ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA INTERNACIONAL EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO - MINDFULNESS E OUTRAS ABORDAGENS – 5ª Edição
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA INTERNACIONAL EM PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO - MINDFULNESS E OUTRAS ABORDAGENS – 5ª Edição

- Advanced Professional Program –

Acreditação

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(60 créditos)

 

Certificação

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Participação Especial

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Instituto Reconhecido

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Lisboa - 16 Fev. 2019 - Inscrições abertas

Porto - 16 Mar. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinas: LISBOA até 02-01-2019 | PORTO até 30-01-2019

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLISBOA: 27-01-2019 | PORTO: 24-02-2019

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Inclui

Inclui 6 dias de formação presencial com as Professoras Sarah Silverton e Eluned Gold (Grupo de Mindfulness de Bangor / Inglaterra)

Destinatários

Psicologos*, Psiquiatras, Pedopsiquiatras; Outros Médicos;

Internos e alunos finalistas de Licenciatura nas áreas mencionadas.

A aceitação de outras áreas do conhecimento ficará sempre sujeita à apreciação da Coordenação Científica.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (60 créditos) destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

Coordenação Científica:

Sandra Vilarinho

Sandra Vilarinho - FPCE-UC / UP

Psicóloga clínica, doutorada em Psicologia (área de especialização em Sexologia) e com mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra; terapeuta sexual e sexóloga. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da Comissão da Sexualidade Feminina; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) - Universidade do Porto; Membro efetivo do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC - Universidade de Coimbra; Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área do Mindfulness, sexualidade feminina e intervenção clínica, tendo como orientadores científicos Pedro Nobre (UA), Julia Heiman (Kinsey Institute, EUA) e Lori Brotto (University of British Columbia, Canada). Em 2008, recebeu o prémio para melhor artigo científico apresentado no 9th Congress of the European Federation of Sexology (EFS), em coautoria com Pedro Nobre. Também em coautoria com Pedro Nobre, elaborou um projeto de investigação para o estudo da saúde sexual das mulheres portuguesas, financiado pela FCT em 160.000,00€. Experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Palestrante convidada em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira - FPCEUP

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

 

Coordenação Pedegógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Creditação OPP: 66 créditos (Os créditos resultam das horas lectivas em sala de aula)

 

Mensagem das coordenadoras científicas:

Desenhámos esta formação de modo a que as competências e os principais conceitos das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração possam ser adquiridos, primeiramente, por via experiencial e através de uma prática acompanhada. Deste modo, solicitamos-vos que tragam roupa confortável, colchão ou tapete de prática (tipo yoga), manta e almofada, e que venham investidos de motivação para experienciar nova formas de estar e de intervir clinicamente.

Por outro lado, sendo nosso lema assegurar rigor e qualidade máxima de conteúdos, além dos formadores nacionais, convidámos algumas reputadas e ilustres figuras internacionais (do Grupo de Mindfulness de Bangor e da Breathworks) para alguns módulos centrais.

Porque consideramos fundamental a prática num ambiente rico e favorável às aprendizagens, fomos ainda mais longe nesta PG e convidamos os alunos 6 dias de experiências únicas e inesquecíveis com os profissionais supra citados Ao longo destes 6 dias, além da excelência formativa, os alunos terão a oportunidade de fazer as suas aprendizagens de forma intensiva e contínua.

Salientamos assim que a possibilidade de aprofundar nesta formação as Psicoterapias de Terceira Geração, naquilo que têm de inovador, pelo foco no SER, pela sua aplicabilidade clínica, versatilidade e elevada eficácia, constitui um privilégio a não perder.

Professora Doutora Sandra Vilarinho

Professora Doutora Cátia Oliveira

 

Introdução:

O QUE SÃO, COMO FUNCIONAM E PARA QUE SERVEM AS PSICOTERAPIAS DE TERCEIRA GERAÇÃO DA TCC

À semelhança da Terapia Comportamental e Cognitiva (TCC), também as psicoterapias de “Terceira Geração” ou “Terceira Vaga” da TCC visam ajudar a lidar com o sofrimento associado a emoções e pensamentos problemáticos. Contudo, se o foco da TCC é sobretudo ao nível do conteúdo, forma ou frequência dos pensamentos e emoções, a Terceira Geração visa mais o seu contexto e função, ou seja, não se trata tanto de mudar os pensamentos e as emoções, mas sim de trabalhar a atitude ou relação com estes. Normalmente, esta mudança é conseguida através de estratégias essencialmente experienciais e com incorporação de técnicas baseadas na meditação.

Por outro lado, o corpo é “recuperado” e as sensações físicas são tidas em consideração, sendo que a atenção à respiração, aos sentidos e mesmo ao movimento corporal, constituem também denominadores comuns às psicoterapias de “Terceira Geração”.

A Terceira Geração da TCC constitui-se assim como uma abordagem bastante inovadora e completa, podendo também complementar a TCC clássica.

Embora com raízes orientais de tradição milenar, as estratégias e técnicas desta inovadora abordagem têm vindo a instalar-se de modo progressivo e impressionante nas últimas décadas no Ocidente.

A elevada eficácia das psicoterapias de Terceira Geração tem sido demonstrada com várias populações e em diferentes problemáticas, desde perturbações mentais (depressão, ansiedade, problemas comportamentais, problemas alimentares, dependências), a problemas médicos, nomeadamente ao nível da dor. O recurso a estas abordagens tem também demonstrado contribuir largamente para a diminuição dos níveis de stress e trazer benefícios a nível do bem-estar.

 

Objetivos gerais:

- Facultar formação científica rigorosa e específica sobre os diferentes modelos e abordagens clínicas no âmbito das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração

- Promover familiarização com os modelos numa vertente mais experiencial

- Fomentar reflexão e perspectivar diferentes possibilidades de actuação em diferentes populações e problemáticas

 

Objetivos específicos/ Competências a desenvolver:

- Caracterizar as abordagens mais recentes da tradição Cognitivo-Comportamental

- Identificar os conceitos nucleares dos principais modelos de Terceira Geração: Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002); Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990); Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999; Dialectical Behavior Therapy (DBT; Linehan, 1993); Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).

- Aplicar cada um dos modelos numa vertente mais prática, proporcionando momentos diversificados de aprendizagem experiencial

- Descrever e aplicar premissas necessárias à elaboração de protocolos de avaliação/ intervenção com base nas abordagens de Terceira Geração.

- Enunciar possibilidades de atuação em diferentes populações e problemáticas.

- Realizar uma análise crítica dos diferentes modelos numa abordagem clínica integrada e compreensiva.

 

Metodologia de Ensino:

A formação consiste na exposição dos modelos e temas, com recurso a meios audiovisuais,demonstrações interactivas e ilustrações concretas sempre que possível e necessário. Serão privilegiadas pedagogias activas em que o formando assume um papel de elevado protagonismo (e.g., roleplay, debate/ reflexão, dinâmicas de grupo), sendo valorizados osseus conhecimentos e experiências pessoais e profissionais.

A componente prática será assegurada mediante a realização de exercícios que permitam experienciar os conceitos e conteúdos centrais e, por ser privilegiada, ocupará a maior parte do tempo de formação.

 

Metodologia de Avaliação:

- Produção de estudo de caso;

- Critério para aceder à avaliação: participação em 75% da duração do curso.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Serviços do Estado, nos setores da Saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas de reabilitação) ;

- Clínicas e centros de consulta psicológica;

- Escolas e outros Serviços do Ministério da Educação;

- Instituições Particulares de Solidariedade Social (Misericórdias, Associações, Fundações);

- Organizações Não Governamentais, em áreas de atividade de Ação Social para idosos, crianças, famílias em situação de vulnerabilidade, refugiados, emigrantes e portadores de deficiência;

- Estabelecimentos Prisionais e Serviços de Reinserção Social;

- Serviços do Poder Local (Juventude e Desporto e prevenção de comportamentos de risco);

- Projetos de Responsabilidade Social;

- Instituições de Solidariedade Social (públicas e privadas).

Plano Curricular

1º Módulo (8 horas)

Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002) e Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990). Aprendizagem experiencial. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

2º Módulo (8 horas)

Introdução aos Modelos Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999), Dialectical Behavior Therapy (DBT; Linehan, 1993) e Introdução ao Modelo Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).Aprendizagem experiencial. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

3º Módulo (4 horas)

Avaliação nas Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração. Exercícios práticos.

 

4º Módulo (4horas)

Workshop em Redução de Stress com base no Mindfulness.

Aprendizagem experiencial.

 

5º Módulo (16 horas)

Aliança Terapêutica no Modelo Cognitivo Comportamental: de Beck às Psicoterapias de Terceira Geração. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

6º Módulo (8 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração na Idade Adulta Avançada. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

7º Módulo (14 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração na Dor Crónica. Aprendizagem experiencial. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

8º Módulo (14 horas)

Workshop em Terapia Cognitiva baseada no Mindfulness.

Aprendizagem experiencial.

 

9º Módulo (14 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração e Depressão. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

10º Módulo (14 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com Crianças e Famílias. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

11º Módulo (8 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração e Perturbações de Ansiedade. Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

12º Módulo (8 horas)

Apresentação de trabalhos e casos clínicos. Integração e consolidação das experiências de aprendizagem prévias.

Corpo Docente

Albertina Oliveira - FPCE –UC

Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Licenciada em Psicologia e doutorada em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Permanente e Formação de Adultos pela mesma faculdade. Como investigadora, tem- se dedicado ao estudo do bem-estar na idade adulta, através de diversas abordagens incluindo o mindfulnes. É atualmente investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). Praticante desde longa data de actividades inspiradas na filosofia e princípios orientais do yoga, meditação e mindfulness.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira - FPCEUP

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita - Fundação Breathworks - Reino Unido

Accredited Senior Breathworks Teacher Trainer with extensive experience of mindfulness and compassion practice and teaching. He is the founder and director of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain and affiliated to the UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers.
He leads health professionals workshops, conferences and teacher training retreats in Spain, England, Portugal, México and Argentina.
Dharmakirti has been practicing Mindfulness and compassion on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.
He is an accredited Ontologic Coach and co-creator of two "8 weeks programes": MBCR (Mindfulness Based Communication and Relationship) and “Transforming arrows into flowers” (Mindfulness Compassion and Care).
He is co-founder of Meditation and Science Association in Spain (MyC). And he is part of the team of teachers of the Master of Mindfulness of the University of Zaragoza and Bodhiyoga International Mindfulness Yoga School.

Eluned Gold - Bangor - Reino Unido

Director of Continuing Professional Development at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) Bangor University; Masters degree in Psychotherapy and registered with UK Council of Psychotherapists; Teaching-training specialist in Mindfulness and psychotherapy, Mindfulness for parents/families/children, and Mindfulness approaches to environment issues; Supervisor of beginning and developing teachers; teaching or academic projects involving working with children; working one to one in conjunction with psychotherapy; projects combining environmental issues with mindfulness; She has worked with children in care for 10 years and has developed ways to bring mindfulness into her work with children and their parents or careers; For much of her working life, she has integrated her personal practice of mindfulness into her work with adults and children and has trained others to use mindfulness in their work.

Margarida Pedroso de Lima

Professora Doutora Margarida Pedroso de Lima - FPCE-UC

Psicóloga; Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE – UC); Mestre em Ciências da Educação; As suas experiências e interesses profissionais situam-se, prioritariamente, na área da Psicologia da Idade Adulta e na Psicologia da Personalidade. Tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo, investigação e intervenção clínica e psico-educativa em domínios relacionados com a personalidade, os fenómenos de grupo, o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais nos jovens adultos, adultos e idosos. É professora associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde tem leccionado várias disciplinas, participado em investigações, escrito artigos, assumido lugares de direcção e de gestão universitária e organizado encontros científicos e culturais. Tem, também, apresentado comunicações em diversos colóquios, conferências e workshops no âmbito dos seus interesses profissionais.

Nuno Oliveira - APM

Psicólogo Clínico (Universidade de Coimbra); Pós Graduado em Psicologia Clínica pela UTAD; Formador Certificado pelo IEFP e pelo Conselho Cientifico pedagógico da Formação Contínua de Braga; Exerce funções de Psicólogo Clínico em Contexto privado desde 2000 e integra equipas clínicas multidisciplinares desde 2000 em Aveiro, Coimbra e S. João da Madeira. Membro efectivo nº 728 da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio efectivo da APTC e sócio aderente da Associação Portuguesa de Mindfulness.

Ricardo João Teixeira

Ricardo João Teixeira

Doutoramento em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia pelo ISMAI; Pós-doutoramento em Psicologia (área da regulação emocional e mindfulness) pela Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia; Pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental (curso avançado) pela CESPU; Pós-graduação em psicologia da saúde pela Universidade do Minho; Pós-graduação em cuidados continuados e paliativos pela CESPU; Live Online Mindful Self-Compassion pelo Center for Mindful Self-Compassion , EUA; Professor Assistente convidado na Universidade de Aveiro e na ESS-IPP; Formador em várias Instituições, das quais se destaca o INSPSIC – Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências; Coordenador do serviço de psicoterapia e psicoterapeuta TCC na Clínica da Ordem; Psicólogo clínico e da Saúde no MamaHelp, Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama.

Sandra Vilarinho

Sandra Vilarinho - FPCE-UC / UP

Psicóloga clínica, doutorada em Psicologia (área de especialização em Sexologia) e com mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra; terapeuta sexual e sexóloga. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da Comissão da Sexualidade Feminina; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) - Universidade do Porto; Membro efetivo do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC - Universidade de Coimbra; Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área do Mindfulness, sexualidade feminina e intervenção clínica, tendo como orientadores científicos Pedro Nobre (UA), Julia Heiman (Kinsey Institute, EUA) e Lori Brotto (University of British Columbia, Canada). Em 2008, recebeu o prémio para melhor artigo científico apresentado no 9th Congress of the European Federation of Sexology (EFS), em coautoria com Pedro Nobre. Também em coautoria com Pedro Nobre, elaborou um projeto de investigação para o estudo da saúde sexual das mulheres portuguesas, financiado pela FCT em 160.000,00€. Experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Palestrante convidada em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Sarah Silverton - Bangor - Reino Unido

Qualified as an Occupational Therapist in 1986 and worked as an OT in mental health services and within Social Services; Trained as a counselor; In the mid 1990's, was introduced to mindfulness, and trained by Mark Williams to teach mindfulness; Taught classes for the 'treatment as usual participants' for the Williams, Segal and Teasdale Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) research which was published in 2000; Trained to teach mindfulness with Mark Williams, the Center for Mindfulness, Worcester USA, and an on-going process of supervision and training with a variety of experienced mindfulness teachers; Has been teaching mindfulness within mental health settings and to general population groups for more than 15 years; Delivered a number of MBCT courses for clients of the Community Mental Health Team; Member of the team at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) at Bangor University involved in a range of mindfulness teaching and training courses; Between 2009 and 2012, has been teaching on the Staying Well after Depression research trial being carried out in collaboration with Mark Williams and colleagues at Oxford University; Author of The Mindfulness Breakthrough published by Watkins publishing in April 2012.

Vasco Gaspar

Com uma abordagem humanista e integral, Vasco Gaspar tem vindo nos últimos 12 anos a colaborar como facilitador em diversas organizações em Portugal e no estrangeiro no sentido de inspirar e facilitar o florescimento humano em líderes, equipas e organizações. Com formação base em Psicologia (Universidade de Coimbra) tem vindo a fazer especializações em diversas áreas, como o Search Inside Yourself (protocolo de mindfulness criado e desenvolvido na Google), o Social Presencing Theater (uma “awareness-based social technology” desenvolvida no MIT), a Medicina Psicossomática (Universidade Católica), entre outras. Ao longo de um ano (2014) teve a oportunidade de ser treinado por alguns dos maiores especialistas mundiais nas áreas do Mindfulness, da Inteligência Emocional e da Neurociência, como Daniel J. Siegel, Chade-Meng Tan, Rick Hanson, entre outros, no processo de certificação na metodologia Search Inside Yourself, que tem como objectivos aumentar a produtividade e o bem-estar organizacional, assim como criar condições para a paz no mundo, sendo actualmente um dos poucos professores certificados a nível mundial. Em 2015 passou a integrar a ACEL - Academy for Contemplative and Ethical Leadership (Mind & Life Institute) que reúne alguns dos maiores especialistas mundiais em áreas como o mindfulness, a neurociência e a liderança (ex. Daniel Goleman, Otto Scharmer, Peter Senge) na procura do acelerar do desenvolvimento de uma nova geração de líderes a nível mundial capacitados para desenvolver projectos colectivos de que tenham em vista o bem-comum da humanidade. Paralelamente, enquanto empreendedor social tem vindo a partilhar gratuitamente ferramentas, metodologias e conhecimentos que permitem às pessoas desenvolver o bem-estar a um nível integral. Entre estas ferramentas encontra-se o ZBHD, programa online de introdução ao mindfulness, já realizado por mais de 2000 pessoas. É o autor do livro “Aqui e Agora: Mindfulness”, publicado em 2015 pela Matéria Prima Edições.

Calendarização e localização

Lisboa

 

Porto

 

16 de Fevereiro de 2019;

09 e 23 de Março de 2019;

26 e 27 de Abril de 2019;

22, 23, 24, 25, 26 e 27 de Abril 2019;

11 e 25 Maio de 2019;

15 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

14 de Setembro de 2019.

 

Datas sujeitas a confirmação.

 

16 e 30 de Março de 2019;

24, 25, 27,28, 29 e 30 Abril de 2019;

10 e 24 Maio de 2019;

08 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019.

 

Datas sujeitas a confirmação.

 

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Duração: 120 horas

Horário: Sábados, excepto semana assinalada a negrito (Abril de 2019): 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Testemunhos

“Uma experiência intensa mas muito rica de contacto com o Mindfulness, desafiando-nos a aprofundar novas formas de relacionamento com os nossos pensamentos, emoções e sensações que muito beneficiarão a nossa prática profissional nos diversos contextos onde atuamos. Destaco ainda o workshop de Mindfulness na Infância, no qual tivemos oportunidade de nos apropriarmos do conceito do Mindfulness de formas mais criativas. Para mim, cimentou o meu interesse nesta área e abriu novas portas de desenvolvimento pessoal e académico. Por isso, valeu a pena todo o investimento”.

Ana Raquel Pereira, Porto, 3ª Edição.

 

“ Sinto-me muito grata por esta oportunidade por aprender com vocês. Sem dúvida que voltaria a passar pelos momentos que passei e que aconselho outros/as a passarem pela mesma experiência que eu. Bem hajam!”

Ana Rita Rodrigues, Porto, 3ª Edição.

 

" No decorrer do programa, fomos convidados, por formadores de excelência, a participar numa viagem interna, que nos permitiu contacto profundo com as nossos pensamentos, sentimentos e emoções, por forma a desenvolvermos soft e hard skills, essenciais ao bom desempenho profissional.Um bem-haja à coordenação do INSPSIC, às coordenadoras e, claro está, aos formadores da Universidade de Bangor."

Anónima, Porto, 3ª Edição.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,890.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,663.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,606.50 €

12 mensalidades

Normal
157.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
141.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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