CURSO DE INTRODUÇÃO ÀS TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Parceria
Formação Certíficada
Instituto Reconhecido
Online -13 Set. 2025- JÁ CONFIRMADO
INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Online até 30 Jul. 2025
(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 10.09.2025
Coordenação Científica
Psicóloga Clínica e do Aconselhamento, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; tema de dissertação “Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção em adolescentes: Factores ambientais e familiares”. Experiência anterior como docente na Licenciatura em Psicologia Clínica da ULHT, nas cadeiras de Métodos de Investigação, Seminário de Investigação e Consulta Psicológica da Criança e do Adolescente. De 2002/2004, docente no Mestrado, da ULHT, de Terapias Comportamentais e Cognitivas, na cadeira de Métodos de Investigação; e no Mestrado de Sexologia, nas cadeiras de Métodos de Investigação e Técnicas de Recolha e Análise de Dados. Entre 2005 e 2013 colaborou com a Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar, Centro de Saúde de Sete Rios, enquanto formadora integrada no curso de Medicina Geral e Familiar. Desenvolveu actividade clínica na Consulta Pediátrica do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012/2013), e exerce clínica privada.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC).
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
As Terapias Cognitivo Comportamentais de “terceira geração” consistem num grupo de abordagens psicoterapêuticas emergentes que representam uma evolução e extensão às abordagens Cognitivo Comportamentais tradicionais. O Curso de Introdução às Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração na Infância e Adolescência foi desenhado a pensar no desenvolvimento profissional do terapeuta e na sua constante necessidade de atualização científica. É dirigido a estudantes/profissionais das áreas da Psicologia, Psiquiatria, Pedopsiquiatria e Medicina Geral e Familiar, cuja intervenção clínica se desenvolva essencialmente com crianças e adolescentes. Pretendemos introduzir de modo breve um conjunto de intervenções baseadas no mindfulness, aceitação e compaixão nestas faixas etárias.
Objetivos gerais
Metodologia de avaliação
Teste final.
Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, utilizado o método expositivo, ativo, interrogativo e demonstrativo, com recurso a suporte audiovisual, discussão de caso e participação ativa do aluno. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Módulo 1 - A prática de mindfulness com crianças e adolescentes
Módulo 2 - Terapia de aceitação e compromisso (ACT) na infância e adolescência
Módulo 3 - Terapia focada na compaixão (TFC) na infância e adolescência
Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.
Licenciatura em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, pré-especialização em Cognitivo-Comportamental, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2005). Estágio nas consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar e Terapia Cognitivo-Comportamental na Clínica Psiquiátrica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental - Curso Avançado (foco nas terapias de 3ª geração, nomeadamente Mindfulness), no Instituto Superior de Ciências da Saúde (Norte) (2006). Doutoramento em Ciências da Saúde, ramo de Ciências Biomédicas, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2012), sobre fatores de risco da depressão pós-parto. Desde 2005 que exerceu funções de Psicóloga Clínica em diferentes gabinetes: Gabinete de apoio psicológico do Centro de Acolhimento João Paulo II, Gabinete de Apoio Psicopedagógico dos Serviços Médicos dos SASUC e Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT. Integrou, também, as consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar, Perturbação Obsessivo-compulsiva e Psicologia Clínica e Psicoterapia do CHUC, da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) (de junho de 2015 a abril de 2016). Desde 2005 que colabora como investigadora no Serviço de Psicologia Médica (SPM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, participando em vários projetos de investigação. No SPM foi a primeira autora de um programa de prevenção e intervenção precoce, o Mother in Me, que tem aplicado a grupos de grávidas. Desde 2010, Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Desde 2014, Sócia, Psicóloga Clínica e Elemento da Equipa Técnica do Espaço Psicológico, Consultório de Psicologia, Coimbra. Tem integrado diversas formações no âmbito do Mindfulness e da Auto-compaixão e é Terapeuta de Brainspotting (Fase I e II).
Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Online |
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13, 27 e 28 de setembro de 2025. |
Plataforma Online Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 33 horas (24 horas síncronas + 9 horas assíncronas)
Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Online até 30 Jul. 2025
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
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