Organização em emergência e contextos de risco
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM INTERVENÇÃO EM CRISE, EMERGÊNCIA E CATÁSTROFE

– Advanced Professional Program –

Especialização para Médicos

Parceria

undefined

Formação Certíficada

undefined

undefined

Em parceria

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Livestream / Online -19 Out. 2024- JÁ CONFIRMADO

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Livestream / Online: 14.10.2024

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

TESTEMUNHOS

"Na realidade só tenho a dizer bem da Pós-graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe ministrada pelo vosso Instituto (INSPSIC). Não só ao nível da coordenação mas também de todos os intervenientes, sem excessão, pela competência e pelo empenho. Esta pós-graduação vem completar de forma exemplar uma necessidade muito actual dos curricula quer dos cursos de Psicologia quer da formação especifica dos internatos de Psiquiatria. Área ainda pouco debatida, pouco explorada e menos ainda devidamente implantada em Portugal. Precisamos de gente melhor preparada para as linhas da frente da intervenção em crise, emergência e catástrofe mas também desenvolver retaguardas adequadas ao nível do SNS para as intervenções prestimosas e corajosas do CAPIC / INEM. Apreciei a introdução ao CISM (Critical Incident Stress Management) sobretudo a intervenção com profissionais de risco, onde se enquadram e tantas vezes esquecidos, os profissionais do SNS (médicos, psicólogos, enfermeiros, serviço social e assistentes operacionais). A minha formação tinha séria lacuna nesta área. E como não há docentes sem discentes, compete-me referir o excelente ambiente que se viveu na turma, sem excessão, durante o curso. Parabéns a toda a organização. Recomendo."

João Luis Freitas

 

“Esta Especialização Avançada foi uma mais-valia para mim, tanto a nível profissional como a nível pessoal. Sendo esta uma temática/área pouco abordada ao longo do curso de Psicologia, senti que esta especialização veio a acrescentar e melhorar os meus conhecimentos, da forma pretendida. Os formadores foram excecionais, adaptaram-se a toda esta situação pandémica, e sempre tentaram proporcionar o melhor e da forma mais adequada. Sinto-me uma pessoa mais rica após a realização desta Especialização Avançada. Agradeço ao INSPSIC e aos formadores por todo o apoio e simpatia.”

Dora Gomes

 

“O balanço que faço da pós-graduação em causa é extremamente positivo, devido a diversos fatores - o primeiro prende-se com o fato dos formadores serem profissionais extremamente experientes e competentes, depois o fato de termos tido diversos momentos para discutir inúmeros casos reais e simular casos práticos e, ainda, termos abordado conteúdos muito pertinentes e atuais. Sinto que hoje, graças à minha frequência na Pós-Graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe, possuo mais ferramentas e recursos pessoais para efetuar uma intervenção mais eficiente. Não posso terminar o meu testemunho, sem felicitar e agradecer a toda a equipa por toda atenção e disponibilidade dispensados e por toda a aprendizagem que me proporcionaram. Um bem-haja por este trabalho meritório!”

Marta Faria

 

“O curso de Pós-Graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe tem uma equipa de formadores excecional, com experiência pratica nos conceitos que ministram o que torna a formação muito realista. A plataforma onde temos acesso a todos os conteúdos mostrados em aula é de muito fácil utilização. O facto de existir em dois modelos: livestream e presencial, permite, sob autorização, à visualização das matérias dadas, permitindo assim acompanhar um dia que não se tenha podido estar. Uma outra mais valia é a existência de três estágios no INEM com possibilidade de os fazer na delegação mais próxima da residência dos alunos. Os funcionários dos serviços são irrepreensíveis. Face ao exposto aconselho a qualquer psicólogo que goste desta área a inscrever-se na Pós-Graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe do INSPSIC.”

Margarida Pocinho

 

"Esta Pós-graduação está muito bem estruturada. O plano de estudos surpreendeu numa aprendizagem da teoria com a prática, possibilitando uma maior aproximação ao contexto real de atuação. Na possibilidade de intervenção num teatro de operações de crise, emergência e catástrofe, sou uma psicóloga capaz e competente à altura da elevada exigência do desafio."

Marta Patrícia de Sousa Pacheco

 

“Foi uma experiência online excelente. A dinâmica e a metodologia foi sempre adequada, buscando a partilha de conhecimentos de forma muito atualizada e prática, não me arrependo de ter estado com vocês. Parabenizo à equipa, desde os formadores aos quadros técnicos que sempre estiveram atentos as nossas preocupações e que tudo fizeram para que não nos falta-se absolutamente nada durante o processo.”

Ludmila Burnay

 

“Obrigada ao Inspsic pela oferta formativa disponibilizada: a especialização avançada em intervenção em crise, emergência e catástrofe foi uma experiência enriquecedora! Excelentes conteúdos, formadores especialistas nas matérias lecionadas e organização exímia do instituto durante toda a formação! Parabéns! Muito obrigada pela vossa dedicação e empenho!”

Carla Simões

 

“A Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe do INSPSIC, foi uma experiência enriquecedora a nível profissional e pessoal, visto que, somos formatados academicamente para o setting terapêutico, com as condições (quase) perfeitas, ao contrário desta formação. Tem docentes excelentes que partilham conhecimento complexo de uma forma simples. Além disso, a possibilidade de estágio no INEM é um retoque final (perfeito). De certo, de hoje em diante terem outra segurança na intervenção em situações agudas. Obrigada"

Patrícia Lopes

 

VER MAIS

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Sónia Cunha

Sónia Cunha, Professora Doutora

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2018.

Licenciada em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2001.

Psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Delegação Regional do Norte, desde 2004.

Psicóloga na Equipa de Psicoterapia do Hospital de São José, em Lisboa, de 2001 a 2003.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em 2016.

Especialista em Psicologia Clínica, por equiparação ao estágio da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 3/2011, 6 de Janeiro, desde 2011.

Certificado em Intervenção na Crise pela International Critical Incident Stress Foundation (ICISF) – University of Baltimore, Maryland, em 2012.

Certificado em Traumatic Incident Reduction (TIR) pela APAV, Applied Methapsychology International e Traumatic Incident Reduction Association, em 2012.

Preletora e autora de trabalhos científicos apresentados em diversas reuniões científicas e publicações Nacionais e Internacionais, nas áreas da Psicologia da Saúde, Psicologia de Emergência, Stress em Profissionais e Intervenção Psicológica em Catástrofe, desde 2003.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da intervenção em crise, emergência e catástrofe, concebemos esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica e/ou que desenvolvam ou queiram desenvolver a sua atividade neste contexto.

 

Objetivos gerais

  • Adquirir conhecimentos e competências necessários à Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe.
  • Capacitar profissionais para o desenvolvimento de competências técnicas de qualidade nos diferentes contextos e situações de crise, emergência e de catástrofe.

 

Metodologia de avaliação

Testes de produção curta ou seleção nas Unidades Curriculares 1, 2 e 3.

Realização de um trabalho individual de estudo de caso na Unidade Curricular 4.

Realização de um trabalho de grupo de estudo de caso na Unidade Curricular 5.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação final de 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Abordagem teórico-prática através dos métodos ativos, mas também expositivos, demonstrativos e interrogativos; / Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Simulação; Brainstorming. Fornecimento de material didático e Supervisão de estágio. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Urgência hospitalar;
  • Emergência Médica em contexto pré-hospitalar;
  • Entidades de Proteção Civil;
  • Autarquias;
  • ONG's (Organizações não-governamentais);
  • Teleassistência em linhas de apoio em situações de crise psicológica.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Organização em emergência e contextos de risco

  • ANPC e Agentes da Proteção Civil; Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
  • Intervenção Psicológica no Serviço de Urgência; O Psicólogo no Hospital
  • Equipas de Emergência Psicológica e Intervenção na Crise
  • Papel da Comunicação Social

 

Módulo 2 - Contextos de Crise e Emergência Psicológica

  • Mecanismos de Crise Psicológica
  • Perturbação de Ansiedade e Pânico
  • Surto Psicótico
  • Suicídio e comportamentos autolesivos
  • Urgências Médico-legais: Violência; Agressividade; Violência Doméstica; Violação/ Abuso Sexual
  • Notificação de Morte e Processo de Luto; Notificação de morte e início do processo de luto
  • A crise psicológica no processo de luto; O luto na parentalidade
  • O luto na infância
  • Familiares de vítimas de homicídio
  • As situações de emergência na infância
  • Teleassistência: resposta multidisciplinar em situações de crise e urgência

 

Módulo 3 - Trauma psicológico e resiliência

  • Trauma psicológico; Recuperação psicológica, resiliência e crescimento pós-traumático
  • Introdução à abordagem do trauma psicológico.

 

Módulo 4 - Intervenção com profissionais em contextos de risco

  • Profissionais de contextos de risco
  • Incidentes críticos nos profissionais de emergência; Saúde mental dos profissionais de contextos de riscos

 

Módulo 5 - Intervenção psicossocial em catástrofe

  • Intervenção psicossocial em catástrofe
  • Organização e conceitos em catástrofe Especificidades do terrorismo
  • Assistência Humanitária Internacional

 

Visita de Estudo Agentes Proteção Civil (*)

Curso Suporte Básico de Vida + Desfibrilhação Automática Externa (*)

  • Objetivo Geral: Realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória.

Tendo já frequentado os cursos, a certificação dos mesmos é válida por um período de 5 anos.

 

Estágio INEM (*)

  • O objetivo fundamental da realização de estágios formativos nos meios e locais de emergência do INEM (16h) tem como objetivo possibilitar aos estagiários a aquisição de conhecimentos e competências no domínio do SIEM, do SSPH e da intervenção psicológica em crise em meio pré-hospitalar, tendo em vista a qualificação ou valorização pessoal e profissional.

 (*) Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

CORPO DOCENTE

Carlos Pereira, Dr.

Licenciado em Psicologia pelo instituto Superior da Maia (ISMAI), em Outubro de 2007;
Curso de Psicologia de Intervenção e Emergência e Curso de Intervenção Psicossocial em Situações de Crise e Catástrofe, em 2010 pela FPCEUP;
Cursos Critical Incident Stress Management (CISM), Individual Crisis Intervention and Peer Suport; Cursos Critical Incident Stress Management (CISM), Group Crisis Intervention, realizados em 2012 pela International Critical Incident Stress Foundation – University of Baltimore;
Psicólogo no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), na Delegação Regional Norte, desde de 2012;
Técnico de Ambulância de Emergência (TAE), no Instituto Nacional de Emergência Médica, de Junho de 2008 a Dezembro de 2011;
Formador do Centro de Formação do INEM, na Delegação Regional Norte;
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nº 11661, especialista em Psicologia Clinica e da Saúde.

Diana Alves, Professora Doutora

Informação brevemente disponível.

Eduarda Cardanha, Dra.

Informação brevemente disponível.

Gisela Oliveira

Gisela Oliveira, Dra.

Licenciada em Ciências da Comunicação e Cultura pela Universidade Lusófona de Lisboa; Pós-graduada em “Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos”, pela Universidade de Coimbra; Docente na Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe no INSPSIC. Anteriormente, assessora de Imprensa , tendo integrado o gabinete de Comunicação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (de 1999 a 2012) e jornalista nos jornais “Diário de Lisboa” e “A Capital”. Gestora de Formação e Coordenadora de Comunicação na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes.

Isabel Cambraia, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA; Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº 4198; Formadora aprovada pela ICISF – International Critical Incident Stress Foundation – Baltimore, USA, para os cursos de formação CISM (Critical Incident Stress Management): Individual Crisis Intervention and Peer Support, Group Crisis Intervention and Advanced Group Crisis Intervention; Consultora na área de Intervenção na Crise e Apoio Psicossocial em Emergências e Catástrofes; Formadora de várias equipas CISM, nomeadamente, CISM NAV Portugal, Força Aérea Portuguesa, CISM Pilotos e CISM Cabin Crew em Portugal, e várias equipas CISM na Europa, nomeadamente na Irlanda, Inglaterra e Polónia.

Márcio Silva

Márcio Silva, Mestre

Enfermeiro com funções de chefia e coordenação de meios, INEM

Voluntário ONG Médicos do Mundo

Mestre em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem

Mestre em Sexologia

Pós-graduado em Enfermagem de Urgência

Especialista em Enfermagem de Reabilitação

Missão de resposta à pandemia em São Tomé e Príncipe, INEM/OMS (2020) 

Enfermeiro de emergência São Tomé e Príncipe, HBD (2017)  

Enfermeiro Formador Projeto Comunidade Saudável, Timor-Leste (2013)

Enfermeiro de Reabilitação no Projeto Terceira (C)Idade, Porto (2010, 2013)

Enfermeiro Emergência na resposta ao tremor de terra Haiti, 2010, Saúde em Português (2010).

Margarida Portugal Mota

Margarida Portugal Mota, Mestre

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Pós-Graduada em Psicologia Clínica, Cognitivo-Comportamental;

Psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM, IP.), desde 2013;

Elemento de Ligação do INEM no Gabinete de Crise de Saúde Mental da ARS LVT; Especialista em intervenção em crise;

Técnica de Apoio à Vítima

Experiência enquanto formadora na área de intervenção em crise;

Formadora no Centro de Formação do INEM na Delegação Regional do Sul; Docente convidada em diversas Pós-Graduações na área de Psicologia;

Certificado em Intervenção na Crise pela International Critical Incident Stress Foundation;

Certificado em Traumatic Incident Reduction pela Applied Metapsychology International e Traumatic Incident Reduction Association;

Voluntária na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Rafaela Lopes, Mestre

Licenciada e Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, Sistémica, Saúde e Família pela Universidade de Coimbra. . Doutoranda em Psicologia Aplicada na Universidade do Minho. Curso de Pós-Graduação Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência, pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Formação avançada na área da intervenção psicológica em crise e psicotraumatologia, nomeadamente em Primeiros Socorros Psicológicos, curso de formação avançada em Psicotraumatologia (Certificado Europeu da European Society of Traumatic Stress Studies), Traumatic Incident Reduction, (pela APAV e Applied Metapsychology International e Traumatic Incident Reduction Association ), formação de formadores TENTS -European Network for Traumatic Stress, Group Crisis Intervention e Individual Crisis Intervention and Peer Support da International Critical Incident Stress Foundation. Membro da equipa do Centro de Trauma, do Observatório do Risco do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Investigação na área do Trauma Psicológico. Psicóloga e Chefe de Equipa nas Equipas de Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Rui Campos, Mestre

Licenciatura em Enfermagem; Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Mestrado em Medicina de Catástrofe. Pós-graduação em Gestão em Saúde; Coordenador do Regional de Enfermagem da Delegação Regional Norte do INEM desde Março de 2009; Exercício de funções no Sistema de Helicópteros de Emergência Médica desde Junho de 2002; Exercício de funções na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do HGSA desde Outubro de 1996 até 2013; Exercício de funções na Delegação Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde Setembro de 2004 até à presente data; Exercício de funções no Serviço de Urgência do Hospital Geral de Santo António (HGSA) de Abril de 1995 a Agosto de 2004; Formador do Centro de Formação do Instituto Nacional de Emergência Médica – Porto desde Novembro de 1998; Instrutor do Conselho Português de Ressuscitação no Curso de Instrutores de Suporte Básico de Vida, Curso de Suporte Básico de Vida, Curso de Suporte Imediato de Vida e Curso de Suporte Avançado de Vida; Formador do Curso de Abordagem Integrada do Politraumatizado ministrado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Pessoal do HGSA; Docente da Universidade Católica Portuguesa no Módulo “Doente crítico” do Mestrado de Natureza Profissional na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Coordenador do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto Superior Politécnico do Norte; Docente do Instituto Superior Politécnico do Norte no Curso de Pós-graduação Trauma e Emergência e no Curso de Pós-graduação em Anestesiologia; Vogal efectivo da Comissão de Cuidados Gerais da Ordem dos Enfermeiros no triénio 2007/2009; Membro do Grupo de Acompanhamento dos Serviços de Saúde Prisional da Ordem dos Enfermeiros; Vogal Suplente do Conselho de Enfermagem Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros; Vogal da Direção do Conselho Português de Ressuscitação; Membro do Gabinete de Comunicação e Imagem da Ordem dos Enfermeiros.

Rute Moura Pires, Mestre

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2001. Mestre em Psicologia Clínica da Saúde. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga clínica na Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE desde 2002. Psicoterapeuta (Psicoterapia e Aconselhamento de Adultos) pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas (APTCC). Formação Pós-Graduada em Terapia do Luto pelo Instituto de Psicoterapia Integrativa Relacional de Barcelona e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação e interesse: Avaliação e intervenção psicológica em contextos de saúde, intervenção psicológica em crise e adaptação à doença crónica.

Rute Ribeiro, Dra.

Informação brevemente disponível.

Sandra Torres

Sandra Torres, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) com a dissertação “O corpo e o silêncio das emoções: Estudo da alexitimia na anorexia nervosa”. É professora auxiliar na FPCEUP, lecionando unidades curriculares ligadas à Psicologia da Saúde e Dinâmica de Grupos. É membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e do Grupo de Investigação Clínica de Perturbações do Comportamento Alimentar do Serviço de Psiquiatria, Hospital de S. João. Para além das funções de docência colabora no serviço de Consultas de Psicologia da Saúde da FPCEUP, na supervisão dos casos de Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade. Foi membro da COST Action “Appearance Matters: Tackling the Physical and Psychosocial Consequences of Dissatisfaction with Appearance”. Tem publicações no domínio da anorexia nervosa e da obesidade em revistas científicas da especialidade e várias apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Sara Rosado, Dra.

Psicóloga Clínica desde 2001, formada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; A desempenhar funções no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, desde 2004.

Sónia Cunha

Sónia Cunha, Professora Doutora

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2018.

Licenciada em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2001.

Psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Delegação Regional do Norte, desde 2004.

Psicóloga na Equipa de Psicoterapia do Hospital de São José, em Lisboa, de 2001 a 2003.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em 2016.

Especialista em Psicologia Clínica, por equiparação ao estágio da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 3/2011, 6 de Janeiro, desde 2011.

Certificado em Intervenção na Crise pela International Critical Incident Stress Foundation (ICISF) – University of Baltimore, Maryland, em 2012.

Certificado em Traumatic Incident Reduction (TIR) pela APAV, Applied Methapsychology International e Traumatic Incident Reduction Association, em 2012.

Preletora e autora de trabalhos científicos apresentados em diversas reuniões científicas e publicações Nacionais e Internacionais, nas áreas da Psicologia da Saúde, Psicologia de Emergência, Stress em Profissionais e Intervenção Psicológica em Catástrofe, desde 2003.

Susana Gouveia

Susana Gouveia, Mestre

Tem Licenciatura Psicologia (Coimbra); Pós-graduação em Gestão de Empresas - Marketing (Évora); Mestrado Gestão, especialização em Recursos Humanos (Évora). Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária. Perita e Formadora em Psicotraumatologia.

Foi Supervisora da Equipa de Saúde Mental do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS – Jesuit Refugee Service) e da equipa de voluntários do Serviço de Escuta da Companhia de Jesus.

Desde há cerca de dez anos, é Investigadora associada do Observatório do Trauma, pertencente ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Docente em quatro Pós-Graduações relacionadas com intervenção psicossocial em crise, missões e ajuda humanitária: Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa; Instituto Português de Psicologia; Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e, Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve).

Colaborou: Cruz Vermelha Portuguesa (16 anos); Associação Médicos do Mundo Portugal (1 ano); European Anti Poverty Network – Portugal (14 meses).

Regressou à Cruz Vermelha Portuguesa em 13 de Dezembro 2021 e, até 16 de Setembro 2021 foi Coordenadora da Unidade de Acolhimento de Emergência instalada no Antigo Hospital Militar de Belém – que recebeu 132 cidadãos vindos do Afeganistão, em articulação com o Ministério da Defesa Nacional.

Atualmente, é psicóloga da Cruz Vermelha Portuguesa (Sede Nacional) e gestora do projeto internacional, co-financiado pela União Europeia (EU4Health), em articulação estreita com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e o Psychosocial Center – envolvendo 24 Sociedades Nacionais da FICV e trabalhando para a disseminação massiva dos primeiros socorros psicológicos.

Susana Oliveira, Doutora

Licenciada em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (na área Cognitivo-Comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC- 2002), com Mestrado em Psicologia, área de especialização em Stress e Bem-Estar (Intervenção na família, na escola e no trabalho), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL-2008).  Doutoranda em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), com estudo na área do Stress Traumático. 

Especialista em Psicoterapia, com formação completa em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC- 2012).

Assistente de Saúde- ramo de Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde exerce funções desde 2003.  Integrou a Consulta Externa de Stress Traumático no Serviço de Psicoterapia Comportamental (2003 a 2007), o Serviço de Intervenção na Crise (2005 a 2007) e desde 2007 que integra uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo atividades como a avaliação e acompanhamento psicológico de doentes em regime de internamento e ambulatório (individual e em grupo) e intervenção em contexto comunitário.  Integra ainda (desde janeiro de 2019) a consulta de especialidade de POC (Perturbação Obsessiva-Compulsiva) na Unidade de Terapia Cognitivo-Comportamental do CHPL.

É Psicóloga Clínica e coordenadora da consulta de Psicologia na Associação APOIAR (Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra), onde desenvolve intervenção psicológica com os ex-combatentes e seus familiares desde 2003.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

19 de outubro de 2024;

16 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

08 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025;

05 e 12 de abril de 2025;

03 e 31 de maio de 2025;

14 e 28 de junho de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 154 horas (112 horas síncronas + 42 horas assíncronas)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

 Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,780.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,566.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,513.00 €

12 mensalidades

Normal
148.30 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
133.50 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar