ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROEDUCAÇÃO
- Advanced Professional Program -
Parceria
Formação Certíficada
Instituto Reconhecido
Online -08 Fev. 2025- Inscrições Abertas
INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Online até 25 Dez. 2024
(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Online: 03-02-2025
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
“Ao cruzar o conhecimento em Educação com a área das Neurociências, o grande contributo desta Especialização Avançada Pós-Universitária em Neuroeducação assenta em dois pilares fundamentais: "Compreender o cérebro para ensinar melhor. Ensinar para melhor compreender o cérebro". Esta abordagem interdisciplinar, por profissionais de diferentes áreas, traduziu-se num grande enriquecimento.”
Luis Cesariny Calafate
“Gostaria de começar esse texto expondo em primeiro lugar a boa vontade dos professores e conhecimento dispensados a nós os estudantes, as aulas foram ministradas de forma espontânea e leve, proporcionando um ambiente agradável de troca entre todos. Para além do conhecimento específico em Neuroeducação que faço questão de ressaltar a excelência, pude conviver com pessoas de cursos diferentes, o que proporcionou uma visão diferente sobre a mesma temática. Agradeço toda equipe, da receção a sala de aula, foram mesmo muito recetivos.”
Stela Silveira
“Docentes convidados vinculados à Neuropsicologia da educação nas vertentes clínica e docente, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio internacional.“
"Os professores desta Especialização Avançada Pós-Universitária sempre estiveram disponíveis para o debate e para o esclarecimento de dúvidas".
"Uma das mais valias desta Especialização Avançada Pós-Universitária foi a troca de experiências entre os formandos.”
Margarida Correia
"Penso que quando investimos na formação não contamos só com a sorte, mas com aquilo que vamos conciliando e a coisa corre por nossa conta. Mais que teorias, é de reconhecer a consideração nas aulas, o compromisso e empenho, o esforço e dedicação da equipa de docentes. Até ao último, do esforço de todos, agradeço o facto de poder ter trabalhado com pessoas que se dedicam"
Ricardo Oliveira
“A especialização em Neuroeuducação abre-nos as portas para a compreensão dos processos envolvidos na aprendizagem, dando ao professor um conjunto de conhecimentos e ferramentas que permitem uma escolha mais estruturada e fundamentada de estratégias didáticas, possibilitando atender de forma mais eficaz à diversidade da sala de aula e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. É, por isso, uma mais-valia para dar resposta aos desafios da educação do século XXI.”
Sandra Ferreira
Coordenação Científica
Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO); Membro da Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia.
Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada de Lisboa, com experiência profissional na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências do Hospital de Egas Moniz-CHLO. Responsável pela avaliação neuropsicológica na consulta de doenças desmielinizantes. Avaliação neuropsicológica pediátrica em contexto escolar. Formadora em diversos cursos de pós-graduação no âmbito da Neuropsicologia Clínica e Pediátrica. Participação e coordenação de diversos projetos de investigação e ensaios clínicos.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Neuroeducação significa preparar melhor quem ensina e ajudar e facilitar o processo de quem aprende (Mora, 2017).
Sendo o seculo XXI considerado como o século do cérebro, surgem novos campos de conhecimento, sendo a Neuroeducação um deles.
A Neuroeducação pretende assim fazer a ponte entre diversas disciplinas de conhecimento, como a Psicologia, a Medicina e a Sociologia com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem tendo em conta os conhecimentos atuais sobre o
funcionamento do cérebro.
Esta formação foi desenhada especialmente para profissionais ligados às áreas da educação, nomeadamente, professores, terapeutas e psicólogos para que possam adquirir conhecimentos teóricos e práticos focados na forma como o cérebro aprende e sua aplicabilidade em contexto de sala de aula.
Objetivos gerais
Metodologia de avaliação
Produção de relatório / artigo científico.
Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75% e uma classificação mínima de 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
Metodologias expositivas, ativas e participativas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:
Módulo 1 – Neuroeducação
1. História das Neurociências
2. Introdução ao estudo do cérebro
3. Neurociência e Aprendizagem
4. Aprendizagem e Neurodidáctica
5. Princípios da Neuroeducação
Módulo 2 – Evolução Neurobiológica
6. Ciclos biológicos: atividades e aprendizagem
7. Neurobiologia e Desenvolvimento neurobiológico
8. Biologia do Desenvolvimento e Distúrbios da Maturação
9. Desenvolvimento Ontogenético do Cérebro
10. Neurodesenvolvimento
Módulo 3 – Neuroanatomia básica
11. Neurónios e Células da Glia
12. Sinapse
13. Neurotransmissores
14. Sistema Nervoso Periférico
15. Sistema Nervoso Central
16. A importância do sono, alimentação e exercício físico na aprendizagem
Módulo 4 – Neuroanatomia funcional
17. Sistema Nervoso Central
18. Sistema Ventricular
19. Meninges
20. Sistema Vascular
21. Sistema Límbico
22. Emoções e aprendizagem
Módulo 5 - Neurodesenvolvimento e neuroética
23. Neuroética: definição e aprendizagem;
24. Tomada de decisão;
25. Neurodesenvolvimento: A importância dos fatores externos e da interação na aquisição de competências e perceções da realidade.
Módulo 6 - Bases do processamento cerebral
26. Processamento Sensorial
27. Funcionamento Cognitivo
Módulo 7 - Fundamentos neurológicos da aprendizagem
28. Desenvolvimento da Linguagem Oral
29. Hierarquia da Linguagem
30. Linguagem Escrita
31. Processamento da Linguagem
32. Bases Neuroanatómicas da Linguagem
33. Principais patologias da Linguagem
34. Desenvolvimento do cálculo
35. Dificuldades da aprendizagem da matemática
36. Bases Neuroanatómicas do cálculo
Módulo 8 - Dificuldades de aprendizagem
37. Perturbações do espectro da empatia: etiologia, sinais e sintomas
38. Défice de atenção: etiologia, sinais e sintomas
39. Hiperatividade: etiologia, sinais e sintomas
40. Dislexia: etiologia, sinais e sintomas, tipos de dislexia
41. Discalculia: etiologia, sinais e sintomas
Módulo 9 - Abordagem neurodidáctica das populações com necessidades especiais
42. Abordagem sobre harmonização semântica relativa aos temas a desenvolver
43. Identificação de experiências em NE
44. Perceção e cognição: sistema sensorial
45. Perceção háptica e reconhecimento de objetos
46. Perceção e cinestesia
47. Necessidades especiais e tipos de pensamento – metacognição
48. Perceção visual
49. Perceção auditiva
Módulo 10 - Novas tecnologias da informação e da comunicação na educação
50. Acessibilidade
51. Telemática e populações especiais
52. Igualdade de oportunidades
53. Conceito de populações especiais
54. Telemática e populações especiais
55. Incapacidade
56. Desvantagem
57. Metodologia
58. Identificação e caracterização dos problemas
59. Definição dos requisitos
60. Perspetivas das T.I.C. na Neuroeducação
61. Ambientes de aprendizagem baseados nas tecnologias da informação e da comunicação
Módulo 11 - Habilitação, reabilitação e reestruturação cognitiva
62. Estágios de desenvolvimento cognitivo
63. Revisão das principais dificuldades de aprendizagem
64. Abordagem neuropsicológica intensiva
65. Objetivos da reestruturação cognitiva
66. Dar a conhecer algumas das técnicas computorizadas e de papel e lápis existentes
Módulo 12 – Educação neurocognitiva
67. Introdução ao tema ‘Educação Neurocognitiva’
68. Implicação das dificuldades de linguagem na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula
69. Implicação das dificuldades atencionais na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula
70. Implicação das dificuldades de memória na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula
71. Implicação das dificuldades nas funções executivas na aprendizagem e estratégias neurodidácticas para a sala de aula
72. Implicação das dificuldades na aprendizagem da leitura, escrita e cálculo e estratégias neurodidácticas para a sala de aula
Módulo 13 - Planeamento e metodologia na neuroeducação
73. Apresentação com base em dinâmicas relacionais
74. O desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com a atenção, o processamento e a planificação (Do ato ao pensamento)
75. Promoção de atividades autorreguladoras em contexto clínico e educativo (Exemplo: relaxamento e sua aplicação em contexto de sala de aula)
76. Estratégias neuropsicomotoras promotoras de atenção, perceção, memória e funções executivas (No âmbito clínico e educativo)
77. Estratégias de adaptação curricular e pedagógica a metodologias neuroeducativas (Exemplo: a introdução de jogos em sala de aula)
78. Apresentação de legislação específica para educação especial
Módulo 14 - Experiências paradigmáticas em neuroeducação
79. Princípios da Neuroeducação
80. Neuroeducação na sala de aula: Plasticidade, emoção, memória, jogo, atenção, exercício físico, cooperação e funções executivas
81. Arquitectura da sala
82. Experiências relevantes em Neuroeducação
83. Apresentação de casos complementados com a Avaliação e Dossier neurodidático
84. Valor de um diálogo concertado entre as áreas da neurociência, da psicologia cognitiva e da educação
Módulo 15 - Workshop prático psicomotricidade em diferentes contextos
Estágio (opcional) *
Nota: Os estágios dos alunos em Livestream, com exceção dos autopropostos (após validação da Coordenação) decorrerão na cidade em que a aula presencial acontece.
* Frequência opcional e gratuita. Os alunos que pretendam frequentar o estágio, deverão efetivar a sua inscrição no período específico indicado pela secretaria.
Armanda Pereira é professora auxiliar convidada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Recebeu uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2013 e concluiu o doutoramento em Psicologia Aplicada em 2018, na Universidade do Minho. A sua investigação centra-se nas competências de auto-regulação, processos motivacionais, processos metacognitivos (por exemplo, pensamento crítico, esperança), intervenção baseada em narrativa, e populações vulneráveis (por exemplo, famílias com baixo nível de SES e perturbações do desenvolvimento).
Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada de Lisboa, com experiência profissional na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências do Hospital de Egas Moniz-CHLO. Responsável pela avaliação neuropsicológica na consulta de doenças desmielinizantes. Avaliação neuropsicológica pediátrica em contexto escolar. Formadora em diversos cursos de pós-graduação no âmbito da Neuropsicologia Clínica e Pediátrica. Participação e coordenação de diversos projetos de investigação e ensaios clínicos.
Licenciada em Psicologia da Saúde e Mestre em Psicologia Clínica, pela Universidade Lusíada de Lisboa (ULL); Especialização em Avaliação Psicológica pelo Dialógicos - Centro de Psicologia e Formação; Pós-Graduação em Educação Especial, pela Universidade Moderna; Formação Avançada em Neurociências para a Educação, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP). Experiência profissional em educação como docente do 1º e 2º ciclo, Coordenação Pedagógica, Educação Especial e Psicologia em contexto escolar e Clínica em contexto privado.
Licenciada em Biologia, com pós-graduação na área de Biotecnologia (Faculdade de Ciências de Lisboa) e pós-graduação em Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH – da UNL). Doutorada em Biologia na especialidade de Bioquímica e Fisiologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa e pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em, está a terminar o 2º Doutoramento pela FCSH (UNL) em Sociologia na especialidade de Território, Cidade e Ambiente. No campo de docência refira-se ser Professora na Universidade Lusíada nas Licenciaturas em Psicologia, em Motricidade Humana e em Comunicação e Multimédia e ser professora conferencista da FCSH na Licenciatura em Sociologia.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa; Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental desde 1997, com formação no hospital Júlio de Matos; Formação em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves de Orientação Dinâmica (formação teórica e supervisão); Formação em Análise do Movimento. Curso de Análise do Movimento pelo Instituto Cary Rick (Áustria); Coordenador da Actividade de Dança Terapêutica no Hospital de Dia do Hospital Júlio de Matos entre 1992 e 1996; Assistente Hospitalar de Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Dr. José M.ª Grande – Portalegre (DPSM) entre 1998 e 2008, onde, a par da atividade clínica base de consulta externa, apoio ao internamento de agudos e de evolução prolongada, e urgência psiquiátrica, desenvolve as seguintes atividades: orientação de grupo de psicoterapia semanal; consultadoria aos colegas de clínica geral e familiar dos Centros de Saúde do Distrito de Portalegre; supervisão aos técnicos do Gabinete Psicopedagógico do Instituto Politécnico de Portalegre; supervisão e acompanhamento de casos do “CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental”; apoio à Área de Atendimento Infanto-Juvenil do DPSM de Portalegre; Diretor Clínico do Centro de Recuperação D. Manuel Trindade Salgueiro, no Assumar – Monforte, desde 1998; Monitor de Anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 19885/86 e 1986/87; Assistente de Anatomia e Fisiologia na Escola Superior de Enfermagem de Évora em 1990/91 e 1991/92; Assistente da disciplina de Patologia Psiquiátrica na Escola Superior de Saúde de Portalegre de 1996/1997 a 2000/2001; Formador na Pós-Graduação em “Estratégias e Intervenções em Situações de Crise e Emergência” da Escola Superior de Saúde de Portalegre; Personalidade Externa do Conselho de Representantes da Escola Superior de Educação de Portalegre desde 2009; Realiza formações regulares nas escolas e centros de saúde do Distrito de Portalegre desde 1998; Publicou artigos científicos vários na área da reabilitação e psiquiatria; Integrou a comissão organizadora de seis congressos de psiquiatria nacionais, e um de saúde escolar.
Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, estágio na Associação QE – Uma Nova Linguagem para a Incapacidade e no Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação e Grupo de Atividades Especializadas [ISPE-GAE]. Formação avançada em disciplinas somáticas e ético-estéticas: Modo Operativo AND [AND_Lab]; Movimento Autêntico [CIMA]; Teatro Dinâmico; Artes Plásticas e Dança no Grossmont College, Lamar University e Southwest Texas State University. Prática clínica com Metodologias Terapêuticas Expressivas e na Avaliação e Intervenção Psicomotora. Psicomotricista no Instituto de Neuroeducação - Instituto para o Desenvolvimento e Estimulação do Potencial Humano [IDEPH].
Psicóloga, com Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Neuropsicologia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Exerce a sua atividade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Hospital de Egas Moniz, na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências. Integra a Unidade de Terapia de Dor Crónica, o Grupo Multidisciplinar de Neuromodulação para a Dor Crónica e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária do CHLO. É membro e presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia (SPNPSY) e é membro, vogal do Conselho Fiscal e coordenadora do Grupo de Trabalho da Psicologia da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).
Online |
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08 e 22 de fevereiro de 2025; 08 e 22 de março de 2025; 05 de abril de 2025; 03, 17 e 31 de maio de 2025; 07 e 21 de junho de 2025; 12 e 26 de julho de 2025; 13 e 27 de setembro de 2025; 11 e 25 de outubro de 2025; 15 e 29 de novembro de 2025. |
Plataforma Online Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 198 horas (144h síncronas + 54h assíncronas)
Não contempla as horas opcionais de estágio.
Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Online até 25 Dez. 2024
Online até 25 Dez. 2024
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
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