ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS - 28ª Edição
- Advanced Professional Program –
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JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS - 28ª Edição

- Advanced Professional Program –

Acreditação

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(86 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Patrocínio Cientifico

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Lisboa - 25 Jan. 2020 - JÁ CONFIRMADO!

Porto - 29 Fev. 2020 - Inscrições Abertas

Livestream - 29 Fev. 2020 - Inscrições Abertas

Madeira e Açores - 29 Fev. 2020 - Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Lisboa até 11 Dez. 2019 / Porto até 10 Jan. 2020 / Livestream até 10 Jan. 2020 / Madeira e Açores até 10 Jan. 2020

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOÚLTIMAS INSCRIÇÕESLISBOA: 05-01-2019 | PORTOLIVESTREAMMADEIRA E AÇORES em LIVESTREAM: 04-02-2020

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica:

Lígia Ferros

Lígia Ferros , Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

Ana Carvalhal de Melo , Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

 

Coordenação Pedagógica:

José Pinto Gouveia , Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários:

Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia, Estudantes de Psicologia; Psiquiatras e Internos de Psiquiatria; Pedopsiquiatras e internos de Pedopsiquiatria. Licenciados e finalistas em Medicina.

 

Certificação:

Formação Certificada: DGERT e SPCIPCOD

Patrocínio Científico: Ordem dos Médicos

Instituto Membro da EUROPLAT

 

Acreditação OPP*:

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (86 créditos) na Especialidade Geral em Psicologia Clínica e da Saúde.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos.

 

Mensagem da Coordenação do Curso:

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, desenhei esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos estudantes/profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Psicologia/Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da Psicologia/Psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Lígia Ferros, Professora Doutora

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

 

Introdução:

Esta Especialização Avançada Pós-Universitária visa a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, estando especialmente desenhada para profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Psicologia / Psiquiatria ou Pedopsiquiatria).

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

-Serviços do Estado, nos setores da Saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas de reabilitação);

- Clínicas e centros de consulta psicológica;

- Instituições Particulares de Solidariedade Social (Misericórdias, Associações, Fundações);

- Serviços do Poder Local (Juventude e Desporto e prevenção de comportamentos de risco);

- Projetos de Responsabilidade Social;

- Instituições de Solidariedade Social (públicas e privadas).

Inclui

Inclui Estágio (opcional) + Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª Geração (Mindfulness).

Plano Curricular

Objetivos Gerais:

Adquirir conhecimentos e saber fazer imprescindíveis à conceptualização, avaliação clínica e intervenção no contexto das perturbações mentais segundo o modelo cognitivo-comportamental na população adulta.

 

Objetivos Específicos | Competências a Desenvolver:

- Caracterizar a abordagem Cognitivo-Comportamental.

- Identificar as principais psicopatologias da vida adulta e da infância/adolescência.

- Descrever as principais técnicas de tratamento utilizadas.

- Realizar uma análise crítica e reflexiva em Terapia Cognitivo-comportamental.

- Demonstrar competências de avaliação clínica e diagnóstico.

- Demonstrar competências específicas de intervenção.

 

Metodologia de Ensino:

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, com recurso a suporte audio-visual e participação ativa do aluno. Versará a apresentação e discussão de temas específicos da psicopatologia do adulto e da psicoterapia de orientação cognitiva-comportamental, bem como a discussão de casos clínicos da prática do formando e o apoio ao trabalho do discente.

 

Critérios de Avaliação:

Produção de estudo de caso.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

 

Duração*:

172 horas

* O número total de horas não contempla as horas do estágio opcional.

 

Plano Curricular:

 

Módulo 1

História e enquadramento epistemológico das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais. Teorias da aprendizagem, modelos cognitivos de processamento de informação e processos psicológicos básicos das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais.

 

Módulo 2

História Clínica, análise funcional, formulação do caso, planeamento da intervenção e prognóstico.

 

Módulo 3

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações de sintomas somáticos e perturbações relacionadas.

 

Módulo 4

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Ansiedade: Perturbação Pânico. Agorafobia. Discussão de casos.

 

 Módulo 5

Técnicas de Intervenção Cognitivo-Comportamental.

 

Módulo 6

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental em condições crónicas de saúde. Discussão de casos.

 

Módulo 7

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações alimentares. Discussão de casos.

 

Módulo 8

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações da Ansiedade I: Ansiedade Social. Discussão de casos.

 

Módulo 9

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental na Perturbação de Stress Pós-Traumático. Discussão de casos

 

Módulo 10

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas perturbações do humor. Discussão de Casos

 

Módulo 11

Desenvolvimento da identidade não heterossexual

 

Módulo 12

Conceptualização avaliação e intervenção cognitivo-comportamental na Perturbação Obsessivo Compulsiva. Discussão de casos

 

Módulo 13

Conceptualização avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade II. Discussão de casos.

 

Módulo 14

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais na infância e na adolescência.

 

Módulo 15

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações Psicóticas e remediação cognitiva nas esquizofrenias.

 

Módulo 16

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas dependências. Discussão de Casos.

 

Módulo 17

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade I. Discussão de casos.

 

Módulo 18

Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo comportamental nas Perturbações da Sexualidade. Discussão de casos.

 

Módulo 19

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na dor crónica. Aprendizagem experiencial.

 

Módulo 20

Introdução aos Modelos Minfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT); Dialectical Behavior Therapy (DBT), e Compassion Focused Therapy (CFT). Aprendizagem experiencial.

 

Módulo 21

Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), Dialectical Behavior Therapy (DBT) e Mindful Self-Compassion (MSC). Aprendizagem experiencial.

 

Módulo 22

Supervisão de casos clínicos.

 

Estágio (opcional) *

Possibilidade de estágio em serviço com trabalho multidisciplinar no âmbito da intervenção com adultos.

 

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

 

* Frequência opcional, não acarreta custos adicionais para o formando. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico.

Corpo Docente

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, leccionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Directora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Lígia Ferros

Lígia Ferros , Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

Ana Carvalhal de Melo , Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira , Professora Doutora

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, tendo realizado estágio curricular na Consulta de Stress dos Hospitais da Universidade de Coimbra sob orientação do Professor Doutor Vaz Serra; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Doutoranda em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Nobre e Professora Doutora Sandra Vilarinho; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), da Universidade de Aveiro e membro investigador do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC, da Universidade de Coimbra; Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Mariana Moura-Ramos

Mariana Moura-Ramos , Professor Doutora

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Docente da Universidade Lusíada do Porto. Orientadora de estágios na Universidade Lusíada do Porto.

Carlos Carona

Carlos Carona , Professor Doutor

Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC); Doutorando em Psicologia Clínica pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigador no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra.

Mariana Vaz Marques

Mariana Vaz Marques , Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006).

Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto.

Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016).

Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas.

Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).

Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra.

Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Susana Martinho de Oliveira

Susana Martinho de Oliveira , Mestre

Termina o curso de Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (na área Cognitivo-Comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) em 2002, e o Mestrado em Psicologia (área de especialização em Stress e Bem-Estar-Intervenção na família, na escola e no trabalho) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) em 2008.

Tem formação completa em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC) desde 2012 e é doutoranda em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), com um estudo de investigação sobre o impacto da perturbação psicológica dos ex-combatentes da guerra colonial nas suas esposas e filhos.

É Assistente de Saúde- Ramo de Psicologia Clínica no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde exerce funções desde Janeiro de 2003. De 2003 a 2007 integrou a Consulta Externa de Stress Traumático no Serviço de Psicoterapia Comportamental, onde desenvolveu intervenção individual e em grupo com ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. De 2005 a 2007 integrou o Serviço de Intervenção na Crise e desde 2007 que integra uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo atividades como a avaliação e acompanhamento psicológico de doentes em regime de internamento e ambulatório (individual e em grupo) e intervenção em contexto comunitário. Desde Janeiro de 2019 que colabora ainda na Unidade de Terapia Cognitivo-Comportamental (UTCC) do CHPL.

É Psicóloga Clínica e coordenadora da consulta de Psicologia na Associação APOIAR (Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra) onde desenvolve atividades (desde 2003) como a avaliação psicológica (para efeitos militares), intervenção psicoterapêutica individual e de grupo de ex-combatentes da guerra colonial, psicoterapia e acompanhamento psicológico dos seus familiares.

O seu foco de interesse tem-se centrado na área do PTSD (Perturbação de Stress Pós-traumático), contando com a publicação de alguns artigos científicos e artigos de opinião, a realização de formações e comunicações científicas sobre o tema, a colaboração com trabalhos académicos e estudos de investigação e a participação em entrevistas e programas para a comunicação social.

Sílvia Ribeiro , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia na FPCE – UP; Mestre em Psicologia Clínica cognitivo-comportamental e sistémico, pela FPCE - Universidade de Coimbra; Docente da Universidade Lusíada do Porto; Pós-Graduada em Sexologia Clínica, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica a desenvolver funções no IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência).

Jorge Gato

Jorge Gato , Professor Doutor

Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É Professor Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBT, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente em debates sociopolíticos, como o que se relaciona com a legislação em torno da homoparentalidade.

Joana Coutinho

Joana Coutinho , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FEP-UCP) . Investigadora no domínio da avaliação da eficácia da Neuropsychological Educational Approach to Rehabilitation(NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia. Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave. Psicóloga Clínica na ENCONTRAR+SE – Associação para a promoção da Saúde Mental onde desenvolve, também, trabalho de investigação. Participação, enquanto oradora, em vários eventos científicos. Experiência docente, em diferentes entidades (contexto hospitalar, académico, IPSS’s) na área da Saúde Mental, Psicoeducação, Reabilitação Cognitiva, Reabilitação Laboral e Ocupacional, Reabilitação na área da Cognição Social.

Carmina Rei , Mestre

Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde (FEP-UCP) . Investigadora no domínio da avaliação da eficácia da Neuropsycho Educational Approach to Rehabilitation (NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia. Especialização em Reabilitação Psicossocial na Doença Mental Grave. Psicóloga Clínica na ENCONTRAR+SE – Associação para a promoção da Saúde Mental onde desenvolve, também, trabalho de investigação. Participação, enquanto oradora, em vários eventos científicos. Experiência docente, em diferentes entidades (contexto hospitalar, académico, IPSS’s) na área da Saúde Mental, Psicoeducação, Reabilitação Cognitiva, Reabilitação Laboral e Ocupacional, Reabilitação na área da Cognição Social.

Ana Paula Sousa , Mestre

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social, e Psicóloga de apoio ao Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional de uma E.B. 2/3 onde se assinala a implementação de programas de Orientação Vocacional, de promoção de Competências de Estudo e de Educação para a Saúde; Experiência como formadora na área do Atendimento a Jovens na Associação para o Planeamento da Família; Psicóloga Clínica no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, onde se destaca a sua intervenção privilegiada com crianças e adolescentes; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita , Professor Doutor

Senior Breathworks trainer with extensive experience of mindfulness practice and teaching. He is the founder and chairman of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain. Dharmakirti has trained with Breathworks since 2007. Breathworks’ Mindfulness Based approaches to Pain and Illness (MBPI) is a development of MBSR for people with chronic pain and/or other long-term (physical) health conditions (www.breathworks-mindfulness.org.uk), including specialized mindful approaches to daily life and movement, as well as compassion meditation as a core component. He has taught the classic 8 week MBPI course more than 30 times, and led health professionals workshops and teacher training retreats during the last 6 years to several hundred people in Spain, England, México and Argentina. In 2012 he started running a Spanish language “mindfulness & compassion Respira Vida Breathworks teacher training programme”. Dharmakirti has been practicing Mindfulness on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world. He has attended more than 50 mindfulness and compassion retreats.

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura , Professora Doutora

Licenciada e Doutorada (com Distinção e Louvor) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicologia da Inteligência e Criatividade / Psicologia Escolar (Licenciatura em Psicologia) e Prevenção do Crime e da Vitimação / Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção (Mestrado em Psicologia da Justiça). Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Inserção na Vida Ativa na Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora de artigos internacionais, ISI e com revisão de pares: publicou 5 artigos em revistas especializadas. Participação editorial como revisora no International Journal of Psychology and Counselling e International Journal of Medicine and Medical Sciences. Possui 3 produtos (instrumentos/questionários de avaliação) e outros 14 itens de produção técnica. Nas suas actividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Orientadora de estágios em Psicologia Escolar e em Psicologia da Justiça: orientou estágios e trabalhos de conclusão de curso licenciatura/mestrado na área de Psicologia. Tem participado como oradora em vários congressos nacionais e internacionais e é autora da escala de avaliação e monitorização da eficácia do tratamento nas adições: Monitoring and Evaluation of Efficacy and Progress (MEEP).

Calendarização e localização

PORTO LIVESTREAM MADEIRA E AÇORES EM LIVESTREAM LISBOA

29 de Fevereiro de 2020;

21 de Março de 2020;

04 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020;

06 e 20 de Junho de 2020;

04 e 18 de Julho de 2020;

12 e 26 de Setembro de 2020;

10 e 24 de Outubro de 2020;

07 e 21 de Novembro de 2020;

05 e 19 de Dezembro de 2020;

09 e 23 de Janeiro de 2021;

06 e 20 de Fevereiro de 2021.

29 de Fevereiro de 2020;

21 de Março de 2020;

04 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020;

06 e 20 de Junho de 2020;

04 e 18 de Julho de 2020;

12 e 26 de Setembro de 2020;

10 e 24 de Outubro de 2020;

07 e 21 de Novembro de 2020;

05 e 19 de Dezembro de 2020;

09 e 23 de Janeiro de 2021;

06 e 20 de Fevereiro de 2021.

29 de Fevereiro de 2020;

21 de Março de 2020;

04 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020;

06 e 20 de Junho de 2020;

04 e 18 de Julho de 2020;

12 e 26 de Setembro de 2020;

10 e 24 de Outubro de 2020;

07 e 21 de Novembro de 2020;

05 e 19 de Dezembro de 2020;

09 e 23 de Janeiro de 2021;

06 e 20 de Fevereiro de 2021.

25 de Janeiro de 2020;

29 de Fevereiro de 2020;

07 e 21 de Março de 2020;

04 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020;

06 e 27 de Junho de 2020;

18 e 25 de Julho de 2020;

19 e 26 de Setembro de 2020;

10 e 24 de Outubro de 2020;

14 e 28 de Novembro de 2020;

12 de Dezembro de 2020;

09 e 23 de Janeiro de 2021;

13 e 27 de Março de 2021.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

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Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

 

Número de Vagas: limitadas

 

Nota: Datas sujeitas a eventuais alterações

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Testemunhos

“Um curso muito bem estruturado e muito abrangente em termos das vários áreas/quadros  da intervenção. Bom equilíbrio entre a componente teórica e prática. Professores experientes com um excelente relacionamento com os formandos e capacidade de motivação dos mesmos. Na  globalidade classifico esta formação como muito boa, na medida em, que contribuiu grandemente para aprofundar os meus conhecimentos nesta área e aplicá-los na minha prática clínica.”

 

Margarida Almeida

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,530.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,346.40 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,300.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 11 Dez. 2019 / Porto até 10 Jan. 2020 / Livestream até 10 Jan. 2020 / Madeira e Açores até 10 Jan. 2020

1,254.60 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
127.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
114.80 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 11 Dez. 2019 / Porto até 10 Jan. 2020 / Livestream até 10 Jan. 2020 / Madeira e Açores até 10 Jan. 2020

104.60 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação ou Curso em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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