ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - 12ª Edição
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - 12ª Edição

- Advanced Professional Program -

Acreditação

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(126 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Lisboa - 09 Fev. 2019 - Inscrições abertas

Porto - 23 Mar. 2019 - Inscrições abertas

Livestream - 23 Mar. 2019 - Inscrições abertas

Madeira e Açores - 23 Mar. 2019 - em Livestream - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinasLISBOA até 26-12-2018 | PORTOLIVESTREAM | MADEIRA E AÇORES EM LIVESTREAM até 06-02-2019

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLISBOA: 20-01-2019 | PORTO | LIVESTREAM | MADEIRA E AÇORES EM LIVESTREAM: 03-03-2019

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Inclui

Inclui estágio + Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª Geração (Mindfulness)

Destinatários

Psicologos, médicos. Internos e alunos finalistas de licenciatura nas áreas mencionadas.

Descrição

Coordenação Científica:

Fátima Lory

Mestre Fátima Lory

Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.

Dra. Ana Cruz Pereira

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Entre 1982 e 1998 exerceu actividade clínica no Serviço de Psicoterapia Comportamental, no Hospital Júlio de Matos. Entre 1998 e 2004 foi Coordenadora do Centro de Aconselhamento para Estudantes (C.A.E.), desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Actividade de docente no Mestrado de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da ULHT (1998/2006), na disciplina de Terapias Comportamentais e Cognitivas nas Perturbações do Stress, Ansiedade e Depressão, e na disciplina de Modelos Teóricos e Intervenções na Psicologia da Saúde e Medicina Comportamental. Foi sócia fundadora das seguintes Associações/Sociedades: secção de Psicoterapia e Modificação Comportamental da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria (extinta em em 1984); Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC); Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e Associação de Língua Portuguesa para o estudo do Stress Traumático (ALPEST). Tem desenvolvido actividade clínica privada e enquanto formadora nas áreas de Relações Interpessoais, Comunicação, Teorias da Aprendizagem e Psicoterapia Cognitivo Comportamental com diversas entidades, nomeadamente com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios.

Lígia Ferros

Professora Doutora Lígia Ferros

Doutorada em Psicologia pela FPCE – UP; Professora auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto; Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia) e Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica); Anteriormente, regente da cadeira de “Dependências Químicas (licenciatura em Psicologia). Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no IDT; Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental). Experiência clínica com crianças e adolescentes no CRI Porto Ocidental e em prática privada. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (CRIAP, 2009). Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem das Coordenadoras Científicas do curso:

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, concebemos esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua actividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria, Pedopsiquiatria ou Medicina Geral e Familiar). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da psicopatologia/psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Mestre Fátima Lory

Dra. Ana Cruz Pereira

Professora Doutora Lígia Ferros

 

Acreditação OPP: 126 Créditos OPP

 

Introdução:

A Especialização Avançada Pós-Universitária está organizada em Módulos temáticos que serão leccionados por um conjunto criterioso de Docentes especialistas em cada matéria. Visa a prática profissional num âmbito específico da Intervenção Clínica com crianças e adolescentes, a Intervenção Cognitivo-Comportamental, e foi pensada para profissionais com habilitações prévias nesta área, na avaliação clínica e/ou que trabalhem maioritariamente com esta faixa etária.

 

Objetivos gerais:

- Adquirir conhecimentos necessários à conceptualização, avaliação clínica e intervenção cognitivo-comportamental na infância e na adolescência.

 

Objeticos específicos/ Competências a desenvolver:

- Descrever os problemas mais comuns e as perturbações clínicas mais prevalentes na infância e na adolescência;

- Planificar a intervenção e análise de diferentes métodos de avaliação clínica estruturada que suportem um diagnóstico e diagnóstico diferencial mais precisos;

- Utilizar competências nos domínios da avaliação e diagnóstico clínico das perturbações na infância e adolescência;

- Seleccionar as técnicas de intervenção Cognitivo-Comportamental mais adequadas a cada situação;

- Aplicar técnicas de intervenção Cognitivo-Comportamental e enfoque nas vantagens do uso de tratamentos empiricamente validados;

- Analisar e discutir casos práticos ilustrativos para cada uma das problemáticas abordadas.

 

 Metodologia de avaliação:

- Teste de produção curta ou selecção

- Produção de estudo de caso

- Critério para aceder à avaliação: participação em 75% da duração do curso.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação;

- Escolas;

- Educação de crianças em Estabelecimentos Prisionais;

- Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais;

- Conselhos Municipais de Educação;

- Cooperação na Formação Inicial e Contínua de Professores e Educadores de Infância;

- Gestão de coordenação de serviços de cariz interdisciplinar, no âmbito da Educação Especial;

- Serviços de prevenção, apoio e inserção de grupos de risco;

- Comissões de Proteção de menores e Jovens em Perigo;

- Justiça;

- Programas de Complemento Educativo;

- Extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.

Plano Curricular

1º MÓDULO (4 horas)

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na infância e adolescência.

Teorias da Aprendizagem, Modelos Cognitivos de Processamento da Informação e os Modelos de Terceira Geração.

 

2º MÓDULO (4 horas)

Bases biológicas do comportamento.

A importância de conhecimento sobre o SNC para a Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Principais marcos do neurodesenvolvimento da criança e do adolescente.

Noções básicas e exemplos de estudos e aplicações práticas.

 

3º MÓDULO (8 horas)

Avaliação clínica com crianças e adolescentes: Especificidades.

História Clínica, Análise Funcional, Avaliação Categorial e Dimensional. Estabelecimento de hipóteses de Diagnóstico e proposta terapêutica. Avaliação de Resultados.

 

4º MÓDULO (8 horas)

Metodologias e Técnicas específicas de intervenção

Cognitivo-Comportamental. Tratamentos empiricamente validados.

CONCEPTUALIZAÇÃO, AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E DISCUSSÃO DE CASOS NAS

PERTURBAÇÕES INFANTIS E DA ADOLESCÊNCIA (do módulo 5º ao 14º):

 

5º MÓDULO (8 horas)

Perturbações do Espectro do Autismo.

“SOZINHO ENTRE SEMELHANTES”

Ideias, conceitos e preconceitos. Principais instrumentos de

diagnóstico. Comorbilidade. Terapeuticas médicas e não médicas.  A

sexualidade nas PEA.

 

6º MÓDULO (8 horas)

Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.

“DEVAGAR SE VAI LONGE. E DEPRESSA?”

Avaliação, mitos e armadilhas. A intervenção na criança, família e

grupo. Dinâmica de grupo. Casos clínicos.

 

7º MÓDULO

Perturbação do Comportamento e Perturbação Desafiante de Oposição.

“CONTRARIEDADES?”

Critérios de diagnóstico; modelos teóricos; Intervenção Cognitivo-Comportamental

 

8º MÓDULO (8 horas)

Perturbações do Medo e da Ansiedade.

“S.O.S. ALERTA AOS SISTEMAS COGNITIVO, FISIOLÓGICO E COMPORTAMENTAL!”

 

8.1. Perturbação de Ansiedade Social. Resultados da implementação do

tratamento empiricamente validado, "Ser eu próprio entre os outros" (8

horas). Análise de casos e role-play

8.2. Perturbação de Ansiedade de Separação, Perturbação de Ansiedade Generalizada e Fobias Específicas.

Resultados da implementação dos tratamentos empiricamente validados, “Gato Habilidoso” e “Amigos para a Vida” (8 horas). Discussão de casos e role-play

 

8.3. Perturbação de Pânico/Agorafobia

Critérios de diagnóstico; Intervenção Cognitivo-Comportamental (2 horas). Discussão de casos.

 

9º MÓDULO (6 horas)

Perturbação Obsessivo-Compulsiva

“1, 2, 3 – 1, 2, 3”

Critérios de diagnóstico; modelos teóricos; Intervenção Cognitivo-Comportamental. Discussão de casos e role-play

 

10º MÓDULO (8 horas)

Perturbações relacionadas com Traumas e Fatores de Stress.

Critérios de diagnóstico; modelos teóricos; Intervenção. Discussão de casos e role-play

 

11º MÓDULO (8 horas)

Perturbações Depressivas e Perturbações Bipolares.

“O TERMÓMETRO DO HUMOR”

Critérios de diagnóstico; modelos teóricos; Intervenção

Cognitivo-Comportamental; Programas empiricamente validados;

Intervenção em crianças com risco de suicídio.

 

12º MÓDULO (8 horas)

Perturbações da Alimentação e da Ingestão

“DIZ-ME O QUE COMES...”.

Pica, Mericismo, Perturbação da Ingestão Alimentar Evitante/Restritiva, Anorexia e Bulimia Nervosas, Perturbação de Ingestão Alimentar Compulsiva

Avaliação, diagnóstico e tratamento. Discussão de casos

 

13º MÓDULO (8 horas)

Perturbações da Eliminação.

“UPS!!!”

Enurese e Encoprese.

Enquadramento geral das PE. O processo de aprendizagem da higiene.

Fases e dificuldades. Enurese: Classificação, prevalência, impacto e

avaliaçao. Metodologias de intervenção; ausência de resposta a

intervenção; recorrências. Estudo de caso.

Encoprese: Classificação, prevalência, etiologia, impacto e

comorbilidade. Avaliaçao. Metodologias de intervenção; Estudo de caso.

 

14º MÓDULO (8 horas)

As Perturbações do Sono e sua relação com as Perturbações do Desenvolvimento.

“A NOITE É BOA CONSELHEIRA... QUANDO SE DORME!”

Insónias, Parassónias, Perturbações do Ritmo Circadiário do Sono-Vigília, do Movimento e da Respiração no Sono das crianças e adolescentes

Avaliação e intervenção. Exemplos clínicos.

 

15º MÓDULO (8 horas)

Comportamentos de risco e dependências nos jovens.

“ANTES DE PISAR O RISCO...”

Projecto “Aventura Social”, para Promoção de Competências de

Relacionamento Interpessoal.

Racional teórico, aspectos gerais. Especificidades do programa .

Implicações clínicas. Exemplos práticos.

 

16º MÓDULO(8 horas)

A importância do aconselhamento parental e da promoção da saúde mental.

“FAMÍLIA...HÁ SÓ UMA?”

Programa “Anos Incríveis”, intervenção empiricamente validada para a

promoção de competências parentais.

Racional teórico, aspectos gerais. Dinamizar um grupo. Exemplo de sessão.

Especificidades do programa na PHDA. Implicações clínicas. Exemplos práticos.

 

17º MÓDULO (8 horas)

Promoção da felicidade e do sucesso em crianças e adolescentes.

Programas de Intervenção baseados na Psicologia Positiva.

Exercícios práticos.

 

18º MÓDULO (8 horas)

Supervisão/Discussão de casos clínicos.

Módulos  de Introdução às Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração (Mindfulness)

 

19º MÓDULO (8 horas)

Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002), Dialectical Behavior Therapy (DBT; Linehan, 1993) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).

Aprendizagem experiencial.

Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

20º MÓDULO (8 horas)

Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990), Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).

Aprendizagem experiencial.

Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

21º MÓDULO (8 horas)

Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na Dor Crónica.

Aprendizagem experiencial.

Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

22º MÓDULO

Estágio de Observação

De frequência opcional e gratuita

O módulo nº 22 é de frequência opcional, não acarretando para o formando custos adicionais. Assim sendo, os alunos deverão mencionar a sua pré-inscrição .

Corpo Docente

Professor Doutor Américo Baptista

Licenciado em Psicologia e Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Exerceu Psicologia clínica no Hospital Júlio de Matos até 1994. Professor na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi Diretor do Departamento de Psicologia. Director da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Desenvolvimento da Inteligência Emocional, Inteligência Social e da Positividade ao longo da vida, Mente Activa. Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, da qual foi antigo presidente entre 2005 e 2007. Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos na área das emoções e das suas perturbações e é autor dos livros”O Poder das Emoções Positivas” e “Aprender a ser Feliz. Exercícios de psicoterapia positiva”

Mestre Ana Beato

Psicóloga Clínica, vertente cognitivo-comportamental pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia, especialização em Stress e Bem-estar pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e a desenvolver aí o seu projecto de Doutoramento, dedicado à área da parentalidade e ansiedade infantil. Apoia aos trabalhos de mestrado de estudantes de Psicologia do segundo ciclo da FPUL. Desenvolve actividade clínica no Serviço à Comunidade da FPUL e no Centro de Desenvolvimento PIN-Progresso Infantil, nas Consultas de Ansiedade e de Sexualidade na Adolescência.

Dra. Ana Cruz Pereira

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Entre 1982 e 1998 exerceu actividade clínica no Serviço de Psicoterapia Comportamental, no Hospital Júlio de Matos. Entre 1998 e 2004 foi Coordenadora do Centro de Aconselhamento para Estudantes (C.A.E.), desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Actividade de docente no Mestrado de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da ULHT (1998/2006), na disciplina de Terapias Comportamentais e Cognitivas nas Perturbações do Stress, Ansiedade e Depressão, e na disciplina de Modelos Teóricos e Intervenções na Psicologia da Saúde e Medicina Comportamental. Foi sócia fundadora das seguintes Associações/Sociedades: secção de Psicoterapia e Modificação Comportamental da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria (extinta em em 1984); Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC); Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e Associação de Língua Portuguesa para o estudo do Stress Traumático (ALPEST). Tem desenvolvido actividade clínica privada e enquanto formadora nas áreas de Relações Interpessoais, Comunicação, Teorias da Aprendizagem e Psicoterapia Cognitivo Comportamental com diversas entidades, nomeadamente com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios.

Professora Doutora Ana Isabel Pereira

Doutorada em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica. Investigadora do Instituto de Psicologia, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra e Professora Convidada no Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa. Exerce Psicologia Clínica.

Professora Doutora Ana Nascimento Rodrigues

Doutorada em Educação Especial no domínio da Avaliação e Diagnóstico da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA). Licenciada e Mestre em Educação Especial e Reabilitação; frequência do 5º ano de Psicologia Clínica – área cognitivo-comportamental e integrativa (realizou estágio curricular em psicologia clínica- vertente de crianças e adolescentes no serviço de atendimento à comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em 2012-2013). Curso de Formação Avançada em PHDA pela Universidade de Harvard em 2001; Curso Básico de Treino Parental no Programa “Anos Incríveis” no País de Gales e Portugal. Desde 1990 é docente da Faculdade de Motricidade Humana, leccionando nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Educação Especial, Reabilitação Psicomotora e Mestrado em Desenvolvimento da Criança. Lecciona também na Unidade Curricular de Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional, do 4º ano do mestrado Integrado em Psicologia. Foi, entre 2004 e 2012, coordenadora do núcleo de PHDA e outras perturbações do comportamento do Cadin; entre 2000 e 2006 coordenadora da equipa clínica do EICHO (Espaço de Intervenção para a Criança Hiperactiva), foi membro da Direcção do Centro Doutor João dos Santos a Casa da Praia e atualmente integra a equipa clínica do Pin-Progresso Infantil. É orientadora de estágios em Educação Especial e Reabilitação Psicomotora desde 1991 em diferentes contextos desde a Saúde à Educação. Experiência na área da intervenção comunitária, em especial no desenvolvimento de programas de treino de competências pessoais e sociais para a prevenção do desajustamento comportamental. Foi investigador responsável e investigador em projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na área da PHDA e Perturbações do Comportamento na infância. É formadora acreditada pelo Conselho Cientifico de Formação Contínua tendo experiência na formação de professores e educadores na área dos problemas de comportamento e educação especial. Recebeu o Prémio Doutor João dos Santos atribuído pela Associação de Psiquiatria da Infância e Adolescência em 2004 pela apresentação do trabalho intitulado “Avaliação da Hiperactividade e Défice de Atenção em Portugal” no Congresso sobre o mesmo tema decorrente em Braga no ano de 2004. Autora do Livro “Mais Forte do que Eu! – Hiperactividade e Défice de Atenção. Causas, consequências e soluções” – Um guia para Pais e Professores de Ana Rodrigues e Nuno Lobo Antunes, publicado pela Lua de Papel em Maio 2014.

Professora Doutora Ana Rita Goes

Psicóloga Clínica, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Nova de Lisboa e actualmente a desenvolver o seu projecto de Doutoramento na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, na área do desenvolvimento e comportamento infantil. É docente de Psicologia da Saúde a estudantes da área da saúde oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e apoia a supervisão de estágios e trabalhos de mestrado de estudantes de Psicologia do segundo ciclo da FPUL. Tem estado envolvida na formação de profissionais de saúde e educação na área da capacitação parental. Desenvolve actividade clínica no Serviço à Comunidade da FPUL, no qual é responsável pela Consulta de Perturbações de Eliminação. Os seus principais interesses integram-se nas áreas da deteção precoce de problemas de desenvolvimento e comportamento e das intervenções parentais para a promoção do desenvolvimento, aprendizagem e ajustamento emocional.

Andreia Azevedo

Professora Doutora Andreia Azevedo

É doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Professor Doutor Carlos Nunes Filipe

Psiquiatra, com Doutoramento em Neurofisiologia, desenvolveu trabalho de investigação em áreas da Fisiologia e da Fisiopatologia do Sistema Nervoso. Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa com a Regência de Fundamentos de Neurociências. Ao longo dos últimos dez anos, o seu interesse tem sido orientado principalmente para a psicopatologia e a clínica das perturbações do desenvolvimento e, em particular, para as manifestações das perturbações do desenvolvimento nos adultos. Psiquiatra da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.), entre 2000 e 2005. Director Científico do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Cascais.

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira - FPCEUP

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Fátima Lory

Mestre Fátima Lory

Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.

Mestre Isabel Figueiredo dos Santos

Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento e Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutoranda em Psicologia no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É assistente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias nas Unidades Curriculares de Comportamento e Evolução e Avaliação Psicológica-Métodos Quantitativos da Licenciatura em Psicologia. Desde 2008 orienta de estágios no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. De 2010-2014 fez supervisão na área da Psicologia Clínica para a SCML. Formadora de Terapia Cognitivo-Comportamental na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves e em diversas formações na área das Perturbações do Comportamento Alimentar. Faz prática clínica e tem as Emoções, as Perturbações do Comportamento Alimentar e a Psicologia Evolutiva como principais linhas de investigação.

Dra. Mafalda Leitão

Licenciada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Concluiu em 2006 o I Curso Pós-Graduado de Actualização em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e em 2007 o II Curso Pós-Graduado de Actualização em Medicina do Sono, pela mesma Universidade. Desde 2010 tem feito Formação continuada e especializada em Sono na Clínica del Sueño Estivill em Barcelona. Actualmente exerce funções no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Beatriz Ângelo e no PIN - Progresso Infantil, sendo Coordenadora da Consulta de Perturbações do Sono.

Professora Doutora Maria do Céu Salvador - FPCE-UC

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, leccionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Directora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Professora Doutora Maria João Seabra Santos

Psicóloga e professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Avaliação Psicológica. É líder certificada e supervisora (peer coach) do Programa Anos Incríveis Básico para Pais. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nas intervenções (familiares) em crianças em idade pré-escolar com problemas de comportamento e na adaptação e validação de instrumentos de avaliação psicológica para crianças em idade pré-escolar (e.g., WPPSI-R; TABC-R; PKBS-2). Integrou a equipa de investigação do projeto financiado pela FCT “Early prevention/intervention in disruptive behavior disorders: Efficacy of parents and teachers programes" (PTDC/PSI-PED/102556/2008) e atualmente coordena o projeto "Anos Incríveis para a promoção da saúde mental" enquadrado no programa Iniciativas em Saúde Pública (EEA Grants PT06, 51SM4). Tem publicado artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e participado como autora e coautora de capítulos de livros. É editora associada da revista Psychologica. Colaborou na Coordenação Científica da tradução do livro The Incredible Years: A trouble-shooting guide for parents of children aged 2-8 years (2010) e de outros materiais da série Anos Incríveis.

Professor Doutor Nuno Lobo Antunes

Licenciado em Medicina, em 1977, pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Foi Coordenador da Unidade de Neuropediatria, Serviço de Pediatria Hospital de Santa Maria, Lisboa (2001-2004), membro do “Neurology Steering Comitee” do Children Oncology Group, E.U.A.(1999-2000), Consultor de Neurologia no Memorial Sloan-Kettering Cancer Centre, Nova Iorque (1995-1998), Consultor de Neurologia Pediátrica para o Departamento de Pediatria e Neurologia do Memorial Hospital for Cancer and Allied Diseases e para o Presbyterian Hospital, Nova Iorque (1999-2001), Professor Auxiliar de Neurologia e Pediatria na Cornell University Joan & Stanford I. Weill Medical College (1999-2001). Atualmente é Director Clínico Pin Progresso Infantil, Assistente Hospitalar de Pediatria do Hospital de Santa Maria e Consultor de Neurologia Pediátrica do IPO, Lisboa. Presidente do Conselho de Administração da Fundação Make-A-Wish Portugal, desde 2008. Publicou em revistas científicas nacionais e internacionais, em capítulos de livros, e é revisor para as seguintes Revistas Internacionais: Epilepsia, Pediatric Neurology, Journal of Clinical Oncology, Neurologia e Cadernos de Saúde. Autor dos livros “Sinto Muito” (2008), “Mal-Entendidos” (2009), “Vida em Mim” (2010) e “Em nome do Pai” (2013).

Dr. Pedro Dias Ferreira

Psicólogo Clínico, do Departamento de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria. Coordenador da Área de Psicologia da Unidade de Adolescentes e da Consulta da Obesidade Pediátrica. Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nas cadeiras do Curso de Medicina do Desenvolvimento Infantil e Educação e cadeira optativa de Medicina do Adolescente. Assistente convidado da FMUL no Mestrado de Saúde do Adolescente. Doutoramento em curso, na área de Neuropsicologia, na Universidade de Salamanca.

Sandra Vilarinho

Sandra Vilarinho - FPCE-UC / UP

Psicóloga clínica, doutorada em Psicologia (área de especialização em Sexologia) e com mestrado em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra; terapeuta sexual e sexóloga. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da Comissão da Sexualidade Feminina; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) - Universidade do Porto; Membro efetivo do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC - Universidade de Coimbra; Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área do Mindfulness, sexualidade feminina e intervenção clínica, tendo como orientadores científicos Pedro Nobre (UA), Julia Heiman (Kinsey Institute, EUA) e Lori Brotto (University of British Columbia, Canada). Em 2008, recebeu o prémio para melhor artigo científico apresentado no 9th Congress of the European Federation of Sexology (EFS), em coautoria com Pedro Nobre. Também em coautoria com Pedro Nobre, elaborou um projeto de investigação para o estudo da saúde sexual das mulheres portuguesas, financiado pela FCT em 160.000,00€. Experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Palestrante convidada em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Dra. Rita Serpa Soares

Psicóloga Clínica, Formada pela Universidade de Lisboa, no ramo de Psicoterapia e Aconselhamento, atualmente em supervisão clínica na APTCC. Em funções na APPDA-Lisboa desde 2001, participou na Conceção e coordenação de vários estudos e projetos de intervenção na área das perturbações do desenvolvimento de âmbito nacional e europeu (ex: Programa Ser Criança; Projeto Brinca Comigo; Projeto PAPE- Participation of Autistic People in Europe). Desenvolveu atividade em vários agrupamentos especializados no atendimento educativo a alunos com autismo, no âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da APPDA-Lisboa. É também colaboradora do Núcleo de Adolescência e Idade Adulta do Centro de Apoio ao desenvolvimento Infantil- CADIn, Cascais. Funções de Direção Pedagógica da APPDA Lisboa. Tem vindo a colaborar com diferentes Associações e Centros de Desenvolvimento Infantil, desenvolvendo atividade nas seguintes áreas: Avaliação e Intervenção psicológica com crianças, adolescentes e adultos com perturbações do desenvolvimento (APPDA Lisboa; Centro Diferenças; CADIn); Formação de professores e outros técnicos na área do autismo e das perturbações do desenvolvimento (Escola Superior de Educação João de Deus; Universidade dos Açores; ESE Almeida Garrett, DSEJ- CAPEE Macau; Centro Educatis); Aconselhamento parental e consultoria técnica na área das perturbações do desenvolvimento (APACDH- Angra do Heroísmo; MCDA- Macau Child Development Association; APPDA Açores).

Tatiana Carvalho Homem

Professora Doutora Tatiana Carvalho Homem

é doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita - Fundação Breathworks - Reino Unido

Accredited Senior Breathworks Teacher Trainer with extensive experience of mindfulness and compassion practice and teaching. He is the founder and director of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain and affiliated to the UK Network for Mindfulness-Based Teacher Trainers.
He leads health professionals workshops, conferences and teacher training retreats in Spain, England, Portugal, México and Argentina.
Dharmakirti has been practicing Mindfulness and compassion on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.
He is an accredited Ontologic Coach and co-creator of two "8 weeks programes": MBCR (Mindfulness Based Communication and Relationship) and “Transforming arrows into flowers” (Mindfulness Compassion and Care).
He is co-founder of Meditation and Science Association in Spain (MyC). And he is part of the team of teachers of the Master of Mindfulness of the University of Zaragoza and Bodhiyoga International Mindfulness Yoga School.

 

Conferencistas convidados:

Professor Doutor Francisco Esteves

Licenciado em Psicologia e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Uppsala, Suécia. Actualmente é docente na Mid Sweden University e investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE. No seu percurso como investigador tem-se dedicado sobretudo ao estudo da relação entre os processos cognitivos básicos (atenção, memória, aprendizagem) e as reacções emocionais. Na investigação com interesse clínico, tem estudado essencialmente o medo e a ansiedade, com especial interesse no estudo das reacções automáticas e na utilização de medidas psicofisiológicas.

Margarida Gaspar de Matos

Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos

Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL), Investigadora e membro da Comissão Coordenadora do Laboratório Associado CMDT/IHMT/UNL. Especializada em Terapias Cognitivo Comportamentais pela Universidade Claude Bernard-Lyon I. Doutorada pela FMH/UTL. Agregação pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). Coordenadora Nacional do projeto Aventura Social, www.aventurasocial.com, e www.umaventurasocial.blogspot.com, que inclui os projetos europeus HBSC/OMS, KIDScreen/EU, TEMPEST/EU; RICHE/EU; Y-SAV-Youth Sexual Violence/EU. Coordenadora do Doutoramento em Ciências da Educação na FMH/UTL. Coordenadora do Projeto UTL Saudável /Gabinete de apoio Psicológico na UTL, http://www.utl.pt/pagina.php?area=8014.

Dora Pereira

Dora Pereira

Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clínica- Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 17 anos no contexto da proteção à infância (acolhimento de crianças e jovens, intervenção com crianças e famílias em situações de maus tratos infantis / violência familiar) e atualmente exerce funções de docência no ensino superior.

Calendarização e localização

Lisboa Porto Livestream Madeira e Açores em Livestream

09 de Fevereiro de 2019;

02, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho de 2019;

07 e 21 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019;

09 e 23 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020;

15 de Fevereiro de 2020.

23 de Março de 2019;

27 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

01 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

07 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 e 23 de Novembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020;

01, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 de Março de 2020;

04 e 18 de Abril de 2020.  

23 de Março de 2019;

27 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

01 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

07 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 e 23 de Novembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020;

01, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 de Março de 2020;

04 e 18 de Abril de 2020.  

 23 de Março de 2019;

27 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

01 e 29 de Junho de 2019;

13 e 27 de Julho de 2019;

07 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 e 23 de Novembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020;

01, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 de Março de 2020;

04 e 18 de Abril de 2020.  

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 168 Horas / horas lectivas em sala de aula 

Não estão contempladas as horas opcionais de estágio. 

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,690.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,487.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,436.50 €

12 mensalidades

Normal
140.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
126.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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