Comissão Técnico-Científica

Consultores

António Santos Pereira

Médico especialista em psiquiatria; 25 anos de docência na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Socio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e membro da sua comissão de ensino; Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SPCIPCOD). É terapeuta conjugal, com participação em variadíssimas acções de formação nesse domínio. Autor dos livros "Até que a sorte nos separe" e "Este medo sem sentido", da Ambar. Autor de centenas de trabalhos científicos, publicações, comunicações e conferências; Director Clínico do Centro Clínico e de Formação Psicológica; Consultor Clínico da Clínica da Saúde.

Professora Doutora Margarida Rangel Henriques

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Dedica-se à prática clínica com crianças e adolescentes, domínio em que vem desenvolvendo um trabalho crescente de formação, supervisão e investigação. A narrativa, enquanto sistema interpretativo co-construído pelo sujeito na significação das suas experiências, tem assumido um lugar de destaque nos seus estudos, em particular no que diz respeito às implicações de tal perspectiva a nível da psicopatologia e da intervenção psicoterapêutica. Recentemente tem vindo a desenvolver trabalho nos domínios da adopção e autobiografia das crianças institucionalizadas. É co-autora dos livro "Terapia narrativa da ansiedade" e do Bloco de actividades "Pôr o medo a fugir: as tuas aventuras contra o medo".

Carlos Carona

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Investigador do CINEICC - Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Docente em diversos cursos e pós-graduações no domínio da psicologia clínica e psicoterapia cognitivo-comportamental. Os seus principais interesses clínicos e científicos incluem a psicopatologia do desenvolvimento, a psicologia pediátrica, e as psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração.

Mestre Ana Carvalhal de Melo

Licenciada em Psicologia pela FPCE - UC; Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCE - UC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Pós-graduada em Medicina Legal; Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisora de estágios curriculares da FPCEUC e do Instituto Superior Miguel Torga; Docente da disciplina de psicologia do Desenvolvimento na Universidade Lusíada do Porto; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Professora Doutora Lígia Ferros

Doutorada em Psicologia pela FPCE – UP; Professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto; Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia) e Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica); Anteriormente, regente da cadeira de “Dependências Químicas (licenciatura em Psicologia). Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no IDT; Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental). Experiência clínica com crianças e adolescentes no CRI Porto Ocidental e em prática privada. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (CRIAP, 2009). Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia.

Daniel Kennedy - EUA

Licenciado em Criminologia, Mestre em Ciências Criminais e doutorado em Criminologia. Professor Emérito pela Universidade de Detroit (EUA). Criminólogo forense e investigador. Durante os últimos 25 anos trabalhou como perito e criminólogo forense desenvolvendo o conhecimento nesta área através de extensas publicação académica, participação em litígios como perito e ainda como professor e orador em universidades por todo o mundo.

fechar

 

Nós ligamos

fechar

 

×