ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DA SAÚDE OCUPACIONAL - 3ª Edição
– Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DA SAÚDE OCUPACIONAL - 3ª Edição

– Advanced Professional Program –

Acreaditação

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(48 créditos)

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Porto - 16 Nov. 2019 - Inscrições abertas

Livestream - 16 Nov. 2019 - Inscrições abertas

Madeira e Açores - 16 Nov. 2019 - Em Livestream - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Porto até 02 Out. 2019 / Livestream até 02 Out. 2019 / Madeira e Açores até 02 Out. 2019

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOPORTOLIVESTREAM | MADEIRA E AÇORES em LIVESTREAM: 27-10-2019

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Psicólogos*, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, sujeitos à apreciação curricular da Coordenação Científica.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (48 créditos), na Especialidade Geral em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e nas Especialidade Avançada em Psicologia da Saúde Ocupacional, destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

Coordenação Científica:

Marco Ramos

Professor Doutor Marco Ramos

Psicólogo. Psicoterapeuta em prática clínica privada. O stresse e coping têm sido temas centrais no seu percurso profissional, sobretudo no domínio da saúde no trabalho, e sobre eles tem estudado, investigado, ensinado e intervindo. Integrou o grupo de fundadores do Instituto de Prevenção do Stress e Saúde Ocupacional (IPSSO), de que foi psicólogo residente e diretor técnico. Tem realizado conferências, palestras e formações sobre o stresse e a prevenção do stresse, e sobre os mesmos temas tem apresentado comunicações em encontros científicos e disciplinares nas áreas da psicologia, gestão e medicina. Tem colaborado enquanto docente convidado com algumas instituições de ensino superior portuguesas, de que destaca a Universidade de Aveiro e o INDEG-IUL (ISCTE Executive Education). É licenciado em psicologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em psicologia clínica pela Universidade do Minho e Doutor em psicologia pela Universidade de Aveiro.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Introdução:

O trabalho ocupa um lugar central na vida de cada pessoa e na estruturação da vida em sociedade. Ele é, por isso mesmo, um dos terrenos privilegiados não só de negociação de identidade pessoal mas também, e desde logo, de saúde e desenvolvimento ou de mal-estar e risco de doença. Por isso mesmo, a saúde na ocupação profissional não poderia deixar de ser um dos objetos capitais da atenção da psicologia e da ação do psicólogo. Esta Especialização Avançada Pós-Universitária surge com a intenção de ajudar a concretizar a primeira e de contextualizar, capacitar e estruturar a segunda. Por isso, ele reúne enquanto docentes alguns dos principais pioneiros e atores da saúde ocupacional em Portugal, congregando não apenas investigadores ou académicos, mas igualmente divulgadores e responsáveis sociais, bem como executivos e gestores que diariamente fazem a saúde ocupacional portuguesa.

 

Fundamentação:

A psicologia da saúde ocupacional é um domínio recente e emergente de intervenção psicológica, que aplica princípios e práticas científicas da psicologia à proteção, manutenção e promoção da saúde dos indivíduos no local de trabalho e, por essa via, da saúde das organizações.

A psicologia da saúde ocupacional é uma área de influência transdisciplinar não só da própria psicologia (da saúde, clínica, do trabalho e das organizações, social, cognitiva...) mas também de áreas adjacentes que classicamente se foram instituindo como agentes principais da segurança, higiene e saúde no trabalho, tais como a engenharia ou a medicina do trabalho. A psicologia, que delas colhe influências, convoca-as e congrega-as, alargando e enriquecendo o campo da saúde ocupacional. O objeto da psicologia da saúde ocupacional suplanta a mera prevenção de acidentes ou doenças profissionais, para almejar a construção da saúde enquanto capacidade, bem-estar e funcionamento ótimo.

Ser psicólogo da saúde ocupacional implica o exercício de uma curiosidade viva e abrangente, que requer desde um interesse crítico pela forma como a dimensão social e económica condiciona a nossa vida social e individual, passando por um conhecimento sólido de psicobiologia para compreender os microprocessos da saúde e da doença, até ao domínio informado e atuante das diferentes áreas da psicologia, particularmente da saúde, da clínica e do trabalho, que possibilitam empreender a mudança de comportamentos individuais, grupais e organizacionais, que assegurem a saúde que nos faz produtivos no trabalho e fruidores da vida em geral.

 

Objetivos gerais:

- Definir, estruturar e desempenhar as funções de psicólogo da saúde ocupacional

- Aplicar os conhecimentos e competências adquiridos na elaboração de um plano de promoção da saúde ocupacional numa organização.

 

Objetivos específicos/ Competências a desenvolver:

- Reconhecer os antecedentes disciplinares, as fronteiras conceptuais e as aplicações práticas da psicologia da saúde ocupacional

- Demonstrar como é que os acidentes de trabalho podem ser compreendidos, simultaneamente, como um problema organizacional e de saúde pública

- Conhecer as relações entre o trabalho, a saúde e a doença e ser capaz de caracterizar a influência dos fatores de risco de natureza profissional na história natural das doenças

- Ser capaz de identificar os principais aspetos da resposta imunitária e compreender as interações com o sistema nervoso

- Reconhecer os aspetos rítmicos do comportamento e saúde humanas

- Compreender o potencial impacto da duração, qualidade e momento do sono na saúde, bem-estar e desempenho no trabalho

- Assumir o stresse e o coping como modelo heurístico da saúde ocupacional

- Analisar a evolução do conceito de Saúde e de Saúde Mental à luz dos conceitos da psicologia

- Compreender como as variáveis psicológicas promovem e protegem a saúde

- Definir estratégias de diagnóstico, intervenção e avaliação no contexto da promoção do bem-estar no trabalho

- Saber como utilizar os diferentes instrumentos de avaliação (de custos, de riscos e de recursos) que constituem a auditoria de stresse

- Saber construir uma estrutura organizacional e funcional de prevenção de riscos e promoção da saúde no trabalho compatível com as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os princípios gerais de prevenção da Diretiva-quadro de Segurança e Saúde no Trabalho

- Saber como integrar a prevenção de riscos psicossociais no trabalho no processo geral de gestão de riscos e esta no processo global de gestão da empresa/organização

- Conhecer as estratégias de prevenção e gestão do stresse, tanto organizacionais como individuais

- Saber utilizar estratégias da psicologia clínica e da saúde para promover o coping

- Saber definir e implementar estratégias de promoção de funcionamento ótimo a partir da gestão individual do stresse

- Saber elaborar um plano de prevenção e gestão do stresse numa organização como instrumento de promoção e manutenção da saúde ocupacional

 

Métodos e técnicas pedagógicas:

Abordagem teórico-prática, recorrendo quer metodologias ativas (aprendizagem experiencial, simulação, estudos de caso, grupos de trabalho, etc.), quer ao método expositivo, com discussão e debate.

 

Metodologia de avaliação:

Trabalho único final, comum a todos os módulos, e de todos eles integrando conhecimentos e competências, consistindo na elaboração de um plano de promoção da saúde ocupacional através da prevenção e gestão do stresse organizacional.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Laboratórios de Saúde Ocupacional e Ambiental;

- Serviços públicos da administração central, regional e local;

- Centros de Saúde;

- Autarquias;

- Serviços de Saúde Ocupacional (Segurança e Higiene no Trabalho);

- Empresas de consultoria;

- Construção Civil e Obras Públicas;

- Seguradoras;

- Centros de Investigação e Desenvolvimento;

- Gestão de Sistemas;

- Criação de empresas;

- Direcção do Serviço de Segurança no Trabalho em organizações públicas ou privadas;

- Consultoria e auditoria nas áreas de higiene e saúde ocupacionais.

Plano Curricular

1. PSICÓLOGO DA SAÚDE OCUPACIONAL: DEFINIÇÃO E AÇÃO (4h)

1.1. Delimitação histórica e conceptual da psicologia da saúde ocupacional

1.2. Formação teórica, competências práticas e áreas de intervenção do psicólogo da saúde ocupacional

 

2. TRABALHO, SAÚDE E DOENÇA (4h)

2.1. Conceitos essenciais em Saúde Ocupacional e metodologia geral de avaliação de riscos;

2.2. Promoção da saúde nos locais de trabalho;

2.3. Principais stressores profissionais e respostas biológicas.

 

3. SOCIEDADE, TRABALHO E SAÚDE (8h)

3.1. Riscos sociais e riscos organizacionais (as antecâmaras das doenças e dos acidentes);

3.2. Trabalho e saúde mental: a perspetiva da Psicodinâmica do trabalho;

3.3.Técnicas práticas de investigação e análise de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho:

3.3.1. RIAAT: Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho (exemplo prático)

3.4. Prevenção em saúde ocupacional:

3.4.1. Como é que a nossa mente funciona em contexto laboral?

3.4.2. Erro humano: velha e nova abordagem

3.4.3. A teoria da homeostase do risco (2 estudos de caso)

 

4. PSICONEUROIMUNOLOGIA (4h)

4.1. Sistema e resposta imunitária: aspetos gerais;

4.2. Interações entre o sistema nervoso e o sistema imunitário.

 

5. SAÚDE, STRESSE E COPING (4h)

5.1. Perspetivas biológica, sociológica e psicológica no estudo do stresse

5.2. Stresse e coping como processos salutogénicos e patogénicos

5.3. Causas de stresse, perceção de stresse, sintomas de stresse

5.4. Modelos de stresse organizacional

5.5. Coping no trabalho

5.6. Vulnerabilidade e resiliência

 

6. A SAÚDE, AS DOENÇAS E A PSICOLOGIA (8h)

6.1. A definição fundadora de Saúde - aspetos psicológicos implícitos e explícitos

6.2. A definição de Saúde Mental

6.3. Componentes de saúde e de saúde mental

6.4. A Psicologia Positiva e a Classificação Internacional de Funcionalidade

6.5. A evolução do conceito de saúde e de saúde mental nos últimos 60 anos.

6.6. Relação da saúde com as doenças

6.7. Avaliação psicológica na saúde e nas doenças

6.8. Programas de intervenção na promoção e proteção da saúde e de prevenção primária e secundária.

 

7. CRONOPSICOBIOLOGIA, TRABALHO E SONO (8h)

7.1. Introdução à cronobiologia e à cronopsicologia; Noções básicas

7.2. Papel salutogénico do sono

7.3. Perturbações do sono e sua classificação

7.4. Promoção de um sono saudável e prevenção de problemas de sono: Higiene do sono

7.5. Noções sobre intervenções comportamentais e psicológicas nas perturbações de sono, com ênfase na insónia

7.6. Ajustamento ao trabalho por turnos: da conceção do sistema de turnos à otimização da tolerância individual.

 

8. AUDITORIA DE STRESSE (8h)

8.1. Auditoria de stresse como prática de diagnóstico de necessidades e de avaliação de impacto de medidas

8.2. Áreas de auditoria: causas de stresse e fatores de risco; sintomas e custos; recursos

8.3. Instrumentos de auditoria: entrevistas, questionários e análise documental

8.4. Aplicação e cotação de alguns questionários.

 

9. GESTÃO ORGANIZACIONAL DA SAÚDE OCUPACIONAL: EXEMPLO DE UMA PRÁTICA DE EXCELÊNCIA NUM HOSPITAL PÚBLICO (8h)

9.1. Objetivos e história da Saúde Ocupacional

9.2. O paradigma da saúde ocupacional na Sociedade Industrial

9.3. Razões de mudança do paradigma

9.4. O paradigma de saúde ocupacional na sociedade Pós-Insdustrial

9.5. Os riscos psicossociais como principais riscos emergentes

9.6. Um modelo de organização e funcionamento da Saúde Ocupacional no quadro do novo paradigma

9.7. Construção de um modelo adequado à empresa/organização

 

10. POLÍTICAS E BOAS PRÁTICAS DE SAÚDE OCUPACIONAL (8h)

10.1. Enquadramento legal e normativo da SST na Europa e em Portugal.

10.2. Gestão de riscos profissionais: Identificação do perigo, avaliação do risco, implementação de medidas de prevenção e correção

10.3. Boas Práticas em matéria de Segurança e Saúde Ocupacional; Resolução de casos práticos.

 

11. PROMOÇÃO DO COPING E DESENVOLVIMENTO PESSOAL NO TRABALHO (8h)

11.1. Programas de intervenção de controlo e redução do stresse

11.1.1. Treino de inoculação ao stresse

11.1.2. Redução do stresse pelo mindfulness

11.2. Estratégias clínicas de promoção do coping

11.2.1. Debate cognitivo

11.2.2. Inteligência emocional

11.2.3. Gestão do uso do tempo

11.3. Recursos organizacionais de suporte do coping

11.3.1. Programas de assistência aos empregados

 

12. FUNCIONAMENTO POSITIVO NUMA PERSPECTIVA TRANSACIONAL (8h)

12.1. Da saúde pessoal e ocupacional ao funcionamento positivo

12.2. Compreensão do stress ocupacional numa perspetiva transacional

12.3. Avaliação da adaptação ao stress numa perspetiva transacional

12.4. Promoção da saúde e gestão individual do stresse

 

13. BEM-ESTAR NO TRABALHO (8h)

13.1 Bem-estar: Definição e perspetivas

13.1.1. Bem-estar objetivo e subjetivo

13.1.2. Bem-estar subjetivo: Visões hedónica e eudaimónica

13.2. Bem-estar no contexto laboral: Da definição aos preditores e consequências

13.2.1. Engagement

13.2.2. Modelos explicativos do bem-estar profissional

13.3. Fases e estratégias de intervenção e promoção do bem-estar no trabalho

13.3.1. Organizações saudáveis: Definição, perspetivas e práticas

 

14. GESTÃO DO STRESSE ORGANIZACIONAL (8h)

14.1. Modelo da gestão preventiva do stresse organizacional

14.2. Estratégias de gestão dirigidas à organização

14.3. Estratégias de prevenção e controlo do stresse dirigidas aos indivíduos

14.4. Análise custo-benefício da gestão do stresse para a promoção da saúde ocupacional

Corpo Docente

Anabela Pereira

Professora Doutora Anabela Pereira

Psicóloga. Docente na Universidade de Aveiro, onde é diretora do Curso de Mestrado em Psicologia, na especialização de Psicologia Clínica e da Saúde, e do StressLab (Laboratório de Estudos de Investigação e Intervenção no Stresse). Tem participado em projetos de investigação financiados pela FCT, IIE e FCG, com particular destaque para a área da Psicologia da Saúde, especificamente ao nível dos comportamentos de risco em contexto de educação e saúde, stresse, ansiedade, bem como investigação ao nível dos instrumentos de avaliação psicológica e de programas de intervenção na área da saúde mental. É membro de várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras. Em 2010, foi galardoada a nível nacional com o Prémio SPSS Investigador de Mérito (Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde). Foi Presidente da Rede dos Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, Associação Profissional (RESAPES-AP) e Presidente da Delegação Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). É Licenciada e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Hull (Inglaterra).

António Sousa Uva

Professor Doutor António Sousa Uva

Médico. Professor Catedrático de Saúde Ocupacional da Escola Nacional de Saúde Pública. Coordena o Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental e é Diretor do curso de Medicina do Trabalho. Integra ainda o Centro de Investigação em Saúde Pública. Licenciado e doutorado em medicina pela Universidade Nova de Lisboa.

Emília Telo

Professora Doutora Emília Telo

Coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho). Assessora técnica da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho). Coordenou vários Grupos de Trabalho Internos e representou a instituição em Grupos de Trabalho externos nacionais e europeus. Foi perita do Comité Consultivo para a Segurança e Saúde no Trabalho SST (Luxemburgo) da Comissão Europeia em matérias de radiações ópticas e nanotecnologia. Foi membro do Projeto Internacional de Investigação “Metronet”. É Professora Adjunta Convidada no IPC/ISCAC. Foi titular de várias disciplinas em doutoramentos, mestrados, cursos de pós graduação e licenciaturas na: Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga, ISLA de Leiria, ISLA Santarém, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Universidade de Pernambuco (Recife - Brasil), Universidade do Algarve, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTSC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Superior da Maia (ISMAI), Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Desenvolveu e apoiou alguns estudos de investigação científica na área da SST. Foi autora e coautora de várias publicações na área da SST. Licenciada em Bioquímica, Mestre em Biomedicina, Doutorada em Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.

João Aguiar Coelho

Professor Doutor João Aguiar Coelho

Administrador hospitalar. Docente da Universidade Fernando Pessoa. Criador e diretor, até novembro de 2014, no IPO do Porto, do Serviço de Saúde Ocupacional. Sob a sua direção este serviço foi premiado pela ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) com o Prémio Prevenir Mais, Viver Melhor no Trabalho 2006, e distinguido em 2015 com uma Menção Honrosa atribuída pela Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (AESST) no âmbito do 12.º Prémio Europeu de Boas Práticas em Gestão do Stresse e Riscos Psicossociais no Trabalho. Fundador e presidente da APGRES - Associação Portuguesa de Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde. Foi sócio fundador e o primeiro Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional. É membro da Society for the Study of Symbolic Interaction. Tem colaborado em inúmeras ações (de formação, informação, sensibilização ou outras) relacionadas com a prevenção de riscos psicossociais. Foi um dos responsáveis pelo primeiro Curso de Pós-Graduação em Gestão de Risco em Estabelecimentos de Saúde da Universidade Fernando Pessoa. É autor de quatro livros sobre temas relacionados com a prevenção de riscos psicossociais. Licenciado em Direito (Universidade de Coimbra), Diplomado em Administração Hospitalar (Escola Nacional de Saúde Pública, Lisboa), Mestre em Estudos Europeus (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho), Doutor em Ciências Sociais (Universidade Fernando Pessoa).

João Areosa

Professor Doutor João Areosa

Sociólogo. É Técnico Superior de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho no Metropolitano de Lisboa, EPE. Docente no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC). Investigador integrado no Centro de Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa. Membro do conselho editorial da revista Segurança Comportamental. Membro da estrutura organizativa da Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho (RICOT). Membro do conselho de edição do International Journal on Working Conditions. Autor de dezenas de artigos científicos relacionados com as áreas do risco e dos acidentes. É Licenciado em sociologia, Pós-graduado em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Especialista na área científica de Segurança e Higiene no Trabalho, Mestre e Doutor em sociologia do trabalho, do emprego e das organizações pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

José Luís Pais Ribeiro

Professor Doutor José Luís Pais Ribeiro

Psicólogo. Professor Associado com agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É membro da William James Research Center (WJRC), sediada no ISPA Instituto Universitário, Lisboa, unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. É presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (www.sp-ps.pt). As suas áreas de investigação são: a) promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida; b) papel das variáveis psicológicas positivas na saúde; c) ajustamento às doenças crónicas. Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Saúde em 1994 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Marco Ramos

Professor Doutor Marco Ramos

Psicólogo. Psicoterapeuta em prática clínica privada. O stresse e coping têm sido temas centrais no seu percurso profissional, sobretudo no domínio da saúde no trabalho, e sobre eles tem estudado, investigado, ensinado e intervindo. Integrou o grupo de fundadores do Instituto de Prevenção do Stress e Saúde Ocupacional (IPSSO), de que foi psicólogo residente e diretor técnico. Tem realizado conferências, palestras e formações sobre o stresse e a prevenção do stresse, e sobre os mesmos temas tem apresentado comunicações em encontros científicos e disciplinares nas áreas da psicologia, gestão e medicina. Tem colaborado enquanto docente convidado com algumas instituições de ensino superior portuguesas, de que destaca a Universidade de Aveiro e o INDEG-IUL (ISCTE Executive Education). É licenciado em psicologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em psicologia clínica pela Universidade do Minho e Doutor em psicologia pela Universidade de Aveiro.

Rui Gomes

Professor Doutor Rui Gomes

Psicólogo. Professor Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Em termos de investigação, tem desenvolvido trabalhos nas áreas da psicologia do desporto e exercício e do stress ocupacional, sendo responsável pelo grupo de investigação “Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano” (www.ardh-gi.com/). Membro efetivo do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho. Tem várias publicações na área do stress ocupacional, sendo editor do livro Positive human functioning from a multidimensional perspective, que conta com a participação de vários autores de renome internacional sobre esta temática. É Licenciado, Mestre e Doutor em Psicologia, pela Universidade do Minho.

Sónia P. Gonçalves

Professora Doutora Sónia P. Gonçalves

Psicóloga. Professora Auxiliar no Instituto Piaget, onde coordena a licenciatura em Psicologia. Tem colaborado com diversas instituições ao nível da docência e formação nas áreas das metodologias de investigação científica, análise de dados, psicologia da saúde ocupacional e gestão de recursos humanos. Os seus interesses de investigação focam o stress, saúde e bem-estar em contextos profissionais e pré-profissionais, com especial enfoque no papel das características e práticas organizacionais. Autora e coautora de diversas comunicações em eventos científicos, bem como artigos, capítulos e livros nacionais e internacionais. Licenciada, Mestre e Doutora em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). A tese de doutoramento focou as temáticas da cultura organizacional, das práticas de gestão de recursos humanos e do bem-estar no trabalho.

Ana Allen Gomes

Professora Doutora Ana Allen Gomes

Psicóloga. Professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), foi diretora da licenciatura em Psicologia (2009 a 2014) e é atualmente responsável pela Consulta de Psicologia de Sono da UA e pela unidade Sleep & Chrono Lab (estudo dos aspetos rítmicos do comportamento), pertencente ao PsyLab. Tem apresentado e publicado em revistas internacionais dezenas de trabalhos científicos relacionados com o sono e os ritmos psicobiológicos. Tem pertencido a unidades de I&D financiadas pela FCT, integrado vários projetos de investigação sobre temas associados ao sono ou aos ritmos psicobiológicos e coordena um projeto financiado pela FCT, para além da orientação de dissertações de mestrado e de bolseiros de doutoramento em temas de sono/matutinidade-vespertinidade, alguns dos quais em ligação com o Centro de Medicina do Sono do CHUC. Foi psicóloga clínica em perturbações de sono na Consulta de Sono do Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pertenceu à direção da Associação Portuguesa do Sono (2011-2013) e é membro da Sociedade Europeia de Investigação do Sono. É licenciada e mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutorada pela UA, com uma tese sobre sono, sucesso académico e bem-estar psicológico em estudantes universitários.

Calendarização e localização

PORTO LIVESTREAM MADEIRA E AÇORES em LIVESTREAM

16 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019;

04 e 18 de Janeiro de 2020;

01, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 e 28 de Março de 2020;

18 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020.

16 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019;

04 e 18 de Janeiro de 2020;

01, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 e 28 de Março de 2020;

18 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020.

16 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019;

04 e 18 de Janeiro de 2020;

01, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 e 28 de Março de 2020;

18 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 96h Presenciais

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,090.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
959.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
926.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 02 Out. 2019 / Livestream até 02 Out. 2019 / Madeira e Açores até 02 Out. 2019

893.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
90.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
81.80 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 02 Out. 2019 / Livestream até 02 Out. 2019 / Madeira e Açores até 02 Out. 2019

74.50 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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