ESPECIALIZAÇÃO PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE - 2ª Edição
– Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE - 2ª Edição

– Advanced Professional Program –

Acreditação

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(104,5 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Livestream -16 Out. 2021- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream até 01 Set. 2021

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: LIVESTREAM: 26-09-2021

O QUE É O LIVE STREAM?

A formação em Live Stream é uma tecnologia inovadora, que permite aos alunos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistirem em direto aos eventos formativos a partir de qualquer ponto do país e do mundo. Para que isso aconteça é apenas necessário ter acesso à internet.

 

O que é o Live Stream do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências?

O investimento do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências nesta área de ensino visa encurtar distâncias, aproximar alunos e disponibilizar a nossa oferta formativa a todos os que pelos mais diversos motivos não podem assistir às aulas em regime presencial. Assim, os alunos poderão aceder a formação com o mesmo rigor científico e técnico semelhante ao ensino presencial, voltado para a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos necessários ao exercício de uma prática clínica, académica (ou outra) enquadrada nas boas práticas da Psicologia e áreas afins.

 

Apoio técnico ao Aluno à distância

No Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, os alunos usufruem de acompanhamento interativo via email ou chat, para um melhor aproveitamento das aulas. Todo o material fornecido aos alunos presenciais é também disponibilizado aos alunos em regime de Live Stream.

 

Outras vantagens:

Possibilidade de assitirem até 25% das aulas presencias sem quaisquer custos adicionais.

 

Saiba mais em geral@inspsic.pt

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica

Zita Sousa

Zita Sousa,Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia,Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários

Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia;

 

Certificação

Formação Certificada: DGERT e SPCIPCOD

Instituto membro da EUROPLAT

 

Acreditação OPP*

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (104,5 créditos) na Especialidade Geral em Psicologia Clínica e da Saúde.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos.

 

Saídas Profissionais

O Curso de Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde – com sustentáculo numa estrutura curricular rica, numa base metodológica fundamentalmente prática e num corpo docente de qualidade científica, técnica e pessoal – prepara tecnicamente o/as formando/as para a avaliação, planeamento, monitorização e intervenção em Psicologia Clínica e em Psicologia Clínica da Saúde, além de dotá-lo/as em dimensões transversais significativas para a atuação profissional de excelência.

Após a conclusão, com aproveitamento, desta Especialização, o/a formando/a será capaz de exercer prática profissional em contextos clínicos e da saúde, nomeadamente, enquanto:

- Profissional/Técnico em Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde ou de Prática Clínica (por exemplo, em hospitais privados ou públicos, centros de saúde, centros comunitários, centros de dia, associações, entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde);

- Detentor de Cargos de Administração, Gestão, Direção ou Coordenação de Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde ou de Prática Clínica.

Plano Curricular

Objetivos Gerais

O objetivo geral da Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde consiste em dotar o/as formando/as de competências fundamentais ao exercício profissional da Psicologia Clínica e da Saúde, perspetivando o saber-saber, saber-fazer e saber-ser inerentes a práticas de excelência.

Ao proporcionarmos uma formação – teórica e (com predominância) prática – que é sólida, rigorosa e cientificamente sustentada, o Curso visa desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem a qualidade da sua atuação profissional e o sucesso na sua prática em contextos clínicos e da saúde.

 

Objetivos Específicos | Competências a Desenvolver

A Especialização assume um carácter particularmente prático e experiencial, tendo em vista potenciar, no/as formando/as, a capacidade para reconhecer, refletir, desenvolver, integrar e praticar Competências de Psicologia Clínica e da Saúde. Os objetivos específicos, nesta capacitação do/as formando/as, são:

- Reconhecer e identificar as necessidades pessoais do Profissional a nível de Desenvolvimento, autoconhecimento e implementação de estratégias baseadas em Mindfulness e formas de autocuidado, promotoras de bem-estar integral.

- Indicar e implementar competências sobre o processo de Avaliação Psicológica Clínica, tendo por base uma abordagem de natureza holística e integradora de diferentes princípios, modelos e metodologias, enquanto recurso potenciador do processo e resultados terapêuticos.

- Identificar, explorar e organizar elementos implicados no Planeamento, Monitorização e Avaliação de processos de Intervenção Psicológica Clínica.

- Caracterizar, conceptualizar, diagnosticar e implementar estratégias de intervenção, com evidência científica, eficácia demonstrada.

- Caracterizar, avaliar e explorar a experiência subjetiva, e implementar estratégias de intervenção, com evidência científica, eficácia demonstrada.

- Revelar e aplicar conhecimentos teórico-práticos sobre a utilização de Psicofármacos em pessoas com diagnóstico psicopatológico.

- Explorar, reconhecer as especificidades e aplicar competências básicas de Intervenção Psicológica Clínica em Grupo.

- Identificar e aplicar Competências Terapêuticas Transteóricas de natureza relacional – Colaborativas e Responsivas – cuja eficácia é baseada na evidência empírica.

 

Critérios de Avaliação

Teste sumativo.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

 

Metodologias da Formação

- Método expositivo, interrogativo e ativo;

- Método de casos;

 

PLANO CURRICULAR

 

SECÇÃO I – PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE: O/A PROFISSIONAL

 

Módulo 01 - Mindfulness e Desenvolvimento Pessoal do/a Profissional de Psicologia Clínica e da Saúde

- A pessoa que é o profissional de Psicologia Clínica e da Saúde

- Desenvolvimento pessoal

-Bem-estar e Florescimento

- Mindfulness

 

SECÇÃO II – PSICOLOGIA CLÍNICA: AVALIAÇÃO, PLANEAMENTO, MONITORIZAÇÃO E INTERVENÇÃO

 

Módulo 02 – Avaliação Psicológica Clínica

- Avaliação psicológica clínica como processo: Objetivos e Modelos

- Enquadramento do processo de avaliação psicológica clínica

- Especificidades da avaliação psicológica clínica em crise

- Métodos de registo da informação clínica: Estrutura e Conteúdo

 

Módulo 03 – Planeamento da Intervenção Psicológica Clínica, Monitorização do Processo e Resultados

- Estádios da intervenção psicológica clínica: consulta inicial, avaliação, desenvolvimento de objetivos de intervenção, implementação da intervenção, finalização da intervenção, follow-up

- Estratégias de avaliação do progresso da intervenção e de modificação/ ajustamento do plano de intervenção

- Estratégias de registo da implementação, do progresso e dos resultados da intervenção

 

Módulo 04 – Intervenção Psicológica nas Perturbações do Humor

- Caracterização e Conceptualização das Perturbações Depressivas e seus aspetos clínicos

- Avaliação das Perturbações Depressivas

- Intervenção nas Perturbações Depressivas

- Especificidades na Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Perturbações Bipolares

- Intervenção psicológica nas Perturbações do Humor

 

Módulo 05 – Intervenção Psicológica nas Perturbações da Ansiedade

- Caracterização e Conceptualização das Perturbações de Ansiedade e seus aspetos clínicos

- Avaliação das Perturbações de Ansiedade

- Intervenção psicológica nas Perturbações de Ansiedade

 

Módulo 06 – Intervenção Psicológica nas Perturbações relacionadas a Trauma e Estressores

- Caracterização e Conceptualização da Perturbação de Pós-Stress Traumático (PPST) e seus aspetos clínicos

- Avaliação da PPST

- Intervenção psicológica na PPST

 

Módulo 07 – Intervenção Psicológica na Perturbação Obsessivo-Compulsiva

- Caracterização e Conceptualização da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) e seus aspetos clínicos, neurobiológicos e de funcionamento neurocognitivo.

- Avaliação da POC

- Intervenção psicológica na POC

 

Módulo 08 – Intervenção Psicológica nas Perturbações da Personalidade

- Caracterização e Conceptualização das Perturbações de Personalidade e seus aspetos clínicos

- Avaliação das Perturbações de Personalidade

- Intervenção psicológica nas Perturbações de Personalidade

 

Módulo 09 – Intervenção Psicológica nas Perturbações do Comportamento Alimentar

- Caracterização e Conceptualização das Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar e seus aspetos clínicos

- Avaliação das Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar

- Intervenção psicológica nas Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar

 

Módulo 10 – Intervenção Psicológica nos Perturbações do Comportamento Aditivo

- Caracterização e Conceptualização das Perturbações do Comportamento Aditivo e seus aspetos clínicos

- Avaliação das Perturbações do Comportamento Aditivo

- Intervenção psicológica nas Perturbações do Comportamento Aditivo

 

Módulo 11 – Intervenção Psicológica nas Demências e Outras Perturbações Cognitivas

- Caracterização e Conceptualização das Demências e Outras Perturbações Cognitivas e seus aspetos clínicos

- Avaliação das Demências e Outras Perturbações Cognitivas

- Intervenção psicológica nas Demências e Outras Perturbações Cognitivas

 

Secção III – PSICOLOGIA CLÍNICA DA SAÚDE: ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO

 

Módulo 12 – Intervenção psicológica na Dor e Doença Crónica

- Caracterização da Dor e Doenças Crónicas

- Avaliação da saúde e doença; Avaliação da dor; Avaliação das implicações psicossociais da Doença Crónica

- Intervenção psicológica na Dor e Doenças Crónicas

 

Módulo 13 – Intervenção psicológica no HIV/SIDA

- Caracterização biopsicossocial da Infeção pelo VIH/SIDA

- Avaliação da experiência subjetiva e implicações psicossociais da Infeção pelo VIH/SIDA

- Intervenção psicológica na Infeção pelo VIH/SIDA

 

Módulo 14 – Intervenção psicológica na Obesidade

- Caracterização biopsicossocial da Obesidade

- Avaliação psicológica na Obesidade

- Intervenção psicológica na Obesidade

 

Módulo 15 – Intervenção psicológica nas Doenças Pulmonares e Cardiovasculares

- Caracterização biopsicossocial das Doenças Pulmonares e Cardiovasculares

- Avaliação da experiência subjetiva e implicações psicossociais das Doenças Pulmonares e Cardiovasculares

- Intervenção psicológica nas Doenças Pulmonares e Cardiovasculares

 

Módulo 16 – Intervenção psicológica em Oncologia, Cuidados Paliativos e Luto

- Caracterização biopsicossocial em Oncologia, nos Cuidados Paliativos e no Luto

- Avaliação psicológica em Oncologia, nos Cuidados Paliativos e no Luto

- Intervenção psicológica em Oncologia, nos Cuidados Paliativos e no Luto

 

Secção IV – PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE: OUTRAS DIMENSÕES

 

Módulo 17 – Psicofarmacologia

- Perspetiva histórica da Psicofarmacologia

- Funções do Sistema Nervoso Central e processos Neurofisiológicos implicados em Psicofarmacologia

- Princípios da Farmacocinética

- Princípios da Farmacodinâmica

- Sistemas Neurotransmissores

- Regras básicas do tratamento Psicofarmacológico

- Farmacologia Clínica

- Psicofármacos

- Farmacoterapia/Psicoterapia - alternativa ou associação

 

Módulo 18 – Terapia em grupo

- Introdução à modalidade de Intervenção Psicológica em Grupo

- Planeamento de uma Intervenção Psicológica em Grupo

- Fases do desenvolvimento do Grupo

- Competências de condução e orientação de Grupos

- Técnicas de dinâmica de Grupos

- Integração e consolidação dos conteúdos, visando competências e conhecimentos básicos para a Intervenção Psicológica em Grupo

 

Módulo 19 – Colaboração terapêutica e aplicabilidade responsiva de competências transteóricas

- Modelo de Aliança / Colaboração Terapêutica numa perspetiva desenvolvimental

- Competências de atendimento, escuta e observação

- Competências transteóricas

- Imediacia e Responsividade Terapêutica

- Promoção e desenvolvimento da aliança e Colaboração Terapêuticas

- Competências de integração

Corpo Docente

Zita Sousa

Zita Sousa,Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Claúdia Martins,Dra -CHSJ

Psicóloga especializada na àrea clínica pela British Psychological Society (Chartered Clinical Psychologist & Full Membership of the Division of Clinical Psychology ) e com formação no âmbito das Abordagens Sistémicas e Terapia Familiar pelo Family Institute - South Wales University e pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Trabalhou em contexto hospitalar e comunitário no sistema de saúde público britânico ( National Health Service) entre 2006 e 2018. Foi ainda Supervisora Clínica de alunos da Cardiff University no “Doctorate in Clinical Psychology”. No contexto Português colaborou, desde 2018, como docente na “Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto” e psicóloga no Serviço de Consulta Psicológica para estudantes, na mesma instituição. Atualmente é psicóloga no Centro Hospitalar São João.

Eugénia Pereira

Eugénia Pereira,Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia Clinica pela Universidade do Minho; Mestrado em Educação; especialidade Psicologia da Educação pela Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto; Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; Docente Universitária na Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Supervisora de estágios em Psicologia Clínica e Supervisora de Psicólogos Clínicos em Formação no Serviço de Psicologia da Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Investigadora na área da Relação terapêutica e do Processo de mudança em psicoterapia no Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ana Paula Sousa

Ana Paula Sousa,Mestre

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialização Avançada em Justiça pela OPP;

Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos;

Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca;

Orientou estágios curriculares de Psicologia, estágios da Carreira de Psicologia Clínica (valência Cuidados de Saúde Primários) e de Psicologia Clínica da OPP;

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM);

Ana Carvalhal de Melo,Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Susana Martinho de Oliveira

Susana Martinho de Oliveira,Mestre

Termina o curso de Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (na área Cognitivo-Comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) em 2002, e o Mestrado em Psicologia (área de especialização em Stress e Bem-Estar-Intervenção na família, na escola e no trabalho) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) em 2008.

Tem formação completa em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC) desde 2012 e é doutoranda em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), com um estudo de investigação sobre o impacto da perturbação psicológica dos ex-combatentes da guerra colonial nas suas esposas e filhos.

É Assistente de Saúde- Ramo de Psicologia Clínica no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde exerce funções desde Janeiro de 2003. De 2003 a 2007 integrou a Consulta Externa de Stress Traumático no Serviço de Psicoterapia Comportamental, onde desenvolveu intervenção individual e em grupo com ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. De 2005 a 2007 integrou o Serviço de Intervenção na Crise e desde 2007 que integra uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo atividades como a avaliação e acompanhamento psicológico de doentes em regime de internamento e ambulatório (individual e em grupo) e intervenção em contexto comunitário. Desde Janeiro de 2019 que colabora ainda na Unidade de Terapia Cognitivo-Comportamental (UTCC) do CHPL.

É Psicóloga Clínica e coordenadora da consulta de Psicologia na Associação APOIAR (Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra) onde desenvolve atividades (desde 2003) como a avaliação psicológica (para efeitos militares), intervenção psicoterapêutica individual e de grupo de ex-combatentes da guerra colonial, psicoterapia e acompanhamento psicológico dos seus familiares.

O seu foco de interesse tem-se centrado na área do PTSD (Perturbação de Stress Pós-traumático), contando com a publicação de alguns artigos científicos e artigos de opinião, a realização de formações e comunicações científicas sobre o tema, a colaboração com trabalhos académicos e estudos de investigação e a participação em entrevistas e programas para a comunicação social.

Sandra Carvalho,Professora Doutora

Investigadora auxiliar e docente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia (CiPsi) e coordenadora educacional desde 2015 no curso Principles and Practice of Clinical Research (PPCR) fornecido pela Harvard T.H. Chan School of Public Health Boston, EUA). Doutorou-se em Psicologia Clínica na Universidade do Minho em 2011, e trabalhou de seguida como professora auxiliar convidada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Realizou um pós-doutoramento de 4 anos no Departamento de Medicina Física de Rehabilitação da Universidade de Medicina de Harvard, sendo que durante esse período integrou como membro da International OCD Foundation, onde tirou alguns cursos de avaliação e intervenção em perturbações do Espetro OCD e de Acumulação.
Em 2017 regressou à Universidade do Minho, onde se foca essencialmente no desenho e implementação de ensaios clínicos que visam o estudo dos correlatos neuronais da resposta a uma diversidade de intervenções pem perturbações do Espectro OCD, do Humor, reabilitação neurocognitiva, entre outras.

Atualmente, tem mais de 60 publicações científicas internacionais e é investigadora principal em 3 projetos que se encontram a decorrer atualmente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. É membro da comissão científica do Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento da Universidade Portucalense (UPT, Porto), membro da Comissão diretiva do CIPsi da Universidade do Minho e do Conselho Científico da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador,Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Sandra Torres,Professora Doutora -FPCE-UP

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) com a dissertação “O corpo e o silêncio das emoções: Estudo da alexitimia na anorexia nervosa”. É professora auxiliar na FPCEUP, lecionando unidades curriculares ligadas à Psicologia da Saúde e Dinâmica de Grupos. É membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e do Grupo de Investigação Clínica de Perturbações do Comportamento Alimentar do Serviço de Psiquiatria, Hospital de S. João. Para além das funções de docência colabora no serviço de Consultas de Psicologia da Saúde da FPCEUP, na supervisão dos casos de Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade. Foi membro da COST Action “Appearance Matters: Tackling the Physical and Psychosocial Consequences of Dissatisfaction with Appearance”. Tem publicações no domínio da anorexia nervosa e da obesidade em revistas científicas da especialidade e várias apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura,Professora Doutora

Licenciada e Doutorada (com Distinção e Louvor) em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicologia da Inteligência e Criatividade / Psicologia Escolar (Licenciatura em Psicologia) e Prevenção do Crime e da Vitimação / Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção (Mestrado em Psicologia da Justiça). Foi Coordenadora do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Inserção na Vida Ativa na Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Autora de artigos internacionais, ISI e com revisão de pares: publicou 5 artigos em revistas especializadas. Participação editorial como revisora no International Journal of Psychology and Counselling e International Journal of Medicine and Medical Sciences. Possui 3 produtos (instrumentos/questionários de avaliação) e outros 14 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 10 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Orientadora de estágios em Psicologia Escolar e em Psicologia da Justiça: orientou estágios e trabalhos de conclusão de curso licenciatura/mestrado na área de Psicologia. Tem participado como oradora em vários congressos nacionais e internacionais e é autora da escala de avaliação e monitorização da eficácia do tratamento nas adições: Monitoring and Evaluation of Efficacy and Progress (MEEP).

Margarida Sobral

Margarida Sobral,Professora Doutora

Licenciada em Psicologia, pela FPCE-UP; Mestre em Psicologia, pela FPCE-UC; Doutorada em Gerontologia e Geriatria, pelo ICBAS-UP; Exerce funções como Psicóloga Clínica no Serviço de Psicogeriatria do Hospital de Magalhães Lemos no Porto.

José Luís Pais Ribeiro

José Luís Pais Ribeiro,Professor Doutor

Psicólogo. Professor Associado com agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É membro da William James Research Center (WJRC), sediada no ISPA Instituto Universitário, Lisboa, unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. É presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (www.sp-ps.pt). As suas áreas de investigação são: a) promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida; b) papel das variáveis psicológicas positivas na saúde; c) ajustamento às doenças crónicas. Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Saúde em 1994 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Ana Catarina Reis,Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, em 2003. 

Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2007

Doutorada em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com distinção e louvor, em 2013

Investigadora no âmbito de um pós-doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, de Out. 2014 a Nov. 2015.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2010 e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela OPP em 2016.

Psicóloga com formação na área da Intervenção em Crise certificada pela International Incident Stress Foundation (ICISF - EUA) e Terapia Cognitivo-Narrativa no Luto e no Trauma.

Orientadora de estágios profissionais de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicóloga clínica e da saúde no Hospital de Joaquim Urbano (2004 a 2007).

Psicóloga clínica em consulta privada desde 2003.

Docente no ensino superior desde 2008 em diversas instituições.

Autora de artigos nacionais e internacionais no âmbito da Psicologia da Saúde.

Nuno Pires

Nuno Pires,Professor Doutor

Doutoramento Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho; Licenciado em Psicologia (ramo clínica) pela Universidade Fernando Pessoa; Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Pós-Graduação em Tratamento Psicológico – Manuais Terapêuticos Empiricamente Validados pelo Colégio Universitário de Altos Estudos (UCAE); Docente no ensino superior no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP); Diretor de Psicodrama Moreniano pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Diretor de grupo de psicodrama com adolescentes no Serviço de Consulta Psicológica de crianças e adolescentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto); Foi Docente do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA); Foi Psicólogo Hospitalar pelo Hospital de Joaquim Urbano (Porto) e Hospital Infante D. Pedro (Aveiro); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Filipa Teixeira,Doutora

Licenciada e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) na temática da obesidade, a qual já tinha vindo a explorar durante o mestrado. Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É atualmente Investigadora Júnior no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), sendo a qualidade de vida um dos seus atuais interesses de investigação. Tem experiência em contexto hospitalar, realizando intervenção multidisciplinar em diversas doenças crónicas como diabetes, hipertensão, dor crónica e obesidade. É membro fundador da Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento (APCSC), colaboradora enquanto editora assistente da uma das revistas internacionais da Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde (EHPS). Tem experiência enquanto docente e orientação de teses e é autora de diversas publicações em revistas científicas de circulação internacional com arbitragem científica e de diversos trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja,Professor Doutor

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de S. João. Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do Hospital de S. João (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do Hospital de S. João (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Margarida Figueiredo-Braga,Professora Doutora

Psiquiatra. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES - Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), e Representante Nacional na International Association for Communication in Healthcare (EACH). Psicoterapeuta e Supervisor em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas acreditada pela APTC.

Doutorada em 2009 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, investiga sobre aspetos imunológicos da depressão, depressão e doenças autoimunes e em comunicação clínica.

Foi professor responsável Psicofarmacologia no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Faculdade de Psicologia Universidade de Braga, e no Curso de pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde - Universidade Lusófona do Porto, foi docente responsável da Unidade Curricular Psicofarmacologia Clínica. É docente de Psicologia Médica, e responsável pelas Unidades Curriculares Comunicação Clínica I e II. É diretora do Curso de Formação Contínua Entrevista Motivacional – da teoria à prática.

Calendarização e localização

Livestream

16 de Outubro de 2021;

13 e 27 de Novembro de 2021;

11 de Dezembro de 2021;

08 e 22 de Janeiro de 2022;

05 e 19 de Fevereiro de 2022;

05 e 19 de Março de 2022;

02 e 23 de Abril de 2022;

14 e 28 de Maio de 2022;

11 e 25 de Junho de 2022;

09 e 23 de Julho de 2022.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Duração: 209 Horas (152 horas síncronas + 57 horas assíncronas)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Número de Vagas: limitadas.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,590.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,399.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,351.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream até 01 Set. 2021

1,303.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
132.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
119.30 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream até 01 Set. 2021

108.70 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;Certificado de habilitações;NIF (Número de Identificação Fiscal);Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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