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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO:
Integração na Prática Clínica e no Desenvolvimento Pessoal do Terapeuta
Advanced Professional Program
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO:

Integração na Prática Clínica e no Desenvolvimento Pessoal do Terapeuta

Advanced Professional Program

Acreditação

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(97,5 créditos)

 

Certificação

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Instituto membro

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Porto -30 Out. 2021- Inscrições abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: PORTO: 10-10-2021

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Descrição

Coordenação Científica

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira,Professora Doutora

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, tendo realizado estágio curricular na Consulta de Stress dos Hospitais da Universidade de Coimbra sob orientação do Professor Doutor Vaz Serra; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Doutoranda em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Nobre e Professora Doutora Sandra Vilarinho; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), da Universidade de Aveiro e membro investigador do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC, da Universidade de Coimbra; Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Nuno Oliveira,Dr. -APM

Psicólogo Clínico (Universidade de Coimbra); Pós Graduado em Psicologia Clínica pela UTAD; Formador Certificado pelo IEFP e pelo Conselho Cientifico pedagógico da Formação Contínua de Braga; Exerce funções de Psicólogo Clínico em Contexto privado desde 2000 e integra equipas clínicas multidisciplinares desde 2000 em Aveiro, Coimbra e S. João da Madeira. Membro efectivo nº 728 da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio efectivo da APTC e sócio aderente da Associação Portuguesa de Mindfulness.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia,Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Destinatários

Psicólogos, Psicólogos Juniores e Diplomados em Psicologia e/ou outros profissionais de saúde com intervenção na saúde mental em profissões autorreguladas.

 

Certificação

Formação Certificada: DGERT

Instituto membro da EUROPLAT

 

Acreditação OPP*

Formação creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (97,5 créditos) na Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Comunitária.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses destina-se exclusivamente aos Psicólogos.

Plano Curricular

Objectivos Gerais

Dotar os alunos de formação científica rigorosa e específica sobre os diferentes modelos e abordagens clínicas no âmbito das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração bem como favorecer familiarização com os modelos numa vertente mais experiencial. Desenvolvimento de competências que permitam a integração dos respetivos modelos e da prática experiencial no desenvolvimento pessoal.

 

Objectivos Específicos | Competências a Desenvolver

- Enquadrar as abordagens mais recentes na tradição Cognitivo-Comportamental.

- Enquadrar os processos de mudança cognitivo-afetivos no contexto da evolução dos modelos cognitivo-comportamentais até aos dias de hoje.

- Identificar os conceitos nucleares dos principais modelos de Terceira Geração.

- Aplicar os diferentes modelos numa vertente mais prática, proporcionando momentos diversificados de aprendizagem experiencial.

- Descrever e aplicar premissas necessárias à elaboração de protocolos de avaliação/ intervenção com base nas abordagens de Terceira Geração.

- Reflectir sobre e integrar as principais premissas e práticas no desenvolvimento e autocuidado do terapeuta.

- Enunciar possibilidades de atuação em diferentes populações e problemáticas.

- Realizar uma análise crítica dos diferentes modelos numa abordagem clínica integrada e compreensiva.

 

Metodologia de Ensino

- Método Expositivo, Ativo, Experiencial e Método de Casos;

 

Critérios de Avaliação

Trabalho Final.

Critério para aceder à avaliação: participação mínima de 75% da duração do curso.

 

PLANO CURRICULAR

 

Módulo 1

- Apresentação dos processos cognitivo afetivos presentes no funcionamento mental patológico (perturbações depressivas e ansiosas);

Operacionalização do contributo e impacto da abordagem cognitivo comportamental na mudança terapêutica.

 

 

Módulo 2

- Apresentação da base teórica e princípios do modelo MBSR.

- Apresentação e discussão do programa de 8 semanas e realização e discussão de exercícios experienciais e práticos.

- Resumo do estado da arte e discussão da sua aplicabilidade na prática clínica e no desenvolvimento pessoal e autocuidado do profissional de saúde.

 

 

Módulo 3

- Apresentação da base teórica do MBCT.

- Apresentação e discussão do programa de 8 semanas e realização e discussão de exercícios experienciais e práticos.

- Exploração de questões direcionadas ao profissional.

- Resumo do estado da arte e discussão da sua aplicabilidade na prática clínica.

 

 

Módulo 4

- Definição e componentes da compaixão.

- O que é e o que não é a compaixão.

- Compaixão e investigação.

- Estrutura do programa MSC.

- Exercícios incluídos no programa.

- Aplicações clínicas.

 

 

Módulo 5

- O significado da Compaixão.

- Terapia focada na compaixão: aplicação clínica.

- Desenvolvimento do supervisor/clínico compassivo.

 

 

Módulo 6

- O modelo ACT: Contextualismo Funcional.

- A teoria dos quadros relacionais.

- O modelo unificado de mudança do comportamento (flexibilidade Psicológica).

- As técnicas terapeuticas da ACT comuns noutras abordagens terapeuticas contextuais: Os processos centrais na práctica da ACT.

- A formulação de caso assente no modelo da flexibilidade cognitiva. As competências clinicas da ACT na prática.

 

 

Módulo 7

- O papel da relação terapêutica na abordagem comportamental.

- O papel da relação terapêutica no modelo cognitivo.

- O modelo de análise da relação de Bordin.

- Os principais eixos de investigação em torno da aliança terapêutica (revisão de literatura).

- O papel da comunicação não verbal (silêncio, postura, atitude) nas competências relacionais.

- A aliança como negociação.

- A metacomunicação terapêutica.

- O modelo de resolução de ruturas.

- Noção de mindfulness e as suas aplicações na aliança terapêutica.

- A importância do não julgamento.

 

 

Módulo 8

- Conceitos chave introduzidos teórica e experiencialmente.

- Modelo MBPM (Vidyamala Burch): teoria e programa.

- Desenvolvimento do “Six step process of mindfulness & compassion model” e do “Three Emotion Regulation System”.

- O estado da arte e os mecanismos psicológicos associados ao Mindfulness e à compaixão. Discussão e reflexão em grupo.

 

 

Módulo 9

- O Mindfulness aplicado às crianças e famílias.

- A “prontidão” desenvolvimental da criança para a aprendizagem do Mindfulness.

- Introdução aos trabalhos de Dan Siegel e Stephen Porges e ligação ao Mindfulness.

- Jogos e exercícios experienciais para os diferentes estádios de desenvolvimento.

- Os benefícios do Mindfulness para pais e profissionais.

- O Mindfulness, a gravidez e maternidade.

- Compreender o trauma e os potenciais limites da aplicação do Mindfulness.

 

 

Módulo 10

- As diretivas internacionais (da APA) sobre a intervenção na idade avançada.

- Modelos de intervenção na prática clínica com pessoas idosas; modelo CALTAP (Contextual Adult Lifespan Theory for Adapting Psychotherapy): influências da coorte; influências da cultura; influências do contexto; influências da maturação.

- Abordagem específica do mindfulness: fundamentos, características e princípios do mindfulness aplicados à idade avançada. Simulação de uma sessão com pessoas mais velhas.

 

 

Módulo 11

- Fatores de risco e consequências associadas ao desgaste profissional;

- Estratégias de autocuidado recomendadas;

- Exercício de reflexão e prática formal 1;

- Efeitos decorrentes da prática de mindfulness;

- Tipos de práticas de mindfulness;

- Práticas formais e informais de mindfulness (2, 3, 4, 5);

- Exercício de reflexão.

- Efeitos decorrentes da prática de autocompaixão;

- Prática informal de autocompaixão 1;

- Falsas crenças sobre a autocompaixão; prática informal de autocompaixão 2;

- Meditação guiada de autocompaixão (1, 2);

- Exercício de reflexão 2.

 

 

Módulo 12

- Apresentação individual, por parte dos formandos, de um exercício prático de Mindfulness que integre o projecto de intervenção elaborado para avaliação final da Especialização.

- Discussão em grupo dos exercícios experienciais e integração da informação teórica e prática obtida ao longo da Especialização. Considerações finais.

Corpo Docente

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira,Professora Doutora

Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, tendo realizado estágio curricular na Consulta de Stress dos Hospitais da Universidade de Coimbra sob orientação do Professor Doutor Vaz Serra; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Doutoranda em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sob a orientação científica do Professor Doutor Pedro Nobre e Professora Doutora Sandra Vilarinho; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), da Universidade de Aveiro e membro investigador do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC, da Universidade de Coimbra; Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração; Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

Nuno Oliveira,Dr. -APM

Psicólogo Clínico (Universidade de Coimbra); Pós Graduado em Psicologia Clínica pela UTAD; Formador Certificado pelo IEFP e pelo Conselho Cientifico pedagógico da Formação Contínua de Braga; Exerce funções de Psicólogo Clínico em Contexto privado desde 2000 e integra equipas clínicas multidisciplinares desde 2000 em Aveiro, Coimbra e S. João da Madeira. Membro efectivo nº 728 da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio efectivo da APTC e sócio aderente da Associação Portuguesa de Mindfulness.

Eluned Gold -Bangor - Reino Unido

Director of Continuing Professional Development at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) Bangor University; Masters degree in Psychotherapy and registered with UK Council of Psychotherapists; Teaching-training specialist in Mindfulness and psychotherapy, Mindfulness for parents/families/children, and Mindfulness approaches to environment issues; Supervisor of beginning and developing teachers; teaching or academic projects involving working with children; working one to one in conjunction with psychotherapy; projects combining environmental issues with mindfulness; She has worked with children in care for 10 years and has developed ways to bring mindfulness into her work with children and their parents or careers; For much of her working life, she has integrated her personal practice of mindfulness into her work with adults and children and has trained others to use mindfulness in their work.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador,Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Paula Castilho

Paula Castilho

Doutorada em Psicologia, é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde ensina e investiga na área da psicologia clínica Cognitivo-Comportamental. Investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia), tem estado envolvida em projetos de investigação na área das Terapias Cognitivo-Contextuais, com um destaque particular nos constructos relacionados com o modelo evolucionário e teoria do ranking social (vergonha, autocriticismo, submissão, medos da compaixão), com a compaixão e autocompaixão e terapia da aceitação e compromisso (ACT). Os estudos que tem levado a cabo incidem sobre diversas populações clínicas, em especial as perturbações da personalidade (Obsessivo-compulsiva, e sobretudo Borderline) e as perturbações psicóticas. Tem colaborado com instituições públicas e privadas em diversos cursos de formação para psicólogos, enfermeiros e psiquiatras sobre psicoterapia cognitivo-comportamental (1ª e 2ª geração) e terapias de terceira geração (Terapia Focada na Compaixão e Terapia da Aceitação e Compromisso). É membro e supervisora credenciada da APTCC – Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da Associação Portuguesa para o Mindfulness, e da Sociedade Portuguesa de Sexologia (creditada como terapeuta sexual). É autora de artigos de investigação publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas referidas. As suas atuais áreas de investigação e interesse incluem estudos da eficácia de programas de intervenção na TFC e ACT para as perturbações psicóticas e Perturbação Borderline da Personalidade, e estudos transversais e longitudinais relacionados com variáveis centrais da TFC e da ACT, e emoções defensivas (nojo).

Luís Franklim Marques

Luís Franklim Marques,Mestre

Psicólogo Clínico desde 2000, mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica, desenvolveu dissertação na área da ansiedade em crianças e adolescentes, especialista em psicologia clínica creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicoterapeuta e Supervisor Clínico acreditado pela Associação Portuguesa de terapia do comportamento. Desenvolve prática clínica privada. Ao longo do seu percurso profissional tem efetuado, frequentemente conferências e formações para profissionais, pais e professores nas áreas da psicopatologia na idade adulta e em crianças e adolescentes.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita,Professor Doutor

Dharmakirti is certified "MBPM Senior Teacher Trainer" by Breathworks Institute, England and he is responsible for the international teacher training of «Mindfulness and compassion MBPM» program both in Spain and Latin America. Dharmakirti is the founder and current director of the Association Respira Vida Breathworks.

He has a Master degree in Mindfulness at Faculty of Medicine of the University of Zaragoza. He is Ontological Coach certified by the Institute of Specialization in Coaching and he graduated with BSc degree from Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales de la Universidad de Córdoba, Argentina

He is professor of the Master of Mindfulness at the University of Zaragoza and the Master of Mindfulness and compassion of the University of Alcalá, Spain. For over 7 years he has been part of a team of expert teachers of the Postgraduate in "Cognitive Therapy and Third Generation Therapies" of the Portuguese Psychology Institute (INSPSIC).

He is co-founder and member of the council of the “Red Española de Programas Estandarizados de Mindfulness y Compasión” and of the “Asociación por el diálogo entre la ciencia y la meditación".

Discover yoga and meditation in the mid-90s and in 2001 he began systematic practice and study of Buddhist philosophy and psychology. He is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.

Hi is co-author of the book "Kindfulness: Atención consciente y amable para el estrés" published in 2020 by Editorial Siglantana.

Margarida Pedroso de Lima

Margarida Pedroso de Lima,Professora Doutora -FPCE-UC

Psicóloga; Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE – UC); Mestre em Ciências da Educação; As suas experiências e interesses profissionais situam-se, prioritariamente, na área da Psicologia da Idade Adulta e na Psicologia da Personalidade. Tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo, investigação e intervenção clínica e psico-educativa em domínios relacionados com a personalidade, os fenómenos de grupo, o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais nos jovens adultos, adultos e idosos. É professora associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde tem leccionado várias disciplinas, participado em investigações, escrito artigos, assumido lugares de direcção e de gestão universitária e organizado encontros científicos e culturais. Tem, também, apresentado comunicações em diversos colóquios, conferências e workshops no âmbito dos seus interesses profissionais.

Estefânia Vasconcelos,Mestre

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI). Doutoranda em Psicologia Social na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Atualmente, exerce funções de docência no Instituto Superior da Maia, nas licenciaturas de Criminologia e Psicologia e é formadora nas áreas da igualdade de género e mediação de conflitos. Efetua, ainda, trabalhos de investigação na área dos estudos feministas e de género, migrações e psicologia social crítica com o intuito final de publicação. É membro efetivo da Associação Portuguesa dos Estudos sobre as Mulheres e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Calendarização e localização

PORTO

30 de Outubro de 2021;

27 de Novembro de 2021;

11 de Dezembro de 2021;

08 e 22 de Janeiro de 2022;

05 e 19 de Fevereiro de 2022;

05 e 19 de Março de 2022;

02 e 23 de Abril de 2022;

07 e 21 de Maio de 2022;

04 e 18 de Junho de 2022;

02, 16 e 30 de Julho de 2022.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Duração: 195 Horas (144 horas presenciais + 51 horas não presenciais)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Número de Vagas: limitadas.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

Investimento

Upgrade

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,690.00 € 1,267.50 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-25% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,267.50 € + 20.00 €

12 mensalidades-20% desconto

Normal
112.70 €

Upgrade

Regulamento

a.     De 01 de Setembro a 22 de Outubro de 2021, beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento 
Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição. 
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fraccionadas (12 mensalidades).

b.    O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c.     O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;

d.    O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.

e.     O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha “Traga os seus amigos” (5% por cada amigo).

g.    Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos os período de 01/09/2021 a 22/10/2021, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h.     Vagas limitadas.

i. Código Promocional: UPgrade


 

 

 

 

 


 

 

 

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,690.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,487.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,436.50 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
140.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
126.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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