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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM RISCOS PSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE LABORAL - IDENTIFICAÇÃO, GESTÃO E CONTROLO
- Advanced Professional Program –
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM RISCOS PSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE LABORAL - IDENTIFICAÇÃO, GESTÃO E CONTROLO

- Advanced Professional Program –

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Porto -06 Nov. 2021- Inscrições abertas

Livestream / Online -06 Nov. 2021- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Porto até 29 Set. 2021 / Livestream / Online até 29 Set. 2021

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica

Daniela Lima

Daniela Lima,Mestre

Doutoranda em Ciências Sociais, com especialização em Comportamento Organizacional; Mestre em Recursos Humanos; Pós-Graduada em Higiene e Segurança no Trabalho; Licenciada em Recursos Humanos e Organização Estratégica.

Docente convidada do Ensino Superior, investigadora e autora de artigos em revistas profissionais e da especialidade nos domínios da Segurança e Saúde no Trabalho. Participação em como speaker em Conferências Nacionais e Eventos Organizacionais.

Atualmente, é Safety Specialist na empresa Silversource, consultora e formadora nos domínios técnicos e comportamentais de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia,Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários

Licenciados em Psicologia (Licenciatura pré-Bolonha); Licenciados em Psicologia com Mestrado concluído em Psicologia; Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho SST; Licenciados em Gestão de Recursos Humanos; Gestores, Supervisores; Representantes dos trabalhadores e do empregador; Consultores e Auditores de SST; Formadores de SST; Médicos do trabalho; Sociólogos; Enfermeiros; Técnicos de saúde; Outros sujeitos a análise curricular.

 

Certificação

Formação Certificada: DGERT

Instituto Membro da EUROPLAT

Plano Curricular

Objetivos Gerais

Dotar os formandos de conhecimentos, aptidões e ferramentas especificas no âmbito dos riscos psicossociais para em contexto organizacional saber: avaliar; identificar; conhecer e compreender a análise e avaliação. Desenvolver um conjunto de competências que facilitem o processo de desenvolvimento e implementação do um programa de intervenção.

 

Objetivos Específicos | Competências a desenvolver

Definir a génese e evolução dos Riscos Psicossociais;

Definir e dominar o conceito de riscos psicossociais;

Indicar os Riscos Psicossociais; Perceber o seu impacto nos trabalhadores e no contexto laboral;

Enumerar as especificidades dos vários fatores de Risco Psicossocial;

Saber identificar os vários fatores de Risco Psicossocial;

Reconhecer, desenvolver e aprofundar o conhecimento dos formandos num conjunto de técnicas que visam mitigar os riscos psicossociais em contexto laboral;

Reconhecer a legislação existente em Portugal em matéria da Promoção das Condições de Segurança e Saúde no Trabalho;

Reconhecer a legislação existente na Europa em matéria da Promoção das Condições de Segurança e Saúde no Trabalho;

Saber identificar os Riscos Psicossociais através da compreensão dos conceitos e dos respetivos mecanismos de avaliação;

Inventariar as causas dos diferentes tipos de riscos psicossociais em contexto laboral;

Indicar a importância da avaliação de riscos psicossociais;

Descrever o processo de avaliação de riscos psicossociais;

Reconhecer e compreender a análise e avaliação de riscos Psicossociais;

Identificar e caracterizar os vários modelos/metodologias de avaliação;

Reconhecer os indicadores de monotorização da gestão de riscos psicossociais;

Saber aplicar os modelos de avaliação de risco aplicados aos Riscos Psicossociais;

Desenvolver competências que facilitem o processo de implementação de um programa de intervenção;

Estruturar metodologias de prevenção;

Identificar as atividades para a promoção de um local de trabalho saudável e positivo.

Ser capaz de desenvolver individualmente uma Avaliação de Riscos Psicossociais.

 

Critérios de Avaliação

Trabalho final individual.

Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Duração

178 Horas (132 horas presenciais + 46 horas não presenciais)

 

Plano Curricular

 

Módulo 1 – Acolhimento e Apresentação do Curso de Formação Avançada de Riscos Psicossociais em Ambiente Laboral:

- Apresentação inicial;

- Modo de Funcionamento do Curso de Formação Avançada; e os respetivos critérios de avaliação.

 

Módulo 2 – Introdução e Enquadramento dos Riscos Psicossociais em Ambiente Laboral:

- Tendência e alterações do trabalho na sociedade pré-industrial;

- Riscos Psicossociais – definição, prevalência e impacto;

- Riscos Psicossociais como fatores de Riscos Emergentes;

- A importância da política organizacional na gestão de Riscos Psicossociais.

 

Módulo 3 – Fatores de Risco Psicossocial em Ambiente Laboral:

- Stresse Ocupacional;

- Burnout;

- Assédio moral/sexual;

- Violência no trabalho;

- Ritmos de trabalho;

- Novas formas de contratação e insegurança labora (medo);

- Difícil conciliação trabalho e vida familiar;

- KIT SOS Stress;

- Envelhecimento ativo.

 

Módulo 4 – Enquadramento Legal e Normativo em Ambiente Laboral:

- Legislação Portuguesa:

(1) Enquadramento Legal e Normativo da Segurança e Saúde no Trabalho;

(2) Enquadramento Legal dos Acidentes e Doenças Profissionais;

- Análise critica da legislação em Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Módulo 5 – Gestão de Riscos Psicossociais:

- Perceção de risco;

- Princípios chave e os passos a seguir, Exemplos de boas práticas;

- Linhas orientadoras na gestão dos Riscos Psicossociais, Barreiras na gestão dos Riscos Psicossociais;

- Implementação e controlo.

 

Módulo 6 – Ferramentas de Diagnóstico e Metodologias Agregadas de Avaliação:

- Diagnóstico – Principais modelos teóricos;

- Metodologias de prevenção de riscos psicossociais;

- Instrumentos de medição de Riscos Psicossociais (COPSOQ II) e outras ferramentas;

- Principais metodologias de avaliação de Riscos Psicossociais;

- Avaliação de Riscos Psicossociais – abordagem metodológica;

- Metodologia de valorização da exposição aos Riscos Psicossociais;

- Implementação e controlo; Componente prática de aplicação da metodologia de Avaliação de Riscos Psicossociais (simulações).

 

Módulo 7 – Novas Formas de Organização do Trabalho em Contexto Organizacional:

- Contexto Organizacional e a Complexidade;

- Novas Formas de Organização do Trabalho (teletrabalho), Gestão de Crises e a Prevenção, Desenvolver e Implementar Planos de Contingência;

- Identificar as atividades para a promoção de um local de trabalho saudável e positivo – desenvolvimento e implementação de planos de contingência.

 

Módulo 8 – Workshops – Casos de estudo relacionados com os Riscos Psicossociais e os desafios colocados pela Pandemia do COVID-19 às organizações:

- Caso prático do setor multimédia;

- Caso prático do sector da indústria cimenteira;

- Caso prático do sector do estado;

- Caso prático do sector das TIC;

- Setor da hotelaria e turismo;

- Setor da saúde, terceiro setor;

- Agência Europeia para as Condições de Trabalho.

 

Módulo 9 – Avaliação: Trabalho de Avaliação Final (aplicação prática dos conceitos aprendidos), com apresentação de uma Avaliação de Riscos Psicossociais (caso prático aplicado a uma empresa).

- Encerramento da sessão avaliação global da formação.

Corpo Docente

Alda Fundo

Alda Fundo,Professora Doutora

Doutorada em Química Tecnológica – especialidade novos materiais, em 2007, Mestre em Electroquímica Aplicada. Parte curricular do Mestrado Segurança e Higiene no Trabalho, realizado no ESCE-IPS, em 2009;

Técnico SST nível VI (desde 2005), Consultora, com larga experiência pelo acompanhamento, definição e implementação de sistemas de Saúde Ocupacional e Segurança no ramo da Energia Eléctrica (Sotécnica/Grupo Vinci Energies) e Indústria cimenteira (InterCement/Cimpor), a nível nacional e internacional.

Formadora e coordenadora da implementação da Segurança Comportamental na indústria a nível nacional e internacional, 2015-2018 no Grupo InterCement/Cimpor.

Atualmente, Consultora na área SST, com especial foco na área comportamental e sistemas de gestão e, Coordenadora do projecto do consórcio entre Universidade Nova de Lisboa, Qualiseg e Factor Social para concepção de uma ferramenta de desempenho a nível SST.

Ana Gallego,Dra.

Brevemente disponível.

Armanda Antunes

Armanda Antunes,Mestre

Docente convidada do Ensino Superior, investigadora e autora de artigos em revistas profissionais e da especialidade nos domínios da Gestão de Recursos Humanos. Participação em como speaker em Conferências Nacionais e Internacionais.

Conta com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas, como diretora de Formação, gestora de projetos e formadora, desenvolvendo projetos em Portugal e no estrangeiro. Atualmente, é responsável de Formação e Qualidade na tecnológica Dashlane.

Ao nível associativo, é Program Manager do Programa de Mentoring da Professional Women Network.

Carla Carol

Carla Carol,Professora Doutora

Doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Comportamento Organizacional; Mestre em Sociologia Económica e das Organizações; Pós-Graduada em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos e em Assessoria Empresarial; Licenciada em Sociologia.

Docente convidada do Ensino Superior, investigadora e autora de artigos em revistas científicas e da especialidade nos domínios da Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. É membro da Direcção da APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas -, membro convidado da Comissão Técnica 260, Human Resources Management - ISO, membro do conselho editorial da RH Magazine, convidada especialista no Barómetro Human Resources da Revista Human Resources Portugal e speaker em Conferências nacionais e internacionais.

Atualmente, é Diretora de Recursos Humanos do Grupo Renascença Multimédia, consultora e formadora nos domínios técnicos e comportamentais de Recursos Humanos.

Cláudio Pimentel

Cláudio Pimentel,Eng.

Master in Business Administration (MBA); Pós-Graduado em Management & Business Consulting pelo ISEG - LIsboa School of Economics & Management.; Licenciado em Engenharia Informática.

Cláudio Pimentel é docente convidado do Ensino Superior no ISCET.

Participações como convidado em vários eventos nacionais e internacionais como speaker.

Atualmente, é CIO na empresa Cofidis Portugal, consultor e formador nos domínios Agile. Detém mais de 15 anos de experiência no desenho e conceção de soluções críticas de suporte ao negócio, que permitem à empresa obter vantagens competitivas e inovadoras. Experiência comprovada na gestão de equipas multidisciplinares de grande dimensão.
Forte vertente técnica, com experiência na implementação de processos de governança do IT na organização, nomeadamente na conceção e implementação de PMO, BAO e ITIL.

Dalila Antunes

Dalila Antunes,Mestre

Psicóloga (certificada pela OPP como especialista em Psicologia Social e das Organizações e Psicologia Comunitária) e Mestre em Psicologia do Ambiente, com Mestrado Executivo em Gestão de Projetos e Certificação Profissional em Gestão de Continuidade de Negócio e como Formadora. É doutoranda em Ciências Sociais - Ramo Comportamento Organizacional, com tese na área dos Riscos Psicossociais.

Conta com mais de 20 anos de experiência profissional na Europa e em África em projetos de Psicologia do Trabalho e das Organizações, Psicologia Social e Psicologia do Ambiente; tendo desenvolvido estudos e projetos de desenvolvimento de políticas, regulamentação, guias e ferramentas para desenvolver a sustentabilidade e resiliência das organizações e das comunidades. Possui uma larga experiência em estudos e projetos de: Avaliação de riscos sociais, psicossociais e ambientais, Stress, Atitudes, Perceção de Risco e Comunicação de Risco; Estudos Socioeconómicos e Psicossociais, Avaliação de Impacte Social, Planos de Realojamento e Reassentamento, Planos de Comunicação, Processos de Participação Pública e Envolvimento de Comunidades (incluindo Comissões de Acompanhamento Local), Planos Estratégicos de Desenvolvimento Sustentável, Sistemas de Recursos Humanos, Formação e Capacitação, Programas de Sensibilização e Mudança Comportamental.

Colabora de forma regular com várias universidades tais como Instituto Superior Técnico (DFA Acústica), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e Faculdade de Letras), Universidade de Évora, Universidade dos Açores, ministrando aulas e palestras e como orientadora de estágios académicos e profissionais (incluindo estágios da OPP).

Ao nível associativo, é sócia fundadora do CIP Institute (associação internacional para o desenvolvimento de estudos e intervenção na área de Comunicação de Risco e Gestão de Crise); e do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental. Colabora regularmente com entidades como a OPP – Ordem dos Psicólogos Portugueses, APM – Associação de Psicólogos de Moçambique, Quercus ANCN, e a ABAE – Associação Bandeira Azul Europa.

Daniela Lima

Daniela Lima,Mestre

Doutoranda em Ciências Sociais, com especialização em Comportamento Organizacional; Mestre em Recursos Humanos; Pós-Graduada em Higiene e Segurança no Trabalho; Licenciada em Recursos Humanos e Organização Estratégica.

Docente convidada do Ensino Superior, investigadora e autora de artigos em revistas profissionais e da especialidade nos domínios da Segurança e Saúde no Trabalho. Participação em como speaker em Conferências Nacionais e Eventos Organizacionais.

Atualmente, é Safety Specialist na empresa Silversource, consultora e formadora nos domínios técnicos e comportamentais de Segurança e Saúde no Trabalho.

Emília Telo

Emília Telo,Professora Doutora

Coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho). Assessora técnica da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho). Coordenou vários Grupos de Trabalho Internos e representou a instituição em Grupos de Trabalho externos nacionais e europeus. Foi perita do Comité Consultivo para a Segurança e Saúde no Trabalho SST (Luxemburgo) da Comissão Europeia em matérias de radiações ópticas e nanotecnologia. Foi membro do Projeto Internacional de Investigação “Metronet”. É Professora Adjunta Convidada no IPC/ISCAC. Foi titular de várias disciplinas em doutoramentos, mestrados, cursos de pós graduação e licenciaturas na: Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga, ISLA de Leiria, ISLA Santarém, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Universidade de Pernambuco (Recife - Brasil), Universidade do Algarve, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTSC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Superior da Maia (ISMAI), Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Desenvolveu e apoiou alguns estudos de investigação científica na área da SST. Foi autora e coautora de várias publicações na área da SST. Licenciada em Bioquímica, Mestre em Biomedicina, Doutorada em Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho.

Fernando Garrido

Fernando Garrido,Dr.

Licenciado - Gestão Turística e Hoteleira ISPI; PHD (Frequência) – Turismo Un. Lisboa- IGOT/ ESHTE;

Inicio de carreira na hotelaria no ano de 1997, tendo exercido diversas funções em distintas áreas: Diretor de F&B- Mercure Figueira da Foz, Responsável Comité de Restauração Mercure Portugal, Gestor de compras - Accor Portugal, Category manager Procurement – Accor Iberian Peninsula, Diretor de Hotel- York House hotel, Atualmente Diretor de Hotel- Olissippo Marquês de Sá.

Exerceu funções de Professor adjunto no Instituto Superior de Educação e Ciências (Licenciatura em Gestão Hoteleira) e atualmente no Instituto Superior de Educação e Ciências (Licenciatura em Turismo e CTESP em Gestão Hoteleira e Alojamento);

Vice-Presidente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal

João Areosa

João Areosa,Professor Doutor

Sociólogo. É Técnico Superior de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho no Metropolitano de Lisboa, EPE. Docente no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC). Investigador integrado no Centro de Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa. Membro do conselho editorial da revista Segurança Comportamental. Membro da estrutura organizativa da Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho (RICOT). Membro do conselho de edição do International Journal on Working Conditions. Autor de dezenas de artigos científicos relacionados com as áreas do risco e dos acidentes. É Licenciado em sociologia, Pós-graduado em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Especialista na área científica de Segurança e Higiene no Trabalho, Mestre e Doutor em sociologia do trabalho, do emprego e das organizações pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

José Magalhães

José Magalhães,Professor Doutor

José Manuel Guimarães de Magalhães doutorado em Psicologia e especialista em Gestão de Recursos Humanos é quadro superior (Técnico Superior Especialista em Estatística) do Instituto Nacional de Estatística (desde 1973) onde exerce, também, as funções de Presidente da Comissão de Segurança e Saúde no Trabalho e de Técnico Superior de Segurança.
Docente universitário na Universidade de Lisboa /ISCSP, em Gestão de Recursos Humanos, e na Universidade Autónoma de Lisboa em Psicologia. Pelo ISCSP colabora no mestrado para Pilotos na Academia da Força Aérea e é formador no Centro de Formação da Força Aérea nos cursos de Segurança no Trabalho.
Detém ainda as especialidades da Ordem dos Psicólogos Portugueses em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações; Psicologia da Saúde Ocupacional e de Psicologia Clinica e da Saúde.
É formador credenciado (IEFP, Professores, SST e Igualdade de Oportunidades/Género)
É membro, do Grupo Técnico Cientifico da Ordem dos Médicos para o Burnout na classe médica e do Stearing Group do INE para o Stresse e Bem-estar. É investigador integrado do Centro de Investigação em Psicologia da UAL e investigador convidado do SOCIUS da Universidade de Lisboa e do CEPESE da Universidade do Porto.

Liliana Pitacho

Liliana Pitacho,Professora Doutora

Doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Mestre e Licenciada em Psicologia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos.

Docente convidada do Ensino Superior, investigadora e autora de artigos científicos em revistas da especialidade, bem como de capítulos de livros na mesma área de interesse. Participação regular em Conferências Nacionais e Eventos Organizacionais.

Formadora em Gestão de Recursos Humanos e Soft Skills.

Lisete Gonçalves

Lisete Gonçalves,Mestre

Licenciada em Ciências Psicológicas pelo ISPA-IU. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo ISPA-IU. Pós-graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais pelo INSPSIC.

Investigação Científica na área Crescimentos Pós-traumático, no estudo e validação de instrumentos psicométricos para a população portuguesa e publicação de artigos científicos.
Formação profissional contínua em psicofarmacologia, psico-oncologia, comportamentos aditivos e dependências, perturbações da ansiedade, fobia social e pânico, intervenção na crise e catástrofe e primeiros socorros psicológicos. Avaliação dos riscos psicossociais, intervenção com crianças e jovens em risco, intervenção e mediação familiar, crianças expostas a conflitos parentais, gestão de conflitos, inteligência emocional e coaching.

Experiência Profissional em ambiente hospitalar nas Unidades de Oncologia e Infecciologia (Imunodeficiência e Tuberculose) do Hospital Pulido Valente-CHLN, na Clínica ISPA. Atualmente a exercer Psicologia Clínica e Psicoterapia na Clínica do Sentir, no Instituto Português da Face e na Associação Mais Perto.

Formadora certificada nas áreas comportamentais em centros de formação profissional e empresas.

Margarida Oliveira

Margarida Oliveira,Dra.

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social (1995).

Pós-Graduação em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (2005).

Diretora Técnica da Associação “O Saltarico”, Instituição Particular de Solidariedade Social, desde 2007.

Representante das IPSS’S de Loures no Conselho Local de Acão Social.

Representante da Comissão Social da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas em Conselho Local de Ação Social de Loures.

Membro do grupo dinamizador da Comissão Social da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

Conselheira suplente do Conselho Municipal de Educação de Loures.

Sílvia Fraga

Sílvia Fraga,Dra.

Licenciada em Direito pela Universidade Internacional. Pós-graduada em Direito Comercial pela Universidade Católica. Inscrita na Ordem dos Advogados de Portugal desde 2002. Tem uma formação de base generalista que a habilita a tratar de forma eficiente o essencial das questões comuns com que se defronta num escritório de advocacia.

Conta com mais de 18 anos de experiência profissional e ao longo dos anos desenvolveu, no entanto, capacidades específicas em determinadas áreas a que prioritariamente se dedica, podendo hoje assegurar um tratamento altamente especializado e experiente nas seguintes principais áreas: laboral, assessoria e patrocínio em todas as questões emergentes da relação laboral, tanto pelo empregador como pelo trabalhador, instrução de processos disciplinares e investigações na empresa. Civil e Comercial: acompanhamento e tratamento de todas as situações societárias conjuntamente com os departamentos Laboral, de Direito Privado, contenciosos e recuperação de créditos; Aconselhamento e representação em todas as áreas do Direito da Família, com particular incidência nas acções de regulação do poder paternal e sucessões. Penal: aconselhamento e patrocínio em todos os tipos de acções penais e contra-ordenacionais, independentemente da posição processual do cliente - arguido ou queixoso.

O rigor, a honestidade, a confiança baseada na lealdade e na transparência com os seus clientes, o sigilo, a inovação e a eficiência na procura das melhores soluções, são os valores que pratica e pelos quais é conhecida.

Sónia P. Gonçalves

Sónia P. Gonçalves,Doutora

Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Leciona nas áreas da Psicologia, Comportamento Organizacional, Saúde e Segurança no Trabalho e Gestão de Recursos Humanos. Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP/ISCSP-ULisboa). Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE-IUL); Mestre em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE-IUL); Doutora em Psicologia, especialidade Psicologia do Trabalho e das Organizações (ISCTE-IUL); Especialista com Provas Públicas em Gestão e Administração (IPT). Atualmente integra a direção da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária.

Calendarização e localização

Livestream

Porto

06 e 27 de Novembro de 2021;

04 de Dezembro de 2021;

08 e 29 de Janeiro de 2022;

12 e 26 de Fevereiro de 2022;

19 de Março de 2022;

23 de Abril de 2022;

14 e 28 de Maio de 2022;

11 e 25 de Junho de 2022;

02, 16 e 30 de Julho de 2022;

06 e 27 de Novembro de 2021;

04 de Dezembro de 2021;

08 e 29 de Janeiro de 2022;

12 e 26 de Fevereiro de 2022;

19 de Março de 2022;

23 de Abril de 2022;

14 e 28 de Maio de 2022;

11 e 25 de Junho de 2022;

02, 16 e 30 de Julho de 2022;

 

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portuga

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,490.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,311.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,266.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 29 Set. 2021 / Livestream / Online até 29 Set. 2021

1,221.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
124.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
111.80 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 29 Set. 2021 / Livestream / Online até 29 Set. 2021

101.80 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular, e;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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