experiência, tendo sido uma mais valia para a aquisição de competências profissionalizantes enquanto psicóloga e, ainda, éticas e humanas.

De acordo com a minha excelente experiência estou certa de que irei frequentar futuras formações no INSPSIC.

Muito grata a todo o corpo docente pela sua amabilidade, competência e disponibilidade apresentadas, bem como a todos os colaboradores do INSPSIC.”

Rita Barroca

“Ante de mais permitam-me dizer-vos que é um prazer trabalhar convosco, pelo profissionalismo, atenção e cuidado permanentes! Há algum tempo atrás, como forma de aprofundar e cimentar conhecimentos na área, inscrevi-me na Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Como era expectável, não me arrependi em nenhum momento. Os meus objetivos foram alcançados! É um produto extremamente bem estruturado, abrangente, ministrado por formadores com uma vasta experiência prática, que potencia a partilha e a vertente mais prática dos conteúdos lecionados. Termino, com toda a certeza, mais rica. Recomendo vivamente. Bem-haja pelo Vosso trabalho!”

Sara Rosado

 

“Frequentar a Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais foi uma experiência largamente enriquecedora e que em muito para uma melhor adequação da minha prática clínica. Um bem-haja a tod@s os intervenientes e continuação de muito sucesso!”

Fátima Silva

 

“Enquanto formanda desta especialização, gostaria de destacar a organização e qualidade dos conteúdos lecionados, que me permitiram relembrar conceitos e técnicas particulares, como aprimorar outras áreas essenciais na minha intervenção clínica. Com um corpo docente diversificado e devidamente qualificado esta foi, com certeza, uma aposta formativa acertada!”

Diana Ferreira

 

“ser apanhado por uma pandemia mundial, de que ninguém está à espera, obrigando à mudança de métodos de ensino e de interação com os formandos foi um grande desafio a que o INSPSIC provou estar à altura. A grande mais-valia deste curso deve-se à qualidade dos seus formadores, nomeadamente na capacidade em fazer pontes constantes com a prática, a preocupação com o saber fazer foi uma constante.”

Marina Baptista

 

“A minha opinião em relação à especialização avançada em psicoterapias cognitivo-comportamentais é que foi bastante interessante. Cada tema teve uma abordagem intensiva e bastante clara. Considero muito importante e vantajoso o facto do professor estar 7:00 em interação direta com os alunos. Recomendo, sem qualquer dúvida o INSPSIC. Muito obrigada por todo o conhecimento que me proporcionaram.”

Ofélia Serrão

 

“O curso de especialização permitiu uma aprendizagem muito rica e o contacto com profissionais especializados, dinâmicos e comprometidos com o crescimento profissional de todos os formandos. Todas as sessões foram pautadas por um cuidado extremo, quer por parte dos formadores, quer pela instituição. Uma experiência inesquecível e um recurso fundamental para a consolidação de conhecimento e progresso enquanto psicóloga. Aguardo com entusiasmo novas oportunidades formativas junto do INSPSIC.”

Carolina Alves

 

“Excelência nos conteúdos e nos docentes. Uma mais-valia, sem dúvida, para a minha formação em psicologia, e atualização dos meus conhecimentos.”

Isabel Pinheiro

 

“Foi um ano difícil, muito exigente e cansativo. Com um filho pequeno e alguns compromissos profissionais pelo meio fui obrigada a manter o foco e, em vários momentos, redefinir objetivos para conseguir concluir a pós-graduação. Se estou arrependida? Não, nem pensar. Voltaria a fazer tudo novamente, pelos professores, que são excelentes, pelos colegas, que vou guardar para a vida, pela INSPSIC que sempre se dispôs a colaborar connosco. Aprendi muito, enriqueci a 200% a minha formação num modelo com o qual me identifico muito e que aplico na minha prática profissional. Saio completamente satisfeita e a dizer que foi um investimento com 100% de retorno. O ponto forte desta formação avançada para mim é sem dúvida o corpo docente, não só pela sua experiência, mas também pela simpatia e disponibilidade. A todos muito obrigada e bem-haja! Até breve!”

Sónia Geraldes

 

“Corpo docente de excelência.”

 

“Para mim realizar esta pós-graduação permitiu-me aprimorar os meus conhecimentos nesta área de intervenção. Gostei muito da forma como o corpo docente abordou as diferentes temáticas, fazendo a ponte com a prática clínica, com os contextos reais de trabalho. Considero assim, que realmente foi uma mais-valia a realização desta formação.”

Andreia Santos

 

“Um curso muito bem estruturado e muito abrangente em termos das vários áreas/quadros da intervenção. Bom equilíbrio entre a componente teórica e prática. Professores experientes com um excelente relacionamento com os formandos e capacidade de motivação dos mesmos. Na globalidade classifico esta formação como muito boa, na medida em, que contribuiu grandemente para aprofundar os meus conhecimentos nesta área e aplicá-los na minha prática clínica.”

Margarida Almeida

 

“Esta especialização foi bastante gratificante para mim, no sentido em que me foi possível desenvolver maior conhecimento na área e sempre de uma forma muito prática. Os formadores tiveram o cuidado de nos transmitir os seus conhecimentos de forma muito clara, com recurso a casos práticos e, embora à distância, de uma forma bastante interativa. Globalmente, o balanço é excelente.”

Patrícia Ramos

"O que destaco é sem dúvida, a excelência da qualidade de todo o corpo docente. Fantástico mesmo, assim como a sempre disponibilidade dos serviços académicos.

A possibilidade de realizar um pequeno estágio de observação considero uma grande mais valia, especialmente para alguém como eu que não tem experiência concreta no âmbito de intervenção clínica e psicoterapêutica e pretendo com esta especialização ter as competências necessárias para vingar nesse domínio ao nível da TCC. Ao início fiquei um pouco desapontada por nao existir número suficiente que justificasse uma turma presencial, contudo a possibilidade da formação à distância e o facto das aulas estarem gravadas e disponíveis para voltarmos a ter acesso às mesmas e retirarmos notas e dúvidas posteriormente  exponenciou por demais a minha aprendizagem e apropriação efetiva dos temas."

Natacha Pereira

 

“Após 12 meses de formação continua no INSPSIC importa desde logo salientar a prontidão e profissionalismo de toda a equipa. A modalidade b-learning permite a gestão individual do tempo de formação, tornando assim possível a sua conciliação com a vida profissional ativa, estando os formadores sempre disponíveis para partilhas e retirar dúvidas.

Felicito o serviço prestado em todas as valências recomendo fortemente esta instituição.”

Mariana Nora

 

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DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Lígia Ferros

Lígia Ferros, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, desenhei esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos estudantes/profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Psicologia/Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da Psicologia/Psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

 

Objetivos gerais

Adquirir conhecimentos e saber fazer imprescindíveis à conceptualização, avaliação clínica e intervenção no contexto das perturbações mentais segundo o modelo cognitivo-comportamental na população adulta.

 

Metodologia de avaliação

Produção de estudo de caso.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, com recurso a suporte audiovisual e participação ativa do aluno. Versará a apresentação e discussão de temas específicos da psicopatologia do adulto e da psicoterapia de orientação cognitiva-comportamental, bem como a discussão de casos clínicos da prática do formando e o apoio ao trabalho do discente.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Serviços do Estado, nos setores da Saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas de reabilitação);
  • Clínicas e centros de consulta psicológica;
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (Misericórdias, Associações, Fundações);
  • Serviços do Poder Local (Juventude e Desporto e prevenção de comportamentos de risco);
  • Projetos de Responsabilidade Social;
  • Instituições de Solidariedade Social (públicas e privadas).

PLANO CURRICULAR

Módulo 1

  • História e enquadramento epistemológico das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais
  • Teorias da aprendizagem, modelos cognitivos de processamento de informação e processos psicológicos básicos das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais

Módulo 2

  • História Clínica, análise funcional, formulação do caso, planeamento da intervenção e prognóstico

Módulo 3

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações de sintomas somáticos e perturbações relacionadas

Módulo 4

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Ansiedade: Perturbação Pânico
  • Agorafobia
  • Discussão de casos

Módulo 5

  • Técnicas de Intervenção Cognitivo-Comportamental

Módulo 6

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental em condições crónicas de saúde
  • Discussão de casos

Módulo 7

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações alimentares
  • Discussão de casos

Módulo 8

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações da Ansiedade I: Ansiedade Social
  • Discussão de casos

Módulo 9

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental na Perturbação de Stress Pós-Traumático
  • Discussão de casos

Módulo 10

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas perturbações do humor
  • Discussão de Casos

Módulo 11

  • Desenvolvimento da identidade não heterossexual

Módulo 12

  • Conceptualização avaliação e intervenção cognitivo-comportamental na Perturbação Obsessivo Compulsiva
  • Discussão de casos

Módulo 13

  • Conceptualização avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade II
  • Discussão de casos

Módulo 14

  • Psicoterapias Cognitivo Comportamentais na infância e na adolescência

Módulo 15

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações Psicóticas e remediação cognitiva nas esquizofrenias

Módulo 16

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas dependências
  • Discussão de Casos

Módulo 17

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade I
  • Discussão de casos

Módulo 18

  • Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações da Sexualidade
  • Discussão de casos

MÓDULOS DE INTRODUÇÃO ÀS PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE 3ª GERAÇÃO (MINDFULNESS)

Módulo 19 – Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002)

  • Aprendizagem experiencial
  • Discussão de casos e aplicabilidade clínica

Módulo 20 – Introdução aos Modelos Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).

  • Aprendizagem experiencial
  • Discussão de casos e aplicabilidade clínica

Módulo 21 – Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na Dor Crónica

  • Aprendizagem experiencial e discussão de casos / Leccionado em espanhol.

Módulo 22

  • Supervisão de casos clínicos

Estágio (opcional) *

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

 

CORPO DOCENTE

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Ana Paula Sousa

Ana Paula Sousa, Mestre

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialização Avançada em Justiça pela OPP; formação em “Saúde Mental – Implementação de Respostas na Comunidade” pela ACSS/APDH. Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos; Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca; Orientou estágios curriculares de Psicologia, estágios da Carreira de Psicologia Clínica (valência Cuidados de Saúde Primários) e de Psicologia Clínica da OPP; Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM).

Andreia de Paiva Moura

Andreia de Paiva Moura, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada (com Distinção e Louvor) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicologia da Inteligência e Criatividade / Psicologia Escolar (Licenciatura em Psicologia) e Prevenção do Crime e da Vitimização / Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção (Mestrado em Psicologia da Justiça). Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Inserção na Vida Ativa na Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora de artigos internacionais, ISI e com revisão de pares: publicou 5 artigos em revistas especializadas. Participação editorial como revisora no International Journal of Psychology and Counselling e International Journal of Medicine and Medical Sciences. Possui 3 produtos (instrumentos/questionários de avaliação) e outros 14 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Orientadora de estágios em Psicologia Escolar e em Psicologia da Justiça: orientou estágios e trabalhos de conclusão de curso licenciatura/mestrado na área de Psicologia. Tem participado como oradora em vários congressos nacionais e internacionais e é autora da escala de avaliação e monitorização da eficácia do tratamento nas adições: Monitoring and Evaluation of Efficacy and Progress (MEEP).

Carmina Rei, Mestre

Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FEP-UCP). Investigadora no domínio da avaliação da eficácia da Neuropsycho Educational Approach to Rehabilitation (NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia. Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave. Psicóloga Clínica na ENCONTRAR+SE – Associação para a promoção da Saúde Mental onde desenvolve, também, trabalho de investigação. Participação, enquanto oradora, em vários eventos científicos. Experiência docente, em diferentes entidades (contexto hospitalar, académico, IPSS’s) na área da Saúde Mental, Psicoeducação, Reabilitação Cognitiva, Reabilitação Laboral e Ocupacional, Reabilitação na área da Cognição Social.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro é membro integrado do HEI-Lab da Universidade Lusófona e membro investigador Centro de Psicologia da Universidade do Porto, na Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab). É autora de trabalhos científicos na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita, Professor Doutor

Dharmakirti is certified "MBPM Senior Teacher Trainer" by Breathworks Institute, England and he is responsible for the international teacher training of «Mindfulness and compassion MBPM» program both in Spain and Latin America. Dharmakirti is the founder and current director of the Association Respira Vida Breathworks.

He has a Master degree in Mindfulness at Faculty of Medicine of the University of Zaragoza. He is Ontological Coach certified by the Institute of Specialization in Coaching and he graduated with BSc degree from Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales de la Universidad de Córdoba, Argentina

He is professor of the Master of Mindfulness at the University of Zaragoza and the Master of Mindfulness and compassion of the University of Alcalá, Spain. For over 7 years he has been part of a team of expert teachers of the Postgraduate in "Cognitive Therapy and Third Generation Therapies" of the Portuguese Psychology Institute (INSPSIC).

He is co-founder and member of the council of the “Red Española de Programas Estandarizados de Mindfulness y Compasión” and of the “Asociación por el diálogo entre la ciencia y la meditación".

Discover yoga and meditation in the mid-90s and in 2001 he began systematic practice and study of Buddhist philosophy and psychology. He is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.

Hi is co-author of the book "Kindfulness: Atención consciente y amable para el estrés" published in 2020 by Editorial Siglantana.

Jorge Gato

Jorge Gato, Professor Doutor

Jorge Gato é Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com Especialidade Avançada em Psicoterapia pela OPP. Atualmente é Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBTQ+, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQ+.

Luís Franklim Marques

Luís Franklim Marques, Mestre

Psicólogo Clínico desde 2000, mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica, desenvolveu dissertação na área da ansiedade em crianças e adolescentes, especialista em psicologia clínica creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicoterapeuta e Supervisor Clínico acreditado pela Associação Portuguesa de terapia do comportamento. Desenvolve prática clínica privada. Ao longo do seu percurso profissional tem efetuado, frequentemente conferências e formações para profissionais, pais e professores nas áreas da psicopatologia na idade adulta e em crianças e adolescentes.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra.

Psicóloga no Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Investigadora Doutorada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo- Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com vários artigos internacionais publicados e comunicações em congressos científicos.
Integra grupos internacionais de investigação e intervenção clínica nas área da Infertilidade e procriação medicamente assistida e da Saúde Mental Perinatal
Integrou o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a saúde reprodutiva.
É Senior deputy do Grupo de Psicologia e Aconselhamento da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. É Membro do projecto Europeu CostAction para a Depressão perinatal.

Mariana Vaz Marques

Mariana Vaz Marques, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Roberta Frontini

Roberta Frontini, Professora Doutora

Doutoramento europeu no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica - Psicologia da família e intervenções familiares (Aprovada com distinção e louvor por unanimidade) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica: Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Perturbações Psicológicas e da Saúde pela FPCE-UC. 

Investigadora e Professora Auxiliar Convidada na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.  

É psicóloga e presidente da comissão de ética do Hospital Cruz Vermelha (Lisboa) e Associate Editor da revista BMC Psychology. É autora de várias publicações em revistas indexadas tendo orientado várias teses de mestrado ao longo dos anos.

Sérgio Carvalho, Dr.

Informação brevemente disponível.

Sílvia Ribeiro, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia na FPCE – UP; Mestre em Psicologia Clínica cognitivo-comportamental e sistémico, pela FPCE - Universidade de Coimbra; Docente da Universidade Lusíada do Porto; Pós-Graduada em Sexologia Clínica, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica a desenvolver funções no IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência).

Susana Martinho de Oliveira

Susana Martinho de Oliveira, Mestre

Termina o curso de Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (na área Cognitivo-Comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) em 2002, e o Mestrado em Psicologia (área de especialização em Stress e Bem-Estar-Intervenção na família, na escola e no trabalho) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) em 2008. Tem formação completa em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC) desde 2012 e é doutoranda em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), com um estudo de investigação sobre o impacto da perturbação psicológica dos ex-combatentes da guerra colonial nas suas esposas e filhos. É Assistente de Saúde- Ramo de Psicologia Clínica no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde exerce funções desde Janeiro de 2003. De 2003 a 2007 integrou a Consulta Externa de Stress Traumático no Serviço de Psicoterapia Comportamental, onde desenvolveu intervenção individual e em grupo com ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. De 2005 a 2007 integrou o Serviço de Intervenção na Crise e desde 2007 que integra uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo atividades como a avaliação e acompanhamento psicológico de doentes em regime de internamento e ambulatório (individual e em grupo) e intervenção em contexto comunitário. Desde Janeiro de 2019 que colabora ainda na Unidade de Terapia Cognitivo-Comportamental (UTCC) do CHPL. É Psicóloga Clínica e coordenadora da consulta de Psicologia na Associação APOIAR (Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra) onde desenvolve atividades (desde 2003) como a avaliação psicológica (para efeitos militares), intervenção psicoterapêutica individual e de grupo de ex-combatentes da guerra colonial, psicoterapia e acompanhamento psicológico dos seus familiares. O seu foco de interesse tem-se centrado na área do PTSD (Perturbação de Stress Pós-traumático), contando com a publicação de alguns artigos científicos e artigos de opinião, a realização de formações e comunicações científicas sobre o tema, a colaboração com trabalhos académicos e estudos de investigação e a participação em entrevistas e programas para a comunicação social.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Lisboa

 

Livestream / Online

 

20 de abril de 2024;

04 e 18 de maio de 2024;

01, 15 e 29 junho de 2024;

13 e 27 de julho de 2024;

07 e 21 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

09 e 30 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 15 de fevereiro de 2025;

15 de março de 2025.

13 de abril de 2024;

04 e 18 de maio de 2024;

01 e 15 de junho de 2024;

13 e 27 de julho de 2024;

07 e 21  de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

09, 23 e 30 de novembro de 2024;

07 e 21 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 15 de fevereiro de 2025.

 

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 237 horas (172 horas síncronas + 65 horas assíncronas)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

 Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,760.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,548.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,496.00 €

12 mensalidades

Normal
146.70 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
132.00 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação ou Curso em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
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