É Tempo de Ser Presente. 25% desc. em toda a Formação até 31 jan ‘22

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DA GRAVIDEZ E DA PARENTALIDADE
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JÁ CONFIRMADO!

ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA DA GRAVIDEZ E DA PARENTALIDADE

- Advanced Professional Program –

Especialização para Outros Profissionais
Edições para
  Psicólogos Médicos

Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Livestream / Online -29 Jan. 2022- 2ª Fase

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: últimas inscriçõesLivestream / Online: com inscrições abertas até 28-01-2022

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Assistentes sociais, licenciados na área da Saúde, Educação e outros profissionais sujeitos a análise curricular.

TESTEMUNHOS

“Esta Especialização superou largamente as minhas expectativas. Desde um corpo docente bem escolhido, a um cronograma bem pensado, contemplando as várias temáticas importantes na área, passando por um apoio administrativo sempre presente. Ao longo dos módulos foi-se intensificando o meu interesse pela Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, muito fruto do entusiasmo dos professores e da forma simples e interessante como passavam os conteúdos! Foi um percurso longo, por vezes desafiante, mas este corpo docente, sempre pronto a acolher as nossas dúvidas ou a satisfazer a nossa curiosidade, mostrou-se parte ativa do nosso sucesso e em muito contribuiu para os nossos sorrisos ao longo deste percurso. Obrigada InsPsic por esta experiência tão gratificante! Cresci muito em termos profissionais e pessoais...”

Helena Oliveira

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professor Doutora

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Docente da Universidade Lusíada do Porto. Orientadora de estágios na Universidade Lusíada do Porto.

Tatiana Carvalho-Homem

Tatiana Carvalho-Homem, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

Esta especialização avançada foi desenhada de modo a permitir aos profissionais conceptualizar a sua intervenção numa perspetiva desenvolvimental, dotando-os de competências que os habilitem a trabalhar com famílias nas várias fases do ciclo de vida tanto em contextos normativos como não normativos. Acreditamos que os profissionais que concretizam esta especialização estarão preparados para apoiar e intervir com as famílias na transição para a parentalidade e na parentalidade ao longo das várias etapas do desenvolvimento e contextos de vida. 

 

Objetivos gerais

  • Atualizar e aprofundar conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento do ciclo vital da família, à luz de diferentes modelos compreensivos;
  • Estimular nos participantes a reflexão e conhecimento pessoal enquanto profissionais com potencial de intervenção em contexto familiar;
  • Promover um conhecimento aprofundado dos modelos conceptuais sobre a Gravidez e a Transição para a Parentalidade.

 

Metodologia de avaliação

Teste de avaliação sumativa.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

  • Hospitais, clínicas e centros de Saúde;
  • Entidades publicas e privadas nos domínios da Saúde e Educação;
  • IPSS;
  • Consultório/clínica especializado nas problemáticas associadas à gravidez e à parentalidade;
  • Centros de atendimento a pais e famílias.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 – Psicologia da gravidez e da parentalidade: Enquadramento teórico

  • O ciclo de vida familiar e as necessidades de mudança e reorganização associada a períodos específicos do ciclo de vida familiar
  • Os principais modelos conceptuais da (in)adaptação à gravidez e da transição para a parentalidade

Módulo 2 – Gravidez e parentalidade: reações emocionais e adaptação no período perinatal

  • Os principais modelos concetuais que enquadram a mudança e adaptação no período perinatal, nos níveis individual e conjugal
  • Aquisição de competências para identificar processos de adaptação normativos e não- normativos na gravidez e parentalidade

Módulo 3 – Gravidez e perda(s): adaptação e intervenção

  • Adaptação (individual e conjugal) a acontecimentos reprodutivos adversos como a perda gestacional (e.g., perda perinatal, interrupção médica da gravidez) ou o diagnóstico de anomalia congénita do bebé
  • Estratégias de avaliação e intervenção psicológica neste contexto

Módulo 4 – Perturbações psicológicas na gravidez e pós-parto

  • Principais perturbações psicológicas na gravidez e pós-parto
  • Principais modelos de conceptualização, protocolos de avaliação e intervenção pluridisciplinar

Módulo 5 – A infertilidade e o recurso a técnicas de procriação medicamente assistida: Modelos compreensivos e estratégias de intervenção

  • O impacto emocional nos casais da infertilidade e da realização das técnicas de procriação medicamente assistida
  • Principais modelos de intervenção em saúde reprodutiva

Módulo 6 – Educação parental e parentalidade positiva

  • Educação Parental como medida de promoção da parentalidade positiva
  • Enquadramentos políticos, nacionais e internacionais, da promoção da parentalidade positiva
  • Identificar os fatores e competências do educador parental que afetam a qualidade das intervenções de Educação Parental
  • Diferentes programas/modalidades de intervenção em Educação Parental

Módulo 7 – Intervenção parental em situações normativas e de risco durante o 1º ano de vida (da criança)

  • Competências sensoriais, neuro-comportamentais e de aprendizagem do feto e do recém-nascido
  • Adquirir competências para avaliar o comportamento e o desenvolvimento fetal e neonatal
  • Fatores pré e pós-natais influenciam o desenvolvimento da criança
  • Neonatal Behavioral Assessment Scale com os bebés e os pais, nomeadamente em situações de risco (e.g., prematuridade, gémeos/ múltiplos)

Módulo 8 – Intervenções de educação parental para pais com filhos pequenos e filhos em idade pré-escolar

  • Potencialidades preventivas e interventivas do programa “Anos Incríveis”
  • Conteúdos e as especificidades na aplicação deste programa
  • Evidências deste programa: Resultados com amostras portuguesas

Módulo 9 – Intervenções de educação parental para pais com filhos adolescentes

  • Os diferentes profissionais que trabalham com famílias de adolescentes para a especificidade das intervenções nesta fase do desenvolvimento
  • Programas de intervenção e educação parental para famílias de adolescentes
  • Principais estratégias educativas a implementar nesta faixa etária

Módulo 10 – Intervenções de educação parental para pais com filhos com NEE/com deficiência

  • Gestão das expetativas em relação aos filhos e à parentalidade
  • Identificar formas de lidar, pelos pais, com os desvios do desenvolvimento, enquadrando-as em modelos teóricos
  • O impacto que os diferentes tipos de resposta poderão ter na relação com os filhos e no desenvolvimento das crianças, propriamente dito

Módulo 11 - Parentalidade em contexto de divórcio

  • O divórcio na atualidade, seus significados individuais, familiares e sociais
  • Fatores e processos envolvidos na decisão do divórcio no casal
  • Avaliar e identificar os padrões funcionais e disfuncionais no processo de divórcio
  • Os impactos e riscos nos envolvidos - filhos e pais
  • Avaliar os possíveis processos de contaminação da conjugalidade para a parentalidade pós-divórcio
  • As fases do divórcio, tarefas e processos emocionais envolvidos em cada fase
  • Intervenção terapêutica em contexto de divórcio

Módulo 12 – Famílias formadas por pessoas LGBT

  • Carácter multidimensional e não linear da identidade sexual
  • Principais resultados do corpo de investigação sobre famílias formadas sobre pessoas LGBT
  • Preconceito e discriminação contra as pessoas LGBT e suas famílias bem como das atitudes pessoais face a esta questão
  • Técnicas de intervenção adaptadas a diversas configurações homoparentais

Módulo 13 – Parentalidade mindful

  • Os diferentes profissionais para os conceitos e valores da parentalidade consciente/mindful
  • Principais etapas na aplicação de um programa de parentalidade mindful
  • Principais estratégias e competências a desenvolver no âmbito de uma parentalidade mindful

CORPO DOCENTE

Ana Fonseca

Ana Fonseca, Doutora

Doutorada em Psicologia, na área de especialização de Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia Clínica e Saúde pela mesma Faculdade, com subespecialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Problemas Psicológicos e Saúde. Atualmente, é investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra. Colabora, como Psicóloga Clínica, na Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos (CHUC, EPE). Entre as suas áreas de interesse encontram-se a Transição para a Parentalidade, a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental a diferentes quadros clínicos e problemas de saúde, bem como a área da Informação/Comunicação em saúde. Publicou diversos artigos científicos nacionais e internacionais, no âmbito destas temáticas.

Anabela Araújo Pedrosa

Anabela Araújo Pedrosa, Professora Doutora

Psicóloga Clínica. Licenciada em Psicologia – Ramo de Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Desde 2005 desempenha funções de Psicóloga Clínica na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE). Além da prática clínica, tem lecionado disciplinas em instituições de ensino superior no âmbito de cursos de Licenciatura, Pós-graduação e Mestrado, e realizado trabalhos de investigação em áreas relacionadas com a psicopatologia, saúde reprodutiva, gravidez e transição para a parentalidade, desenvolvimento pessoal, comunicação e relações interpessoais. Integra o grupo de investigação Relações, Desenvolvimento e Saúde do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCEUC.

Andreia Azevedo

Andreia Azevedo, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

Iva Tendais

Iva Tendais, Doutora

Licenciada em Psicologia, Mestre em Saúde Pública e Doutorada em Psicologia Aplicada. Tem estado envolvida em vários projetos de investigação financiados sobre psicologia da gravidez e da parentalidade, saúde mental e desenvolvimento precoce da criança. Atualmente é Investigadora Auxiliar no Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa onde trabalha no âmbito do projeto de investigação “CLAVE: O desenvolvimento dos valores humanos na infância e na adolescência” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/SOC-SOC/30635/2017).

Joana Castela Lobo

Joana Castela Lobo, Mestre

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica, Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Psicóloga e Coordenadora de equipa interdisciplinar na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama.

Joana Sequeira, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica Narrativa, (Tema de Tese Mudança e Processo Terapêutico Contributos para a clínica e investigação sistémicas) FPCE- Universidade de Coimbra Licenciada em Psicologia (especialização Clínica Sistémica) FPCE - Universidade de Coimbra Mestre em Psicologia Clínica FPCE - Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra (regência e docência das UCS: 1º Ciclo - Psicologia da Família, Introdução às Terapias Familiares Sistémicas, 2º ciclo: Psicopatologia Familiar, Contextos de Intervenção Sistémica) Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Clínica no Instituto Superior Miguel Torga. Docente Supervisora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Terapeuta Familiar e de Casal. Membro da Ordem do Psicólogos Portugueses Membro Integrado do CEPESE.

Jorge Gato

Jorge Gato, Professor Doutor

Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. É Professor Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBT, Família e Género, assuntos   sobre   os   quais   tem   publicado   a   nível   nacional   e   internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente em debates sociopolíticos, como o que se relaciona com a legislação em torno da homoparentalidade.

Maria Filomena Gaspar

Maria Filomena Gaspar, Professora Doutora

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE_UC).

Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Educação pela FPCE-UC, Doutoramento em Psicologia da Educação pela FPCE-UC em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (cosupervisor Professor Peter Bryant).

Membro do núcleo de investigação POSTRADE do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013. Membro do Laboratório Colaborativo “ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social”.

É Educadora Parental certificada e formadora nos programas baseados em evidência Incredible Years (pais e educadores/professores) e Parenting Wisely e Children in Between e autora dos programas Mais Família-Mais Criança, Mais Família-Mais Jovem e Mais Jovem-Mais.

É Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Coordenadora da metodologia de referência Anos Incríveis para Educadores e Professores Academias Gulbenkian do Conhecimento do programa Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian (a decorrer). Coordena o Eixo da Parentalidade Positiva de Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Comunidades Intermunicipais (Lezíria do Tejo; Vale do Ave)(a decorrer). Coordenadora científica do projeto “Educação Parental” do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) (a decorrer). Coordena o Eixo 2 (Capacitação parental) do projeto (Entre) Famílias/Adélia de apoio à Parentalidade Positiva cofinanciado pelo POISE, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) (a decorrer).

Consultora Científica desde Maio de 2013 da RAND EUROPE COMMUNITY INTEREST COMPANY para prestação de serviços de investigação e consultoria no âmbito de projecto “European Platform For Investing in Children”.

Presta serviço à comunidade através de conferências para pais, professores, profissionais e comunidade em geral; voluntariado no Centro de Apoio Familiar; consultas de Terapia Familiar na FPCE-UC.

Mariana Moura Ramos

Mariana Moura Ramos, Professor Doutora

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra; Psicóloga Clínica; Docente da Universidade Lusíada do Porto. Orientadora de estágios na Universidade Lusíada do Porto.

Tatiana Carvalho-Homem

Tatiana Carvalho-Homem, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online

11 de dezembro de 2021;

08 e 29 de janeiro de 2022;

12 e 26 de fevereiro de 2022;

12 e 26 de março de 2022;

09 e 23 de abril de 2022;

07 e 21 de maio de 2022;

04 e 18 de junho de 2022.

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 104 horas

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

 

INVESTIMENTO

É tempo de ser presente

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,190.00 € 892.50 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-25% desconto

Normal + Seguro Escolar
892.50 € + 20.00 €

12 mensalidades-20% desconto

Normal
79.30 €

É tempo de ser presente

Regulamento

a. De 02 de dezembro 2021 a 31 de janeiro de 2022, beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento
Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fraccionadas (12 mensalidades).

b. O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c. O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;

d. O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.

e. O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha “Traga os seus amigos” (5% por cada amigo).

g. Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos de 02/12/2021 a 31/01/2022, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h. Vagas limitadas.

i. Código Promocional: PRESENTE

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,190.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,047.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,011.50 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
99.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
89.30 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

(9) As ações de formação em regime presencial passam temporariamente a funcionar na modalidade de ensino à distância, atendendo à situação excecional do momento atual (pandemia). O normal funcionamento presencial das Especializações , prévio ao estado de emergência, retomará o seu curso logo que reunidas as condições que o permitam.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada

INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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