ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM COACHING PSICOLÓGICO - 8ª Edição
– Advanced Professional Program –
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM COACHING PSICOLÓGICO - 8ª Edição

– Advanced Professional Program –

Acreditação

undefined

(80 créditos)

Certificação

undefined

Lisboa - 15 Dez. 2018 - JÁ CONFIRMADO!

Porto - 09 Mar. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinas: PORTO até 23-01-2019

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLISBOA: 14-12-2018 | PORTO: 17-02-2019

 

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Inclui

Workshop Coaching Parental: uma visão sistémica e apreciativa

Destinatários

Psicólogos*.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (80 créditos) destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

 

Coaching: o que é e qual a sua importância

"A palavra entrou definitivamente no nosso vocabulário e é atualmente uma prática muito comum. No entanto aquilo que se designa por coaching é bastante diverso na sua eficácia e natureza, bem como na experiência do profissional que a pratica"

Ana Moniz

 

Coordenação Científica:

Ana Moniz

Conta com uma vasta experiência em programas de desenvolvimento organizacional e pessoal através de coaching e formação comportamental. sobretudo nas áreas de Inteligência Emocional, Coaching, Liderança, Gestão de Equipas, Técnicas de Apresentação e de Comunicação, Gestão de Conflitos, Gestão de Tempo e de Stress, Negociação e Formação Pedagógica de Formadores.Em simultâneo, exerce como Psicoterapeuta em consultório privado.Licenciatura Pré Bolonha em Psicologia, área Psicoterapia e Aconselhamento pela Fac. Psicologia e Ciências da Educação – Univ. Lisboa. Pós-Graduação Pela Associação Portuguesa de Terapias Cognitivas e Comportamentais (APTCC) – (Em supervisão clínica). Certificação em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela Activison com o grau ACSTH, acreditado pela ICF - International Coach Federation. Formadora certificada pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profisssional. Curso básico de mindfulness (Associação Portuguesa para o Mindfulness)Certificação nos instrumentos de assessment Wave e Swift da Saville Consulting e nos instrumentos de assessment for development do Center for Creative Leadership, estando habilitada a providenciar feedback sobre os resultados dos mesmos.As principais Áreas de Negócio onde intervém são: Indústria Electrónica; IT; Saúde; Telecomunicações; Fornecedores de Energia, Banca; Indústria Farmacêutica.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica:

Esta formação foi organizada para capacitar os participantes a desenvolver a atividade de Coaching.

O Coaching tem sido uma Profissão em expansão em Portugal, nos seus diferentes campos de ação. Nesta Especialização Avançada Pós-Universitária, dirigida especificamente a Psicólogos, os alunos irão desenvolver as competências de coaching, utilizando abordagens validadas cientificamente e baseadas na Psicologia.

Nesta perspectiva foram convidados Profissionais com competências académicas e profissionais em Psicologia e Coaching e com experiência e reconhecimento no mercado profissional.

Todos os módulos têm uma componente bastante prática e dinâmica, onde os alunos poderão, através de role plays e de outras dinâmicas, pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da PG, familiarizarem-se com os diferentes contextos em que poderão exercer a prática de Coaching e treinarem e desenvolverem as suas competências enquanto coaches.

O módulo de coaching desportivo, devido à semelhança com outras áreas de performance, também serão abordados outros contexto onde poderão intervir, nomeadamente o contexto artístico.

Este módulo contará com a presença de um agente desportivo que partilhará a sua experiência no contexto e enquanto coachee.

Cada participante terá a oportunidade de ter uma sessão de Mentoring focado na sua Carreira com uma das Formadoras e Coaches.

Doutora Ana Moniz

 

Introdução:

A prática de Coaching Executivo e Desportivo teve o seu início nos anos 80 do Séc XX e é actualmente uma prática frequente em meio organizacional e desportivo.

O aumento da popularidade e procura de Coaching levou a práticas e definições de coaching bastante diversas na eficácia das intervenções.

O Coaching Psicológico caracteriza-se por:

Processo de desenvolvimento individual ou de equipa

Desenvolvido por Profissionais com formação em Psicologia

Utilização de metodologias e Modelos teóricos Da Psicologia

Os Coaches- Psicólogos seguem Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Existem diversas áreas em que os Psicólogos têm atualmente espaço e oportunidade de afirmação pela eficácia, conhecimento teórico e rigor ético que caracterizam as boas práticas do Coaching Psicológico. As suas áreas de atuação são tão diversas quanto os públicos e/ou instituições em que trabalham, sendo esta Especialização Avançada Pós-Universitária uma oportunidade para estenderem as suas práticas ou iniciarem um novo percurso profissional.

 

Objetivos gerais:

- Descrever o conceito de Coaching Psicológico, os seus campos de acção, potencialidades e limites.

- Conduzir, de modo autónomo, processos de Coaching, de acordo com princípios éticos e deontológicos, aplicando modelos de intervenção em Coaching cientificamente validados.

 

Objetivos específicos/ Competências a desenvolver:

No final da formação, os formandos são capazes de:

- Explicar as origens do Coaching Psicológico e as disciplinas que mais influenciaram o seu desenvolvimento, nos seus diversos campos de aplicação.

- Demonstrar a atitude de Coach necessária à gestão do processo de Coaching e ao estabelecimento da aliança com o cliente.

- Converter e aplicar os diferentes modelos de Coaching individual e de equipa, de acordo com as exigências da situação.

- Distinguir a realidade do Coaching Psicológico em Portugal e noutros países, nas vertentes de Coaching Executivo e Coaching Desportivo.

- Desenvolver processos de Coaching de modo autónomo.

 

Metodologia de avaliação:

- Participação em 75% da duração do curso

- Teste de Produção oral.

- Realização de caso prático

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

 

Recursos Humanos:

- Trabalhar com consultoras de Recursos Humanos que ofereçam serviços de Coaching Executivo;

 

Empresas:

- Integrado numa Organização, desenvolver internamente  processos de Coaching;

 

Empresários por conta própria / Profissionais Independentes:

- Criação do próprio emprego através de Coaching a privados com múltiplas possibilidades de ação (alguns exemplos de apoio a transições como desemprego, mudança de carreira, reforma, expatriação, preparação ou adaptação a nova função, etc); 

- Associação a um consultório multidisciplinar que pode envolver várias áreas da psicologia e/ou outras valências (p.e. Nutrição, antitabagismo, perda de peso, preparação para a parentalidade, etc);

 

Em contexto desportivo:

- O coaching permite atingir um dos principais objectivos do desporto, no caso do alto rendimento que é a optimização da performance desportiva, sendo uma poderosa ferramenta no contexto desportivo, pois o seu objectivo é potenciar as competências dos vários agentes desportivos e optimizar resultados.

Neste contexto, os Psicólogos com formação em coaching, terão mais ferramentas para intervir com atletas, treinadores, árbitros, dirigentes (externos ou inseridos no clube / equipa técnica), ajuda a desenvolver competências e a optimizar rendimento. 

Plano Curricular

Módulo 1

A origem e actual realidade do Coaching Psicológico:

- Origem do Coaching

- Atual realidade

- Áreas de intervenção

- Os vários tipos de Coaching

- Origem do Coaching Psicológico

 

Módulo 2

A atitude de Coach:

- Competências intrapessoais

- Competências interpessoais e de comunicação

- Estabelecimento da aliança com o coachee

 

Módulo 3

Influência das várias áreas da psicologia no coaching (Psicoterapia Cognitivo comportamental; Terapia Centrada No Cliente; Psicoterapia familiar e sistémica; Psicoterapia existencial).

- Modelos e técnicas de intervenção baseados em cada uma das diferentes vertentes da Psicoterapia.

 

Módulo 4

A ética e Deontologia na prática do Coaching:

- Princípios e Códigos Éticos que regulam a atividade de Coaching

- Identificação e processo de referenciação quando o Coaching não é a intervenção adequada

- Gestão de conflitos de interesse e tomada de decisão

 

 

Módulo 5

O Psicólogo na organização

- Tipos de Coaching e contexto em que ocorrem

- Escolher a intervenção adequada a cada cliente e situação

·

Módulo 6

O Coaching Executivo e a Gestão de Carreira:

- O que é a gestão de carreira no panorama atual

- Coaching como ferramenta na gestão de carreira

- Consultoria, formação, mentoring e coaching.

- O Coach interno e o Coach externo

 

Módulo 7

O Coaching individual e Coaching de equipa:

- O que é o Coaching de equipa

- Situações em que é utilizado

- Modelos

 

Módulo 8

O Coaching em meio desportivo:

- Caracterização do contexto desportivo

- Modelo de intervenção

- Caracterização dos papéis dos vários agentes do contexto

- Principais competências abordadas no contexto

- Exercício da profissão no contexto

- Ética e deontologia no contexto desportivo

 

Módulo 9

Exposição oral de temas teóricos e modelos utilizados na formação, com ligaçãoo à prática e experiência do participante.

 

Módulo 10

Prática, em pequenos grupos, de sessões de Coaching ao vivo, seguido de avaliação pelo(s) Formadore(s) e pelos pares.

 

Módulo 11

Corpo Docente

Ana Moniz

Conta com uma vasta experiência em programas de desenvolvimento organizacional e pessoal através de coaching e formação comportamental. sobretudo nas áreas de Inteligência Emocional, Coaching, Liderança, Gestão de Equipas, Técnicas de Apresentação e de Comunicação, Gestão de Conflitos, Gestão de Tempo e de Stress, Negociação e Formação Pedagógica de Formadores.Em simultâneo, exerce como Psicoterapeuta em consultório privado.Licenciatura Pré Bolonha em Psicologia, área Psicoterapia e Aconselhamento pela Fac. Psicologia e Ciências da Educação – Univ. Lisboa. Pós-Graduação Pela Associação Portuguesa de Terapias Cognitivas e Comportamentais (APTCC) – (Em supervisão clínica). Certificação em Coaching de Indivíduos, Equipas e Organizações pela Activison com o grau ACSTH, acreditado pela ICF - International Coach Federation. Formadora certificada pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profisssional. Curso básico de mindfulness (Associação Portuguesa para o Mindfulness)Certificação nos instrumentos de assessment Wave e Swift da Saville Consulting e nos instrumentos de assessment for development do Center for Creative Leadership, estando habilitada a providenciar feedback sobre os resultados dos mesmos.As principais Áreas de Negócio onde intervém são: Indústria Electrónica; IT; Saúde; Telecomunicações; Fornecedores de Energia, Banca; Indústria Farmacêutica.

Isabel Gonçalves

Licenciada (pré-Bolonha) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, desde 1989. Atualmente é estudante de doutoramento da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com um projeto de tese intitulado “Processos de Mudança em Estudantes e Docentes do Ensino Superior: Aprendizagem Auto - Regulada e Rendimento Escolar no IST”, orientado pela Profª. Doutora Isabel Sá; Desenvolve a sua atividade profissional como coordenadora do Gabinete de Apoio ao Tutorado (GATu)1 do Instituto Superior Técnico (IST) desde 2006, tendo anteriormente coordenado o Núcleo de Aconselhamento Psicológico do IST2 (de 1993 até 2006) e colaborado com a Área de Estudos e Planeamento3 por um curto período de tempo. O GATu tem como missão promover a integração e o sucesso académico do Estudante, suavizando o desfasamento existente entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior, contribuindo assim para a manutenção da excelência do processo de Ensino Aprendizagem no IST, e desenvolvendo as suas atividades nas áreas do acompanhamento e formação para estudantes e docentes, bem como na promoção das boas práticas de docência no IST.

Paralelamente, desenvolve ainda trabalho como: Formadora nas áreas do Coaching, Tutoria, Gestão da Mudança e Gestão de Conflitos em várias Instituições de Ensino Superior; Formadora e Supervisora na Associação Portuguesa de Terapia Comportamental e Cognitiva (APTCC5), da qual é sócia titular e Presidente do Conselho Fiscal; Presidente da Comissão de Estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), da qual é membro efetivo e sócia fundadora; Presidente da Direção da RESAPES-AP (Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior – Associação Profissional); Membro do Grupo de Trabalho para a área da Pedagogia, criado no âmbito da Fusão entre a UL e a UTL; Em 2012 fez parte da equipa do projeto ATTRACT- Enhance the Attractiveness of Studies in Science and Technology (UE-LLP).

Tatiana Ferreira

Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA e Mestre em Psicologia do Desporto e Atividade Física pela UNED, Madrid. É psicóloga no S. L. Benfica, onde trabalha o desenvolvimento e otimização das competências de atletas, treinadores e outros profissionais do contexto desportivo das equipas seniores masculinas de basquetebol, futsal, andebol, hóquei e voleibol. Na mesma instituição, é ainda responsável pela intervenção do Gabinete de Psicologia junto dos atletas do projecto olímpico. Docente convidada na Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Actividade Física do ISPA – Instituto Universitário – colabora, também, regularmente com universidades nacionais e internacionais. É consultora na área da performance desportiva e trabalha actualmente com atletas de alta competição de surf, ténis, atletismo e patinagem. Entre outros projectos, desenvolveu, durante dois anos, atividade como Psicóloga do Desporto no CODE JALISCO - centro de alto rendimento de Guadalajara, México - em colaboração com o COM - Comité Olímpico Mexicano.

Diana Teixeira

Mestrado Integrado em Psicologia (Universidade de Lisboa); Pós-Graduação em Coaching Psicológico (Universidade de Lisboa); Curso “Gestão de Projectos: Fundamentos e Prática” EDP Valor em parceria com a Bright Partners; Curso “Formação Pedagógica Inicial de Formadores” Cefipsi Certificado de Aptidão Pedagógica – Cefipsi. Técnica de Gestão de Formação. Psicóloga-Coach. Técnica de RH. Formadora.

Testemunhos

“A Especialização Avançada Pós-Universitária em Coaching Psicológico constituiu para mim a vivência do valor do Momento (um tempo  e  um espaço relacional) como desafio ao saber e confiança, num equilíbrio criativo e transformador.”

Cristiana Anacleto

Calendarização e localização

Lisboa

Porto

 

15 de Dezembro de 2018;

05 e 26 de Janeiro de 2019;

16 de Fevereiro de 2019;

09 e 23 de Março de 2019;

27 de Abril de 2019;

11 de Maio de 2019;

08 e 29 de Junho de 2019;

27 de Julho de 2019;

14 de Setembro de 2019.

09 de Março de 2019;

06 de Abril de 2019;

04 e 25 de Maio de 2019;

08 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 80h + 16h.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,600.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,408.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,360.00 €

12 mensalidades

Normal
133.30 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
120.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar