ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM TELESAÚDE: Intervenção Remota em Saúde Mental
“1. Durante um período de dez anos a contar da publicação deste regulamento são admitidas formações não creditadas pela Ordem. (In: DR nº216 de 8 novembro 2021, p.81.)
Parceria
Certificação
Instituto Membro
Porto -19 Out. 2024- Inscrições Abertas
Livestream / Online -19 Out. 2024- Inscrições Abertas
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Livestream / Online 14.10.2024
Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.
Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.
Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
Psicólogos, Psicólogos Juniores.
Coordenação Científica
Psicóloga clínica, com Mestrado Integrado e Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho. Investigadora e docente na Universidade da Maia e formadora em especializações avançadas na área da psicologia clínica. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP, tendo experiência no atendimento presencial e remoto de adultos; tem experiência na orientação e supervisão de estágios em psicologia. Investigadora, formadora e terapeuta em projetos financiados (FCT, ERASMUS +), destacando-se a participação no iCare4Depression – projeto focado na articulação da terapia cognitivo-comportamental com ferramentas digitais (blended therapy) para o tratamento da depressão.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
O recurso à Telemental Health tem aumentado nos últimos anos, especialmente impulsionado pela pandemia COVID-19. A Telemental Health não é uma nova especialidade da psicologia, psiquiatria, ou pedopsiquiatria, mas uma evolução no mundo contemporâneo, utilizando as tecnologias de comunicação e baseadas na internet para fornecer serviços remotos na área da saúde mental.
Esta Especialização Avançada foi desenhada para estudantes/profissionais de saúde mental (Psicologia, Psiquiatria ou Pedopsiquiatria) que, tendo um domínio prévio de noções básicas da Psicologia/Psicoterapia, pretendem fornecer serviços remotos na área da saúde mental de forma informada, responsável, ética e competente.
Esta Especialização Avançada é baseada em evidência científica e pretende promover competências práticas e teóricas para a avaliação e intervenção remotas em saúde mental com diferentes populações. Especificamente, pretende-se treinar os/as profissionais de saúde mental na gestão dos desafios clínicos, mas também legais, éticos e tecnológicos, associados à Telemental Health.
Objetivos gerais
Metodologia de avaliação
Teste de Avaliação Sumativa.
Para a conclusão do curso com aproveitamento, os/as formandos/as deverão obter uma classificação final mínima de 9,5 em 20 valores; É obrigatória uma assiduidade mínima de 75%.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
A metodologia de formação será centrada nos/as formandos/as. A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, combinando o método expositivo com o demonstrativo, interrogativo, ativo e de casos, no sentido de promover o processo de aprendizagem ativa dos/as formandos/as. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Após a conclusão desta Especialização Avançada com aproveitamento, os/as formandos/as estarão capacitados para, no exercício da sua profissão, oferecer serviços remotos na área da saúde mental em diferentes contextos, tais como:
Módulo 1 - Considerações e guidelines gerais
Introdução à Telemental Health
Obstáculos e potencialidades
Guidelines gerais
Módulo 2 - Considerações legais
Considerações legais sobre ética em saúde
O modelo americano, legislação europeia e portuguesa
Proteção de dados sensíveis
Módulo 3 - Segurança da informação
Conceitos fundamentais da segurança da informação
Cuidados na gestão de dados de saúde
Boas práticas de segurança
Módulo 4 - Aspetos éticos e deontológicos
Guidelines éticas e deontológicas
Consentimento informado
Módulo 5 - Aspetos da comunicação clínica
Obstáculos e potencialidades
Aspetos comunicacionais da entrevista médica
Módulo 6 - Avaliação e intervenção remota com adultos
Obstáculos e potencialidades
Avaliação e monitorização remota da saúde mental de adultos
Intervenção remota com adultos
Protocolos para intervenção remota em saúde mental com adultos
Módulo 7 - Avaliação e intervenção remota com crianças e adolescentes
Obstáculos, potencialidades e questões éticas específicas
Avaliação e monitorização remota com crianças e adolescentes
Intervenção remota com crianças e adolescentes
Protocolos para intervenção remota em saúde mental com crianças e adolescentes
Módulo 8 - Avaliação e intervenção remota com grupos vulneráveis e/ou em risco
Obstáculos, potencialidades e questões éticas específicas
Avaliação e monitorização de grupos vulneráveis e/ou em risco
Intervenção com grupos vulneráveis e/ou em risco
Protocolos de intervenção remota
Módulo 9 - Gestão remota de situações de crise e emergência
Obstáculos, potencialidades e questões éticas específicas
Princípios e guidelines da intervenção em crise e emergência
Módulo 10 - Autocuidado dos/as profissionais de saúde mental
Desafios no autocuidado dos/as profissionais de saúde mental
Estratégias de autocuidado nos/as profissionais de saúde mental
Módulo 11 - Treino na gestão de desafios
Gestão dos desafios clínicos, legais, tecnológicos e éticos em casos práticos
Psicóloga clínica, com Mestrado Integrado e Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho. Investigadora e docente na Universidade da Maia e formadora em especializações avançadas na área da psicologia clínica. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP, tendo experiência no atendimento presencial e remoto de adultos; tem experiência na orientação e supervisão de estágios em psicologia. Investigadora, formadora e terapeuta em projetos financiados (FCT, ERASMUS +), destacando-se a participação no iCare4Depression – projeto focado na articulação da terapia cognitivo-comportamental com ferramentas digitais (blended therapy) para o tratamento da depressão.
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Advogada inscrita no Centro Regional do Porto da Ordem dos Advogados. Tem experiência em representação forense generalista, sendo a área preferencial de atuação a do direito civil e direito do consumo. Recebeu formação na área da proteção de dados. É formadora desde 2010 na área do direito, destacando-se a ministração de formação em ética e deontologia profissionais. Tem experiência na coordenação de ações de formação.
Mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Tech lead na Sanno, empresa que apresenta soluções “end-to-end” para investigação, prática e monitorização clínica de pacientes. No INESC TEC, participou e coordenou diferentes projetos nacionais e europeus focados no desenvolvimento de sistemas de informação com aplicação na área da saúde mental; De destacar o envolvimento no desenvolvimento e implementação de plataformas digitais que permitissem a avaliação/monitorização e intervenção combinada de sessões presenciais de psicoterapia com módulos online para o tratamento da depressão. Conta ainda com experiência como Professor Assistente Convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Possui o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sendo especialista em psiquiatria. Participou em vários congressos e cursos de formação, nacionais e internacionais, com várias apresentações científicas e publicação de artigos em revistas internacionais. Realizou vários cursos de pós-graduação no âmbito da psicoterapia, psicofarmacologia e comunicação clínica, bem como estágios de formação em instituições internacionais reconhecidas (South London and Maudsley; Unidad de Formación e Investigación en Psicoterapia do Hospital Universitario La Paz). Atualmente é psiquiatra no Centro Hospitalar Universitário de São João, onde além da atividade clínica tem funções de orientador de formação e estágios de internos de psiquiatria e de medicina geral e familiar. Exerce ainda atividade de docência de psiquiatria no Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Maia. Doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade da Maia, com um projeto financiado (FCT) no âmbito da blended therapy (terapia cognitivo-comportamental - TCC - combinada com módulos online) para o tratamento da depressão. Investigadora, formadora e terapeuta em projetos de investigação e intervenção psicológica nos modelos de stepped care e de intervenções com ferramentas digitais, nomeadamente no Stop Depression (financiado pela EEAGrants) e no iCare4Depression (financiado pela FCT). Assistente convidada na licenciatura em Psicologia da Universidade da Maia. Psicóloga clínica em TCC com adultos, com experiência de atendimento presencial e remoto. Faz investigação e tem várias publicações científicas nacionais e internacionais no âmbito dos processos de mudança em psicoterapia e intervenções psicoterapêuticas combinadas com ferramentas digitais.
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Maia e Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Investigadora em projetos de investigação e de intervenção financiados (FCT; EEA-Grants) na área da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com adultos e da Telemental Health. Tem vários artigos publicados sobre os processos de mudança em psicoterapia. Psicóloga Clínica, com experiência em TCC com adultos, tanto em atendimento presencial como remoto. Professora Auxiliar no curso de Psicologia da Universidade da Maia, lecionando diferentes unidades curriculares no âmbito da avaliação psicológica e intervenção clínica com adultos na Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Formadora em Especializações Avançadas em TCC com Adultos.
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Atualmente investigadora do laboratório colaborativo ProChild CoLAB e docente na Universidade da Maia. Coordenadora, ao longo da sua carreira profissional, de diversos projetos de investigação na área da saúde mental de crianças e adultos. Mais especificamente, tem desenvolvido investigação na área da e-Mental Health, colaborando em estudos que visam testar a eficácia e custo-eficácia dos tratamentos baseados na Internet na prevenção e combate à depressão, ansiedade e risco de suicídio. Tem, igualmente, desenvolvido, implementado e coordenado projetos de investigação e de investigação-ação centrados na promoção da saúde física e mental de crianças e respetivas famílias. Com diversas comunicações nacionais e internacionais, bem como publicações científicas, os domínios de atuação e interesses de investigação centram-se nas áreas do desenvolvimento, da adversidade, da saúde mental e da e-Health.
Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências e de Educação da Universidade de Coimbra, Psicóloga Clínica com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela OPP, Docente na Universidade da Maia e Formadora na área da psicologia clínica. Tem experiência em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Focada nas Emoções em formato presencial e online. Tem participado em diferentes projetos de investigação, intervenção e formação financiados (FTC, EEA, ERASMUS +) na área do luto e depressão, nos quais esteve envolvida na avaliação da eficácia clínica de tratamentos, elaboração de manuais de intervenção clínica, treino de psicólogos/terapeutas e outros profissionais de saúde, bem como na intervenção terapêutica usando componentes digitais. Participou no desenvolvimento e aperfeiçoamento de ferramentas tecnológicas de intervenção psicoterapêutica e na sua aplicação. A sua produção científica centra-se nos processos de mudança em psicoterapia e na Telemental Health.
Psicóloga Clínica, Licenciada e Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho, com Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP. É atualmente Professora Associada de Psicologia na Universidade da Maia – ISMAI e membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Na área da formação tem vindo a desenvolver ações na área da Igualdade de Género e Violência Doméstica. Tem sido formadora e coordenadora de Especializações Avançadas na área da Psicologia Clínica. Foi Investigadora responsável de um projeto em eHealth na área da avaliação do risco nas relações de violência na intimidade.
Psicóloga clínica, pela Universidade do Minho, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP. Pós-graduada em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes; Doutoranda na Universidade da Maia, com investigação centrada no autocuidado das/os psicólogas/os. Certificada como Técnica de Apoio à Vítima. Desenvolve prática privada (presencial e remota) e é técnica superior de psicologia no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Matosinhos. Conta como experiências anteriores: Coordenação de Projeto; Coordenação da Linha de Apoio ao Isolamento da Câmara Municipal de Matosinhos; Coordenação de formação; Formadora, Psicóloga Clínica em contextos com pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, entre outros. Conta com a participação em vários projetos e na organizou de ações na área da violência e promoção da equidade. Recebeu formação e tem experiência na avaliação e intervenção em situações de crise e catástrofe e na prestação de serviços de psicologia mediados por tecnologias de informação e comunicação. Destaca-se ainda a participação no Webinar “Apoio Telefónico à Comunidade _ COVID19” para a OPP e a experiência em comunicações nos Congressos da OPP, sobre o autocuidado das/os psicólogas/os.
Livestream / Online | PORTO |
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19 de outubro de 2024; 09 e 23 de novembro de 2024; 14 de dezembro de 2024; 11 e 25 de janeiro de 2025; 08 e 22 de fevereiro de 2025; 15 e 29 de março de 2025; 12 de abril de 2025. |
19 de outubro de 2024; 09 e 23 de novembro de 2024; 14 de dezembro de 2024; 11 e 25 de janeiro de 2025; 08 e 22 de fevereiro de 2025; 15 e 29 de março de 2025; 12 de abril de 2025. |
Plataforma Online
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências
Porto
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências
Rua de Camões 219, 5º Piso
4000-145 Porto, Portugal
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 140 horas (80 horas síncronas + 60 horas assíncronas)
Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt