ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DO DESPORTO
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DO DESPORTO

– Advanced Professional Program –

Especialização para Psicólogos

Acreditação

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78.5 créditos

Parceria

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Livestream / Online -25 Mai. 2024- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Livestream / Online até 10 Abr. 2024

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:Livestream / Onlinecom inscrições abertas até  20 de maio 2024

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

“Sendo da área Clínica e da Saúde, mas sempre com o interesse na Psicologia do Desporto, após tê-la concluído, recomendo esta especialização porque enriqueceu os meus conhecimentos técnicos e muniu-me de ferramentas de psicologia viradas para o desporto. No que toca ao corpo docente, considero top e de excelência!”

Eduardo Joanes

 

“É com grande honra que declaro a realização do curso psicologia do desporto no INSPSIC, mesmo na situação pandêmica, a instituição fez de tudo para que todos tivéssemos o melhor aprendizado.”

André Só Rodantes

 

"Estou particularmente feliz por ter concluído esta Pós-Graduação brilhantemente conduzia pelo Professor Sidónio Serpa - "O nosso Cristiano Ronaldo da Psicologia do Desporto".  Fiz muitos km desde Leiria mas será muito útil esta formação para a atividade que estou a desenvolver na Associação de Futebol de Leiria como Psicólogo que apoia as seleções. Foi um prazer! Parabéns."

Fernando Ferreira

 

“A escolha do INSPSIC foi consciente. Para além da referência de quem já tinha feito Pós-Graduação pelo Instituto, procurei a opinião de Profissionais da Área do Desporto bem como dos, poucos, Psicólogos do Desporto que conhecia, acerca do conteúdo, dos Docentes, do Plano Curricular. Tinha expectativas realistas, positivas e altas. Que não foram defraudadas. Iniciei o Curso por Gosto pessoal - sendo que a minha área de intervenção em Psicologia era bem distinta - termino com o objetivo, definido, claro e consciente, de querer intervir com Atletas, Treinadores e demais Intervenientes no Desporto. A importância de defender o Bem-Estar Psicológico, interpretar a pessoa que não é uma máquina, usar as ferramentas que mais fizerem sentido para o caso, para o momento, para o contexto, é por demais evidente. Informação é poder, e termos tido a abrangência de Conhecimento, de modalidades, de experiências, de ótimos Docentes, é sem dúvida uma mais valia para alcançar o Objetivo. Grata por este percurso informativo, formativo e pessoal. “

Célia Guimarães

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DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Sidónio Serpa

Sidónio Serpa, Professor Catedrático

Licenciou-se em Educação Física no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (actual FMH) e em Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, e doutorou-se em Ciências do Desporto (1995) com uma tese em psicologia do desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa onde é atualmente Professor Catedrático, responsável pela disciplina Psicologia do Desporto e coordenador do Laboratório de Psicologia do Desporto. As suas principais áreas de investigação são a relação treinador-atleta e a psicologia da excelência desportiva e dos talentos. Tem trabalhado como psicólogo de muitos atletas de alta competição, medalhados em campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos. Em 1996 e em 2000 esteve como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Atlanta e de Sidney, incluído no staff técnico da equipe portuguesa de vela, tendo sido o primeiro psicólogo que fez parte de uma equipa portuguesa em Jogos Olímpicos. Entre 2002 e 2007 coordenou os serviços de psicologia no Centro de Alto Rendimento de Lisboa. Em Julho de 2009, foi eleito presidente da International Society of Sport Psychology para o mandato 2009-2013. Presentemente, é também membro do European Forum of Applied Sport Psychologists in Topsport (FAST). Entre outras distinções recebeu em 2009 da Association of Applied Sport Psychology o “AASP Distinguished International Scholar Award” e da Universidade Técnica de Lisboa o Prémio "Distinção por mérito". Em 2012, a Sociedade Ibero-Americana de Psicologia do Desporto concedeu-lhe o título de "membro-convidado".

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Esta formação foi organizada no sentido de ajudar todos os interessados a aumentar as suas competências no âmbito da intervenção no treino desportivo, tendo em conta a componente psicológica. Os psicólogos poderão aumentar as suas competências de intervenção nas diferentes áreas do contexto desportivo, por via de uma especialização que se pretende de forte incidência prática. Por outro lado, treinadores e outros especialistas de desporto, ao acrescentar à sua formação de base uma fundamentada dimensão psicológica, aumentarão a qualidade da sua intervenção técnica. Nesta perspetiva foram convidados reputados especialistas com grande experiência na área académica e aplicada que abordarão as temáticas da sua especialidade. Uma vez que esta formação segue uma lógica da psicologia aplicada ao desporto, para rentabilizar os ensinamentos a ministrar será conveniente que os formandos provenientes da psicologia tenham algum conhecimento do contexto desportivo e que os provenientes das ciências do desporto/educação física tenham informação básica em psicologia.

 

Objetivos gerais

  • Compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto.
  • Auxiliar os sujeitos ou grupos a desenvolver as capacidades de adaptação psicológica no sentido de melhorar o desempenho desportivo e a alcançar um estado mental ótimo.
  • Perceber de que forma a prática de exercício físico influencia o desenvolvimento psicológico, os processos de grupo e a saúde e o bem-estar ao longo da vida.

 

Metodologia de avaliação

Produção de estudo de caso ou tema.

Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Métodos contemplados:

  • Demonstrativo direto com recurso a exercícios/ treino de técnicas exemplificadas pelo formador e demonstrativo indireto com uso de vídeos sobre a temática.
  • Ativos, envolvendo dinâmicas de grupo, simulação, role playing apresentação e discussão na turma de casos.
  • Expositivo para transmissão de conteúdos essenciais ao módulo e motivar para o tema.
  • Interrogativo com formulação de perguntas pelo formador com vista a que também o formando se questione sobre os conteúdos.
  • Fornecimento de material didático associado a aula e módulo completo de Supervisão Clínica de especialistas a casos trazidos pelos alunos.
  • Técnicas Pedagógicas contempladas: Trabalhos individuais, trabalhos em grupo (brainstorming, análise de casos) e jogos pedagógicos (dramatização).

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Estruturas públicas para atividades de exercício-saúde;
  • Clubes desportivos;
  • Autarquias;
  • Estruturas privadas de Turismo, Desporto e Lazer;
  • Academias;
  • Health-Clubs;
  • Ginásios;
  • Empresas Municipais de Serviços Desportivos;
  • Autarquias;
  • Lar de Idosos;
  • Associações socioculturais e recreativas;
  • Escolas;
  • Gestão Desportiva;
  • Federações, Associações, Clubes e Sociedades Desportivas do Movimento Associativo Desportivo;
  • Academias de Formação de Jogadores das Modalidades dos Jogos Desportivos Coletivos;
  • Departamento de Análise do Jogo das Organizações Desportivas Profissionais;
  • Laboratórios de Análise da Performance Desportiva.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - História e enquadramento da psicologia do desporto

  • Evolução internacional da psicologia do desporto: primeiras investigações e aplicações práticas
  • A psicologia do desporto em Portugal
  • O panorama actual da psicologia do desporto
  • Necessidades e pedidos do contexto desportivo 

Módulo 2 - Constrangimentos psicológicos do desempenho de alto rendimento

  • Caracterização do Desporto de Alto Rendimento
  • O que significa competir
  • A competição como O MOMENTO
  • Diferentes constrangimentos que limitam (ou estimulam) o atleta
  • Os constrangimentos típicos da modalidade
  • O treinador como elemento facilitador ou como elemento constrangedor
  • Como fazer face aos constrangimentos
  • Pressão de expectativas
  • Preparação da competição e preparação na competição 

Módulo 3 - Emoções no desporto

  • Desenvolvimento moral e desporto
  • Burnout e processo de treino
  • Stresse e coping
  • Estados de flow e desempenho desportivo 

Módulo 4 - Personalidade e resiliência em desporto

  • A personalidade e o atleta
    • Introdução ao estudo da personalidade no contexto desportivo
    • A definição de personalidade
  • A evolução do estudo da personalidade no contexto desportivo
  • Os paradigmas e as teorias orientadoras
  • As metodologias utilizadas
  • A relação personalidade - comportamento no contexto do desporto e do exercício
  • A resiliência e o desporto
    • Introdução ao estudo da resiliência individual em Psicologia
    • O conceito resiliência e os fatores de proteção, risco e vulnerabilidade
    • O entendimento da resiliência e o seu estudo
  • O desenvolvimento da resiliência ao longo do ciclo vital
    • O processo subjacente à resiliência
  • O estudo da resiliência individual no contexto desportivo
    • Entendimento e investigação
    • A intervenção para o desenvolvimento da resiliência 

Módulo 5 - Motivação e atribuição causal no desporto 

  • Motivação e Atribuição Causal no Desporto
    • Dos equívocos sobre a motivação à sua definição
    • Motivos para a prática desportiva
    • Competência percebida
    • Objetivos de realização
    • Expectativas de autoeficácia
    • Autodeterminação
    • Da integração dos conceitos e das teorias à sua aplicação no dia a dia
  • Definição e importância das atribuições causais no Desporto
  • Funções e consequências das atribuições
  • Variáveis mediadoras
  • Implicações práticas e estratégias de intervenção 

Módulo 6 - Atenção e concentração em desporto

  • O que é a atenção e a concentração
  • Concentração e performance ótima
  • Tipos de foco atencional
  • Avaliação dos skills atencionais
  • Exercícios para melhorar a concentração 

Módulo 7 - Aprendizagem e desempenho motor

  • Aprendizagem motora e desporto
  • Expertise no desporto
  • Aquisição e desenvolvimento da expertise no desporto 

Módulo 8 - Avaliação psicológica em desporto

  • Variáveis suscetíveis de avaliação
  • Técnicas de avaliação
  • Avaliação psicológica on-line 

Módulo 9 - Utilização da hipnose em desporto

  • Mitos e realidades
  • Diferentes modalidades de hipnose
  • Aplicação da hipnose no desporto 

Módulo 10 - Intervenção psicológica em desportos coletivos

  • Um psicólogo numa equipa multidisciplinar
  • Modelos de intervenção psicológica
  • Técnicas de intervenção psicológica 

Módulo 11 - Intervenção psicológica em desportos individuais

  • O modelo de campo para uma tentativa de explicação do rendimento desportivo
  • O treino integral: como implicar o psicológico no treino diário
  • Intervenção em psicologia do desporto: aspetos subclínicos subjacentes a quadros de dificuldade em alta competição
  • Análises de casos: triatlo, atletismo, remo, etc 

Módulo 12 - Estratégias de observação em desporto

  • Breve enquadramento teórico da problemática da observação em desporto
  • Técnicas e funções da observação
  • Instrumentos de observação
  • A observação de diagnóstico: conceito e aplicações (provas de observação de diagnóstico e treino de observação)
  • A observação direta e sistemática do comportamento (sistematizar a observação)
  • A construção de sistemas de observação (referência à sua validade, fiabilidade e objetividade)
  • Situações de introdução às diferentes metodologias de observação com recurso, prioritariamente, aos Sistemas de Observação: Análise do Tempo de Aula / Gestão do Tempo da Sessão (GTS), Sistema de Observação do Comportamento do Professor (SOCP), Sistema de Observação do Comportamento do Aluno (SOCA), e, Sistema de Observação do Feedback Pedagógico (SOFP) 

Módulo 13 - Dinâmica do grupo desportivo

  • Principais marcos teóricos explicativos da dinâmica de equipas desportivas
  • Avaliação da dinâmica das equipas desportivas
  • Indicadores de rendimento
  • Linhas básicas de intervenção e treino em equipas desportivas
  • Casos práticos 

Módulo 14 - Coaching e liderança

  • O coaching no contexto do treino desportivo
  • O treinador: coach ou líder?
  • Funções do treinador: a dimensão instrumental e a dimensão sócio-afetiva
  • O treinador e o desenvolvimento do atleta. Estratégias de coaching no processo de treino 

Módulo 15 - Gestão do grupo desportivo

  • Tipologia dos grupos
  • Construir, desenvolver e gerir a equipa desportiva
    • Coesão, união e espírito de equipa
    • Comunicar para motivar 

Módulo 16 - Família e envolvimento parental no desporto

  • Compreender a família e o envolvimento parental no desporto
  • A importância do suporte parental
  • Métodos e técnicas de intervenção no envolvimento parental
  • As relações pais-atletas-treinador-instituição 

Módulo 17 - Metodologia do treino desportivo

  • Princípios do Treino Desportivo
  • Planeamento do Treino
  • Treino das Qualidades Físicas
  • Avaliação e Controlo do Treino 

Módulo 18 - Treino psicológico

  • O conceito de treino psicológico
  • As dimensões da adaptação psicológica no processo desportivo
  • O desenvolvimento de competências psicológicas e a abordagem fenomenológica do desenvolvimento do atleta
  • O treino mental e o treino de regulação psicológica
  • A integração do treino psicológico no processo geral de treino 

Módulo 19 - Intervenções psicológicas em desporto juvenil

  • O desporto como fator de desenvolvimento psicossocial
  • A componente psicológica da iniciação desportiva
  • Aspetos psicológicos do desporto juvenil
  • A relação treinador-atleta e os comportamentos dos treinadores nos escalões de formação 

Módulo 20 - Desenvolvimento de talentos em desporto

  • O talento e a excelência no desporto
  • Conceitos de talento
  • Os conceitos de jogo deliberado e de treino deliberado
  • Os catalisadores intrapessoais e contextuais do desenvolvimento do talento em desporto
  • Características do talento desportivo 

Módulo 21 - Programação neuro-linguística e treino psicológico

  • O que é a programação neuro-linguística?
  • Metodologia da mudança
  • Estabelecer a relação
  • Recolher informações precisas e exaustivas sobre:
    • O estado presente (ep)
    • O estado desejado (ed)
  • Escolher a técnica apropriada
  • Aplicar a técnica
  • Testar o resultado 

Módulo 22 - Relaxação e visualização no treino psicológico

  • A regulação psicológica do comportamento em desporto: dimensões cognitiva e somática
  • A visualização no treino mental e da regulação emocional
  • A relaxação como facilitadora do treino mental e do autocontrole
  • Formas de visualização e métodos de relaxamento 

Módulo 23 - Gestão de objetivos no treino psicológico

  • A gestão pessoal do comportamento do atleta:
    • A esfera pessoal/afetiva
    • A esfera da realização da tarefa/desempenho
  • Os princípios da gestão por objetivos
  • A definição de objetivos como estratégia motivacional
  • Caracterização dos objetivos
  • Objetivos de tarefa/mestria versus objetivos de resultados
  • A avaliação e o controlo dos objetivos
  • A influência da definição de objetivos no rendimento dos atletas
  • Esboço de aplicação de um programa de definição de objetivos em modalidades individuais e coletivas

CORPO DOCENTE

Alexandro Garcia-Más, Professor Doutor

Doutor em Psicologia pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB) onde é professor titular de “Psicología de la Actividad Física y el Deporte”. Leciona em diversos cursos de graduação e pós-graduação na área da psicologia da actividade física e do desporto, na Universidad Nacional de Educación a Distância (Madrid), Universidade de Sevilha, Colégio Oficial de Psicólogos de Valencia, Universidade Autónoma de Madrid, Universidade Autónoma de Barcelona e Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (Portugal). Professor do Curso de Doutoramento e na Pós-Graduação Oficial de “Neurociências” de “Transtornos do sonho e do sono”. Editor-Chefe e fundador da Revista de Psicología del Deporte. Membro do Management Council da International Society of Sport Psychology. Exerceu funções de Vice-Reitor Associado da Universidade das Ilhas Baleares, de Secretario Geral Técnico da Conselleria d’Educació i Cultura, Baleares, Diretor da Escola de Administração Pública do Governo das Ilhas Baleares e Diretor Técnico da Fundación Mateu Orfila de investigação em biomedicina. Leccionou psicologia do desporto no Master Eurosport de Periodismo Deportivo da Universidade CEES Europea, de Madrid e na Pós-Graduação oficial de Educação Física e Saúde da Universidade Católica San Antonio de Murcia. A nível internacional, foi Codirector da especialização em Psicologia do Deporte realizada conjuntamente pelas Universidades Diego Portales de Santiago de Chile e das Ilhas Balears e é Co-Director do Magíster de Psicología de la Actividad Física y del Deporte da Universidade Central de Santiago de Chile. É autor de numerosos artigos e capítulos de livros em psicologia do desporto. Realizou intervenções e treino psicológico em diversas modalidades desportivas, especialmente em desportos coletivos, como o basquetebol e o futebol, designadamente no clube RCD Mallorca, (primeira e segunda divisões espanholas de futebol). Foi diretor de “Assistência Psicológica” na Universíada de 1999 (Palma de Mallorca) e membro do Conselho de Administração do Real Mallorca Club de Fútbol. Como desportista competiu em basquetebol, futebol e vela de cruzeiros.

Anna Volossovitch, Professora Doutora

Licenciada em Educação Física e Treino Desportivo, mestre em Teoria e Metodologia do Treino Desportivo pela Universidade Estatal da Ucrânia de Educação Física e Desporto, doutorada em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana. Foi assistente do Departamento de Desporto Olímpico da Universidade Estatal da Ucrânia de Educação Física e Desporto (de 1993 a 1995) e investigadora do Gabinete de Estudos Científicos da Academia Estatal de Educação Física da Rússia (de 1995 a 1998). Desde 1998 é Professora auxiliar do Departamento de Desporto e Saúde da FMH e investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana (CIPER). É coautora de três livros, vários capítulos e artigos científicos na área de treino e análise da performance nos jogos desportivos. Os seus principais interesses de investigação centram-se em análise de performance e do desenvolvimento da perícia no desporto e, em particular, nos jogos desportivos.

António Hernandez Mendo, Professor Catedrático

Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Grau de Licenciado pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Psicologia do Desporto pela Universidade Autónoma de Madrid. Licenciado em Psicologia pela Universidade Nacional de Educação à Distância (U.N.E.D.). Professor de Educação Física no Ensino Secundário da Xunta de Galicia. Atualmente é Professor Titular na Universidade de Málaga na área de Psicossociologia do Desporto. É Coordenador do Programa Oficial de Pós-Graduação com Mención de Calidad “Invertigación en Actividad Física y Deporte”. Coordena o Grupo de Investigação financiado pela Junta da Andaluzia “Evaluación en Contextos Naturales: deporte y consumo”. Desde 1996 participou em cinco projetos de investigação financiados pelo Ministério da Educação e Ciência e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, do Governo Espanhol. Publicou 62 artículos em revistas científicas e 63 de carácter docente. Dirigiu 17 teses doutorais em várias universidades. Publicou 12 livros como autor, coordenador ou editor, bem como 58 capítulos. Apresentou 220 comunicações em congressos nacionais e internacionais e 40 conferências por convite. Trabalhou com vários atletas olímpicos, bem como com diversas seleções e equipas de clubes de diversas modalidades. Desde 2006 colabora com equipas de futebol profissional da 2ª Divisão A.

António Manuel Fonseca, Professor Catedrático

Professor Catedrático de Psicologia do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e Adjunct Faculty da University of Northern Colorado (Estados Unidos da América). Atualmente, é também Diretor do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto e do Programa Doutoral em Ciências do Desporto da FADEUP, bem como membro do Conselho Científico da FADEUP e coordenador do Gabinete e do Laboratório de Psicologia do Desporto da FADEUP. Anteriormente, foi Presidente do Conselho Pedagógico da FADEUP e Diretor das Licenciaturas em Educação Física e Desporto e em Ciências do Desporto bem como membro das Comissões Coordenadora e Científica dos Mestrados em Atividade Física Adaptada e em Gestão Desportiva. Tem lecionado em cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades de Portugal, Brasil, Espanha, EUA, Inglaterra e Moçambique. Apresentou mais de 200 comunicações ou conferências em Congressos internacionais e publicou mais de 150 artigos, capítulos ou livros em diversos países, tendo orientado mais de 100 dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Ex-futebolista e membro da equipa técnica de vários clubes profissionais da 1ª Liga, tem igualmente desempenhado funções de consultor de atletas, treinadores, equipas e seleções de outras modalidades desportivas. Participou como preletor em mais de 50 ações de formação para treinadores, dirigentes e árbitros de várias modalidades desportivas.

Catarina Sousa, Doutora

Doutorada em Psicologia do Desporto pela Universistat Autònoma de Barcelona (UAB) e Licenciada em Psicologia pelo ISPA (Portugal). Realizou o pós-dotutoramento na University of California, Los Angels (UCLA) como investigadora na área do compromisso (social e desportivo). É terapeuta TREC, formada pelo Instituto Albert Ellis. Trabalhou como consultora na PwC para diretivos de empresas e suas equipas. Foi professora universitária (UAB e ULHT) durante 10 anos e atualmente é professora convidada em programas de Mestrado e conferências da especialidade. Desde 1999 que acompanha treinadores e membros do staff para aumentar a eficácia das suas equipas e melhorar a interação treinador-atleta. É psicóloga da seleção espanhola feminina, Olímpica, de Hóquei em campo desde 2017. Foi psicóloga da equipa A feminina de futebol do Futbol Club Barcelona (FCB) e psicóloga do Centro de Investigación y desarrollo del alto rendimiento en fútbol (CIDARF). Desde 2003 que é psicóloga do desporto de atletas de modalidades como Atletismo, Trail, Patinagem Artística, Desportos Motorizados (Karting, Motocross), Triatlo, Natação, Futebol, Hóquei em Patins, Hóquei em Campo, Hipismo, Mountain Bike, Surf, Artes Marciais (Laï-Muoï) e Basquetebol. Autora de artigos científicos em revistas com índice de impacto e capítulos de livros da especialidade. Autora do livro “Preparados, Listos, Ya”, um livro prático destinado a atletas, treinadores e psicólogos. Foi nadadora de competição, jogadora de pólo aquático e triatleta.

Inês Vigário, Mestre

Mestre em Psicologia do Desporto pela FMH-UTL e Licenciada em Psicologia (especialização em Educação) pela Universidade de Évora (2005). A intervenção psicológica em contexto desportivo é um dos seus grandes interesses e motivou a continuidade da sua formação académica na Faculdade de Motricidade Humana, no âmbito da Psicologia do Desporto. Aqui concluiu o mestrado em 2010, no qual investigou o contributo da dimensão psicológica (resiliência) no desenvolvimento de talentos desportivos, e iniciou em 2011 o doutoramento na mesma área de estudo. Profissionalmente, tem lecionado como Assistente Convidada unidades curriculares de Psicologia no ensino superior público (Escola Superior de Educação de Castelo Branco, ESECB, 2010/2012) e privado (Instituto Superior Ciências Educativas de Odivelas, ISCE, 2011), sobretudo nos Cursos de Desporto e Atividade Física. Tem desenvolvido trabalho ao nível da consulta psicológica com atletas e, desde 2009, na Associação Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças (AERID tem trabalhado com populações com Necessidades Específicas de Educação e Perturbações do Desenvolvimento. Além de psicóloga nesta Associação, é ainda formadora.

José Alves, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia e Educação Física e Doutorado em Motricidade Humana. Fez provas de Agregação em Psicologia do Desporto. Trabalhos de investigação na área da Psicologia Cognitiva (Inteligência, Processamento da Informação, Atenção, etc.) e da Psicologia do Desporto (Tomada de decisão no Desporto, Lateralidade, Motivação, Liderança, etc.) onde publicou 5 livros e cerca de 100 artigos, em Portugal e no estrangeiro. Exerce a atividade profissional na vertente do ensino da Psicologia do Desporto, ao nível da Licenciatura em Educação Física, do Mestrado em Treino Desportivo e da Formação de Treinadores, e na vertente de intervenção direta, junto de atletas e treinadores, desde há 30 anos. É consultor de formação nas áreas de Comunicação e Liderança, sendo especialista em Programação Neurolinguística (PNL, formado pelo Institute Francais de Programation Neuro Linguistique (IFPNL) de Paris e Instituto Etincelle de Lausane. Na vertente de Gestão foi gestor de uma empresa de seleção e formação profissional (17 anos) e exerceu diversos cargos em Associações ligadas ao Desporto, como por exemplo, Presidente de Direção da Associação de Futebol da Guarda, Presidente do Conselho Fiscal, da Direção e da Assembleia Geral (actual) da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Vice-Presidente da Sociedade IberoAmericana de Psicologia do Desporto, etc. No Instituto Politécnico da Guarda foi Presidente da Assembleia de Representantes da ESEG, Vice-Presidente e Presidente do Instituto Politécnico da Guarda. Foi Presidente do Conselho Científico na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém de 2001 a 2008. Atualmente é Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda e Professor Associado com Agregação do ISCS-N.

José Carlos Jaenes Sánchez, Professor Doutor

Licenciado em Geografía e História pela Universidade de Sevilha (1981) e em Filosofía – Ciências da Educação, na Secção de Psicología, pela mesma Universidade (1987), na qual também se doutorou em Psicologia com uma tese com o título “Emoción y Conducta Deportiva: Ansiedad precompetitiva en corredores de maratón”, tendo obtido a classificação “Cum Laude por unanimidade” (2001). Foi Presidente da Asociación Andaluza de Psicología del Deporte (APDA) e Vice-Presidente da Federación Española de Psicología del Deporte (FEPD), desde 2008. No domínio académico é professor das disciplinas de Psicologia da Actividade Física e do Desporto e de Psicologia para a Competição na Faculdade de Desporto da Universidade Pablo de Olavide, bem como em Mestrados e Programas de Doutoramento no México, Chile e nas Universidades espanholas de Elche e Sevilha. É autor de inúmeros artigos sobre psicologia do desporto, especialmente na área de intervenção, e dirigiu numerosos trabalhos finais de Mestrado e teses de doutoramento. No campo aplicado, é responsável pela Unidade de Psicologia do Desporto do Centro Andaluz de Medicina do Desporto (CAMD) da Junta da Andaluzia e exerce funções de assessor do Grupo de Psicólogos do Desporto do Comité Olímpico de Porto Rico. Participou como psicólogo nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe em Mayagüez, Puerto Rico (2010) e nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012. Especialista da Maratona, tem também grande experiência de intervenção nos desportos individuais em geral, como outras disciplinas de atletismo, remo, canoagem, triatlo, natação, mas também no futebol e no trabalho com treinadores, sendo psicólogo de atletas internacionais e olímpicos de diversas modalidades. Foi Presidente do 14º Congresso Mundial de Psicologia do Desporto da International Society of Sport Psychology, realizado em Setembro de 2017 em Sevilha.

Paulo Malico de Sousa

Paulo Malico de Sousa, Professor Doutor

Está em fase de conclusão de Pós-Doutoramento em Ciências do Desporto. Doutorado europeu em Ciências Aplicadas à Atividade Física e Desporto (2004/08). Mestre em Psicologia do Desporto (2000/03). Licenciado em Psicologia, com especialização em Psicologia Social (1994/99). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos. Diretor do Departamento de Ciências do Desporto e Coordenador da Licenciatura em Educação Física e Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), instituição onde é Professor Coordenador (desde 2010/2011) e Coordenador do Mestrado em Desporto: área de especialização em Recursos Humanos. Professor Convidado do Mestrado e Doutoramento em Ciências Aplicadas à Atividade Física e Desporto da Faculdade de Medicina da Universidade de Córdoba – Espanha (desde 2009). Foi Professor Adjunto Convidado de Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Desporto nas Licenciaturas e Mestrados da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém. Exerceu, também, atividade como Professor Auxiliar no Mestrado em Psicologia Social e das Organizações do Instituto Piaget -Almada. É autor de uma dezena de artigos científicos a nível nacional e internacional, tendo apresentado comunicações em Congressos internacionais. No âmbito da psicologia do desporto foi membro de equipas técnicas em alguns clubes portugueses de futebol profissional, bem como no Sport Lisboa e Benfica, na equipa profissional de Hóquei em Patins e formador na disciplina de “Ciências do Comportamento” nos cursos de formação de treinadores de Futebol e Futsal (UEFA BASIC) da Federação Portuguesa de Futebol. Atualmente, é formador na disciplina/unidade de formação de “Psicologia do Desporto” nos cursos de formação de Treinadores de Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol, sendo formador certificado pelo IEFP, na área das Ciências do Comportamento.

Pedro Teques, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia/Instituto Politécnico da Maia e Professor Adjunto convidado na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Autor e coautor de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto e orador em congressos e seminários, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana. É psicólogo acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até à preparação para os J.O. do Rio 2016, treinadores, árbitros e pais. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade Técnica de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Sidónio Serpa

Sidónio Serpa, Professor Catedrático

Licenciou-se em Educação Física no Instituto Superior de Educação Física de Lisboa (actual FMH) e em Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, e doutorou-se em Ciências do Desporto (1995) com uma tese em psicologia do desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa onde é atualmente Professor Catedrático, responsável pela disciplina Psicologia do Desporto e coordenador do Laboratório de Psicologia do Desporto. As suas principais áreas de investigação são a relação treinador-atleta e a psicologia da excelência desportiva e dos talentos. Tem trabalhado como psicólogo de muitos atletas de alta competição, medalhados em campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos. Em 1996 e em 2000 esteve como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Atlanta e de Sidney, incluído no staff técnico da equipe portuguesa de vela, tendo sido o primeiro psicólogo que fez parte de uma equipa portuguesa em Jogos Olímpicos. Entre 2002 e 2007 coordenou os serviços de psicologia no Centro de Alto Rendimento de Lisboa. Em Julho de 2009, foi eleito presidente da International Society of Sport Psychology para o mandato 2009-2013. Presentemente, é também membro do European Forum of Applied Sport Psychologists in Topsport (FAST). Entre outras distinções recebeu em 2009 da Association of Applied Sport Psychology o “AASP Distinguished International Scholar Award” e da Universidade Técnica de Lisboa o Prémio "Distinção por mérito". Em 2012, a Sociedade Ibero-Americana de Psicologia do Desporto concedeu-lhe o título de "membro-convidado".

Vítor Ferreira, Professor Doutor

É Professor Associado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (Departamento de Desporto e Saúde). Licenciou-se em Educação Física em 1984 no Instituto Superior de Educação Física (actual FMH) da Universidade Técnica de Lisboa. É mestre em Ciências da Educação pela FMH-UTL e Doutor em Motricidade Humana na especialidade de Ciências do Desporto pela mesma instituição, onde, desde 1984, leciona disciplinas na área da Pedagogia do Desporto e do Treino Desportivo. Entre 1985 e 2011 foi igualmente docente na Academia da Força Aérea. Exerceu ainda funções de treinador de ginástica em vários clubes. É autor e coautor de vários livros e artigos científicos a nível nacional e internacional.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

25 de maio de 2024;

08 e 22 junho de 2024;

06 e 20 de julho de 2024;

14 e 28 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

09 e 23 de novembro de 2024;

14 de dezembro de 2024;

04 e 18 de janeiro de 2025;

01 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025;

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 157 horas (140 horas síncronas + 17 horas assíncronas)

 Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,730.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,522.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,470.50 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 10 Abr. 2024

1,418.60 €

12 mensalidades

Normal
144.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
129.80 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Livestream / Online até 10 Abr. 2024

118.20 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

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