ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOMOTRICIDADE E TÉCNICAS DO CORPO
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOMOTRICIDADE E TÉCNICAS DO CORPO

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Lisboa - 26 Out. 2019 - Inscrições Abertas

Porto - 09 Nov. 2019 - Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Lisboa até 11 Set. 2019 / Porto até 25 Set. 2019

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LISBOA: 06-10-2019 | PORTO: 20-10-2019

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Psicomotricistas, Técnicos Superiores de Reabilitação Psicomotora, Técnicos Superiores de Educação Especial e Reabilitação e outros profissionais das áreas da educação e/ou saúde (sujeitos a apreciação curricular da Coordenação Científica).

Descrição

Coordenação Científica:

Susana Guimarães

Susana Guimarães

Susana Guimarães é Psicomotricista Especialista e Mestre em Reabilitação Psicomotora, graduada em Psicomotricidade e em Terapias Expressivas/ Dançaterapia e doutoranda em Motricidade Humana na especialização de Reabilitação.

A sua atividade profissional e clínica tem sido dedicada à intervenção psicomotora e expressiva com adultos com experiência de doença mental desde 1999. Desde 2000 dá formação na área da psicomotricidade e leciona no ensino superior unidades curriculares relacionadas com a Avaliação e Intervenção Psicomotora, Relaxação Terapêutica, Terapias Expressivas e Técnicas Pedagógico-Expressivas na educação.

Além da atividade clínica que desenvolve é Professora Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Castelo Branco e membro fundador do Et.Corpus. Tem participado em vários congressos e conferências, nacionais e internacionais e mantém atividade na publicação científica. Os seus interesses profissionais, académicos e científicos relacionam-se com a avaliação e práticas psicomotoras e expressivas, com o desenvolvimento pessoal, relacional e vivencial do indivíduo e com a formação pessoal e psicocorporal do psicomotricista.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem do coordenador científico do curso:

O curso de Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade e Técnicas do Corpo oferece um programa de formação teórico-prática e prático-vivencial de aprofundamento de conhecimentos nas áreas da psicomotricidade, motricidade e corporeidade. Parte do princípio do corpo como unificador do ser humano na sua relação consigo e com o outro, numa abordagem psico-emocional e psicossocial.

Foi pensado e delineado fundamentalmente para a formação contínua dos psicomotricistas no aprofundamento das técnicas, das competências profissionais e da sua formação pessoal e psicocorporal. Para os outros profissionais das áreas da saúde e/ou educação é uma oportunidade de melhor compreenderem esta área de atuação, o desenvolvimento humano e o seu próprio corpo em relação consigo e com o outro.

Ter a oportunidade de participar numa formação em Psicomotricidade e Técnicas do Corpo que pode colocar lado a lado psicomotricistas e outros profissionais das áreas da educação e/ou saúde, é poder ter a oportunidade de trabalhar a nível multidisciplinar e de partilha de experiências e vivências entre os vários saberes científicos e académicos, explorando cada vez mais e de forma mais aprofundada o corpo e o saber do psicomotricista.

Susana Guimarães

 

Certificado:

Uma vez que a profissão de Psicomotricista é uma profissão específica e validada a nível de Licenciatura, este curso não habilita à profissão, sendo encarado como uma especialização nesta área de conhecimento científico. Assim, no final do curso, e após aproveitamento positivo, será emitido um certificado em:

- Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade e Técnicas do Corpo.

 

Objetivos do Curso:

No curso de Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade e Técnicas do Corpo entendemos a existência de dois tipos de objetivos, um mais a nível profissional e técnico e um outro a nível da formação pessoal e psicocorporal:

- Desenvolver e aprofundar as competências técnicas e profissionais do aluno

- Dotar os alunos de recursos teóricos, práticos e vivenciais que lhes permitam explorar e enriquecer o seu âmbito de intervenção;

- Reconhecer a importância da psicomotricidade ao longo das diferentes fases de vida do indivíduo e da sua ligação a outras áreas profissionais;

- Capacitar o aluno para o conhecimento das competências psicomotoras e evolutivas no sentido de melhorar a compreensão do desenvolvimento pessoal, emocional e social do indivíduo ao longo da vida segundo as diferentes condições;

- Dotar os alunos de conhecimentos científicos que lhes permitam desenvolver o pensamento científico;

- Desenvolver e aprofundar as competências pessoais, emocionais e psicocorporais para a prática clínica e de intervenção

- Reconhecer o seu corpo como uma ferramenta de trabalho primordial na abordagem com o outro;

- Desenvolver a consciência corporal e as potencialidades de vivência e exploração do corpo próprio;

- Desenvolver e profundar novas formas de comunicação através de mediadores expressivos, criativos e corporais.

 

Métodos e técnicas pedagógicas:

- Abordagem teórico-prática (TP) através de métodos expositivos, interrogativos, ativos e de estudo de casos;

- Abordagem a nível da formação pessoal e psicocorporal (FPP) com aulas prático-vivenciais.

 

Metodologia de avaliação:

Para obtenção do certificado é necessária:

- Participação presencial em 75% das aulas durante a duração do curso;

- Elaboração de artigo científico/ trabalho de revisão teórica sobre uma das temáticas abordadas ao longo do curso, com avaliação positiva (80%);

- Reflexão individual sobre os módulos de Formação Pessoal (FPP) e de que forma estes influenciaram ou influenciarão o seu papel e a sua atuação como profissional (20%).

Saídas Profissionais

Os alunos no final da Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade e Técnicas do Corpo ficam habilitados a exercer a sua profissão:

- Em contextos clínicos, educacionais, institucionais e comunitários;

- Na elaboração e gestão de projetos multidisciplinares elencados no conhecimento científico da psicomotricidade;

- Na dinamização de grupos de estudos aprofundados em Psicomotricidade.

Plano Curricular

Módulo I

Sessão de abertura

Objetivos e organização do curso Psicomotricidade e Técnicas do Corpo

Apresentação da avaliação final do aluno

Corpo, Motricidade, Vida e Sociedade

A evolução da perceção do corpo ao longo dos tempos

Corporeidade e abordagem corporal em terapia

Conceito de grupo e modalidades grupais

Tipos e classificações de grupos

Fenómenos grupais

 

Módulo II

Formação prático-vivencial I – Eu e o Outro

Dimensões da Consciência Corporal: sensorial, diferencial, simbólica, expressiva, relacional e cultural

A escuta corporal

Eu-Outro: Os processos de significação na relação dual

Orientação tutorial individual para a elaboração dos artigos científicos

 

Módulo III

A utilização de conteúdos expressivos na intervenção psicomotora

Princípios e práticas das Terapias Expressivas

Técnicas expressivas centradas no corpo

Metodologias Artístico-Expressivas na intervenção psicomotora

 

Módulo IV

Os materiais como mediadores da relação terapêutica e a sua significação simbólica

Compreender de que forma os materiais são uma forma de comunicação

Explorar corporalmente os materiais.

Utilizar os materiais para interagir com a outra pessoa

Escolher materiais adequados

Conhecer os significados terapêuticos associados a cada material.

Identificar as características físicas e sensoriais de cada material que podem influenciar a prática.

Construir materiais significativos

Planear e construir um exemplo de material que seja significativo para a prática.

Associar a esse material diferentes forma de exploração em atividades de sessão

 

Módulo V

Formação prático-vivencial II – O corpo terapêutico no domínio pessoal

A preparação do psicomotricista para a ação terapêutica

A importância do reportório motor e do seu desenvolvimento no psicomotricista

O treino e o desenvolvimento da comunicação não-verbal e paralinguística no psicomotricista

 

Módulo VI

Psicomotricidade em Saúde Mental: a intervenção individual e em grupo na infância e adolescência

Conhecer a importância do setting terapêutico na intervenção psicomotora com crianças/ adolescentes com patologias graves do Agir (Dispositivo Temporal e Dispositivo Espacial)

Refletir acerca da capacidade empática do Psicomotricista nas sessões de Psicomotricidade;

A importância da linguagem analógica nas sessões de Psicomotricidade: da rutura da dependencia fusional até à conquista da identidade;

 

Módulo VII

Psicomotricidade Psico-afetiva: os os afetos e a relação na sessão de psicomotricidade

A influência da relação no desenvolvimento psico-afetivo do humano, e a sua importância no funcionamento dos neurónios espelho na psicomotricidade

Porquê a Psicomotricidade Relacional

A origem do conceito, as indicações clínicas e a eficácia da intervenção

A observação e a interpretação de sinais e sintomas

A importância da formação pessoal do psicomotricista, a atitude terapêutica e a posição do terapeuta

A intervenção ilustrada com casos clínicos

Workshop

A subjetividade da relação interpessoal

A proxémia, o toque corporal, o envolvimento, a aceitação do corpo do outro, a gestão das distâncias

Incidência e aprofundamento prático a nível da comunicação não verbal: 

Linguagem do corpo

Linguagem do olhar e dos sons

O uso da palavra

 

Módulo VIII

Formação prático-vivencial III – O corpo terapêutico no domínio relacional

Disponibilidade corporal do psicomotricista para a relação terapêutica

A gestão emocional do psicomotricista no processo terapêutico

 

Módulo IX

A contribuição da relaxação terapêutica na ação terapêutica

Tónus e a sua significação simbólica

A relaxação terapêutica

Metodologia e técnicas convencionais e não convencionais

A relaxação terapêutica na água

O toque na relação terapêutica

De-escalação verbal e corporal

A contribuição da relaxação para a consciencialização corporal do terapeuta

Controlo de processos verbais e corporais na gestão do comportamento agressivo do outro

 

Módulo X

Agitar o Corpo para despertar a mente – a intervenção psicomotora na expressão da psicopatologia do adulto

Introdução à Psicopatologia do adulto e modelos e intervenção e tratamento em Saúde Mental

Apresentação geral dos métodos de intervenção na prática clínica psicomotora

Intervenção no diagnóstico vs intervenção no sintoma

A escolha do método e a sua adaptação para diferentes expressões sintomatológicas

A Teoria da Mente e o critério para a construção de grupos terapêuticos em Psicomotricidade

Organização do esquema e imagem corporal e hipótese de relação com a cognição social

Das funções executivas para a capacidade de significação e representação

Especificidade da intervenção psicomotora

A expressão somática do sintoma psíquico – a intervenção psicomotora na somatização

A sintomatologia negativa e a cognição – a intervenção psicomotora nas perturbações psicóticas

Racionalidade, antecipação e previsibilidade – a intervenção psicomotora nas perturbações da ansiedade

As significações intersubjetivas do corpo em relação – a intervenção psicomotora nas perturbações da personalidade

 

Módulo XI

Psicomotricidade e geriatria - prevenção, intervenção e reabilitação

Envelhecimento e sistema psicomotor;

Estimulação psicomotora em pessoas idosas sem patologia;

Principais sintomas psicomotores nas patologias mais frequentes na população idosa;

Intervenção psicomotora em pessoas idosas com patologia;

Metodologias de intervenção com o cuidador da pessoa idosa.

 

Módulo XII

Formação prático-vivencial IV – Eu com o(s) Outro(s)

A importância do grupo e da cooperação na promoção da inclusão e do desenvolvimento do Ser

Eu com o(s) Outro(s): Os processos de significação da relação no grupo

Juntos somos mais fortes

 

Módulo XIII

Orientação tutorial para a elaboração dos artigos científicos

Síntese de conteúdos

Corpo Docente e Conferencistas

Adriana Frazão

Adriana Frazão

É Psicomotricista, Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. A sua vida profissional iniciou na área da intervenção em saúde mental com adultos em contexto hospitalar e instituições de reabilitação psicossocial. Atualmente, dedica-se à intervenção psicomotora com crianças e jovens com necessidades educativas especiais e com problemas de saúde mental, em escolas, clínicas privadas e em creches em Leiria, Coimbra e Fátima. Desenvolve também diferentes projetos de intervenção social assim como formações na área da psicomotricidade, tendo-se dedicado também nos últimos anos ao estudo do corpo do psicomotricista na relação terapêutica.

Ana Morais

Ana Morais

É Psicomotricista. Licenciada em Educação Especial e Reabilitação e especialista em Gerontologia, Mestre em Reabilitação Psicomotora e Doutorada em Motricidade Humana na especialização de Reabilitação. A sua prática clínica e de investigação concentra-se sobretudo nas áreas da psiquiatria e gerontologia (demências) com acompanhamento em ambulatório, internamento e cuidados paliativos. Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais como preletora e tem vasta publicação na sua área de estudos.

Catarina Branquinho

Catarina Branquinho

É Psicomotricista, Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa.

Trabalha com a população idosa, já tendo desenvolvido a sua prática em projetos comunitários, centros de dia, estruturas residenciais e em unidades de apoio especializado às pessoas com demência em estado avançado.

O interesse pelo papel dos materiais começou desde cedo, por perceber que estes seriam um aliado para alcançar os objetivos planeados e uma forma privilegiada de comunicação e, nesse sentido, foi o alvo da sua investigação no mestrado.

Janete Maximiano

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação Psicomotora (FMH-UL, 2002), Mestre em Psicossomática (ISPA, 2009) e doutoranda em Motricidade Humana no ramo de Reabilitação (FMH-UL, até 2016). Neste momento é mestranda em Psicologia (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa). Desde 2003 que é Psicomotricista da equipa de reabilitação psicossocial de adultos Espaço@com, do Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, tendo acumulado funções na equipa de Pedopsiquiatria do mesmo hospital entre 2003 e 2015.

Tem desenvolvido atividade docente em diversos cursos superiores, nomeadamente como assistente convidada na Licenciatura e Mestrado em Reabilitação Psicomotora (FMH-UL, 2009-2015) e participado como especialista de mérito em júris de provas académicas. Tem publicação nacional e internacional.

João Costa

João Costa

Psicomotricista. Mestre em Psicomotricidade Relacional e Perito em Psicomotricidade e saúde mental infanto-juvenil pelo European Forum of Psychomotricity. Professor Assistente Convidado na Universidade de Évora, Psicomotricista no Hospital Pediátrico de Lisboa – Departamento de Pedopsiquiatria e Diretor da clínica Instituto de Terapias Expressivas.

Autor de várias obras e artigos sobre Psicomotricidade Relacional de âmbito clínico editados em Portugal e no estrangeiro, tem sido convidado para palestras e conferências a nível nacional e internacional designadamente em congressos europeus e mundiais. Escreveu um capítulo para o livro Terapia em crianças e jovens e em 4 livros editados no Brasil. Editor de livros dirigidos às ciências da educação, psicologia do desenvolvimento e psicopatologia.

Luísa Costa

Psicomotricista desde 2005. Desenvolve trabalho terapêutico com crianças e adolescentes na área da Saúde Mental, tendo a possibilidade de intervir individualmente e em grupo. Esteve sempre integrada em equipas multidisciplinares criando uma linguagem de ligação entre a psicomotricidade e as outras intervenções terapêuticas. Tem desenvolvido um especial interesse pelo trabalho terapêutico em grupo. Apresentou, em Portugal e no estrangeiro, vários trabalhos referentes à sua prática clínica. Participa na formação de outros profissionais/equipas. Integra vários grupos de reflexão acerca dos desafios que a prática clínica levanta.

Maria Melo

Maria Melo

Maria Melo trabalha como Psicomotricista na Comunidade Terapêutica em Saúde Mental – Casa de Alba. Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana e com uma pós-graduação em Neuropsicologia Clínica. Desenvolveu a sua experiência profissional e conhecimento científico na área da saúde mental, em contexto hospitalar, institucional e clínica privada. Tem publicações e comunicações na área da psicomotricidade e saúde mental. Consciente que a qualidade da terapia psicomotora está ligada à forma como o próprio terapeuta integra as suas vivências e experiências corporais, publicou um artigo reflexivo sobre o corpo do psicomotricista com o grupo de trabalho Et Corpus.

Sara Duarte

Sara Duarte

Psicomotricista e Mestre em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, com estágio profissionalizante na área da saúde mental infanto-juvenil e de adultos. Foi Psicomotricista no serviço de psiquiatria do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca e, posteriormente, no serviço de pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia em contexto de internamento e de hospital de dia da adolescência. Atualmente é Psicomotricista em contexto escolar e clínica privada com crianças e jovens com perturbações do desenvolvimento e comorbilidades emocionais, e desenvolve um projeto de transição para a vida adulta de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais pela associação BIPP.

Co-fundadora do Et.Corpus, projeto no âmbito da formação e consciencialização do corpo do psicomotricista e autora de posters apresentados em congressos.

Professora Doutora Graça Duarte Santos

Psicóloga Clínica, com Mestrado em Educação Especial e Doutoramento em Psicologia (Terapias Expressivas), com formação em Psicodrama, tem também vários anos de prática clínica com crianças, adolescentes e adultos.

Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Lecciona desde 2000 disciplinas de Terapias Expressivas nas licenciaturas de Psicologia, Reabilitação Psicomotora e Mestrado em Psicomotricidade. Professora Convidada na European Graduate School, Suiça  (Arts, Health and Society Divison) no MA e Doctoral Program in Expressive Arts: Therapy, Consulting, Education and Social Change.

Membro das Comissões de Curso do 1º ciclo em Reabilitação Psicomotora e Mestrados em Psicomotricidade e em Educação Especial – domínio cognitivo e motor. Membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia. Focaliza os seus interesses científicos e de investigação numa dupla aproximação entre a Psicologia e a Corporeidade, e entre as Intervenções Expressivas de Mediação Corporal e os Processos Inclusivos. Tem realizado múltiplos workshops nesta área em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Itália, Holanda, Suiça, República Checa e USA).

Susana Guimarães

Susana Guimarães

Susana Guimarães é Psicomotricista Especialista e Mestre em Reabilitação Psicomotora, graduada em Psicomotricidade e em Terapias Expressivas/ Dançaterapia e doutoranda em Motricidade Humana na especialização de Reabilitação.

A sua atividade profissional e clínica tem sido dedicada à intervenção psicomotora e expressiva com adultos com experiência de doença mental desde 1999. Desde 2000 dá formação na área da psicomotricidade e leciona no ensino superior unidades curriculares relacionadas com a Avaliação e Intervenção Psicomotora, Relaxação Terapêutica, Terapias Expressivas e Técnicas Pedagógico-Expressivas na educação.

Além da atividade clínica que desenvolve é Professora Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Castelo Branco e membro fundador do Et.Corpus. Tem participado em vários congressos e conferências, nacionais e internacionais e mantém atividade na publicação científica. Os seus interesses profissionais, académicos e científicos relacionam-se com a avaliação e práticas psicomotoras e expressivas, com o desenvolvimento pessoal, relacional e vivencial do indivíduo e com a formação pessoal e psicocorporal do psicomotricista.

Calendarização e localização

LISBOA

PORTO

26 de Outubro de 2019;

09 e 16 de Novembro de 2019;

11 e 18 de Janeiro de 2020;

08 e 29 de Fevereiro de 2020;

14 e 21 de Março de 2020;

04 de Abril de 2020;

09 e 23 de Maio de 2020;

06 de Junho de 2020.

09 de Novembro de 2019;

07 e 14 de Dezembro de 2019;

11 e 25 de Janeiro de 2020;

08, 15 e 29 de Fevereiro de 2020;

21 e 28 de Março de 2020;

18 de Abril de 2020;

09 e 30 de Maio de 2020.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Número de Vagas: limitadas.

Duração:  104 Horas Presenciais/ horas letivas em sala de aula

Horário: Sábados – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,240.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,091.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,054.00 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 11 Set. 2019 / Porto até 25 Set. 2019

1,016.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
103.30 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
93.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 11 Set. 2019 / Porto até 25 Set. 2019

84.70 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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