ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICANÁLISE: Teoria Contemporânea, Clínica e Sociedade - Advanced Professional Program
Acreditação
100,5 créditos
Parceria
Formação Certificada
Instituto Membro
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 21.10.2024 | Lisboa: 21.10.2024
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
Coordenação Científica
Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Pós-graduada em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA-Instituto Universitário,
Psicoterapeuta e Psicanalista pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP), onde exerce funções formativas.
Membro da Direcção da AP.
Docente convidada na disciplina optativa de Psicossomática do Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Mestrado Integrado do ISPA.
Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática.
Coordenadora Científica da ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM MEDICINA PSICOSSOMÁTICA: uma abordagem psicossomática do adoecer do Instituto Português de Psicologia.
Pertence à Lista de Especialistas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Editora, autora e tradutora na Climepsi Editores.
Autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica:
Dísponivel em breve.
Objetivos gerais
Adquirir conhecimentos sobre psicanálise e sua aplicabilidade técnica, conceptual e metodológica em diferentes contextos de intervenção.
Metodologia de avaliação
Teste de produção curta ou seleção.
Os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 10 valores no teste sumativo, numa escala de 0 a 20 valores.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
Abordagem teórico-prática através do método expositivo; método interrogativo; métodos ativos/trabalho de grupo; Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Fornecimento de material didático e discussão de casos clínicos.
Psicólogos, Psicólogos Juniores.
Dísponivel em breve.
Módulo 1 – O que é a Psicanálise?
a - Apresentação e Fundamentos curriculares do curso
b - Pré-concepções em Psicanálise
c- Percursos e contextos da Psicanálise
d - Conceitos Fundamentais
e - Principais Autores Internacionais
f - A Psicanálise em Portugal
g - Pensar o campo epistemológico, clínico e socio-político da Psicanálise
Módulo 2 – Perspectivas Contemporâneas em Psicanálise
a. O campo analítico: relação terapêutica, narrativas intersubjetivas e despatologização da alteridade
b. Corpo e Psicanálise: Neuropsicanálise e Psicossomática
Módulo 3 – Psicanálise e Ciclo de Vida: entre a expansão e o sofrimento
Módulo 4 – Psicanálise da Identidade
Módulo 5 – Psicanálise fora do divã: pessoas, comunidades e organizações
Módulo 6 – Psicanálise na Fronteira
Módulo 7 – Avaliação e Reflexões Finais
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta de Inspiração Psicanalítica.
Investigadora e psicoterapeuta no Centro de Etnopsicologia Clínica onde trabalha com populações migrantes, em particular com menores não acompanhados.
Supervisora Clínica em contexto privado e supervisora de estágios curriculares e profissionais.
Docente no Mestrado em Psicologia Clínica e no Mestrado em Psicologia Psicanalítica do Ispa.
Membro do AppsyCI, unidade de investigação do Ispa.
Licenciada (pré-Bolonha) em Psicologia Aplicada pelo ISPA – Instituto Universitário. Psicóloga Clínica e Especialista em Psicoterapia e Psicologia da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP. Psicanalista: membro efetivo da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica - AP. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática. Membro da Associação Identidade e Afectos. Ex-Coordenadora da Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, tendo desempenhado também funções de Técnica Superior de Psicologia como Psicóloga Clínica na Consulta de Psicologia da Câmara Municipal.
Psicóloga Clínica e Psicanalista pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (A.P.), onde exerce funções formativas.
Fez observação de Bebés 2º o método de Esther Bick.
Membro coordenador do Grupo de Estudos sobre o pensamento de Carlos Amaral Dias.
Realizou seminários de Formação com Tilman Furniss na área do Abuso Sexual.
Foi supervisora de equipa multidisciplinar nas áreas de famílias de acolhimento e Centro de Apoio à Família e à Parentalidade (CAFAP) na ABRIGO, e é Supervisora de equipas multidisciplinares das Casas de Acolhimento Residencial de Bicesse das Aldeias SOS.
Articula desde 2018 com diversas Casas de Acolhimento da SCML de onde recebe algumas crianças para acompanhamento psicoterapêutico, bem como da equipa de famílias de acolhimento.
Investiu na área do brincar em todas as áreas de intervenção na infância da Associação desde o Jardim de Infância, ATLs, e espaços sociocomunitários para a juventude e suas famílias. Interligação com todas as restantes áreas de intervenção da Associação numa perspetiva multidisciplinar.
Psicoterapeuta e Membro fundador e Titular da Associação de Psicanálise Relacional (PSIR) onde tem desenvolvido actividade de Psicoterapeuta Didata; Supervisor; Formador; Coordenador de Seminário e onde integra duas Comissões Científicas.
Realizou psicoterapia e fez observação de bebés institucionalizados.
Editor de uma Revista de Psicanálise Contemporânea e corresponsável em Portugal de uma revista de Psicanálise Relacional espanhola.
Trabalha com grupos de Desenvolvimento Comunitário no Bairro de Chelas e Bairro da Ameixoeira, tendo o objectivo de diminuir a exclusão social através da acção da Psicanálise Contemporânea.
Licenciada em Animação e Intervenção Sociocultural e Mestre em Educação com Especialização em Formação Pessoal e Social.
Formação em Psicoterapia Psicanalítica pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.
Vasta experiência de formação com adolescentes e adultos.
Professora em escola TEIP dos cursos técnico de ação educativa, profissional de turismo e vocacional de animação sociocultural, desde 2016.
Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Sistémica Familiar e Comunitária, e com especialidade avançada em Psicologia Clínica, Comunitária e Intervenção Precoce. Aprofundou a sua prática na intervenção com pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, particularmente famílias em risco, crianças e jovens vítimas de trauma e pessoas portadoras de deficiência. Tem experiência clínica, de formação e investigação com várias entidades. Atualmente Diretora Nacional de Programas nas Aldeias de Crianças SOS em Portugal. Psicoterapeuta Psicanalítica em Formação pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.
Psicóloga clínica licenciada pela faculdade de psicologia e de ciências da educação da universidade de Lisboa, com mestrado em psicologia clínica e psicopatologia pelo Ispa e com doutoramento psicologia clínica pela universidade de Évora. Tem formação em psicanálise pela SPP e é membro titular da AP onde leciona seminários sobe os relacionamentos amorosos e a vulnerabilidade narcísica Especialista em psicologia clínica, em psicoterapia e intervenção comunitária pela OPP. Trabalhou no Centro de Saúde de Algueirão Mem-Martins como psicóloga durante 14 anos e neste momento é docente na universidade de Évora com nomeação definitiva onde leciona unidades curriculares na licenciatura e mestrado em psicologia e na licenciatura em ciências do desporto. Autora de dois livros editados pela Climepsi Editores sobre o amor e a vulnerabilidade narcísica, com artigos científicos na área do narcisismo, trauma e relacionamentos amorosos.
É Doutorada em Psicologia, com área de especialização de Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Tem mestrado Integrado em Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e uma Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia (Variante Psicologia Clínica Dinâmica), também pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
Formação na especialidade de Psicoterapia Psicanalítica pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP), Lisboa, onde é formadora.
É Professora na Universidade de Lisboa, na especialidade de Psicologia Clínica Dinâmica.
Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, variante clínica-dinâmica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com Master em “Evolucion Normal Y Patológica: Teoria y Técnica Psicanalítica” pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona.
Com formação em Psicanálise pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos em Clínica Privada.
Psicólogo Clínico pelo ISPA-IU e Psicanalista pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP).
Vice-Presidente da AP, onde exerce também funções formativas.
Realiza Supervisão a Equipas de Casas de Acolhimento da SCML.
É formador no Seminário “Estudos Aprofundados por Autor: António Coimbra de Matos.”
Docente Convidado no Curso de Licenciatura de Enfermagem, tendo lecionado a unidade curricular de Saúde Mental e Seminários de Especialidade de Saúde Mental, desde o 1º ao 4º ano.
Prática em clínica privada com crianças, adolescentes e adultos.
Exerceu anteriormente funções técnicas na área da Saúde Mental, Crianças e Jovens em perigo e Cuidados de Saúde Primários, também no Departamento de Desenvolvimento Social da CML (2004-2010).
Psiquiatra e Psicanalista.
Membro titular da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, onde tem funções formativas.
Editor da Revista Portuguesa de Psicanálise.
Tem colaborado nas actividades científicas, em congressos e nas actividades institucionais formativas no IP, IFTP, SPP e outras sociedades psicanalíticas filiadas na IPA.
Membro da Société Européenne pour la Psychanalyse de l’Enfant et de l’Adolescent. Tem intervindo em conferencias e supervisões clínicas.
Sócio Fundador da Associação pela Saúde dos Adolescentes (ASA) Foi Secretário da Mesa da Assembleia Geral
Fundador da Associação Nacional de Intervenientes em Toxicodependência (ANIT)
Foi membro da direcção do colégio de especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos de 2006 a 2012
Membro fundador em 12 de Novembro de 2016 da secção de Psico-Oncologia
Fundador da Sociedade Portuguesa de Psicossomática e Presidente Adjunto da Sociedade Portuguesa de Psicossomática até 2014.
Membro da ISFN – “International Sandor Ferenczi Network”
Membro Fundador "Groupe de Recherche International - Psychanalyse en Mediterranée"- IPA
Marco Torrado é Psicólogo Clínico, licenciado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
É Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e concluiu o Doutoramento em Desenvolvimento Humano e Social Ciências da Saúde na mesma faculdade em 2013. Foi Professor Auxiliar Convidado de Saúde Mental na FMUL e Professor Sénior Psicóloga do Hospital Garcia de Orta, exercendo funções no CAMHS e na Ligação Saúde Mental - Serviço de Infecciosidade. Nos últimos dez anos, teve aproximadamente 30 participações científicas, nomeadamente em artigos em revistas especializadas, comunicações em eventos científicos, artigos técnicos manuais e capítulos de livros, especialmente nas áreas de stresse e regulação emocional, psicossomática e comportamentos aditivos. É membro da Comissão Executiva da Sociedade Portuguesa de Psicossomática e Editor da Revista Portuguesa de Psicossomática. Orienta dissertações de pós-graduação na área de Ciências da Saúde e participou de júris de mestrado e doutorado. Dentro do contexto de funções profissionais interagiu com mais de 40 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos.
Psicóloga clínica, psicoterapeuta e Diretora clínica da ID Clinics.
Membro da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (em formação), para onde foi a convite do seu analista – António Coimbra de Matos.
Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Professora convidada do programa doutoral em Psicologia da FPCEUP.
Autora de livros e de vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Consultora especialista de revistas científicas internacionais.
Desde 2012, tem recebido várias distinções de mérito – quer por entidades nacionais (como a Fundação para a Ciência e Tecnologia), quer internacionais (Psychology Progress – Centre for Top Research in Psychology).
Em 2015, recebeu uma nomeação para o prémio BIAL, decisão que foi sustentada por Maria João Padrão ser «uma das mais proeminentes intelectualidades da sociedade contemporânea», com realce para «a conjugação inédita de perspetivas filosóficas e psicológicas».
Em 2020, foi considerada pela publicação Portugal em Destaque como uma das principais figuras a nível nacional, tanto na psicologia clínica como na psicoterapia, além de um caso de sucesso na liderança feminina.
Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tradutor, Autor e Poeta. Tendo traduzido múltiplos livros de psicanálise.
Foi Professor Convidado e membro do Conselho Científico Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA-Santarém).
Autor do livro “Outra coisa (Poesia, psicanálise e política – Algumas linhas)”
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicossomática e Curador em Parceria com Teresa V. Sá do Clube de Leitura da mesma sociedade.
Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, Pós-graduada em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo ISPA-Instituto Universitário,
Psicoterapeuta e Psicanalista pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP), onde exerce funções formativas.
Membro da Direcção da AP.
Docente convidada na disciplina optativa de Psicossomática do Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e no Mestrado Integrado do ISPA.
Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática.
Coordenadora Científica da ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM MEDICINA PSICOSSOMÁTICA: uma abordagem psicossomática do adoecer do Instituto Português de Psicologia.
Pertence à Lista de Especialistas da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Editora, autora e tradutora na Climepsi Editores.
Autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais.
Licenciado em Psicologia Educacional pelo ISPA e Mestre em Intervenção Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens pelo ISCTE, com certificação em Intervenção Terapêutica na Crise da Universidade de Cornell, e em Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens da Universidade de Oklahoma.
Tem exercido funções sobretudo em escolas e em casas de acolhimento residencial de crianças e jovens. Em contexto escolar, trabalhou como psicólogo e coordenou serviços de psicologia, educação especial, e ação social. Em acolhimento, trabalhou como cuidador e diretor, em Portugal e nos Estados Unidos da América.
Entusiasta das práticas reflexivas e do trabalho colaborativo, bem como do desenvolvimento dos indivíduos e das organizações, presta desde 2008 serviços de formação, supervisão de equipas, mentoria profissional e consultoria organizacional, em escolas e instituições sociais.
Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa e Psicoterapeuta pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP).
Membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Participou no Grupo de Estudos de Winnicott.
Trabalha na Unidade W Mais como psicóloga clínica em equipa multidisciplinar a realizar trabalho clínico com adolescentes, adultos e idosos. Psicoterapias individuais (breves e longa duração), triagens, aconselhamento em saúde, intervenção em crise. Intervenção grupo, grupos terapêuticos, grupos de suporte, intervenção comunitária e educação para a Saúde. Acompanhamento e supervisão de estágios curriculares e profissionais. Desenvolvimento de projetos na área da psicanálise e da psicologia da saúde.
Online |
---|
26 de outubro de 2024;
09 e 23 de novembro de 2024; 14 de dezembro de 2024; 11 e 25 de janeiro 2025; 01 e 22 de fevereiro de 2025; 01 e 22 de março de 2025; 05 e 19 de abril de 2025; 10 e 24 de maio de 2025; 07 e 21 de junho de 2025; 05 e 19 de julho de 2025; 20 de setembro de 2025. |
Plataforma Online
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 201 horas (144 horas síncronas + 57 horas assíncronas)
Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt