TEMAS DE PSICOLOGIA E PSICOPATOLOGIA PARA NÃO PSICÓLOGOS
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CURSO EM TEMAS DE PSICOLOGIA E PSICOPATOLOGIA: contexto interdisciplinar

[para não Psicólogos]

Especialização para Médicos
Edições para
  Outros Profissionais

Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Livestream / Online -29 Out. 2022- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream / Online até 14 Set. 2022

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLivestream / Online: 09-10-2022

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

TESTEMUNHOS

"Estou muito feliz por ter participado nesta 1ª edição da Pós Graduação em Tema de Psicologia e Psicopatologia para não Psicólogos, porque foi totalmente ao encontro das minhas expectativas. De facto, sou uma apaixonada por Psicologia, no entanto, a vida orientou-me para área de Gestão e estive sempre ligada a empresas. No entanto, as empresas são as pessoas e é de todo conveniente que possamos estar munidos de informações, ferramentas, conhecimentos, que nos suportem, que nos orientem, de modo a que o relacionamento interpessoal seja mais gratificante.  Não só a nível profissional, como obviamente, pessoal. O programa do curso foi excelente. Os temas escolhidos foram totalmente ao encontro de quem, não sendo psicólogo/a, compreenda perfeitamente os conceitos e os possa aplicar na prática, no dia-a-dia, nos relacionamentos pessoais e profissionais. Encontrei muito profissionalismo da parte de toda a equipa! Uma palavra especial ao corpo docente, de uma qualidade incrível, com reconhecimentos profissionais excelentes e comprovados. Apesar disso, muito humanos e extremamente acessíveis. Os conteúdos, muito profissionais, mas ao mesmo tempo com uma abordagem simples e compreensiva para não Psicólogo/as. O programa foi dividido num período de tempo que se enquadra perfeitamente na vida agitada pessoal e profissional de cada um de nós, pois é espaçado, não pesa. Recomendo totalmente. Foi uma formação que me marcou emocionalmente e estou muito grata por, não sendo Psicóloga, ter uma Pós-Graduação em Temas de Psicologia e Psicopatologia! Desejo-vos muitos sucessos!"

Helena Sá e Sousa

 

"Na impossibilidade de frequentar uma licenciatura em Psicologia, por motivos de ordem profissional, encontrei no INSPSIC o curso indicado para aprofundar temas gerais relacionados com a Psicologia. Todos os temas abordados e a partilha de conhecimentos de todos os docentes vieram motivar e reforçar a necessidade de futuramente investir na minha formação em Psicologia. Todos os docentes foram de um profissionalismo e amabilidade extremos e o INSPSIC mostrou-se sempre disponível e atento para todas as questões colocadas. O meu muito obrigado."

Daniel Nicolau

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DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Joana Cruz

Joana Cruz, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela FPCEUP, com mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia da Educação pela UM. Direção intermédia de 3.º grau de Gestão de Projetos Educativos, na Câmara Municipal de Matosinhos. Coordenou os projetos “A Ler Vamos…”, “Matiga – Matemática Amiga” e “Matosinhos Inclusivo”. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada Norte-Porto. Leciona unidades curriculares na licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia da Educação no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Constam do seu currículo a publicação de capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, de uma plataforma online de apoio à avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender) e de um programa online de literacia familiar (JIL–Jogos interativos de leitura). Apresentou comunicações em simpósios nacionais e internacionais. Faz parte, como membro da equipa, dos projetos Planos Inovadores e Integrados de Combate ao Insucesso Escolar no concelho de Matosinhos (Programa Operacional Norte 2020) e Whole school social labs: Innovative and participatory approaches for citizenship education and social inclusion (Erasmus + Programme).

Lígia Ferros

Lígia Ferros, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

 

Este curso constitui-se como uma resposta à necessidade sentida por profissionais de diversos domínios de aprofundarem as suas reflexões através de um maior domínio dos contributos proporcionados pelos conhecimentos desenvolvidos no domínio da Saúde Mental.

Nesta perspetiva, foram convidados para constituição do corpo docente, especialistas de elevada reputação técnica, clínica e científica, com experiência demonstrada na área temática sobre a qual lecionarão nos seus módulos.

 

Objetivos gerais

  • Promover a partilha e reflexão de conhecimentos básicos no domínio da saúde mental.

 

Metodologia de avaliação

Realização de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas nos módulos que integram o plano curricular do curso.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.

 

SÁIDAS PROFISSIONAIS

Este curso destina-se a profissionais de outras áreas que não a das Ciências Psicológicas, que desejem adquirir ou aprofundar conhecimentos relativamente aos processos cognitivos e comportamentais. O curso, para além do seu potencial impacto ao nível do desenvolvimento pessoal dos participantes, visa o aperfeiçoamento de competências de reflexão crítica em contexto interdisciplinar, particularmente útil em profissões que impliquem, direta ou indiretamente, processos comportamentais, relações de ajuda ou outras interpessoais, e gestão de pessoas.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1

  • Introdução à Psicologia: Paradigmas, modelos e teorias em Psicologia

Módulo 2

  • Perdas e Luto

Módulo 3

  • Psicologia da Gravidez e da Parentalidade

Módulo 4

  • Ansiedade e Depressão

Módulo 5

  • Profiling Criminal

Módulo 6

  • Stress Traumático e as respostas à pandemia COVID-19

Módulo 7

  • Orientação Vocacional ao longo da vida

Módulo 8

  • Psiquiatria e Psicofarmacologia

Módulo 9

  • Divórcio e Alienação Parental

Módulo 10

  • Toxicodependências e dependências comportamentais 

Módulo 11

  • Sexualidade e Educação Sexual

Módulo 12

  • Abuso, negligência e maus-tratos na infância

Módulo 13

  • Desafios na relação com a Escola

Módulo 14

  • Envelhecimento e demências

Módulo 15

  • Suicídio

Módulo 16

  • Gestão de Conflitos

Módulo 17

  • Novas Formas de Família

Módulo 18

  • Stress Ocupacional

Módulo 19

  • Mindfulness

Módulo 20

  • Bullying

CORPO DOCENTE

Andreia Rodrigues

Andreia Rodrigues, Professora Doutora

Professora auxiliar de Psicologia no ISPA. Tem licenciatura e mestrado em Psicologia do Comportamento Desviante, pela FPCEUP, doutoramento em Psicologia, na temática da Psicologia da Justiça, pela UFP, tendo ainda realizado os trabalhos de pós-doutoramento na área da Psicologia da Justiça no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da UM, tendo os dois últimos sido financiados pela FCT. É especialista na Área de Psicologia Clínica e da Saúde, e nas Áreas avançadas em Psicologia da Justiça e em Psicologia Comunitária, pela OPP. Reúne experiência de trabalho de terreno sobretudo ao nível da intervenção comunitária, tendo trabalhado em territórios e com populações socialmente vulneráveis, nomeadamente na 1ª Geração do Programa Escolhas (no Bairro do Aleixo), na Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro, no Projeto Feliz da Câmara Municipal do Porto, entre outros. Reúne também experiência ao nível da investigação científica e da investigação-ação, em diversos projetos financiados, nomeadamente pela FCT e pela Fundação Calouste Gulbenkian, tendo várias publicações a nível nacional e internacional.

Andreia de Paiva Moura

Andreia de Paiva Moura, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada (com Distinção e Louvor) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicologia da Inteligência e Criatividade / Psicologia Escolar (Licenciatura em Psicologia) e Prevenção do Crime e da Vitimização / Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção (Mestrado em Psicologia da Justiça). Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Inserção na Vida Ativa na Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora de artigos internacionais, ISI e com revisão de pares: publicou 5 artigos em revistas especializadas. Participação editorial como revisora no International Journal of Psychology and Counselling e International Journal of Medicine and Medical Sciences. Possui 3 produtos (instrumentos/questionários de avaliação) e outros 14 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Orientadora de estágios em Psicologia Escolar e em Psicologia da Justiça: orientou estágios e trabalhos de conclusão de curso licenciatura/mestrado na área de Psicologia. Tem participado como oradora em vários congressos nacionais e internacionais e é autora da escala de avaliação e monitorização da eficácia do tratamento nas adições: Monitoring and Evaluation of Efficacy and Progress (MEEP).

António Santos Pereira

António Santos Pereira, Dr.

Médico especialista em psiquiatria; 25 anos de docência na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Socio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) e membro da sua comissão de ensino; Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SPCIPCOD). É terapeuta conjugal, com participação em variadíssimas ações de formação nesse domínio. Autor dos livros "Até que a sorte nos separe" e "Este medo sem sentido", da Ambar. Autor de centenas de trabalhos científicos, publicações, comunicações e conferências; Diretor Clínico do Centro Clínico e de Formação Psicológica; Consultor Clínico da Clínica da Saúde.

Dora Pereira

Dora Pereira, Doutora

Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clínica- Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 17 anos no contexto da proteção à infância (acolhimento de crianças e jovens, intervenção com crianças e famílias em situações de maus tratos infantis / violência familiar) e atualmente exerce funções de docência no ensino superior.

 

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja, Professor Doutor

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de S. João. Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do Hospital de S. João (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do Hospital de S. João (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Elisabete Marques

Elisabete Marques, Dra.

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coach certificada pela ICC-International Coaching Community. Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças e jovens, nomeadamente com necessidades educativas especiais; a formação e consultadoria de agentes educativos e pais; o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento vocacional e de promoção de competências socio-emocionais; e a atividade ao nível da consulta de orientação vocacional com jovens e adultos.

Hélder Rebelo

Hélder Rebelo, Mestre

Licenciatura em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Mestrado em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Psicólogo Clínico e Terapeuta Familiar.

Isabel Prado e Castro

Isabel Prado e Castro, Professora Dra.

Chefe de Serviço de Psiquiatria da Carreira Médica Hospitalar; Terapeuta Familiar, Formadora Supervisora pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Diretora de Psicodrama; Atividade como psiquiatra no Hospital Sobral Cid, no CEPD (Centro de Estudos de Profilaxia da Droga) de Coimbra, CAT de Aveiro, CAT de St Maria da Feira e ET de Gaia, até Outubro de 2008; Diretora do CAT de Aveiro de 1995/00;Directora do Cat de Santa Maria da Feira de 2000/03; Supervisora da Comunidade Terapêutica Casa Grande de 1998/03; Formadora da Equipa “ O Trilho” da St ª Casa da Misericórdia de S. João da Madeira; Docente como Regente da disciplina de Psicopatologia do Curso de Psicologia Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde da Zona Norte em 1995/06; Docente na Cadeira de Psiquiatria ( temática das toxicodependências) do 4º e 6º ano Médico da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho de 2005/09; Docente do Mestrado de Enfermagem em Saúde Mental /( temática das toxicodependências), na Universidade Católica do Porto, desde 2007; Docente no Curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina do Porto (temática das toxicodependências) desde 2001; Docente no IDT em cursos de Supervisão Clínica de 2008 a 2011; Supervisora Clínica da Equipa da Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra desde 2003; Médica voluntária do IDT na Equipa “Giru Gaia, de Redução de Danos, desde 2003; Atividade em clínica privada.

Joana Amaral Dias

Joana Amaral Dias, Mestre

Psicóloga clínica e analista política. Licenciada, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Pós- Graduada em Psicodrama e em Terapia Familiar. Exerce psicologia clínica e é docente Universitária, tendo colaborado com várias instituições do ensino superior portuguesas e estrangeiras, sendo professora convidada no ISPA desde 2004 na área da exclusão social. Foi dirigente associativa, dirigente partidária e deputada à Assembleia da República. Desde 2002 que é uma presença regular na comunicação social enquanto comentadora política, tendo trabalhado com a SIC, SIC N, RTP I, TVI24, TSF e o Jornal Sexta (Público/Bola). Atualmente é colunista de política no jornal Correio da Manhã e comentadora na CMTV. Autora de vários artigos científicos na sua área publicou ainda os livros Maníacos de Qualidade (2010) e Portugal a Arder (2011). No prelo encontra-se O Cérebro da Política- da Psi à Polis.

Joana Cruz

Joana Cruz, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela FPCEUP, com mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia da Educação pela UM. Direção intermédia de 3.º grau de Gestão de Projetos Educativos, na Câmara Municipal de Matosinhos. Coordenou os projetos “A Ler Vamos…”, “Matiga – Matemática Amiga” e “Matosinhos Inclusivo”. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada Norte-Porto. Leciona unidades curriculares na licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia da Educação no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Constam do seu currículo a publicação de capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, de uma plataforma online de apoio à avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender) e de um programa online de literacia familiar (JIL–Jogos interativos de leitura). Apresentou comunicações em simpósios nacionais e internacionais. Faz parte, como membro da equipa, dos projetos Planos Inovadores e Integrados de Combate ao Insucesso Escolar no concelho de Matosinhos (Programa Operacional Norte 2020) e Whole school social labs: Innovative and participatory approaches for citizenship education and social inclusion (Erasmus + Programme).

Luís Franklim Marques

Luís Franklim Marques, Mestre

Psicólogo Clínico desde 2000, mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica, desenvolveu dissertação na área da ansiedade em crianças e adolescentes, especialista em psicologia clínica creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicoterapeuta e Supervisor Clínico acreditado pela Associação Portuguesa de terapia do comportamento. Desenvolve prática clínica privada. Ao longo do seu percurso profissional tem efetuado, frequentemente conferências e formações para profissionais, pais e professores nas áreas da psicopatologia na idade adulta e em crianças e adolescentes.

Marco Ramos

Marco Ramos, Professor Doutor

Psicólogo. Psicoterapeuta em prática clínica privada. O stresse e coping têm sido temas centrais no seu percurso profissional, sobretudo no domínio da saúde no trabalho, e sobre eles tem estudado, investigado, ensinado e intervindo. Integrou o grupo de fundadores do Instituto de Prevenção do Stress e Saúde Ocupacional (IPSSO), de que foi psicólogo residente e diretor técnico. Tem realizado conferências, palestras e formações sobre o stresse e a prevenção do stresse, e sobre os mesmos temas tem apresentado comunicações em encontros científicos e disciplinares nas áreas da psicologia, gestão e medicina. Tem colaborado enquanto docente convidado com algumas instituições de ensino superior portuguesas, de que destaca a Universidade de Aveiro e o INDEG-IUL (ISCTE Executive Education). É licenciado em psicologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em psicologia clínica pela Universidade do Minho e Doutor em psicologia pela Universidade de Aveiro.

Margarida Pedroso de Lima

Margarida Pedroso de Lima, Professora Doutora

Psicóloga; Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE – UC); Mestre em Ciências da Educação; As suas experiências e interesses profissionais situam-se, prioritariamente, na área da Psicologia da Idade Adulta e na Psicologia da Personalidade. Tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo, investigação e intervenção clínica e psico-educativa em domínios relacionados com a personalidade, os fenómenos de grupo, o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais nos jovens adultos, adultos e idosos. É professora associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde tem leccionado várias disciplinas, participado em investigações, escrito artigos, assumido lugares de direcção e de gestão universitária e organizado encontros científicos e culturais. Tem, também, apresentado comunicações em diversos colóquios, conferências e workshops no âmbito dos seus interesses profissionais.

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professora Doutora

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Docente da Universidade Lusíada do Porto. Orientadora de estágios na Universidade Lusíada do Porto.

Paula Castilho

Paula Castilho, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde ensina e investiga na área da psicologia clínica Cognitivo-Comportamental. Investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia), tem estado envolvida em projetos de investigação na área das Terapias Cognitivo-Contextuais, com um destaque particular nos constructos relacionados com o modelo evolucionário e teoria do ranking social (vergonha, autocriticismo, submissão, medos da compaixão), com a compaixão e autocompaixão e terapia da aceitação e compromisso (ACT). Os estudos que tem levado a cabo incidem sobre diversas populações clínicas, em especial as perturbações da personalidade (Obsessivo-compulsiva, e sobretudo Borderline) e as perturbações psicóticas. Tem colaborado com instituições públicas e privadas em diversos cursos de formação para psicólogos, enfermeiros e psiquiatras sobre psicoterapia cognitivo-comportamental (1ª e 2ª geração) e terapias de terceira geração (Terapia Focada na Compaixão e Terapia da Aceitação e Compromisso). É membro e supervisora credenciada da APTCC – Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da Associação Portuguesa para o Mindfulness, e da Sociedade Portuguesa de Sexologia (creditada como terapeuta sexual). É autora de artigos de investigação publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas referidas. As suas atuais áreas de investigação e interesse incluem estudos da eficácia de programas de intervenção na TFC e ACT para as perturbações psicóticas e Perturbação Borderline da Personalidade, e estudos transversais e longitudinais relacionados com variáveis centrais da TFC e da ACT, e emoções defensivas (nojo).

Sónia Cherpe, Dra.

Doutoranda na área de especialização de Psicologia Clínica, no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Universidade de Coimbra). Exerce a função de Psicóloga Clínica e da Saúde na Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares da Delegação da Região Centro, em Coimbra. Os seus principais domínios de interesse profissional e científico são a psicologia preventiva, a psicogenética e mecanismos de eficácia de intervenções psicoterapêuticas particularmente nas Perturbações do Humor, nas Perturbações da Ansiedade e nas Perturbações Psicóticas.

Tatiana Carvalho-Homem

Tatiana Carvalho-Homem, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Vera Carnapete

Vera Carnapete, Dra.

Licenciada em Psicologia (Clinica) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Psicóloga Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde com especialidade avançada em Psicologia Comunitária e Sexologia (Ced. Prof. 956). Terapeuta Sexual certificada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clinica. Formadora de Professores certificada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (Práticas de Educação Para a Saúde). Coordenadora da Delegação do Centro da Associação Para o Planeamento da Família  desde 2004. 

Formadora, coordenadora de formação e autora de referenciais de formação no âmbito da Saúde sexual e reprodutiva e Educação Sexual desde 2002. Coordenadora da Equipa Multidisciplinar Especializada de Assistência a Vitimas de Trafico de Seres Humanos da Região Centro desde 2012. Docente convidada na Pós-Graduação da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clinica (2014 e 2019). Orientadora de estágios profissionais e académicos. 

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

29 de outubro de 2022;

19 de novembro de 2022;

03 e 17 de dezembro de 2022;

14 e 28 de janeiro de 2023;

11 e 25 de fevereiro de 2023;

11 e 25 de março de 2023;

15 e 29 de abril de 2023;

13 e 27 de maio de 2023;

17 de junho de 2023;

08 e 22 de julho de 2023;

02, 16 e 30 de setembro de 2023.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 100 horas

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 14h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,190.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,047.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,011.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 14 Set. 2022

975.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
99.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
89.30 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 14 Set. 2022

81.30 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico;

(9) As ações de formação em regime presencial passam temporariamente a funcionar na modalidade de ensino à distância, atendendo à situação excecional do momento atual (pandemia). O normal funcionamento presencial das Especializações , prévio ao estado de emergência, retomará o seu curso logo que reunidas as condições que o permitam.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
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