ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOPATOLOGIA E PSICOTERAPIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Conceptualização, Avaliação e Intervenção - 11ª Edição
- Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOPATOLOGIA E PSICOTERAPIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Conceptualização, Avaliação e Intervenção - 11ª Edição

- Advanced Professional Program –

Acreditação

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(92 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Patrocínio Cientifico

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Porto - 21 Nov. 2020 - Inscrições Abertas

Livestream - 21 Nov. 2020 - Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Porto até 08 Out. 2020 / Livestream até 08 Out. 2020

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOPORTOLIVESTREAM: 01-11-2020

As ações de formação em regime presencial passam temporariamente a funcionar na modalidade de ensino à distância, atendendo à situação excecional do momento atual. O normal funcionamento presencial das Especializações retomará o seu curso logo que reunidas as condições que o permitam.

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica:

Lígia Ferros

Lígia Ferros , Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

Ana Carvalhal de Melo , Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

 

Coordenação Pedagógica:

José Pinto Gouveia , Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários:

Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia, Estudantes de Psicologia, Médicos, Internos e outros profissionais de Saúde.

 

Certificação:

Formação Certificada: DGERT

Patrocínio Científico: Ordem dos Médicos

Instituto Membro da EUROPLAT

 

Acreditação OPP:*

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (92 créditos) na Especialidade Geral em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e na Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos.

 

Mensagem da Coordenação do Curso:

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, concebemos esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua atividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da psicopatologia/psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Lígia Ferros, Professora Doutora

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

 

Introdução:

Esta Especialização Avançada Pós-Universitária visa a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, estando especialmente desenhada para profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de avaliação/intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua atividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria).

 

Saídas Profissionais:

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação;

- Escolas;

- Educação de crianças em Estabelecimentos Prisionais;

- Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais;

- Conselhos Municipais de Educação;

- Cooperação na Formação Inicial e Contínua de Professores e Educadores de Infância;

- Gestão de coordenação de serviços de cariz interdisciplinar, no âmbito da Educação Especial;

- Serviços de prevenção, apoio e inserção de grupos de risco;

- Comissões de Proteção de menores e Jovens em Perigo;

- Justiça;

- Programas de Complemento Educativo;

- Extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

 

Inclui:

Inclui Estágio (opcional) + Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª Geração (Mindfulness).

Plano Curricular

Objetivos Gerais:

Adquirir conhecimentos e saber fazer imprescindíveis à concetualização, avaliação clínica e intervenção com crianças e adolescentes.

 

Objetivos Específicos | Competências a desenvolver:

- Adquirir conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção psicológica cognitivo-comportamental, na psicopatologia da criança e do adolescente.

- Explorar situações clínicas com impacto no funcionamento psicológico da criança/adolescente.

- Adquirir conhecimento no âmbito de protocolos de tratamento empiricamente validados.

- Aplicar técnicas e instrumentos de avaliação especificamente usados na clínica com crianças e adolescentes.

- Utilizar competências nos domínios da avaliação e diagnóstico clínico das perturbações na infância e adolescência.

- Selecionar e pôr em prática as técnicas de intervenção Cognitivo-Comportamental mais adequadas a cada situação.

- Analisar de modo crítico as diferentes situações clínicas e desenvolver a capacidade de avaliação de resultados.

 

Metodologia de Ensino:

Método expositivo, demonstrativo, interrogativo e recurso a métodos ativos / Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Fornecimento de material didático e Supervisão Clínica.

 

Critérios de Avaliação:

Produção de estudo de caso.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

 

Duração:

184 Horas

 

Plano Curricular:

 

Módulo 1 – Introdução à avaliação e intervenção em terapia com crianças e adolescentes.

Adquirir conhecimentos a nível das questões específicas do trabalho com crianças e adolescentes.

Familiarizar com os conceitos básicos do modelo cognitivo comportamental no trabalho com crianças e adolescentes.

Compreender o modelo de tratamento.

Utilizar técnicas de intervenção comportamentais e cognitivas

 

Módulo 2 – Avaliação clínica da criança e do adolescente: (1) o teste de Roberts; (2) WISC III; (3) Figura Complexa de Rey e Teste de Retenção Visual de Benton.

Conhecer os conceitos subjacentes aos testes, à luz das várias correntes e teorias no domínio da psicologia. Apresentação dos testes: Roberts, WISC III, Figura Complexa de Rey e Teste de Retenção Visual de Benton: seu histórico e racional teórico.

Capacitar para o uso clínico dos testes de avaliação em análise: administração, interpretação; relatório.

Conhecer o seu domínio de utilização, limitações e potencialidades.

Utilização da prova e sua integração no dossier clínico. Elicitação de pistas para o estabelecimento do projeto de intervenção.

 

Módulo 3 – Deficiência intelectual: concetualização, avaliação e intervenção. A CIF. Compreender e caracterizar a deficiência intelectual (DID).

Conhecer as múltiplas dimensões no processo de avaliação da DID.

Conhecer os sistemas de apoio na DID.

Conhecer e utilizar a classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde.

 

Módulo 4 – Perturbações globais do desenvolvimento (Perturbação do espectro autista): concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Identificar características clinicas das Perturbação do Espectro do Autismo.

Conhecer instrumentos de diagnóstico da Perturbação do Espectro do Autismo.

Capacitar para o uso de instrumentos de avaliação cognitiva e adaptativa da Perturbação do Espectro do Autismo.

Conhecer diferentes modelos de intervenção psicoterapêutica.

 

Módulo 5 – Abuso sexual na infância/ adolescência: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Conhecer os conceitos inerentes à temática do Abuso Sexual de Menores (ASM).

Identificar formas de avaliação nos casos de ASM

Reconhecer características de vítimas e agressores: Consequências/ Impacto; Dinâmicas traumáticas (dificuldades da revelação, modelo explicativo dos efeitos).

Conhecer formas de intervenção nos casos de ASM.

 

Módulo 6 – Perturbações da aprendizagem específicas: leitura, expressão escrita e matemática. Concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Identificar as etapas e os processos implicados no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Identificar os processadores do modelo psicolinguístico.

Saber aplicar os princípios teóricos na interpretação de um estudo de caso no âmbito das dificuldades de aprendizagem.

Identificar medidas de avaliação.

Utilizar e interpretar protocolos de avaliação.

Planear um processo de intervenção e monitorização.

 

Módulo 7 – Perturbações do espectro da esquizofrenia e outras perturbações psicóticas: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Conhecer o domínio do conceito de psicose: Sintomas psicóticos (alucinações, delírios e perturbações formais do pensamento): definição, avaliação e diagnóstico diferencial. Esquizofrenia. Perturbações psicóticas na infância e na adolescência: esquizofrenia e perturbação bipolar de inicio precoce. Primeiro surto psicótico: avaliação clínica, diagnóstico diferencial.

Saber avaliar crianças e jovens que se apresentam com sintomas sugestivos de psicose.

Identificar perturbações psicóticas.

Saber abordar terapeuticamente as psicoses.

 

Módulo 8 – Vinculação e perturbação reativa da vinculação: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Compreender a relação entre as características do sistema comportamental de vinculação e a qualidade do desenvolvimento.

Identificar os principais tipos de vinculação / estratégias comportamentais do sistema comportamental de vinculação.

Reconhecer a transmissão transgeracional da vinculação e processamento da informação.

Conhecer os correlatos psicopatológicos dos processos de vinculação.

Distinguir diferentes metodologias de avaliação das representações da vinculação.

Conhecer diferentes estratégias de intervenção nas perturbações da vinculação.

Refletir sobre as implicações dos processos de vinculação no processo psicoterapêutico.

 

Módulo 9 – Perturbações da eliminação (enurese e encoprese): concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Capacitar para a identificação diagnóstica das Perturbações da Eliminação: Enurese e Encoprese.

Treinar na conceptualização, avaliação (distinguir e manejar diferentes metodologias de avaliação validadas) e intervenção.

 

Módulo 10 – Perturbação da ansiedade de separação: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Analisar a evolução histórica do conceito de ansiedade.

Analisar o conceito de ansiedade numa perspetiva desenvolvimental.

Explorar a estruturação das perturbações da ansiedade, com base numa perspetiva desenvolvimental.

Analisar a etiologia e caraterísticas clínicas da Perturbação de Ansiedade de Separação.

Explorar os critérios de diagnóstico, as caraterísticas associadas que apoiam o diagnóstico, prevalência, diagnóstico diferencial e comorbilidade da Perturbação de Ansiedade de Separação.

Analisar instrumentos de avaliação psicológica suscetíveis de mobilizar na avaliação clínica da Perturbação de Ansiedade de Separação.

Refletir sobre, e ilustrar a operacionalização de potenciais estratégias cognitivo-comportamentais a mobilizar na intervenção com crianças e adolescentes com Perturbação de Ansiedade de Separação.

 

Módulo 11 – Perturbações do comportamento alimentar: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Saber reconhecer e diagnosticar (de forma diferencial) as diferentes perturbações da alimentação e da ingestão.

Conhecer alguns dos dados epidemiológicos relativos às perturbações acima referidas.

Saber identificar os principais sinais indicadores de que uma criança/adolescente apresenta uma das perturbações acima referidas.

Abordar brevemente a obesidade enquanto estado físico geral: sua definição; características associadas; dados epidemiológicos em Portugal e fatores predisponentes.

Conhecer os diferentes modelos explicativos da anorexia e bulimia nervosa.

Conhecer alguns dos instrumentos de avaliação das perturbações da alimentação e da ingestão.

Saber realizar a avaliação clínica com a criança/adolescente e com os seus pais, das perturbações acima referidas.

Conhecer os diferentes elementos da intervenção cognitivo-comportamental direcionada para as perturbações em análise.

 

Módulo 12 – Perturbações do humor: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Analisar a evolução histórica do conceito de depressão.

Explorar a estruturação das perturbações do humor, sua etiologia e caraterísticas clínicas.

Explorar os critérios de diagnóstico, prevalência, diagnóstico diferencial e comorbilidade.

Analisar instrumentos de avaliação psicológica suscetíveis de mobilizar na avaliação clínica da Perturbação do Humor.

Refletir sobre, e ilustrar a operacionalização de potenciais estratégias cognitivo-comportamentais a mobilizar na intervenção com crianças e adolescentes.

 

Módulo 13 – Comportamentos suicidários na adolescência.

Compreender os fenómenos psicopatológicos do suicídio e para-suicídio no adolescente.

Avaliar o risco de suicídio e o comportamento para-suicidário no adolescente.

Intervir no comportamento para-suicidário no adolescente.

 

Módulo 14 – Comportamentos desviantes: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Enquadrar teoricamente o comportamento desviante na adolescência. Perspetiva Desenvolvimental e Prevenção. Intervenção Preventiva – Níveis e Programas. Psicopatologia do Desenvolvimento. Teoria Geral da Desviância. Fatores de Risco e de Proteção.

Formar sobre os diferentes níveis de prevenção e nas suas estratégias de intervenção.

Promover a reflexão sobre a intervenção nesta área com recurso a casos clínicos.

 

Módulo 15 – Perturbação da ansiedade generalizada: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Reconhecer os aspetos mais relevantes da expressão da Perturbação de Ansiedade Generalizada em Crianças e Adolescentes.

Conhecer a prevalência e impacto negativo desta Perturbação ao longo do desenvolvimento.

Conhecer e saber utilizar os instrumentos mais comuns e validados para a avaliação desta perturbação.

Apresentar competências práticas de diagnóstico e avaliação.

Dominar os modelos empiricamente validados para a concetualização e tratamento da Perturbação de Ansiedade Generalizada.

Apresentar competências práticas de concetualização.

Apresentar alguma informação sobre a intervenção preconizada pelos modelos de concetualização anteriormente apresentados

 

Módulo 16 – Perturbações disruptivas do comportamento e do défice de atenção (perturbação de hiperatividade; perturbação do comportamento; perturbação de oposição): concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Conhecer características essenciais, manejar os processos de diagnóstico, concetualizar a evolução e formar nas formas de intervenção na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, na Perturbação de Oposição Desafiante, e na Perturbação de Conduta: Definição e conceptualização (Epidemiologia; avaliação e diagnóstico; Curso desenvolvimental; Intervenção).

 

Módulo 17 – Perturbação da ansiedade social: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica.

Reconhecer os aspetos mais relevantes da expressão da Perturbação de Ansiedade Social em Crianças e Adolescentes.

Conhecer a prevalência e impacto negativo desta Perturbação ao longo do desenvolvimento.

Conhecer e saber utilizar os instrumentos mais comuns e validados para a avaliação desta perturbação.

Apresentar competências práticas de diagnóstico e avaliação.

Dominar os modelos empiricamente validados para a concetualização e tratamento da Perturbação de Ansiedade Social.

Apresentar competências práticas de concetualização.

Apresentar alguma informação sobre a intervenção preconizada pelos modelos de concetualização anteriormente apresentados.

 

Módulo 18 – Intervenção com pais. Discussão de caso.

Identificar os principais conceitos teóricos ligados à temática da parentalidade.

Abordar a pertinência da intervenção com pais no âmbito do modelo cognitivo-comportamental.

Refletir e identificar os diferentes papéis que os pais podem ter ao longo de uma intervenção. Discutir os princípios gerais a ter em conta no trabalho com pais.

Explorar e identificar alguns dos principais programas de intervenção com pais empiricamente validados.

Analisar os principais componentes que funcionam na intervenção com pais e alguns exemplos de instrumentos de avaliação.

Identificar as principais estratégias a utilizar na intervenção com pais.

Discutir e identificar as principais vantagens de uma intervenção com pais em formato grupal.

 

Módulo 19 – Discussão de casos clínicos.

Fortalecer os conhecimentos teóricos do aluno numa aproximação à prática clínica.

Promover uma conduta ética refletindo sobre questões terapêuticas, éticas/deontológicas e profissionais.

Reforçar a capacitação para a intervenção e tomada de decisão clínica.

Identificar, analisar e lidar com situações e momentos críticos no processo de psicoterapia (Desafios profissionais, pessoais e éticos ao longo do processo psicoterapêutico).

Supervisionar a orientação terapêutica dos casos discutidos e otimizá-la (Supervisão de casos preparados antecipadamente).

 

Módulo 20 – Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), Acceptance and Commitment Therapy (ACT), e Compassion Focused Therapy (CFT). Aprendizagem experiencial.

Conhecer os principais modelos relativos à Terceira Geração das Terapia Cognitivo-Comportamentais e respetivos protocolos de intervenção em contexto clínico: Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR); Acceptance and Commitment Therapy (ACT); Compassion Focused Therapy (CFT); experienciar o contexto de meditação e mindfulness.

 

Módulo 21 – Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), Dialectical Behavior Therapy (DBT) e Mindful Self-Compassion (MSC). Aprendizagem experiencial.

Conhecer os conceitos centrais do mindfulness e da autocompaixão; conhecer os modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT) e Dialectical Behavior Therapy (DBT); refletir criticamente acerca dos limites e potencialidades dos modelos apresentados.

 

Módulo 22– Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na dor crónica. Aprendizagem experiencial.

Conhecer e aprofundar conceitos chave do mindfulness e da autocompaixão. Introduzir o programa Mindfulness Based Pain Management (MBPM). Experienciar a abordagem e conceitos centrais no modo Ser da mente (mente percetiva ou experiência direta em oposição ao modo conceptual da mente). Refletir e examinar as limitações e potencialidades do programa.

 

Estágio (opcional) *

Possibilidade de estágio em serviço com trabalho multidisciplinar no âmbito da intervenção com adultos.

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional, não acarreta custos adicionais para o formando. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico.

Corpo Docente

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Carla Rocha

Carla Rocha , Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto. Pós graduada em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicoterapia e Psicologia Comunitária pela OPP. Psicóloga Clínica e investigadora com 20 anos de experiência profissional em diferentes áreas de intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências. Nos últimos 10 anos dirigiu o seu trabalho para a área da Prevenção de CAD e da Promoção da Saúde. Atualmente exerce funções de Psicologia Clínica no Núcleo de Prevenção na DICAD da ARS, Norte, IP e em Clínica Privada. É ainda Formadora e Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia. Atuais interesses de investigação: Promoção da saúde e Prevenção de CAD, particularmente ao nível do Ensino Superior.

Andreia Azevedo

Andreia Azevedo , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Tatiana Carvalho Homem

Tatiana Carvalho Homem , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Diana Alves , Professora Doutora

Informação brevemente disponível.

Joana Almeida , Dra.

nformação brevemente disponível.

Mariana Vaz Marques

Mariana Vaz Marques , Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006).

Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto.

Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016).

Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas.

Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT).

Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra.

Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Dora Pereira

Dora Pereira , Doutora

Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clínica- Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 17 anos no contexto da proteção à infância (acolhimento de crianças e jovens, intervenção com crianças e famílias em situações de maus tratos infantis / violência familiar) e atualmente exerce funções de docência no ensino superior.

Carla Lança , Dra.

Licenciada em Psicologia, ramo de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, pela FPCEUC; foi bolseira de investigação na FPCEUC no “Projeto de Adaptação e Aferição para a População Portuguesa de Escalas de Inteligência de Wechsler: WPPSI-R e WISC-III”; exerceu funções de Diretora Técnica e Psicóloga em Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas; lecionou a disciplina de Prevenção e Reabilitação da Licenciatura em Psicologia na Universidade Lusíada do Porto; Curso CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade pela Psiduca, Aveiro; psicóloga da Associação Nacional de Intervenção Precoce.

Marta Fonseca

Marta Fonseca , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia (especialidade: Psicologia da Saúde) pela Universidade de Lorraine; mestre em Psicologia (especialidade: Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica) e licenciada em Psicologia (ramo: Clínica) pela Universidade de Coimbra; reconhecida como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; desde 2013, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria; 2014/2015, docente na Universidade de Aveiro (licenciatura em Psicologia); 2011/2012, docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; membro do projeto interuniversitário “Inventário Sistémico de Qualidade de Vida para Crianças” (entre as Universidades do Québec-Montreal, de Liège e de Lorraine); assistente de investigação do Centro Europeu de Investigação sobre Condutas e Instituições da Fundação Bissaya-Barreto; investigadora da Unidade de I&D Psicologia da Saúde e Integração Social, reconhecida e financiada pela FCT; docente no Instituto Superior Bissaya-Barreto; psicóloga clínica de crianças e adolescentes (prática privada).

Ana Paula Sousa , Mestre - CSSMF

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social, e Psicóloga de apoio ao Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional de uma E.B. 2/3 onde se assinala a implementação de programas de Orientação Vocacional, de promoção de Competências de Estudo e de Educação para a Saúde; Experiência como formadora na área do Atendimento a Jovens na Associação para o Planeamento da Família; Psicóloga Clínica no Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, onde se destaca a sua intervenção privilegiada com crianças e adolescentes; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Mariana Sousa , Dra.

Informação brevemente disponível.

Alexandra Alves , Mestre

Licenciada em Psicologia, Área do Desenvolvimento e Educação da Criança - FPCE-UP. Pós-Graduação e Supervisão Clínica em Psicoterapia Cognitiva Narrativa – UCAE. Mestrado em Psicologia Clínica – UM Estudos de Terceiro Ciclo em Psicologia Clínica e Psicobilogia (programa de doutoramento) - Univ. santiago de Compostela. Psicóloga Clínica n'"O Fio de Ariana - Educação e Terapia de Crianças e Adolescentes. Anteriormente docente da cadeira de Avaliação Psicológica na Universidade do Minho. Formadora na área da psicopatologia, avaliação psicológica e supervisão clínica de casos. Membro das equipas de investigação das Narrativas (UM e FPCE-UP) e da Vinculação.

Otília Queirós , Dra.

Informação brevemente disponível.

Odília Abreu , Dra.

Informação brevemente disponível.

Gustavo Mendes , Professor Doutor

Licenciado em Psicologia em 2002 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto com especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança. Doutorado em Psicologia Narrativa, na mesma Universidade. Com MBA em Gestão de Empresas pela Escola de Gestão da Universidade do Porto (2007). Psicólogo clínico entre 2002 e 2006 no departamento Consulta Psicológica de Crianças e Adolescentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Exerceu neste período atividades de investigação e formação no âmbito da Avaliação Clínica e do Desenvolvimento no Gabinete de Educação Contínua da mesma Faculdade, onde, no ano letivo de 2007/2008, foi professor assistente convidado do Mestrado integrado em Psicologia. Entre 2006 e 2008 foi co-promotor na criação da Neoscopio, uma empresa no sector das Tecnologias de Informação, onde foi o responsável pelo Departamento de Marketing. Em 2008 Integrou a equipa executiva do Health Cluster Portugal – Associação para o Pólo de Competitividade e Tecnologia da Saúde. Atualmente, e desde o inicio de 2009, integra a equipa do departamento de Marketing da Ibersol.

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura , Professora Doutora

Licenciada e Doutorada (com Distinção e Louvor) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicologia da Inteligência e Criatividade / Psicologia Escolar (Licenciatura em Psicologia) e Prevenção do Crime e da Vitimação / Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção (Mestrado em Psicologia da Justiça). Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Inserção na Vida Ativa na Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora de artigos internacionais, ISI e com revisão de pares: publicou 5 artigos em revistas especializadas. Participação editorial como revisora no International Journal of Psychology and Counselling e International Journal of Medicine and Medical Sciences. Possui 3 produtos (instrumentos/questionários de avaliação) e outros 14 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Orientadora de estágios em Psicologia Escolar e em Psicologia da Justiça: orientou estágios e trabalhos de conclusão de curso licenciatura/mestrado na área de Psicologia. Tem participado como oradora em vários congressos nacionais e internacionais e é autora da escala de avaliação e monitorização da eficácia do tratamento nas adições: Monitoring and Evaluation of Efficacy and Progress (MEEP).

 

Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3º Geração

 

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira , Professora Doutora

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, tendo realizado estágio curricular na Consulta de Stress dos Hospitais da Universidade de Coimbra sob orientação do Professor Doutor Vaz Serra; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Doutoranda em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Nobre e Professora Doutora Sandra Vilarinho; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), da Universidade de Aveiro e membro investigador do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC, da Universidade de Coimbra; Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita , Professor Doutor

Professor certified by Breathworks Institute, England, as "Accredited Breathworks Senior Teacher Trainer" and he is responsible for the international teacher training of «Mindfulness and compassion MBPM» program both in Spain and Latin America. Dharmakirti is the founder and current director of the Association Respira Vida Breathworks.

He has a Master degree in Mindfulness at Faculty of Medicine of the University of Zaragoza. He is Ontological Coach certified by the Institute of Specialization in Coaching and he is graduated from the graduated of Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales de la Universidad de Córdoba, Argentina

He is professor of the Master of Mindfulness at the University of Zaragoza; and for over 5 years has been part of team of teachers of the Postgraduate in Third Generation Therapies of the Portuguese Psychology Institute (INSPSIC).

He is co-founder member of the “Red Española of Standarized Programs of Mindfulness and Compasión” and of the “Asociación Meditación y Ciencia".

Discover yoga and meditation in the mid-90s and in 2001 he began systematic practice and study of Buddhist philosophy and psychology.

He is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.

 

Conferencista Convidada

 

Margarida Rangel Henriques

Margarida Rangel Henriques , Professora Doutora

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Dedica-se à prática clínica com crianças e adolescentes, domínio em que vem desenvolvendo um trabalho crescente de formação, supervisão e investigação. A narrativa, enquanto sistema interpretativo co-construído pelo sujeito na significação das suas experiências, tem assumido um lugar de destaque nos seus estudos, em particular no que diz respeito às implicações de tal perspetiva a nível da psicopatologia e da intervenção psicoterapêutica. Recentemente tem vindo a desenvolver trabalho nos domínios da adoção e autobiografia das crianças institucionalizadas. É co-autora dos livros "Terapia narrativa da ansiedade" e do Bloco de atividades "Pôr o medo a fugir: as tuas aventuras contra o medo".

Calendarização e localização

PORTO LIVESTREAM 

21 de Novembro de 2020;

19 de Dezembro de 2020;

16 e 30 de Janeiro de 2021;

13 e 27 de Fevereiro de 2021;

13 e 27 de Março de 2021;

17 de Abril de 2021;

08 e 22 de Maio de 2021;

05 e 19 de Junho de 2021;

03, 17 e 31 de Julho de 2021;

11 e 25 de Setembro de 2021;

09 e 23 de Outubro de 2021. 

21 de Novembro de 2020;

19 de Dezembro de 2020;

16 e 30 de Janeiro de 2021;

13 e 27 de Fevereiro de 2021;

13 e 27 de Março de 2021;

17 de Abril de 2021;

08 e 22 de Maio de 2021;

05 e 19 de Junho de 2021;

03, 17 e 31 de Julho de 2021;

11 e 25 de Setembro de 2021;

09 e 23 de Outubro de 2021.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 



Número de Vagas:
limitadas

 

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,590.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,399.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,351.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 08 Out. 2020 / Livestream até 08 Out. 2020

1,303.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
132.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
119.30 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 08 Out. 2020 / Livestream até 08 Out. 2020

108.70 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

(9) As ações de formação em regime presencial passam temporariamente a funcionar na modalidade de ensino à distância, atendendo à situação excecional do momento atual (pandemia). O normal funcionamento presencial das Especializações , prévio ao estado de emergência, retomará o seu curso logo que reunidas as condições que o permitam.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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