PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
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JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

- Advanced Professional Program -

Especialização para Psicólogos
Edições para
  Médicos

Acreditação

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116 créditos

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Patrocínio Científico

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Parceria

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Online -01 Fev. 2025- JÁ CONFIRMADO

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Online até 18 Dez. 2024

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:Online: 20 de janeiro de 2024

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

"A Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência foi uma oportunidade de aprendizagem contínua - desde a psicoeducação até às estratégias específicas e instrumentos psicológicos, foi possível fazer mais e melhor na minha prática clínica. Como pontos fortes destaco a ótima comunicação dos formadores, o equilíbrio entre teoria e prática num formato maioritariamente online, a pertinência e rigor dos conteúdos abordados e, ainda, a partilha de informações, dúvidas e opiniões entre um grupo diversificado e unido."

Liliana Soares da Costa

 

“Foi a primeira vez que fiz uma Formação através do INSPSIC e o balanço é positivo. Aprendi imenso e, principalmente, a vertente prática do Curso, será muito útil na minha prática clínica enquanto Psicóloga. Tive alguns Professores a quem dou a nota de Excelente, pelas suas competências de ensino e sabedoria. Adorei a minha turma, um grupo muito coeso e com espírito de interajuda.”

Telma Martins

 

“Gostei muito de realizar a Especialização com o INSPSIC, uma vez que aprendi imenso com os vários especialistas que nos transmitiram com confiança e profissionalismo, o conhecimento científico sobre as várias perturbações mais comuns que surgem na Infância e Adolescência. Para além disso, uma das mais valias foi ter conhecido mais colegas da área da Psicologia onde criamos um grupo coeso e com espírito de entreajuda.”

Ana Sofia Melo

 

“Pós-graduação com conteúdos programáticos muito interessantes e com formadores/professores de excelência. Recomendo.”

Daniela Teixeira da Fonseca

 

“Gostaria de referir que esta pós-graduação me ajudou muito a evoluir na minha prática profissional. Promoveu a reflexão acerca de alguns pontos a melhorar como profissional, mas também aumentou a minha confiança em tudo o que faço, pois sou muito critica relativamente ao meu trabalho e mostrou-me que este é o caminho a percorrer. Foi uma pós-graduação completa, tanto no que se refere à avaliação como à intervenção. Tive uma turma fantástica, o que facilitou ainda mais. Houve muita partilha, quer por parte dos colegas, quer por parte dos professores. Muito obrigada a todos.”

Ana Sofia Ribeiro

 

“Considero que a pós-graduação em causa teve pontos positivos e negativos. Devido à modalidade livestream, e pelo facto de ter feito desta forma por me encontrar nos Açores, foi uma experiência tanto inovadora e interessante, como também algo desvantajosa, uma vez que a participação, concentração e proximidade são reduzidos (ex. a participação nos trabalhos de grupo é mínima ou nula relativamente aos que estão presencialmente). Todavia, os conteúdos explorados e trabalhados foram bastante pertinentes e, efetivamente, serão uma mais-valia para a minha prática profissional atual, especificamente para melhor intervir com crianças e jovens no âmbito da psicoterapia e para consolidar conhecimentos já adquiridos sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental.”

 

“A Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência estava muito bem organizada e estruturada. A qualidade das sessões síncronas foi muito positiva com elevada partilha de conhecimentos científicos atualizados e realização de parte prática que potencia a sua consolidação e partilha de dúvidas. Refere-se ainda o excelente domínio dos formadores nos módulos que lhe estavam associados. Um obrigado aos formadores, equipa técnica e administrativa e colegas. Recomendo!”

Rafael dos Santos Teixeira

 

“Em relação ao Curso que frequentei considero que foi uma mais valia para a minha prática profissional, pois os formadores transmitiram de forma clara as informações concedendo material relevante para a intervenção e disponibilidade para colaborar no que fosse necessário.”

Leonor Ferreira

 

“A frequência da Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência foi, sem sombra de dúvida, um percurso extremamente rico em conhecimento e crescimento pessoal e profissional. Ainda que à distância, as aulas foram marcadas por elevados níveis de partilha e debate e a conjugação de um corpo docente de extrema qualidade com uma turma dinâmica e diversificada em saberes, fez desta especialização uma aposta ganha no que à minha formação diz respeito. 

Ressalvo, ainda, a disponibilidade e atenção de toda a equipa do INSPSIC que nos acompanhou ao longo das aulas, estando sempre atenta às nossas necessidades e dúvidas. 

Recomendarei o INSPSIC a outros profissionais com a certeza de que, em breve, aqui estarei novamente para enriquecer o meu saber e trabalho.”

Marta Alves

 

“Na minha opinião esta especialização avançada ajudou-me a reciclar conhecimento e conteúdo científico, bem como acrescentou e alargou a minha avaliação e intervenção nesta área de crianças e adolescentes. É uma especialização bastante completa, muito direcionada para a prática clínica e que se traduz em conhecimento específico e aprofundado na área do neurodesenvolvimento.”

Carolina Neves

 

“Esta formação constitui para mim para além de um investimento intencional no meu desenvolvimento pessoal e profissional,  um processo exploratório de grande importância para o timing do ciclo profissional que me encontro, com muito desafio e satisfação."

Teresa Machado

 

“É de louvar o corpo docente da Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência. A diversidade, experiência e qualidade permitiram uma aprendizagem mais eficaz. Também a partilha de técnicas, experiências e instrumentos ajudaram a tornar a nossa prática clínica mais eficaz. As conjugações da exposição teórica com reflexão e componente prática, fazem do INSPSIC uma "escola" onde irei sem dúvida voltar.”

Gabriela Silva

 

“A minha frequência na Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapia Cognitivo Comportamental na Infância e na Adolescência foi sem dúvida muito enriquecedora, quer em termos profissionais como pessoais. Aqui consegui aprofundar os meus conhecimentos técnicos e práticos da aplicabilidade desta forma de intervenção junto de crianças e adolescentes, orientada por uma equipa eximia de profissionais, que não só nos transmitem os conhecimentos teóricos, como também promovem a nossa capacidade de reflexão e espírito critico sobre as diversas matérias. Ao longo de todo o percurso senti-me apoiada e orientada por toda a equipa de formadores e da equipa técnica, e o facto de a formação ter sido em regime online, não foi de todo um entrave, pois senti que consegui alcançar os objetivos de aprendizagens propostos. Agradeço a toda a equipa e a todos os formadores, e estou certa que voltarei a recorrer ao INSPSIC para aprofundar os meus conhecimentos.”

Vera Neto

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DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Fátima Lory

Fátima Lory, Mestre

Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC).

Lígia Ferros

Lígia Ferros, Professora Doutora

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, concebemos esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua actividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria, Pedopsiquiatria ou Medicina Geral e Familiar). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da psicopatologia/psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

 

Objetivos gerais

Adquirir conhecimentos necessários à conceptualização, avaliação clínica e intervenção Cognitivo-Comportamental na infância e adolescência.

 

Metodologia de avaliação

Teste de produção curta ou seleção e produção de estudo de caso.

Critério para aceder à avaliação: participação mínima de 75% da duração do curso.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Equipas interdisciplinares em Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Reabilitação
  • Escolas
  • Educação de crianças em Estabelecimentos Prisionais
  • Serviços do Ministério da Educação de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais
  • Conselhos Municipais de Educação
  • Cooperação na Formação Inicial e Contínua de Professores e Educadores de Infância
  • Gestão de coordenação de serviços de cariz interdisciplinar, no âmbito da Educação Especial
  • Serviços de prevenção, apoio e inserção de grupos de risco
  • Comissões de Proteção de menores e Jovens em Perigo
  • Justiça
  • Programas de Complemento Educativo
  • Extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 – Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência. Teorias da aprendizagem e modelos cognitivos de processamento da informação

  • Teorias da aprendizagem
  • Modelos cognitivos de processamento da informação
  • Terapias cognitivas

 

Módulo 2 – Bases biológicas do comportamento

  • Sistema nervoso
  • Relação corpo-mente (body-mind)
  • Divisões do sistema nervoso
  • O neurónio – transmissão sináptica
  • Medidas neurofisiológicas
  • Ressonância magnética
  • Potenciais evocados do EEG
  • Mecanismos neuronais
  • Marcadores somáticos
  • A amígdala e o medo

 

Módulo 3 – Avaliação Clínica com crianças e adolescentes: Especificidades. 

  • Avaliação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Contextualização
  • Especificidades da avaliação na infância e adolescência
  • Estratégias de avaliação

 

Módulo 4 – Metodologias e Técnicas específicas de intervenção Cognitivo-Comportamental. Tratamentos empiricamente

  • O Modelo Cognitivo-Comportamental: definição, principais características e objetivos e o processo.
  • Descrição das principais metodologias usadas em Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes que deverão ser alvo de selecção tendo como base a conceptualização de caso e a formulação de objetivos terapêuticos.
  • Tratamentos empiricamente validados/tratamentos manualizados.
  • Características das crianças, dos adolescentes e famílias que podem ter impacto na terapia.

 

Módulo 5 - Perturbações do Espectro do Autismo na Infância e Adolescência.

  • As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) - etiologia e aspetos clínicos.
  • Avaliar para encaminhar – o clínico e as PEA.
  • Intervenção cognitiva e comportamental na transição para a idade adulta: estratégias para estimular o comportamento adaptativo.

 

Módulo 6 - ”Devagar se vai longe. E depressa?” Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

  • Conceptualização da PHDA nos atuais modelos de compreensão, endofenótipos e as causas mais estudadas
  • Avaliação e Diagnóstico PHDA
  • Princípios gerais de intervenção na PHDA
  • Intervenção clinica cognitivo-comportamental na PHDA - modelos de intervenção e as suas dimensões
  • Intervenção junto da escola e intervenção familiar
  • Apresentação sumária dos casos e exercício prático
  • Reflexão final

 

Módulo 7 - ”Contrariedades”. Perturbação do Comportamento e Perturbação Desafiante de Oposição

  • Breve definição e características das Perturbações de Comportamento e Desafiante Oposição
  • Critérios de diagnóstico das Perturbações de Comportamento e Desafiante de Oposição
  • Etiologia, prevalência, fatores predisponentes e de manutenção
  • Aspetos específicos a considerar no processo de Avaliação
  • Estratégias de intervenção com pais
  • Estratégias de intervenção com a criança
  • Discussão de casos
  • Protocolos de tratamento empiricamente validados

 

Módulo 8 - “S.O.S. Alerta aos sistemas cognitivo, fisiológico e comportamental!” Perturbações do medo e da Ansiedade

 

Módulo 8.1. - Perturbação de Ansiedade Social. Tratamento empiricamente validado, “Ser eu próprio entre os outros”.

  • Classificação, epidemiologia, comorbilidade e etiologia
  • Impacto e consequências negativas ao longo do desenvolvimento
  • Instrumentos de Avaliação
  • Modelos psicológicos de conceptualização e intervenção
  • Um novo modelo de intervenção com adolescentes com Perturbação de Ansiedade Social

 

Módulo 8.2. - Perturbação por Ansiedade de Separação, Perturbação de Ansiedade Generalizada, Fobias Específicas. Tratamentos empiricamente validados, “Amigos para a Vida” e “Gato Habilidoso

  • Descrição introdutória das Perturbações de Ansiedade na infância, com um foco mais detalhado na caracterização clínica e avaliação das Perturbações de Ansiedade de Separação, Ansiedade Generalizada e Fobia Específica
  • Dimensões, metodologias/estratégias e instrumentos de avaliação das Perturbações de Ansiedade e conceptualização de caso (audição de entrevista e exercício prático)
  • Descrição das estratégias terapêuticas de Intervenção Cognitivo-Comportamental para o tratamento de crianças com Perturbações de Ansiedade, ilustrando-as com exemplos práticos (role-play, treino de competências)
  • Apresentação do programa Gato Habilidoso e Amigos para a Vida: contextos de aplicação, objetivos, estrutura, estratégias terapêuticas, descrição das sessões 

 

Módulo 8.3. - Perturbação de Pânico/Agorafobia

  • Sintomatologia e conceptualização clínica
  • Diagnóstico diferencial e Perturbações Relacionadas
  • Fatores familiares
  • Modelos compreensivos
  • Metodologias de avaliação clínica das Perturbações
  • Técnicas de intervenção Cognitivo-comportamental
  • Tratamentos empiricamente validados
  • Análise e discussão de casos práticos 

 

Módulo 9 - ”1, 2, 3, - 1, 2, 3”. Perturbação Obsessivo-Compulsiva

  • Sintomatologia e conceptualização clínica
  • Diagnóstico diferencial e Perturbações Relacionadas
  • Fatores familiares
  • Modelos compreensivos
  • Metodologias de avaliação clínica das Perturbações
  • Técnicas de intervenção Cognitivo-comportamental
  • Tratamentos empiricamente validados
  • Análise e discussão de casos práticos 

 

Módulo 10 - Perturbações relacionadas com Trauma e Fatores de Stress

  • Trauma e eventos traumáticos – exemplos e fatores de risco.
  • Critérios de diagnóstico (DSM-5-TR).
  • Crescimento Pós-Traumático (CPT): conceptualização.
  • As dimensões de CPT - Inventário de Crescimento Pós-Traumático.
  • Estratégias e metodologias de avaliação: Observação; Entrevista; Narrativa; Recurso ao lúdico; Avaliação sistémica e integrada.
  • Estratégias de intervenção: Primeiros socorros psicológicos; Estratégias cognitivo-comportamentais (psicoeducação; competências parentais; relaxamento; expressão de emoções; exposição); Estratégias lúdicas (individuais, familiares e em grupo).
  • Prevenção do burnout dos profissionais de ajuda: estratégias de auto-cuidado.

 

Módulo 11 - “O termómetro do Humor”. Perturbações Depressivas e Perturbações Bipolares

  • Perturbações Depressivas
  • Classificação Nosológica
  • Características clínicas em crianças e adolescentes
  • Prevalência
  • Início e curso desenvolvimental
  • Comorbilidade
  • Modelos etiológicos e fatores predisponentes
  • Avaliação e recolha de informação para a conceptualização de caso
  • Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações Depressivas
  • Estratégias terapeuticas: Psicoeducação, educação afetiva, ativação comportamental, estratégias cognitivas (pensamentos automáticos negativos, distorções cognitivas, reestruturação cognitiva, teste comportamental de pensamentos, imaginação positiva), estratégias de resolução de porblemas, treino em competências sociais, lidar com a raiva, relaxação muscular progressiva, respiração abdominal, visualização, mindfulness, aceitação e compaixão
  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): Tratamentos empiricamente validados e tratamentos modulares
  • Perturbações Bipolares
  • Classificação Nosológica
  • Características clínicas em crianças e adolescentes
  • Prevalência
  • Início e curso desenvolvimental
  • Comorbilidade
  • Modelos etiológicos e fatores predisponentes
  • Avaliação e recolha de informação para a conceptualização de caso
  • TCC: Tratamentos empiricamente validados e tratamentos modulares
  • Intervenção em adolescentes com risco de suicídio

 

Módulo 12 - “Diz-me como comes...”. Perturbações da Alimentação e da Ingestão. Pica, Mericismo, Perturbação da Ingestão Alimentar Evitante/Restritiva, Anorexia e Bulimia Nervosas, Perturbação de Ingestão Alimentar Compulsiva

  • Evolução Histórica das Perturbações da Alimentação e da Ingestão
  • Etiologia e Epidemiologia das Perturbações da Alimentação e da Ingestão em Crianças e Adolescentes
  • Critérios de Diagnóstico, segundo o DSM-5-TR, para as Perturbações da Alimentação e da Ingestão
  • Avaliação Psicológica das Perturbações da Alimentação e da Ingestão em Crianças e Adolescentes
  • Tratamento das Perturbações da Alimentação e da Ingestão em Crianças e Adolescentes
  • Discussão de casos clínicos com propostas de intervenção adaptadas às problemáticas apresentadas

 

Módulo 13 - “UPS!!!” Perturbações da Eliminação: Enurese e Encoprese

  • Aprendizagem da higiene
  • Enurese
  • Encoprese

 

Módulo 14 - “A noite é boa conselheira...quando se dorme!”.As Perturbações do Sono e sua relação com as Perturbações do Desenvolvimento. Insónias, Parassónias, Perturbações do Ritmo Circadiário do Sono-Vigília, do Movimento e da Respiração no Sono das crianças e adolescentes

  • Funções do sono; o sono ao longo da vida; ciclo do sono
  • Impacto das perturbações do sono a nível cognitivo, emocional, comportamental e familiar
  • Caracterização das Perturbações do Sono mais comuns na infância e adolescência:
    • Parassónias – despertares confusionais, terrores noturnos, sonambulismo e pesadelos
    • Perturbações respiratórias no sono (SAOS)
    • Perturbações do movimento - pernas inquietas
    • Perturbações do ritmo circadiário do sono-vigília – atraso da fase e padrão irregular de sono-vigília
    • Insónia – insónias subtipo comportamental, psicofisiológica e higiene do sono desadequada
  • Avaliação das Perturbações do Sono: Entrevista; Diário do Sono; Questionários; Actigrafia; Polissonografia
  • Estratégias de intervenção
  • Alterações do sono em situações específicas, na PHDA, Trissomia 21 e Perturbações do Espectro do Autismo: Estratégias de intervenção

 

Módulo 15 - CONFERÊNCIA - “ANTES DE PISAR O RISCO...” Comportamentos de risco e dependências nos jovens. Projecto “Aventura Social”, para Promoção de Competências de Relacionamento Interpessoal

  • Apresentação dos vários projectos  no âmbito do Aventura Social
  • Estado da arte dos comportamentos ligados à saúde e ao risco nos jovens em Portugal
  • Modelos de mudança cognitivo-comportamentais
  • Casestudies no âmbito do trabalho da equipa
  • O modelo dos “ assets”
  • Perspectivas inovadoras na área da intenvenção preventiva com jovens

 

Módulo 16 - “Família...há só uma?” A importância do aconselhamento parental e da promoção da saúde mental. Programa “Anos Incríveis”, intervenção empiricamente validada para a promoção de competências parentais

  • O programa Anos Incríveis – Básico para Pais: contextualização
  • Um programa baseado em evidência: resultados da investigação
  • Dinamizar um grupo. Exemplo de uma sessão
  • Os conteúdos dos AI: principais especificidades (exercícios práticos)
  • Reflexões sobre a experiência com o programa AI em Portugal

 

Módulo 17 - Supervisão/Discussão de Casos Clínicos

  • Modelos cognitivo-comportamentais e desenvolvimentistas das diferentes problemáticas e componentes a integrar na formulação de caso
  • Aplicação da formulação de caso a casos concretos
  • Formulação dos objetivos terapêuticos e elementos a considerar na tomada de decisão relativamente às metodologias e estratégias adequadas
  • Problemas comuns na intervenção cognitivo-comportamental com crianças/adolescentes e as suas famílias
  • Problemas comuns de adesão da criança e da família. Princípios da entrevista motivacional. Treino de estratégias para promover a adesão
  • Código deontológico do psicólogo no trabalho com as crianças e com a sua família. Problemas éticos comuns

 

Módulo 18 - Promoção da Felicidade e do Sucesso em Crianças e Adolescentes. Programas de Intervenção Baseados na Psicologia Positiva

  • Mitos a propósito da felicidade na infância
  • A importância de felicidade nas crianças
  • Princípios básicos da aprendizagem na infância, adolescência e idade adulta
  • Caraterísticas pessoais necessárias para efectuar intervenções positivas
  • O contágio da felicidade e das emoções positivas
  • Princípios básicos do funcionamento mental
  • A felicidade no mundo
  • Condições necessárias para efectuar uma intervenção positiva
  • Educação positiva
  • Programas de aprendizagem social e emocional
  • O auto-controlo
  • Os modelos mentais
  • O desempenho excelente
  • Currículo para a promoção da felicidade e do sucesso
  • Resultados dos programas para promoção da felicidade e do sucesso
  • Tipologia para desenvolvimento de emoções positivas
  • Tipologia para desenvolvimento de virtudes e qualidades
  • As novas tecnologias ao serviço da felicidade
  • Desenvolvimento de um cérebro feliz
  • A investigação recente sobre a felicidade
  • Modelos de felicidade
  • O desenvolvimento de felicidade e o aparecimento de psicopatologia
  • Conclusões

 

Módulo 19 – A Prática de Mindfulness com crianças e adolescentes

  • Definição de Mindfulness enquanto competência e prática;
  • Benefícios cientificamente comprovados do Mindfulness;
  • A prática de Mindfulness pelo profissional;
  • Considerações desenvolvimentais na implementação de intervenções baseadas em mindfulness com crianças e adolescentes;
  • Indicações das abordagens baseadas em mindfulness em diferentes contextos (e.g. clínico, escolar);
  • Programas (e.g. Still Quiet Place; MindUp; Growing Up; MyMind) e exercícios específicos de mindfulness e sua integração nos protocolos de TCC (no contexto clínico), para crianças e adolescente, e no âmbito escolar;
  • A aplicação e o seguimento dos exercícios específicos de mindfulness (condução dos momentos de reflexão, a seguir às práticas).

 

Módulo 20 – Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) na Infância e Adolescência

  • O modelo de inflexibilidade e o modelo de flexibilidade psicológica
  • O processo terapêutico: informação a recolher
  • Instrumentos específicos
  • Intervenção em ACT: componentes principais, técnicas (metáforas, exercícios) específicas para trabalhar os processos de (in)flexibilidade psicológica

 

Módulo 21 – Terapia Focada na Compaixão (TFC) na Infância e Adolescência

  • Desenvolvimento da compaixão: Implicações para a Terapia Focada na Compaixão (TFC) com Crianças e Adolescentes.
  • Formulação de Caso na TFC e Introdução ao Treino da Mente Compassiva (TMC) com Crianças e Adolescentes

 

Estágio (opcional) *

Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.

* Frequência opcional, não acarreta custos adicionais para o formando. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.

CORPO DOCENTE

Américo Baptista

Américo Baptista, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia e Doutor em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Exerceu Psicologia clínica no Hospital Júlio de Matos até 1994. Professor na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi Diretor do Departamento de Psicologia. Director da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Desenvolvimento da Inteligência Emocional, Inteligência Social e da Positividade ao longo da vida, Mente Activa. Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, da qual foi antigo presidente entre 2005 e 2007. Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos na área das emoções e das suas perturbações e é autor dos livros”O Poder das Emoções Positivas” e “Aprender a ser Feliz. Exercícios de psicoterapia positiva”

Ana Beato

Ana Beato, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia, com pré-especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, com Mestrado em Psicologia, especialidade Stress e Bem-estar pela Universidade do Lisboa, e Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Lisboa. Docente Universitária na Escola de Psicologia e Ciências de Vida (licenciatura e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde), na Universidade Lusófona de Lisboa (EPCV – ULHT). Psicóloga Clínica no Serviço à Comunidade da Universidade de Lisboa, no Centro de Desenvolvimento PIN: Progresso Infantil, na Associação para o Planeamento Familiar (APF) e em consultório privado. Coordenadora da consulta de Sexualidade Adolescente no Centro de Desenvolvimento PIN. Supervisora de estágios em Psicologia Clínica e orientadora de mestrado de alunos da EPCV da ULHT. Investigadora na área da Ansiedade infantil, Parentalidade e sexualidade no Centro de Investigação da EPCV-ULHT. Formadora e coordenadora de formação nas áreas da sexualidade e da psicopatologia infantil e juvenil. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e especialista avançada em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ana Isabel Pereira

Ana Isabel Pereira, Dra.

Doutorada em Psicologia Clínica e Professora Associada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Investiga e leciona nas áreas da parentalidade, psicopatologia do desenvolvimento da criança e do adolescente e intervenções psicológicas com crianças e pais informadas pela evidência. Coordenou e participou em diferente projetos de investigação nestas áreas, tendo também várias publicações (livros, capítulos de livros e diversos artigos em revistas internacionais), dos quais destacamos o livro em co-autoria "Promoção da parentalidade positiva. Intervenções psicológicas com pais de crianças e adolescentes". Coordena a consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo-Comprotamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Ana Paula Sousa

Ana Paula Sousa, Mestre

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialização Avançada em Justiça pela OPP; formação em “Saúde Mental – Implementação de Respostas na Comunidade” pela ACSS/APDH. Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos; Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca; Orientou estágios curriculares de Psicologia, estágios da Carreira de Psicologia Clínica (valência Cuidados de Saúde Primários) e de Psicologia Clínica da OPP; Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM).

Andreia Azevedo

Andreia Azevedo, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Carlos Nunes Filipe

Carlos Nunes Filipe, Professor Doutor

Psiquiatra, com Doutoramento em Neurofisiologia, desenvolveu trabalho de investigação em áreas da Fisiologia e da Fisiopatologia do Sistema Nervoso. Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa com a Regência de Fundamentos de Neurociências. Ao longo dos últimos dez anos, o seu interesse tem sido orientado principalmente para a psicopatologia e a clínica das perturbações do desenvolvimento e, em particular, para as manifestações das perturbações do desenvolvimento nos adultos. Psiquiatra da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (A.P.P.D.A.), entre 2000 e 2005. Director Científico do CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Cascais.

Fátima Lory

Fátima Lory, Mestre

Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC).

Francisco Esteves

Francisco Esteves, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Uppsala, Suécia. Actualmente é docente na Mid Sweden University e investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE. No seu percurso como investigador tem-se dedicado sobretudo ao estudo da relação entre os processos cognitivos básicos (atenção, memória, aprendizagem) e as reacções emocionais. Na investigação com interesse clínico, tem estudado essencialmente o medo e a ansiedade, com especial interesse no estudo das reacções automáticas e na utilização de medidas psicofisiológicas.

Isabel Figueiredo dos Santos

Isabel Figueiredo dos Santos, Prof. Doutora

Licenciada em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e Doutorada em Psicologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar na Escola de Psicologia e Ciências da Vida, da ULHT, em Unidades Curriculares da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.Orientadora de Estágios curriculares em Psicologia Clínica e da Saúde e de Dissertações na área do Comportamento Alimentar. Membro Integrado da Unidade de Investigação HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab, com área de investigação no comportamento alimentar. Psicóloga, com prática clínica privada com adolescentes e adultos, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. 

Mafalda Leitão

Mafalda Leitão, Dra.

Licenciada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Concluiu em 2006 o I Curso Pós-Graduado de Actualização em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e em 2007 o II Curso Pós-Graduado de Actualização em Medicina do Sono, pela mesma Universidade. Desde 2010 tem feito Formação continuada e especializada em Sono na Clínica del Sueño Estivill em Barcelona. Actualmente exerce funções no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência no Hospital Beatriz Ângelo e no PIN - Progresso Infantil, sendo Coordenadora da Consulta de Perturbações do Sono.

Margarida Gaspar de Matos

Margarida Gaspar de Matos, Professora Doutora

Psicóloga Clínica e da Saúde, Professora Catedrática na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL), Investigadora e membro da Comissão Coordenadora do Laboratório Associado CMDT/IHMT/UNL. Especializada em Terapias Cognitivo Comportamentais pela Universidade Claude Bernard-Lyon I. Doutorada pela FMH/UTL. Agregação pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). Coordenadora Nacional do projeto Aventura Social, www.aventurasocial.com, e www.umaventurasocial.blogspot.com, que inclui os projetos europeus HBSC/OMS, KIDScreen/EU, TEMPEST/EU; RICHE/EU; Y-SAV-Youth Sexual Violence/EU. Coordenadora do Doutoramento em Ciências da Educação na FMH/UTL. Coordenadora do Projeto UTL Saudável /Gabinete de apoio Psicológico na UTL, http://www.utl.pt/pagina.php?area=8014.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Mariana Vaz Marques

Mariana Vaz Marques, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).

Sandra Pinho

Sandra Pinho, Dra.

Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Coordenadora de Estágios e Coordenadora de unidade CADIn - Neurodesenvolvimento e Inclusão, IPSS

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cédula Profissional nº723

Especialidade em Psicologia Clínica reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)

Especialidade avançada em Psicoterapia reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)

Certificado de Competências Pedagógicas para exercer a atividade de Formadora desde 2002

Curso de Especialização em E-Formador e E-Professor

Susana Monteiro

Susana Monteiro, Professora Doutora

Psicóloga clínica e psicoterapeuta com prática privada em Lisboa e Almada na área clínica e forense (luto, divórcio, questões interpessoais, comportamento opositor e perturbação de comportamento, violência, maus tratos e abuso sexual).

Docente na Licenciatura em Psicologia e no Mestrado em Psicologia Forense e Criminal do Instituto Universitário Egas Moniz.

Experiência em Missões Humanitárias na Ásia, Europa e América do Sul e em cenários de intervenção em crise em Portugal (e.g., mudança da aldeia da Luz e trasladação de cemitérios).

Investigadora na área do stress e bem-estar ocupacional em cenários de crise.

Reconhecida pela OPP nas especialidades Psicologia Clínica e da Saúde; Psicoterapia; Psicologia da Justiça; Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações; Psicologia Comunitária.

Tatiana Carvalho-Homem

Tatiana Carvalho-Homem, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Online

 

01 e 22 de fevereiro de 2025;

08, 29 de março de 2025;

12 de abril de 2025;

03, 10 e 24 de maio de 2025;

07 e 21 de junho 2025;

05 e 19 de julho de 2025;

13, 27 e 28 de setembro de 2025;

11 e 25 de outubro de 2025;

08 e 22 de novembro de 2025;

06 e 20 de dezembro de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 232 horas (168 horas síncronas + 64 horas assíncronas)

Não contempla as horas opcionais de estágio.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00)

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,950.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,716.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,657.50 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Online até 18 Dez. 2024

1,599.00 €

12 mensalidades

Normal
162.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
146.30 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Online até 18 Dez. 2024

133.30 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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