ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE MENTAL INFANTIL E JUVENIL
– Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE MENTAL INFANTIL E JUVENIL

– Advanced Professional Program –

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Lisboa - 30 Mai. 2020 - Inscrições Abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LISBOA: 11-05-2020

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica:

Ana Isabel Gomes

Ana Isabel Gomes , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com Mestrado em Psicoterapia e Psicologia da Saúde, e Doutoramento em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Investigadora Doutorada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, integrada no projeto de investigação Parentalidade e Alimentação (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Professora adjunta (convidada) na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Investigadora no Centro de Investigação em Ciência Psicológica, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Exerceu funções como psicóloga no Hospital Lusíadas Lisboa, integrada na equipa multidisciplinar da Unidade de Tratamento da Dor e da Unidade de Oncologia entre 2009 e 2019. Tem vindo a desenvolver o seu trabalho de investigação sobre os processos de comunicação e estabelecimento de relação entre profissionais de saúde e utentes, metodologias de intervenção psicológica na doença física, e promoção de comportamentos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares, com várias comunicações e publicações nestas áreas. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica:

José Pinto Gouveia , Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários:

Psicólogos, Licenciados na área da Educação, Saúde e outros profissionais interessados.

 

Certificação:

Formação Certificada: DGERT

Instituto Membro da EUROPLAT

 

Saídas profissionais:

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão com conhecimentos reforçados em saúde mental infantil e juvenil, nos seguintes contextos, entre outros:

- Instituições escolares (creches, jardins de infância, escolas básicas e secundárias);

- Departamentos de Saúde e de Educação das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia;

- Equipas interdisciplinares em Hospitais e Centros de Saúde;

- Colaboração em programas de intervenção comunitários no âmbito da promoção da saúde mental e física.

Plano Curricular

Objetivos Gerais:

Adquirir conhecimentos e competências relativas à avaliação, identificação de indicadores de risco, referenciação e intervenção de perturbações e problemas psicológicos específicos na infância e na adolescência.

 

Objetivos Específicos ! Competências a Desenvolver:

- Enumerar as principais problemáticas e áreas de preocupação em saúde mental infantil e juvenil;

- Reconhecer critérios, sinais de alerta, e fatores de risco e de proteção das diferentes perturbações em saúde mental infantil e juvenil em função das competências, tarefas e desafios específicos dos estádios de desenvolvimento;

- Selecionar, adaptar e utilizar instrumentos de rastreio, triagem e de avaliação direcionadas a crianças, adolescentes e família em função das diferentes perturbações em saúde mental infantil e juvenil;

- Reconhecer mecanismos e recursos de referenciação em saúde mental infantil e juvenil;

- Selecionar, adaptar e aplicar metodologias de intervenção e estratégias preventivas especificamente utilizadas com crianças, adolescentes e família considerando as diferentes perturbações em saúde mental infantil e juvenil, as fases de desenvolvimento e as competências profissionais específicas;

-Analisar criticamente materiais audiovisuais, recomendações, situações clínicas e casos práticos ilustrativos das diferentes problemáticas em saúde mental infantil e juvenil nas várias fases de desenvolvimento da infância e dos adolescentes, e considerando diferentes agentes interventivos e contextos de atuação.

 

Critérios de avaliação:

Teste de avaliação sumativa

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação final de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Duração:

88 horas

 

Plano Curricular:

 

Módulo 1. O desenvolvimento na infância e na adolescência e a saúde mental: principais perturbações

- Apresentação da formação “Saúde mental infantil e juvenil: Escutar, identificar, actuar”.

- Saúde mental e perturbações mentais na infância e na adolescência: fundamentos e definição.

- Mecanismos, modelos explicativos e factores de risco e de protecção em saúde mental.

- Distinção entre normativo e patológico.

- Competências e tarefas desenvolvimentistas, principais áreas de preocupação, e indicadores de risco nos diferentes estádios: os primeiros anos de vida, idade pré-escolar, idade escolar e adolescência.

- O diagnóstico de perturbação mental na infância e adolescência: principais perturbações.

 

Módulo 2. O desenvolvimento na infância e na adolescência e a saúde mental: observar, comunicar, avaliar e intervir

- Observação e recolha de informação junto da criança, o adolescente e a família: metodologias de rastreio, triagem e avaliação inicial nos vários contextos de intervenção.

- Referenciação e respostas de intervenção: qual a contribuição dos diferentes intervenientes? Comunicação e partilha de informação, aspectos éticos e de confidencialidade. O trabalho em equipa e a articulação multidisciplinar na avaliação, referenciação e intervenção.

- Acções preventivas e estratégias de intervenção em saúde mental infantil e juvenil.

 

Módulo 3. Perturbações do comportamento (hiperactividade, oposição, conduta) (Não quero! Depressa! Agora!)

- Características das perturbações do comportamento: definição e sintomatologia

- A Perturbação de Oposição e Desafio (POD), a Perturbação de Conduta (PC) e a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)

- Estratégias de avaliação inicial

- Acções preventivas e estratégias de intervenção inicial em contexto escolar e clínico

- Análise de casos práticos

 

Módulo 4. Perturbações do desenvolvimento (linguagem, aprendizagem, cognitivo) (Não consigo fazer...)

- Desenvolvimento e aprendizagem

- Perturbações do desenvolvimento

- Análise de vinhetas clínicas e de material áudio-visual

 

Módulo 5. Perturbações do espectro do autismo (Quem sou eu?)

- As Perturbações do Espectro do Autismo

- Instrumentos de avaliação e despiste

- Metodologias de Intervenção nas Perturbações do Espectro do Autismo: fundamentos teóricos e componentes práticas

- Estratégias de intervenção em contexto escolar e familiar

 

Módulo 6. Perturbações do humor e da ansiedade (Não me sinto bem…)

- Caracterização, diagnóstico e enquadramento desenvolvimentista das perturbações de ansiedade e do humor

- Fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento da perturbação e/ou sintomatologia

- Avaliação de sinais de alarme e avaliação detalhada de diagnóstico e de impacto com a criança e com a família

- Ações preventivas e estratégias globais a aplicar em contexto escolar ou clínico

- Referenciação e recursos disponíveis

- Trabalho articulado das várias especialidades em equipa multidisciplinar

- Análise de estudos de caso e exercícios práticos

 

Módulo 7. Perturbações do sono (Não quero ir para a cama!) e perturbações da eliminação (Foi um acidente!)

- Aspetos gerais das perturbações do sono e da eliminação

- Fatores intervenientes no desenvolvimento das perturbações do sono e da eliminação

- Sinais de alarme e psicopatologia

- Medidas preventivas e estratégias de intervenção com a criança, adolescente e família

- Referenciação e recursos disponíveis

- Prognóstico

 

Módulo 8. Perturbações alimentares (Huummm… que bom!)

- Compreensão das etapas normais de desenvolvimento alimentar:

- Má progressão ponderal nas crianças abaixo dos 2 anos:

- Má progressão ponderal nas crianças acima dos 2 anos:

- Doenças do comportamento alimentar: Anorexia nervosa, Bulimia nervosa, Alimentação selectiva, Fobia alimentar e Alimentação Excessiva/Compulsiva

- Obesidade Infantil

 

Módulo 9. Abuso, negligência e maus tratos (Por favor, ajuda-me…!)

- Risco vs. perigo

- As necessidades da criança/jovem

- Definição e tipologia dos maus-tratos na infância

- Fatores de risco e de proteção nas situações de perigo

- Indicadores / Sinais de alarme

- Consequências orgânicas e psicossociais

- Mitos sobre os maus-tratos

- O sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal

- Análise de casos práticos

- Estratégias de prevenção

 

Módulo 10. Consumos e comportamentos aditivos com e sem substâncias (Quero experimentar. Não consigo parar…)

- Dependências com substâncias: exemplos

- Modelos de conceptualização de dependências com substâncias

- As novas dependências: exemplos

- Modelos de conceptualização de adição aos videojogos online

- Sinais de alerta

- IGD-9 e outras abordagens de avaliação

- Metodologias de intervenção na adição aos vídeojogos online

- Análise de casos práticos

 

Módulo 11. Problemas de adaptação a situações específicas (transições académicas, mudança de residência, doença, divórcio, nascimento de irmãos, luto, acidentes) (Como vai ser daqui para a frente?)

- Perturbação de ajustamento: indicadores e critérios de diagnóstico; fatores de risco e fatores protetores.

- Stress agudo e stress crónico – impacto no bem-estar da criança ou adolescente

- Avaliação e intervenção integradas: ferramentas, recursos e metodologias; do contributo do psicólogo ao papel dos Educadores (Pais e Professores).

- A importância do lúdico no suporte a crianças/adolescentes com dificuldades de ajustamento e adaptação.

Corpo Docente

Ana Isabel Gomes

Ana Isabel Gomes , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com Mestrado em Psicoterapia e Psicologia da Saúde, e Doutoramento em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Investigadora Doutorada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, integrada no projeto de investigação Parentalidade e Alimentação (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Professora adjunta (convidada) na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Investigadora no Centro de Investigação em Ciência Psicológica, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Exerceu funções como psicóloga no Hospital Lusíadas Lisboa, integrada na equipa multidisciplinar da Unidade de Tratamento da Dor e da Unidade de Oncologia entre 2009 e 2019. Tem vindo a desenvolver o seu trabalho de investigação sobre os processos de comunicação e estabelecimento de relação entre profissionais de saúde e utentes, metodologias de intervenção psicológica na doença física, e promoção de comportamentos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares, com várias comunicações e publicações nestas áreas. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Margarida Lobo Antunes

Margarida Lobo Antunes , Professora Doutora

Licenciada em Medicina em 1996 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com términus da especialidade em Pediatria Médica em 2005. Exerce funções no Serviço de Pediatria do Hospital Lusíadas Lisboa desde 2008, e para além de fazer Pediatria Geral, é responsável pela Consulta de Obesidade Infantil e Consulta de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Com o intuito de promover estilos de vida saudáveis, criou a primeira incitativa “O Vasco vai à Escola". Participou em várias sessões e workshops em escolas com pais e crianças sobre temas ligados à saúde infantil, alimentação saudável e exercício físico. Colabora no ensino pré-graduado de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É membro da Comissão de Vacinação e da Comissão de Ética do Hospital Lusíadas Lisboa. É coautora do livro " À Descoberta do seu Bebé".

Teresa Marques

Teresa Marques , Mestre

Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Está atualmente a desenvolver o seu projeto de Doutoramento na Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa, na área do comportamento infantil e intervenção parental. É autora de algumas publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica. Desenvolve, ainda, atividade clínica no Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, exercendo funções na Consulta de Psicologia Pediátrica. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Constança Mendes

Constança Mendes , Mestre

Em 2012, terminou o Mestrado Integrado em Psicologia Educacional no ISPA – Instituto Universitário, Lisboa. De 2013 a 2014, pela University Collage of London, concluiu o Mestrado em Neurociências, Linguagem e Comunicação, onde foi orientada pelo Professor Charles Hulme. Iniciou o seu percurso profissional no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças até 2016. Ao longo dos anos exerce, como psicóloga educacional, em contexto de clínica privada e em contexto escolar. As dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento têm sido as áreas de maior enfoque e onde tem continuado a sua formação. Em 2019 completou a Pós-graduação em Estimulação Precoce do Desenvolvimento Infantil pelo Centro de Formación en Psicología Codex, Espanha.

Desenvolve o seu trabalho de intervenção com famílias numa perspetiva de prevenção e de estimulação precoce das competências do bebé e da criança.

Carla Almeida

Carla Almeida , Mestre

Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, com Mestrado em Psicologia Clínica da Saúde e Pós-graduações em Intervenção Precoce e Terapias Expressivas. Especializada no rastreio precoce de Autismo, em colaboração com a Georgia State University em Atlanta. Tem vindo a colaborar no Ensino em áreas como a Psicomotricidade, Educação Especial e Intervenção Precoce em instituições como a Escola Superior de Educação de Torres Novas, Faculdade de Motricidade Humana e Instituto Piaget. Tem vindo a dedicar-se à avaliação e intervenção nas Perturbações do Espetro do Autismo, com formação em instrumentos de diagnóstico específicos e em programas de intervenção precoce especializados em Autismo. Tem igualmente vindo a dedicar-se à área da Prematuridade e respetivas sequelas, implementando a consulta do prematuro no PIN.

Ana Beato

Ana Beato , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia, com pré-especialização em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, com Mestrado em Psicologia, especialidade Stress e Bem-estar pela Universidade do Lisboa, e Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Lisboa. Docente Universitária na Escola de Psicologia e Ciências de Vida (licenciatura e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde), na Universidade Lusófona de Lisboa (EPCV – ULHT). Psicóloga Clínica no Serviço à Comunidade da Universidade de Lisboa, no Centro de Desenvolvimento PIN: Progresso Infantil, na Associação para o Planeamento Familiar (APF) e em consultório privado. Coordenadora da consulta de Sexualidade Adolescente no Centro de Desenvolvimento PIN. Supervisora de estágios em Psicologia Clínica e orientadora de mestrado de alunos da EPCV da ULHT. Investigadora na área da Ansiedade infantil, Parentalidade e sexualidade no Centro de Investigação da EPCV-ULHT. Formadora e coordenadora de formação nas áreas da sexualidade e da psicopatologia infantil e juvenil. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e especialista avançada em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Arlete Correia

Arlete Correia , Dra.

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, pela Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende. Terapeuta familiar e membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Exerce funções como enfermeira especialista na Clínica do Parque, equipa de ambulatório do Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Central, integrada na equipa multidisciplinar da Consulta Externa e do Hospital de Dia da Infância. Desenvolve o seu trabalho clínico, preferencialmente, com famílias e pais. Tem vasta experiência na orientação de grupos de pais de crianças com problemas do comportamento. Desempenha funções de coordenação do Hospital de Dia da Infância. Sócia fundadora da Associação de Apoio à Clínica do Parque-Arterapias, e atual presidente da Direção. Membro do grupo AEPEA Portugal, Grupo Nacional da Associação Europeia de Psicopatologia da Criança e do Adolescente. Sócia honorária da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência. Colabora regularmente em ações de formação na área da Enfermagem, Saúde Mental Infantil e Juvenil, Intervenção Familiar e Grupos Terapêuticos, bem como em sessões letivas e orientação de alunos em estágio em Escolas Superiores de Enfermagem.

Liliana Alves

Liliana Alves , Dra.

Licenciada em Psicologia Clínica Sistémica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções como psicóloga na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, até 2012 no Centro de Apoio Familar, e depois, na Equipa de Apoio a Famílias 8, realizando acompanhamento psicossocial a famílias com crianças e jovens em risco/perigo, execução material dos atos das medidas de promoção e proteção, intervenção grupal com adolescentes, desenvolvimento de programas de intervenção grupal com pré-adolescentes, com jovens desocupados, com mães adolescentes e com pais adultos, ações de formação/informação dirigidas à comunidade, e colónias de férias com pré-adolescentes, jovens e famílias. É supervisora de estágios académicos de Psicologia na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Tem desenvolvido formações nas áreas de intervenção familiar centrada nas crianças e jovens em situação de risco, na avaliação e promoção das competências parentais, na avaliação psicológica da criança e do adolescente e no abuso sexual. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

João Faria

João Faria , Dr.

Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva. Coordenador do Núcleo do PIN ligado à intervenção no uso da internet e telecomunicações. Tem como áreas de intervenção privilegiadas as perturbações da ansiedade e perturbações associadas à utilização da Internet, salientando-se sobretudo a dependência da Internet e Vídeojogos e o CyberBullying. Desenvolve investigação sobre características específicas de funcionamento de jogadores, nomeadamente de jogadores com perturbações do neurodesenvolvimento, e sobre hábitos de utilização de tecnologia pelas crianças e jovens. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidade avançada em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Susana Monteiro

Susana Monteiro , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, com mestrado em Psicologia, na área do Stress e Bem-estar e Doutoramento em Psicologia, na área do stress profissional em contexto de crise e catástrofe, ambos pela Universidade de Lisboa.

Calendarização e localização

LISBOA

30 de Maio de 2020;

27 de Junho de 2020;

11 e 25 de Julho de 2020;

12 e 26 de Setembro de 2020;

10 e 24 de Outubro de 2020;

07 e 21 de Novembro de 2020;

05 de Dezembro de 2020.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Investimento

Continuamos ON - 25% desconto

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,090.00 € 817.50 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 25% desconto

Normal + Seguro Escolar
817.50 € + 20.00 €

12 mensalidades - 20% desconto

Normal
72.70 €

Continuamos ON - 25% desconto

Regulamento

a.     De 31 de Março a 15 de Maio de 2020, beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento 
Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição. 
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fracionadas (12 mensalidades).

b.    O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c.     O Desconto não se aplica aos valores da taxa de Inscrição;

d.    O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período vigência deste desconto.

e.     O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas, vouchers ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha “Traga os seus amigos” (5% por cada amigo).

g.    Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante o período de 31/3/20 a 15/5/20, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h.     Vagas limitadas.

i. Código Promocional: ContinuamosON


 


 

 

 

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,090.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
959.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
926.50 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
90.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
81.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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