ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE - Advanced Professional Program
Acreditação
104.5 créditos
Parceria
Formação Certificada
Instituto Membro
Online -08 Fev. 2025- Inscrições Abertas!
INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Online até 25 Dez. 2024
(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 31-01-2025
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
Psicólogos, Psicólogos Juniores.
“A especialização avançada em Mindfulness, Compaixão e Saúde foi muito enriquecedora. Foi uma caminhada consciente e muito compassiva, que me permitiu adquirir imensas ferramentas para a vida profissional e também pessoal. Destaco também a disponibilidade e suporte por todos os professores e o espaço que foi criado entre colegas de segurança, partilha, compaixão e sem julgamento. Chego ao fim deste curso com mais (auto) compaixão e consciência no momento presente. Gratidão!”
Joana
“Esta pós-graduação preencheu em pleno os meus objetivos. Foi uma primeira edição muito bem conseguida. A cooperação da Professora Zita foi essencial para o bom desenvolvimento das sessões. As práticas muito interessantes e a entrega dos formadores foi total. Muito obrigada, saio desta experiência bem mais rica!!”
“Na minha experiência pessoal, os pontos-fortes prendem-se com o formato online do curso, que permite que pessoas em diferentes pontos do país (ou no estrangeiro) participem. Além disso, a qualidade técnico-científica de alguns dos formadores é o que o torna valioso e enriquecedor. Gostei especialmente dos módulos do Dr. João Perestrelo, Dr. Maria Garcez e Dr. Mário Rodrigues.”
Maria Matos
Coordenação Científica
Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Mindfulness pode ser definido como Presença Consciente com uma atitude de Aceitação e Não-Julgamento da experiência momento-a-momento. Trata-se simultaneamente de uma competência e de um processo uma vez que, é através da prática sistemática de Mindfulness que se desenvolve a competência de trazer intencionalmente consciência ou atenção plena ao que acontece no momento presente de uma forma aberta, recetiva, amável e aceitante. O cultivo desta aceitação promove autorregulação cognitivo-emocional, bem como comportamentos prossociais. Já a Compaixão pode ser entendida como a capacidade e prática de reconhecer e aceitar o sofrimento como humanidade comum, abordando-o com amabilidade, paciência e equanimidade e, ao mesmo tempo, com motivação para agir no sentido de aliviá-lo, seja ele experienciado pela própria pessoa ou por outra.
Vários autores defendem que Mindfulness não pode ser dissociado da Compaixão, como se fossem “duas asas do mesmo pássaro”. Mindfulness without Compassion is not Mindfulness!
Intervenções baseadas em Mindfulness e/ou Compaixão têm vindo a ser aplicadas, com benefícios neurocientificamente comprovados, em diferentes contextos, nomeadamente o de saúde, bem como com diferentes populações-alvo.
O risco acrescido que profissionais e técnicos que prestam serviços de saúde/ cuidado/ ajuda/ auxílio têm para a experiência de stress negativo, fadiga, burnout e outros problemas biopsicossociais sublinha a importância da Formação em Mindfulness e Compaixão para benefício próprio, bem como para benefício do processo de cuidar, da relação de ajuda e, subsequentemente, da pessoa cuidada ou outras com quem trabalham.
Este Curso, sólido, rigoroso e cientificamente sustentado – com predominância prática – perspetiva desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem, por um lado, a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão na vida pessoal e, por outro, orientações para uma prática profissional e/ou cuidados de saúde Mindful e Compassivos.
A estrutura do Curso (152h) organiza 23 Módulos em 4 Secções:
(I) Mindfulness & Compaixão: Da Teoria à Prática (do Módulo 1 ao 8).
(II) Aplicação de Mindfulness & Compaixão em Diferentes Âmbitos da Saúde (do Módulo 9 ao 16).
(III) (Inter)Ações Baseadas em Mindfulness (do Módulo 17 ao 21).
(IV) Elaboração de Protocolos de Atuação Baseados em Mindfulness e/ou Compaixão (Módulos 22 e 23).
Objetivos gerais
O objetivo geral do Curso de Especialização Avançada Pós-Universitária em MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE EM CONTEXTOS LABORAIS consiste em dotar o/as formando/as de ferramentas para a promoção das competências e práticas pessoais de Mindfulness e Compaixão, bem como para o exercício profissional Mindful e Compassivo em contexto laboral.
Este Curso, sólido, rigoroso e cientificamente sustentado – com predominância prática – perspetiva desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem, por um lado, a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão na vida pessoal e, por outro, orientações para uma prática profissional e/ou cuidados de saúde Mindful e Compassivos.
O corpo docente desta Formação é constituído por profissionais portugueses qualificados e certificados internacionalmente em intervenções baseadas em ou informadas por Mindfulness e Compaixão.
Objetivos específicos / Competências a desenvolver
O Curso de Especialização Avançada Pós-Universitária em MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE EM CONTEXTOS LABORAIS assume um carácter particularmente prático e experiencial, tendo em vista potenciar, no/as formando/as, a capacidade para reconhecer, refletir, desenvolver, integrar e praticar Competências de Mindfulness & Compaixão. Os objetivos específicos, nesta capacitação do/as formando/as, são:
Metodologia de avaliação
O/As formando/as deverão elaborar, em pequeno grupo, um Projeto de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde. Para tal, podem consultar os Materiais que os formadores disponibilizarão e podem ser acedidos no Portal do INSPSIC, a par de uma pesquisa autónoma, em fontes cientificamente credíveis, no âmbito do tema que escolherem. A Apresentação e subsequente Discussão do Projeto, no último Módulo do Curso, também contribuem para a Avaliação. O Projeto e a Apresentação/Discussão contribuem, de igual forma para a Nota Final, isto é, cada elemento tem o igual peso de 50%.
Para a conclusão do Curso com aproveitamento, o/as formando/as deverão ter uma Classificação Mínima de 9.5 (em 20) valores e uma Assiduidade Mínima de 75%.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, utilizando o método expositivo, ativo, interrogativo e demonstrativo, com recurso a suporte audiovisual, discussão de caso e participação ativa do aluno. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
A Especialização Avançada Pós-Universitária em MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE EM CONTEXTOS LABORAIS prepara o/a formando/a para a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão promotoras de saúde e desenvolvimento pessoais, bem como a integração das mesmas no exercício da sua profissão beneficiando, subsequentemente, as pessoas/populações com quem trabalham.
Após a conclusão com aproveitamento, o/a formando/a será capaz de exercer uma prática profissional mindful e compassiva no seu (potencial) contexto laboral, nomeadamente, enquanto:
• Profissional em Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde / Prática Clínica (por exemplo, em hospitais privados ou públicos, centros de saúde, centros comunitários, centros de dia, associações, entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde);
• Profissional com Especialização, atuando com Populações Específicas ou em Condições potencialmente Beneficiadoras de Cuidados baseados em Mindfulness e Compaixão;
• Detentor de Cargos de Administração, Gestão, Direção ou Coordenação de Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde / Prática Clínica.
SECÇÃO I – MINDFULNESS & COMPAIXÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
Módulo 1 – Os Profissionais e os Contextos Laborais: Mudança de Paradigma – “Cuidar de Si e do Outro”
Módulo 2 – Mindfulness: Da Teoria à Prática
Módulo 3 – Mindfulness: Mecanismos Neuropsicofisiológicos
Módulo 4 – Mindfulness: Experiência Corporal
Módulo 5 – Mindfulness: Corpo-Emoções-Pensamentos
Módulo 6 – Compaixão: Da Teoria à Prática
Módulo 7 – AutoCompaixão: Da Teoria à Prática
Módulo 08 – Além da Compaixão: Bondade, Alegria empática, Equanimidade, Gratidão, Perdão e Propósito
SECÇÃO II – APLICAÇÃO DE MINDFULNESS & COMPAIXÃO EM DIFERENTES ÂMBITOS DA SAÚDE
Módulo 09 – Mindfulness & Relação Terapêutica/Clínica
Módulo 10 – Mindfulness na Redução de Stress e Ansiedade
Módulo 11 – Mindfulness na Depressão e Derivações para Doença Oncológica
Módulo 12 – Mindfulness no Trauma
Módulo 13 – Mindfulness & Compaixão na Dor
Módulo 14 – Mindfulness nas Perturbações da Personalidade
Módulo 15 – Alimentação Mindful
Módulo 16 – Mindfulness & Compaixão ao Longo do Ciclo de Vida
Secção III – (INTER)AÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS
Módulo 17 – Prática Mindful de Qualidades/Forças Pessoais
Módulo 18 – Mindfulness para a Melhoria de Performance
Módulo 19 – Liderança Mindful & Compassiva
Módulo 20 – Mindfulness da/na Natureza
Módulo 21 – Integração do Mindfulness no Quotidiano
Secção IV – ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO BASEADOS EM MINDFULNESS E/OU COMPAIXÃO
Módulo 22 – Seminário de Projeto de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde I
Módulo 23 – Seminário de Projeto de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde II
Concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica na área de Sistémica, Saúde e Família em 2010 pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduação Internacional em Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração em 2017. O início do seu percurso profissional incidiu na prática da Psicologia em contexto institucional com crianças e jovens em risco e posteriormente em contexto clínico.
Em 2013, iniciou o contacto com a meditação e o Mindfulness e desde então participa regularmente em retiros e experiências de formação nessa área que a habilitaram como formadora dos programas Mindfulness- Based Stress Reduction e Still Quiet Place.
Nos últimos anos tem vindo a realizar várias palestras e workshops sobre o tema do Mindfulness, continuando paralelamente a aprofundar conhecimentos e experiência na Psicologia Clínica, mais recentemente na área do Trauma, tendo concluído o Nível I e II da formação em terapia EMDR. Faz também parte da equipa técnica do Projeto Jovens Cuidadores, implementado pela Associação Cuidadores de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, desde 2012, com especialidade em Psiquiatria, pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE, nos anos 2014 a 2019.
Contabiliza diversas formações: Psicoterapia Aumentada pelo Uso de Psicadélicos, pela MIND Foundation, Berlim, 2022-2024; Formação em Somatic Experiencing, nível intermediário, Somatic Escola de Psicoterapias Corporais e Somatic Experiencing International, 2022; Psicoterapia de Sistemas Familiares Internos – IFS Institute, 2021; Formação em Diretor de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama e Membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama nº608, 2021; Formação em Terapia Brainspotting, nível 3, pelo Brainspotting UK Institute, Londres, 2020; Formação em Psicoterapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), nível 2, pela Associação EMDR Portugal, sócio nº 274, 2020; e Instrutor Qualificado do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) pelo Center for Mindfulness da Universidade de Massachusetts, EUA, 2015 a 2019.
É Assistente Externo convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Co-fundador do Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade (CMMS); e Colaborador e instrutor na app de meditação para android e iphone – B.Kind.
É, ainda, autor de vários artigos científicos na área da saúde mental e coautor de capítulos de livros técnicos nacionais e internacionais.
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Curso de Terapia Transpessoal pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal (580 horas); Curso de Coach em Educação Transpessoal, pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal (580 horas); Curso de Arte-Terapia Institucional pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (duração: 2 anos); Curso de Educação Mindfulness pela Mindful Schools; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher training Intensive pela University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute; Mindfulness Based Eating Awareness Training com Andrea Lieberstein & Jean Kristeller; Psicóloga Clínica em Consultórios privados: Naturena – Nutrição & Bem-Estar; NovaMente; Despertar – Formação & Psicologia; Clínica de Saúde Integral; Maria Garcez - Psicologia Clínica; Tutora de Formação à Distância de Terapia Transpessoal, Educação Mindfulness e Consultor Mindfulness na Escola de Desenvolvimento Transpessoal (até 2018).
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).
Mestre em Psicologia, com especialização em Intervenções Cognitivo-comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde. Tem especialidade em Psicologia Clínica e especialidade avançada em Neuropsicologia atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Desde 2013 que exerce funções de Psicólogo Clínico e Neuropsicólogo em diferentes gabinetes e contextos, tendo especialização em terapias cognitivo-comportamentais e em terapias de terceira geração como a terapia de aceitação e compromisso (ACT), terapia baseada em Mindfulness, entre outras. Como investigador, procura estar integrado em projetos que explorem a aplicabilidade das intervenções baseadas em Mindfulness, assim como intervenção psicológica/neuropsicológica em contexto clínico. De 2016 a 2020 foi investigador no Instituto de Medicina Molecular, estando desde então a colaborar como investigador no Instituto de saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Fundador da Breath By Step, procura implementar programas de promoção de saúde mental através da prática de mindfulness em diversos contextos. Desenvolve a sua atividade enquanto formador e facilitador de intervenções baseadas em Mindfulness em contextos diversificados (Saúde, Arte, desporto, Organizações), tendo formação em vários programas de Intervenções Baseadas em Mindfulness: Professor Certificado em Mindfulness Based Stress Reduction Center for Mindfulness -University of San Diego, Califórnia; Finding Peace in a Frantic World - Oxford Mindfulness Center; Mindfulness Based Cognitive Therapy - Bangor University; Mindfulness for Sports and Perfomance Enhancement – MSPE Association.
Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem Formação pós-graduada em Intervenções Baseadas em Mindfulness e Compaixão: Mindfulness Based Compassionate Living Teacher Training - Institute for Mindfulness-Based Approaches; Masterclass for Mindfulness Teachers - Mindfulness: Finding Peace in a Frantic World - Oxford Mindfulness Center; Curso Avançado em Terapia Focada na Compaixão - Psikontacto; Curso Avançado em Terapia da Aceitação e Compromisso - Psikontacto; Advanced Mindfulness Based Stress Reduction Teacher Training - Center for Mindfulness University of Califórnia; Curso Especializado em Terapias Comportamentais de 3º Geração - Psikontacto; Mindfulness Advanced Teacher Training Workshop "Group Process" - Bangor University; Mindfulness Advanced Teacher Training Workshop "Inquiry" - Bangor University; Mindfulness Based Stress Reduction Teacher Training - Center for Mindfulness University of Califórnia; Mindful Parenting - Susan Bogels; Growing Up Mindful - Christopher Willard; Still Quiet Place Practicum (SQP - Mindfulness Program for Children and Adolescents); e Mindful Educator Essentials - Mindful Schools.
Desenvolve a sua atividade enquanto formadora e facilitadora de intervenções baseadas em Mindfulness e Compaixão em contextos diversificados (contexto privado, empresas, escolas, instituições particulares de solidariedade social, autarquias) com adultos, jovens e crianças. A sua prática profissional enquanto facilitadora de intervenções baseadas em Mindfulness e Compaixão respeita as directrizes internacionais para as boas práticas de ensino de mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teachers Good practice guidelines for teaching mindfulness-based courses). Adicionalmente tem desenvolvido a sua atividade enquanto Psicóloga em equipas multidisciplinares em contexto de intervenção social e em contexto educativo, tendo já feito parte de diferentes projetos de intervenção com populações socialmente vulneráveis.
Fundador e Multiverse-Architect - CEO do Grupo AM Experience, dedicado ao desenvolvimento, implementação e comercialização de experiências memoráveis – físicas e digitais – para espaços públicos e comerciais. No seu percurso empresarial, com mais de 20 anos, esteve diretamente envolvido na gestão e liderança de pessoas, nomeadamente em momentos de stress, mediação de conflitos e impasses, e gestão de equipas.
Sempre focado no próprio desenvolvimento e na delineação de planos de ação, gestão e avaliação de performance, frequentou diversos tipos de cursos, procurando saciar sua sede por (auto)conhecimento. Entre eles destacam-se o “mPEAK Coach Training” pela UCSD Center for Mindfulness (EUA); o “Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR)” pela Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (Portugal) e o “Self-knowledge and intention in your work life” pela School of Life – London (Reino Unido). Além disso, Pedro Martins está certificado, internacionalmente, como Master Practitioner de Programação Neurolinguística.
Professora de Mindfulness, Auto-compaixão, Inteligência Emocional e Terapeuta Psico-Somática. Acredita profundamente que podemos, como humanos, aprender técnicas e ferramentas que nos permitem viver uma vida com mais equilíbrio e sentido. Sentiu na primeira pessoa o poder transformador de práticas que cultivam consciência e de abordagens que integram o corpo como fator de regulação emocional, e dedica-se a partilhar estas ferramentas. É Professora Certificada do Programa de Inteligência Emocional baseado em Mindfulness Search Inside Yourself, São Francisco, EUA, Professora de Mindfulness Based Stress Reduction e de Mindfulness Self-Compassion (formada pelo Centro de Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade da California, São Diego, EUA), Terapeuta de Somatic Experiencing, (uma técnica de regulação do sistema nervoso e renegociação de traumas, certificada pelo Somatic Experiencing Trauma Institute, EUA) e tem formação em Psicologia Somática do Desenvolvimento pela Bodynamic International, Dinamarca.
Médica Psiquiatra e Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Centro Hospitalar entre o Douro e Vouga (CHEDV).
Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Internato de Formação Específica em Psiquiatria com a classificação final de 19.8 valores.
Formada e Acreditada em Terapia Comportamental Dialética pela Association for Psychological Therapies do Reino Unido, com especialização em Perturbação de Stress Pós-traumático em Pertubação de Personalidade Borderline tendo tido formação com a Prof. Marsha Linehan e Prof. Melanie Harned.
Desenvolveu e implementou a nível hospitalar um Programa Terapêutico Ambulatório para Perturbação de Personalidade Borderline baseado na Terapia Comportamental Dialética: PT-AMBADIL® ao qual foi atribuído o título de “APT´s Award of Excellence in DBT 2016”.
Pós-graduada em Perturbações da Personalidade pela Sociedade Espanola de Medicina Psicosomática e Psicoterapia e pela Universidade San Jorge em Madrid - Espanha.
Qualificada como Instrutora de Mindfulness pelo Mindfulness Center Training of University California San Diego - Estados Unidos da América. Experiência com instrutora em cursos de Redução de Stress baseado em Mindfulness, tendo sido reconhecida com o prémio BRAINNETWORK no Congresso Nacional de Psiquiatria em 2018 após apresentação de estudo piloto com evidência científica de dois programas de Mindfulness (MBSR) realizados a nível hospitalar.
Diplomada em Hipnose Clínica pela London College Of Clinical Hypnosis.
Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental.
Autora de diversos projetos de investigação e artigos científicos na área de Psiquiatria e Psicoterapia
Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Online |
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08 e 22 de fevereiro de 2025; 15 e 29 de março de 2025; 05 de abril de 2025; 10 e 24 de maio de 2025; 07 e 21 de junho de 2025; 05 e 19 de julho de 2025; 06 e 27 de setembro de 2025; 04 e 18 de outubro de 2025; 08 e 22 de novembro de 2025; 06 e 20 de dezembro de 2025; |
Plataforma Online
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 209 horas (152 horas síncronas + 57 horas assíncronas)
Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.
Horário: Pós-Laboral (18h00 às 22h00) | Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Online até 25 Dez. 2024
Online até 25 Dez. 2024
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular, e;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
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Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
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