GERONTOLOGIA CLÍNICA
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM GERONTOLOGIA CLÍNICA - Advanced Professional Program

Especialização para Médicos

Parceria
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Certificação

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Instituto Membro

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Porto -06 Abr. 2024- Inscrições Abertas

Livestream / Online -06 Abr. 2024- Inscrições Abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Livestream / Online 01.04.2024

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica

Margarida Sobral

Margarida Sobral, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Porto; Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Coimbra; Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia, pela Universidade do Porto; Graus de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecidos pela OPP; Psicóloga Clínica, Assessora da Carreira Técnica Superior de Saúde, no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos, Unidade Orgânica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Investigadora integrada no AgeingC, do CINTESIS e RISE; Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica:

A coordenação científica deste curso de Especialização Avançada Pós-universitária desafia os formandos a aprofundar temáticas relevantes no âmbito da Gerontologia Clínica numa perspetiva aplicada, tendo em atenção a aquisição de conhecimentos, de competências e a adoção de atitudes fundamentais para trabalhar com adultos mais velhos, de forma a contribuir para a melhoria da sua saúde e bem-estar.

 

Objetivos gerais

Aprofundar temáticas relevantes no âmbito da Gerontologia Clínica numa perspetiva aplicada.

 

Objetivos específicos / Competências a desenvolver

  • Promover junto de profissionais medidas de ação para ajudar as pessoas mais velhas a manterem uma vida saudável, ativa, participativa, em segurança e com realização plena.
  • Dotar os profissionais de conhecimentos que permitam melhorar a saúde das pessoas em idade avançada desde o diagnóstico até à intervenção.
  • Sensibilizar os profissionais para as questões éticas relacionadas com saúde, bem-estar desenvolvimento do vínculo intergeracional, respeito pelas diferenças de género e pelos contextos e influências culturais.
  • Adquirir conhecimentos de uma metodologia transdisciplinar, centrada nas pessoas mais velhas e comunidade, sendo esta o principal cenário para as intervenções.

 

Metodologia de avaliação

Teste de avaliação sumativa.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Abordagem teórico-prática através do método expositivo; método interrogativo; métodos ativos/trabalho de grupo; Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Fornecimento de material didático e discussão de casos clínicos.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos contextos em que se prestam cuidados a pessoas em idade avançada, entre outros:

• Serviços de apoio às pessoas mais velhas (tais como, centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, serviços de apoio domiciliário e serviços de cuidados continuados);

• Hospitais e clínicas;

• Setores interessados na promoção do envelhecimento ativo;

• Serviços comunitários que apoiem a população em idade avançada.

Plano Curricular

Módulo 1 – Envelhecimento da população em Portugal e no Mundo. Políticas para o Envelhecimento. Desenvolvimento cognitivo no envelhecimento.

  • Mitos sobre o envelhecimento.
  • Envelhecimento da população em Portugal e no Mundo.
  • Políticas para o Envelhecimento.
  • Envelhecimento cognitivo.
  • Reserva cerebral, cognitiva e plasticidade neuronal.
  • Variáveis de Reserva Cognitiva.
  • Alterações cognitivas no envelhecimento saudável.
  • Comunicação com as pessoas em idade avançada.

 

Módulo 2 – Envelhecimento ativo e vida independente. Intervenções centradas no envelhecer saudável.

  • Abordagem Positiva do Envelhecimento.
  • Promoção do Envelhecimento Ativo.
  • Satisfação e Qualidade de Vida.
  • Questões sobre a Felicidade e o contributo da Psicologia Positiva.

 

Módulo 3 – Alimentação e nutrição em gerontologia.

  • Alterações fisiológicas caraterísticas no processo de envelhecimento.
  • Noções básicas sobre alimentação e nutrição na pessoa idosa.
  • Métodos de avaliação do estado nutricional na pessoa idosa.
  • Métodos de avaliação da ingestão alimentar na pessoa idosa.
  • Desnutrição e implicações na função cognitiva e capacidade funcional.
  • Necessidades energéticas diárias e em micronutrientes.
  • Elaboração de plano alimentar.

 

Módulo 4 – A importância dos afetos, da intimidade e da sexualidade.

  • Resposta sexual humana (pós-menopausa e pós “andropausa”).
  • Mudanças sexuais e vida sexual ativa no envelhecimento.
  • Envelhecimento emocional.
  • Determinantes socio culturais.
  • Menopausa.
  • Estudo de caso.
  • Andropausa.
  • Pistas de avaliação.
  • Estratégias comunicacionais.
  • Estratégias de intervenção.

 

Módulo 5 – A ética, a vida e o envelhecimento.

  • Evolução histórica.
  • Modelos éticos.
  • Deveres e direitos.
  • Os grandes princípios: autonomia, beneficência, não maleficência, justiça.
  • Confidencialidade e seus limites.
  • Consentimento informado.
  • Intervenções coercivas e seus requisitos.
  • O doente com défice cognitivo e os problemas éticos emergentes.
  • Autonomia e privacidade.
  • Limitação de cuidados: tratamentos injustificados e cuidados paliativos.

 

Módulo 6 – Avaliação multidisciplinar em pessoas em idade avançada

  • A avaliação em psicogerontologia clínica.
  • A avaliação multidimensional e compreensiva de pessoas em idade avançada.

 

Módulo 7 – Psicopatologias mais frequentes no envelhecimento: Ansiedade, Depressão e Luto.

  • Psicopatologia da Ansiedade e Depressões: semiologia, correlações bioquímicas, síndromes depressivas.
  • Epidemiologia, diagnóstico, etiologia, prognóstico e princípios de intervenção multidisciplinar no suicídio na pessoa em idade avançada.
  • A avaliação multidisciplinar na ansiedade, depressão e luto em pessoas em idade avançada.
  • A intervenção clínica multidisciplinar na ansiedade, depressão e luto em pessoas em idade avançada.
  • Os princípios de intervenção multidisciplinar no suicídio em pessoas em idade avançada;
  • Casos clínicos.

 

Módulo 8 – Psicopatologias mais frequentes no envelhecimento: Psicoses tardias.

  • Manifestações neuropsiquiátricas nas perturbações demenciais.
  • Conceito de psicose e etiopatogenia.
  • Modelos de conceptualização pluridisciplinar nas psicoses tardias: espécies, diagnóstico, evolução.
  • Os princípios gerais de avaliação e intervenção multidisciplinar nas psicoses.
  • Casos clínicos.

 

Módulo 9 – Psicopatologias mais frequentes no envelhecimento: Défice Cognitivo ligeiro e Demências. Avaliação e intervenção.

  • Défice Cognitivo ligeiro.
  • Doença de Alzheimer e outras perturbações neurocognitivas (Demência Vascular, Demência Fronto-Temporal, Demência com Corpos de Lewy).
  • O estudo clínico básico e avançado. A investigação laboratorial e imagiológica nas perturbações neurocognitivas.
  • O tratamento multidisciplinar nas perturbações neurocognitivas.
  • Casos clínicos. Discussão interativa da abordagem diagnóstica e terapêutica multidisciplinar.

 

Módulo 10 – Mindfulness e envelhecimento.

  • O modelo do ciclo de Vida.
  • Tipos de intervenção para reduzir, prevenir e mudar a perceção de stress.
  • Do relaxamento ao Mindfulness – aspetos teóricos e práticos.

 

Módulo 11– Intervenções multidisciplinar em pessoas em idade avançada.

  • Depressão Geriátrica, comorbilidades, avaliação e intervenção multidisciplinares.
  • Dor crónica em adultos mais velhos institucionalizados, a importância da avaliação e validação.
  • Psicose em adultos mais velhos – Sensibilização para a avaliação, psicoeducação e intervenção multidisciplinar.
  • Depressão pós acidente vascular cerebral – Sensibilização para a avaliação e intervenção multidisciplinar.
  • O suicídio em adultos mais velhos– Sensibilização para a avaliação e intervenção multidisciplinar.
  • Insónia em adultos mais velhos - Sensibilização para a avaliação e intervenção multidisciplinar.

 

Módulo 12- Intervenções nos cuidadores formais e Informais de pessoas dependentes e/ou com demência.

  • Definição de Cuidados Formais e Informais.
  • Impacto da prestação de cuidados no cuidador informal.
  • Principais necessidades dos cuidadores informais.
  • Instrumentos de avaliação multidisciplinar do cuidador.
  • Sobrecarga relativa à prestação de cuidados a pessoas com demência.
  • As intervenções multidisciplinares específicas dirigidas aos cuidadores: Grupos psicoeducativos, Grupos de suporte, Grupos de Ajuda Mútua (dinamização de GAM).
  • Avaliação dos formandos.

Corpo Docente

Margarida Sobral

Margarida Sobral, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Porto; Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Coimbra; Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia, pela Universidade do Porto; Graus de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecidos pela OPP; Psicóloga Clínica, Assessora da Carreira Técnica Superior de Saúde, no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos, Unidade Orgânica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Investigadora integrada no AgeingC, do CINTESIS e RISE; Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.

Odete Vicente de Sousa

Odete Vicente de Sousa, Mestre

Doutora em Gerontologia e Geriatria, Especialidade de Gerontologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP). Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Pós-Graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde pelo Porto Executive Academy (PEA). Pós-Graduação em Competências Clínicas de Comunicação pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Atividade de docente e formadora em cursos de Pós-Graduação em Psicogeriatria. Formadora “Teach The Teacher” pela “European Society for Clinical Nutrition and Metabolism” (ESPEN). Responsável pela Unidade Funcional de Nutrição e Alimentação do Hospital de Magalhães Lemos - Unidade Orgânica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António E.P.E. Orientadora de estágios académicos de Licenciatura e Mestrado em Ciências da Nutrição, e de estágios profissionais para admissão na Ordem dos Nutricionistas. Orientadora de teses de mestrado em Ciências da Nutrição.

Arguente em provas de habilitação profissional para admissão como membro efetivo na Ordem dos Nutricionistas. Membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (Cédula Profissional nº 1160N).

Sócia efetiva da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, do Grupo de Estudos de Desnutrição (GED), Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral e Demências GEECD), da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), da ESPEN e da Associação Alzheimer Portugal.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro é membro integrado do HEI-Lab da Universidade Lusófona e membro investigador Centro de Psicologia da Universidade do Porto, na Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab). É autora de trabalhos científicos na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness.

Ana Santos Costa

Ana Santos Costa, Dra. -UCP / SCMVNG

Psicóloga clínica e da Saúde. Psicoterapeuta. Pós-graduada em Neuropsicologia e Demências pela Universidade de Barcelona. Formadora certificada na área do envelhecimento e do luto em várias empresas e IPSS´s / Associações sem fins lucrativos. Psicóloga na Santa Casa da Misericórdia de Gaia, onde foi responsável pela criação do Serviço de Psicologia Geriátrica e Gerontológica. Autora do livro "Demência, desdramatizada e colorida" e do projeto hOpeningDementia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Calendarização e localização

Livestream / Online Porto

06 de abril de 2024;

04 e 18 de maio de 2024;

15 junho de 2024;

13 e 27 de julho de 2024;

21 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

09 e 30 de novembro de 2024.

 06 de abril de 2024;

04 e 18 de maio de 2024;

15 junho de 2024;

13 e 27 de julho de 2024;

21 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

09 e 30 de novembro de 2024.

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 Porto

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 116 horas (84 horas síncronas + 32 horas assíncronas)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,200.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,056.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,020.00 €

6 mensalidades

Normal
200.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
180.00 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular,

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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