Corpo de Supervisores INSPSIC

Psicologia clínica e da saúde

Mestre Ana Carvalhal de Melo - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada em Psicologia na área de Especialização Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de psicologia e Ciências da Educação  da Universidade de Coimbra.

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC.

Psicóloga no Núcleo de Integração e Aconselhamento e Serviços de Saúde da Universidade de Coimbra.

Supervisora de Estágios Curriculares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC

Supervisora de Estágios Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar- Delegação Centro

Directora de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama

Psicóloga Clíníca e da Saúde- OPP; Psicoterapeuta-OPP

Mestre Ana Paula Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialista em Justiça pela OPP;

Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos;

Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca;

Membro do Grupo de Intervisão de Psicólogos Comunitários do concelho de S.M.Feira;

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM);

Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Prof. Doutora Cátia Oliveira - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançada em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos, e
Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Docente na Universidade Lusófona do Porto e Psicóloga Clínica no Hospital CUF do Porto e na Clínica da Saúde. Com experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais e autora de várias publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica. 

Mestre Cláudia Bráz - Especialista em Psicologia pela OPP

Licenciada e Mestre em Psicologia (FPCEUP), área de especialização em Comportamento Desviante e Justiça; Psicóloga na Norte Vida - Associação para a Promoção na Saúde: Casa da Vila Nova, intervenção psicossocial na toxicodependência no âmbito da redução de riscos e minimização de danos (RRMD); Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Dra. Elisabete Goulão - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia pela FPCE-UC, no ano de 1996.

Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde.

Especialista em Psicologia Clínica e Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Formação pós-graduada em Psicoterapia Psicodinâmica.

Exerce funções de Psicóloga Clínica ARSNorte (CRI Porto Ocidental), intervindo em comportamentos aditivos e dependências.

Psicóloga clínica/ Psicoterapeuta/ Supervisora clínica no Instituto Português de Psicologia.

Mestre Manuela Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicologa Clinica OPP 3051

Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia

  Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais

Licenciatura em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior Ciências Saúde-Norte-1998

Mestrado em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE-Universidade de Coimbra em 2002

Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 em de 2001 a 2004

Estágio de Pós-graduação no departamento de pedopsquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/ 2003

Worshop  Anos Incríveis group leader training  em 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinamica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017

Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017

Prof. Doutora Mariana Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP

Doutora em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia, ramo de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 
Professora Auxiliar na Universidade Lusíada do Porto, sendo responsável pelas seguintes Unidades Curriculares: Modelos Comportamentalistas e Cognitivistas, na Licenciatura em Psicologia, e Avaliação de Clínica de Crianças e Adolescentes e Modelos de Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes, no Mestrado em Psicologia Clínica.
Exerce, também, atividade, como psicóloga clínica, no Serviço de Consulta Psicológica da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2009, integrando a equipa da Unidade de Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes. Neste âmbito, o trabalho desenvolvido incide, preponderantemente, na avaliação e intervenção com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, dificuldades na regulação da atenção e do comportamento, perturbações emocionais, dificuldades relacionais, problemas de adaptação escolar e problemas de adaptação familiar.

Dra. Sónia Cunha - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic. pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2001. Pós-Graduada em Psicologia da Saúde pela Universidade Independente. Doutoranda em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia pelo Ministério da Saúde. Psicóloga na Equipa de Psicoterapia do Hospital de São José, em Lisboa, de 2001 a 2003. A exercer funções no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise do Instituto Nacional de Emergência Médica, desde 2004. Colaboração como docente em Pós-Graduações nas áreas de Psicologia e Enfermagem.

Mestre Sílvia Ribeiro - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica (Cognitiva, Comportamental e Sistémica), (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra).
Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possuindo Especialidade Avançada em Psicologia Forense.
Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental (desde 2000).
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Formação em Terapia Familiar  pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar 
Investigadora na área da toxicodependência e sexualidade. Membro do Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Docente na Universidade Lusíada do Porto na licenciatura de Psicologia (desde 2001), no segundo ciclo em Psicologia Clínica (desde 2009), e da licenciatura em Criminologia (desde 2010).
Experiência profissional no âmbito da intervenção com crianças e jovens em risco; intervenção na área da toxicodependência e dependências comportamentais (ARS Norte); sexologia clínica, terapia de casal e psicoterapia (Clínica da Saúde); formadora (Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências).
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e toxicodependência.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 6050)
Supervisão de estágios do Segundo Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto e da OPP.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD)

Dr. Vítor Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic. Pré-Bolonha

Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU. Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa). Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP). Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA. Especialista em Psicologia pelo Ministério da Saúde. Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções clínicas no DICAD – PIAC, nomeadamente com crianças e jovens em risco e seus envolventes (familiares/técnicos). Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência. Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.

Psicologia da educação

Dra. Elisabete Marques - Especialista em Psicologia pela OPP Lic. Pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coach certificada pela ICC-International Coaching Community. Com Especialidade Profissional em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Coaching Psicológico e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças e jovens; a formação e consultadoria de agentes educativos e pais; o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento vocacional e de promoção de competências socio-emocionais; e a atividade ao nível da consulta de orientação vocacional com jovens e adultos.

Prof. Doutora Mariana Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP

Doutora em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia, ramo de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 
Professora Auxiliar na Universidade Lusíada do Porto, sendo responsável pelas seguintes Unidades Curriculares: Modelos Comportamentalistas e Cognitivistas, na Licenciatura em Psicologia, e Avaliação de Clínica de Crianças e Adolescentes e Modelos de Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes, no Mestrado em Psicologia Clínica.
Exerce, também, atividade, como psicóloga clínica, no Serviço de Consulta Psicológica da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2009, integrando a equipa da Unidade de Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes. Neste âmbito, o trabalho desenvolvido incide, preponderantemente, na avaliação e intervenção com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, dificuldades na regulação da atenção e do comportamento, perturbações emocionais, dificuldades relacionais, problemas de adaptação escolar e problemas de adaptação familiar.

Psicologia do trabalho, social e das organizações

Dra. Alice Amaral - Especialista em Psicologia pela OPP Lic. Pré-Bolonha

Diretora de Recursos Humanos na AMBISIG - Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica, sendo responsável pela coordenação e gestão do Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH): planeamento e desenvolvimento de RH; análise e descrição de funções; planeamento e execução dos processos de recrutamento e seleção; elaboração, revisão e atualização do Plano de Acolhimento e Integração; gestão de carreiras; elaboração do Plano de Formação; implementação de métodos de determinação da satisfação Organizacional e de avaliação de desempenho; organização e atualização da legislação e normas relacionadas com a aplicação do SGRH. Auditora de formação no Instituto Português de Psicologia. Psicóloga na área de avaliação psicológica de condutores. Responsável pelo Recrutamento e Seleção na Stoptrans. Directora Técnica do Departamento de Psicologia e Directora Adjunta da Delegação Norte da Logistel, SA.Mestranda em Economia e Gestão de Recursos Humanos, na Faculdade de Economia do Porto; Licenciada em Psicologia, pelo ISMAI – Instituto Superior da Maia; Pós-graduada em Organização e Avaliação da Formação, pela Universidade do Minho.

Sexologia

Prof. Doutora Cátia Oliveira - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançada em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos, e
Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Docente na Universidade Lusófona do Porto e Psicóloga Clínica no Hospital CUF do Porto e na Clínica da Saúde. Com experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais e autora de várias publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica. 

Lígia Ferros

Prof. Doutora Lígia Ferros - especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada e Doutorada em Psicologia pela FPCE-UP; Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e na Faculdade de Direito da ULP; Regente UC de Psicopatologia; Psicopatologia da Criança e do Adolescente, Toxicodependência e Criminalidade; Psicopatologia Criminal. Investigadora no CIPD / ULP. Directora científca do Instituto Português de Psicologia; Directora clínica da Clínica da Saúde. Psicóloga no DICAD - Ministério da Saúde. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação. Certificada pelo Sistema de Certificação Profissional. Acreditada pela DREN. Autora de "Toxicodependência: Afectos e Psicopatologia". Membro fundador da SPCIPCOD. Consultora do Serviço de Consultada Univ da Madeira; Consultora da APC. Integra a Comissão científica da Revista E-EduPsi da UTAD; Revisora da Revista "Psicologia". Membro da Comissão Científica do 1º Congresso da OPP; Membro do grupo de trabalho da preparação da especialidade em Psicologia Clínica OPP: Especialista em psicologia Clínica e da Saúde; em Psicologia da Educação e em Sexologia pela OPP. Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde. Sexóloga Clínica/Terapeuta sexual pela SPSC.

Mestre Sílvia Ribeiro - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica (Cognitiva, Comportamental e Sistémica), (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra).
Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possuindo Especialidade Avançada em Psicologia Forense.
Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental (desde 2000).
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Formação em Terapia Familiar  pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar 
Investigadora na área da toxicodependência e sexualidade. Membro do Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Docente na Universidade Lusíada do Porto na licenciatura de Psicologia (desde 2001), no segundo ciclo em Psicologia Clínica (desde 2009), e da licenciatura em Criminologia (desde 2010).
Experiência profissional no âmbito da intervenção com crianças e jovens em risco; intervenção na área da toxicodependência e dependências comportamentais (ARS Norte); sexologia clínica, terapia de casal e psicoterapia (Clínica da Saúde); formadora (Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências).
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e toxicodependência.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 6050)
Supervisão de estágios do Segundo Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto e da OPP.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD)

Coaching psicológico

Dra. Elisabete Marques - Especialista em Psicologia pela OPP Lic. Pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coach certificada pela ICC-International Coaching Community. Com Especialidade Profissional em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Coaching Psicológico e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças e jovens; a formação e consultadoria de agentes educativos e pais; o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento vocacional e de promoção de competências socio-emocionais; e a atividade ao nível da consulta de orientação vocacional com jovens e adultos.

Prof. Doutor José Marinho Alves - Especialista em Psicologia pela OPP

É Licenciado em Psicologia e Educação Física e Doutorado em Motricidade Humana, tendo feito a suas provas de Agregação, em Psicologia do Desporto.

Desenvolve trabalhos de investigação na área da Psicologia Cognitiva (Inteligência, Processamento da Informação, Atenção, etc.) e da Psicologia do Desporto  e do Exercício (Tomada de decisão no Desporto, Lateralidade, Imagery, Motivação, Liderança, Exercício e saúde mental. etc.).

Desenvolve a sua actividade profissional na vertente do ensino da Psicologia do Desporto e do Exercício e da Aprendizagem Motora, ao nível da Licenciatura em Educação Física, do Mestrado em Treino Desportivo e da Formação de Treinadores e na vertente de intervenção directa, junto de atletas e treinadores.

Foi Professor na Faculdade de Motricidade Humana, na Faculdade de Desporto-Universidade do Porto (convidado), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (convidado), Universidade de Lleida (Espanha - convidado), na Universidade da Beira Interior (convidado), no Instituto Politécnico da Guarda no Instituto Politécnico de Santarém, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde e na Universidade Liber Quaré (México - convidado).

É, ainda, consultor de formação, nas áreas de Comunicação e Liderança, sendo especialista em Programação Neuro-Linguística (PNL) formado pelo Institute Francais de Programation Neuro Linguistique (IFPNL) de Paris e pelo Centre Etincelle, da Suiça. Atualmente é Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda.

Prof. Doutor Pedro Teques - Especialista em Psicologia pela OPP

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Universitário da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico da Maia e Diretor do N2i - Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia. Autor e coautor de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto, e orador em congressos e seminários nacionais e internacionais, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É psicólogo creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até a participantes nos Jogos Olímpicos, treinadores, árbitros e pais. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto. Tem ainda as particularidades de ser praticante regular de atividade física, incluindo a prática de corridas de longa distância, e tem o título profissional de treinador de desporto – futebol – grau II.

Intervenção precoce 

Mestre Manuela Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicologa Clinica OPP 3051

Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia

  Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais

Licenciatura em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior Ciências Saúde-Norte-1998

Mestrado em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE-Universidade de Coimbra em 2002

Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 em de 2001 a 2004

Estágio de Pós-graduação no departamento de pedopsquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/ 2003

Worshop  Anos Incríveis group leader training  em 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinamica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017

Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017

Dra. Sónia Cunha - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic. pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, em 2001. Pós-Graduada em Psicologia da Saúde pela Universidade Independente. Doutoranda em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia pelo Ministério da Saúde. Psicóloga na Equipa de Psicoterapia do Hospital de São José, em Lisboa, de 2001 a 2003. A exercer funções no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise do Instituto Nacional de Emergência Médica, desde 2004. Colaboração como docente em Pós-Graduações nas áreas de Psicologia e Enfermagem.

Necessidades educativas especiais

Mestre Manuela Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicologa Clinica OPP 3051

Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia

  Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais

Licenciatura em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior Ciências Saúde-Norte-1998

Mestrado em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE-Universidade de Coimbra em 2002

Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 em de 2001 a 2004

Estágio de Pós-graduação no departamento de pedopsquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/ 2003

Worshop  Anos Incríveis group leader training  em 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinamica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017

Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017

Prof. Doutora Mariana Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP

Doutora em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Mestre em Psicologia, ramo de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 
Professora Auxiliar na Universidade Lusíada do Porto, sendo responsável pelas seguintes Unidades Curriculares: Modelos Comportamentalistas e Cognitivistas, na Licenciatura em Psicologia, e Avaliação de Clínica de Crianças e Adolescentes e Modelos de Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes, no Mestrado em Psicologia Clínica.
Exerce, também, atividade, como psicóloga clínica, no Serviço de Consulta Psicológica da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2009, integrando a equipa da Unidade de Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes. Neste âmbito, o trabalho desenvolvido incide, preponderantemente, na avaliação e intervenção com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, dificuldades na regulação da atenção e do comportamento, perturbações emocionais, dificuldades relacionais, problemas de adaptação escolar e problemas de adaptação familiar.

Neuropsicologia

Prof. Doutora. Yamisel Espino - Especialista em Psicologia pela OPP.

Psicologia vocacional e do desenvolvimento da carreira

Prof. Doutor André Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Licenciado em Psicologia pela FPCEUP. Psicólogo em serviço de apoio ao aluno de uma instituição de ensino superior, onde desenvolve intervenções no âmbito do desenvolvimento vocacional. Foi psicólogo no SPO de uma instituição de ensino secundário, tendo realizado várias iniciativas ao nível da promoção do desenvolvimento vocacional e da consulta psicológica vocacional. Mestre em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano pela FPCEUP. Fez formação em Terapia Familiar na Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (delegação do Norte). Doutor em Psicologia pela FPCEUP, tendo desenvolvido a tese de doutoramento no Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida. Tem participado em congressos internacionais no âmbito da Psicologia Vocacional e publicado artigos científicos em revistas nacionais e internacionais da mesma área. É formador em cursos de Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira no INSPSIC e na FPCEUP. Especialista OPP em Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação; Psicoterapia; Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira

Dra. Elisabete Marques - Especialista em Psicologia pela OPP Lic. Pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Ciências da Educação – Desenvolvimento Social e Humano na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Coach certificada pela ICC-International Coaching Community. Com Especialidade Profissional em Psicologia da Educação e em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, Coaching Psicológico e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira. Desenvolve a sua atividade no Serviço de Psicologia do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, desde 2004. Na sua experiência profissional destaca-se a avaliação psicológica e o acompanhamento de crianças e jovens; a formação e consultadoria de agentes educativos e pais; o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento vocacional e de promoção de competências socio-emocionais; e a atividade ao nível da consulta de orientação vocacional com jovens e adultos.

Psicogerontologia

Prof. Doutora Margarida Sobral - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, é doutorada em Gerontologia e Geriatria (ICBAS.UP e UA). Exerce funções como Psicóloga Clínica no Serviço de Psicogeriatria do Hospital de Magalhães Lemos no Porto. É formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria, sendo atualmente coordenadora de uma Pós-Graduação em intervenção clínica em Psicogerontologia. Paralelamente mantém atividade de investigação nas suas áreas de interesse (avaliação e intervenção com pessoas mais velhas, reserva cognitiva e demências), sendo investigadora integrada do AgeingC, grupo de investigação do CINTESIS (http://cintesis.eu/margarida-sobral/).

Psicologia comunitária

Mestre Ana Paula Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialista em Justiça pela OPP;

Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos;

Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca;

Membro do Grupo de Intervisão de Psicólogos Comunitários do concelho de S.M.Feira;

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM);

Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Mestre Cláudia Bráz - Especialista em Psicologia pela OPP

Licenciada e Mestre em Psicologia (FPCEUP), área de especialização em Comportamento Desviante e Justiça; Psicóloga na Norte Vida - Associação para a Promoção na Saúde: Casa da Vila Nova, intervenção psicossocial na toxicodependência no âmbito da redução de riscos e minimização de danos (RRMD); Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Mestre Manuela Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicologa Clinica OPP 3051

Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia

  Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais

Licenciatura em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior Ciências Saúde-Norte-1998

Mestrado em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE-Universidade de Coimbra em 2002

Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 em de 2001 a 2004

Estágio de Pós-graduação no departamento de pedopsquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/ 2003

Worshop  Anos Incríveis group leader training  em 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinamica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017

Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017

Psicologia da justiça

Mestre Ana Paula Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialista em Justiça pela OPP;

Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos;

Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca;

Membro do Grupo de Intervisão de Psicólogos Comunitários do concelho de S.M.Feira;

Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM);

Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Mestre Cláudia Bráz - Especialista em Psicologia pela OPP

Licenciada e Mestre em Psicologia (FPCEUP), área de especialização em Comportamento Desviante e Justiça; Psicóloga na Norte Vida - Associação para a Promoção na Saúde: Casa da Vila Nova, intervenção psicossocial na toxicodependência no âmbito da redução de riscos e minimização de danos (RRMD); Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos; Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia.

Mestre Sílvia Ribeiro - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica (Cognitiva, Comportamental e Sistémica), (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra).
Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possuindo Especialidade Avançada em Psicologia Forense.
Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental (desde 2000).
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Formação em Terapia Familiar  pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar 
Investigadora na área da toxicodependência e sexualidade. Membro do Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Docente na Universidade Lusíada do Porto na licenciatura de Psicologia (desde 2001), no segundo ciclo em Psicologia Clínica (desde 2009), e da licenciatura em Criminologia (desde 2010).
Experiência profissional no âmbito da intervenção com crianças e jovens em risco; intervenção na área da toxicodependência e dependências comportamentais (ARS Norte); sexologia clínica, terapia de casal e psicoterapia (Clínica da Saúde); formadora (Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências).
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e toxicodependência.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 6050)
Supervisão de estágios do Segundo Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto e da OPP.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD)

Dr. Vítor Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic. Pré-Bolonha

Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU. Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa). Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP). Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA. Especialista em Psicologia pelo Ministério da Saúde. Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções clínicas no DICAD – PIAC, nomeadamente com crianças e jovens em risco e seus envolventes (familiares/técnicos). Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência. Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.

Psicologia da saúde ocupacional

Dra. Maria José Rola - Especialista em Psicologia pela OPP Lic. Pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia (FPCEUC); Formação em Terapia Familiar e Sistémica (SPTF – Porto); Pós-graduada em Sexologia Clínica e Terapia de Casal (INSPSIC) e Pós-graduada em Psicologia da Saúde Ocupacional (INSPSIC). Foi psicóloga do projeto Direitos&Desafios, da Unidade de Apoio a Toxicodependentes e Seropositivos da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira – O TRILHO, coordenadora da Inserção e Reinserção Profissional numa associação de desenvolvimento e educação, Mediadora EFA e Formadora da área comportamental em contexto empresarial. Desde 2012 responsável pela Emoção+, empresa de serviços de Psicologia e Consultoria em Felicidade Organizacional, onde exerce funções de Psicóloga da Saúde Ocupacional (em contexto industrial).

Psicologia do desporto

Prof. Doutor José Marinho Alves - Especialista em Psicologia pela OPP

É Licenciado em Psicologia e Educação Física e Doutorado em Motricidade Humana, tendo feito a suas provas de Agregação, em Psicologia do Desporto.

Desenvolve trabalhos de investigação na área da Psicologia Cognitiva (Inteligência, Processamento da Informação, Atenção, etc.) e da Psicologia do Desporto  e do Exercício (Tomada de decisão no Desporto, Lateralidade, Imagery, Motivação, Liderança, Exercício e saúde mental. etc.).

Desenvolve a sua actividade profissional na vertente do ensino da Psicologia do Desporto e do Exercício e da Aprendizagem Motora, ao nível da Licenciatura em Educação Física, do Mestrado em Treino Desportivo e da Formação de Treinadores e na vertente de intervenção directa, junto de atletas e treinadores.

Foi Professor na Faculdade de Motricidade Humana, na Faculdade de Desporto-Universidade do Porto (convidado), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (convidado), Universidade de Lleida (Espanha - convidado), na Universidade da Beira Interior (convidado), no Instituto Politécnico da Guarda no Instituto Politécnico de Santarém, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde e na Universidade Liber Quaré (México - convidado).

É, ainda, consultor de formação, nas áreas de Comunicação e Liderança, sendo especialista em Programação Neuro-Linguística (PNL) formado pelo Institute Francais de Programation Neuro Linguistique (IFPNL) de Paris e pelo Centre Etincelle, da Suiça. Atualmente é Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico da Guarda.

Prof. Doutor Pedro Teques - Especialista em Psicologia pela OPP

Licenciado em Psicologia pelo Instituto Universitário da Maia, Mestrado e Doutorado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico da Maia e Diretor do N2i - Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia. Autor e coautor de artigos científicos relacionados com a psicologia do desporto, e orador em congressos e seminários nacionais e internacionais, fundamentalmente relacionados com a influência dos processos psicossociais na prática desportiva. É membro do CIPER – Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana – da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É psicólogo creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com prática privada com atletas de vários níveis competitivos, desde a formação até a participantes nos Jogos Olímpicos, treinadores, árbitros e pais. Foi distinguido pelo prémio "Melhores Estudantes de Mestrado da Universidade de Lisboa" no ano letivo de 2008/09 atribuído pela Reitoria da Universidade de Lisboa e Banco Santander-Totta, e pelo prémio “Jovem Investigador António Paula Brito” em 2014 pela Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto. Tem ainda as particularidades de ser praticante regular de atividade física, incluindo a prática de corridas de longa distância, e tem o título profissional de treinador de desporto – futebol – grau II.

Psicoterapia

Mestre Ana Carvalhal de Melo - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Licenciada em Psicologia na área de Especialização Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de psicologia e Ciências da Educação  da Universidade de Coimbra.

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC.

Psicóloga no Núcleo de Integração e Aconselhamento e Serviços de Saúde da Universidade de Coimbra.

Supervisora de Estágios Curriculares da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC

Supervisora de Estágios Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar- Delegação Centro

Directora de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama

Psicóloga Clíníca e da Saúde- OPP; Psicoterapeuta-OPP

Prof. Doutora Cátia Oliveira - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicóloga Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançada em Sexologia pela Ordem dos Psicólogos, e
Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Pós-doutoranda na Universidade do Porto, com investigação na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) e membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Docente na Universidade Lusófona do Porto e Psicóloga Clínica no Hospital CUF do Porto e na Clínica da Saúde. Com experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais e autora de várias publicações em revistas de circulação internacional com arbitragem científica. 

Dra. Elisabete Goulão - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic pré-Bolonha

Licenciada em Psicologia pela FPCE-UC, no ano de 1996.

Especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Saúde.

Especialista em Psicologia Clínica e Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Formação pós-graduada em Psicoterapia Psicodinâmica.

Exerce funções de Psicóloga Clínica ARSNorte (CRI Porto Ocidental), intervindo em comportamentos aditivos e dependências.

Psicóloga clínica/ Psicoterapeuta/ Supervisora clínica no Instituto Português de Psicologia.

Mestre Manuela Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicologa Clinica OPP 3051

Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia

  Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais

Licenciatura em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior Ciências Saúde-Norte-1998

Mestrado em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE-Universidade de Coimbra em 2002

Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 em de 2001 a 2004

Estágio de Pós-graduação no departamento de pedopsquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/ 2003

Worshop  Anos Incríveis group leader training  em 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinamica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017

Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017

Mestre Sílvia Ribeiro - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica (Cognitiva, Comportamental e Sistémica), (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra).
Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possuindo Especialidade Avançada em Psicologia Forense.
Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental (desde 2000).
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Formação em Terapia Familiar  pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar 
Investigadora na área da toxicodependência e sexualidade. Membro do Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Docente na Universidade Lusíada do Porto na licenciatura de Psicologia (desde 2001), no segundo ciclo em Psicologia Clínica (desde 2009), e da licenciatura em Criminologia (desde 2010).
Experiência profissional no âmbito da intervenção com crianças e jovens em risco; intervenção na área da toxicodependência e dependências comportamentais (ARS Norte); sexologia clínica, terapia de casal e psicoterapia (Clínica da Saúde); formadora (Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências).
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e toxicodependência.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 6050)
Supervisão de estágios do Segundo Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto e da OPP.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD)

Dr. Vítor Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic. Pré-Bolonha

Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU. Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa). Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP). Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA. Especialista em Psicologia pelo Ministério da Saúde. Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções clínicas no DICAD – PIAC, nomeadamente com crianças e jovens em risco e seus envolventes (familiares/técnicos). Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência. Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.

Avaliação psicológica e construção do relatório

Mestre Manuela Monteiro - Especialista em Psicologia pela OPP

Psicologa Clinica OPP 3051

Especialista Avançada em NEE, Intervenção precoce e Psicoterapia

  Trabalha desde 1998 com crianças e jovens com dificuldades desenvolvimentais

Licenciatura em Psicologia Clinica pelo Instituto Superior Ciências Saúde-Norte-1998

Mestrado em Psicologia Clinica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade Psicologia CE-Universidade de Coimbra em 2002

Formação em Terapia familiar pela SPTF - anos 0,1 e 2 em de 2001 a 2004

Estágio de Pós-graduação no departamento de pedopsquiatria do Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia em 2002/ 2003

Worshop  Anos Incríveis group leader training  em 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicodinamica Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 2016/2017

Formação psicodrama psicanalítico de grupo - 4º ano pela SPPPG – 2017

Mestre Sílvia Ribeiro - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde

Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia Clínica (Cognitiva, Comportamental e Sistémica), (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra).
Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Possuindo Especialidade Avançada em Psicologia Forense.
Psicoterapia e acompanhamento psicológico individual, conjugal e familiar no Centro de Respostas Integradas Porto Oriental (desde 2000).
Sexóloga Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
Formação em Terapia Familiar  pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar 
Investigadora na área da toxicodependência e sexualidade. Membro do Centro de Investigação em Psicologia e Desenvolvimento, da Universidade Lusíada do Porto.
Docente na Universidade Lusíada do Porto na licenciatura de Psicologia (desde 2001), no segundo ciclo em Psicologia Clínica (desde 2009), e da licenciatura em Criminologia (desde 2010).
Experiência profissional no âmbito da intervenção com crianças e jovens em risco; intervenção na área da toxicodependência e dependências comportamentais (ARS Norte); sexologia clínica, terapia de casal e psicoterapia (Clínica da Saúde); formadora (Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências).
Formadora pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua. Possui CAP-CCP.
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica de diversos eventos científicos, na área da psicologia, sexualidade e toxicodependência.
Várias comunicações em reuniões científicas.
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 6050)
Supervisão de estágios do Segundo Ciclo em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto e da OPP.
Sócia fundadora e vogal da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante (SP.CIP.COD)

Dr. Vítor Sousa - Especialista em Psicologia pela OPP e Min. Saúde Lic. Pré-Bolonha

Licenciado em Psicologia Clínica pela CESPU. Pós-Graduado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga (Coimbra). Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia (ISPA – Lisboa). Formação Teórico - Clínica e prática supervisionada de Rorschach (FPCE - UP). Doutorando em Psicologia Clínica no ISPA. Especialista em Psicologia pelo Ministério da Saúde. Especialista em Psicologia Clinica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro efetivo da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Psicólogo na Administração Regional de Saúde Norte, desempenha funções clínicas no DICAD – PIAC, nomeadamente com crianças e jovens em risco e seus envolventes (familiares/técnicos). Com prática clínica em instituições de relevo na saúde mental, destacando-se: Hospital Central Especializado em Crianças de Maria Pia (Departamento de pedopsiquiatria), Hospital de Magalhães Lemos, Instituto da Droga e da Toxicodependência. Orientador de estágios académicos, profissionais e de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Colabora regularmente como docente em Pós-Graduações na área da Psicologia.

fechar

 

Nós ligamos

fechar

 

×