CURSO EM TERAPIAS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - TERAPIAS CONTEXTUAIS - 2ª Edição
Partilhar

CURSO EM TERAPIAS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - TERAPIAS CONTEXTUAIS - 2ª Edição

Acreditação

undefined

(12 créditos)

 

Certificação

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Livestream - 07 Nov. 2020 - Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream até 24 Set. 2020

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLIVESTREAM: 18-10-2020

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

Descrição

Coordenação Científica

Fátima Lory

Fátima Lory , Mestre

Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia , Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários

Psicólogos (Juniores, Diplomados, Estudantes) e Médicos (Internos, Diplomados e Finalistas).

 

Certificação

Formação Certificada: DGERT

Instituto Membro da EUROPLAT

 

Acreditação OPP*

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (12 créditos) na Especialidade Geral em Psicologia Clínica e da Saúde.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos (Juniores e Diplomados).

Plano Curricular

Objetivos Gerais

- Oferecer informação inicial acerca do desenvolvimento, atualidade e integração dos novos conhecimentos derivados das Terapias de Terceira Geração ou Terapias Contextuais e sua aplicação à prática clínica na infância e adolescência.

- Adquirir conhecimentos teóricos e competências práticas na área da intervenção em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) com crianças e adolescentes.

- Desenvolver competências de formulação e intervenção da terapia cognitiva baseada no Mindfulness e da Terapia Focada na Compaixão (TFC) na psicoterapia com crianças e adolescentes.

 

Objetivos Específicos | Competências a desenvolver

- Descrever um modelo de problemas psicológicos mais recente, bem como as aptidões clínicas e ferramentas terapêuticas mais eficazes baseadas nos últimos avanços científicos.

- Identificar os principais componentes e modelos das Terapias Contextuais (TC): Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Psicoterapia Analítico-Funcional (FAP), técnicas de Mindfulness na Infância e Adolescência e Terapia Focada na Compaixão.

- Selecionar e aplicar avaliações específicas em TC, desenvolver a conceptualização clinica de casos e enunciar possibilidades de intervenção.

 

Critérios de Avaliação

Para conclusão do Curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores no teste, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Duração

24 Horas presenciais.

 

Plano Curricular

 

Módulo 1 – Introdução às Terapias Contextuais na Infância e na Adolescência

Descrição introdutória, conceptualização e evolução histórica das TC.

O comportamento e a cognição humana desde a raiz. perspetiva contextual. Uso da metáfora “uma árvore” como aproximação contextual, a “raiz”, “o tronco” e os “folhas”.

As Terapias Contextuais, ACT, FAP y Mindfulness: o que têm em comum e diferente?

Estratégias básicas e Análise Funcional.

 

Módulo 2 – Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) na Infância e Adolescência

O processo terapêutico: informação a recolher.

Instrumentos específicos.

O modelo de inflexibilidade e o modelo de flexibilidade psicológica.

Intervenção em ACT: componentes principais, técnicas (metáforas, exercícios) específicos para trabalhar competências específicas.

 

Módulo 3 – Mindfulness e Terapia Focada na Compaixão na Infância e Adolescência

Definição comportamentalista de Mindfulness e das suas competências.

Indicações terapêuticas do Mindfulness em contextos pediátricos (incluindo psicoterapia).

Considerações desenvolvimentais na implementação de intervenções baseadas no Mindfulness com crianças e adolescentes.

Exercícios de Mindfulness e sua integração nos protocolos de TCC para crianças e adolescentes.

Desenvolvimento da compaixão: Implicações para a Terapia Focada na Compaixão (TFC) com Crianças e Adolescentes.

Formulação de Caso na TFC e Introdução ao Treino da Mente Compassiva (TMC) com Crianças e Adolescentes

TMC com Crianças e Adolescentes: Estratégias e Exercícios Terapêuticos.

Corpo Docente

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador , Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Adrián Barbero Rubio

Adrián Barbero Rubio , Professor Doutor - Espanha

Terapeuta, investigador e professor na Universidade de Almería e na Universidade de Comillas Pontifical. Tem os graus de Doutor e Mestre em Análise Funcional Clínica e Contextos de Saúde, sob supervisão da Prof. Carmen Luciano. Desenvolveu investigação na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) num dos mais conceituados Laboratórios de análise das Perturbações de Ansiedade com a Prof. Michelle Craske. Membro fundador do Madrid Institute of Contextual Psychology (MICPSY), que tem como obejtivo o desenvolvimento das relações entre investigação, treino e prática terapeutica. Entusiasta no estudo experimental dos comportamentos complexos humanos, seguindo a linha de investigação de regulação do comportamento da Teoria Relacional e Aceitação e Compromisso (ACT) e a sua relação com a psicopatologia.

Calendarização e localização

LIVESTREAM

07 e 21 de Novembro de 2020;

05 de Dezembro de 2020.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Duração: 24 horas presenciais

Número de Vagas: Limitadas.

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

Investimento

Inscrição:

50.00 €

Propina:

390.00 €

Seguro escolar:

8.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento

Normal + Seguro Escolar
390.00 € + 8.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
331.50 € + 8.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream até 24 Set. 2020

319.80 € + 8.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar