NEUROEDUCAÇÃO
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROEDUCAÇÃO

- Advanced Professional Program -

Especialização para Psicólogos

Acreditação

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99 créditos

Parceria

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Livestream / Online -12 Out. 2024- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream / Online até 28 Ago. 2024

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Livestream / Online: 07-10-2024 

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“Ao cruzar o conhecimento em Educação com a área das Neurociências, o grande contributo desta Especialização Avançada Pós-Universitária em Neuroeducação assenta em dois pilares fundamentais: "Compreender o cérebro para ensinar melhor. Ensinar para melhor compreender o cérebro". Esta abordagem interdisciplinar, por profissionais de diferentes áreas, traduziu-se num grande enriquecimento.”

Luis Cesariny Calafate

 

“Gostaria de começar esse texto expondo em primeiro lugar a boa vontade dos professores e conhecimento dispensados a nós os estudantes, as aulas foram ministradas de forma espontânea e leve, proporcionando um ambiente agradável de troca entre todos. Para além do conhecimento específico em Neuroeducação que faço questão de ressaltar a excelência, pude conviver com pessoas de cursos diferentes, o que proporcionou uma visão diferente sobre a mesma temática. Agradeço toda equipe, da receção a sala de aula, foram mesmo muito recetivos.”

Stela Silveira

 

“Docentes convidados vinculados à Neuropsicologia da educação nas vertentes clínica e docente, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio internacional.“

 

"Os professores desta Especialização Avançada Pós-Universitária sempre estiveram disponíveis para o debate e para o esclarecimento de dúvidas".

 

"Uma das mais valias desta Especialização Avançada Pós-Universitária foi a troca de experiências entre os formandos.”

Margarida Correia

 

"Penso que quando investimos na formação não contamos só com a sorte, mas com aquilo que vamos conciliando e a coisa corre por nossa conta. Mais que teorias, é de reconhecer a consideração nas aulas, o compromisso e empenho, o esforço e dedicação da equipa de docentes. Até ao último, do esforço de todos, agradeço o facto de poder ter trabalhado com pessoas que se dedicam"

Ricardo Oliveira

 

“A especialização em Neuroeuducação abre-nos as portas para a compreensão dos processos envolvidos na aprendizagem, dando ao professor um conjunto de conhecimentos e ferramentas que permitem uma escolha mais estruturada e fundamentada de estratégias didáticas, possibilitando atender de forma mais eficaz à diversidade da sala de aula e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. É, por isso, uma mais-valia para dar resposta aos desafios da educação do século XXI.”

Sandra Ferreira

VER MAIS

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Góis Horácio

Góis Horácio, Professor Doutor

Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO); Membro da Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia.

Carina Gonçalves

Carina Gonçalves, Dra.

Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada de Lisboa, com experiência profissional na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências do Hospital de Egas Moniz-CHLO. Responsável pela avaliação neuropsicológica na consulta de doenças desmielinizantes. Avaliação neuropsicológica pediátrica em contexto escolar. Formadora em diversos cursos de pós-graduação no âmbito da Neuropsicologia Clínica e Pediátrica. Participação e coordenação de diversos projetos de investigação e ensaios clínicos.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

 

Neuroeducação significa preparar melhor quem ensina e ajudar e facilitar o processo de quem aprende (Mora, 2017).

Sendo o seculo XXI considerado como o século do cérebro, surgem novos campos de conhecimento, sendo a Neuroeducação um deles.

A Neuroeducação pretende assim fazer a ponte entre diversas disciplinas de conhecimento, como a Psicologia, a Medicina e a Sociologia com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem tendo em conta os conhecimentos atuais sobre o

funcionamento do cérebro.

Esta formação foi desenhada especialmente para profissionais ligados às áreas da educação, nomeadamente, professores, terapeutas e psicólogos para que possam adquirir conhecimentos teóricos e práticos focados na forma como o cérebro aprende e sua aplicabilidade em contexto de sala de aula.

Objetivos gerais

  • Caracterizar o diálogo com a neuropsicologia, com as neurociências, com a neurodidática e a psicopatologia, através do conhecimento das relações neuropsíquicas inerentes ao processo de aprendizagem.
  • Identificar os mecanismos cerebrais subjacentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros.
  • Caracterizar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potenciar a aprendizagem.

 

Metodologia de avaliação

Produção de relatório / artigo científico.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação mínima de 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Equipa de Mediação Escolar e de Apoio Docente;
  • Orientador Especializado na Melhoria do Rendimento Escolar;
  • Apoio Escolar e Extraescolar aos alunos;
  • Monitor e Animador de Atividades Lúdicas;
  • Especialista na Atenção e Diversidade dos Alunos;
  • Participação em projetos educativos em situações formais e não-formais;
  • Acompanhamento de atividades educativas;
  • Apoio a projetos de inovação pedagógica e de investigação;
  • Identificação, elaboração e avaliação de recursos didáticos;
  • Elaboração de recursos de divulgação e formação cultural.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 – Neuroeducação

1. História das Neurociências

2. Introdução ao estudo do cérebro

3. Neurociência e Aprendizagem

4. Aprendizagem e Neurodidáctica

5. Princípios da Neuroeducação

 

Módulo 2 – Evolução Neurobiológica

6. Ciclos biológicos: atividades e aprendizagem

7. Neurobiologia e Desenvolvimento neurobiológico

8. Biologia do Desenvolvimento e Distúrbios da Maturação

9. Desenvolvimento Ontogenético do Cérebro

10. Neurodesenvolvimento

 

Módulo 3 – Neuroanatomia básica

11. Neurónios e Células da Glia

12. Sinapse

13. Neurotransmissores

14. Sistema Nervoso Periférico

15. Sistema Nervoso Central

16. A importância do sono, alimentação e exercício físico na aprendizagem

 

Módulo 4 – Neuroanatomia funcional

17. Sistema Nervoso Central

18. Sistema Ventricular

19. Meninges

20. Sistema Vascular

21. Sistema Límbico

22. Emoções e aprendizagem

 

Módulo 5 - Neurodesenvolvimento e neuroética

23. Neuroética: definição e aprendizagem;

24. Tomada de decisão;

25. Neurodesenvolvimento: A importância dos fatores externos e da interação na aquisição de competências e perceções da realidade.

 

Módulo 6 - Bases do processamento cerebral

26. Processamento Sensorial

27. Funcionamento Cognitivo

 

Módulo 7 - Fundamentos neurológicos da aprendizagem

28. Desenvolvimento da Linguagem Oral

29. Hierarquia da Linguagem

30. Linguagem Escrita

31. Processamento da Linguagem

32. Bases Neuroanatómicas da Linguagem

33. Principais patologias da Linguagem

34. Desenvolvimento do cálculo

35. Dificuldades da aprendizagem da matemática

36. Bases Neuroanatómicas do cálculo

 

Módulo 8 - Dificuldades de aprendizagem

37. Perturbações do espectro da empatia: etiologia, sinais e sintomas

38. Défice de atenção: etiologia, sinais e sintomas

39. Hiperatividade: etiologia, sinais e sintomas

40. Dislexia: etiologia, sinais e sintomas, tipos de dislexia

41. Discalculia: etiologia, sinais e sintomas

 

Módulo 9 - Abordagem neurodidáctica das populações com necessidades especiais

42. Abordagem sobre harmonização semântica relativa aos temas a desenvolver

43. Identificação de experiências em NE

44. Perceção e cognição: sistema sensorial

45. Perceção háptica e reconhecimento de objetos

46. Perceção e cinestesia

47. Necessidades especiais e tipos de pensamento – metacognição

48. Perceção visual

49. Perceção auditiva

 

Módulo 10 - Novas tecnologias da informação e da comunicação na educação

50. Acessibilidade

51. Telemática e populações especiais

52. Igualdade de oportunidades

53. Conceito de populações especiais

54. Telemática e populações especiais

55. Incapacidade

56. Desvantagem

57. Metodologia

58. Identificação e caracterização dos problemas

59. Definição dos requisitos

60. Perspetivas das T.I.C. na Neuroeducação

61. Ambientes de aprendizagem baseados nas tecnologias da informação e da comunicação

 

Módulo 11 - Habilitação, reabilitação e reestruturação cognitiva

62. Estágios de desenvolvimento cognitivo

63. Revisão das principais dificuldades de aprendizagem

64. Abordagem neuropsicológica intensiva

65. Objetivos da reestruturação cognitiva

66. Dar a conhecer algumas das técnicas computorizadas e de papel e lápis existentes

 

Módulo 12 – Educação neurocognitiva

67. Introdução ao tema ‘Educação Neurocognitiva’

68. Implicação das dificuldades de linguagem na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula

69. Implicação das dificuldades atencionais na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula

70. Implicação das dificuldades de memória na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula

71. Implicação das dificuldades nas funções executivas na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula

72. Implicação das dificuldades na aprendizagem da leitura, escrita e cálculo e estratégias neurodidácticas para a sala de aula

 

Módulo 13 - Planeamento e metodologia na neuroeducação

73. Apresentação com base em dinâmicas relacionais

74. O desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com a atenção, o processamento e a planificação (Do ato ao pensamento)

75. Promoção de atividades autorreguladoras em contexto clínico e educativo (Exemplo: relaxamento e sua aplicação em contexto de sala de aula)

76. Estratégias neuropsicomotoras promotoras de atenção, perceção, memória e funções executivas (No âmbito clínico e educativo)

77. Estratégias de adaptação curricular e pedagógica a metodologias neuroeducativas (Exemplo: a introdução de jogos em sala de aula)

78. Apresentação de legislação específica para educação especial

 

Módulo 14 - Experiências paradigmáticas em neuroeducação

79. Princípios da Neuroeducação

80. Neuroeducação na sala de aula: Plasticidade, emoção, memória, jogo, atenção, exercício físico, cooperação e funções executivas

81. Arquitectura da sala

82. Experiências relevantes em Neuroeducação

83. Apresentação de casos complementados com a Avaliação e Dossier neurodidático

84. Valor de um diálogo concertado entre as áreas da neurociência, da psicologia cognitiva e da educação

 

Módulo 15 - Workshop prático psicomotricidade em diferentes contextos 

 

Estágio (opcional) *

 

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

CORPO DOCENTE

Armanda Pereira, Professora Doutora

Armanda Pereira é professora auxiliar convidada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Recebeu uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2013 e concluiu o doutoramento em Psicologia Aplicada em 2018, na Universidade do Minho. A sua investigação centra-se nas competências de auto-regulação, processos motivacionais, processos metacognitivos (por exemplo, pensamento crítico, esperança), intervenção baseada em narrativa, e populações vulneráveis (por exemplo, famílias com baixo nível de SES e perturbações do desenvolvimento). 

Carina Gonçalves

Carina Gonçalves, Dra.

Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada de Lisboa, com experiência profissional na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências do Hospital de Egas Moniz-CHLO. Responsável pela avaliação neuropsicológica na consulta de doenças desmielinizantes. Avaliação neuropsicológica pediátrica em contexto escolar. Formadora em diversos cursos de pós-graduação no âmbito da Neuropsicologia Clínica e Pediátrica. Participação e coordenação de diversos projetos de investigação e ensaios clínicos.

Inês Maria Mendonça

Inês Maria Mendonça, Mestre

Licenciada em Psicologia da Saúde e Mestre em Psicologia Clínica, pela Universidade Lusíada de Lisboa (ULL); Especialização em Avaliação Psicológica pelo Dialógicos - Centro de Psicologia e Formação; Pós-Graduação em Educação Especial, pela Universidade Moderna; Formação Avançada em Neurociências para a Educação, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP). Experiência profissional em educação como docente do 1º e 2º ciclo, Coordenação Pedagógica, Educação Especial e Psicologia em contexto escolar e Clínica em contexto privado.

Isabel Duarte de Almeida

Isabel Duarte de Almeida, Professora Doutora

Licenciada em Biologia, com pós-graduação na área de Biotecnologia (Faculdade de Ciências de Lisboa) e pós-graduação em Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH – da UNL). Doutorada em Biologia na especialidade de Bioquímica e Fisiologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa e pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em, está a terminar o 2º Doutoramento pela FCSH (UNL) em Sociologia na especialidade de Território, Cidade e Ambiente. No campo de docência refira-se ser Professora na Universidade Lusíada nas Licenciaturas em Psicologia, em Motricidade Humana e em Comunicação e Multimédia e ser professora conferencista da FCSH na Licenciatura em Sociologia.

João Paulo Albuquerque

João Paulo Albuquerque, Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa; Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental desde 1997, com formação no hospital Júlio de Matos; Formação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (formação teórica e supervisão); Formação em Análise do Movimento. Curso de Análise do Movimento pelo Instituto Cary Rick (Áustria); Coordenador da Actividade de Dança Terapêutica no Hospital de Dia do Hospital Júlio de Matos entre 1992 e 1996; Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José M.ª Grande – Portalegre (DPSM) entre 1998 e 2008, onde, a par da atividade clínica base de consulta externa, apoio ao internamento de agudos e de evolução prolongada, e urgência psiquiátrica, desenvolve as seguintes atividades: orientação de grupo de psicoterapia semanal; consultadoria aos colegas de clínica geral e familiar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre; supervisão aos técnicos do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Portalegre; supervisão e acompanhamento de casos do “CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental”; apoio à Área de Atendimento Infanto-Juvenil do DPSM de Portalegre; Diretor Clínico do Centro de Recuperação D. Manuel Trindade Salgueiro, no Assumar – Monforte, desde 1998; Monitor de Anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 19885/86 e 1986/87; Assistente de Anatomia e Fisiologia na Escola Superior de Enfermagem de Évora em 1990/91 e 1991/92; Assistente da disciplina de Patologia Psiquiátrica na Escola Superior de Saúde de Portalegre de 1996/1997 a 2000/2001; Formador na Pós-Graduação em “Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência” da Escola Superior de Saúde de Portalegre; Personalidade Externa do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação de Portalegre desde 2009; Realiza formações regulares nas escolas e centros de saúde do Distrito de Portalegre desde 1998; Publicou artigos científicos vários na área da reabilitação e psiquiatria; Integrou a comissão organizadora de seis congressos de psiquiatria nacionais, e um de saúde escolar.

Mariana Ferreira

Mariana Ferreira, Dra.

Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, estágio na Associação QE – Uma Nova Linguagem para a Incapacidade e no Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação e Grupo de Atividades Especializadas [ISPE-GAE]. Formação avançada em disciplinas somáticas e ético-estéticas: Modo Operativo AND [AND_Lab]; Movimento Autêntico [CIMA]; Teatro Dinâmico; Artes Plásticas e Dança no Grossmont College, Lamar University e Southwest Texas State University. Prática clínica com Metodologias Terapêuticas Expressivas e na Avaliação e Intervenção Psicomotora. Psicomotricista no Instituto de Neuroeducação - Instituto para o Desenvolvimento e Estimulação do Potencial Humano [IDEPH].

Naíde Ferreira

Naíde Ferreira, Dra.

Psicóloga, com Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Neuropsicologia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce a sua atividade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Hospital de Egas Moniz, na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências. Integra a Unidade de Terapia de Dor Crónica, o Grupo Multidisciplinar de Neuromodulação para a Dor Crónica e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária do CHLO. É membro e presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia (SPNPSY) e é membro, vogal do Conselho Fiscal e coordenadora do Grupo de Trabalho da Psicologia da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

 12 e 26 de outubro de 2024;

09 e 23 de novembro de 2024;

07 e 21 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025;

12 de abril de 2025;

03, 17 e 31 de maio de 2025;

14 e 28 de junho de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 198 horas (144h síncronas + 54h assíncronas)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

 Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,780.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,566.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,513.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 28 Ago. 2024

1,459.60 €

12 mensalidades

Normal
148.30 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
133.50 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 28 Ago. 2024

121.60 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

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