CURSO PRÁTICO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Partilhar

CURSO PRÁTICO SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Acreditação

undefined

12 créditos

 

Certificação

undefined

 

Instituto Reconhecido

undefined

Livestream - 03 Nov. 2020 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream até 20 Set. 2020

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LIVESTREAM: 15-10-2020

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

Descrição

Coordenação Científica:

Joana Cruz

Joana Cruz , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela FPCEUP, com mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia da Educação pela UM. Direção intermédia de 3.º grau de Gestão de Projetos Educativos, na Câmara Municipal de Matosinhos. Coordenou os projetos “A Ler Vamos…”, “Matiga – Matemática Amiga” e “Matosinhos Inclusivo”. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada Norte-Porto. Leciona unidades curriculares na licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia da Educação no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Constam do seu currículo a publicação de capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, de uma plataforma online de apoio à avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender) e de um programa online de literacia familiar (JIL–Jogos interativos de leitura). Apresentou comunicações em simpósios nacionais e internacionais. Faz parte, como membro da equipa, dos projetos Planos Inovadores e Integrados de Combate ao Insucesso Escolar no concelho de Matosinhos (Programa Operacional Norte 2020) e Whole school social labs: Innovative and participatory approaches for citizenship education and social inclusion (Erasmus + Programme).

 

Coordenação Pedagógica:

José Pinto Gouveia , Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários:

Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia, Estudantes de Psicologia e outros profissionais sujeitos a análise curricular.

 

Certificação:

Formação Certificada: DGERT

Instituto membro da EUROPLAT

 

Acreditação OPP*:

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (12 créditos) na Especialidade Geral em Psicologia da Educação e na Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos.

Plano Curricular

Objetivos Gerais:

Com o decreto-lei 54/2018, o currículo e as aprendizagens dos alunos passaram a ser o centro da atividade da escola. O desafio atual da escola afasta-se da conceção de que é necessário categorizar para intervir, enfatizando a necessidade de encontrarem formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às caraterísticas e condições individuais de cada aluno/a, mobilizando os meios de que a escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.

O presente curso visa:

- Enfatizar a necessidade de se encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às caraterísticas e condições individuais de cada aluno/a, mobilizando os meios de que a escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa;

- Compreender os conhecimentos teórico-empíricos e de competências técnicas relacionadas com as dificuldades de aprendizagem;

- Conhecer e capacitar a utilização de ferramentas conceptuais e metodológicas necessárias à intervenção na promoção de respostas educativas diferenciadas em contexto educativo.

 

Objetivos Específicos | Conpetências a Desenvolver:

- Compreender o modo como o conceito de dificuldades de aprendizagem evoluiu ao longo do tempo.

- Conhecer as características e os processos subjacentes à avaliação de competências de leitura, escrita e matemática.

- Relacionar a avaliação e monitorização sistemática de competências com uma intervenção adequada às caraterísticas dos/as alunos/as.

- Adotar práticas coerentes com a legislação atual.

 

Metodologia de Ensino:

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática através de metodologias expositivas, demonstrativas e ativas: discussão de casos e exploração de plataformas digitais.

 

Critérios de Avaliação:

Reflexão escrita/breve sobre os conteúdos lecionados.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação final mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Duração:

24 Horas

 

Plano Curricular:

 

Módulo 1

- Caracterizar/Conhecer o conceito de dificuldades de aprendizagem.

- Compreender a evolução do conceito de dificuldades de aprendizagem ao longo do tempo.

- Identificar os modelos atuais na definição de dificuldades de aprendizagem.

 

Módulo 2

- Identificar dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita à luz do novo decreto-lei 54/2018.

- Caracterizar novas formas de avaliar as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

- Aplicar as ferramentas concetuais e metodológicas necessárias à promoção de respostas educativas diferenciadas em contexto educativo, no âmbito da leitura e da escrita.

 

Módulo 3

- Reconhecer novas formas de avaliar as dificuldades de aprendizagem na matemática.

- Aplicar as ferramentas concetuais e metodológicas necessárias à promoção de respostas educativas diferenciadas em contexto educativo, no âmbito da matemática.

Corpo Docente

Joana Cruz

Joana Cruz , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela FPCEUP, com mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia da Educação pela UM. Direção intermédia de 3.º grau de Gestão de Projetos Educativos, na Câmara Municipal de Matosinhos. Coordenou os projetos “A Ler Vamos…”, “Matiga – Matemática Amiga” e “Matosinhos Inclusivo”. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada Norte-Porto. Leciona unidades curriculares na licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia da Educação no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Constam do seu currículo a publicação de capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, de uma plataforma online de apoio à avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender) e de um programa online de literacia familiar (JIL–Jogos interativos de leitura). Apresentou comunicações em simpósios nacionais e internacionais. Faz parte, como membro da equipa, dos projetos Planos Inovadores e Integrados de Combate ao Insucesso Escolar no concelho de Matosinhos (Programa Operacional Norte 2020) e Whole school social labs: Innovative and participatory approaches for citizenship education and social inclusion (Erasmus + Programme).

Calendarização e localização

LIVESTREAM
03, 05, 10, 12, 17 e 19 de Novembro de 2020.
Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas.

Nota: Datas sujeitas a eventais alterações

Horário: Pós-Laboral das 18h00 às 22h00

 

Investimento

Inscrição:

50.00 €

Propina:

290.00 €

Seguro escolar:

8.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento

Normal + Seguro Escolar
290.00 € + 8.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
246.50 € + 8.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream até 20 Set. 2020

237.80 € + 8.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar