INTERVENÇÃO NOS COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM INTERVENÇÃO NOS COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS

- Advanced Professional Program -

Especialização para Outros Profissionais
Edições para
  Psicólogos Médicos

Parceria

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Formação Certificada

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Instituto Membro

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Online -12 Abr. 2025- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Online até 26 Fev. 2025

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 07.04.2025

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Destinatários

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

Descrição

Coordenação Científica

Simão Mata

Simão Mata, Doutor

Psicólogo clínico e da saúde, com especialidade avançada em psicologia comunitária (OPP). Trabalha em contexto hospitalar e na Norte Vida - Associação para a Promoção da Saúde realizando aí trabalho de natureza social e comunitária com grupos em situação de fragilidade social.

É doutorado em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autor do livro "Atores do pó na idade da pedra: uma etnografia urbana das drogas. (Edições Outro Modo). Tem publicado artigos científicos internacionais e nacionais no campo das drogas, numa perspetiva sociocultural e com recurso ao método etnográfico. É membro da ETNO-URB - Rede de etnografia urbana. Tem ainda pós-doutoramento em psicologia na área da intervenção psicológica com migrantes, onde procurou as articulações possíveis entre os saberes clínico e etnográfico. É membro do Centro Português de Psicanálise – Associação Lacaniana Internacional (CPP-ALI).

 

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica:

Esta especialização visa dotar os profissionais de competências técnicas essenciais para o trabalho no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, tendo como objetivo principal a prevenção e a redução dos mesmos, assegurando o acompanhamento diferenciado em diferentes fases da intervenção, desde o tratamento, a redução de riscos e a minimização de danos e a reinserção social dos utentes.

Como se constata pela estrutura do curso, as temáticas abordadas são diversas e os formadores têm desenvolvido um amplo trabalho de investigação e/ou intervenção nas mais variadas áreas das adicções. Pretende-se também dotar os formandos de um conhecimento alargado sobre a temática das dependências, alicerçada com os conhecimentos científicos mais recentes sobre o fenómeno.

Venha especializar-se connosco.

 

Objetivos gerais

  • Prevenir, reduzir e minimizar os dados relacionados com os comportamentos adictivos e as dependências;
  • Contribuir para as melhores práticas ao nível do tratamento, da redução de riscos e da minimização de danos, da reinserção social, bem como fomentar a capacitação e formação diferenciada, a investigação e a inovação nesses domínios.

 

Metodologia de avaliação

Teste final / escolha múltipla.

Deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação final de 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas ativas e participativas.

Esta especialização visa dotar os profissionais de competências técnicas essenciais para o trabalho no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, tendo como objetivo principal a prevenção e a redução dos mesmos, assegurando o acompanhamento diferenciado em diferentes fases da intervenção, desde o tratamento, à redução de riscos e minimização de danos bem como à reinserção social dos utentes.

Como se constata pela estrutura do curso, as temáticas abordadas são diversas e os formadores têm desenvolvido um amplo trabalho de intervenção nas mais variadas áreas das adições. Pretende-se assim dotar os formandos de um conhecimento alargado sobre a temática das dependências, alicerçada nos conhecimentos científicos mais recentes sobre o fenómeno.

Venha Especializar-se connosco.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização com aproveitamento, o profissional será capaz de exercer a sua profissão de forma autónoma, nomeadamente integrando equipas multidisciplinares de saúde mental. Os contextos de saídas profissionais são diversos, entre os quais:

  • Serviços de tratamento dos comportamentos aditivos;
  • Centros de Dia;
  • Comunidades Terapêuticas;
  • Serviços de psiquiatria e psicologia;
  • Hospitais e clínicas;
  • Entidades públicas e privadas nos domínios da saúde, das adições e da educação;
  • IPSS;
  • Consultório privado;
  • Centros de Saúde;
  • Centros Comunitários.

Plano Curricular

Módulo 1 – Diferentes padrões de consumos de drogas: usos, abusos e dependências

  • Identificar e caracterizar diferentes usos de drogas nas comunidades humanas: uso religioso, médico, recreativo e tóxico;
  • Caracterizar os tipos de drogas, formas de uso e consumo: aspetos históricos e contemporâneos;
  • Refletir sobre as consequências interventivas nos diferentes usos de drogas;

 

Módulo 2 – Aspetos clínicos e jurídicos do consumo de drogas

  • Definir e compreender os conceitos de Paradigma (T. Kuhn) e Dispositivo (M. Foucault) no contexto da intervenção psicossocial
  • Identificar e desenvolver os três principais eixos paradigmáticos do fenómeno droga:
    • Eixo jurídico-penal
    • Eixo médico-psicológico
    • Eixo socioantropológico/RRMD
  • Caracterizar as funções do profissional em cada um dos eixos paradigmáticos

 

Módulo 3 – Principais modelos psicoterapêuticos para a intervenção

Intervenção Psicológica em CAD

  • O papel do psicólogo na Equipa Multidisciplinar
  • Consulta psicológica vs. psicoterapia
  • Especificidades do pedido de ajuda
  • Burnout do terapeuta

Modelos de Intervenção Psicoterapêutica em CAD

  • Modelo Cognitivo-Comportamental
  • Modelo motivacional de intervenção
  • Modelo psicodinâmico
  • Modelo sistêmico/ Terapia familiar

 

Módulo 4 – A redução de riscos e minimização de danos

  • Apresentação e discussão das várias formas interventivas subjacentes à redução de danos: a troca de seringas, os encaminhamentos às instituição da rede de cuidados, o apoio psicossocial e a psicologia de baixo limiar
  • O ativismo subjacente à redução de riscos e minimização de danos
  • Dotar os formandos de uma atitude reflexiva e crítica sobre a RRMD como paradigma emergente no âmbito da intervenção no fenómeno droga

 

Módulo 5 – Intervir nos territórios psicotrópicos

  • Definir, caracterizar e compreender o conceito de território psicotrópico
  • Caracterizar os diferentes atores sociais que participam num território psicotrópico
    • O “vigia”
    • O “capeador”
    • O “enfermeiro”
  • Exemplificar e caracterizar uma experiência de RRMD no contexto de alguns territórios psicotrópicos do Porto
  • Definir um conjunto de competências técnicas específicas dos profissionais de RRMD
  • A RRMD enquanto estratégia específica no âmbito mais geral da intervenção comunitária

 

Módulo 6 – Investigar nos territórios psicotrópicos

  • Definição e caracterização das revisitações etnográficas a nível nacional e internacional
  • Identificação e caracterização de diferentes tipos de revisitação etnográfica
    • Críticas
    • Complementares
  • Principais resultados de uma revisitação aos territórios psicotrópicos do Porto
    • A predominância da base de cocaína e a perda de importância da heroína nos territórios psicotrópicos
    • A mortificação dos sujeitos nas instituições de controlo social: tratamento e prisões
    • Das shotting galleries a céu aberto à Sala de Consumo Assistido (SCA)
  • Reflexão sobre as continuidades e mutações ao nível dos territórios, dos atores e do fenómeno droga perspetivados a partir de uma revistação etnográfica

 

Módulo 7 – Programa de Consumo Protegido: Relatos de uma Experiência Interventiva

  • Evidência científica, guidelines e recomendações relativas à implementação de dispositivos de consumo protegido
  • A experiência piloto de implementação do Programa de Consumo Vigiado:
    • A intervenção
    • Caracterização da população utilizadora
    • Os resultados
  • O dipositivo de consumo protegido: espaço de oportunidade para a reflexão sobre a prática interventiva da RRMD

 

Módulo 8 - Fatores Psicossociais do Doping no Desporto

  • ⁠Introdução ao doping no desporto: Definição, breve análise aos tipos de substâncias e métodos, e impactos no rendimento e saúde
  • Fatores psicológicos associados ao doping: Motivação, orientação para os resultados, medo de falhar, autoestima e autoconceito
  • Dimensões sociais e culturais: Influências do contexto (treinadores, pares, público) e cultura desportiva
  • ⁠Estratégias de prevenção e intervenção psicológica: Técnicas de treino psicológico específicas ao desporto, gestão de stress e promoção de valores éticos
  • ⁠Análise de casos práticos: Discussão de situações reais para identificar fatores de risco e estratégias de intervenção

 

Módulo 9 – Perspetivas de género sobre o uso de drogas - diferenças de género nos perfis, padrões e trajetórias de consumo e especificidades a considerar na intervenção clínica e comunitária

  • Introduzir e definir os conceitos de sexo, género e orientação sexual e discutir a sua relevância na área das drogas
  • Discutir a aplicação da escala de responsividade de género à investigação e intervenção com pessoas que consomem drogas
  • Exemplificar e caracterizar iniciativas de intervenção responsivas ao género na área das drogas
  • Definir coletivamente competências culturais e responsivas ao género para o acolhimento e apoio de mulheres e pessoas LGBTQIA+ que consomem drogas

 

Módulo 10 – “Novos” perfis e padrões de consumo e “novas” necessidades de intervenção: chemsex e pharmacosex, subculturas juvenis e padrões emergentes de consumo de álcool, canábis e de outras drogas

  • Apresentar dados epidemiológicos e identificar tendências de consumo de drogas e perfis de consumo emergentes
  • Debater o impacto dos processos de globalização e das novas tecnologias de informação e comunicação nos padrões de consumo de drogas contemporâneos
  • Discutir padrões de consumo de drogas em grupos sociais tradicionalmente invisibilizados e suas implicações para a intervenção na área das drogas
  • Definir coletivamente competências culturais e responsivas à diversidade para o acolhimento de pessoas com perfis ou padrões de consumo de drogas menos tradicionais

 

Módulo 11 – Aplicações terapêuticas com psicadélicos: tendências atuais de um movimento antigo

  • O Conceito de Psicadélicos
    • Definição e características dos psicadélicos
    • Principais tipos e mecanismos de ação
  • História do Uso Terapêutico no Ocidente
    • Evolução do uso de psicadélicos no contexto terapêutico
    • Principais fases e eventos históricos
    • Influência cultural e científica
  • Aplicações Terapêuticas Atuais
    • Aplicações dos psicadélicos na área da saúde mental (depressão,
    • ansiedade, DSPT, entre outros)
    • Evidências científicas e estudos recentes
    • Exemplos de terapias e protocolos de uso
  • Dilemas Éticos do Uso de Psicadélicos no Contexto Terapêutico
    • Questões éticas e legais associadas ao uso terapêutico
    • Considerações de segurança e eficácia
    • Perspetivas e controvérsias na comunidade científica

 

Módulo 12 – Intervenção clínica no jogo patológico

 

  • Perturbação de jogo e outras adições comportamentais
  • Conceito de adição comportamental
  • Classificação nosológica das adições comportamentais
  • Apresentação clínica da perturbação de jogo
  • Epidemiologia da perturbação de jogo
  • Etiopatogenia da perturbação de jogo
  • Rastreio da perturbação de jogo
  • Entrevista clínica na perturbação de jogo
  • Abordagem da perturbação de jogo
  • Intervenções terapêuticas na perturbação de jogo
  • Prognóstico da perturbação de jogo
  • Apresentação clínica da perturbação de gaming
  • Epidemiologia da perturbação de gaming
  • Etiopatogenia da perturbação de gaming
  • Rastreio da perturbação de gaming
  • Entrevista clínica na perturbação de gaming
  • Abordagem da perturbação de gaming
  • Intervenções terapêuticas na perturbação de gaming
  • Prognóstico da perturbação de gaming
  • Introdução a outras adições comportamentais não reconhecidas nas classificações nosológicas

 

Módulo 13 - As “novas substâncias psicoativas” (NSP): seus efeitos, enquadramento legal e intervenções possíveis no fenómeno

 

  • O Conceito de NSP
    • Definição e características das Novas Substâncias Psicoativas
    • Diferenças entre NSP e Outras substâncias psicoativas
  • Perspetiva Histórica e Legislativa
    • Aparecimento e Evolução das NSP
    • Enquadramento legal em contextos nacionais e internacionais
    • Principais regulamentações e desafios legislativos
  • Mecanismos de Monitorização e Últimas Evoluções dos Mercados
    • Processos e sistemas de monitorização das NSP
    • Novas tendências e inovações nos mercados de NSP
    • Análise de dados de monitorização
  • Tipos de NSP: Riscos e Estratégias de Redução de Riscos
    • Classificação das diferentes NSP
    • Efeitos e potenciais riscos associados ao consumo
    • Estratégias de Redução de Riscos
  • Prevalência do Consumo de NSP: A Situação Europeia e Nacional
    • Dados estatísticos e tendências de consumo
    • Comparação entre a situação na Europa e no contexto nacional
    • Identificação de padrões, tendências e contextos de uso

 

Módulo 14 – A investigação nas dependências: caminhos futuros

 

  • Apresentar e discutir sobre o estado atual da investigação nas dependências
  • Refletir sobre as aproximações e distâncias entre as investigações de natureza qualitativa, quantitativa e mista nesta área do conhecimento
  • Identificar e apresentar as lacunas no conhecimento nesta área e refletir acerca de novos tópicos de pesquisa
  • Incrementar e desenvolver propostas de investigação inovadora neste domínio

 

Módulo 15 – A intervenção nas dependências: caminhos futuros

 

  • Novas Tendências e Contextos de Consumo
    • Exploração de novos cenários de consumo de substâncias
    • Exemplo de contextos
  • Novas Metodologias Interventivas
    • A Redução de Riscos
    • A contra-saúde Pública
    • A Educação de Pares
  • Novas Estratégias Interventivas
    • Estratégias inovadoras para oferecer apoio e informação às comunidades
    • Pontos de contato e informação de base comunitária
  • Novas Populações
    • Jovens e jovens adultos
    • Pessoas LGBTQIA+
    • Psiconautas

Corpo Docente

Cristiana Vale Pires

Cristiana Vale Pires, Dra.

Licenciada em Psicologia (FPCEUP), Mestre em Antropologia: Globalização, Migrações e Multiculturalismo (ISCTE.IUL) e doutorada em Antropologia (ISCTE.IUL). Desde 2009, tem colaborado e coordenado inúmeros projetos nacionais e internacionais na área da redução de riscos e ambientes de lazer noturno, trabalho sexual, novas substâncias psicoativas, consumo esporádico excessivo de álcool, chemsex e consumos sexualizados de drogas, interseções entre violência sexual, consumo de drogas e frequência de ambientes de lazer noturno.

É membro fundador da Associação Kosmicare. É também investigadora integrada do CEDH e docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Tem colaborado na qualidade de especialista e consultora externa

com o Grupo Pompidou do Conselho da Europa, com o Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência e com múltiplas redes Europeias das quais destaca a NEWNET, Drinking Studies e International Night Studies Network.

Diana Castro

Diana Castro, Dra.

Psicóloga, Coordenadora do Programa de Consumo Vigiado do Porto. Licenciada em Psicologia com especialização em Comportamento Desviante pela FPCEUP, atualmente doutoranda na mesma instituição, acumula 20 anos de experiência no âmbito da intervenção comunitária, designadamente junto de utilizadores de drogas, reclusos e trabalhadores do sexo, nas áreas do tratamento, prevenção, reinserção social e redução de riscos. Desempenha funções diretivas na Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) desde 2019, uma ONGD com estatuto consultivo do ECOSOC - United Nations Economic and Social Council. Desde 2022, é também membro representante da APDES no European Drug Consumption Rooms Group, promovido pelo European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction em parceria com o Correlation European Harm Reduction Network.

Maria Elisabete Goulão

Maria Elisabete Goulão, Dra.

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde (Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde). Reconhecida como Especialista em Psicologia Clínica e como Psicoterapeuta pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Mais de 25 anos de experiência na área da Dependências e Comportamentos Aditivos. Atualmente exerce funções de Psicóloga Clínica no CRI Porto Ocidental (Equipa de Tratamento de Matosinhos) da ARS Norte. Paralelamente, desenvolve atividade como Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta no INSPSIC desde 2014. Membro efetivo da Ordem dos psicólogos Portugueses (OPP) com a cédula Profissional nº 3488.

Helena Valente

Helena Valente, Dra.

Tem trabalhado com pessoas que usam drogas desde 2004. Enquanto psicóloga com uma pós-graduação em direitos humanos, está comprometida com o desenho e implementação de intervenções comunitárias, destacando o impacto transformador dos serviços de Redução de Riscos. Em 2016, desempenhou um papel ativo na criação da Kosmicare, onde se mantém como membro executivo da direção. O seu trabalho na Kosmicare concentra-se no desenvolvimento, monitorização e avaliação de projetos de cariz comunitário, políticas e práticas de redução de riscos e minimização de danos, drug checking, e novas substâncias psicoativas. Recentemente, submeteu a sua tese de doutoramento sobre o impacto do serviço de drug checking da Kosmicare, à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Luís Fernandes

Luís Fernandes, Professor Doutor

Professor associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. A expressão eco-social do fenómeno droga, nomeadamente nos territórios psicotrópicos de periferia urbana desqualificada, constituiu o principal interesse de investigação ao longo da sua carreira. Criou a primeira unidade curricular na universidade portuguesa dedicada à redução de riscos e minimização de danos e co-fundou a rede R3 – Riscos Reduzidos em Rede. Membro das comissões de ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Universidade do Porto. A sua obra mais difundida, “O sítio das drogas” (1998), é reeditada em outubro de 2021 em formato e.book .

Mário Santos

Mário Santos, Dr.

Médico psiquiatra no Centro de Respostas Integradas (CRI) do Porto Ocidental do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I.P.. Fez o internato de formação especializada em Psiquiatria no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca. Mestre em Medicina pela Universidade da Beira Interior.

Membro da Secção Especializada da Psiquiatria da Adição da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. Membro da Addictive Behaviours Section da European Psychiatric Association. Membro da International Society for the Study of Behavioral Addictions. Sócio da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Desenvolveu trabalho clínico científico, com especial enforque na área das adições comportamentais (como perturbação de jogo), incluindo experiência clínica no National Centre for Behavioural Addictions, do Reino Unido, contando com vários artigos e dezenas de apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Pedro Teques

Pedro Teques, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia/Instituto Politécnico da Maia e Professor Adjunto convidado na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Autor e coautor de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto e orador em congressos e seminários, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana. É psicólogo acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até à preparação para os J.O. do Rio 2016, treinadores, árbitros e pais. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade Técnica de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Simão Mata

Simão Mata, Doutor

Psicólogo clínico e da saúde, com especialidade avançada em psicologia comunitária (OPP). Trabalha em contexto hospitalar e na Norte Vida - Associação para a Promoção da Saúde realizando aí trabalho de natureza social e comunitária com grupos em situação de fragilidade social.

É doutorado em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Autor do livro "Atores do pó na idade da pedra: uma etnografia urbana das drogas. (Edições Outro Modo). Tem publicado artigos científicos internacionais e nacionais no campo das drogas, numa perspetiva sociocultural e com recurso ao método etnográfico. É membro da ETNO-URB - Rede de etnografia urbana. Tem ainda pós-doutoramento em psicologia na área da intervenção psicológica com migrantes, onde procurou as articulações possíveis entre os saberes clínico e etnográfico. É membro do Centro Português de Psicanálise – Associação Lacaniana Internacional (CPP-ALI).

 

Calendarização e localização

ONLINE 

12 de abril de 2025;

09, 17 e 30 de maio de 2015;

07, 27 e 28 de junho de 2025;

12 e 18 de julho de 2025;

12 e 20 de setembro de 2025;

10 e 18 de outubro de 2025;

07, 15 e 21 de novembro de 2025;

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 154 horas (88 horas síncronas + 66 horas assíncronas)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações

Horário: Sextas 18h-22h / Sábados 9h-13h ou Sábados 9h-13h / 14h-18h

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,320.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,161.60 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,122.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Online até 26 Fev. 2025

1,082.40 €

12 mensalidades

Normal
110.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
99.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Online até 26 Fev. 2025

90.20 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular, e;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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