INTERVENÇÃO PERSONALIZADA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE E DOENÇAS ASSOCIADAS
Partilhar
JÁ CONFIRMADO!

FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM INTERVENÇÃO PERSONALIZADA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE E DOENÇAS ASSOCIADAS

- Advanced Professional Program -

Especialização para Psicólogos

Acreditação

undefined

72 créditos

undefined

undefined

Parceria

undefined

Formação Certíficada

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Online -07 Dez. 2024- 2ª Fase

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: - Online: 05.12.2024

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“Inscrevi-me na Formação Avançada Pós-universitária em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas pelo seu Plano Curricular e pela abordagem diferenciadora que propunha e para uma problemática com que me deparo diariamente no meu contexto profissional.  A minha participação acabou por se mostrar extremamente enriquecedora, não só a nível académico e profissional como também a nível pessoal. A formação excedeu largamente as minhas expectativas, que já eram muito altas. Foi excelente.”

Filipa Teixeira Morgado

 

"Formação de excelência com professores de referência na área da Obesidade. Módulos muito práticos e interativos e de elevada reprodutibilidade na prática clínica."

David Magalhães

 

“A Formação Avançada Pós-Universitária em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas foi para além das minhas expectativas. Desde a qualidade do plano de estudos à qualidade dos docentes, foi de grande excelência e diferenciador.”

Rosana Vieira

 

"A Formação Avançada Pós-Universitária em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas superou as minhas expectativas, em grande parte devido à excelência dos formadores e partilha de conhecimentos e ferramentas que nos capacitam para a prática clínica."

Tânia Santos

 

“Recomendo vivamente a frequência da Formação Avançada Pós-Universitária em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas, pois dota os formandos de ferramentas úteis para a prática clínica e para uma consciência de intervenção multidisciplinar. Agradeço a todo o corpo docente pela dedicação e caráter humanista do curso.” 

Telma Castro

 

"A Formação Avançada Pós-Universitária em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas é um curso muito completo. Os vários módulos estão muito bem organizados e são lecionados por profissionais de excelência. Os temas abordados e as ferramentas divulgadas superaram as minhas expectativas relativamente à formação. Um agradecimento a todos os que estiveram envolvidos na sua realização."

Alexandra Rodrigues

VER MAIS

Vídeo de apresentação

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

José Camolas

José Camolas, Professor Doutor

Licenciado Ciências da Nutrição, Mestre em Nutrição Clínica e Doutor em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar. Nutricionista do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria - CHULN e dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário Egas Moniz. Vice-presidente da Direção e Diretor do Departamento de Especialidades da Ordem dos Nutricionistas. Diversas participações em trabalhos de investigação, publicações em revistas indexadas e intervenções em reuniões científicas nacionais e internacionais.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Há cerca de duas décadas que a Organização Mundial da Saúde intitulou a obesidade como a epidemia do século XXI. Mais de vinte anos volvidos, o aumento da prevalência e os impactos negativos do excesso de peso prevalecem como um gravíssimo problema de saúde pública. 

Porque não existem soluções simples para problemas complexos, exige-se que a abordagem da obesidade e das suas comorbilidades, seja diferenciada e sustentada na melhor e mais atual evidência científica. A criação da Formação Avançada Pós-universitária em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas enquadra-se neste desígnio. 

Os conteúdos programáticos do curso abordam desde a fisiopatologia à intervenção terapêutica individualizada, em pessoas com sobrecarga ponderal. O corpo docente foi selecionado tendo em consideração uma ampla experiência em contextos de formação, investigação e divulgação científica, assim como no âmbito da intervenção terapêutica personalizada.

O objetivo maior do curso é habilitar os formandos para intervenções mais efetivas no âmbito da obesidade e comorbilidades.

 

Objetivos gerais

No final do curso, os formandos reunirão um conjunto de conhecimentos e competências, baseados num enquadramento técnico-científico sustentado na melhor evidência científica, relativamente à modificação comportamental e construção de hábitos salutogénicos, em contexto de intervenção personalizada com indivíduos com excesso de peso e comorbilidades.

 

Metodologia de avaliação

Preparação e discussão de um caso prático.

Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão com aproveitamento desta FAP em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas, os alunos terão adquirido competências para o exercício da sua atividade profissional, entre outros:

  • em Hospitais, Centros de Saúde e Clínicas do sector público, privado e social que prestem apoio a utentes com obesidade e/ou com as suas comorbilidades;
  • em Unidades multidisciplinares de Tratamento Cirúrgico da Obesidade.  

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Fundamentos fisiológicos, bioquímicos e funcionais do comportamento alimentar

  • Predisposição biológica e fatores ambientais na etiopatogenia da obesidade e comorbilidades
  • Conceitos básicos sobre bioquímica metabólica
  • Conceitos básicos sobre composição corporal e dispêndio energético
  • Conceitos básicos sobre alimentação: alimentos, nutrientes e comportamento alimentar
  • Fatores neuro-endócrinos e psicossociais com relevância no comportamento alimentar
  • Promoção de mudanças nos comportamentos alimentares: facilitação da decisão individual

Módulo 2 – Fundamentos fisiológicos da atividade física no controlo do peso

  • Atividade física e saúde: transição demográfica e transição epidemiológica; definições dos principais conceitos relacionados com a atividade física; evidência da relação entre atividade física e saúde
  • Atividade física e obesidade: prevalência, determinantes e relação
  • Mecanismos de influência da AF na redução e manutenção do peso e da composição corporal
  • Recomendações de atividade física
  • Recomendações sobre o comportamento sedentário
  • Abordagem da obesidade nos cuidados de saúde primários: a importância dos profissionais de saúde; reconhecimento dos contextos e oportunidades de prática de AF; boas práticas no aconselhamento de exercício físico para populações com sobrepeso e obesidade

Módulo 3 – Fundamentos psicológicos da construção de hábitos alimentares e de atividade física

  • Conceitos básicos de aprendizagem (operante, vicariante), modelo de crenças de saúde, teoria do comportamento planeado, modelos de escolha interpessoal, teoria da autorregulação temporal
  • Estruturas cerebrais e funções cognitivas executivas determinantes para a adesão terapêutica e controlo do pelo corporal, conceito de ego depletion
  • Determinantes de construção de hábitos, implementação de intenções, controlo de estímulos, conceito de nudge
  • Modelo transteórico da mudança e teoria da autodeterminação: relações conceptuais com a entrevista motivacional

Módulo 4 – Ativação de comportamentos saudáveis na comunidade

  • Processo de mudança comportamental:  determinantes individuais e contextuais
  • O Modelo COM-B
  • Fatores de risco na saúde comportamental
  • O papel das emoções e cognições nas decisões de saúdem diárias
  • A importância da motivação e autorregulação comportamental
  • Identificação e desenvolvimento da auto-motivação sustentada no tempo
  • Treino de competências e estratégias autorregulatórias: auto-monitorização; definição   de objetivos; desenvolvimento de planos de ação e planos de contingência; balanço decisional

Módulo 5 – Preditores de sucesso no controlo do peso corporal

  • Preditores comportamentais e psicossociais da perda e da manutenção do peso perdido
  • Perfis comportamentais e personalização da intervenção com vista à perda e à manutenção do peso perdido
  • Impacto das tentativas anteriores de perda de peso e experiências/expectativas do cliente
  • Perfis de ingestão alimentar
  • Perfis de restrição cognitiva alimentar
  • Promoção de resultados a longo prazo (manutenção do peso perdido)
  • Fatores motivacionais
  • Promoção de autonomia e perceção de autoeficácia

Módulo 6 – Avaliação, diagnóstico e intervenção no controlo do peso a nível individual

  • Discussão de estratégias, instrumentos e critérios de avaliação em saúde mental na intervenção orientada para a promoção do controlo do peso corporal
  • Avaliação da composição corporal (e.g. bioimpedância, pregas cutâneas perímetros, etc.)

Módulo 7 – Especificidades da intervenção em contexto de comorbilidade metabólica e/ou perturbação alimentar

  • Impacto da sobrecarga ponderal, composição corporal e distribuição do tecido adiposo na disfunção metabólica
  • Variação ponderal e controlo metabólico, quais os objetivos e a sustentabilidade dos resultados
  • Estratégias e ferramentas de intervenção em contexto de comorbilidade com: perturbações do humor, perturbações da ansiedade, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar
  • Discussão e role play de casos clínicos

Módulo 8 – Especificidades na intervenção em contexto de tratamento cirúrgico da obesidade

  • Orientações nacionais e internacionais para referenciação ao tratamento cirúrgico da obesidade
  • Revisão sumária das diversas abordagens cirúrgicas da obesidade e dos seus resultados a curto e médio prazo
  • Orientação nutricional pré- e pós-cirúrgica do individuo elegível para cirurgia da obesidade
  • Anamnese psicológica do excesso do peso corporal: atribuições causais, perceções de saúde relacionadas com a obesidade, tentativas de mudança do comportamental alimentar e de atividade física, perceção de auto-eficácia, etc
  • Diagnóstico da realidade cognitiva, emocional e social nos momentos pré- e pós-cirúrgicos
  • Instrumentos de avaliação: perturbações do comportamento alimentar, fome hedónica, qualidade de vida relacionada com a obesidade, estilos do comportamento alimentar, crenças/perceção relativas à obesidade, processos autorregulatórios associados à decisão pela cirurgia, valores associados à motivação para a perda do peso corporal
  • Avaliação de ansiedade pré-operatória e gestão de expectativas pós-cirúrgicas
  • O seguimento individual: a definição de estratégias e metas direcionadas para a mudança
  • O consenso entre “sucesso” e “fracasso” para o doente, para o psicólogo e para a Equipa Multidisciplinar
  • Os Grupos Psicoeducativos e o empowerment emocional e relacional
  • Treino de entrevistas clínicas pré-cirúrgica e pós-cirúrgicas adotando entrevista motivacional como estratégia interpessoal

Módulo 9 – Treino de competências de promoção de aliança terapêutica

  • Treino de reconhecimento de discurso de resistência e de discurso de mudança
  • Definição de plano terapêutico na dimensão psicológica: dimensões prioritárias de intervenção

Módulo 10 – Treino de competências de definição de tarefas, objetivos clínicos e construção de hábitos

  • Treino de apoio terapêutico para a tomada de decisão quanto a comportamentos/hábitos a implementar
  • Treino de exercícios de implementação de intenções
  • Treino de estratégias cognitivo-comportamentais: controlo de estímulos, prevenção da recaída

CORPO DOCENTE

José Camolas

José Camolas, Professor Doutor

Licenciado Ciências da Nutrição, Mestre em Nutrição Clínica e Doutor em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar. Nutricionista do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria - CHULN e dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário Egas Moniz. Vice-presidente da Direção e Diretor do Departamento de Especialidades da Ordem dos Nutricionistas. Diversas participações em trabalhos de investigação, publicações em revistas indexadas e intervenções em reuniões científicas nacionais e internacionais.

Marlene Nunes Silva

Marlene Nunes Silva, Professora Doutora

Psicóloga Clínica; Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Saúde e Condição Física, com pós-doutoramento na mesma área; Diretora do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde; Professora Associada da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona-Lisboa; Investigadora Associada no Centro Interdisciplinar de Estudos da Performance Humana (CIPER) da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa. Tem mais de 50 artigos internacionais e nacionais, citados mais de 2200 vezes (Scopus h. Index 18) e vários vários livros/capítulos de livros nacionais e internacionais publicados: https://orcid.org/0000-0003-4734-0283 .

Investigadora em vários projetos (internacionais e nacionais) financiados de investigação e intervenção na área da promoção da atividade física. Formadora certificada na área da educação para a saúde (CCPFC / RFO-24239/08), tendo desenvolvido e implementado dezenas de ações de formação para profissionais de exercício e saúde a trabalhar com populações em risco.

Miguel Peralta

Miguel Peralta, Professor Doutor

É atualmente investigador na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-ULisboa). Em 2021 concluiu o seu doutoramento em Educação, especializado em Educação para a Saúde. Além de ser investigador, tem desempenhado o papel de professor lecionando nos cursos de licenciatura em Ciências do Desporto e mestrados em Exercício e Saúde e em Educação Física. A sua principal área de investigação é a epidemiologia da atividade física e promoção da saúde.

Olga Ribeiro

Olga Ribeiro, Professora Dra.

Licenciada em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade de Ciências Funcionais pelo Centro Académico de Medicina de Lisboa.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde com Especialidade Avançada em Neuropsicologia.

Técnica de Aconselhamento da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves.

Técnica Superior de Saúde na Unidade de Neuropsicologia do Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Docente Convidada da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Colaboradora de Psicologia Clínica da Clínica CUF Miraflores.

Membro associado da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) e membro associado do Núcleo de Psicologia e Cirurgia da Obesidade (NPCO).

Diversas participações em trabalhos de investigação, publicações em revistas indexadas e intervenções em reuniões científicas nacionais e internacionais

Osvaldo Santos

Osvaldo Santos, Professor Dr.

Psicólogo clínico e da saúde, psicoterapeuta de base cognitivo-comportamental. Integra a equipa multidisciplinar do Centro Cirúrgico de Obesidade, do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. Coordenador do Environmental Health Behaviour (EnviHeB) Lab do Instituto de Saúde Ambiental, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Investigador do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, da FMUL. Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, lecionando em diferentes áreas da psicologia da saúde, métodos quantitativos e métodos qualitativos aplicados à investigação em epidemiologia e em saúde. Editor-Chefe da revista científica da Ordem dos Psicólogos, The Psychologist: Practice & Research Journal. Tem desenvolvido vários projetos científicos, também a nível internacional, em diferentes áreas da psicologia da saúde, com especial foco no comportamento alimentar.

Rui Jorge

Rui Jorge, Professor Doutor

Licenciado em Ciências da Nutrição, Mestre e Doutor em Nutrição Clínica. Nutricionista (CP. 0077N) na Casa de Saúde Central de Benavente e na 360 Clínica de Exercício. Professor Auxiliar Convidado do Instituto Universitário Egas Moniz e Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico de Santarém. Participações em trabalhos de investigação, publicações em revistas científicas indexadas e intervenções em eventos científicos nacionais e internacionais.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Online

19 de outubro de 2024;

09 de  novembro de 2024;

07 e 14 de dezembro de 2024;

11 e 18 de janeiro de 2025;

08 e 22 de fevereiro de 2025;

01 e 15 de março de 2025;

05 de abril de 2025;

10 de maio de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 144 horas (96 horas síncronas + 48 horas assíncronas)

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,530.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,346.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,300.50 €

12 mensalidades

Normal
127.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
114.80 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar