Mindfulness é a consciência presente, que resulta da atenção plena que se coloca, com intencionalidade, abertura e curiosidade, na experiência que ocorre no momento presente
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE STRESS BASEADO EM MINDFULNESS: mindfulness-based stress reduction (MBSR)

Especialização para Psicólogos

Acreditação

undefined

34 créditos

Parceria

undefined

Formação Certíficada

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Livestream / Online -10 Fev. 2023- JÁ CONFIRMADO!

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Porto, Livestream / Online: 03-02-2023

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

O Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) é um programa de treino de competências, estruturado em 8 semanas, neurocientificamente validado, e com múltiplos benefícios comprovados a nível da saúde e bem-estar integral.

O interesse pela área do mindfulness começou por ser pessoal, uma tentativa (mais uma) para encontrar estratégias para gerir uma condição de dor crónica. Realizei o MBSR, enquanto participante, há vários anos atrás, experienciando na primeira pessoa os seus benefícios e descobrindo uma jornada para a vida. 

Atualmente, enquanto professora de MBSR, encaro a missão de orientar o programa para pessoas que pretendam melhorar a sua qualidade de vida, tornar-se mais resilientes, desenvolver competências intra e interpessoais, e adotar um modo particular de viver - mais presente, consciente, autêntico e conectado.

 

Objetivos gerais

Mindfulness é a consciência presente, que resulta da atenção plena que se coloca, com intencionalidade, abertura e curiosidade, na experiência que ocorre no momento presente, envolvendo uma atitude de aceitação, amabilidade e não-julgamento.

O programa MBSR foi desenvolvido pelo psiquiatra Jon Kabat-Zinn, na Escola Médica da Universidade de Massachussetts, EUA, em 1979 (para maiores de 18 anos). Trata-se de um programa - cientificamente validado - de treino de competências de consciência e atenção plena, que favorece a autorregulação emocional, cognitiva, comportamental e social. Este apresenta benefícios consistentemente comprovados e sustentados em mudanças cerebrais, numa vasta variedade de condições médicas e psicológicas.

Em suma, o objetivo geral do Programa é desenvolver nos participantes a capacidade de Mindfulness, ou por outras palavras, a capacidade de Presença Consciente no Aqui-e-Agora com Aceitação e Não-julgamento da experiência. A Prática do Mindfulness permite adquirir, desenvolver e consolidar a Competência de Mindfulness.

O MBSR fornece aos formando/as as bases para um processo de prática pessoal, sistemática, diligente e autónoma de mindfulness. A sua estrutura envolve 8 sessões de 3 horas cada (uma sessão por semana) e uma sessão de prática intensiva de 7 horas (um sábado), que ocorre entre a 6ª e a 7ª sessões.

 

Metodologia de avaliação

Reflexão escrita sobre a experiência pessoal no programa MBSR.

Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, utilizado o método expositivo, ativo, interrogativo e demonstrativo, com recurso a suporte audiovisual, discussão de caso e participação ativa do aluno.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O MBSR é um programa experiencial - o seu principal objetivo é beneficiar o próprio participante. Após conclusão, @ formand@ estará capaz de implementar uma prática pessoal regular, diligente e autónoma de mindfulness.

Para os interessados em se tornarem Professores de MBSR, a participação no próprio programa é um dos pré-requisitos para o processo de certificação.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Sessão de orientação

  • Definição de Mindfulness
  • Benefícios cientificamente comprovados
  • Apresentação do Programa MBSR
  • Esclarecimento de dúvidas

Módulo 2 - Introdução ao mindfulness

  • Desligar o “piloto automático”
  • Uso de todos os sentidos no momento presente

Módulo 3 - Papel da perceção na construção da realidade

  • Aprendizagem do “Estar” com todas as experiências, incluindo as percebidas como desagradáveis

Módulo 4 - Valorização do “Modo Ser” em alternativa ao “Modo Fazer”

  • Consciência presente e conexão
  • Desenvolvimento de uma relação diferente com o sofrimento

Módulo 5 - Educação acerca da reatividade ao stress

  • Reconhecimento dos próprios padrões de reatividade ao stress e exploração dificuldades

Módulo 6 - Uso do mindfulness para responder em vez de reagir ao stress

Módulo 7 - Uso do mindfulness nas comunicações geradoras de stress

  • Mindfulness interpessoal

Módulo 8 - Incorporação das aprendizagens

  • Decisão, com sabedoria, acerca de como cuidar de si
  • Cultivo de escolhas sábias através do envolvimento saudável e compassivo consigo e com os outros

Módulo 9 - Manutenção do mindfulness na vida

Módulo intensivo (entre o 7º e o 8º Módulos)

  • Experiência de diferentes práticas formais de mindfulness em silêncio

CORPO DOCENTE

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

10, 17, 24 de fevereiro de 2023;

 03, 10, 17, 18, 24 e 31 de março de 2023.

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 68 horas (32 horas presenciais + 36 horas não presenciais)

 

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Pós-Laboral (18h00 às 22h00). Sábados; 09h00 ás 13h00 / 14h00 às 18h00

 

 

 

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

100.00 €

Propina:

510.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
448.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
433.50 €

2 mensalidades

Normal
255.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
229.50 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar