NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA & INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

DUPLA ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA & INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: avaliação e reabilitação

- Advanced Professional Program -

Especialização para Psicólogos

Acreditação

undefined

138 + 132 créditos

Parceria

undefined

Patrocínio Científico

undefined

Formação Certíficada

undefined

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Online -29 Nov. 2024- JÁ CONFIRMADO

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 28.11.2024

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

"A Dupla Especialização Avançada Pós-universitária em Neuropsicologia Clínica foi muitíssimo gratificante e útil, quer a nível profissional como pessoal. Todos os conteúdos transmitidos, desde os exercícios à análise de casos e apresentação de trabalhos, foram bastante dinâmicos, fomentando o aumento da minha motivação ao longo de todo o curso. Quero congratular o INSPSIC pela qualidade do ensino e todos os docentes que nos acompanharam ao longo de toda a Dupla Especialização."

Catarina Fernandes

 

“A dupla especialização permite ter uma visão integrada de várias ciências no processo no qual ocorre a avaliação e reabilitação neuropsicológica e culminar no final na conexão de todos estes saberes potenciando o trabalho multidisciplinar continuo.”

Sandra Branco

“Como profesional que trabaja en el campo de la salud mental en su país vecino (España) quiero felicitar al centro INSPSIC por colaborar en la formación de alumnos y profesionales en un campo tan importante como es el de la Neuropsicología. La “Dupla pós-graduação em neuropsicologia clinica e intervenção neuropsicológica: avaliação e reabilitação” ha enriquecido mis conocimientos en esta materia de forma significativa. Sobre todo, lo que es más importante, ha contribuido a desarrollar una visión mucho más integral de la salud mental, área en la que nos espera un futuro en el que ya nadie duda que no se pueden disociar los importantes conocimientos que hoy existen en el campo de la neuropsicología con el campo de la personalidad. En este sentido considero fundamental la contribución de su centro a la formación postgraduada de profesionales. Agradezco a los docentes su generosidad al compartir sus conocimientos en este área y quiero señalar además el importante peso que el coordinador del curso ha tenido en este proceso así como su disponibilidad para resolver todas nuestras dudas, no solo a nivel teórico sino también desde una perspectiva práctica a través de un análisis profundo y riguroso de los casos clínicos que hemos ido trabajando a lo largo del curso.”

María José Veiga Candán

 

“Aproveito para congratular o INSPSIC por esta Dupla Especialização Avançada Pós-universitária pela sua utilidade, pertinência e pela forma como nos foi ministrada pelo corpo docente.”

Maria Fernanda Estanque

 

“De uma forma geral a Dupla Especialização Avançada Pós-universitária enriqueceu-me nas competências que já possuía e deu-me mais conhecimentos em áreas que ainda não tinha explorado, assim tornou-se uma mais-valia no meu percurso profissional. Os conteúdos passados aos alunos revelaram-se dinâmicos, práticos, realistas e sobretudo úteis e atuais aos dias de hoje. A relação com o corpo docente foi igualmente boa, havendo bastante contacto com os alunos, mesmo após o término da formação. Avalio esta curso de forma bastante positiva, onde houve partilha de conhecimentos e sobretudo houve a componente prática, quer através de casos dados nas aulas, quer através da possibilidade da realização de um estágio ou de workshops que nos eram possíveis de frequentar. “

Inês Monteiro

 

"É com grande prazer que deixo o meu testemunho sobre esta dupla pós graduação em Neuropsicologia Clinica e Intervenção Neuropsicológica - Avaliação e intervenção. Esta PG, teve de facto um grande impacto na minha atividade profissional atual como psicóloga clinica, bem como para objetivos e sonhos futuros. Fiquei ainda mais apaixonada pelo funcionamento do nosso cérebro! Permitiu-me conhecer os processos e subprocessos cerebrais envolvidos nos diversos comportamentos que pretendemos intervir na prática clinica, o que contribui para uma intervenção mais eficaz e especifica. Hoje tenho uma visão completamente diferente dos resultados da WAIS, WISC e outros testes de avaliação psicológica devido a uma melhor compreensão do funcionamento cerebral e dos processos neuropsicológicos envolvidos em diversas patologias. Fiquei com ainda mais interesse na neuropsicologia!"

 

"Gostaria de deixar os meus parabéns pela organização da PG, a todos os professores envolvidos, pela excelência no ensino. A contribuição de todos foi fundamental! Agradeço em especial ao professor Enrique Vazques-Justo, que de forma mais prática, pelos trabalhos pedidos, e devido ao seu grau de exigência e rigor cientifico, ensinou-nos a realizar uma avaliação neuropsicológica bastante completa, de forma a avaliar todos os subprocessos envolvidos, e ensinou-nos como elaborar/criar um projeto de intervenção que serve de estrutura para as varias patologias."

Andréa Branco

VER MAIS

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Enrique Vázquez-Justo

Enrique Vázquez-Justo, Professor Doutor

Doutorado em Neuropsicologia; Diretor do Instituto de Neuropsicologia da universidade Portucalense; Director do Policlínico Ebâm (Espanha);Fundador e Diretor do Departamento de Docência e Investigação da Fundación INGADA (Instituto Gallego del Trastorno por Déficit de Atención y Trastornos Relacionados); Neuropsicólogo na Clínica INSPSIC; Membro do Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia; Coordenador Científico da Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento; Presidente do I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências – Novos e Velhos Paradigmas organizado pelo Instituto Português de Psicologia.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

 

Objetivos gerais

  • Adquirir conhecimentos em temáticas relevantes no âmbito da Neuropsicologia Clínica, numa perspetiva aplicada.
  • Aprofundar temáticas no âmbito da Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica, numa perspetiva aplicada.

 

Metodologia de avaliação

Teste de produção curta ou seleção.

Produção de projeto de intervenção.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Fundamentos Neuroanatómicos da Atividade Cerebral

  • Organização anatómica e funcional do sistema Nervoso.
  • Células do Sistema Nervoso.
  • Comunicação neuronal.

 

Módulo 2 - Neuroanatomia Encefálica

  • Organização anatómica do encéfalo.
  • Organização funcional do encéfalo.
  • Bases biológicas da atividade cognitiva.

 

Módulo 3 - Neuroimagem Funcional em Neuropsicologia

  • Magnetoencefalografia.
  • Ressonância Magnética Funcional. PET. SPECT.

 

Módulo 4 - Patologia Cerebral

  • TCE.
  • Neoplasias Cerebrais. Patologia Vascular Cerebral. Doenças Infeciosas.  Doenças Degenerativas.
  • Patologias do neurodesenvolvimento.

 

Módulo 5 - Síndromes Neuropsicológicos

  • Apraxias. Agnosias. Amnésias. Afasias.
  • Alexias. Agrafias. Acalculias.
  • Síndromes pré-frontais.
  • Síndromes disconectivos.

 

Módulo 6 - Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica I

  • Procedimento geral de avaliação neuropsicológica.
  • Introdução à avaliação neuropsicologia das diferentes funções cognitivas.
  • Testes de avaliação da inteligência e capacidades cognitivas.

 

Avaliação Neuropsicológica II

  • Avaliação neuropsicologia da atenção e orientação e testes comumente envolvidos: Teste de Toulouse-Pieron; Teste do Trazo/ Trail Making Test; Teste de Atenção e Rastreio Visual; Teste de cores e palavras STROOP; D2.

 

Avaliação Neuropsicológica III

  • Avaliação neuropsicologia da memória e testes comumente envolvidos: Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey; TAVEC; Teste de Retenção Visual de Benton; Teste de Copia de uma Figura Complexa de Rey.

 

Avaliação Neuropsicológica IV

Avaliação neuropsicologia da linguagem e das funções espaciais, percetivas e construtivas, e testes comumente envolvidos: Token Test; Teste de Vocabulário de Boston; Testes de Fluidez Semântica; Testes de Fluidez Fonética; Cópia da Figura Complexa de Rey; Teste do Relógio. Avaliação neuropsicologia da função motora.

 

Avaliação Neuropsicológica V

  • Avaliação neuropsicologia da velocidade de processamento.
  • Avaliação neuropsicologia das funções executivas e testes comumente envolvidos: BADS; Teste de Cores e Palavras STROOP; Teste do Trazo/trail Making Test; Testes de Fluidez Fonética; Wisconsin Card Sorting Test.

 

Módulo 7 - Reabilitação Neuropsicológica

Reabilitação Neuropsicológica I

  • Princípios gerais de Reabilitação Neuropsicológica.

 

Reabilitação Neuropsicológica II

  • Aplicações da reabilitação neuropsicológica.

 

Reabilitação Neuropsicológica III

  • Tecnologia aplicada à reabilitação neuropsicológica.

 

Módulo 8 - Neuropsicologia Infantil

  • Neurodesenvolvimento cerebral.
  • Alterações neuropsicológicas na infância.

 

Módulo 9 - Psicopatologia associada aos transtornos neuropsicológicos. Intervenção Psicoterapêutica em pacientes com Dano Cerebral: o Paciente e a Família

  • A Lesão cerebral. Integração da psicoterapia no contexto da lesão cerebral.
  • Integração do contexto psicoterapêutico na dinâmica familiar (doente/família).
  • Doença Psiquiátrica – abordagem geral.
  • A integração da psicoterapia na lesão cerebral.
  • Abordagem e Discussão de casos clínicos.

 

Módulo 10 - Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na Infância

  • Discriminação das diferentes especificidades e instrumentos comumente envolvidos na avaliação neuropsicológica em população infantil.
  • Especificidades das técnicas de reabilitação neuropsicológica em população infantil.

 

Módulo 11 - Procedimentos para a elaboração do relatório neuropsicológico

  • Técnicas para a elaboração de um relatório neuropsicológico.
  • Organização de um relatório focando-se nos aspetos relacionados com a relação entre a sintomatologia e/ou déficits e o funcionamento cerebral, integrando as avaliações realizadas por diferentes áreas disciplinares.

 

Módulo 12 - Discussão / Supervisão de casos clínicos

  • Análise e Discussão de diversos casos clínicos em diversos contextos.
  • Discussão / Supervisão de casos preparados antecipadamente, em sala de aula, com formador/clínico.
  • São apresentados na aula casos clínicos reais e é realizada uma análise do caso, envolvendo a elaboração da história clínica, até a identificação da sintomatologia. É realizada uma avaliação do caso e uma proposta de reabilitação neuropsicológica.

 

Módulo 13 - Elaboração, desenvolvimento e defesa de um projeto de intervenção em Neuropsicologia.

Neste módulo os alunos devem elaborar um plano de intervenção numa patologia neurológica. O Projeto divide-se em três partes, uma primeira parte teórica onde é descrita a patologia, uma segunda, de avaliação, onde é realizada uma proposta de avaliação para a patologia selecionada; e uma terceira parte de intervenção onde é elaborado um plano de intervenção estruturado em sessões com os respetivos objetivos e atividades a desenvolver.

Pretende-se com este módulo que o aluno ponha em prática os conhecimentos adquiridos na formação com uma grande aplicabilidade prática, podendo, quando possível, tratar-se de um caso real.

 

Módulo 14 - Seminários nas seguintes temáticas:

Neuropsicofarmacologia

  • Introdução à psicofarmacologia.
  • Princípios de farmacocinética.
  • Princípios de farmacodinâmica.
  • Mecanismos de ação dos psicofármacos.
  • Psicofarmacologia infanto-juvenil .
  • Psicofarmacologia em adultos.
  • Psicofarmacologia em população geriátrica.

 

Intervenção Neuropsicológica nas Toxicodependências

  • Fundamentos neuroanatómicos e bioquímicos das toxicodependências.
  • Alterações neuroanatómicas associadas às toxicodependências.
  • Alterações neuropsicológicas associadas às toxicodependências.
  • Abordagem pluridisciplinar na intervenção em toxicodependências.

 

Estágio (opcional) *

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

CORPO DOCENTE

Adolfo Piñon Blanco

Adolfo Piñon Blanco, Dr.

Neuropsicólogo da Unidade de Dano Cerebral do Policlínico Êbam (Espanha). Autor de provas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Alfonso Caracuel Romero, Professor Doutor

Licenciado e Doutorado em Psicologia pela pela Universidad de Granada – España; Especialista em Psicologia Clínica; estágio pré-doutoral em Neuropsicologia durante 2 anos no serviço de Rehabilitación del Hospital Virgen de las Nieves (Granada). Estancia formativa de 5 meses no Centro Oliver Zangwill para la Rehabilitación Neuropsicológica del Hospital Princesa de Gales (Ely, Cambridgeshire, Reino Unido); Docente do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidad de Granada. Psicólogo da Clínica de Psicologia da Universidad de Granada no programa de Neuropsicologia del daño cerebral; Anteriormente: Psicólogo no Centro de Psicología y Neuropsicología RC de Granada (1997-2008). Psicólogo colaborador da Asociación Granadina de Familias para la Rehabilitación del Daño Cerebral (AGREDACE) nos programas de Rehabilitacão Neuropsicológica infantil e de adultos (2003-2007). Tutor de estágios de Licenciatura e Mestrados de Psicología (2002-2008); membro do grupo de investigacão CTS-581 (Neuropsicología Y Psiconeuroinmunología Clínicas) e do Centro de Investigación Cerebro, Mente y Comportamiento de la Universidad de Granada; Orador do I Congresso Internacional de Neuropsicologia [Novos e Velhos Paradigmas], realizado em 24 de Novembro de 2012 no Porto pelo Instituto Português de Psicologia.

André Baptista, Dr.

Informação brevemente disponível.

Enrique Vázquez-Justo

Enrique Vázquez-Justo, Professor Doutor

Doutorado em Neuropsicologia; Diretor do Instituto de Neuropsicologia da universidade Portucalense; Director do Policlínico Ebâm (Espanha);Fundador e Diretor do Departamento de Docência e Investigação da Fundación INGADA (Instituto Gallego del Trastorno por Déficit de Atención y Trastornos Relacionados); Neuropsicólogo na Clínica INSPSIC; Membro do Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia; Coordenador Científico da Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica: do Diagnóstico ao Tratamento; Presidente do I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências – Novos e Velhos Paradigmas organizado pelo Instituto Português de Psicologia.

Francisco López Muñoz, Professor Doutor

Licenciado en Medicina y Cirugía por la Universidad Complutense de Madrid y especialista en Medicina Farmacéutica. Es Doctor en Medicina y Premio Extraordinario por la Universidad Complutense y Doctor en Lengua Española y Literatura por la Universidad de Alcalá. En la actualidad, es Profesor Titular de Farmacología, Director de la Escuela Internacional de Doctorado y Adjunto a la Consejería-Dirección de Profesorado de la Universidad Camilo José Cela. Asimismo es miembro del Instituto de Investigación Hospital 12 de Octubre de Madrid y del Portucalense Institute of Neuropsychology (INPP) de la Universidade Portucalense, Oporto. Es editor/autor de 24 tratados/libros y autor de más de 550 publicaciones científicas en el ámbito de la farmacología y las neurociencias, miembro de 35 comités editoriales, y Co-Editor-in-Chief de la revista Clinical & Experimental Pharmacology (Henderson, USA). Ha recibido numerosos premios a su labor investigadora y es Académico de Número de la Real Academia de Doctores y Académico Correspondiente de la Real Academia de Medicina y Cirugía de Cádiz.

Góis Horácio

Góis Horácio, Professor Doutor

Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO); Membro da Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia.

Margarida Sobral

Margarida Sobral, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Porto; Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Coimbra; Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia, pela Universidade do Porto; Graus de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecidos pela OPP; Psicóloga Clínica, Assessora da Carreira Técnica Superior de Saúde, no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos, Unidade Orgânica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Investigadora integrada no AgeingC, do CINTESIS e RISE; Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.

María Eugénia López

María Eugénia López, Professora Doutora

María Eugenia López es licenciada en Psicología por la Universidad Autónoma de Madrid (UAM) y doctora en Psicología (especialidad en Neurociencia) por la Universidad Complutense de Madrid (UCM). Además tiene formación en Psicología de la Emergencia (UAM), Neuropsicología (UCM) y Atención Temprana (UAM). Actualmente tiene un contrato posdoctoral Juan de la Cierva (formación) en la Universidad de las Islas Baleares (UIB).

Miguel Ángel Miguelez, Doutor

Psiquiatra da Unidade de Dano cerebral do Policlinico Êbam (Espanha).

Núria Paul Lapedriza, Professora Doutora

Neuropsicóloga do Grupo Hospital de Madrid (GHM) e da Unidad de Neurorrehabilitación del Hospital de Sanchinarro (GHM). Profesora do Departamento de Psiquiatría y Psicología Médica, Facultad de Medicina de la Universidad Complutense. Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid. Profesora do Máster en Neuropsicología Cognitiva e do Máster de Neuropsicología Infantil da Facultad de Psicología de la Universidad Complutense. Investigadora em diferentes projectos de investigação financiados por Obra Social de Caja Madrid, Ministerio de Ciencia y Tecnología, Fundación Médica Mutua Madrileña, IMSERSO y Mapfre Medicina, tanto no âmbito da neuropsicología como no da terapia com familias de pacientes con dano cerebral ou no da neurorehabilitação.

Sara Fernandes, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Pós-graduada e Doutorada em Neuropsicologia Clínica. Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Universidade Portucalense. Áreas de interesse: Envelhecimento normativo e patológico; Dano Cerebral Adquirido; Reabilitação Neuropsicológica; Qualidade de Vida e Bem-Estar. Para além da formação académica: (Fevereiro 2012) Unidad de Daño Cerebral del Hospital Aita Menni Bilbao (Espanha) (Unidade de Reabilitação Ambulatória e de Internamento); (2006/2007) Centro de Magnetoencefalografia da Universidade Complutense de Madrid, realizou trabalho de investigação relacionado com perturbações da memória, no âmbito da bolsa de doutoramento concedida pela FCT; Curso de Formação Pedagógica de Formadores (96 horas) pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional; Curso de Formação em Psicodrama Psicanalítico de Grupo pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo; Curso intensivo de 14 horas intitulado “Research and Aplications in Chronobiology”, nos dias 18 e 19 de Junho de 2001, ministrado pelo Professor James Waterhouse da Universidade John Moore em Liverpool U. K., organizado pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho; Publicações em revistas nacionais e internacionais com peer revew; Manual técnico da adaptação portuguesa do Teste de Stroop.

Yamisel Chong Espino, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela Universidade Santa Maria La Antigua e Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. Actualmente é Docente Coordenadora no Instituto Superior da Maia A nível de investigação, o principal interesse centrasse nas estratégias de avaliação e intervenção no âmbito da neuropsicologia clínica-adultos. Membro de Associações Profissionais/Científicas como: Sociedad Española de Neurologia, Consorcio de Neuropsicología Clínica-Espanha, Associação Nacional de Neuropsicologia - Portugal, Comité Científico e Membro Fundador.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Online

09, 16, 29 e 30 de novembro de 2024;

21 de dezembro de 2024;

11 e 25 de janeiro de 2025;

15 de fevereiro de 2025;

01, 15 e 29 de março de 2025;

12 de abril de 2025;

03, 17 e 31 de maio de 2025;

14 e 28 de junho de 2025;

12 e 26 de julho de 2025;

13 e 27 de setembro de 2025;

11 e 25 de outubro de 2025;

08, 22 e 29 de novembro de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração:  276 horas (200 horas síncronas + 76 horas assíncronas) + 264 horas (192 horas síncronas + 72 horas assíncronas)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Pós-Laboral (18h00 às 22h00) | Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

2,680.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
2,358.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
2,278.00 €

12 mensalidades

Normal
223.30 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
201.00 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar