Consigo nos projetos mais ambiciosos. Oportunidade 25% até 28/out

Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM TERAPIA DE CASAL

– Advanced Professional Program –

Especialização para Psicólogos

Acreditação

undefined

88 créditos

Patrocínio Científico

undefined

Formação Certíficada

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Livestream / Online -15 Out. 2022- JÁ CONFIRMADO!

Lisboa -29 Out. 2022- Inscrições Abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Lisboa: 09-10-2022 | - Livestream / Online: 09-10-2022

 

 

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“Recomendo bastante a especialização a quem queria aprofundar conhecimentos na área da sexualidade humana com um grupo de profissionais formadores de relevo. Formação muito rica, com conteúdos de enorme valor e bom aprofundamento teórico e também prático. Agradeço a cada formador/a as aprendizagens feitas e ao INSPSIC esta oferta tão interessante.”

Rita Castro

 

“Não podia estar mais satisfeita com a frequência do curso de dupla especialização em Terapia de Casal e Sexologia Clínica. Mesmo residindo a milhares de quilómetros de distância de Portugal (Canadá), consegui acompanhar as aulas como se fossem presenciais. A possibilidade de assistir a aulas gravadas quando não tinha oportunidade de assistir em direto é também uma grande mais-valia. Os formadores são excelentes, superexperientes e competentes nas suas áreas e sinto-me privilegiada por ter adquirido tantos valiosos conhecimentos ao longo de 1 ano, além da possibilidade de continuar a manter contacto com colegas e professores para networking profissional. Um bem-haja a todos!”

Ana Antunes

 

“A Especialização Avançada Pós-Universitária de Sexologia Clínica do Instituto Português de Psicologia foi sem dúvida uma mais-valia não só na minha formação profissional, mas também pessoal. Como médico de Medicina Geral e Familiar, sentia grandes lacunas de formação nesta área, em especial na vertente psicológica da abordagem da sexualidade. Este urso veio colmatar essa lacuna, embora reconheça a necessidade de me continuar a atualizar.”

João Antunes

 

“A Especialização Pós-Universitária em Sexologia Clínica superou as minhas expectativas, principalmente pela excelência multidisciplinar da qualidade dos docentes e pelos conteúdos abordados.”

Nuno Mendes

 

“O que mais me marcou desde o início, foi a atenção investida. Sempre com questionários, receção e atenção dos professores e funcionários em saber/fazer com que sintamos a vontade. Isso foi um marco indiscutível (que posso até ditar alguns nomes, mas, por medo de esquecer de alguém, prefiro não fazê-lo)! Apenas, como sugestão, gostaria que tentassem ao longo, investir em aulas mais dinâmicas com muitas práticas, pois, para além de massificarmos mais os conteúdos e conhecimentos obtidos, tornaria as longas horas de estudo em aula mais interessantes (algumas aulas foram assim e não deixaram a desejar em nada). Contudo, me sinto honrada em vir de meu Pais para tal e poder usar tanto neste quanto no meu essa formação de amplo sucesso e satisfação! Obrigada eu por tudo.”

Priscilla Bocafoli

 

“Para mim, a dupla pós-graduação foi muito enriquecedora porque atualizei os meus conhecimentos, lidei com um grupo de docentes de alta qualidade e diferente do da minha formação e consegui melhorar o meu desempenho profissional.”

Rita Torre

 

" A Dupla Especialização Avançada Pós-Universitária de Terapia de Casal & Sexologia Clínica foi, enquanto médica de interna de Psiquiatria, útil no sentido de fornecer conhecimentos e estratégias adequadas para abordar/investigar questões que por vezes ficam por esclarecer e que têm impacto na evolução clínica dos doentes."

 

"Esta Dupla Especialização foi uma boa opção para contactar com diversas temáticas das áreas em questão, seja em termos teóricos seja em termos de práticas realizadas, contando com o testemunho de profissionais com elevada experiência. Como mais-valia, realço o facto de as sessões serem dinamizadas por profissionais de várias áreas da saúde, não só mental, o que ajuda a conhecer melhor os diferentes contextos e práticas que se relacionam com a dimensão da Sexologia e da Terapia de Casal."

Miguel Oliveira

 

“O curso de tcc casal e sexologia, na prática da psicoterapia, que agora realizámos, é uma modalidade central na prática da psicologia, e uma mais-valia para a aprendizagem de formas de intervenção nestes temas e problemáticas. Um contributo na nossa formação, científico e técnico.”

Maria Constança Moura e Casas

 

“Considero que a especialização avançada em Terapia de Casal e Sexologia Clínica permite uma maior abertura de interesse e alcance teórico de temas que não são abordados em contexto académico inicial. Constitui-se um bom ponto de partida para garantir a certeza da motivação para realizar formação numa das Sociedades. A qualidade célere dos docentes aliado ao bom ambiente do grupo de alunos, fez com que esta especialização se tornasse numa mais-valia a nível profissional, mas também pessoal. Foi um ano de grande informação teórica, mas também com uma grande componente prática com a discussão de casos e a realização de trabalhos de grupo. Muito obrigada pela oportunidade!”

Mariana Pinho

 

“A dupla especialização permitiu-me aprofundar conhecimentos na minha área académica. Apesar de não ter conseguido acompanhar muitas das aulas devido ao meu horário de trabalho, consegui visualizar as gravações de forma atenta e fiquei muito contente tanto com o corpo docente, como com os conteúdos lecionados. A relação que o corpo docente conseguiu construir através das plataformas online foi de louvar, bem como a clareza na transmissão de conhecimentos. A meu ver, toda a informação partilhada foi pertinente para o percurso profissional de um terapeuta sexual."

 

Obrigada INSPSIC pela oportunidade de tanta aprendizagem, crescimento profissional e pessoal. A Dupla Especialização Avançada Pós-Universitária em Terapia de Casal e Sexologia Clínica,  foi de grande valia para mim,  pois aprofundou meu conhecimento e abriu um leque enorme de métodos que poderão ser aplicados tanto para qualidade de vida do ser humano desde o autoconhecimento a seus relacionamentos.

Foi uma rica troca de experiências e um aprendizado maravilhoso com dinâmicas, casos clínicos , troca de vivências e simulações.

Aprendemos a desenvolver técnicas que com certeza, serão de muito sucesso quando aplicadas na prática clínica. Quem ganha são as pessoas que terão mais qualidade de vida e serão mais felizes .

Gabriela Sivini

 

VER MAIS

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

António Santos Pereira

António Santos Pereira, Dr.

Médico especialista em psiquiatria; 25 anos de docência na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Socio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e membro da sua comissão de ensino; Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SPCIPCOD). É terapeuta conjugal, com participação em variadíssimas ações de formação nesse domínio. Autor dos livros "Até que a sorte nos separe" e "Este medo sem sentido", da Ambar. Autor de centenas de trabalhos científicos, publicações, comunicações e conferências; Diretor Clínico do Centro Clínico e de Formação Psicológica; Consultor Clínico da Clínica da Saúde.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

A Terapia para Casais tem como principal finalidade, permitir ao casal adquirir uma noção clara dos problemas que afetam a relação, das necessidades que têm, analisar as hipóteses de conciliação e, caso existam, tentar encontrar meios facilitadores para o restabelecimento de uma relação satisfatória.

A pressão do quotidiano, acrescida do facto das expectativas e ambições individuais, muitas vezes, não coincidirem no casal, conduz ao desgaste da relação. É neste aspeto que a terapia de casal pode prestar uma preciosa ajuda: criar oportunidades para que no casal haja o conhecimento, a compreensão, e a integração destes desejos e ambições pessoais, numa vida partilhada.

Este tipo de encontro (terapia para casais) é mais facilmente conseguido com a ajuda de um terapeuta de casal com elevado grau de especialização.

Na consulta de terapia para casais, um profissional competente atende o casal em conjunto, ouvindo as razões de ambos, com o objetivo de criar alternativas, catalisar afetos e facilitar interações. O casal constitui-se como cliente único na sua apresentação, estrutura e dinâmica. A experiência da Terapia de Casal visa o “crescimento” de cada um dos conjugues e da relação entre os dois.

Foi constituído um painel de formadores especialistas nos pressupostos da intervenção em casal, conhecimentos científicos teóricos e empíricos na avaliação e modelos de intervenção, bem como uma reconhecida e vasta prática profissional com casais.

 

Objetivos gerais

Adquirir conhecimentos e saber fazer imprescindíveis à concetualização, avaliação clínica e intervenção no domínio da sexologia clínica.

 

Metodologia de avaliação

Produção de estudo de caso.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Hospitais e clínicas;
  • Entidades publicas e privadas nos domínios da saúde e Educação;
  • IPSS;
  • Consultório;
  • Apoio especializado às problemáticas associadas à sexualidade;
  • As saídas profissionais passam também pela prevenção (planeamento familiar; educação sexual), promoção da saúde sexual (grupos de risco), tratamento (clínicas, hospitais, centros de saúde, etc.) e reinserção (Estabelecimentos Prisionais, Apoio á Vítima, Assessoria a Tribunais, etc).

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Intimidade, desejo e diferenciação

  • Contributos da intimidade e sexualidade para a satisfação no casal ao longo da vida –propostas teóricas e investigação internacional
  • Dados empíricos nacionais sobre intimidade, desejo e diferenciação
  • Implicações clínicas para a terapia de casal, individual, familiar e sexologia clínica
  • Aplicação prática através de estudos de caso

Módulo 2 - Casal, intimidade e relações sexuais

  • Apresentação do conteúdo do módulo
  • Identificação de experiência profissional e expectativas relacionadas com o tema
  • Contributos da intimidade e sexualidade para a satisfação no casal ao longo da vida –propostas teóricas e investigação
  • Enumerar e discutir possíveis estratégias de abordagem da intimidade e disfunção sexual no casal
  • Apresentação e discussão de casos clínicos
  • Síntese e encerramento da sessão

Módulo 3 - Resposta sexual humana. Planeamento familiar

  • Resposta sexual humana
  • Planeamento familiar
  • Inibidores da ovulação; Inibidores da fertilização; Inibidores da implantação; Contraceção no masculino

Módulo 4 – Psicofarmacologia

  • Apresentação do conteúdo programático
  • Analisar e sistematizar a informação da literatura sobre a etiologia, fatores de risco e abordagem da disfunção sexual
  • Analisar a depressão, ansiedade e psicose como fator de risco major de disfunção sexual
  • Enumerar possíveis estratégias de abordagem da disfunção sexual induzida pelos psicofármacos
  • Apresentação e discussão de casos clínicos
  • Síntese e encerramento da sessão

Módulo 5 - Perturbação de identidade de género e conjugalidade

  • Apresentação do conteúdo do módulo
  • Identificação de experiência profissional e expectativas relacionadas com o tema
  • Conceitos básicos de sexo e género
  • Identidade de género
  • Papel de género
  • Identidade sexual
  • Conceito de transgenderismo ou espectro transgénero
  • Definição de perturbação Identidade de género /disforia de género/transsexualidade
  • Classificação DSM IV, DSM-5, ICD10
  • Quadro Clínico e sua prevalência
  • Etiologia (teorias biológicas e psicológicas)
  • A vivência da disforia de género e impacto psicossocial e Comorbilidades psiquiátricas
  • Intervenção terapêutica segundo linhas orientadoras de 7th ed.  Standards of Care, 2011 (The world Professional Association for Transgender Health  (WPATH)
  • Avaliação e diagnóstico
  • Processo de transição sexual
  • Aconselhamento e psicoterapia
  • Discussão de casos clínicos
  • Lei n.º 7/2011, de 15 de Março sobre a mudança de sexo em Portugal
  • Discussão das reivindicações atuais LGBT de autodeterminação e mudança da lei
  • O casal transgénero e a vivência da sexualidade
  • Abordar/explorar em psicoterapia:
    • estratégias de revelação
    • disforia e negociação de limites
    • questões colocadas pela transição sexual
  • Desenvolvimento de orgulho trans intrafamiliar ou social
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo

Módulo 6 - Desenvolvimento da identidade não-heterossexual

  • Apresentação dos participantes. Introdução pelo docente – temas a tratar: Género: masculino, feminino?
  • Exercício sobre Género
  • Exercício sobre orientação sexual e discussão sobre o mesmo
  • Sistematização dos dois exercícios pelo docente
  • Exercício sobre Género 2
  • Exercício sobre orientação sexual 2 e discussão sobre o mesmo
  • Sistematização dos dois exercícios pelo docente

Módulo 7 - Perturbações da preferência sexual (Parafilias)

  • Apresentação dos conceitos, das suas modificações. Como são encaradas atualmente
  • Algumas projeções futuras
  • Definição das entidades nosológicas e suas fronteiras
  • A partir duma definição reconhecida, partir para as caraterísticas clínicas e formas de apresentação
  • Avaliação e contextualização do comportamento parafílico. Tentar definir zonas de clivagem entre os dois tipos de situações
  • Modelos de avaliação e tratamento das parafilias
  • Síntese do módulo e dos conhecimentos consolidados

Módulo 8 - Terapia sexual/de casal – clínica pluridisciplinar

  • Apresentação do Formador, principais aspetos da formação pessoal e experiência profissional
  • Apresentação dos objetivos e conteúdos do módulo
  • Levantamento de expectativas
  • Identificação de conhecimentos pré-existentes e experiência
  • Modelo de Sbrocco e Barlow
  • O papel das estruturas cognitivas e emocionais nas dificuldades sexuais
  • Objetivos, entrevista clínica, aspetos da avaliação clínica pluridisciplinar
  • Terapia Sexual: intervenção e desafios em dificuldades específicas
  • Intervenção clínica pluridisciplinar nas dificuldades sexuais e no casal
  • A abordagem específica nas dificuldades do casal
  • Apresentação e discussão de casos clínicos
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo

Módulo 9 - Disfunções sexuais: aspetos clínicos, diagnóstico e tratamento pluridisciplinar

  • Perturbações sexuais: definição, descrição e sistemas de classificação
  • Avaliação das disfunções sexuais: Objetivos da avaliação; O processo de avaliação; O contexto da avaliação; Métodos de avaliação
  • Modelos de conceptualização pluridisciplinar das disfunções sexuais
  • Modelos de intervenção terapêutica empiricamente validados; Estudos relativos à eficácia terapêutica das terapias sexuais

Módulo 10 - Sociodrama de casal

  • Introdução teórica ao Psicodrama
  • O Sociodrama versus Psicodrama. Aspetos elementares
  • Introdução ao Sociodrama de Casal
  • Patologia de Vínculo
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo

Módulo 11 - O casal perante a infertilidade. O casal perante a gravidez

  • Apresentação dos objetivos, conteúdos e referências bibliográficas do módulo
  • Levantamento de expectativas
  • Mecanismos de adaptação à gravidez
  • A adaptação da imagem corporal
  • Das dificuldades às disfunções sexuais
  • Mitos, crenças e atitudes socias opressoras da sexualidade nesta fase
  • Fatores terapêuticos: psico-educacional, comunicacional e cognitivo-comportamental
  • Outras modalidades terapêuticas
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo. Esclarecimento de questões adicionais

Módulo 12 - Sexualidade e dependências

  • Levantamento de conhecimentos e experiência prévia na área
  • Mitos e preconceitos
  • Dificuldades de investigação
  • Ação do ponto de vista farmacológico
  • Especificidades de ação de diversas substâncias na sexualidade álcool, nicotina, cannabis, opiáceos (metadona), cocaína, MDMA, anfetaminas, alucinogénios e Novas substâncias psicoativas
  • Compreender a iatrogenia
  • Pistas de avaliação
  • Estratégias de intervenção
  • Dependências, sexualidade e sociedade atual (prostituição, HIV, orientação sexual, …)

Módulo 13 - Conjugalidade, sexualidade e envelhecimento

  • Resposta sexual humana (pós-menopausa e pós “andropausa”); as mudanças sexuais e vida sexual ativa no envelhecimento
  • Envelhecimento emocional: determinantes socio culturais; menopausa; estudo de caso; “andropausa”; testemunhos
  • Pistas de avaliação; estratégias comunicacionais; estratégias de intervenção

Módulo 14 – Cibersexo

  • Apresentação dos formandos e formador
  • Apresentação dos objetivos e conteúdos do módulo; Levantamento de expectativas; Identificação de conhecimentos pré-existentes e experiência
  • Identificar valores, estereótipos e preconceitos associados ao cibersexo; explorar conhecimentos e valores individuais relativos ao comportamento sexual na internet
  • Definição e características do cibersexo, modelos explicativos:  Modelo triplo A de Cooper; Modelo ACE de Young
  • Critérios de diagnóstico do DSM V para comportamentos sexuais na internet
  • Novas práticas sexuais no uso da internet (app; ciberbullying; sexting; grooming;…)
  • Lei do cibercrime e Convenção de Lazarote
  • Sinais e sintomas da dependência sexual
  • Escalas e Questionários de avaliação clínica pluridisciplinar
  • Guidellines ao nível farmacológico na intervenção das dependências sexuais e comorbilidades
  • Implicações para a relação de casal e estratégias de intervenção pluridisciplinar
  • Modelo cognitivo-comportamental e componentes motivacionais de intervenção na adição á internet segundo Kimberl y Young
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo

Módulo 15 - Casal e rede social

  • Apresentação dos objetivos, conteúdos e referências bibliográficas do módulo
  • Levantamento de expectativas
  • Ampliar a perspetiva de estudo da sexualidade humana: análise crítica da sexualidade. A importância da rede social
  • Fatores terapêuticos transdisciplinares
  • Exercícios de análise crítica de discursos
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo

Módulo 16 - Conjugalidades não normativas. Parentalidades

  • Questionamento sobre familiaridade versus. desconhecimento com/ destas realidades de vida por parte dos/as formandos/as
  • Reflexão inicial sobre razões fundamentais para o conhecimento e para a intervenção com estas realidades de vida
  • Exploração e desconstrução de estereótipos e atitudes negativas face ao desenvolvimento de identidades não normativas – heterossexismo
  • Sistematização de dados relativos às repercussões sociais, relacionais e pessoais da discriminação sexual e de género
  • Tipos de conjugalidades/ relacionamentos não normativos e suas variações
  • Temáticas de sensibilidade cultural e profissional face às realidades de vida em análise
  • Recursos e temáticas consideradas mais relevantes no âmbito da sessão
  • Integração pessoal e relacional dos objetivos do Módulo
  • Avaliação da Sessão

Módulo 17 - Conjugalidade e sexualidade na deficiência física e na doença crónica

  • Apresentação dos objetivos, conteúdos e referências bibliográficas do módulo
  • Levantamento de expectativas
  • Identificação de necessidades, conhecimentos e experiências prévias
  • Do corpo normativo ao corpo alterado
  • Mecanismos de adaptação à deficiência física/doença crónica
  • A reconstrução da imagem corporal
  • O Modelo Cognitivo-Afetivo de Barlow, o Círculo Psicossomático da Resposta Sexual de Bancroft, o Modelo Alternativo de Basson
  • Das dificuldades às disfunções sexuais
  • O que avaliar? Contexto relacional, capacidades orgânicas residuais, comportamentos e cognições afetivo-sexuais
  • Mitos, crenças e atitudes socias opressoras da sexualidade nesta população
  • Readaptação conjugal e reabilitação sexual
  • Fatores terapêuticos: psico-educacional, comunicacional e cognitivo-comportamental
  • Aplicação do Modelo PLISSIT na deficiência física/doença crónica: do aconselhamento à terapia sexual
  • Outras modalidades terapêuticas: farmacológicas e cirúrgicas
  • Resumo e consolidação dos conteúdos do módulo.  Esclarecimento de questões adicionais

Módulo 18 - Sociedade atual: impacto no casal e na sexualidade

  • Apresentação dos conteúdos e objetivos do módulo
  • Apresentação do grupo e levantamento de expectativas
  • Ampliar a perspetiva de estudo da sexualidade humana: análise crítica da sexualidade
  • Coordenadas do pensamento contemporâneo: a) mudanças paradigmáticas no pensamento contemporâneo ocidental (Pós-Estruturalismo; Teoria Crítica
  • Construcionismo Social; tendências atuais no estudo da sexualidade); b) modos contemporâneos de subjetivação (contributos de Foucault, Deleuze, Lacan; Butler; Teoria Queer)
  • Sexualidade, a cultura e os media: a) estado da arte da investigação científica; b) sexualização da cultura (Cidadania sexual); c) intencionalização da sexualidade na publicidade e marketing
  • Exercícios de análise crítica de discurso de vídeos comerciais, música pop, publicidade e notícias de jornais
  • Sexualidade, a cultura e as artes: referência a artistas e obras de arte significativas (cinema; artes visuais; música; artes performativas; literatura)
  • Uso da arte terapia nas intervenções de casal e na sexualidade: a) arte-terapias, noções breves; b) exercícios práticos exemplificativos

Módulo 19 - Exercícios práticos. Discussão de casos

  • Levantamento de necessidades de esclarecimento de dúvidas e supervisão
  • Apresentação e discussão de casos clínicos, no âmbito da sexualidade e Terapia de Casal, tendo por base a sistematização de conteúdos como: Comunicação Humana, Intimidade, Relação de casal, ...
  • Avaliação da sessão

CORPO DOCENTE

Ana Aroso, Dra.

Médica especialista em ginecologia obstetrícia; Diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Póvoa; Voluntária da Associação para o Planeamento Familiar (APF).

Ana Luísa Gomes

Ana Luísa Gomes, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia pela Universidade de Aveiro.

Especialista em Psicologia Clínica, Psicoterapia e em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Português. Terapeuta Sexual acreditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. É investigadora do Grupo de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) do Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CPUP-FPCEUP), onde se dedica ao estudo da sexualidade masculina e feminina, saúde sexual em doentes com cancro e intervenção clínica. Tem vasta experiência clínica em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Sexual. Tem experiência docente e formativa na área da Psicologia Clínica e Sexologia Clínica. É autora de diversas publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica e de diversos trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais. Colabora como revisora convidada de diversas revistas científicas internacionais.

Ana Maria Moreira , Dra.

Informação brevemente disponível.

António Santos Pereira

António Santos Pereira, Dr.

Médico especialista em psiquiatria; 25 anos de docência na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Socio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e membro da sua comissão de ensino; Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SPCIPCOD). É terapeuta conjugal, com participação em variadíssimas ações de formação nesse domínio. Autor dos livros "Até que a sorte nos separe" e "Este medo sem sentido", da Ambar. Autor de centenas de trabalhos científicos, publicações, comunicações e conferências; Diretor Clínico do Centro Clínico e de Formação Psicológica; Consultor Clínico da Clínica da Saúde.

Armando F. Pinho, Mestre

Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica (IEP –Universidade do Minho); Licenciado em Teatro (ESMAE- IPP); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP; Especialização Avançada em Psicoterapia e Sexologia pela OPP (Cédula Profissional nº 10570).

Exerce funções como Docente na Universidade Lusíada do Porto, desde 2001, onde orientou estágios curriculares na área da Psicologia Clínica e da Saúde. Psicólogo no Serviço de Psicologia e Orientação da ESFH, em Guimarães. Desde 1996, exerce prática clínica privada e colabora com diferentes instituições, onde desenvolve projetos de interface entre psicologia e arte. Anteriormente, foi Psicólogo Clínico na Comunidade Terapêutica de Adaúfe (Cooperativa de Solidariedade Social Sempre a Crescer). Investiga nas áreas do self/identidade, construcionismo social, psicologia performativa e psicopatologia do desenvolvimento.  

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente na Universidade Lusófona do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro é membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Sexlab) e investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), e do HEI-Lab da Universidade Lusófona. É autora de trabalhos científicos na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness.

Francisco Allen Gomes, Dr.

Psiquiatra, foi chefe de serviço de psiquiatria e responsável pela consulta de sexologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra até à sua aposentação em 2001. É sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) da qual foi sócio fundador e presidente dos primeiros corpos gerentes. Tem a medalha de ouro da Federação Europeia de Sexologia e a medalha de mérito da Ordem dos Médicos. Coordenou, com Afonso de Albuquerque e Silveira Nunes. os livros “Sexologia Clínica” e “Sexualidade e Cultura” publicadas pela SPSC em 1987. Durante 10 anos, foi responsável, em colaboração com Carlos de Oliveira, por um Curso de Introdução à Sexologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Tem colaborado em dezenas de cursos pós-graduados na área da sexologia, das quais destaca os cursos de terapeutas sexuais da SPSC e os cursos de “Introdução à Sexologia Clínica”, da sua inteira responsabilidade, no âmbito da formação pós-graduada em psiquiatria do Hospital Magalhães de Lemos. Publicou mais de 70 trabalhos científicos e 40 artigos de divulgação. É autor de dois livros: “Sexualidade Traída – Abuso Sexual Infantil e Pedofilia” (em colaboração com Tereza Coelho) e “Paixão, Amor e Sexo".

Graça Santos, Dra.

Informação brevemente disponível.

Joana Sequeira

Joana Sequeira, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica Narrativa, (Tema de Tese Mudança e Processo Terapêutico Contributos para a clínica e investigação sistémicas) FPCE- Universidade de Coimbra Licenciada em Psicologia (especialização Clínica Sistémica) FPCE - Universidade de Coimbra Mestre em Psicologia Clínica FPCE - Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra (regência e docência das UCS: 1º Ciclo - Psicologia da Família, Introdução às Terapias Familiares Sistémicas, 2º ciclo: Psicopatologia Familiar, Contextos de Intervenção Sistémica) Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Clínica no Instituto Superior Miguel Torga. Docente Supervisora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Terapeuta Familiar e de Casal. Membro da Ordem do Psicólogos Portugueses Membro Integrado do CEPESE.

Jorge Cardoso, Professor Doutor

Psicólogo Clínico, doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar - Universidade do Porto. Possui o grau de Especialista em Psicologia Clínica, pelo Ministério da Saúde, tendo exercido atividade clínica no Hospital Júlio de Matos até 2008. É Professor Associado no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. É membro da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Terapeuta Sexual creditado pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. É membro da direção da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Realiza investigação nos domínios da Sexualidade Humana, Psicologia da Saúde e Psicologia da Reabilitação, sendo docente convidado em diversos mestrados e pós-graduações nestas áreas. É autor de vários artigos e capítulos de livros, bem como do livro Sexualidade e Deficiência (Ed. Quarteto, 2006).

Luana Cunha Ferreira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Família (Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa ); Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Serviço de Apoio à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (desde 2008); Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (com supervisão); Investigadora na área da intimidade e desejo sexual dos casais portugueses, com o apoio da FCT (Projeto Intimidades); Colaboradora do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa; Colaboração com diversas instituições ao nível da docência (Faculdade de Psicologia-UL, Universidade Lusófona, FMH); Experiência profissional no âmbito da formação parental, intervenção com crianças e jovens em risco e promoção da parentalidade positiva CAFAP (Associação Nós); Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP; dinamiza o blog Qualitativas, etc.; Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 13034); Supervisão de estágios OPP; Sócia fundadora e Vice-Presidente da Direção da Associação Casa Estrela do Mar.

Luciano Moura, Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Especialista em Psiquiatria pela Ordem dos Médicos; Fez o curso de Diretor em Psicodrama Moreniano da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, que concluiu em 1992; Apresentou à Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Psicodrama uma monografia intitulada “Psicodrama com Seropositivos”, o que lhe conferiu a nomeação de Sócio Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Mediante provas púbicas obteve o Grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar, na área profissional de Psiquiatria; Exerceu atividade no Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João no Porto. Dirigiu vários grupos de psicodrama nessa instituição, desde 1990, nomeadamente um grupo específico de doentes Psicóticos, outro de Perturbações do Comportamento Alimentar, dois heterogéneos relativamente às patologias, um grupo específico de Seropositivos, um grupo de Psicodrama com Crianças, um de Psicodança e um outro de Perturbações de Pós-Stress Traumático. Dirige, a título eventual, psicoterapia psicodramática de casal e individual; atualmente desenvolve atividades no âmbito das Psicoterapias no Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João e dirige dois grupos de Psicodrama (1. doentes psicóticos; 2. patologias variadas); Psicodrama Individual (sob marcação); Sociodrama de Casal (sob marcação); É também médico no Sector privado da Saúde, atende em consulta, dirige dois grupos de Psicodrama com periodicidade semanal e, por marcação, Psicodrama de Casal; No âmbito da AIP – RB (Associação Ibérica de Psicodança – Rojas Bermúdez) dirige um grupo terapêutico de Psicodança, em sessões mensais, num horário de 6 horas, em Lisboa; Exerce atividades de formação e de supervisão da Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Faz parte da Comissão de Ensino desta Sociedade; Dirige periodicamente grupos de Sensibilização ao Psicodrama para alunos universitários, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais; Dirigiu Workshops para alunos de Terapia Ocupacional sobre Máscaras em Psicoterapia; Faz parte do “Council” da FEPTO (Federation of European Psychodrama Training), tendo assumido a presidência do Comité de Ética desta associação; Foi autor e coautor de trabalhos publicados nas revistas “Psiquiatria Clínica”, “O Médico” e “Psicodrama”.

Manuela Moura, Dra.

Informação brevemente disponível.

Maria Manuela Peixoto

Maria Manuela Peixoto, Professora Doutora

Licenciada e Mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho. Mestre em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na temática da sexualidade. Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Sexologia, reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Terapeuta Sexual acreditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Experiência clínica em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental com Adultos e Terapia Sexual. Experiência docente e formativa na área da Avaliação e Intervenção Psicológica e Comportamento Sexual Humano. É membro do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo das Universidades Lusíada, autora de diversas publicações em revistas internacionais com revisão por pares.

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professora Doutora

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Docente da Universidade Lusíada do Porto. Orientadora de estágios na Universidade Lusíada do Porto.

Milice Ribeiro da Silva

Milice Ribeiro da Silva, Dra.

Psicóloga, terapeuta familiar. Formadora e supervisora na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Foi Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto (1985-2010) e Professora Convidada na Faculté de Psychologie et Sciences de L’ Éducation da Universidade de Nanterre, Paris X e na Université René Descartes, Paris V (2000-2010); Coordenou e participou em vários projetos de investigação europeus e nacionais. Foi membro do grupo 15 do RIF, Réseau d’Institutions de Formation da Comunidade Europeia (Task Force); Integra a equipa de avaliação dos programas de Educação Parental no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Comissão Nacional de Proteção às Crianças e Jovens em Risco, o Instituto da Segurança Social, Universidades e Politécnico (2007-2009); Pertenceu aos corpos diretivos da APF, Associação para o Planeamento Familiar, AIFREF, da Association Internationale de Formation et Recherche en Éducation Familiale, do IEDPE, Institut Européen pour le Développement des Potentialités de Tous les Enfants e da SPTF, Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Autora do programa Escola de Pais Parentalidades desenvolvido pelo Centro de Intervenção Pedagógica da Escola Superior de Educação; Autora de vários livros e artigos.

Susana Cardoso

Susana Cardoso, Mestre

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, 1987. Mestrado em Psicologia, área do Comportamento Desviante, Toxicodependência, realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, 2004. Terapeuta Familiar, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, em 1996; Formadora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Diretora de Psicodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama, em 1995; Formação em Sexologia Clínica (Universidade de Salamanca), em 1992. De Agosto de 2010 até Julho de 2018 exerce a função de Diretora na Comunidade Terapêutica do Norte - Ponte da Pedra, ARS Norte, IP. Atualmente é Psicóloga Clínica (Carreira de Técnico Superior da Saúde – Assessora) no CRI Oriental, Equipa de Tratamento do Porto Oriental (DICAD/ARS Norte, IP). Foi Psicóloga nos serviços de tratamento de toxicodependentes e outras dependências desde 1989: no CAT de Cedofeita (1989/1995), no CAT de Gaia (1991/2006), na Comunidade Terapêutica do Norte - Ponte da Pedra (2006 e 2018). Entre 2004 e 2011 foi docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Lisboa

Livestream / Online Porto

29 de outubro de 2022;

19 de novembro de 2022;

03 e 17 de dezembro de 2022;

14 e 28 de janeiro de 2023;

11 e 25 de fevereiro de 2023;

11 e 25 de março de 2023;

15 e 29 de abril de 2023;

13 e 27 de maio de 2023;

17 de junho de 2023;

01, 15 e 29 de julho de 2023.

15 e 29 de outubro de 2022;

12 e 26 de novembro de 2022;

10 de dezembro de 2022;

07 e 21 de janeiro de 2023;

04 e 18 de fevereiro de 2023;

04 e 18 de março de 2023;

15 e 29 de abril de 2023;

06 e 27 de maio de 2023;

03 e 17 de junho de 2023;

08 de julho de 2023.

15 e 29 de outubro de 2022;

12 e 26 de novembro de 2022;

10 de dezembro de 2022;

07 e 21 de janeiro de 2023;

04 e 18 de fevereiro de 2023;

04 e 18 de março de 2023;

15 e 29 de abril de 2023;

06 e 27 de maio de 2023;

03 e 17 de junho de 2023;

08 de julho de 2023.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 176 horas (116 horas presenciais + 60 horas não presenciais)

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

INVESTIMENTO

Consigo nos projetos mais ambiciosos

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,350.00 € 1,012.50 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-25% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,012.50 € + 20.00 €

12 mensalidades-20% desconto

Normal
90.00 €

Oportunidade 25% até 28/out

 

 

Regulamento da Campanha "Consigo nos Projetos mais ambiciosos"


a.     Campanha Válida de 9 de Setembro a 28 de Outubro de 2022. Beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento.
Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição. 
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fracionadas (12 mensalidades).

b.    O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c.     O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;

d.    O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.

e.     O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha "Traga os seus amigos" (5% por cada amigo).

g.    Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos de 9/09/2022 a 28/10/2022, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h.     Vagas limitadas.

i. Código Promocional: projeto2223

 

CONHEÇA AGORA A OFERTA FORMATIVA QUE TEMOS PARA SI

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,350.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,188.00 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,147.50 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
112.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
101.30 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinasdas EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico;

(9) As ações de formação em regime presencial passam temporariamente a funcionar na modalidade de ensino à distância, atendendo à situação excecional do momento atual (pandemia). O normal funcionamento presencial das Especializações , prévio ao estado de emergência, retomará o seu curso logo que reunidas as condições que o permitam.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar

 

×