INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL AFIRMATIVA COM PESSOAS LGBTQ+
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JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL AFIRMATIVA COM PESSOAS LGBTQ+

- Advanced Professional Program -

Especialização para Outros Profissionais
Edições para
  Psicólogos Médicos

Parceria

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Patrocínio Científico

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Online -23 Nov. 2024- JÁ CONFIRMADO

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:  Online: -20-11-2024 

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

TESTEMUNHOS

“Este curso teve como mais valias o permitir uma visão positiva e bonita da diferença, tentando desmistificar crenças, mudar mentalidades e formar pessoas capazes, munidas de conhecimento técnico e prático, para promover e ajudar a saúde mental e o bem-estar de todas as pessoas pertencentes à comunidade LGBTQ e suas famílias!

Foi um enorme gosto e satisfação fazer parte desta turma pioneira que vai concerteza trazer mais consciência, positividade, inclusão e amor ao mundo!

Valter Ferreira

 

“Esta formação permite adquirir novos conhecimentos, rever e reconfirmar conhecimentos previamente aprendidos dentro da área LGBTIQAP+ e questões relacionadas. A equipa formativa tem fortes competências tanto teóricas e técnicas como práticas nesta área em específico e uma ótima forma de partilhar e transmitir de forma aberta e precisa o conhecimento científico e prático. A possibilidade do curso ser online, permite uma maior adesão por parte de pessoas que não se encontram em Lisboa e Porto e por sua vez, uma maior diversidade na turma. O número total de horas é suficiente, embora seja necessário um trabalho autónomo de pesquisa e estudo pós-aulas. Ao longo do percurso sentimos uma sensação de confiança para quando estivermos na prática saber como intervir em diversos casos e situações de pessoas clientes/utentes. 

No fim do curso, estamos com uma preparação adequada e sólida para atendimento a pessoas LGBTIQAP+ e uma boa base para começar a exploração de subáreas mais específicas dentro desta população tão rica e diversa. A formação é um primeiro passo para a mudança social, tendo sempre como centro, a saúde e o bem-estar da pessoa cliente/utente.”

Jenny Vicente

 

“Participar nesta Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+, que foi pioneira em Portugal, encheu-me de entusiasmo e satisfação pessoal e profissional, pois sinto que todas as pessoas envolvidas, nomeadamente os formadores, transmitiram um nível de competência e proximidade elevados, aspeto que fez toda a diferença no sucesso deste novo curso.”

 

“Esta Especialização veio suprir uma grave carência ao nível da oferta formativa no âmbito da intervenção psicossocial com pessoas LGBTQIA+, quanto a mim, de extrema urgência no contexto atual, não só nacional, mas do mundo. Consciente que ainda é debilitada a preparação prévia, por falta de conhecimento especializado, das pessoas que exercem atividade profissional no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, parece-me emergente que cada vez mais se preparem melhor os/as profissionais, para um atendimento mais afirmativo da diversidade humana e mais atento e sensível às especificidades de cada pessoa. Considero que este curso é de significativa importância, não só ao nível profissional, mas também no que respeita ao nosso desenvolvimento pessoal, enquanto pessoas que vivem numa sociedade, que se quer justa, equitativa e empática, promotora do respeito e protetora de todas as pessoas. O curso foi sem dúvida uma mais-valia para o meu crescimento pessoal e profissional, graças aos contributos de todas as pessoas envolvidas, desde o corpo docente, à equipa técnica/pedagógica, sem esquecer a própria turma, que foi determinante para esta experiência ser tão enriquecedora.”

Ana Teresa Mariano

 

“Iniciei a Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+ com elevadas expectativas e, hoje já terminada, avalio-a como uma jornada de conhecimento e reflexão muito positiva. Desde a qualidade da equipa de pessoas formadoras, ao grupo de pessoas participantes. Agradeço ao INSPSIC, às pessoas formadoras e, principalmente, às pessoas colegas que me acompanharam.”

Marina Hintze

 

"Esta especialização foi, sem sombra de dúvidas, uma boa surpresa! Boa por todos os conteúdos teóricos e práticos, por todas as pessoas envolvidas e por toda a partilha, que permitiu um enorme crescimento pessoal e profissional. Termino esta especialização de coração cheio! Por perceber que existem cada vez mais pessoas focadas na mudança e na promoção do bem-estar de todas as pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Foi sem dúvida uma formação que irá moldar a minha forma de atuar junto destas pessoas, e que considero ser uma mais valia para todos os profissionais."

Eduardo Rodrigues

 

"Apraz-me ter tido a oportunidade incrível e manifestamente única de ter sido uma das pessoas selecionadas pelo Coordenador Científico - Professor Doutor Jorge Gato, para frequentar a primeira edição da Especialização Avançada Pós-universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+. Ao longo dos módulos, cujo conteúdo programático ia sendo partilhado pelo corpo docente, eximiamente convidado a disponibilizar connosco o seu saber Fazer e o seu saber Saber, fui ancorando uma nova consciência sobre o "muito para lá do bastante" que ainda falta trazer à consciência, para a maioria da população. A pertinência, necessidade e premência da actualização de competências das pessoas técnicas que lidam com as pessoas e a comunidade em apreço, assim como relativamente à comunidade em geral, é uma realidade que podemos e devemos (na medida do nosso âmbito de actuação) defender, capitalizar e alavancar no nosso trabalho e desempenho diário. O tópico raíz são os Direitos Humanos e, neste sentido, enquanto pessoas interessadas em querer dar o melhor de Si mesmas enquanto profissionais, estivemos em uníssono simbiótico imbuídos numa salutar bolha de informação que exigia de nós o foco no essencial - as Pessoas. O respeito pelas pessoas em qualquer âmbito das suas/nossas Vidas, na multiplicidade de espectros de actuação e manifestações vivenciais: na área da saúde, familiar, laboral, social. A actualidade face à temática LGBTQ+ desperta e despoleta, em quem procura estar e ser uma pessoa mais informada e capacitada, para a noção implícita do poder e da sabedoria intrínseca que cada pessoa tem para fazer um bom uso da visibilidade da diferença: seja através da diversidade, por via da inclusão, seja através da equidade; seja por via do amor... que é tão grandiosamente "só" isso: Amor por quem se é e por quem se sente que é. Faço votos que as pessoas formandas que vierem a integrar as futuras edições extraiam salutarmente a felicidade que é ter privado com pessoas especialistas nas suas áreas. Gratidão!"

Kris Álvaro Pinto

 

“Estando a frequentar o Doutoramento em Serviço Social e, tendo apenas alguns alicerces de Psicologia, considerei a hipótese de me sentir um pouco deslocada nesta pós-graduação. Satisfatoriamente, não só não encontrei discrepâncias ao nível dos conteúdos, como a preocupação dos formadores em integrar todos os alunos, mesmos os de outras Ciências, foi um ponto muito positivo. 

Sendo as matérias da diversidade sexual e de género, bastantes escassas no currículo da academia, esta pós-graduação veio complementar profusamente os meus conhecimentos, ao nível da multi e interdisciplinaridade de conteúdos, assim como a aquisição e promoção de competências de intervenção afirmativas e culturalmente competentes.

Indispensável para a prática e intervenção com pessoas de minorias sexuais e de género e, igualmente, para o exercício de uma cidadania ativa, informada e completa, esta formação instiga-nos à problematização do estigma social e, a forma como este é vivenciado pelas pessoas LGBTQ+ nos seus diversos contextos relacionais e numa perspetiva de ciclo de vida.

Igualmente, instiga-nos à missão na profusão e disseminação das aprendizagens que representam vidas e pessoas, que a nossa Sociedade, insistentemente, recusa-se a absorver.”

Vânia Cavacas Pires

 

“O curso "Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+" é, sem dúvida, uma mais-valia em vários sentidos. Primeiramente, aprender com profissionais de referência a nível nacional proporciona não só segurança e conforto nos conhecimentos adquiridos, como também uma sensação de honra por aprender com fontes de inspiração. Além disso, aprender com pessoas que amam o que fazem é algo verdadeiramente mágico. Num tema central tão relevante como o deste curso, é extremamente importante que os formadores estejam alinhados com a luta pelos direitos humanos, e isso foi evidente ao longo de todo o curso. Tive a oportunidade de aprender com pessoas que admiro e que considero heróis da atualidade. Serei eternamente grato pela existência de um curso como este e espero que continue a marcar a diferença na vida de muitas pessoas.” 

Rúben Seromenho

 

“Realizar a Especialização Avançada em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+ foi uma experiência muito positiva e gratificante. O corpo docente multidisciplinar, com profissionais exemplares e com uma abordagem muito prática, permitiu-me adquirir conhecimento útil, que será fundamental para a intervenção junto da população LGBTQ+. Recomendo esta formação a todas as pessoas que procurem conhecimento específico e atualizado para intervir junto desta população de forma consciente e empática.”

José Baptista

 

 

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DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Jorge Gato

Jorge Gato, Professor Doutor

Jorge Gato é Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com Especialidade Avançada em Psicoterapia pela OPP. Atualmente é Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBTQ+, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQ+.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Foi com um enorme prazer e sentido de missão que desenhei a Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+. Este é um curso único e pioneiro em Portugal, que pretende qualificar profissionais de diversas áreas para trabalhar com a população LGBTQIA+. Destacamos particularmente o facto de o corpo docente ser constituído por pessoas com extensa formação científica e larga experiência de intervenção com pessoas de minorias sexuais e de género, nos seus diversos contextos de vida. Convidamos todas as pessoas interventoras na área psicossocial ,que pretendam adquirir conhecimentos científicos e clínicos, bem como adotar uma perspetiva autorreflexiva sobre as identidades LGBTQIA+, a juntar-se a nós nesta formação.

 

Objetivos gerais

A Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Psicossocial Afirmativa com Pessoas LGBTQ+ pretende promover a aquisição de conhecimentos avançados e a promoção de competências de avaliação e intervenção psicossocial com pessoas de minorias sexuais e de género. Tendo por base o modelo do stress das minorias e o modelo ecológico, os conteúdos programáticos desta especialização são afirmativos da diversidade sexual e de género, problematizando o estigma social e a forma como este é vivenciado pelas pessoas LGBTQ+ nos seus diversos contextos relacionais e numa perspetiva de ciclo de vida.

 

Metodologia de avaliação

Teste final.

Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, utilizando o método expositivo, ativo, interrogativo e demonstrativo, com recurso a suporte audiovisual, discussão de caso e participação ativa do aluno. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o/a profissional será capaz de intervir afirmativamente sobre a temática LGBTQ+ nos seguintes contextos:

  • Consultório;
  • Estabelecimentos escolares;
  • Entidades públicas e privadas nos domínios da Saúde;
  • Apoio especializado a problemáticas associadas à saúde sexual e reprodutiva;
  • Apoio a projetos de capacitação das pessoas e famílias LGBTQ+;
  • Assessoria a planos de igualdade em empresas e instituições públicas. 

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 – Introdução: diversidade sexual e de género e intervenção afirmativa com pessoas LGBTQ+

  • Identidades sexuais e de género LGBTQ+
    • Carácter multidimensional e não-linear das identidades LGBTQ+
  • Da doença à autodeterminação
    • Patologização e despatologização das identidades LGBTQ+
    • Pessoas LGBTQ+ em Portugal: entre a igualdade legal e a invisibilidade
    • O Modelo do Stress Minoritário
  • Intervenção afirmativa com pessoas LGBTQ+
    • Modelo das competências culturais e princípios da intervenção afirmativa com pessoas LGBTQ+
    • Linhas de orientação para a prática profissional no âmbito da intervenção psicossocial com pessoas LGBTQ+
    • Disputando o heterossexismo, a cisheteronormatividade e o privilégio cisheterossexual

Módulo 2 – Utilização de linguagem inclusiva e especificidades de investigação com população LGBTQ+

  • A investigação com a população LGBTQ+
  • Linguagem inclusiva: teoria e prática
  • Estratégias e guias para a prática de investigação com pessoas LGBTQ+

Módulo 3 – Direitos LGBTQ+ em Portugal

  • Breve apresentação do módulo: Conteúdos, estratégias e objetivos
  • Percurso histórico em torno dos direitos das pessoas LGBTQ+ de um ponto de vista jurídico-sociológico
  • Em letra de lei: A evolução legislativa em torno dos direitos pessoais e familiares das identidades LGBTQ+
  • Leis antidiscriminatórias
  • Direitos Familiares
  • Direitos Pessoais
  • Desafios futuros

Módulo 4 – Identidades LGBTQ+ ao longo do ciclo de vida: do coming out ao envelhecimento

  • Jovens, coming out e desenvolvimento da identidade
    • Modelos de desenvolvimento da identidade LGBTQ+
    • Fluidez sexual
    • Revelação à família e aos amigos
  • Adultez emergente e seus desafios
  • Adultez média e seus desafios
  • Envelhecimento e 3ª idade
    • Estilos de envelhecimento
    • Questões de saúde e psicossociais na 3ª idade
    • Luto e morte

Módulo 5 – Especificidades da intervenção com crianças, jovens e pessoas adultas trans e não binárias

  • Orientações para o trabalho psicossocial e educativo com pessoas trans e não-binárias
    • Entendimento das várias manifestações trans e não-binárias na infância – intervenção a nível a familiar no sentido de se promover uma transição social
    • Apoiar os/as jovens na exploração das suas identidades e identificar as necessidades individuais ao nível médico, escolar e familiar (importância dos grupos de pais/mães/tutores/as legais)
    • Promover a saúde mental das pessoas adultas trans e não binárias – articulação com os serviços necessários para o processo de transição

Módulo 6 – Introdução: intervenção em contexto escolar com crianças e jovens LGBTQ+

  • Especificidade das experiências de jovens LGBTQ+ em contexto escolar
    • Principais conceitos
    • Visibilidade e discriminação
    • Evidências de estudos
  • Bullying homofóbico e transfóbico: como identificar, como agir
  • Qual o papel das escolas? Pressupostos e enquadramento legal
  • Estratégias de intervenção, recursos e práticas

Módulo 7 - Especificidades em cuidados de saúde com pessoas LGBTQ+

  • Interseccionalidade na saúde da população LGBTQ+
  • Acolhimento da população LGBTQ+ nos serviços de saúde
    • Heteronormatividade na prática clínica
    • Formação e adaptação da linguagem dos serviços de saúde
    • Organização das famílias nos ficheiros dos serviços de saúde
  • História clínica e exame objetivo em pessoas LGBTQ+
    • Pessoas LGB
    • Pessoas transgénero
    • Pessoas intersexuais
  • Coming Out
    • Abordagem das pessoas LGBTQ+
    • Abordagem dos pais de pessoas LGBTQ+
  • Parentalidade e gravidez em famílias homoafetivas
  • Abordagem das famílias homoparentais em cuidados de saúde primários
  • Consumos
    • Tabagismo
    • Consumo de álcool e de drogas
  • Peso, imagem corporal e doenças do comportamento alimentar
  • Doença mental e suicídio
  • Oportunidades de comunicação na colheita da história numa Infeção sexualmente transmissível
  • Doença oncológica
    • Pessoas LGB
    • Pessoas transgénero
  • Especificidades em saúde das pessoas transgénero
  • Patologias de prevalência aumentada
    • Pessoas LGB
    • Pessoas transgénero

Módulo 8 – Intervenção em saúde sexual na população LGBTQI

  • Saúde Sexual: componente integrante da avaliação geral em saúde
  • O stress das minorias e suas consequências traumáticas
  • A desigualdade nos indicadores de saúde e interação sindémica da saúde sexual, mental e uso de substâncias na população LGBTQI
  • Barreiras individuais, socioculturais e sistémicas no acesso aos cuidados de saúde
  • Boas práticas na prestação de cuidados; estratégias de comunicação e a importância da aquisição de competências culturais respetivas a esta população
  • O papel de organizações de base comunitária
  • A história clínica em saúde sexual
  • Prevenção primária (ex. Vacinação, PPE e PrEP) e exames de rastreio adequados a cada indivíduo
  • Vigilância epidemiológica e intervenção em Saúde Pública
  • Práticas sexuais e redução de risco
    • Mulheres que têm sexo com outras mulheres (MSM)
    • Homens que têm sexo com outros homens (HSH)
    • Mulheres trans
    • Homens trans
  • Infeções sexualmente transmissíveis
    • A infeção pelo VIH
    • Hepatite vírica
    • Sífilis
    • Gonorreia, chlamydia e outras ISTs
    • HPV e cancro anorectal
  • O fenómeno do “chemsex”: que substâncias; prevenção e redução de danos; oportunidade para detetar usos problemáticos

Módulo 9 – Intervenção em saúde reprodutiva na população LGBTQ+

  • Saúde reprodutiva e projetos de parentalidade na população LGBTQ+
  • Projetos de construção de família e o recurso à procriação medicamente assistida em casais LGBTQ+:
    • O recurso a técnicas de procriação medicamente assistida (Inseminação intrauterina; Fertilização in vitro) em casais de lésbicas
    • O método ROPA (Fertilização recíproca ou parentalidade biológica partilhada)
    • O recurso à gestação de substituição
  • Preservação da fertilidade em pessoas transgénero
    • Preservação da fertilidade em pessoas transgénero: Opções e técnicas
    • Projetos de construção de família e o recurso à procriação medicamente assistida em pessoas transgénero

Módulo 10 – Terapia focada na compaixão (TFC) aplicada a minorias sexuais e de género

  • Modelo Evolucionário
    • Teoria das Mentalidades Sociais
    • Tricky brain
    • Três Sistemas de Regulação do Afeto
  • A Compaixão
    • Definição
    • Fluxos da compaixão
    • Medos da compaixão
  • Emoções autoconscientes
    • Modelo Evolucionário e Biopsicossocial da Vergonha
  • Múltiplos Eus:
    • Autocriticismo
    • Autocompaixão
  • Intervenção
    • Formulação de casos
    • Dinâmicas e exercícios práticos

Módulo 11 – Intervenção em relacionamentos íntimos de pessoas LGBTQ+

 

  • A intervenção sistémica e de casal afirmativa
  • Especificidades dos relacionamentos íntimos de pessoas LGBTQ+
    • Intervenção com casais de gays
    • Intervenção com casais de lésbicas
    • Intervenção nas relações não monogâmicas consensuais
    • Intervenção nos relacionamentos íntimos de pessoas plurissexuais, intersexuais e transgénero

Módulo 12 – Intervenção com mães e pais LGBTQ+: a experiência da homoparentalidade

  • Atitudes face à Homoparentalidade
    • Atitudes face à Homoparentalidade: um panorama mundial
    • Atitudes face à Homoparentalidade em Portugal
  • Parentalidade prospetiva em famílias LGBTQ+
    • Fatores que influenciam a parentalidade prospetiva em pessoas LGBTQ+
    • Pessoas LGBTQ+ em Portugal: enquadramento legal e prática clínica
  • A parentalidade vivenciada por famílias LGBTQ+
    • Famílias e as suas diferentes configurações familiares: a família arco-íris
    • Stress minoritário: Vivência de preconceitos e estigma por famílias LGBTQ+ com filhos/as
    • Casos práticos
  • Famílias LGBTQ+ e Resiliência Familiar
    • Rede de Apoio e famílias LGBTQ+
    • Linhas de orientação para a prática profissional no âmbito da intervenção com famílias LGBTQ+

Módulo 13 – Intervenção com famílias de pessoas LGBTQ+

  • Coming out e família
    • (Des)Configurações familiares e vivências LGBTQ+
    • A importância do apoio familiar
  • O processo de interiorização
    • As primeiras perceções
    • Reação inicial
    • Dificuldades e estratégias de resolução
  • Coming out familiar
    • Família nuclear
    • Família alargada
    • Outras pessoas significativas
  • Apoios e recursos

Módulo 14 – Intervenção na violência doméstica entre pessoas LGBTQ+

  • A Violência nas Relações de Intimidade
    • Distinção conceptual entre Violência de Género, Violência Doméstica, Violência familiar e Violência nas relações de intimidade
  • Enquadramento jurídico-penal
  • Dinâmicas e processos associados à violência doméstica
    • Ciclo da violência
    • Poder e controlo
  • Especificidades da violência contra pessoas LGBTQ+
    • Especificidades da violência doméstica entre mulheres
    • Especificidades da violência doméstica entre homens
    • Especificidades da violência doméstica contra jovens LGB
    • Especificidades da violência doméstica contra pessoas Trans e Intersexo
    • Discussão de casos e experiências
    • Boas práticas no atendimento a vítimas LGBTQ+
    • Estruturas e serviços de apoio às vítimas de violência doméstica LGBTQ+

Módulo 15 – Intervenção em sexologia clínica com pessoas LGBTQ+

  • Sexualidade em pessoas LGBTQ+
    • Modelos de resposta sexual, funcionamento sexual e satisfação sexual
    • Diagnóstico, etiologia e prevalência das disfunções sexuais
    • Abordagens teóricas e modelos compreensivos das disfunções sexuais
  • Sexologia clínica com pessoas LGBTQ+
    • Questões introdutórias no âmbito da avaliação e intervenção em sexologia clínica
    • A clínica nas disfunções sexuais.

 

Módulo 16 – Diversidade sexual e de género no contexto de trabalho

  • Experiências das pessoas LGBTQ+ no contexto de trabalho.
    • Condições prévias à entrada no mercado de trabalho.
    • Procura de emprego.
    • Condições e experiências de trabalho.
  • Discriminações formais e interpessoais; Microagressões no contexto de trabalho.
  • Gestão das identidades LGBTQ+ no contexto de trabalho.
  • Processo afirmativo de género concomitante ao exercício profissional.
  • Recursos e estratégias de ação/reação pessoais e comunitárias.
  • Recursos e estratégias de intervenção das entidades empregadoras na promoção da diversidade, equidade e inclusão das pessoas LGBTQ+.

 

Módulo 17 – Formulação e discussão de casos individuais, familiares e comunitários

  • Modelos de compreensão e estratégias de intervenção na saúde e bem-estar psicossocial de pessoas LGBTQ+.
  • Modelos de compreensão e estratégias de intervenção na saúde e bem-estar psicossocial de famílias e comunidades LGBTQ+.

CORPO DOCENTE

Ana Silva

Ana Silva, Mestre

Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com uma tese sobre relações familiares (família nuclear e família alargada) em famílias de pessoas trans*. Realizou o seu ano de psicóloga júnior na AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género (intervenção psicológica com famílias de pessoas LGBTQ+). Coordenadora técnica do projeto AMPLIANDO FAMÍLIAS, da responsabilidade da AMPLOS. Ativista pelos Direitos Humanos, principalmente na defesa e promoção dos direitos das pessoas LGBTQ+.

Carolina Biasutti

Carolina Biasutti, Mestre

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES/Brasil. Atuou como Psicóloga Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica (UTIN/UTIP) e como docente na Faculdade Multivix Serra. Atualmente desempenha sua prática profissional como Psicóloga Clínica e cursa doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES, com período de doutoramento sandwich na Universidade do Porto. Em seus interesses de investigação, tem foco no desenvolvimento humano, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, famílias, parentalidade, relações entre pais e filhos, fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento na família e resiliência familiar. Desenvolveu pesquisa anterior sobre adoções monoparentais e homoparentais, e o tema central do doutoramento é a vivência da parentalidade por famílias LGB em diferentes contextos: um estudo com famílias brasileiras e portuguesas. Acredita que as diferentes composições familiares possuem valiosas experiências que devem ser partilhadas, e que é papel dos/as psicólogos/as na prática clínica e profissional desmistificar estigmas e auxiliar na promoção de mudanças a nível individual e cultural na sociedade, tornando-a um espaço seguro e mais acolhedor para as diversas formas de expressão humana.

Daniel Seabra

Daniel Seabra, Mestre

Doutorando no Centro de Investigação e Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (CINEICC) e Mestre em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). O foco da sua investigação prende-se com as questões LGBTQ+, englobando a abordagem clínica (terapias contextuais e saúde mental) e social (discriminação e estigma). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (21077) integra as equipas do Projeto Cores Univers@s e da Consulta de Diversidade Sexual e Identidade de Género (FPCE-UC) como psicólogo clínico. Formador (F672364/2018) com especialização em Igualdade de Género.

Daniela Leal

Daniela Leal, Professora Doutora

Psicóloga, Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto e Presidente da Associação It Gets Better Portugal. Com formação em igualdade de género, intervenção familiar e violência doméstica, tem ainda a formação de Técnica de Apoio à Vítima. É autora e coautora de várias publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais sobre diversidade sexual e de género.

Diogo Figueira

Diogo Figueira, Mestre

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Mestre em Direito da Família pela Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa no âmbito de dissertação de mestrado sobre a parentalidade homoafetiva. Trabalha atualmente como Advogado in-house e coordenador de departamento jurídico de empresa do Grupo Salvador Caetano. Ciente do papel potencialmente facilitador e transformador que um Advogado pode ter em questões sociais, colaborou, em regime pro bono, com a Associação CASA – Centro Avançado de Sexualidades e Afectos e com a Associação Projeto Criar, através de consultas e patrocínio jurídico orientados para as questões LGBTQ+. Coautor do Manual de Boas Práticas para as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, é ainda formador e palestrante na área do Direito da Família. Procura, desde então, manter-se ativo e interventivo no âmbito da temática LGBTQ+.

Filipe Couto Gomes

Filipe Couto Gomes, Dr.

Médico psiquiatra, mestre em Medicina pela Universidade do Porto com dissertação sobre o acompanhamento clínico na transição de género (2011). Realizou a formação específica em Psiquiatria no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, mantendo colaboração com a respetiva Consulta de Sexologia Clínica entre 2015 e 2020. Pós-graduado em 2017 em Sexologia pelo ISPA e em Psiquiatria Social e Cultural pela Universidade de Coimbra. Exerce consultoria, ações educativas e formativas, aconselhamento e intervenção clínica, no âmbito de serviços de base comunitária e no Serviço Nacional de Saúde dirigidos a pessoas LGBTQI+, migrantes, que exercem trabalho sexual, que usam álcool e drogas, ou que vivem com VIH.

Hugo Silva

Hugo Silva, Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1999. Terminou a Especialidade em Medicina Geral e Familiar em 2005, exercendo como médico de família desde essa data. Integrou uma Unidade de Saúde familiar, na qual foi elemento do Conselho Técnico, que implicou ser responsável pela monitorização da qualidade dos processos da unidade de saúde. É Coordenador da mesma unidade desde 2015, sendo responsável pelo processo de acreditação da unidade em 2018 e orientador de internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar desde 2008. Acredita que os cuidados de saúde primários são imprescindíveis na mudança social, familiar e pessoal e, por isso, devem também ser um foco de intervenção para a qual a formação de profissionais é imprescindível para se poder ter uma linguagem mais inclusiva, particularmente no que concerne às questões da população LGBTQ+.

João Roxo

João Roxo, Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2004. Especialista em Medicina Interna desde 2011, colaborando na Consulta de Infeciologia e Hepatites víricas do Hospital de Santo António dos Capuchos desde 2006.

Colaborou no Projecto “Red-Light” da Associação Positivo de 2007 a 2012, prestando cuidados de saúde a trabalhadorxs do sexo (de géneros diversos). Colabora com o GAT desde 2017, integrando a equipa médica do CheckpointLx e foi um dos promotores da campanha conjunta entre GAT/CheckpointLx e Kosmicare sobre “Chemsex”.

Para além da sua experiência profissional, há a referir a sua atividade como ativista feminista e LGBTQ+

Jorge Gato

Jorge Gato, Professor Doutor

Jorge Gato é Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com Especialidade Avançada em Psicoterapia pela OPP. Atualmente é Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBTQ+, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQ+.

José Ribeiro Gonçalves

José Ribeiro Gonçalves, Mestre

Licenciado em Ciências Psicológicas pela Universidade da Madeira (UMa) e Mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Universitário. É Educador Sexual, Counsellor e Sexólogo Clínico pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e com formação especializada em Prática Clínica na Depressão em Geriatria pela Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e integrou a equipa do Serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. É autor e coautor de várias publicações científicas nacionais e internacionais sobre sexualidade no envelhecimento. Atualmente é doutorando em Psicologia Clínica no ISPA - Instituto Universitário e é membro do William James Center for Research, onde desenvolve a sua investigação na área do envelhecimento e sexualidade. É também coordenador da Comissão Sexualidade e Envelhecimento na Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

Luana Cunha Ferreira

Luana Cunha Ferreira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Família (Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa ); Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Serviço de Apoio à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (desde 2008); Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (com supervisão); Investigadora na área da intimidade e desejo sexual dos casais portugueses, com o apoio da FCT (Projeto Intimidades); Colaboradora do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa; Colaboração com diversas instituições ao nível da docência (Faculdade de Psicologia-UL, Universidade Lusófona, FMH); Experiência profissional no âmbito da formação parental, intervenção com crianças e jovens em risco e promoção da parentalidade positiva CAFAP (Associação Nós); Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP; dinamiza o blog Qualitativas, etc.; Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 13034); Supervisão de estágios OPP; Sócia fundadora e Vice-Presidente da Direção da Associação Casa Estrela do Mar.

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra.

Psicóloga no Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Investigadora Doutorada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo- Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com vários artigos internacionais publicados e comunicações em congressos científicos.
Integra grupos internacionais de investigação e intervenção clínica nas área da Infertilidade e procriação medicamente assistida e da Saúde Mental Perinatal
Integrou o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a saúde reprodutiva.
É Senior deputy do Grupo de Psicologia e Aconselhamento da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. É Membro do projecto Europeu CostAction para a Depressão perinatal.

Miguel Francisco Filipe

Miguel Francisco Filipe, Mestre

Licenciado em Ciências Psicológicas e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, com uma especialização em Psicologia Clínica Sistémica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Tendo iniciado o seu percurso enquanto investigador com um estudo acerca das repercussões emocionais do cyberbullying, no âmbito da sua dissertação de Mestrado conduziu um estudo com casais do mesmo género focado na vivência e coconstrução dos papéis de género e, desde aí, tem vindo a colaborar noutros projetos de investigação focados nas experiências das pessoas LGBTQ+. Atualmente é Psicólogo Júnior na Associação Casa Estrela do Mar – Centro Terapêutico Multissistémico para Adolescentes e Famílias, onde intervém com adolescentes, adultos, casais e famílias.

Maria Manuela Peixoto

Maria Manuela Peixoto, Professora Doutora

Licenciada e Mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho. Mestre em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, na temática da sexualidade. Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e especialidade avançada em Sexologia, reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Terapeuta Sexual acreditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Experiência clínica em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental com Adultos e Terapia Sexual. Experiência docente e formativa na área da Avaliação e Intervenção Psicológica e Comportamento Sexual Humano. É membro do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento Positivo das Universidades Lusíada, autora de diversas publicações em revistas internacionais com revisão por pares.

Pedro Teixeira

Pedro Teixeira, Doutor

Psicólogo, sexólogo e terapeuta sexual. Frequenta o Programa doutoral em sexualidade humana da Universidade do Porto e a Pós-graduação em comunicação, diversidade e inclusão nas organizações da PUC Minas (Brasil). Tendo trabalhado mais de uma década em áreas da psicologia da justiça, é atualmente bolseiro de doutoramento no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), investigando a temática da diversidade e inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ no contexto de trabalho.

Rui Ferreira Carvalho

Rui Ferreira Carvalho, Professor Doutor

Médico em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatria) com Competência em Sexologia Clínica pela Ordem dos Médicos. Sexólogo Clínico e Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC). Docente universitário na Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e na Universidade Lusófona (ULHT). Co-coordenador da Pós-Graduação em Sexualidade Humana da FML e da SPSC. Formando em Terapia Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF)

Sara Forte

Sara Forte, Mestre

Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica - Cognitivo Comportamental pelo Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra.

É Técnica de Apoio à Vítima, portadora do CCP e tem especialização em Igualdade de Género, Psicopatologia do Adulto ao Idoso e em Sexologia Clínica, tendo realizado um estágio na consulta de sexologia clínica do Hospital Magalhães Lemos, com a supervisão da Dra. Zélia Figueiredo, onde permanece como colaboradora externa voluntária.

Ao longo do seu percurso profissional, tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo e trabalho na área da diversidade social, mais especificamente no que diz respeito a questões de orientação sexual, identidade de género e características sexuais. Estagiou na CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afectos e na JANO - Associação de Apoio a Pessoas com Disforia de Género, tendo, posteriormente, integrado a associação como psicóloga. A posteriori, trabalhou como psicóloga, TAV e coordenadora executiva no Centro Gis - Centro de Respostas à População LGBTQ+ da Associação Plano i.

Atualmente, exerce funções na ACTIVAR - CLDS 4G - Lousã Activa, na Linha de Saúde 24 e enquanto Formadora e Consultora, em regime remoto, na Plataforma Bioksan, um projeto da Fundação Ana Pereira, sediada na Guiné-Bissau, cujos objetivos incidem, sobretudo, na protecção da saúde, defesa dos direitos humanos das mulheres e crianças, bem como a promoção da igualdade e equidade de género.

Telmo Fernandes

Telmo Fernandes, Mestre

Licenciado em Sociologia em 2001, iniciou a partir daí um percurso profissional na área de educação e formação de adultos. Paralelamente, foi voluntário em organizações LGBTQ+, onde desenvolveu trabalho de comunidade, sensibilização de públicos chave e investigação sobre temáticas relacionadas com a discriminação, direitos humanos e crimes de ódio, com um enfoque em particular no contexto educativo. Concluiu recentemente um mestrado em Ciências da Educação e desenvolve agora uma investigação de doutoramento sobre o bem-estar e saúde mental de jovens LGBTQ+.

Tiago Castro

Tiago Castro, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Atualmente desempenha as funções de psicólogo e de técnico de apoio á vítima no Centro Gis - Centro de Repostas às Populações LGBTI, projeto da Associação Plano i. É formador em questões de género e de violência doméstica. O percurso académico e profissional foi ainda marcado pela participação em vários projetos de promoção de direitos humanos, nomeadamente a promoção da igualdade de género e de direitos das pessoas LGBTI. É igualmente presidente da Associação Tudo Vai Melhorar.

Zélia Figueiredo

Zélia Figueiredo, Dra.

Médica Psiquiatra desde 1978, terapeuta familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Desde 1992 é responsável pela Consulta de Sexologia e pela Unidade de Terapia Familiar do Hospital Magalhães de Lemos.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Online

23 e 30 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024.

11 e 25 de janeiro de 2025;

08 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025;

12 de abril de 2025;

10 e 24 de maio de 2025;

07 e 21 de junho de 2025;

05 de julho de 2025.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 154 horas (112 horas síncronas + 42 horas assíncronas)

 Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,660.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,460.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,411.00 €

12 mensalidades

Normal
138.30 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
124.50 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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