ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOPATOLOGIA E PSICOTERAPIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: conceptualização, avaliação e intervenção
- Advanced Professional Program –
Patrocínio Científico
Parceria
Formação Certíficada
Instituto Reconhecido
Porto -21 Out. 2023- Inscrições Abertas
Livestream / Online -21 Out. 2023- Inscrições Abertas
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: - Livestream / Online: 13-10-2023 | Porto: 13-10-2023
Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.
Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.
Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
“Esta especialização foi uma mais-valia para o meu currículo e para o meu crescimento enquanto profissional competente e atualizada. Permitiu que alargasse o meu leque de intervenção, bem como que aumentasse o meu conhecimento na faixa etária das crianças e adolescentes, sobretudo por ter sido lecionada por profissionais tão competentes. Outro ponto forte foi a possibilidade de ter feito esta especialização em Livestream, o que permitiu que conseguisse conciliá-la os meus horários profissionais.”
Catarina Silva
“Esta Pós-Graduação permitiu-me adquirir conhecimentos muito relevantes para a prática clínica ao nível da conceptualização, avaliação e intervenção. Desde logo compreendi de imediato que estava a fazer uma escolha apropriada e sem qualquer tipo de receio e dúvida.
A excelência do ensino por parte de todo o corpo docente permitiu-me aprofundar técnicas e instrumentos de avaliação no diagnóstico clínico nas perturbações na infância e adolescência.
A formação possui uma componente teórica e prática muito equilibrada e adequada em cada módulo/aula.
O Instituto Português de Psicologia está de parabéns.”
Nuno Terenas
"A participação desta especialização foi uma grande valia para a continuidade do meu percurso profissional, na busca contínua do conhecimento. Sem dúvida que, vivendo atualmente está pandemia, o maior ponto forte desta especialização foi a possibilidade de assistir as aulas de modo gravado, dado o confinamento e por o horário não ser compatível com o meu. Assim, apesar das adversidades, foi possível continuar a minha aprendizagem. Obrigada pelos conhecimentos transmitidos."
Catarina Costa
Coordenação Científica
Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.
Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica) e Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação). Membro do Conselho Científico da ULP. Júri de mestrados – FPCE UP. Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos de Especializações em Psicoterapias Cognitivo- Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente e Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Directora Científica do Instituto Português de Psicologia; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante – SPCIPCOD; Consultora Científica do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade da Madeira; Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo aí, a convite, apresentado uma comunicação subordinada ao tema: A organização dos psicólogos nos serviços e instituições: Identidade e Diálogo.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicopatologia e psicoterapia com crianças e adolescentes, concebemos esta Especialização Avançada Pós-Universitária pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica e/ou que desenvolvam a sua atividade com crianças e adolescentes (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da psicopatologia/psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.
Objetivos gerais
Adquirir conhecimentos e saber fazer imprescindíveis à concetualização, avaliação clínica e intervenção com crianças e adolescentes.
Metodologia de avaliação
Produção de estudo de caso.
Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
Método expositivo, demonstrativo, interrogativo e recurso a métodos ativos / Estudo de casos; Vídeos; Dramatização; Brainstorming. Fornecimento de material didático e Supervisão Clínica. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:
Módulo 1 – Introdução à avaliação e intervenção em terapia com crianças e adolescentes
Módulo 2 – Avaliação clínica da criança e do adolescente: (1) o teste de Roberts; (2) Figura Complexa de Rey e Teste de Retenção Visual de Benton
Módulo 3 – Deficiência mental: concetualização, avaliação e intervenção. A CIF. Compreender e caracterizar a deficiência intelectual (DID)
Módulo 4 – Perturbações globais do desenvolvimento (Perturbação do espectro autista): concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 5 – Abuso sexual na infância/ adolescência: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 6 – Perturbações da aprendizagem específicas: leitura, expressão escrita e matemática. Concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 7 – Perturbações do espectro da esquizofrenia e outras perturbações psicóticas: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 8 – Vinculação e perturbação reativa da vinculação: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 9 – Perturbações da eliminação (enurese e encoprese): concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 10 – Perturbação da ansiedade de separação: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 11 – Perturbações do comportamento alimentar: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 12 – Perturbações do humor: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 13 – Comportamentos suicidários na adolescência
Módulo 14 – Comportamentos desviantes: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 15 – Perturbação da ansiedade generalizada: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 16 – Perturbações disruptivas do comportamento e do défice de atenção (perturbação de hiperatividade; perturbação do comportamento; perturbação de oposição): concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 17 – Perturbação da ansiedade social: concetualização, avaliação e intervenção psicoterapêutica
Módulo 18 – Intervenção com pais. Discussão de caso
Módulo 19 – Discussão de casos clínicos
MÓDULOS DE INTRODUÇÃO ÀS PSICOTERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE 3ª GERAÇÃO (MINDFULNESS)
Módulo 20 – Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990) e Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002)
Módulo 21 – Introdução aos Modelos Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).
Módulo 22 – Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na Dor Crónica
Estágio (opcional) *
Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.
* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.
Licenciada em Psicologia, Área do Desenvolvimento e Educação da Criança - FPCE-UP. Pós-Graduação e Supervisão Clínica em Psicoterapia Cognitiva Narrativa – UCAE. Mestrado em Psicologia Clínica – UM Estudos de Terceiro Ciclo em Psicologia Clínica e Psicobilogia (programa de doutoramento) - Univ. santiago de Compostela. Psicóloga Clínica n'"O Fio de Ariana - Educação e Terapia de Crianças e Adolescentes. Anteriormente docente da cadeira de Avaliação Psicológica na Universidade do Minho. Formadora na área da psicopatologia, avaliação psicológica e supervisão clínica de casos. Membro das equipas de investigação das Narrativas (UM e FPCE-UP) e da Vinculação.
Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialização Avançada em Justiça pela OPP; formação em “Saúde Mental – Implementação de Respostas na Comunidade” pela ACSS/APDH. Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos; Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca; Orientou estágios curriculares de Psicologia, estágios da Carreira de Psicologia Clínica (valência Cuidados de Saúde Primários) e de Psicologia Clínica da OPP; Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM).
Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.
Licenciada em Psicologia, ramo de Avaliação Psicológica, Aconselhamento e Reabilitação, pela FPCEUC; foi bolseira de investigação na FPCEUC no “Projeto de Adaptação e Aferição para a População Portuguesa de Escalas de Inteligência de Wechsler: WPPSI-R e WISC-III”; exerceu funções de Diretora Técnica e Psicóloga em Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas; lecionou a disciplina de Prevenção e Reabilitação da Licenciatura em Psicologia na Universidade Lusíada do Porto; Curso CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade pela Psiduca, Aveiro; psicóloga da Associação Nacional de Intervenção Precoce.
Doutorada em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto. Pós graduada em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; Diretora de Psicodrama; Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicoterapia e Psicologia Comunitária pela OPP. Psicóloga Clínica e investigadora com 20 anos de experiência profissional em diferentes áreas de intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências. Nos últimos 10 anos dirigiu o seu trabalho para a área da Prevenção de CAD e da Promoção da Saúde. Atualmente exerce funções de Psicologia Clínica no Centro de Respostas Integradas do Porto Ocidental da DICAD da ARS; Norte, IP. É ainda Formadora e Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro é membro integrado do HEI-Lab da Universidade Lusófona e membro investigador Centro de Psicologia da Universidade do Porto, na Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab). É autora de trabalhos científicos na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness.
Informação brevemente disponível.
Dharmakirti is certified "MBPM Senior Teacher Trainer" by Breathworks Institute, England and he is responsible for the international teacher training of «Mindfulness and compassion MBPM» program both in Spain and Latin America. Dharmakirti is the founder and current director of the Association Respira Vida Breathworks.
He has a Master degree in Mindfulness at Faculty of Medicine of the University of Zaragoza. He is Ontological Coach certified by the Institute of Specialization in Coaching and he graduated with BSc degree from Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales de la Universidad de Córdoba, Argentina
He is professor of the Master of Mindfulness at the University of Zaragoza and the Master of Mindfulness and compassion of the University of Alcalá, Spain. For over 7 years he has been part of a team of expert teachers of the Postgraduate in "Cognitive Therapy and Third Generation Therapies" of the Portuguese Psychology Institute (INSPSIC).
He is co-founder and member of the council of the “Red Española de Programas Estandarizados de Mindfulness y Compasión” and of the “Asociación por el diálogo entre la ciencia y la meditación".
Discover yoga and meditation in the mid-90s and in 2001 he began systematic practice and study of Buddhist philosophy and psychology. He is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world.
Hi is co-author of the book "Kindfulness: Atención consciente y amable para el estrés" published in 2020 by Editorial Siglantana.
Informação brevemente disponível.
Licenciada em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia Clínica- Especialidade Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 17 anos no contexto da proteção à infância (acolhimento de crianças e jovens, intervenção com crianças e famílias em situações de maus tratos infantis / violência familiar) e atualmente exerce funções de docência no ensino superior.
Ph.D. e Lic. em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. MBA em Gestão de Empresas e Pós-graduação em Empreendedorismo pela Porto Business School. Atualmente é Diretor de Marketing da "NewCoffee", onde é responsável pela gestão estratégica das marcas do portefólio do grupo (Lavazza, Bogani, Sanzala, Caffècel, A Caféeira e Novo Dia). É também Professor convidado de Marketing na "Porto Business School", e associate advisor na "CLOO Behavioral Insights Unit". Foi Brand Manager no "Grupo Ibersol", responsável pela gestão de marcas internacionais como a Pizza Hut, a Pans & Company e o Pasta Caffé. Foi ainda cofundador e gestor de marketing da "Neoscopio Open Source Solutions" entre 2006 e 2009, e consultor externo de Marketing na "QSP – Consultoria de Marketing" onde inicia a sua carreira no marketing. Anteriormente, de 2002 a 2006, foi Professor convidado no M.Sc em Psicologia e Psicólogo clínico na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
nformação brevemente disponível.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pela Ordem dos Médicos do Norte.
Exerce funções no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, no Serviço de Pedopsiquiatria, onde é responsável pela consulta de Primeira Infância e pelo Hospital de Dia.
Exerce também funções na Clinica de Desenvolvimento e Saúde CRIAR.
Formação em Terapia Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Curso Pós graduado de Especialização Clínica em Psiquiatria Psicodinâmica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Formação em Treino Parental "Incredible Years Programme" (Idade Escolar e Primeira Infância).
Formação certificada do método DIR/Floortime de Greenspan.
Formação certificada na aplicação dos instrumentos de diagnóstico de Perturbações do Espetro do Autismo: ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule) e ADI-R (Autism Diagnostic Interview Reviewed).
Curso Intensivo em Touchpoints pela Fundação Brazelton/Gomes-Pedro.
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica, Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Psicóloga e Coordenadora de equipa interdisciplinar na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra; Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Líder Certificada do Programa de Educação Parental Anos Incríveis “Parent Group Leader Training” com o Programa baseado em evidência de Carolyn Webster-Stratton, Ph.D.
Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Dedica-se à prática clínica com crianças e adolescentes, domínio em que vem desenvolvendo um trabalho crescente de formação, supervisão e investigação. A narrativa, enquanto sistema interpretativo co-construído pelo sujeito na significação das suas experiências, tem assumido um lugar de destaque nos seus estudos, em particular no que diz respeito às implicações de tal perspetiva a nível da psicopatologia e da intervenção psicoterapêutica. Recentemente tem vindo a desenvolver trabalho nos domínios da adoção e autobiografia das crianças institucionalizadas. É coautora dos livros "Terapia narrativa da ansiedade" e do Bloco de atividades "Pôr o medo a fugir: as tuas aventuras contra o medo".
Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.
Informação brevemente disponível.
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).
Doutorada em Psicologia (especialidade: Psicologia da Saúde) pela Universidade de Lorraine; mestre em Psicologia (especialidade: Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica) e licenciada em Psicologia (ramo: Clínica) pela Universidade de Coimbra; reconhecida como especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; desde 2013, docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria; 2014/2015, docente na Universidade de Aveiro (licenciatura em Psicologia); 2011/2012, docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; membro do projeto interuniversitário “Inventário Sistémico de Qualidade de Vida para Crianças” (entre as Universidades do Québec-Montreal, de Liège e de Lorraine); assistente de investigação do Centro Europeu de Investigação sobre Condutas e Instituições da Fundação Bissaya-Barreto; investigadora da Unidade de I&D Psicologia da Saúde e Integração Social, reconhecida e financiada pela FCT; docente no Instituto Superior Bissaya-Barreto; psicóloga clínica de crianças e adolescentes (prática privada).
Informação brevemente disponível.
Doutorada em Psicologia na FPCE – UP; Mestre em Psicologia Clínica cognitivo-comportamental e sistémico, pela FPCE - Universidade de Coimbra; Docente da Universidade Lusíada do Porto; Pós-Graduada em Sexologia Clínica, pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica; Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica a desenvolver funções no IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência).
Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.
Porto | Livestream / Online |
---|---|
21 de outubro de 2023; 04 e 18 de novembro de 2023; 02 de dezembro de 2023; 06 e 20 de janeiro de 2024; 10 e 24 de fevereiro de 2024; 02, 16 e 30 de março de 2024; 13 e 27 de abril de 2024; 11 e 25 de maio de 2024; 08 e 22 de junho de 2024; 06 e 20 de julho de 2024.
|
21 de outubro de 2023; 04 e 18 de novembro de 2023; 02 de dezembro de 2023; 06 e 20 de janeiro de 2024; 10 e 24 de fevereiro de 2024; 02, 16 e 30 de março de 2024; 13 e 27 de abril de 2024; 11 e 25 de maio de 2024; 08 e 22 de junho de 2024; 06 e 20 de julho de 2024. |
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências Rua de Camões 219, 5º Piso 4000-145 Porto, Portugal |
Plataforma Online Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências Rua de Camões 219, 5º Piso 4000-145 Porto, Portugal |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 184 horas
Não contempla as horas opcionais de estágio.
Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
a. Campanha Válida de 4 de Setembro a 23 de Outubro de 2023. Beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento.
Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fracionadas (12 mensalidades).
b. O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;
c. O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;
d. O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.
e. O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas ou cursos identificados com preço especial.
f. O desconto é acumulável com a campanha "Traga os seus amigos" (5% por cada amigo).
g. Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos de 4/09/2023 a 23/10/2023, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
h. Vagas limitadas.
i. Código Promocional: pecas23
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt