MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE
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JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE - Advanced Professional Program

Especialização para Psicólogos

Acreditação

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104.5 créditos

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Parceria

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Formação Certificada

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Instituto Membro

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Livestream / Online -04 Mai. 2024- JÁ CONFIRMADO!

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream / Online até 20 Mar. 2024

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 30-04-2024

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

Descrição

Coordenação Científica

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Mindfulness pode ser definido como Presença Consciente com uma atitude de Aceitação e Não-Julgamento da experiência momento-a-momento. Trata-se simultaneamente de uma competência e de um processo uma vez que, é através da prática sistemática de Mindfulness que se desenvolve a competência de trazer intencionalmente consciência ou atenção plena ao que acontece no momento presente de uma forma aberta, recetiva, amável e aceitante. O cultivo desta aceitação promove autorregulação cognitivo-emocional, bem como comportamentos prossociais. Já a Compaixão pode ser entendida como a capacidade e prática de reconhecer e aceitar o sofrimento como humanidade comum, abordando-o com amabilidade, paciência e equanimidade e, ao mesmo tempo, com motivação para agir no sentido de aliviá-lo, seja ele experienciado pela própria pessoa ou por outra.

Vários autores defendem que Mindfulness não pode ser dissociado da Compaixão, como se fossem “duas asas do mesmo pássaro”. Mindfulness without Compassion is not Mindfulness!

Intervenções baseadas em Mindfulness e/ou Compaixão têm vindo a ser aplicadas, com benefícios neurocientificamente comprovados, em diferentes contextos, nomeadamente o de saúde, bem como com diferentes populações-alvo.

O risco acrescido que profissionais e técnicos que prestam serviços de saúde/ cuidado/ ajuda/ auxílio têm para a experiência de stress negativo, fadiga, burnout e outros problemas biopsicossociais sublinha a importância da Formação em Mindfulness e Compaixão para benefício próprio, bem como para benefício do processo de cuidar, da relação de ajuda e, subsequentemente, da pessoa cuidada ou outras com quem trabalham.

Este Curso, sólido, rigoroso e cientificamente sustentado – com predominância prática – perspetiva desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem, por um lado, a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão na vida pessoal e, por outro, orientações para uma prática profissional e/ou cuidados de saúde Mindful e Compassivos.

 

A estrutura do Curso (152h) organiza 23 Módulos em 4 Secções:

(I)   Mindfulness & Compaixão: Da Teoria à Prática (do Módulo 1 ao 8).

(II)  Aplicação de Mindfulness & Compaixão em Diferentes Âmbitos da Saúde (do Módulo 9 ao 16).

(III) (Inter)Ações Baseadas em Mindfulness (do Módulo 17 ao 21).

(IV) Elaboração de Protocolos de Atuação Baseados em Mindfulness e/ou Compaixão (Módulos 22 e 23).

 

Objetivos gerais

O objetivo geral do Curso de Especialização Avançada Pós-Universitária em MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE EM CONTEXTOS LABORAIS consiste em dotar o/as formando/as de ferramentas para a promoção das competências e práticas pessoais de Mindfulness e Compaixão, bem como para o exercício profissional Mindful e Compassivo em contexto laboral.

Este Curso, sólido, rigoroso e cientificamente sustentado – com predominância prática – perspetiva desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem, por um lado, a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão na vida pessoal e, por outro, orientações para uma prática profissional e/ou cuidados de saúde Mindful e Compassivos.

O corpo docente desta Formação é constituído por profissionais portugueses qualificados e certificados internacionalmente em intervenções baseadas em ou informadas por Mindfulness e Compaixão.

 

Objetivos específicos / Competências a desenvolver

O Curso de Especialização Avançada Pós-Universitária em MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE EM CONTEXTOS LABORAIS assume um carácter particularmente prático e experiencial, tendo em vista potenciar, no/as formando/as, a capacidade para reconhecer, refletir, desenvolver, integrar e praticar Competências de Mindfulness & Compaixão. Os objetivos específicos, nesta capacitação do/as formando/as, são:

  • Explorar e avaliar a experiência subjetiva própria, bem como as necessidades pessoais de autocuidado, desenvolvimento e bem-estar integral.
  • Conceptualizar e caracterizar Mindfulness, explorar atitudes, princípios e práticas, e enumerar os seus mecanismos neuropsicofisiológicos e seus benefícios.
  • Reconhecer a importância, compreender e aplicar Mindfulness - Intra e Interpessoal – e/ou (Auto)Compaixão, que contribuem para o autocuidado, o processo de cuidar, a relação terapêutica/clínica e o outro (pessoa cuidada).
  • Caracterizar, de forma científica e atualizada, bem como aplicar estratégias, técnicas e práticas derivadas dos Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness e/ou Compaixão para a Intervenção/Prevenção em: (a) Stress e Impacto da Ansiedade; (b) Depressão e Impacto da Doença Oncológica; (c) Trauma; (d) Dor; (e) Perturbações da Personalidade; (f) Hábitos Alimentares; e (g) Promoção da Saúde ao Longo das Etapas de Vida.
  • Reconhecer, compreender e aplicar Mindfulness para a Consciência e Otimização de: (a) Qualidades/Forças Pessoais; (b) Performance, Resiliência, Foco e Flow; e (c) Liderança Pessoal.
  • Conhecer as propriedades reguladoras da natureza e aceder a essa regulação neuro-imunológica através de práticas de Mindfulness na/da natureza.
  • Reconhecer, compreender e aplicar competências e exercícios para a Integração do Mindfulness e/ou (Auto)Compaixão no Quotidiano.

 

Metodologia de avaliação

O/As formando/as deverão elaborar, em pequeno grupo, um Projeto de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde. Para tal, podem consultar os Materiais que os formadores disponibilizarão e podem ser acedidos no Portal do INSPSIC, a par de uma pesquisa autónoma, em fontes cientificamente credíveis, no âmbito do tema que escolherem. A Apresentação e subsequente Discussão do Projeto, no último Módulo do Curso, também contribuem para a Avaliação. O Projeto e a Apresentação/Discussão contribuem, de igual forma para a Nota Final, isto é, cada elemento tem o igual peso de 50%.

Para a conclusão do Curso com aproveitamento, o/as formando/as deverão ter uma Classificação Mínima de 9.5 (em 20) valores e uma Assiduidade Mínima de 75%.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, utilizando o método expositivo, ativo, interrogativo e demonstrativo, com recurso a suporte audiovisual, discussão de caso e participação ativa do aluno.

Saídas Profissionais

A Especialização Avançada Pós-Universitária em MINDFULNESS, COMPAIXÃO E SAÚDE EM CONTEXTOS LABORAIS prepara o/a formando/a para a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão promotoras de saúde e desenvolvimento pessoais, bem como a integração das mesmas no exercício da sua profissão beneficiando, subsequentemente, as pessoas/populações com quem trabalham.

Após a conclusão com aproveitamento, o/a formando/a será capaz de exercer uma prática profissional mindful e compassiva no seu (potencial) contexto laboral, nomeadamente, enquanto:

• Profissional em Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde / Prática Clínica (por exemplo, em hospitais privados ou públicos, centros de saúde, centros comunitários, centros de dia, associações, entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde);

• Profissional com Especialização, atuando com Populações Específicas ou em Condições potencialmente Beneficiadoras de Cuidados baseados em Mindfulness e Compaixão;

• Detentor de Cargos de Administração, Gestão, Direção ou Coordenação de Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde / Prática Clínica.

Plano Curricular

SECÇÃO I – MINDFULNESS & COMPAIXÃO: DA TEORIA À PRÁTICA

 

Módulo 1 – Os Profissionais e os Contextos Laborais: Mudança de Paradigma – “Cuidar de Si e do Outro”

  • A Experiência Pessoal/Profissional Subjetiva em Profissões de Cuidados de Saúde
  • Stress, Burnout e Fadiga-por-Empatia/Compaixão
  • O Profissional e os Contextos Laborais Mindful & Compassivos: A Importância do Autocuidado, Desenvolvimento pessoal, social e profissional, e Florescimento, perspetivando o Bem-Estar Integral
  • Práticas de Mindfulness como Autocuidado, Desenvolvimento e Florescimento

 

Módulo 2 – Mindfulness: Da Teoria à Prática

  • Mindfulness: Conceito e Fundamentos teóricos
  • Princípios e Atitudes de Mindfulness
  • A Prática de Mindfulness: Práticas Formais e Práticas Informais
  • Focos da Prática (sensações físicas, respiração, sons e outros estímulos sensoriais, pensamento e emoções, movimento, visualização, sem foco)
  • Posturas Corporais para a Prática
  • Estabelecimento de uma Prática Sistemática
  • Instrumentos de Medida do Mindfulness

 

Módulo 3 – Mindfulness: Mecanismos Neuropsicofisiológicos

  • Processos Neuropsicofisiológicos do Mindfulness e da Compaixão
  • Diferença entre Traço e Estado
  • Estruturas Cerebrais envolvidas na prática de Mindfulness e Compaixão
  • Mindfulness, Assimetria Prefrontal e Disposição Afetiva

 

Módulo 4 – Mindfulness: Experiência Corporal

  • A importância do Corpo nas Práticas de Mindfulness: A aprendizagem na Diferenciação entre Pensar, Sentir e Agir
  • Contributos das Terapias Somáticas para a Prática de Mindfulness (Somatic Experience, Bodynamics, Focusing Emocional e Abordagem Integrada da Mente)
  • As Sensações Corporais Internas
  • Sintomas: Função Biológica e Simbólica
  • Práticas de Mindfulness Informadas pela Experiência Somática

 

Módulo 5 – Mindfulness: Corpo-Emoções-Pensamentos

  • Interligação Mente-Corpo
  • O Propósito de cada Emoção e a sua Manifestação Corporal
  • Consciência das Emoções no Corpo
  • Pensamentos e Emoções no Processo de Decisão
  • Práticas de Consciência Cognitiva e Emocional
  • Abordagem a Emoções Intensas
  • Práticas de Mindfulness para Gestão de Emoções Intensas

 

Módulo 6 – Compaixão: Da Teoria à Prática

  • Diferença entre Empatia e Compaixão
  • Compaixão como antídoto para a Fadiga-por-Empatia e como potenciador de Resiliência
  • Modelos Conceptuais e Programas Focados na Compaixão (ex., Compassion Focused Therapy).
  • Práticas de Compaixão

 

Módulo 7 – AutoCompaixão: Da Teoria à Prática

  • Clarificação e Desmistificação do conceito de AutoCompaixão
  • Relevância e Aplicabilidade no Autocuidado
  • Relevância e Aplicabilidade no Cuidado ao Outro
  • A Terapia Focada na AutoCompaixão
  • Modelos Conceptuais e Programas Focados na AutoCompaixão (ex., Mindful Self Compassion).
  • Práticas de AutoCompaixão e Journaling Compassivo

 

Módulo 08 – Além da Compaixão: Bondade, Alegria empática, Equanimidade, Gratidão, Perdão e Propósito

  • Exploração teórico-prática de Qualidades para além da Compaixão, promotoras de Bem-estar:
  • Práticas e Exercícios de Bondade, Alegria Empática, Equanimidade, Gratidão, Perdão e Propósito

 

SECÇÃO II – APLICAÇÃO DE MINDFULNESS & COMPAIXÃO EM DIFERENTES ÂMBITOS DA SAÚDE

 

Módulo 09 – Mindfulness & Relação Terapêutica/Clínica

  • Mindfulness Interpessoal: Relações e Comunicação Conscientes
  • A importância de um Atendimento/Cuidado Mindful e Humanizado
  • O profissional/ Terapeuta/ Cuidador Mindful: Formas de integrar o Mindfulness no Atendimento/Cuidado
  • Relação Terapêutica/Clínica Mindful e Empática
  • Práticas de Mindfulness Interpessoal/Relacional

 

Módulo 10 – Mindfulness na Redução de Stress e Ansiedade

  • Os elementos cognitivos, emocionais, neurofisiológicos e comportamentais no Padrão de Reatividade ao Stress
  • Mindfulness como via para o desenvolvimento de Hábitos Saudáveis associados à Redução do Stress e do Impacto da Ansiedade
  • Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness para a Redução do Stress e do Impacto da Ansiedade (ex., Mindfulness-Based Stress Reduction - MBSR)
  • Práticas de Mindfulness para a Redução do Stress e do Impacto da Ansiedade

 

Módulo 11 – Mindfulness na Depressão e Derivações para Doença Oncológica

  • Os Processos Psicológicos centrais nos Quadros de Depressão
  • Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness para a Intervenção e Prevenção de Recaída na Depressão (ex., Mindfulness-Based Cognitive Therapy - MBCT) e Derivações para a Doença Oncológica
  • Práticas de Mindfulness para a Intervenção/ Prevenção de Recaída da Depressão

 

Módulo 12 – Mindfulness no Trauma

  • Definição e Tipos de Trauma: Trauma de Desenvolvimento, Trauma de Choque e Trauma Complexo
  • O impacto das Experiências e Eventos Traumáticas na Neurobiologia
  • Trauma, Retraumatização e Experiência Corporal: Gatilhos Sensoriais, Sintomas, Regulação dos Estados Internos
  • Modelos Conceptuais e Programas de Mindfulness Informado pelo Trauma (ex., Mindfulness Trauma Informed):
  • Práticas de Mindfulness Informado pelo Trauma

 

Módulo 13 – Mindfulness & Compaixão na Dor

  • Níveis de Dor: Dor Primária e Dor Secundária
  • Faces da Dor: Aguda, Crónica e Neuropática
  • Componentes da Dor: Física, Emocional e Cognitiva
  • Gestão da Dor Emocional e Cognitiva: Pontos âncora
  • Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness e Compaixão (ex., Mindfulness-Based Pain Management - MBPM - Breathworks, Somatic Experience, Bodynamics):
  • Práticas de Mindfulness e Compaixão para a Gestão da Dor

 

Módulo 14 – Mindfulness nas Perturbações da Personalidade

  • Os Processos Psicológicos centrais nos Quadros de Perturbações de Personalidade.
  • Teoria Biopsicossocial da Perturbação Borderline da Personalidade
  • Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness para a Intervenção em Perturbações da Personalidade (ex., Dialectical Behavior Therapy - DBT)
  • Especificidades e Aplicabilidade da Abordagem em Perturbações de Personalidade
  • Caracterização geral das Sessões
  • Práticas Centrais
  • Benefícios cientificamente comprovados
  • Práticas de Mindfulness e Compaixão para a Intervenção em Perturbações de Personalidade

 

Módulo 15 – Alimentação Mindful

  • Fundamentos da Alimentação Consciente
  • Os Quatro Nutrientes de Preservação da Saúde Corpo-Mente
  • Motivações e Obstáculos para uma Alimentação Mindful e Saudável
  • Influência das Emoções e dos Pensamentos no Processo de Alimentação.
  • Conexão entre o Corpo e seus Sentidos
  • Autoperceção, Observação, Identificação e Diferenciação do Estado de Fome e de Saciedade através de Práticas de Mindfulness
  • Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness para a Consciência Alimentar (ex., Mindfulness Based Eating Awareness Training - MB-EAT)
  • Práticas de Alimentação Mindful

 

Módulo 16 – Mindfulness & Compaixão ao Longo do Ciclo de Vida

  • Integração de Modelos Conceptuais do Mindfulness e da Compaixão na Compreensão do Desenvolvimento Infantil, Juvenil e em Idade Avançada
  • Modelos Conceptuais e Programas Baseados em Mindfulness e Compaixão para Crianças e Jovens (ex., A Still Quiet Place, Growing Up, MindUp)
  • Pressupostos da Parentalidade Consciente e sua Aplicabilidade na Intervenção com Famílias
  • Mindfulness e Compaixão na Promoção da Qualidade de Vida em Adultos com Idade Avançada
  • Práticas de Mindfulness e Compaixão direcionadas para a População Infantil, Juvenil e em Idade Avançada

 

Secção III – (INTER)AÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS

 

Módulo 17 – Prática Mindful de Qualidades/Forças Pessoais

  • Qualidades/Forças Pessoais Promotoras de Bem-estar, Resiliência e Florescimento
  • Integração do Desenvolvimento de Forças Pessoais e Prática de Mindfulness
  • Intervenções Baseadas em Mindfulness para o Desenvolvimento de Forças Pessoais
  • Práticas de Forças Pessoais Baseadas em Mindfulness

 

Módulo 18 – Mindfulness para a Melhoria de Performance

  • Mindfulness para a Otimização/Melhoria da Performance/Desempenho
  • Performance, Resiliência, Foco e Flow
  • Integração da Prática de Mindfulness e Práticas e Exercícios para a Performance Ótima
  • Intervenções Baseadas em Mindfulness para a Otimização da Performance (ex., Mindful Performance Enhancement, Awareness, & Knowledge – mPEAK)
  • Prática de Mindfulness orientada para o Conhecimento, a Consciência e Melhoria da Performance

 

Módulo 19 – Liderança Mindful & Compassiva

  • Liderança Mindful e Compassiva, e Influência com Benevolência (do Próprio, Outros profissionais, Doentes ou Familiares)
  • Compromisso como Líder
  • Promoção da Motivação através de
  • Relações de Abertura, Confiança e Empáticas
  • Práticas de Mindfulness & Compaixão na Liderança

 

Módulo 20 – Mindfulness da/na Natureza

  • Propriedades Reguladoras da Natureza a nível dos Sistemas Nervoso e Imunitário
  • Mindfulness na natureza e Mindfulness da Natureza (via Imagens, Sons ou Imaginação)
  • Práticas de Mindfulness na (Visualização da) Natureza

 

Módulo 21 – Integração do Mindfulness no Quotidiano

  • Consciência dos Fatores Intra e Interpessoais que Nutrem ou Esgotam a Saúde/Bem-estar
  • Estratégias para a Implementação do Mindfulness na Vida Quotidiana
  • Prática de Técnicas e Exercícios Mindful aplicáveis ao Quotidiano

 

Secção IV – ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO BASEADOS EM MINDFULNESS E/OU COMPAIXÃO

 

Módulo 22 – Seminário de Projeto de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde I

  • Elaboração de Projetos de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde:
  • Reflexão, integração de conhecimentos e competências, e esclarecimento de dúvidas

 

Módulo 23 – Seminário de Projeto de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde II

  • Apresentação e discussão de Projetos de Intervenção Baseada em Mindfulness e/ou Compaixão na Saúde para fins de Avaliação
  • Auto e Heteroavaliação
  • Reflexão, integração de conhecimentos e competências, e considerações finais

Corpo Docente

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Maria Garcez

Maria Garcez, Dra.

Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Curso de Terapia Transpessoal pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal (580 horas); Curso de Coach em Educação Transpessoal, pela Escola Espanhola de Desenvolvimento Transpessoal (580 horas); Curso de Arte-Terapia Institucional pela Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (duração: 2 anos); Curso de Educação Mindfulness pela Mindful Schools; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher training Intensive pela University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute; Mindfulness Based Eating Awareness Training com Andrea Lieberstein & Jean Kristeller; Psicóloga Clínica em Consultórios privados: Naturena – Nutrição & Bem-Estar; NovaMente; Despertar – Formação & Psicologia; Clínica de Saúde Integral; Maria Garcez - Psicologia Clínica; Tutora de Formação à Distância de Terapia Transpessoal, Educação Mindfulness e Consultor Mindfulness na Escola de Desenvolvimento Transpessoal (até 2018).

Mariana Vaz Marques

Mariana Vaz Marques, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Teresa Sousa Ferreira

Teresa Sousa Ferreira, Dra.

Médica Psiquiatra e Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Centro Hospitalar entre o Douro e Vouga (CHEDV).

Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Internato de Formação Específica em Psiquiatria com a classificação final de 19.8 valores.

Formada e Acreditada em Terapia Comportamental Dialética pela Association for Psychological Therapies do Reino Unido, com especialização em Perturbação de Stress Pós-traumático em Pertubação de Personalidade Borderline tendo tido formação com a Prof. Marsha Linehan e Prof. Melanie Harned.

Desenvolveu e implementou a nível hospitalar um Programa Terapêutico Ambulatório para Perturbação de Personalidade Borderline baseado na Terapia Comportamental Dialética: PT-AMBADIL® ao qual foi atribuído o título de “APT´s Award of Excellence in DBT 2016”.

Pós-graduada em Perturbações da Personalidade pela Sociedade Espanola de Medicina Psicosomática e Psicoterapia e pela Universidade San Jorge em Madrid - Espanha.

Qualificada como Instrutora de Mindfulness pelo Mindfulness Center Training of University California San Diego - Estados Unidos da América. Experiência com instrutora em cursos de Redução de Stress baseado em Mindfulness, tendo sido reconhecida com o prémio BRAINNETWORK no Congresso Nacional de Psiquiatria em 2018 após apresentação de estudo piloto com evidência científica de dois programas de Mindfulness (MBSR) realizados a nível hospitalar.

Diplomada em Hipnose Clínica pela London College Of Clinical Hypnosis.

Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Autora de diversos projetos de investigação e artigos científicos na área de Psiquiatria e Psicoterapia

Joana Cabral Vaz

Joana Cabral Vaz, Mestre

Concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica na área de Sistémica, Saúde e Família em 2010 pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduação Internacional em Terapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração em 2017. O início do seu percurso profissional incidiu na prática da Psicologia em contexto institucional com crianças e jovens em risco e posteriormente em contexto clínico.

Em 2013, iniciou o contacto com a meditação e o Mindfulness e desde então participa regularmente em retiros e experiências de formação nessa área que a habilitaram como formadora dos programas Mindfulness- Based Stress Reduction e Still Quiet Place.

Nos últimos anos tem vindo a realizar várias palestras e workshops sobre o tema do Mindfulness, continuando paralelamente a aprofundar conhecimentos e experiência na Psicologia Clínica, mais recentemente na área do Trauma, tendo concluído o Nível I e II da formação em terapia EMDR. Faz também parte da equipa técnica do Projeto Jovens Cuidadores, implementado pela Associação Cuidadores de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

João Perestrelo

João Perestrelo, Dr.

Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, desde 2012, com especialidade em Psiquiatria, pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE, nos anos 2014 a 2019.

Contabiliza diversas formações: Psicoterapia Aumentada pelo Uso de Psicadélicos, pela MIND Foundation, Berlim, 2022-2024; Formação em Somatic Experiencing, nível intermediário, Somatic Escola de Psicoterapias Corporais e Somatic Experiencing International, 2022; Psicoterapia de Sistemas Familiares Internos – IFS Institute, 2021; Formação em Diretor de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama e Membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama nº608, 2021; Formação em Terapia Brainspotting, nível 3, pelo Brainspotting UK Institute, Londres, 2020; Formação em Psicoterapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), nível 2, pela Associação EMDR Portugal, sócio nº 274, 2020; e Instrutor Qualificado do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) pelo Center for Mindfulness da Universidade de Massachusetts, EUA, 2015 a 2019.

É Assistente Externo convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Co-fundador do Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade (CMMS); e Colaborador e instrutor na app de meditação para android e iphone – B.Kind.

É, ainda, autor de vários artigos científicos na área da saúde mental e coautor de capítulos de livros técnicos nacionais e internacionais.

Marta Lopes

Marta Lopes, Dra.

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Tem Formação pós-graduada em Intervenções Baseadas em Mindfulness e Compaixão: Mindfulness Based Compassionate Living Teacher Training - Institute for Mindfulness-Based Approaches; Masterclass for Mindfulness Teachers - Mindfulness: Finding Peace in a Frantic World - Oxford Mindfulness Center; Curso Avançado em Terapia Focada na Compaixão - Psikontacto; Curso Avançado em Terapia da Aceitação e Compromisso - Psikontacto; Advanced Mindfulness Based Stress Reduction Teacher Training - Center for Mindfulness University of Califórnia; Curso Especializado em Terapias Comportamentais de 3º Geração - Psikontacto; Mindfulness Advanced Teacher Training Workshop "Group Process" - Bangor University; Mindfulness Advanced Teacher Training Workshop "Inquiry" - Bangor University; Mindfulness Based Stress Reduction Teacher Training - Center for Mindfulness University of Califórnia; Mindful Parenting - Susan Bogels; Growing Up Mindful - Christopher Willard; Still Quiet Place Practicum (SQP - Mindfulness Program for Children and Adolescents); e Mindful Educator Essentials - Mindful Schools. 

Desenvolve a sua atividade enquanto formadora e facilitadora de intervenções baseadas em Mindfulness e Compaixão em contextos diversificados (contexto privado, empresas, escolas, instituições particulares de solidariedade social, autarquias) com adultos, jovens e crianças. A sua prática profissional enquanto facilitadora de intervenções baseadas em Mindfulness e Compaixão respeita as directrizes internacionais para as boas práticas de ensino de mindfulness (UK Network for Mindfulness-Based Teachers Good practice guidelines for teaching mindfulness-based courses). Adicionalmente tem desenvolvido a sua atividade enquanto Psicóloga em equipas multidisciplinares em contexto de intervenção social e em contexto educativo, tendo já feito parte de diferentes projetos de intervenção com populações socialmente vulneráveis.

Pedro Martins

Pedro Martins, Founder & CEO

Fundador e Multiverse-Architect - CEO do Grupo AM Experience, dedicado ao desenvolvimento, implementação e comercialização de experiências memoráveis – físicas e digitais – para espaços públicos e comerciais. No seu percurso empresarial, com mais de 20 anos, esteve diretamente envolvido na gestão e liderança de pessoas, nomeadamente em momentos de stress, mediação de conflitos e impasses, e gestão de equipas.

Sempre focado no próprio desenvolvimento e na delineação de planos de ação, gestão e avaliação de performance, frequentou diversos tipos de cursos, procurando saciar sua sede por (auto)conhecimento. Entre eles destacam-se o “mPEAK Coach Training” pela UCSD Center for Mindfulness (EUA); o “Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR)” pela Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (Portugal) e o “Self-knowledge and intention in your work life” pela School of Life – London (Reino Unido). Além disso, Pedro Martins está certificado, internacionalmente, como Master Practitioner de Programação Neurolinguística.

Rita Cabaço

Rita Cabaço, Mestre

Professora de Mindfulness, Auto-compaixão, Inteligência Emocional e Terapeuta Psico-Somática. Acredita profundamente que podemos, como humanos, aprender técnicas e ferramentas que nos permitem viver uma vida com mais equilíbrio e sentido. Sentiu na primeira pessoa o poder transformador de práticas que cultivam consciência e de abordagens que integram o corpo como fator de regulação emocional, e dedica-se a partilhar estas ferramentas. É Professora Certificada do Programa de Inteligência Emocional baseado em Mindfulness Search Inside Yourself, São Francisco, EUA, Professora de Mindfulness Based Stress Reduction e de Mindfulness Self-Compassion (formada pelo Centro de Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade da California, São Diego, EUA), Terapeuta de Somatic Experiencing, (uma técnica de regulação do sistema nervoso e renegociação de traumas, certificada pelo Somatic Experiencing Trauma Institute, EUA) e tem formação em Psicologia Somática do Desenvolvimento pela Bodynamic International, Dinamarca.

Calendarização e localização

Livestream / Online

04 e 18 de maio de 2024;

01 e 15 de junho de 2024;

13 e 27 de julho de 2024;

14 e 27 de setembro de 2024;

19 e 26 de outubro de 2024;

09 e 23 de novembro de 2024;

07 de dezembro de 2014;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025

 Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 209 horas (152 horas síncronas + 77 horas assíncronas)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados: 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,890.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,663.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,606.50 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 20 Mar. 2024

1,549.80 €

12 mensalidades

Normal
157.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
141.80 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 20 Mar. 2024

129.20 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular, e;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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