INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CUIDADOS PALIATIVOS
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CUIDADOS PALIATIVOS

– Advanced Professional Program –

 

Especialização para Psicólogos

Acreditação

undefined

99 créditos

Patrocínio Científico

undefined

Parceria

undefined

undefined

Formação Certíficada

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Online -30 Nov. 2024- 2ª Fase

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 28-11-2024

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“A especialização avançada em cuidados paliativos do INSPSIC é fantástica. Para além do conhecimento teórico e bases em cuidados paliativos, tem um corpo docente com muita experiência nesta área, contrariamente a outras formações do mesmo género. Cresci enquanto profissional de saúde, mas também enquanto pessoa. Tive a sorte de ter uma turma fenomenal, que foi partilhado histórias, vivências e dúvidas, o que nos permitiu a todos crescer…e enriqueceu a minha formação enquanto médica interna e também enquanto cidadã. Todos os que tenham a oportunidade de participar não pensem duas vezes.”

Margarida Gaudêncio

 

“A Especialização Avançada em Cuidados Paliativos do INSPSIC é fantástica. Tive conhecimento desta formação através da internet quando procurava uma pós-graduação em Cuidados Paliativos. Sou interna de Medicina Interna e admito que a formação académica nesta área ainda no ensino pré-graduado é muito deficitária. Perante a realidade quotidiana em que me deparo nas minhas enfermarias com doentes claramente com necessidades paliativas, procurei aprofundar conhecimentos nesta área…e cheguei a este curso. Tive a sorte de ter uma turma maravilhosa, com elementos que tal como eu, tinham um gosto especial por esta área e estão interessados em melhorar estes cuidados no futuro. Para além disso, felicito a coordenação pelo corpo docente escolhido - todos com formação especializada e sobretudo com experiência prática em Cuidados Paliativos. Outra das grandes vantagens desta especialização é a possibilidade de ser realizada ao fim de semana, o que facilita a logística no local de trabalho. Recomendo vivamente esta especialização a TODOS os colegas que gostem da área e que tenham interesse. Muito obrigada por tudo.”

 

"A quem pretende ampliar os seus conhecimentos, com vista à obtenção de competências no caso especial em cuidados paliativos, área de excelência no futuro dos cuidados de saúde, aconselho vivamente esta Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos. Há um bom plano curricular proposto e quero desde já deixar o meu maior agradecimento a todo corpo docente pela sua transmissão de conhecimentos ao longo desta minha formação de forma tão motivante a apaixonada.”

Paula Monteiro

 

“Estou muito feliz com todo o aprendizado recebido no INSPSIC. A Pós-Graduação em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos me proporcionou ampliar conhecimentos e ter uma visão mais científica e específica acerca do tema. Saí do Brasil para cursar a Pós-Graduação em Lisboa, pois já havia pesquisado alguns cursos, mas a grade e os professores do INSPSIC realmente fizeram a diferença para que eu pudesse escolher estudar nesta instituição. Acredito que a partir de agora poderei aplicar todo conhecimento e fazer a diferença na vida de todos os pacientes que precisarem de mim. Durante todo o curso tivemos aulas com professores maravilhosos, muito bem preparados e profundamente envolvidos com os Cuidados Paliativos, essa troca foi fundamental para que eu pudesse aprender e querer me aprofundar ainda mais no tema.”

Marina Alves Chaves Luzio Araujo

 

“A frequência da referida Especialização dotou-me de competências técnicas que até então não dominava. Indubitavelmente, fez-me crescer como pessoa. A oportunidade de privar com diversos profissionais em muito contribuiu para que terminada a jornada o sentimento de que todo o esforço valeu a pena impera.”

Cristiana do Nascimento

 

“Considero que esta pós-graduação de excelência, com formadores que praticam diariamente cuidados paliativos, não sendo apenas teóricos. Isto faz toda a diferença, serem formadores que conhecem a realidade e as problemáticas. Esta formação tem carácter muito prático e dinâmico e com a vantagem de ser presencial o que possibilita a interação e a partilha de experiências que entre os formadores e os formandos. Posso partilhar que me ajudou a integrar e a completar os meus conhecimentos quer teóricos e práticos, num espírito de muita partilha e de desenvolvimento interpessoal. Continuem a desenvolver formação de qualidade!”

Fátima Leal Seabra

 

“Com este curso posso afirmar, que me vai permitir abrir novos horizontes e colocar-me a para das novas tendências em cuidados paliativos. Foi um bom investimento, corpo docente com bastante experiência e saber. A turma bastante interativa, o que facilitou a troca de conhecimentos e aprendizagem. Por residir e trabalhar em Angola, só me deslocava para participar no curso, foi cansativo e exaustante, mas com certeza que voltava a fazê-lo. Parabéns ao INSPSIC e espero poder voltar a participar em outras formações.”

Vanessa Silva

 

“Curso muito bem estruturado, completo e profundo em relação ao objetivo. Fácil de frequentar e acompanhar os conteúdos. Excelência dos docentes. Foi muito útil para me capacitar na minha atividade profissional.”

Sofia Campos

 

“Considero a formação uma mais-valia para aquisição de conhecimentos na área dos Cuidados Paliativos.”

Olivério Ribeiro

 

"Formadores de renome e com experiência nos Cuidados Paliativos, juntamente com uma boa equipa do INSPSIC, resulta numa formação de qualidade"

Raquel Rocheta Alves

 

“Quando pensei ingressar na Especialização Avançada Pós-Universitária em Cuidados Paliativos imaginei um caminho de descoberta, provavelmente muito desafiante e trabalhoso. Não me enganei muito, mas sem dúvida que não podia ter sido de outra forma... Quando optei pelo INSPSIC, prendeu-se principalmente por dois aspetos: cronograma e corpo docente de referência. Alguns conteúdos foram uma agradável surpresa, tanto pela metodologia adotada, como pelo conhecimento transmitido por professores tão autênticos na sua forma de ser e estar. Aprendemos sempre pelo exemplo, sobretudo se for de excelência! Fica um imensurável sentimento de gratidão por tudo o que vivi ao longo do último ano, por sentir que hoje tenho outro olhar, mais crítico e atento, e confiar que assim também cuido melhor. Se tivesse de resumir em duas palavras este percurso diria: transformador e terapêutico. Bem hajam pela entrega e dedicação”

Maria João Castro

 

“Os médicos que ainda não tiveram oportunidade de frequentar Formação em Cuidados Paliativos têm ao seu dispor um bom curso, que abre novas perspetivas nomeadamente no tratamento da dor, na abordagem da ética em Cuidados Paliativos, da morte e do processo de morrer, assim como conhecer um pouco do excelente trabalho desenvolvido em algumas regiões do país, no âmbito dos Cuidados Paliativos Pediátricos.”

Maria José Varela Rebelo

 

"Esta Especialização Avançada Pós-Universitária para mim, veio esclarecer e ajudar em muitas questões, confrontadas diariamente na minha prática clínica. A necessidade de verdadeiras equipas atuarem em sincronia e sempre para o bem de todos."

 

“Quero agradecer ao Coordenador Científico pela disponibilidade e amabilidade que sempre manteve no decorrer do nosso curso. Devo realçar o quanto apreciei o nível de todo o corpo docente, assim como todo o ambiente vivido no INSPSIC. Asseguro que superaram as minhas expectativas ao tratar de forma tão apaixonada os cuidados paliativos. Finalmente quero agradecer a todos os colegas o companheirismo e boa disposição que, sábado após sábado, foram criando afinidades e, até, amizades.”

Isilda Costa

 

“Gostaria, ainda, de dirigir ao Professor Eduardo o meu profundo e sincero agradecimento, não apenas pelo modo como organizou esta formação, como pelo cuidado e sensibilidade que sempre demostrou ao longo de todo o percurso junto dos formandos, sem descurar a isenção e o rigor, mas também e, atendendo ao facto de partilharmos a mesma área profissional, pelo tanto que nos transmitiu e que me tocou particularmente, no que respeita à sua forma de estar e de intervir em psicologia clínica. Será, indubitavelmente, para mim, uma referência na nossa classe profissional, pelo que me sinto muito grata por o ter conhecido. Por último, e por acreditar que nada acontece por acaso, espero poder vir a pôr em prática o que adquiri com esta formação, ainda que esteja consciente das dificuldades em encontrar oportunidades em psicologia neste âmbito, mas não irei desistir. Vir a trabalhar em cuidados paliativos será um novo desafio que gostaria muito de abraçar e pelo qual irei lutar. Muito obrigada pela inspiração e por me ter ajudado a acrescentar valor, quer enquanto pessoa quer profissionalmente! Bem-Haja, Professor Eduardo...e até breve!”

Rita Almeida

 

"Na prática em saúde do século XXI e uma vez que as pessoas doentes são progressivamente mais complexas na sua orgânica e na sua psique acompanhando, expectavelmente a evolução do mundo (social, cultural, biológico, espiritual, psicológico,…) onde estão inseridas, faz sentido aprender a lidar com ciência e técnica a própria vida levando-a, numa viagem tão confortável quanto possível, a uma estação que lhe é naturalmente intrínseca, a morte. Notamos que a morte é universalmente institucionalizada e como tal vem bater-nos à porta dos consultórios, gabinetes, enfermarias, serviços de urgência. E é aí que entram os cuidados paliativos - vão acompanhar os doentes e respetivos cuidadores numa dimensão muito frágil(izante) da sua vida. Competências em Comunicação clínica, controlo sintomático, abordagem no luto e reconhecimento da individualidade são essenciais! A Especialização Avançada Pós-Universitária deu continuidade a um trabalho já feito previamente (com um estágio curricular) e permitiu dar aquele salto para praticar uma medicina de excelência, uma medicina real e que responde a necessidades reais e imediatas. Permitiu, também, conhecer a perspetiva de outros profissionais de saúde (nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros), também eles sedentos e ávidos de conhecimento, assim como a possibilidade de ouvir nomes ilustres dos Cuidados Paliativos em Portugal (e eles existem!). Globalmente foi uma experiência única, que recomendo vivamente (e que repetiria sem dúvida)."

Ricardo Fernandes

 

“Gostaria desde já de agradecer ao INSPSIC e a todos os docentes por toda a atenção dispensada ao longo de todo este último ano rico em conhecimento! Quando procurava onde aprofundar os meus conhecimentos nesta área, o cronograma apresentado nesta Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos correspondia a tudo o que queria. O corpo docente, por sua vez, validou ainda mais a minha escolha. Como Gerontóloga, tinha consciência da grandiosidade do desafio, o que, de facto, se confirmou. No entanto, o esforço valeu verdadeiramente a pena. Apesar das limitações que o ensino à distância pode, por vezes, causar, a metodologia adotada, a experiência e a dedicação de cada docente, assim como a disponibilidade constante do INSPSIC, facilitaram bastante a aprendizagem. Deste modo, aconselho todos os interessados nesta área a escolher o INSPSIC e reforço o meu profundo agradecimento a todos!”

Christiane Santos Marques

 

"A Especialização Avançada em Cuidados Paliativos foi uma oportunidade de aprendizagem de conhecimentos valiosos para a prática clínica. Permitiu o contacto com docentes com muita experiência no terreno e com elevada sensibilidade para o sofrimento da pessoa doente e seus familiares. Sendo da área da Psicologia, revelou-se de grande utilidade para olhar para a intervenção neste campo de uma forma mais abrangente e interdisciplinar. Tenho esperança que os cuidados paliativos cheguem cada vez a mais pessoas e que tal aconteça com recursos humanos bem preparados do ponto de vista pessoal e profissional. Muito obrigada pelo vosso contributo tão enriquecedor!"

Filipa de Morais Carolino

 

A Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos do INSPSIC vem preencher uma lacuna importante na formação pessoal, académica e profissional dos interessados pela área ou daqueles que já exercem a sua atividade profissional neste contexto. 

O corpo docente de excelência e o caráter multiprofissional dos alunos inscritos enriquecem enormemente as partilhas de conhecimento e de experiências. O impacto prático sente-se a cada aula assistida, na confiança crescente com que os inúmeros desafios caraterísticos dos Cuidados Paliativos são apropriados e geridos, e que, certamente, continuará a dar frutos para além do término da especialização. 

Encorajo vivamente a inscrição nesta pós-graduação!”

Sofia Santos

 

"Esta pós-graduação foi uma mais valia de um valor incalculável na forma como posso agora abordar os doentes e a família, o seu sofrimento e a sua angústia. Não só a nível profissional mas também a nível pessoal, na forma como encaro desafios, a vida e a morte. Na minha opinião, a disponibilidade e a dedicação de tempo são fatores essenciais na prática médica. A forma como comunicamos qualquer tipo de notícia, principalmente as más notícias, como ouvimos o outro e consideramos os seus medos. A nossa abordagem é a diferença entre uma pessoa estar doente, vulnerável, sentir-se abandonada, como se fosse mais um número, “mais um doente” e uma pessoa estar doente mas sentir-se acompanhada, sentir que não está sozinha, que existe alguém que se preocupa e que está a fazer todos os esforços para cuidar de si. Muito do que aprendi com os professores maravilhosos com os quais contactei ao longo do curso não consigo traduzir em palavras. A melhor palavra seria "Obrigada!”.”

Júlia Neves

 

“Antes de mais, gostaria de expressar a minha profunda gratidão pela oportunidade de ter participado nesta edição da Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos. Esta formação online mostrou-se extremamente benéfica, permitindo-me conciliar os meus compromissos profissionais e pessoais, ao mesmo tempo que aprofundava os meus conhecimentos numa área tão vital da medicina.

Os pontos fortes deste curso, para mim, incluíram a flexibilidade de ser online, permitindo-me assistir de vários locais, o alto padrão dos conteúdos apresentados, a interatividade nas sessões online e a capacidade de abordar casos reais e pertinentes, que enriqueceram imensamente a minha experiência de aprendizagem. Esta especialização não só ampliou a minha compreensão sobre os cuidados paliativos mas também me equipou com ferramentas práticas que tenho confiança em aplicar na minha prática clínica doravante.”

Sara Ribeiro

VER MAIS

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja, Professor Doutor

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de S. João. Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do Hospital de S. João (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do Hospital de S. João (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Esta Especialização Avançada Pós-Universitária é alicerçada numa dinâmica inovadora e atenta às realidades das exigências presentes e futuras dos profissionais que trabalham em cuidados paliativos. Nos últimos anos têm sido inúmeros os desafios que se têm colocado na prestação de cuidados aos doentes e suas famílias. Esta formação tem-se vindo a adequar a esses mesmo desafios, quer mantendo a sua matriz nuclear, quer sendo capaz de integrar os novos contributos que a ciência e a prática nos oferecem. A aposta numa reflexão profunda sobre como cada profissional lida com o seu próprio processo de morrer e nos cuidados paliativos pediátricos, mantêm-se como uma mais-valia desta Especialização Avançada Pós-Universitária. Os Cuidados Paliativos Pediátricos continuam a ser uma lacuna que necessita de ser debelada e, como tal, dedica-se-lhe uma respeitável organização e dedicação no plano curricular. É esta matriz, de cariz personalista, que faz com que esta formação tenha uma idiossincrasia equilibrada e ajustada aos novos desafios que continuam a emergir no oceano dos cuidados paliativos.

 

Objetivos gerais

Adquirir conhecimentos necessários ao diagnóstico, avaliação e intervenção em Cuidados Paliativos.

 

Metodologia de avaliação

Teste de produção curta ou seleção;

Trabalho Final;

Critério para aceder à avaliação: participação mínima de 75% da duração do curso.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Abordagem teórico-prática através do método expositivo; método interrogativo; métodos ativos/trabalho de grupo; Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Fornecimento de material didático e discussão de casos clínicos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Unidades/equipas de cuidados paliativos e/ou da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados;
  • Serviços de apoio às pessoas idosas (tais como, centros de dia e serviços de cuidados continuados e paliativos);
  • Setores interessados na promoção do envelhecimento ativo;
  • Serviços comunitários que apoiem a população em geral;
  • Participação na administração, gestão, direção ou coordenação de unidades de saúde e associações, unidades hospitalares, unidades de cuidados continuados integrados, de cuidados na comunidade e entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde especializados.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Reflexão sobre a morte e o processo de morrer

  • A ansiedade dos profissionais de saúde perante a dependência, a degradação física e a morte
  • Os medos do doente em fim de vida e como isso se reflete no profissional de saúde
  • A importância do bem-estar existencial no profissional de saúde

Módulo 2 - Princípios e filosofia dos cuidados paliativos. Sua integração no sistema de saúde

  • Princípios e Filosofia dos Cuidados Paliativos
  • Organização de serviços

Módulo 3 - Trabalho em equipa

  • Definição de equipa e grupo
  • Trabalho em equipa – pilar em cuidados paliativos
  • Tipos de equipa
  • Equipa interdisciplinar em cuidados paliativos
  • Princípios e eficácia
  • Equipa: Vantagens e problemas
  • Conflitos e resolução
  • Trabalho em equipa: Critérios de qualidade
  • Estudo: Caracterização do trabalho em equipa nas unidades de cuidados paliativos em Portugal
  • O que é a liderança
  • Diferenças entre o Gestor, o Administrador e o Líder
  • Diferenças entre o Chefe e o Líder
  • As teorias da liderança
  • Líder: os traços, os estilos e os comportamentos
  • As características de um bom líder
  • A árvore da liderança
  • A inteligência multifocal e a liderança
  • Líder: da competência pessoal à social
  • Líder: do presente-analítico à visão de futuro
  • Liderança: relações e tarefas
  • O círculo da liderança
  • Os níveis de liderança
  • A cultura de alto desempenho
  • Análise de casos

Módulo 4 - Sofrimento e intervenção psicológica em cuidados paliativos

  • Conceito de sofrimento no âmbito dos cuidados no fim de vida
  • Marco de intervenção interdisciplinar. O counselling como ferramenta básica
  • Intervenções psicológicas em Cuidados Paliativos

Módulo 5 - Controlo de sintomas

  • Princípios de avaliação do controlo de sintomas
  • Sintomas gastrintestinais
  • Sintomas respiratórios
  • Sintomas urinários
  • Controlo de sintomas em doentes não oncológicos
  • Delirium e sintomas neuropsiquiátricos
  • Dor
  • Prurido
  • Urgências em Cuidados Paliativos
  • Sedação paliativa
  • Últimas horas/dias de vida

Módulo 6 - Comunicação em cuidados paliativos

  • Princípios gerais da comunicação em Cuidados Paliativos
  • Comunicação com o doente e família
  • Comunicação de más notícias
  • Conspiração do silêncio
  • Trabalho prático

Módulo 7 - Espiritualidade e cuidados paliativos

  • Espiritualidade e religião, distinção e afinidades
  • Uma Espiritualidade a partir da fragilidade
  • Diagnóstico e necessidades espirituais em CP
  • O cuidador e o doente em CP - uma relação espiritual

Módulo 8 - Cuidados paliativos pediátricos

  • Cuidados Paliativos Pediátricos
  • CP Peri e Neonatais
  • Comunicação e Relação
  • Papel da Psicologia
  • A experiência parental
  • Papel do voluntariado
  • Ética em Fim de Vida nos Cuidados Paliativos Pediátricos

Módulo 9 - Luto e cuidados paliativos

  • O Processo de Luto
  • Intervenção no luto

Módulo 10 - Intervenção social em cuidados paliativos

  • Recursos sociais no apoio a famílias e doentes em condição paliativa
  • Recursos psicossociais pelos profissionais de saúde
  • Trabalhar a família com vista à capacitação

Módulo 11 - Cuidados paliativos domiciliários

  • Aspetos históricos dos Cuidados Paliativos Domiciliários
  • Cuidados Paliativos Domiciliários: valores, princípios e pressupostos
  • Modelos de organização dos Cuidados Paliativos Domiciliários
  • Princípios na organização de serviços e equipas de cuidados paliativos domiciliários

Módulo 12 - A dimensão ética em fim de vida

  • Princípios da Bioética: Autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. Sua aplicação em Cuidados Paliativos
  • Tomada de decisão em Cuidados Paliativos - Ética da Vulnerabilidade
  • Análise dos principais dilemas em Cuidados Paliativos: sedação, suspensão de terapêuticas inúteis, Testamento Vital

Módulo 13 - Investigação em cuidados paliativos

  • Fases do Processo de Investigação
  • Prática Baseada na Evidência: como elaborar uma revisão sistemática da literatura
  • Investigação Aplicada aos Cuidados Paliativos: limites, constrangimentos e oportunidades

Estágio (opcional) *

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

 

CORPO DOCENTE

Cândida Cancelinha

Cândida Cancelinha, Professora Doutora

Pediatra com competência em Medicina Paliativa..

Coordenadora da Equipa Intra-hospitalar e Domiciliária de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Pediátrico - ULS Coimbra.

Mestre em Cuidados Paliativos.

Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Elemento do Grupo de Investigação Palliatie, End of Life and Bereavement Care - Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research.

Assistente convidada do mestrado Integrado em Medicina - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Colaboradora de várias instituições de ensino, na área dos Cuidados Paliativos Pediátricos.

Carol Costeloe

Carol Costeloe, Doutora

Licenciada em Psicologia Clínica. Pós-Graduada em Relação de Ajuda. Doutorada em Ciências da Saúde. Vice-Presidente da AMARA-Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, onde para além do seu cargo de gestão, também exerce funções de: formadora de voluntários e profissionais de saúde para acompanhar doentes com uma doença grave, degenerativa ou terminal. Voluntária a acompanhar doentes com uma doença grave, degenerativa ou terminal.

Carolina Monteiro, Dra.

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1985.

Desde 27 de fevereiro de 1997 que possui o Grau de Assistente de Medicina Interna.

Desde novembro de 1997 que trabalha na área da Medicina Paliativa, no Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia, no Porto, onde foi responsável pela direção do serviço entre 2002 e 2003 e posteriormente de 2009 até 2013.

Desde janeiro de 2014 que integra a equipa de Cuidados Paliativos e colabora na organização da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto.

Tem colaborado, ao longo destes anos, na formação de inúmeros internos, de Medicina Geral e Familiar, de Oncologia Médica e de Medicina Interna e dos alunos de Medicina, do 6º ano profissionalizante do Instituto de Ciências Abel Salazar, na sequência da realização dos seus estágios na Instituição.

Tem participado em Reuniões Científicas como palestrante e com a apresentação de trabalhos e colaborou em textos publicados na área dos cuidados paliativos.

Tem participado como formadora na área dos cuidados paliativos em: Mestrado em Cuidados Paliativos na Universidade Católica Portuguesa - Porto; Curso Multidisciplinar de Cuidados Paliativos - ARS Norte; Curso Multidisciplinar de Cuidados Paliativos – Liga Portuguesa Contra o Cancro; Curso Multidisciplinar de Cuidados Paliativos – Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos; Curso de Pós-Graduação em Oncologia – IPO Porto.

Cátia Ferreira

Cátia Ferreira, Mestre

Enfermeira, desde 2008 a exercer funções no Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de São João – Porto. De 2001 a 2008 exerceu funções de enfermagem no Serviço de Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil - Centro Regional do Porto. Mestre em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa, com a dissertação “Consulta Telefónica em Cuidados Paliativos: Motivos de Recurso e Estratégias de Resolução de Problemas”. Pós Graduada em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Conceição Pires, Professora Doutora

Informação brevemente disponível.

Edna Gonçalves, Professora Doutora

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, com mestrado em Oncologia e pós-graduação em Cuidados Paliativos (CP) e em Medicina da Dor. Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos (SCP) do Centro Hospitalar de São João, E.P.E. e dirigiu o SCP do IPO- Porto, E.P.E. de 2003 a 2008. Coordenadora do Programa INPAR de CP domiciliários desde a sua origem em 2012. É colaboradora da ARS-Norte para a área dos CP e integra o Grupo de Trabalho para a regulamentação da Lei de Bases dos CP, em representação da Ordem dos Médicos. Formadora em diversos cursos, pós-graduações e mestrados de Cuidados Paliativos, faz parte da Comissão Científica do Mestrado em CP da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e foi coordenadora pedagógica do 1º e 2º Curso de Pós-graduação em CP da Universidade Católica Portuguesa (núcleo do Porto). Foi vogal da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) de 2005 a 2010 e é atualmente Membro do Grupo de Reflexão Ética desta associação.

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja, Professor Doutor

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de S. João. Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do Hospital de S. João (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do Hospital de S. João (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Elisa Veiga

Elisa Veiga, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP). Professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia. Leciona nas áreas da Intervenção Psicológica, da Família e da Parentalidade.

Tem desenvolvido investigação nas trajetórias de desenvolvimento, designadamente na problemática das transições familiares (parentalidade, divórcio, processos de luto) em situações de vulnerabilidade (prematuridade, perturbações do neurodesenvolvimento, problemas de saúde mental, doença grave e terminal).

Tem dinamizado ações de formação na abordagem destas temáticas visando pais, profissionais de saúde e profissionais de educação.

Desenvolve atividade clínica enquanto psicóloga e terapeuta familiar.

Joana Coelho

Joana Coelho, Mestre

Licenciada pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina do Porto. Pós-graduação em intervenção social com populações seniores. Técnica Superior de Serviço Social no Centro Hospitalar São João E.P.E. Serviço de Cuidados Paliativos e Cirurgia Vascular. Formadora em Cuidados Paliativos no Centro Hospitalar São João E. P. E. e ARS Norte. Colaboração na formação em Cursos Básicos e Intermédios de Cuidados Paliativos.

Joana Mendes

Joana Mendes, Professora Doutora

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e em Enfermagem Médico Cirúrgica à Pessoa em Situação Paliativa. Mestre em Enfermagem- área de especialização em saúde infantil e pediatria. Mestre e Doutora em Bioética. Especialista do ensino superior- área da enfermagem de acordo com Decreto-Lei 206/2009. Membro do Grupo Apoio Pediatria da APCP. Membro do Grupo de Trabalho Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Membro da Comissão de Ética e Cuidados Paliativos da Sociedade Portuguesa de Neonatologia. Membro da Comissão de Ética da ERISA- Ipluso. Colaboradora no Observatório Português dos Cuidados Paliativos. 

Liliana Rocha

Liliana Rocha, Dra.

Licenciada em Serviço Social pela Universidade Fernando Pessoa do Porto.

Pós- Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos pela Universidade Católica de Lisboa.

Técnica Superior de Serviço Social no Centro Hospitalar Universitário São João E.P.E., desde 2007, com desempenho de funções atuais no Serviço de Pediatria (Medicina Intensiva Pediátrica; Medicina Intensiva Neonatal; Unidade de Queimados e Cirurgia Pediátrica e Cuidados Paliativos Pediátricos).

Manuel Luís Capelas

Manuel Luís Capelas, Mestre

Enfermeiro, Mestre em Cuidados Paliativos e Doutor em Ciências da Saúde, com a tese: “Indicadores de Qualidade para os Serviços de Cuidados Paliativos de Portugal”. Professor Adjunto no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, onde realiza a coordenação Pedagógica do Mestrado em Cuidados Paliativos. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos da Universidade Católica Portuguesa. Atual Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, em atas de eventos, e capítulos de livros. Investigador colaborador no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Participa como docente convidado na área dos cuidados paliativos, em diversas universidades do país e escolas superiores de Saúde. Nas suas atividades profissionais interagiu com 30 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Diretor da Revista Cuidados Paliativos da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos. Conferencista em diversos seminários, jornadas e congressos na área ou temática dos cuidados paliativos.

Maria de Jesus Moura

Maria de Jesus Moura, Mestre

Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clinica. Psicoterapeuta. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Pisco-oncologia. Em 1991 iniciou a sua prática com crianças com cancro e as suas famílias. Diretora da Unidade de Psicologia do IPO de Lisboa desde 2013, aí promove consultas a menores, filhos de doentes com cancro. Colabora com a Clínica de Risco Familiar do IPO.

Autora de artigos, trabalhos e conferencias. É presença assídua em reuniões científicas nacionais e internacionais. É presidente da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia. Membro fundador de associações de apoio a doentes com cancro e seus familiares (Acreditar, Associação Inês Botelho e Evita: Cancro Hereditário) e da APPO.

É docente e formadora de profissionais de saúde nas áreas da psicologia da saúde, psicologia pediátrica, pisco-oncologia e cuidados paliativos pediátricos.

Nuno Agostinho Fernandes

Nuno Agostinho Fernandes, Mestre

Médico Psiquiatra. Diretor Clinico do Instituto Médico Scalabitano. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduação em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos. Especialização Avançada em Terapias de Terceira Geração. Elemento da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do Hospital Distrital de Santarém de 2017 a 2022. Assistente Convidado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém.

Paula Guerra, Dra.

Informação brevemente disponível.

Paulo Pina

Paulo Pina, Doutor

Médico, especialista em Medicina Interna. Membro da Clínica de Dor e da Equipa de Cuidados Paliativos do IPOLFG, EPE (até Fev. 2014). Atualmente a exercer atividade privada. Doutorando em Medicina, FMUL. Mestre em Cuidados Paliativos, FMUL, 2011. Pós-Graduado em Bioética, FMUL, 2012. Pós-Graduado em Gerontologia Social, 2008. Pós-Graduado em Geriatria, FMUC, 2007. Pós-Graduado em Medicina da Dor, FMUP, 2006. Pós-Graduado em Direito da Saúde, UCP, 2005. Pós-Graduado em Medical Marketing Management, ISCTE, 2004. Pós-Graduado em Gestão de Unidades de Saúde, ISCTE, 2003.

Rosário Sousa, Dra.

Bacharelato em Enfermagem- Escola Superior S. João. CESE de Enfermagem de Reabilitação. Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto. Especialista em Reabilitação no Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos no Centro Hospitalar do Porto. Pós –Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos. Universidade Católica Portuguesa.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Online

09 e 30 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024;

11 e 25 de janeiro de 2025;

08 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025;

12 de abril de 2025;

10 e 24 maio de 2025;

07 e 21 de junho de 2025;

05 e 19 de julho de 2025;

13 e 27 setembro de 2025.

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 198 horas (144 horas síncronas + 54 horas assíncronas)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Pós-Laboral (18h00 às 22h00) | Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,830.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,610.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,555.50 €

12 mensalidades

Normal
152.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
137.30 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar