DUPLA ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA & INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: avaliação e reabilitação
- Advanced Professional Program -
Acreditação
138 + 132 créditos
Parceria
Patrocínio Científico
Formação Certíficada
Instituto Reconhecido
Online -29 Nov. 2024- 2ª Fase
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 28.11.2024
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
Psicólogos, Psicólogos Juniores.
"A Dupla Especialização Avançada Pós-universitária em Neuropsicologia Clínica foi muitíssimo gratificante e útil, quer a nível profissional como pessoal. Todos os conteúdos transmitidos, desde os exercícios à análise de casos e apresentação de trabalhos, foram bastante dinâmicos, fomentando o aumento da minha motivação ao longo de todo o curso. Quero congratular o INSPSIC pela qualidade do ensino e todos os docentes que nos acompanharam ao longo de toda a Dupla Especialização."
Catarina Fernandes
“A dupla especialização permite ter uma visão integrada de várias ciências no processo no qual ocorre a avaliação e reabilitação neuropsicológica e culminar no final na conexão de todos estes saberes potenciando o trabalho multidisciplinar continuo.”
Sandra Branco
“Como profesional que trabaja en el campo de la salud mental en su país vecino (España) quiero felicitar al centro INSPSIC por colaborar en la formación de alumnos y profesionales en un campo tan importante como es el de la Neuropsicología. La “Dupla pós-graduação em neuropsicologia clinica e intervenção neuropsicológica: avaliação e reabilitação” ha enriquecido mis conocimientos en esta materia de forma significativa. Sobre todo, lo que es más importante, ha contribuido a desarrollar una visión mucho más integral de la salud mental, área en la que nos espera un futuro en el que ya nadie duda que no se pueden disociar los importantes conocimientos que hoy existen en el campo de la neuropsicología con el campo de la personalidad. En este sentido considero fundamental la contribución de su centro a la formación postgraduada de profesionales. Agradezco a los docentes su generosidad al compartir sus conocimientos en este área y quiero señalar además el importante peso que el coordinador del curso ha tenido en este proceso así como su disponibilidad para resolver todas nuestras dudas, no solo a nivel teórico sino también desde una perspectiva práctica a través de un análisis profundo y riguroso de los casos clínicos que hemos ido trabajando a lo largo del curso.”
María José Veiga Candán
“Aproveito para congratular o INSPSIC por esta Dupla Especialização Avançada Pós-universitária pela sua utilidade, pertinência e pela forma como nos foi ministrada pelo corpo docente.”
Maria Fernanda Estanque
“De uma forma geral a Dupla Especialização Avançada Pós-universitária enriqueceu-me nas competências que já possuía e deu-me mais conhecimentos em áreas que ainda não tinha explorado, assim tornou-se uma mais-valia no meu percurso profissional. Os conteúdos passados aos alunos revelaram-se dinâmicos, práticos, realistas e sobretudo úteis e atuais aos dias de hoje. A relação com o corpo docente foi igualmente boa, havendo bastante contacto com os alunos, mesmo após o término da formação. Avalio esta curso de forma bastante positiva, onde houve partilha de conhecimentos e sobretudo houve a componente prática, quer através de casos dados nas aulas, quer através da possibilidade da realização de um estágio ou de workshops que nos eram possíveis de frequentar. “
Inês Monteiro
"É com grande prazer que deixo o meu testemunho sobre esta dupla pós graduação em Neuropsicologia Clinica e Intervenção Neuropsicológica - Avaliação e intervenção. Esta PG, teve de facto um grande impacto na minha atividade profissional atual como psicóloga clinica, bem como para objetivos e sonhos futuros. Fiquei ainda mais apaixonada pelo funcionamento do nosso cérebro! Permitiu-me conhecer os processos e subprocessos cerebrais envolvidos nos diversos comportamentos que pretendemos intervir na prática clinica, o que contribui para uma intervenção mais eficaz e especifica. Hoje tenho uma visão completamente diferente dos resultados da WAIS, WISC e outros testes de avaliação psicológica devido a uma melhor compreensão do funcionamento cerebral e dos processos neuropsicológicos envolvidos em diversas patologias. Fiquei com ainda mais interesse na neuropsicologia!"
"Gostaria de deixar os meus parabéns pela organização da PG, a todos os professores envolvidos, pela excelência no ensino. A contribuição de todos foi fundamental! Agradeço em especial ao professor Enrique Vazques-Justo, que de forma mais prática, pelos trabalhos pedidos, e devido ao seu grau de exigência e rigor cientifico, ensinou-nos a realizar uma avaliação neuropsicológica bastante completa, de forma a avaliar todos os subprocessos envolvidos, e ensinou-nos como elaborar/criar um projeto de intervenção que serve de estrutura para as varias patologias."
Andréa Branco
Coordenação Científica
Doutorado em Neuropsicologia; Diretor do Instituto de Neuropsicologia da universidade Portucalense; Director do Policlínico Ebâm (Espanha);Fundador e Diretor do Departamento de Docência e Investigação da Fundación INGADA (Instituto Gallego del Trastorno por Déficit de Atención y Trastornos Relacionados); Neuropsicólogo na Clínica INSPSIC; Membro do Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia; Coordenador Científico da Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento; Presidente do I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências – Novos e Velhos Paradigmas organizado pelo Instituto Português de Psicologia.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Objetivos gerais
Metodologia de avaliação
Teste de produção curta ou seleção.
Produção de projeto de intervenção.
Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
Metodologias expositivas, ativas e participativas.
Módulo 1 - Fundamentos Neuroanatómicos da Atividade Cerebral
Módulo 2 - Neuroanatomia Encefálica
Módulo 3 - Neuroimagem Funcional em Neuropsicologia
Módulo 4 - Patologia Cerebral
Módulo 5 - Síndromes Neuropsicológicos
Módulo 6 - Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica I
Avaliação Neuropsicológica II
Avaliação Neuropsicológica III
Avaliação Neuropsicológica IV
Avaliação neuropsicologia da linguagem e das funções espaciais, percetivas e construtivas, e testes comumente envolvidos: Token Test; Teste de Vocabulário de Boston; Testes de Fluidez Semântica; Testes de Fluidez Fonética; Cópia da Figura Complexa de Rey; Teste do Relógio. Avaliação neuropsicologia da função motora.
Avaliação Neuropsicológica V
Módulo 7 - Reabilitação Neuropsicológica
Reabilitação Neuropsicológica I
Reabilitação Neuropsicológica II
Reabilitação Neuropsicológica III
Módulo 8 - Neuropsicologia Infantil
Módulo 9 - Psicopatologia associada aos transtornos neuropsicológicos. Intervenção Psicoterapêutica em pacientes com Dano Cerebral: o Paciente e a Família
Módulo 10 - Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na Infância
Módulo 11 - Procedimentos para a elaboração do relatório neuropsicológico
Módulo 12 - Discussão / Supervisão de casos clínicos
Módulo 13 - Elaboração, desenvolvimento e defesa de um projeto de intervenção em Neuropsicologia.
Neste módulo os alunos devem elaborar um plano de intervenção numa patologia neurológica. O Projeto divide-se em três partes, uma primeira parte teórica onde é descrita a patologia, uma segunda, de avaliação, onde é realizada uma proposta de avaliação para a patologia selecionada; e uma terceira parte de intervenção onde é elaborado um plano de intervenção estruturado em sessões com os respetivos objetivos e atividades a desenvolver.
Pretende-se com este módulo que o aluno ponha em prática os conhecimentos adquiridos na formação com uma grande aplicabilidade prática, podendo, quando possível, tratar-se de um caso real.
Módulo 14 - Seminários nas seguintes temáticas:
Neuropsicofarmacologia
Intervenção Neuropsicológica nas Toxicodependências
Estágio (opcional) *
Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.
* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.
Neuropsicólogo da Unidade de Dano Cerebral do Policlínico Êbam (Espanha). Autor de provas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.
Licenciado e Doutorado em Psicologia pela pela Universidad de Granada – España; Especialista em Psicologia Clínica; estágio pré-doutoral em Neuropsicologia durante 2 anos no serviço de Rehabilitación del Hospital Virgen de las Nieves (Granada). Estancia formativa de 5 meses no Centro Oliver Zangwill para la Rehabilitación Neuropsicológica del Hospital Princesa de Gales (Ely, Cambridgeshire, Reino Unido); Docente do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidad de Granada. Psicólogo da Clínica de Psicologia da Universidad de Granada no programa de Neuropsicologia del daño cerebral; Anteriormente: Psicólogo no Centro de Psicología y Neuropsicología RC de Granada (1997-2008). Psicólogo colaborador da Asociación Granadina de Familias para la Rehabilitación del Daño Cerebral (AGREDACE) nos programas de Rehabilitacão Neuropsicológica infantil e de adultos (2003-2007). Tutor de estágios de Licenciatura e Mestrados de Psicología (2002-2008); membro do grupo de investigacão CTS-581 (Neuropsicología Y Psiconeuroinmunología Clínicas) e do Centro de Investigación Cerebro, Mente y Comportamiento de la Universidad de Granada; Orador do I Congresso Internacional de Neuropsicologia [Novos e Velhos Paradigmas], realizado em 24 de Novembro de 2012 no Porto pelo Instituto Português de Psicologia.
Informação brevemente disponível.
Doutorado em Neuropsicologia; Diretor do Instituto de Neuropsicologia da universidade Portucalense; Director do Policlínico Ebâm (Espanha);Fundador e Diretor do Departamento de Docência e Investigação da Fundación INGADA (Instituto Gallego del Trastorno por Déficit de Atención y Trastornos Relacionados); Neuropsicólogo na Clínica INSPSIC; Membro do Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia; Coordenador Científico da Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento; Presidente do I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências – Novos e Velhos Paradigmas organizado pelo Instituto Português de Psicologia.
Licenciado en Medicina y Cirugía por la Universidad Complutense de Madrid y especialista en Medicina Farmacéutica. Es Doctor en Medicina y Premio Extraordinario por la Universidad Complutense y Doctor en Lengua Española y Literatura por la Universidad de Alcalá. En la actualidad, es Profesor Titular de Farmacología, Director de la Escuela Internacional de Doctorado y Adjunto a la Consejería-Dirección de Profesorado de la Universidad Camilo José Cela. Asimismo es miembro del Instituto de Investigación Hospital 12 de Octubre de Madrid y del Portucalense Institute of Neuropsychology (INPP) de la Universidade Portucalense, Oporto. Es editor/autor de 24 tratados/libros y autor de más de 550 publicaciones científicas en el ámbito de la farmacología y las neurociencias, miembro de 35 comités editoriales, y Co-Editor-in-Chief de la revista Clinical & Experimental Pharmacology (Henderson, USA). Ha recibido numerosos premios a su labor investigadora y es Académico de Número de la Real Academia de Doctores y Académico Correspondiente de la Real Academia de Medicina y Cirugía de Cádiz.
Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO); Membro da Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia.
Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Porto; Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Coimbra; Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia, pela Universidade do Porto; Graus de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecidos pela OPP; Psicóloga Clínica, Assessora da Carreira Técnica Superior de Saúde, no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos, Unidade Orgânica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Investigadora integrada no AgeingC, do CINTESIS e RISE; Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.
María Eugenia López es licenciada en Psicología por la Universidad Autónoma de Madrid (UAM) y doctora en Psicología (especialidad en Neurociencia) por la Universidad Complutense de Madrid (UCM). Además tiene formación en Psicología de la Emergencia (UAM), Neuropsicología (UCM) y Atención Temprana (UAM). Actualmente tiene un contrato posdoctoral Juan de la Cierva (formación) en la Universidad de las Islas Baleares (UIB).
Psiquiatra da Unidade de Dano cerebral do Policlinico Êbam (Espanha).
Neuropsicóloga do Grupo Hospital de Madrid (GHM) e da Unidad de Neurorrehabilitación del Hospital de Sanchinarro (GHM). Profesora do Departamento de Psiquiatría y Psicología Médica, Facultad de Medicina de la Universidad Complutense. Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid. Profesora do Máster en Neuropsicología Cognitiva e do Máster de Neuropsicología Infantil da Facultad de Psicología de la Universidad Complutense. Investigadora em diferentes projectos de investigação financiados por Obra Social de Caja Madrid, Ministerio de Ciencia y Tecnología, Fundación Médica Mutua Madrileña, IMSERSO y Mapfre Medicina, tanto no âmbito da neuropsicología como no da terapia com familias de pacientes con dano cerebral ou no da neurorehabilitação.
Psicóloga Clínica, Pós-graduada e Doutorada em Neuropsicologia Clínica. Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Universidade Portucalense. Áreas de interesse: Envelhecimento normativo e patológico; Dano Cerebral Adquirido; Reabilitação Neuropsicológica; Qualidade de Vida e Bem-Estar. Para além da formação académica: (Fevereiro 2012) Unidad de Daño Cerebral del Hospital Aita Menni Bilbao (Espanha) (Unidade de Reabilitação Ambulatória e de Internamento); (2006/2007) Centro de Magnetoencefalografia da Universidade Complutense de Madrid, realizou trabalho de investigação relacionado com perturbações da memória, no âmbito da bolsa de doutoramento concedida pela FCT; Curso de Formação Pedagógica de Formadores (96 horas) pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional; Curso de Formação em Psicodrama Psicanalítico de Grupo pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo; Curso intensivo de 14 horas intitulado “Research and Aplications in Chronobiology”, nos dias 18 e 19 de Junho de 2001, ministrado pelo Professor James Waterhouse da Universidade John Moore em Liverpool U. K., organizado pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho; Publicações em revistas nacionais e internacionais com peer revew; Manual técnico da adaptação portuguesa do Teste de Stroop.
Licenciada em Psicologia pela Universidade Santa Maria La Antigua e Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. Actualmente é Docente Coordenadora no Instituto Superior da Maia A nível de investigação, o principal interesse centrasse nas estratégias de avaliação e intervenção no âmbito da neuropsicologia clínica-adultos. Membro de Associações Profissionais/Científicas como: Sociedad Española de Neurologia, Consorcio de Neuropsicología Clínica-Espanha, Associação Nacional de Neuropsicologia - Portugal, Comité Científico e Membro Fundador.
Online 09, 16, 29 e 30 de novembro de 2024; 21 de dezembro de 2024; 11 e 25 de janeiro de 2025; 15 de fevereiro de 2025; 01, 15 e 29 de março de 2025; 12 de abril de 2025; 03, 17 e 31 de maio de 2025; 14 e 28 de junho de 2025; 12 e 26 de julho de 2025; 13 e 27 de setembro de 2025; 11 e 25 de outubro de 2025; 08, 22 e 29 de novembro de 2025. |
Plataforma Online Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 276 horas (200 horas síncronas + 76 horas assíncronas) + 264 horas (192 horas síncronas + 72 horas assíncronas)
Não contempla as horas opcionais de estágio.
Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.
Horário: Pós-Laboral (18h00 às 22h00) | Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt