PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES
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ESPECIALIZAÇÃO PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES

– Advanced Professional Program –

Especialização para Psicólogos

Acreditação

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110 créditos

Parceria

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Livestream / Online -13 Abr. 2024- Inscrições Abertas

Lisboa -25 Mai. 2024- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Lisboa até 10 Abr. 2024

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOLivestream / Online: 08-04-2024 | Lisboa: 17-05-2024

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Vídeo de apresentação.

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Cassiana Tavares

Cassiana Tavares, Dra.

11 anos de experiência como formadora e 8 como consultora de recursos humanos em organizações multinacionais, mas também em PME. Realizou vários programas de formação para formadores e consultores. Doutoranda em Segurança e Saúde Ocupacionais na Universidade do Porto. Gestora de PME.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

O contexto das organizações em Portugal está repleto de atores com as mais diferentes qualificações.  O psicólogo do trabalho destaca-se pela robustez do conhecimento científico e pelo pragmatismo dos métodos de trabalho. A Psicologia do trabalho há muito que se ocupa com as preocupações atuais no contexto do trabalho:

1) a identificação, desenvolvimento e retenção dos profissionais;

2) a conceção do trabalho;

3) os estilos de liderança;

4) a longevidade das carreiras;

5)  a saúde dos trabalhadores.

Por isso, selecionamos um conjunto de objetivos de aprendizagem que respondem a estes temas estratégicos no panorama organizacional. 

Nesta Especialização Pós-Universitária, temos a ambição de capacitar os formandos a posicionarem-se como peritos na gestão e no desenvolvimento de recursos humanos.

 

Objetivos gerais

A presente Especialização Pós-Universitária visa proporcionar aos seus participantes uma sólida formação científica e técnica na área de Psicologia do Trabalho.

 

Metodologia de avaliação

Trabalho Final.

Os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Exposição contextualizada dos conceitos, treino de competências, estudos de caso, role-play, exercícios práticos com instrumentos e estratégias de trabalho.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Todas as funções no âmbito dos recursos humanos de uma organização, consultoria, promoção da saúde ocupacional, formação profissional com foco em programas de alto rendimento.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1

  • Enquadramento da área de Psicologia do trabalho, social e das organizações e competências-chave do psicólogo neste contexto profissional

Módulo 2

  • Métodos de análise e transformação do trabalho para promoção do desempenho e da saúde: análise bottom up do trabalho
  • Avaliação dos fatores de risco psicossociais
  • Aplicação de modelos de promoção da saúde ocupacional
  • As novas formas de trabalho adaptadas: o teletrabalho, o trabalho remoto, o trabalho a partir de casa e as novas profissões independentes
  • Os efeitos da COVID 19 na organização do trabalho e na saúde

Módulo 3

  • A eficácia na liderança
  • Construção e gestão de equipas de trabalho
  • A motivação individual e grupal
  • Gestão de conflitos e de negociação

Módulo 4

  • Enquadramento da lei geral do trabalho e sucessivas alterações
  • Fontes de informação em matéria de legislação laboral
  • Tópicos relevantes para o psicólogo do trabalho

Módulo 5

  • Comunicação estratégica com a organização
  • Reuniões eficazes
  • Apresentações de alto impacte

Módulo 6

  • Metodologias de recrutamento
  • Instrumentos de seleção
  • Entrevista de seleção - como fazer Assessment center - como fazer

Módulo 7

  • Criação de matrizes de competências
  • Instrumentos de avaliação de desempenho
  • Avaliação de aptidões, de potencial e de competências
  • Ageing em Portugal e na EU
  • Desenhos de planos de carreira

Módulo 8

  • Obrigações legais em matéria de formação profissional
  • Organização da formação interna
  • Seleção de parceiros de formação

Módulo 9

  • Avaliação de oportunidades de desenvolvimento
  • Desenho e implementação de programas
  • Promoção da transferência e da generalização de competências

CORPO DOCENTE

Ana Rocha

Ana Rocha, Mestre

Psicóloga, docente no ISCTE-IUL, no departamento de recursos humanos, tendo sido em 2005 a fundadora do Career Skills Training Program da ISCTE Business School (IBS), um programa pioneiro dirigido a alunos de licenciatura e de mestrado  da ISCTE Business School. Docente no IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing. Com 20 anos de experiência profissional em Recursos Humanos, iniciou a sua atividade como consultora na Egor em recrutamento e seleção e avaliação psicológica. Nos últimos 18 anos tem-se dedicado à área da formação nas vertentes comportamentais, ministrando ações em empresas e sectores de atividade diversificados. Possui duas publicações em co-autoria: “Como Procurar e Conseguir Emprego – um guia para o candidato”, resultante do projeto desenvolvido com os alunos da IBS na sua preparação para o mercado de trabalho e “Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projeto” na sequência dos trabalhos realizados e da parceria desenvolvida com outros especialistas em gestão de projetos. Tem colaborado em projetos de diagnóstico organizacional, preparação e realização de programas de teambuilding, no âmbito da consultoria em Recursos Humanos. 

Possui um mestrado em Psicologia da Educação, uma licenciatura em Psicologia das Organizações e do Trabalho e uma especialização em Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Atualmente frequenta o doutoramento em Politicas de Gestão de Recursos Humanos no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Resultante da sua certificação em Business Coaching faz aconselhamento de carreira, na qualidade de Coach certificada desde 2010.

Cassiana Tavares

Cassiana Tavares, Dra.

11 anos de experiência como formadora e 8 como consultora de recursos humanos em organizações multinacionais, mas também em PME. Realizou vários programas de formação para formadores e consultores. Doutoranda em Segurança e Saúde Ocupacionais na Universidade do Porto. Gestora de PME.

Joana Dolgner

Joana Dolgner, Dra.

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto com título de especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, conta com 16 anos de experiência em contexto empresarial no âmbito da formação e consultoria a empresas. Sócia-Fundadora de uma empresa de formação certificada pela DGERT e também consultoria empresarial, conta com uma vasta experiência em diferentes campos formativos no que respeita a tipologias de formação e públicos-alvo.

Marta Costa

Marta Costa, Mestre

Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE, 2017/2019; Executive MBA pelo INDEG pelo ISCTE, 2015/2017; Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Porto Business School - EGP -UPBS, 2012/2013; Pós-Graduada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, 2003/2004;

Licenciada em Filosofia, variante História das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa, 1999/2003.

Iniciou a sua carreira profissional enquanto docente de filosofia e psicologia do ensino secundário, com responsabilidades diretas na coordenação de cursos;

Foi coordenadora do Centro de Novas Oportunidades de Sever do Vouga e coordenadora de formação do Colégio D. José I (Aveiro) e formadora. Posteriormente, ingressou na área de recursos humanos (RH) como coordenadora, numa primeira fase, assumindo, depois, as funções de Diretora de RH;

Em 2015, ingressou na empresa Vanpro -Assentos, Lda, como Diretora de Recursos Humanos.

A partir de 2016, e já na Multi Corporation, foram-lhe confiadas as funções de Iberia Senior Human Resources Manager.

Autora de Manuais da Área de Integração - Areal Editores.

Entre 2007 e 2008, desempenhou as funções de Assessora no Gabinete do Governador Civil, com responsabilidades diretas na coordenação da Revista de Imprensa e no acompanhamento da secção de Contraordenações.

Membro da Assembleia de Freguesia de Viseu, eleita pelo Partido Socialista, desde 24 de outubro de 2017. 

Exerceu funções como adjunta, entre julho de 2017 e outubro de 2019, no Gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização do XXI Governo Constitucional. 

Desde outubro de 2019 exerce funções como adjunta no Gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização do XXII Governo Constitucional.

Sandra Serrano

Sandra Serrano

Atualmente, na direção de recursos humanos e membro da direção da OPP, foi consultora de recursos humanos com grande experiência no desenvolvimento de forças de trabalho.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

Lisboa

 

13 e 27 de abril de 2024;

11 e 25 de maio de 2024;

01 e 22 de junho de 2024;

13 e 27 de julho de 2024;

07 e 21 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

02 e 16 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 22 de fevereiro de 2025;

01 de março de 2025.

25 de maio de 2024;

01 e 22 de junho de 2024;

06 e 20 de julho de 2024;

07 e 21 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;;

02, 16 e 30 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 22 de fevereiro de 2025;

01 e 15 de março de 2025;

05 de de abril de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 220 horas (160 horas síncronas + 60 horas assíncronas)

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,980.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,742.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,683.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 10 Abr. 2024

1,623.60 €

12 mensalidades

Normal
165.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
148.50 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 10 Abr. 2024

135.30 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

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