CURSO EM ADOÇÃO E PARENTALIDADE CONSCIENTE
Acreditação
24 créditos
Parceria
Certificação
Instituto Membro
Online -24 Out. 2024- Inscrições abertas
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 17-10-2024
Psicólogos, Psicólogos Juniores.
Coordenação Científica
Psicóloga desde 1980 (CRP08/0774), especialista em Antropologia Filosófica e em Origens Científicas e Filosóficas da Psicologia, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília. Professora da UFPR desde 1982. Atualmente é professora sênior e orientadora de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR e professora aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Foi membro do Conselho Científico da Association Francophone de Psychologie et Psychopathologie de l'enfant et l'adolescente (Paris, 2012-2015); Membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia (1986-1992); Representante latino-americana da Society of Research in Community Psychology da American Psyhological Association (1999-2005); Correspondente internacional da revista Journal de Psychologues de Paris (1998-2006); Editora da revista Interação em Psicologia (2000-2006); Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais; recebeu convites para proferir palestras em diferentes congressos nacionais e internacionais (França, Bélgica, Marrocos, Portugal, Itália, Espanha, Holanda, Rússia, Alemanha); recebeu diferentes travel awards integrais dos congressos para apresentar seus trabalhos de pesquisa em eventos internacionais. Publicou dezenas de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e 17 livros e tem sido consultora de diferentes mídias sobre matérias que envolvem psicologia e proferido palestras em todo Brasil. Atua na área de Psicologia, como pesquisadora, palestrante e ministra capacitação e certificação do seu Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF), com ênfase em Estilos e Práticas Educativas Parentais, Abandono e Adoção, Psicologia Positiva e Relacionamento Amoroso.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Família por adoção é simplesmente outra forma de filiação e deve ser respeitada como tal. O amor de uma família por adoção precisa ser construído, assim como o de uma família genética, porém há diferenças fundamentais que precisam ser compreendidas tanto por pessoas que desejam adotar um filho e por famílias que já adotaram, quanto pelos profissionais do sistema judiciário, psicólogos e outros profissionais que atuam nessa área.
É importante entender o processo histórico de infância e adoção e as diferentes interpretações ao longo dos tempos, sendo que os códigos morais, as leis e as religiões ora eram coerentes ora divergiam entre si.
Há pouco tempo ainda dizia-se que nem deveria ser contado para a criança que ela havia sido adotada! Estamos em um mundo que muda a cada instante, então, muitas vezes é preciso deixar de lado alguns conhecimentos que aprendemos e entender novas formas de pensar e agir.
Assim, o nosso breve curso abordará algumas mudanças essenciais para as famílias por adoção, tanto em relação ao histórico difícil da criança, quanto como fazer uma preparação do adotante nessa espera cujo prazo não é possível determinar. Vamos falar também dos mitos, das dores, dos sonhos e das motivações.
Atualmente é essencial conhecer mais a fundo as práticas educativas parentais. Como educar bem um filho? É preciso entender que não é porque todos já foram filhos que sabem educar bem uma criança. Em um processo de adoção é preciso entender que o filho vem com uma história passada que provoca feridas emocionais. Essas feridas podem se manifestar em diferentes momentos da vida.
A contingência de ser uma família por adoção traz características especiais e belas e, também, questões complexas que não podem ser negadas. A preparação para a adoção de um filho, tanto para profissionais quanto para adotantes, é essencial para a construção de uma vida familiar gratificante e amorosa.
Hoje a ciência sabe com clareza que não é ter o mesmo sangue nem os mesmos genes que vai garantir o amor nem a felicidade na relação familiar. Todo amor é conquistado e todos os pais, sejam adotivos ou genéticos, devem adotar seus filhos!
Vamos conversar e compreender mais sobre o tema da adoção de um filho?
Objetivos gerais
O processo de adoção e as relações familiares em famílias por adoção evoluíram muito em todo o mundo nos últimos anos. No entanto, existem ainda vários desafios a serem superados, os quais exigem uma capacitação constante dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, para garantir uma adoção ágil e segura. A capacitação para as famílias que desejam adotar e que já adotaram também é fundamental para a evolução de uma família segura e amorosa. Este curso pretende abordar alguns dados históricos do processo de adoção no mundo, características de adotantes e de crianças e adolescentes que aguardam uma família e recursos de compreensão e de comportamentos que devem ser compreendidos e aprendidos pelos pais que adotam e pelos profissionais que trabalham com o tema.
Metodologia de avaliação
Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter um mini teste, uma classificação mínima de 9,5 (em 20 valores) e uma assiduidade mínima de 75%.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, com recurso a suporte audiovisual e participação ativa do aluno em todas as atividades propostas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Módulo 1
Breve história da Adoção na humanidade
Módulo 2
Por que mães abandonam seus filhos?
Módulo 3
Processo de habilitação e preparação de pretendentes à adoção.
Diferentes tipos de família: homoafetiva, monoparental
Módulo 4
Características de pretendentes à adoção, de pais por adoção e de crianças que esperam uma família
Módulo 5
A convivência com a história da família de origem: importância do pós-adoção
Módulo 6
Aspetos relevantes após a adoção: impactos do trauma da criança; possível síndrome de burnout da parentalidade após a adoção
Módulo 7
Desejos e dificuldade de crianças ao entrar em uma nova família e gatilhos que podem aparecer após a adoção
Módulo 8
12 Princípios da Educação Positiva: diferenças e semelhanças em famílias genéticas e por adoção
Psicóloga desde 1980 (CRP08/0774), especialista em Antropologia Filosófica e em Origens Científicas e Filosóficas da Psicologia, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo com Pós-doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília. Professora da UFPR desde 1982. Atualmente é professora sênior e orientadora de Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR e professora aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Foi membro do Conselho Científico da Association Francophone de Psychologie et Psychopathologie de l'enfant et l'adolescente (Paris, 2012-2015); Membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia (1986-1992); Representante latino-americana da Society of Research in Community Psychology da American Psyhological Association (1999-2005); Correspondente internacional da revista Journal de Psychologues de Paris (1998-2006); Editora da revista Interação em Psicologia (2000-2006); Parecerista de revistas e agências nacionais e internacionais; recebeu convites para proferir palestras em diferentes congressos nacionais e internacionais (França, Bélgica, Marrocos, Portugal, Itália, Espanha, Holanda, Rússia, Alemanha); recebeu diferentes travel awards integrais dos congressos para apresentar seus trabalhos de pesquisa em eventos internacionais. Publicou dezenas de artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e 17 livros e tem sido consultora de diferentes mídias sobre matérias que envolvem psicologia e proferido palestras em todo Brasil. Atua na área de Psicologia, como pesquisadora, palestrante e ministra capacitação e certificação do seu Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF), com ênfase em Estilos e Práticas Educativas Parentais, Abandono e Adoção, Psicologia Positiva e Relacionamento Amoroso.
Online |
---|
24 e 31 de outubro de 2024; 07, 14, 21 e 28 de novembro de 2024; 05 e 12 de dezembro de 2024; |
Plataforma Online
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 48 horas (24 horas síncronas + 24 horas assíncronas)
Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.
Horário: Quintas-feiras; 18h00 às 21h00
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt