ESPECIALIDADE AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Advanced Professional Program -
Parceria
Formação Certíficada
Instituto Reconhecido
Online -10 Mai. 2025- Inscrições Abertas
INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Online até 26 Mar. 2025
(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 30-04-2025
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
Técnicos que atuem no âmbito educativo e/ou das Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva. Finalistas nas áreas elegíveis.
“Para mim a participação na Especialização Avançada Pós-Universitária em Necessidades Educativas Especiais reverteu num enorme enriquecimento pessoal e profissional. Atingi um grande esclarecimento de temáticas sobre as quais sentia necessidade de aprofundar saberes e isso só foi possível com a colaboração dos excelentes formadores capazes e dotados de competências de excelência. Além disso, esta formação contribuiu igualmente para o estabelecimento de netwroking, conhecendo tantos outros colegas de diferentes áreas profissionais. Foram momentos de aprendizagem, intervisão e partilha de conhecimento. Por tudo isto, recomendo!”
Marisa Silva
“A Especialização Avançada Pós-Universitária em Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva é uma mais-valia para quem ambiciona adquirir mais conhecimentos nesta área e a sua intervenção prática ter mais qualidade. Os formadores e toda a equipa do INSPSIC são excelentes, disponíveis e profissionais. Os conteúdos da especialização são validados cientificamente e foram ao encontro das minhas expectativas.”
Maria Moreira
“A Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais foi, sem dúvida, um investimento valioso, que assegurou uma evolução autêntica a nível profissional e a nível pessoal. Primeiramente, deve referir-se à qualificação da equipa docente que constituiu o curso - profissionais competentes e predispostos a partilhar as suas experiências profissionais resultantes de muitos anos de investigação e de prática. É, também, de mencionar a pertinência de todos os módulos selecionados, que promoveram oportunidades para aceder a novos conhecimentos, ajuizar questões éticas e morais e para esclarecer dúvidas. Atribui-se verídico mérito ao cuidado evidenciado pela equipa, no que respeita ao esclarecimento de todas as questões relativas à legislação que alicerça a Educação para a Inclusão. Para terminar, menciona-se o quão proveitoso se revelou a frequência de formandos com experiências profissionais distintas.”
Diana Santos
"Esta Especialização foi uma mais valia para mim tanto a nível pessoal como profissional - cresci imenso como pessoa!
Os conteúdos foram muito interessantes e os temas, pertinentes; as formadoras, tecnicamente, muito competentes.
Senti um acompanhamento muito intenso quer da parte das formadoras quer do próprio instituto.
Recomendo o INSPSIC e, se no futuro, precisar de fazer formação nesta área, contactarei o INSPSIC, com toda a certeza."
Adelaide Arnaud
Coordenação Científica
Doutorada em Psicologia, na área da Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O seu doutoramento centrou-se na qualidade dos contextos educativos inclusivos, um campo que continua a ser uma área de investigação. Atualmente é professora auxiliar na Universidade da Maia (UMaia), onde coordena o Mestrado em Psicologia e da Educação e o Gabinete de Apoio à Inclusão Educativa. É formadora certificada, tendo lecionado e coordenado cursos pós-universitários e de formação contínua na área da educação inclusiva, psicologia da educação e áreas relacionadas. É investigadora integrada no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem participado em vários projetos inter/nacionais na área da Psicologia da Educação, com particular incidência na inclusão, qualidade dos contextos educativos e suas relações com o desenvolvimento, bem-estar e participação da criança e adolescente.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Considerando o reconhecimento universal do direito de todas as crianças e jovens a frequentar contextos educativos de qualidade, os benefícios da inclusão para todos, e os desafios inerentes à necessidade de garantir que os contextos educativos providenciam os apoios adequados para que todas as crianças e jovens possam desenvolver o seu potencial, esta Especialização Avançada Pós-Universitária foi pensada para que os profissionais da área da educação e desenvolvimento (e.g., psicólogos, professores) possam adquirir um corpo de conhecimentos teórico-práticos focados no âmbito da ação interventiva em contextos educativos inclusivos, de acordo com o quadro legal em vigor em Portugal e com as recomendações nacionais e internacionais neste âmbito.
Objetivos gerais
Esta EAP encontra-se orientada para o aprofundamento de conhecimentos teórico-empíricos e de competências técnicas consideradas centrais ao exercício profissional nesta área de atuação. Em termos gerais, é esperado que, no final da formação, os formandos sejam capazes de:
Metodologia de avaliação
Trabalho final.
Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
Metodologias expositivas, ativas e participativas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Após a conclusão desta Especialização com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:
Módulo 1 - Necessidades educativas especiais, educação especial e educação inclusiva: questões introdutórias
Módulo 2 - Modelos de ação em educação inclusiva: a abordagem multinível e o desenho universal para a aprendizagem
Módulo 3 - Problemas de cognição e de aprendizagem: da avaliação à intervenção
Módulo 4 - Problemas a nível sensorial (visão e audição): da avaliação à intervenção
Módulo 5 - Problemas socioemocionais e perturbação do espetro do autismo: da avaliação à intervenção
Módulo 6 - Avaliação da qualidade de contextos educativos formais inclusivos
Módulo 7 - Práticas de educação e suporte parental no âmbito da educação inclusiva
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), na área da Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano. Desde o término do seu mestrado, tem colaborado em diversos projetos de investigação da FPCEUP e da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto (ESE, IPP), nomeadamente projetos relacionados com intervenção precoce, qualidade dos contextos educativos, envolvimento e participação de crianças em contexto escolar. Ao nível da investigação e da formação interessa-se por temas relacionados com intervenção precoce, educação inclusiva, qualidade dos contextos de educação, participação e envolvimento, particularmente na incapacidade. Desde 2017 tem exercido funções como docente assistente convidada na Unidade Técnico-Científica de Psicologia, na ESE, IPP e é atualmente psicóloga numa Equipa Local de Intervenção e num Centro de Recursos para a Inclusão.
Tem mestrado pré-bolonha em Psicologia na área de Intervenção Precoce e Educação Especial em idade Pré-escolar pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2008. Entre 2010 e 2016 trabalhou como psicóloga da Fundação AMA Autismo, exclusivamente dedicada às Perturbações do Espetro do Autismo ao longo da vida. Tem frequentado formação específica na área da avaliação e intervenção nas Perturbações do Espetro do Autismo essencialmente no estrangeiro, nomeadamente formação clínica nos instrumentos de diagnóstico Autism Diagnostic Interview – Revised (ADI-R) e Autism Diagnostic Observation Schedule 2 (ADOS2). Desde 2009 é formadora no Serviço para a Educação Contínua da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no âmbito das Perturbações do Espetro do Autismo. Em 2007 criou o “AuTiatro”, grupo de intervenção social e emocional nas Perturbações do Espetro do Autismo em casos moderados e graves com recurso à expressão dramática e, desde então, tem orientado diversos grupos de intervenção nas competências sociais. Entre 2004 e 2008 trabalhou enquanto investigadora no âmbito do Estudo Longitudinal do Envolvimento e Adaptação da Criança, sob coordenação do Professor Doutor Joaquim Bairrão.
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP). Professora auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia. Leciona nas áreas da Intervenção Psicológica, da Família e da Parentalidade.
Tem desenvolvido investigação nas trajetórias de desenvolvimento, designadamente na problemática das transições familiares (parentalidade, divórcio, processos de luto) em situações de vulnerabilidade (prematuridade, perturbações do neurodesenvolvimento, problemas de saúde mental, doença grave e terminal).
Tem dinamizado ações de formação na abordagem destas temáticas visando pais, profissionais de saúde e profissionais de educação.
Desenvolve atividade clínica enquanto psicóloga e terapeuta familiar.
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP, com mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia da Educação pela UM. Direção intermédia de 3.º grau de Gestão de Projetos Educativos, na Câmara Municipal de Matosinhos. Coordenou os projetos “A Ler Vamos…”, “Matiga – Matemática Amiga” e “Matosinhos Inclusivo”. Professora Auxiliar na Universidade Lusíada Norte-Porto. Leciona unidades curriculares na licenciatura em Psicologia e mestrado em Psicologia da Educação no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, Psicologia da Educação, Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita e Dificuldades de Aprendizagem. Constam do seu currículo a publicação de capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais, de uma plataforma online de apoio à avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (Ainda estou a aprender) e de um programa online de literacia familiar (JIL–Jogos interativos de leitura). Apresentou comunicações em simpósios nacionais e internacionais. Faz parte, como membro da equipa, dos projetos Planos Inovadores e Integrados de Combate ao Insucesso Escolar no concelho de Matosinhos (Programa Operacional Norte 2020) e Whole school social labs: Innovative and participatory approaches for citizenship education and social inclusion (Erasmus + Programme).
Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, doutorada em Educação, na Área de especialização - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. É especializada e mestre em Educação Especial – domínio da multideficiência e dos problemas de comunicação.
Na Escola Superior de Educação de Lisboa leciona Unidades Curriculares relacionadas com as Necessidades Educativas Especiais e as Práticas Profissionais Supervisionadas nos cursos de licenciatura em Educação Básica e Animação Sociocultural e nos cursos de mestrado em Educação Especial e Intervenção Precoce.
É autora de alguns livros e capítulos de livros nacionais, bem como de artigos de investigação em revistas nacionais e internacionais cujas temáticas se relacionam com a educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais, particularmente com multideficiência e surdocegueira, e as tecnologias educativas na educação especial.
É doutorada pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, na especialização de Psicologia Clínica. Atualmente é Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. As suas áreas de interesse e de investimento profissional são o risco desenvolvimental, a vinculação e a intervenção parental. É também Psicóloga responsável pela avaliação e acompanhamento de crianças e seus pais. É formadora em diversas áreas, consultora e supervisora em projetos relativos ao bem-estar infantil e à promoção da parentalidade, e integra ainda vários projetos de investigação na área da parentalidade.
Doutorada em Psicologia, na área da Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O seu doutoramento centrou-se na qualidade dos contextos educativos inclusivos, um campo que continua a ser uma área de investigação. Atualmente é professora auxiliar na Universidade da Maia (UMaia), onde coordena o Mestrado em Psicologia e da Educação e o Gabinete de Apoio à Inclusão Educativa. É formadora certificada, tendo lecionado e coordenado cursos pós-universitários e de formação contínua na área da educação inclusiva, psicologia da educação e áreas relacionadas. É investigadora integrada no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Tem participado em vários projetos inter/nacionais na área da Psicologia da Educação, com particular incidência na inclusão, qualidade dos contextos educativos e suas relações com o desenvolvimento, bem-estar e participação da criança e adolescente.
Online |
---|
10 e 31 de maio de 2025; 21 de junho de 2025; 05 e 19 de julho de 2025; 13 e 27 de setembro de 2025; 04 e 18 de outubro de 2025; 08 e 22 de novembro de 2025; 06 e 20 de dezembro de 2025; |
Plataforma Online Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 143 horas (104 horas síncronas + 39 horas assíncronas)
Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Online até 26 Mar. 2025
Online até 26 Mar. 2025
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt