ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DA ARQUITECTURA E DO AMBIENTE
– Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DA ARQUITECTURA E DO AMBIENTE

– Advanced Professional Program –

Certificação:

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(55 créditos)

 

Instituto Membro da EUROPLAT

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Lisboa - 30 Mai. 2020 - Inscrições Abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LISBOA: 11-05-2020

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica:

Nuno Alexandre de Sá Teixeira

Nuno Alexandre de Sá Teixeira , Professor Doutor

Licenciado em Psicologia, área de pré-especialização em Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, e Doutor em Psicologia Experimental, pela Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade de Coimbra. Colaborou e fez investigação no Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra, no Laboratório de Controlo Motor e Perceção da Universidade Paris-Sud XI, Paris, França, no Departamento de Psicologia Experimental Geral da Universidade Johannes-Gutenberg, Mainz, Alemanha, no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT, Boston, USA, e no Centro de Biomedicina Espacial da Universidade de Roma ‘Tor Vergata’, Roma, Itália. É atualmente Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro e Investigador no William James Research Center (pólo de Aveiro). Os seus interesses de investigação prendem-se com perceção multissensorial, com especial foco na perceção do movimento, espaço e tempo.

 

Coordenação Pedagógica:

José Pinto Gouveia , Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários:

Licenciados em Arquitetura; Psicólogos, Psicólogos Juniores, diplomados em Psicologia e estudantes de Psicologia; Licenciatura e/ou Mestrado em Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Urbanismo, Design; Outros profissionais sujeitos a análise curricular;

 

Certificação:

Formação Certificada: DGERT

Instituto Reconhecido: EUROPLAT

 

Acreditação OPP*:

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (55 créditos) na Especialidade Geral em Psicologia Trabalho, Social e das Organizações e na Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos.

 

Mensagem da Coordenação do Curso:

Presente em virtualmente qualquer momento das nossas vidas, e abarcando contextos pessoais, profissionais e de lazer, entre outros, os espaços físicos moldam indelevelmente o nosso comportamento, constrangendo ou promovendo a nossa vivência pessoal, saúde, relações com outros e a sociedade. Visando as especificidades emergentes da interação entre humanos e os contextos físicos que habitam, foi concebida esta Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicologia do Ambiente e da Arquitetura, a qual procura oferecer um sólido corpo de conhecimentos bem como um conjunto de ferramentas práticas para pensar e atuar em e sobre fenómenos psicológicos relevantes na interação entre humano e ambiente.

 

Nuno De Sá Teixeira, Professor Doutor

 

Introdução:

Esta Especialização Avançada Pós-Universitária visa reforçar os elos teóricos e aplicados entre Psicologia, Arquitetura e Ambiente, desenhada para a promoção do contributo interdisciplinar no domínio, compreensão e intervenção em fenómenos emergentes da interação entre humanos e ambientes, tanto naturais como artificiais, abarcando processos intrapessoais, interpessoais, grupais, intergrupais e sociais. Esta especialização foi desenhada visando profissionais das áreas da Arquitetura, Design, Engenharia e Psicologia.

Plano Curricular

Objetivos Gerais:

- Reconhecer e compreender as relações e intersecções disciplinares entre Psicologia, Arquitetura e Ambiente, e apreciar a sua relevância a todos os níveis de atividade e vivência humanas: intra-pessoal, inter-pessoal, grupal, inter-grupal e social.

- Compreender e dominar metodologias específicas de estudo em Psicologia do Ambiente, reconhecer os seus contextos de aplicação na charneira entre processos psicológicos funcionais e aspetos arquitetónicos/ambientais estruturais.

- Dominar, confortavelmente, a translação entre áreas disciplinares, formas de atuação e contextos teórico-conceptuais na compreensão da interação entre o humano e o ambiente, tanto natural como artificial.

 

Objetivos Específicos | Competências a Desenvolver:

- Compreender a multidimensionalidade inerente à compreensão da relação entre humano e ambiente (natural e arquitetónico);

- Conhecer e compreender os diferentes níveis de análise da Psicologia da Arquitetura e do Ambiente;

- Dominar os principais enquadramentos teórico-conceptuais interdisciplinares relevantes na Psicologia Ambiental;

- Conhecer e reconhecer contextos de aplicação das principais metodologias de estudo da Psicologia Ambiental;

- Saber identificar problemáticas específicas, em contextos aplicados, e formas de as abordar compreensivamente;

- Reconhecer o duplo papel, delimitador ou potenciador, de aspetos estruturais no ambiente para processos individuais, grupais e sociais;

 

Metodologia de Ensino:

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, com recurso a suporte audio-visual e participação ativa do aluno.

 

Critérios de Avaliação:

Produção de estudo de caso e realização de um teste de avaliação sumativa.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação final mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Duração:

110 horas (80 horas presenciais + 30 horas não presenciais)

 

Plano Curricular:

 

Módulo 1 – Interação indivíduo-ambiente I: Perceção do Espaço

- Compreender e saber descrever os principais processos subjacentes à perceção do espaço visual;

- Compreender a relação entre a estrutura física a apreensão preceptiva do espaço;

- Saber aplicar princípios fundamentais da perceção espacial no desenho e planeamento arquitetónico na promoção da interação com o ambiente

 

Módulo 2 – Interação indivíduo-ambiente II: Perceção Estética

- Compreender os mecanismos preceptivos subjacentes à perceção da cor, claridade e forma e suas interações na determinação de constâncias preceptivas;

- Compreender os determinantes formais subjacentes à apreciação estética;

- Compreender as relações entre perceção e emoção;

- Reconhecer e saber aplicar princípios preceptivos e emocionais nas formas arquitetónicas tendo em conta considerações estéticas

 

Módulo 3 – Interação indivíduo-ambiente II: Orientação e Navegação Espacial

- Compreender os determinantes da orientação espacial enquanto fenómeno multissensorial (visual, vestibular e somatossensorial);

- Compreender a relevância da perceção da verticalidade (direção gravitacional) na estruturação e orientação espacial;

- Conhecer os processos fisiológicos, preceptivos e cognitivos que sustêm a orientação e navegação espacial;

- Saber aplicar os princípios básicos de perceção e orientação espacial no desenho e planeamento arquitetónico e urbanístico para facilitação da navegação

 

Módulo 4 – Interação indivíduo-ambiente III: Atenção e Memória

- Compreender os mecanismos principais de atenção e memória, com especial ênfase em estímulos visuo-espaciais;

- Conhecer e compreender a influência do ambiente circundante (natural e arquitetónico) nos processos atencionais e mnésicos dos indivíduos (interferência e/ou promoção);

- Saber aplicar princípios psicológicos básicos da atenção e memória no planeamento ambiental em contextos práticos (e.g., escolas, contextos laborais, forenses e clínicos);

 

Módulo 5 – Interação indivíduo-ambiente IV: Desenvolvimento e Envelhecimento

- Compreender o papel do ambiente, natural e arquitetónico, enquanto balizadores do desenvolvimento psicossocial;

- Compreender os processos psicossociais do envelhecimento;

- Conhecer e saber aplicar princípios desenvolvimentais e psicogerontológicos no planeamento e desenho de estruturas arquitetónicas em contextos aplicados (e.g., instituições)

 

Módulo 6 – Interação sociedade-ambiente I: Espaço Pessoal, Privacidade e Sobrelotação

- Compreender a noção de espaço pessoal e o seu papel na estruturação de interações sociais;

- Identificar e compreender as dimensões psicossociais da privacidade e sobrelotação;

- Saber como gerir e estruturar o espaço físico tendo em conta considerações de espaço pessoal, privacidade e vivência conjunta;

- Domínio das principais problemáticas de privacidade e sobrelotação em contextos aplicados (e.g., prisões, hospitais, escolas, instituições)

 

Módulo 7 – Interação sociedade-ambiente II: Psicologia Social e Relações Inter-Grupais

- Compreender a dupla interação entre arquitetura/urbanismo na formação identitária grupal e a ação grupal na gestão da territorialidade;

- Compreender os processos psicológicos subjacentes às interações grupais, representações sociais e identidade grupal;

- Identificar e reconhecer o papel e a relevância da estrutura urbana para a emergência, coexistência ou conflito entre grupos sociais;

- Identificar e dominar os diferentes níveis de análise na compreensão da gestão e negociação de identidades grupais;

 

Módulo 8 – Interação sociedade-ambiente III: Urbanismo e Gestão de Recursos

- Compreender e distinguir desafios de gestão de recursos em meios urbanos e rurais;

- Dominar as principais teorias sociais da cidade e respetivas formulações conceptuais;

- Conhecer e dominar o enquadramento sociológico na compreensão de fenómenos urbanos (densidade, delinquência, espaços públicos, centros históricos);

- Conhecer os principais vetores de gestão do espaço rural, valorização da paisagem e espaço natural;

- Compreender a leitura do espaço, urbano e rural, enquanto cenário social;

 

Módulo 9 – Interação sociedade-ambiente IV: Valores, Atitudes, Responsabilidade e Comportamento Ambiental

Compreender a relação entre valores e atitudes e comportamento ambiental responsável;

Conhecer os determinantes psicossociais do comportamento ambiental (e.g., separação de lixo e reciclagem);

Dominar as relações e interações entre valores, normas sociais, identificação grupal, perceção de auto-eficácia, e comportamento e tomada de decisão;

Saber desenhar e implementar campanhas de sensibilização, consciencialização e promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis

 

Módulo 10 – Interação sociedade-ambiente V: Políticas Públicas, Alterações Climáticas e Perceções de Risco

- Compreender e saber analisar os níveis culturais, políticos, públicos e psicossociais enquanto fatores da perceção de risco;

- Compreender a interação entre políticas públicas e considerações ambientais;

- Conhecer os principais fatores, individuais e sociais, na perceção de risco;

- Compreender as interações mútuas entre indivíduos e sociedade na emergência de perceção de risco – o caso das Alterações Climáticas;

- Saber gerir e aplicar leituras sociais na sensibilização e promoção de políticas públicas e perceção partilhada de risco

Corpo Docente

Nuno Alexandre de Sá Teixeira

Nuno Alexandre de Sá Teixeira , Professor Doutor

Licenciado em Psicologia, área de pré-especialização em Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, e Doutor em Psicologia Experimental, pela Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade de Coimbra. Colaborou e fez investigação no Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra, no Laboratório de Controlo Motor e Perceção da Universidade Paris-Sud XI, Paris, França, no Departamento de Psicologia Experimental Geral da Universidade Johannes-Gutenberg, Mainz, Alemanha, no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT, Boston, USA, e no Centro de Biomedicina Espacial da Universidade de Roma ‘Tor Vergata’, Roma, Itália. É atualmente Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro e Investigador no William James Research Center (pólo de Aveiro). Os seus interesses de investigação prendem-se com perceção multissensorial, com especial foco na perceção do movimento, espaço e tempo.

Patrícia Matias

Patrícia Matias , Doutora

Licenciada em Arquitetura e Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Sócia-gerente de Maior Arquitetura e Design lda, atelier vocacionado para a criação de ambientes para utilizadores idosos. A atividade de projetos de arquitetura é complementada com consultorias, ações de formação e participação em grupos de investigação nas áreas de Arquitetura e Longevidade como CIAUD/FAUL e Govint/Promoção do Envelhecimento na Comunidade.

Pedro Bingre do Amaral

Pedro Bingre do Amaral , Mestre

Licenciado em Eng.ª Florestal e mestre em Planeamento Regional e Urbano. Tem dedicado a sua vida académica à docência em cursos superiores de licenciatura e mestrado nas áreas científicas do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Ecoturismo, sobretudo como professor adjunto no Politécnico de Coimbra, mas também como professor convidado em diversas universidades. Dedica-se de igual modo à investigação em temas como a biodiversidade, as políticas de solos, de florestas e de urbanismo. Enquanto consultor técnico e científico elaborou diversos instrumentos de gestão territorial (Planos Diretores Municipais, Planos de Gestão Florestal, Planos de Defesa da Floresta contra Incêndios), estudos de impacto ambiental, avaliações ambientais estratégicas, roteiros de interpretação do património natural e paisagístico, e projetos de paisagismo. Dedica-se a diversas causas cívicas, entre as quais o ambientalismo, enquanto dirigente de várias ONG dedicadas à conservação da Natureza.

Pedro Rodrigues

Pedro Rodrigues , Professor Doutor

Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Doutorado em Psicologia, todos os graus concluídos na Universidade de Aveiro.

Os seus interesses de investigação centram-se na Psicologia Experimental e Cognitiva, em particular na influência do ambiente visual circundante na atenção e memória dos indivíduos, em várias faixas etárias.

Com vários trabalhos publicados nacional e internacionalmente, leciona UC's de Psicologia da Memória, Laboratório de Psicologia, Psicologia da Memória e do Testemunho, assim como Estatística e Análise de Dados.

Sílvia Luís

Sílvia Luís , Professora Doutora

Licenciada em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), e Doutora em Psicologia Social, pela mesma instituição, com distinção e louvor, em 2011. É atualmente Professora Auxiliar Convidada no ISCTE-IUL e na Universidade do Algarve, e investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-ISCTE-IUL). Os seus interesses prendem-se com a forma como variáveis psicossociais (perceção de risco, normas sociais, atitudes, identidade) moldam a interação pessoa-ambiente, bem como nas implicações desta interação para as pessoas, em termos da sua resiliência e capacidade de adaptação às alterações ambientais e contextuais, e para o ambiente, em termos de comportamento e práticas ambientais e da implementação de políticas públicas. Tem colaborado com equipas multidisciplinares nas áreas de saúde, farmácia, nanotecnologias, segurança alimentar, recursos hídricos, gestão costeira, transportes e alterações climáticas.

Teresa de Neiva Forte

Teresa de Neiva Forte , Doutora

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Coimbra e Doutora na área de Representações Sociais e Comunicação pela Universidade "La Sapienza" de Roma, Itália.

Investigadora no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

Calendarização e localização

Lisboa

30 de Maio de 2020;

27 de Junho de 2020;

11 e 25 de Julho de 2020;

12 e 26 de Setembro de 2020;

10 e 24 de Outubro de 2020;

07 e 21 de Novembro de 2020.

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

Investimento

Continuamos ON - 25% desconto

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,290.00 € 967.50 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 25% desconto

Normal + Seguro Escolar
967.50 € + 20.00 €

12 mensalidades - 20% desconto

Normal
86.00 €

Continuamos ON - 25% desconto

Regulamento

a.     De 31 de Março a 15 de Maio de 2020, beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento 
Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição. 
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fracionadas (12 mensalidades).

b.    O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c.     O Desconto não se aplica aos valores da taxa de Inscrição;

d.    O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período vigência deste desconto.

e.     O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas, vouchers ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha “Traga os seus amigos” (5% por cada amigo).

g.    Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante o período de 31/3/20 a 15/5/20, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h.     Vagas limitadas.

i. Código Promocional: ContinuamosON


 


 

 

 

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,290.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,135.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,096.50 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
107.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
96.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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