ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA E MEDICINA PSICOSSOMÁTICA: UMA ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA DO ADOECER
- Advanced Professional Program -
Partilhar

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA E MEDICINA PSICOSSOMÁTICA: UMA ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA DO ADOECER

- Advanced Professional Program -

undefined

undefinedundefined

Lisboa - 23 Fev. 2019 - Inscrições abertas

Porto - 09 Mar. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS18% de Desconto nas propinas: LISBOA até 09-01-2019 |  PORTO até 23-01-2019 

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LISBOA: 03-02-2019 | PORTO: 17-02-2019

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Licenciados em Psicologia (Licenciatura pré-Bolonha); Licenciados em Psicologia com Mestrado concluído em Psicologia; Licenciados em Medicina; Outros profissionais de saúde.

Descrição

Coordenação Científica:

Patrícia Câmara

Professora Doutora Patrícia Câmara

---

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Objetivos gerais:

Adquirir conhecimentos sobre a abordagem psicossomática (monista) do adoecer como rede conceptual de orientação para a prática clínica.

 

Objeticvos específicos:

- Definir o conceito de psicossomática;

- Compreender a abordagem psicossomática do adoecer;

- Reconhecer o papel do amor (da vinculação ao amor maduro) na expansão da saúde e na evolução do adoecer;

- Identificar zonas de vulnerabilidade psicossomática: da narrativa da história de vida do sujeito à narrativa do corpo (psiconeuroimunoendocrinologia);

- Compreender o impacto das situações traumáticas agudas ou cumulativas no adoecer somático;

- Relacionar o desamparo com a vulnerabilidade psicossomática;

- Reconhecer diferentes manifestações somáticas e suas implicações clínicas;

- Compreender o papel da relação terapêutica na evolução e prognóstico da doença;

- Compreender a necessidade de uma leitura complexa, dinâmica e fenomenológica do adoecer para o sucesso da intervenção clínica e da investigação em psicossomática;

- Reconhecer a importância do diálogo multidisciplinar e da multidimensionalidade no tratamento e abordagem da doença;

- Relacionar ausência de liberdade (interna e externa) e o adoecer psicossomático.

 

 

Metodologia de ensino:

A formação será organizada numa perspectiva teórico-prática, com recurso a suporte audio-visual e participação ativa do aluno em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos da problemática das famílias, bem como a discussão de casos práticos.

 

Critérios de avaliação:

Teste final

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

Plano Curricular

Módulo 1

- Abordagem psicossomática: do dualismo cartesiano à atitude monista;

- Fenómeno Psicossomático – descontinuidade e impensável;

- Zonas agravitacionais internas – vulnerabilidade psicossomática;

- Espaço de Ilusão e Desilusão – o não pensando e o impensável (José António Barata)

- Sonhos como equações simbólicas do impensável;

- Continuidade identitária - a atitude psicossomática na terapia (terapeuta);

- O adoecer somático e a dor como forma de vida: embodiment.

 

Módulo 2

- Breve revisão do funcionamento e mecanismos de regulação dos diferentes sistemas envolvidos, numa perspectiva de integração entre aspectos neurobiológicos e psicossociais;

- Importância destes aspectos na génese e evolução da doença, bem como do seu impacto a nível da prática clínica;

- Diferentes medotologias de investigação.

 

Módulo 3

- Relação entre ausência de amor e doença física em diferentes fases do desenvolvimento;

- Interacção entre ausência de amor e modos de adoecer;

- Relação entre agravamento da dor e sentimento de desamor;

- Experiência relacional amorosa como experiência promotora da transformação e bem-estar;

- Relação entre amor, fragilidade narcísica e doença física.

 

Módulo 4

- Interpretação de uma árvore genealógica no contexto de uma possível doença genética;

- Características sugestivas de etiologia genética em doentes com perturbações do desenvolvimento/desenvolvimento intelectual;

- Encaminhamento destes doentes para consultas de especialidade;

- Exames de diagnóstico.

 

Módulo 5

- Conceito de Trauma;

- Enquadramento histórico do conceito na perspectiva de alguns autores psicodinâmicos;

- Desdobramentos do Trauma;

- O lugar do não pensado;

- Implicações na prática clínica.

 

Módulo 6

- Noções gerais do amadurecimento humano (Donald Winnicott);

- Saúde e amadurecimento humano;

- Doença como factor de saúde.

 

Módulo 7

- Existência do Homem enquanto ser Biopsicossocial;

- Eixos de descoberta e de acção terapêutica: relação, história, vicissitudes da evolução identitária, o conflito ou impasse afectivo, acordar da dormência onírica;

- Impacto da sobreadaptação ao meio na construção identitária.

 

Módulo 8

- Processo de Luto

- Modelos teóricos de intervenção.

 

Módulo 9

- Processo de desenvolvimento e dimensão relacional na integração psicossomática;

- Funcionamento operatório como condição que favorece o adoecer psicossomático;

- Particularidades do Trabalho Psicoterapêutico.

 

Módulo 10

- Agressividade vivida no corpo (acting in e acting out);

- Relação entre conflito e contenção da agressividade.

 

Módulo 11

- Relação entre desamparo e vergonha;

- Do rubor à palidez: alterações do sistema nervosos parassimpático;

- A imagem sonhada inalcançável: narcisismo e Ideal do Eu.

 

Módulo 12

- Impacto da investigação em neuropsicanálise para às áreas memórias emocionais/implícitas, sonhos e emoções;

- Neuropsicanálise e seu contributo para a compreensão da vida psíquica dos doentes neurológicos que apresentam psicopatologia e o seu tratamento de orientação psicanalítica.

 

Módulo 13

- Aliança terapêutica

- Clínica do corpo em sofrimento;

- Trabalhar com o traumatismo;

- Trabalhar com a contratransferência, a transferência negativa e resistência terapêutica;

- Relação médico-doente: o lugar da empatia e da comunicação;

- Relação médico-família na criança com doença oncológica.

 

Módulo 14

- Terapeuta como unidade psicossomática em relação;

- Dar significado ao corpo que fala: manejo da contratransferência.

 

Módulo 15

- O corpo como palco das rupturas migratórias.

- Noção de humanidade universal e pessoal. Epistemologia complementarista;

- Reflexão sobre as diversas representações: família, cuidados maternos, educação, alimentação, saúde, doença e cura;

- Origens e evolução da etnopsicologia: limites, especificidades e potencialidades;

- Processos psíquicos associados à experiência de migração: ganhos e perdas da migração;

- Alterações do setting: novos dispositivos clínicos. A figura do mediador.

- Adoecer físico e um caso de Possessão.

 

Módulo 16

- Hermenêutica e verdade narrativa: compreender o lugar da verdade;

- Comunicar e interpretar: espaço intermédio da relação, o lugar da incerteza.

 

Módulo 17

- O impacto do vínculo, do ritmo e dos afectos primários no comportamento, no funcionamento orgânico e nas emoções;

- A patologia da adaptação e seus desencadeantes na doença psicossomática;

- A dor da Fibromialgia.

 

Módulo 18

- Perspectivas actuais da Psicossomática e do Psicodrama;

- Técnicas psicodramáticas;

- Fenómenos transferências e contratransferênciais vivenciados na terapia com pacientes que sofrem diferentes patologias psicossomáticas.

 

Módulo 19

- Urgência da gestão do inconsciente organizacional e seu impacto na produtividade global;

- Necessidade de uma observação transversal e reconhecimento identitário entre colaboradores e organizações;

- Conceitos de vínculo, ritmo e cooperação organizacionais e seu impacto na saúde global dos stakeholders.

 

Módulo 20

- Relação mente e corpo e mecanismos inconscientes;

- Definição do conceito de psiconeuroimunoendocrinologia e o seu papel na psicossomática;

- Dificuldades associadas ao diagnóstico da doença psicossomática e a importância da abordagem multidisciplinar no seu tratamento;

- Nomear a dor para além do real do corpo.

 

Módulo 21

- Fundamentos ontológicos e epistemológicos de diversas abordagens significativas de investigação e conceptualização da psicologia;

- Raízes epistemológicas e natureza das metodologias de investigação dominantes da psicologia, nomeadamente a metodologia experimental e correlacional;

- Potencialidades e limitações destas metodologias e técnicas;

- Fundamentos e natureza de novas metodologias de investigação mais ajustadas ao estudo de sistemas complexos (totalidades) e de sistemas dinâmicos (em permanente mudança).

 

Módulo 22

- Relações de poder e não mentalização;

- Importância do pensamento complexo e fenomenológico;

- Harmonia entre os desejos absolutos e os limites éticos da realidade.

- Desmascarar o óbvio: o lugar do preconceito.

 

Módulo 23

- Avaliação da Formação;

- Reflexões finais.

Corpo Docente

Patrícia Câmara

Professora Doutora Patrícia Câmara

---

Sílvia Ouakinin

Maria Isabel Mesquita

Ana Medeira

Ana Teresa Sanganha

Maria do Rosário Belo

Carla Corsello

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de S. João. Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do Hospital de S. João (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do Hospital de S. João (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Sofia Vilar Soares

Filipa Cardoso Menezes

Tânia Carneiro

Filipe Arantes Gonçalves

Cláudia Constantino

Dr. Jorge Câmara

Medico Psiquiatra - Chefe de serviço do Ministério da Saúde; Membro da Direcção do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos - triénio 2009-2012; Membro do Conselho Redactorial da Revista Toxicodependências; Psicanalista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise; Psicodramatista da Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Formação em Terapia Familiar Sistémica.
(Nota curricular composta)
Mestre Susana Cardoso – Licenciada em Psicologia pela FPCE – UP; Mestre em Psicologia pela FPCE – UP; Curso de Doctorado en Sexologia, realizado na Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca; Formação como Directora de Psicodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Formação em Terapia Familiar e Intervenção Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Directora na Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra e Psicóloga Clínica, da Carreira de Técnico Superior da Saúde - Assessora, na Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra, instituição dependente do Instituto da Droga e da Toxicodependência/Ministério da Saúde; Docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto; Foi colaboradora regular da A.P.F. (Associação para o Planeamento da Família), quer ao nível da Educação Sexual para Jovens quer na Formação de Formadores.
(Nota curricular cedida pelo próprio)

Professora Doutora Ana Isabel Pereira

Doutorada em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica. Investigadora do Instituto de Psicologia, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra e Professora Convidada no Instituto de Ciências da Família da Universidade Católica Portuguesa. Exerce Psicologia Clínica.

Alexandra Silvestre Coimbra

Mestre Luísa Vicente - HML

Licenciada em Ciências da Nutrição e mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). É pós-graduada em Competências de Comunicação Clínica (2009) pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e frequenta presentemente o Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (PDGG, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro). Faz parte do Grupo de Estudos de Desnutrição (GED) e da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP). Exerce a sua actividade profissional no Hospital de Magalhães Lemos EPE, contribuindo regularmente com o Serviço de Psicogeriatria. Os seus interesses de estudo incidem sobre a nutrição clínica das pessoas mais velhas.

Filomena Sousa

Maria João Afonso

Calendarização e localização

Lisboa Porto

23 de Fevereiro de 2019;

09 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 de Maio de 2019;

01 e 29 de Junho de 2019;

20 de Julho de 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 e 26 de Outubro de 2019;

09 e 23 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020.

09, 16 e 30 de Março de 2019;

13 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de Julho 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

19 de Outubro de 2019;

16 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 136h

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,390.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,223.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,181.50 €

12 mensalidades

Normal
115.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
104.30 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular, e;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar