CURSO AVANÇADO PÓS-UNIVERSITÁRIO EM TREINO DE ANIMAIS DE COMPANHIA - 2ª edição
Partilhar

CURSO AVANÇADO PÓS-UNIVERSITÁRIO EM TREINO DE ANIMAIS DE COMPANHIA - 2ª edição

Certificação

undefined

 

Instituto Reconhecido

undefined

Lisboa - 12 Out. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Lisboa até 25 Set. 2019

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LISBOA: 23-09-2019

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Todos os estudantes finalistas, licenciados e profissionais formados em cursos relacionados com as ciências da vida (antropólogos, biólogos, enfermeiros veterinários, médicos veterinários, psicólogos, zootécnicos, entre outros) que queriam aprofundar ou adquirir novos conhecimentos. Treinadores qualificados e com experiência, bem como qualquer candidato que não possua as características anteriormente definidas, deverão submeter o seu currículo e uma carta de motivação endereçada à Coordenação Científica, para que se assegure que tem as competências necessárias para o acompanhamento e usufruto do curso.

Descrição

Coordenação Cientifica:

Gonçalo da Graça Pereira

Gonçalo da Graça Pereira - Portugal

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Etologia Clínica e Bem-estar Animal pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid. Doutorado em Ciências Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Diplomado pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento (ECAWBM) nas sub-especialidades Medicina Comportamental (BM) e Bem-estar Animal, Ética e Lei (AWSEL). Fundador e Diretor Científico-Pedagógico do Centro para o Conhecimento Animal. Presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM) e Vice-Presidente da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE). Professor Convidado na Escola Superior Agrária de Elvas (Instituto Politécnico de Portalegre) e Professor convidado em várias outras Faculdades e Universidades nacionais e internacionais. Formador e palestrante em Cursos, Seminários, Conferências e Congressos nacionais e internacionais. Autor, Co-autor e Coordenador de diversos estudos em Comportamento e Bem-estar Animal.

Maria Isabel Santos

Maria Isabel Santos - Portugal

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2001, realizando desde então Consultas de Comportamento de Cão e Gato em diferentes Clínicas e Hospitais Veterinários da região Norte de Portugal. Mestre em Medicina Veterinária, com tese na área de Comportamento Animal, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2012. Coordenadora científica e docente do Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) e colaboradora do Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA). Membro da Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL). Membro da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE). Oradora em várias ações de formação e com publicações na área do Comportamento Animal a nível nacional e internacional.

Sara Fragoso

Sara Fragoso

Licenciada em Biologia - Ramo Científico pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Mestrado em Etologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Mestrado em Etologia Clínica pela Faculdade de Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona. Doutoranda em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. Docente de Etologia e Psicologia Comparada na Licenciatura em Psicologia no ISEIT - Instituto Piaget. Colaboração em vários estudos e projetos no âmbito do Comportamento e Bem-estar Animal. Coordenação de projeto de treino e modificação comportamental de gatos no Centro de Recolha Oficial de Sintra. Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL). Fundadora e diretora científico-pedagógica do Centro para o Conhecimento Animal.

 

Coordenação Pedegáogica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica:

O treino animal é uma área com crescente interesse e procura a nível mundial. Este curso surge no sentido de dotar os participantes dos conhecimentos e competências necessários para desempenhar diversas funções relacionadas com o treino de várias espécies de companhia oferecendo formação para quem procura um trabalho diretamente ligado ao treino animal ou para quem pretenda aprofundar conhecimentos nesta área. A crescente importância do treino no bem-estar e no maneio de animais de companhia, nomeadamente em clínicas veterinárias e nos respetivos lares, apresentam algumas oportunidades profissionais para os alunos deste curso. Para isso, este curso tem uma abordagem direta ao tema do treino animal com especial destaque para os métodos mais recentes, humanitários e com base científica atualizada.

 

O que nos diferencia?

1. Formadores nacionais e internacionais reconhecidos como referência na área da Etologia, da Medicina do Comportamento, do Treino e da Modificação Comportamental e do Bem-estar Animal.

2. Aplicabilidade do curso através da discussão de casos reais da teoria à prática.

3. Possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso, e sob orientação de um coordenador, na apresentação de um projeto prático.

 

Objetivos Pedagógicos:

Os objetivos do aperfeiçoamento avançado ajudam o participante a obter os requisitos educacionais do treino de animais de companhia. São objetivos prioritários:

a)    Conhecer o comportamento dos animais de companhia mais frequentes;

b)    Adquirir conhecimentos teóricos e práticos para a execução de funções em diversos trabalhos relacionados com o treino;

c)     Estar familiarizado com o treino e a modificação comportamental;

d)    Estimular um pensamento crítico, trabalho de equipa e uma atitude pró-ativa.

 

Critérios de Avaliação:

- Número de faltas não excedendo 25% da carga horária do curso.

- A avaliação do formando é constituída poruma componente teórica (escrita) e por uma componente prática (realização de um projeto de treino). Para a realização do projeto de avaliação, cada formando contará com a orientação de um tutor. Este projeto será apresentado e discutido no módulo final.

As datas da avaliação serão indicadas na primeira aula da pós-graduação, bem como as regras e instruções para a realização e apresentação do projeto de avaliação.

Plano Curricular

Módulo 1: Bases do treino animal (32 horas)

a) Conceitos gerais e história do treino

b) Cognição e motivação

c) Tipos de reforços

d) Aprendizagem não-associativa e associativa

e) Inadequação da punição positiva e do treino aversivo

f) Material auxiliar de treino

g) Esquemas e “timing” de reforços

h)”Clicker training”: bases teóricas e vantagens da sua aplicação

i) “Clicker training”: aplicação prática

 

Módulo 2: Bem-estar, Ética e Legislação (16 horas)

a) Conceitos e definições de bem-estar animal

b) Avaliação de bem-estar

b) Bem-estar e métodos de treino

d) Ética animal

e) Legislação portuguesa e internacional

 

Módulo 3: Treino de Cães (24 horas)

a) Comportamento do cão e sua ontogenia

b) Problemas comportamentais

c) Como ensinar um cão - da obediência básica ao treino de “obedience”

d) Aplicação prática de várias técnicas de treino

 

Módulo 4: Treino de Gatos (24 horas)

a) Comportamento do gato e sua ontogenia

b) Problemas comportamentais

c) Como ensinar um gato: utilidade do treino no dia-a-dia

d) Aplicação prática de várias técnicas de treino

 

Módulo 5: Treino de Novos Animais de Companhia (16 horas)

a) Comportamento de algumas espécies de roedores, peixes e répteis

b) Problemas comportamentais

c) Aplicações práticas e utilidade do treino

 

Módulo 6: Treino de Aves (16 horas)

a) Comportamento de aves e sua ontogenia

b) Problemas comportamentais

c) Aplicações práticas e utilidade do treino

 

Módulo 7: Aprendizagem social (16 horas)

a) Conceitos de aprendizagem social e papel da memória

b) Abordagem prática

 

Módulo 8: Modificação Comportamental (16 horas)

c) Aplicação de diferentes técnicas de treino na modificação de comportamentos problemáticos

d) Abordagem prática

Corpo Docente

Bárbara Noriega

Bárbara Noriega - Portugal

Licenciada em Psicologia Educacional pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ligada à área animal desde 1990, dedica-se exclusivamente ao treino de animais. Frequentou e continua a frequentar seminários e formações na área do treino animal, tendo já sido palestrante e ministrado diversos workshops. Escreveu artigos em revistas da especialidade. Colaboração em projeto de treino e modificação comportamental de gatos. Tem como principais áreas de interesse estratégias de redução de stress, modificação comportamental, educação de cachorros e melhoria da qualidade de vida dos animais seniores. Colaboradora do Centro para o Conhecimento Animal. Fundadora da B Positive – Treino de Animais. Certificada para realizar sessões de Tellington Ttouch.

Claudia Fugazza

Claudia Fugazza - Budapeste

Researcher at the Department of Ethology in Eötvös Loránd University (Budapest). Her research is focused on dogs’ social cognitive abilities. She developed a training method called Do as I Do (named after Hayes & Hayes 1952 and Topál et al. 2006), which relies on dog’s imitative skills and is currently using it as paradigm to study dogs’ cognition. Due to its effectiveness, this method also spread in the applied field of dog training and she devotes part of her research to study its effectiveness. Obtained her PhD in Ethology at Eötvös Loránd University (Budapest) conducting research on social learning and imitation in dogs. Received her B.Sc. on Dog Breeding and Education (TACREC), a Master in Ethology of Companion Animals and a Master in Dog Training at the University of Pisa (Italy). Published a book on the use of social learning in dog training, Fugazza C. 2011 “DO AS I DO Using Social Learning to Train Dogs” – Ed. Haqihana (Milano), translated in other 5 languages and a DVD, Fugazza C. 2013 “Do as I Do. A new training method based on social learning” Ed. Tawzerdog (USA). Lecturer at several seminars about social learning in dogs and its use in dog training in several countries in Europe, USA, Japan and Latin America.

Cristina Briosa

Cristina Briosa

Licenciada em Medicina Veterinária, pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Lisboa (1983). Iniciou a sua atividade profissional na Junta Nacional dos Produtos Pecuários, onde trabalhou no sector da avicultura, transitou posteriormente para o IROMA e mais tarde para o Gabinete de Planeamento de Políticas Agro-Alimentares, para o sector da suinicultura. Desde 1997 que exerce funções na área do Bem-Estar Animal, em particular no que se refere à proteção dos animais de companhia. Tem desenvolvido diversas ações com vista à sensibilização das crianças e do público em geral, para uma detenção responsável de animais de companhia, nomeadamente folhetos, material para divulgação nas escolas e apresentações em “powerpoint”. Colabora como formadora em ações de formação várias, destinadas a Médicos Veterinários Municipais, GNR/SEPNA e PSP. Foi docente convidada em cadeiras opcionais da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa e no Curso de Especialização Tecnológica (CET) em "Cinotecnia: treino de cães” da Universidade Lusófona de Lisboa.

Gonçalo da Graça Pereira

Gonçalo da Graça Pereira - Portugal

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Etologia Clínica e Bem-estar Animal pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid. Doutorado em Ciências Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Diplomado pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento (ECAWBM) nas sub-especialidades Medicina Comportamental (BM) e Bem-estar Animal, Ética e Lei (AWSEL). Fundador e Diretor Científico-Pedagógico do Centro para o Conhecimento Animal. Presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM) e Vice-Presidente da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE). Professor Convidado na Escola Superior Agrária de Elvas (Instituto Politécnico de Portalegre) e Professor convidado em várias outras Faculdades e Universidades nacionais e internacionais. Formador e palestrante em Cursos, Seminários, Conferências e Congressos nacionais e internacionais. Autor, Co-autor e Coordenador de diversos estudos em Comportamento e Bem-estar Animal.

Hugo Roby

Hugo Roby - Portugal

I Curso Técnico de Cinofilia na Escola Beira Aguieira. Desde 1998 tem frequentado variadíssimas formações com: Ian Dunbar, Attila Szkukalek, Roger Abrantes, Turid Rugaas, Ádam Miklósi, Anders Hallgren, Alberto Álvarez, Kim Moeller, Daniel Mills, Grisha Stewart, Patricia Mcconnell, Mario Verslype, Emily larlham, Kay Laurence, Helen Zulch, Sarah Whitehead, Susan Friedman, Kelly Dunbar entre outros. De destacar presença na conferência da APDT em Oakland (2009/USA) e na ClickerExpo | Karen Pryor, Dinamarca-2016. As suas principais formações foram a de “Treinador de Cães de Assistência para Pessoas com Deficiência”, “ Clicker trainers Competency Assessment Program (Cap.2)” e “Chicken Camp V com Bob Bailey”. Em 2009 assistente de aulas a clientes e do curso de treinadores de Jean Donaldson na SPCA, San Francisco, Califórnia. Assistente convidado de algumas formações na Europa de Grisha Stewart e Kim Moeller e no “Woof! The European Training & Behaviour Conference: Thinking outsider the crate”. Co-organizador do terceiro curso mundial para instrutores de “BAT” Grisha Stewart ) e organizador do “Seminário Brain to Bite” com Chirag Patel em Braga. Educador canino voluntário na Associação Ânimas (educou o primeiro cão de serviço para pessoas com deficiência auditiva em Portugal). De Fevereiro de 2007 até Março de 2012 colaborou com o Hospital Veterinário do Porto, no qual fundou (juntamente com a Dra. Mónica Roriz) a Puppy School e foi responsável pelo curso de treinadores deste hospital. Em Setembro de 2013, é Certified Professional Dog Trainer- Knowledge Assessed. É Professional Full Member - Association Pet Dog Trainer (APDT). Realizou em 2015 o “Animal Training Seminar for Zoological Professionals”, com Ken Ramirez, Chicago, USA e a formação Living & Learning With Animals – The Science & Technology of Behavior Change de Susan G. Friedman, Ph.D. 1º Coach for Companion Animals - Tellington Ttouch Training instrutora Lisa Leicht - Programa Criado por Linda Tellington-Jones. Em 2016 realizou serviços de educação canina aos cães residentes no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. No presente é educador canino no Canil Municipal do Porto, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, promover o bem-estar e aumentar as adoções. Diariamente o seu trabalho incide em aulas de educação canina e treino de animais, especialmente na modificação de comportamento.

Inês Canavarro de Morais

Inês Canavarro de Morais - Portugal

Médica veterinária e antropóloga, licenciada em 1999 pela Universidade de Coimbra onde iniciou os estudos na área da primatologia com um dos primeiros projetos em Portugal sobre o uso de enriquecimento de cativeiro e desenvolvimento de estereotipias em chimpanzés. Doutorada pela University of Liverpool em Comportamento Animal desde 2007, na área de desenvolvimento comportamental de babuínos em cativeiro. Professora de várias cadeiras e orientadora de dissertações na área de comportamento e bem-estar animal, biologia da conservação, ecologia comportamental e comportamento e maneio de animais selvagens e exóticos durante vários anos no Reino Unido. Desenvolveu ainda estudos e recolha de dados sobre enriquecimento ambiental e comportamento de equinos, felinos e primatas no Knowsley Safari Park durante 5 anos. Presentemente professora de comportamento e bem-estar animal na EUVG (Escola Universitária Vasco da Gama) e investigadora principal em vários projetos na área de comportamento e bem-estar de equinos, pequenos ruminantes, felinos e primatas em cativeiro, e na aplicação de protocolos de avaliação de bem-estar. Membro da ESVCE (European Society of Veterinary Clinical Ethology), AWSELVA (Animal Welfare Science, Ethics and Law Veterinary Association), ASAB (Association for the Study of Animal Behaviour) e PSIanimal – Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-Estar Animal.

Maria Isabel Santos

Maria Isabel Santos - Portugal

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2001, realizando desde então Consultas de Comportamento de Cão e Gato em diferentes Clínicas e Hospitais Veterinários da região Norte de Portugal. Mestre em Medicina Veterinária, com tese na área de Comportamento Animal, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2012. Coordenadora científica e docente do Instituto Português de Psicologia (INSPSIC) e colaboradora do Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA). Membro da Direção da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL). Membro da European Society of Veterinary Clinical Ethology (ESVCE). Oradora em várias ações de formação e com publicações na área do Comportamento Animal a nível nacional e internacional.

Miguel Santos

Miguel Santos - Portugal

Treinador-Chefe do Departamento de Aves do Zoomarine - Algarve. Trabalha na área de treino e maneio de aves desde 2003 em Portugal e no estrangeiro. Past President da IAATE - “International Association of Avian Trainers and Educators” e membro de vários Comités dessa mesma associação. Diplomado dos cursos “Living & Learning with Animals” da Drª Susan Friedman - BehaviorWorks, “Contemporary Animal Training and Management Workshop” da Natural Encounters Inc, e “Animal Welfare & Behavior” da Universidade de Edinburgo. Membro da IAATE, e ABMA (Animal Behavior Management Alliance). Certificado CPBC pela IAABC (International Association of Animal Behavior Consultants). Consultor de Comportamento e Treino no “Philippine Eagle Center” (uma das espécies de águia mais ameaçada no planeta), em Davao, Filipinas. Orador e formador em várias conferências internacionais. Autor de vários artigos em publicações de treino e comportamento de aves.

Sara Fragoso

Sara Fragoso

Licenciada em Biologia - Ramo Científico pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Mestrado em Etologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Mestrado em Etologia Clínica pela Faculdade de Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona. Doutoranda em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. Docente de Etologia e Psicologia Comparada na Licenciatura em Psicologia no ISEIT - Instituto Piaget. Colaboração em vários estudos e projetos no âmbito do Comportamento e Bem-estar Animal. Coordenação de projeto de treino e modificação comportamental de gatos no Centro de Recolha Oficial de Sintra. Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal (PSIANIMAL). Fundadora e diretora científico-pedagógica do Centro para o Conhecimento Animal.

Vanda Marnoto

Vanda Marnoto - Portugal

Licenciada em Ciências e Tecnologia Animal pela Universidade de Évora. Mestre em Psicobiologia pelo ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Pós-graduação em Comportamento e Bem-estar Animal, pelo ISPA – Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Diplomada pelo Moorpark College (Los Angeles), em Treino e Gestão de Animais Exóticos, nas especialidades de Educação de Vida Selvagem e de Treino Animal. Diplomada em Gestão Prática e Efectiva de Abrigos para Animais, Formação de Formadores, Orientação na Natureza e Mergulho, entre outros. Técnica de Bem-estar e Comportamento Animal e Treinadora no Oceanário de Lisboa, Fluviário de Mora, Badoca Safari Park e Zoomarine. Formadora de Bem-estar Animal no Oceanário de Lisboa e Fluviário de Mora. Formadora de Biodiversidade, Ecologia e Comportamento Animal no CPAS – Centro Português de Actividades Subaquáticas (Departamento de Ecologia), em Lisboa. Treino de animais de companhia. Colaboração na área educacional com o Jardim Zoológico de Lisboa e Oceanário de Lisboa. Voluntariado em instituições zoológicas nacionais e internacionais e em associações de protecção de animais. Palestras nacionais sobre Instituições Zoológicas, Bem-Estar e Comportamento Animal e Enriquecimento Ambiental e Treino na Universidade de Évora e Escola Superior Agrária de Elvas, e palestras internacionais sobre mamíferos marinhos. Co-autoria de artigo científico sobre comportamentos reprodutivos de lontras-marinhas sob cuidado humano. Membro activo da AICAS – Associação Ibérica de Cuidadores de Animais Selvagens.

Calendarização e localização

Lisboa - Algés

12 e 13 de Outubro de 2019;

restantes datas brevemente disponíveis.

CPC Animal - Centro Para o conhecimento Animal

Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, 40A 

1495-020 | Algés, Portugal

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,990.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,751.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,691.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 25 Set. 2019

1,631.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
165.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
149.30 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Lisboa até 25 Set. 2019

136.00 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

CPC ANIMAL - Centro Para o Conhecimento Animal

Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, 40A, 1495-020 | Algés, Portugal

Telefone: 911 114 911

E-mail: geral@cpcanimal.pt

URL: www.cpcanimal.pt

Critérios de seleção

- Análise Curricular, e;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar