ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROEDUCAÇÃO - 12ª Edição
- Advanced Professional Program -
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM NEUROEDUCAÇÃO - 12ª Edição

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Acreditação

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(72 créditos)

 

Certificação

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Instituto Reconhecido

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Porto - 12 Jan. 2019 - 2ª Fase

Lisboa - 23 Fev. 2019 - Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% de Desconto nas propinasLISBOA até 09-01-2019

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃOÚLTIMAS INSCRIÇÕESPORTO: A DECORRER COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 11-01-2019 | LISBOA: 03-02-2019

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

Inclui

Incluí Estágio (opcional) + Workshop Prático Psicomotricidade em Diferentes Contextos

Destinatários

Psicólogos*, Médicos, Professores. Internos e alunos finalistas de licenciatura nas áreas mencionadas. A aceitação de outras áreas do conhecimento ficará sempre sujeita à apreciação da Coordenação Científica.

*A creditação da Ordem dos Psicólogos Portugueses (72 créditos) destina-se exclusivamente aos psicólogos.

Descrição

 

Coordenação Científica:

Góis Horácio

Professor Doutor Góis Horácio - ULL/ Égaz Moniz-CHLO

Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO); Membro da Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia.

Carina Gonçalves

Dra. Carina Gonçalves - Hospital Égas Moniz-CHLO

Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada de Lisboa, com experiência profissional na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências do Hospital de Egas Moniz-CHLO. Responsável pela avaliação neuropsicológica na consulta de doenças desmielinizantes. Avaliação neuropsicológica pediátrica em contexto escolar. Formadora em diversos cursos de pós-graduação no âmbito da Neuropsicologia Clínica e Pediátrica. Participação e coordenação de diversos projectos de investigação e ensaios clínicos.

 

Coordenação Pedagógica:

Dr. José Pinto Gouveia

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Creditação OPP: 72 créditos (Os créditos resultam das horas lectivas em sala de aula).

 

Certificação:

DGERT / Associação Nacional de Neuropsicologia

 

Objetivos gerais:

- Explicar o diálogo com a neuropsicologia, com as neurociências, com a neurodidática e a psicopatologia, através do conhecimento das relações neuropsíquicas inerentes ao processo de aprendizagem.

- Descrever  os mecanismos cerebrais subjacentes à aprendizagem, memória, linguagem, aos sistemas sensoriais e motores, atenção, emoções, ao comportamento, entre outros.

- Especificar o processo de ensino-aprendizagem, identificando quais as melhores formas de ensinar e potenciar a aprendizagem.

 

Objetivos específicos/ Competências a desenvolver:

- No final da acção os formandos serão capazes de:

- Reproduzir o funcionamento do cérebro, ou seja, como este recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais;

- Definir as bases neurológicas dos processos envolvidos na aprendizagem;

- Descrever temas como memória, neuroplasticidade, atenção e emoção e outros aspectos neurológicos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;

- Descrever as principais dificuldades de aprendizagem;

- Usar as competências técnicas no âmbito da identificação, compreensão e criação de estratégias que estimulem os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem;

- Mencionar os fatores de risco para o desenvolvimento cerebral;

- Especificar as possibilidades de reduzir ou evitar factores de risco, a fim de proporcionar um ambiente educativo mais saudável e adequado;

- Enumerar as melhores formas de ensinar e potenciar a aprendizagem;

- Usar  metodologias e técnicas educacionais junto a diferentes tipos de crianças.

 

Metedologia de avaliação:

- Produção de estudo de caso.

- Critério para aceder à avaliação: participação em 75% da duração do curso.

Saídas Profissionais

Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:

- Equipa de Mediação Escolar e de Apoio Docente;

- Orientador Especializado na Melhoria do Rendimento Escolar;

- Apoio Escolar e Extraescolar aos alunos;

- Monitor e Animador de Atividades Lúdicas;

- Especialista na Atenção e Diversidade dos Alunos;

- Participação em projetos educativos em situações formais e não-formais;

- Acompanhamento de atividades educativas;

- Apoio a projetos de inovação pedagógica e de investigação;

- Identificação, elaboração e avaliação de recursos didáticos;

- Elaboração de recursos de divulgação e formação cultural.

Plano Curricular

1º Módulo (8 horas)

NEUROEDUCAÇÃO – conceitos e perspectiva histórica

 

2º Módulo (8 Horas)

EVOLUÇÃO NEUROBIOLÓGICA

2.1.Evolução do sistema Nervoso

2.2.Caracteristicas Genéticas

2.3.Memética

 

3º Módulo (8 horas)

NEUROANATOMIA BÁSICA

 

4º Módulo (8 horas)

NEUROANATOMIA FUNCIONAL

 

5º Módulo (8 horas)

NEURODESENVOLVIMENTO E NEUROÉTICA

 

6º Módulo (16 horas)

BASES DO PROCESSAMENTO CEREBRAL

6.1. Natureza dos órgãos sensoriais

6.2. Sensação, atenção, percepção, memória, linguagem, praxias, gnosias e funções executivas

6.3. Desenvolvimento Psicomotor

 

7º Módulo (8 horas)

FUNDAMENTOS NEUROLÓGICOS DA APRENDIZAGEM

7.1. Linguagem

7.2. Leitura

7.3. Escrita

7.4.Cálculo

 

8º Módulo (16 horas)

PERFIS NEUROPSICOLÓGICOS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

8.1. Perturbações do espectro da empatia

8.2. Défice de atenção

8.3. Hiperactividade

8.4. Dislexia

8.5. Discalculia

 

9º Módulo (8 horas)

ABORDAGEM NEURODIDÁCTICA DAS POPULAÇÕES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

9.1. Deficiência motora

9.2. Deficiência visual

9.3. Deficiência auditiva

9.4.Deficiência mental

 

10º Módulo (8 horas)

NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

 

11º Módulo (8 horas)

HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA

 

12º Módulo (16 horas)

EDUCAÇÃO NEUROCOGNITIVA

12.1. Estratégias para a estimulação da linguagem

12.2. Estratégias para a estimulação da atenção

12.3. Estratégias para a estimulação da memória

12.4. Estratégias para a estimulação das funções executivas

12.5. Estratégias para a aprendizagem da leitura, escrita e cálculo

 

13º Módulo (8 horas)

PLANEAMENTO E METODOLOGIA NA NEUROEDUCAÇÃO

13.1. Planeamento da organização para o estudo

13.2. Planeamento educacional

13.3. Metodologia para a educação inclusiva

13.3.1. Legislação específica

 

14º Módulo (8 horas)

EXPERIÊNCIAS PARADIGMÁTICAS EM NEUROEDUCAÇÃO

Discussão / Supervisão de casos

 

15º Módulo (8 horas)

WORKSHOP PRÁTICO PSICOMOTRICIDADE EM DIFERENTES CONTEXTOS 

 

16º Módulo**

Estágio de Observação 

** O módulo 16 é de frequência opcional, não acarretando para o formando custos adicionais. Assim sendo, os alunos deverão mencionar a sua pré-inscrição neste módulo.

Corpo Docente

Professor Doutor António Rebelo - ULL

Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Toulose la Mirail (França); Master em Psichologie de la Personalisation et dês Chamgements Sociaux (França); Licenciatura em Administração Escolar ; Licenciatura em Ensino Especial; Docente nos 1º e 2º Ciclos de Psicologia, das cadeiras de - Psicopatologia da criança e do adolescente, - Psicologia cognitiva e - Psicologia do desenvolvimento; Docente do ensino superior das cadeiras de Educação Especial: - Inclusão e diversidade; - Heuristicas de intervenção; - Comunicação aumentativa e alternativa; Participação/Coordenação/Orientação de projectos de investigação; Orientação de teses de mestrado em Psicologia; Orientação de trabalhos finais de investigação para a licenciatura em Psicologia; Membro do Centro de Investigação da Universidade Lusiada; International course on Assessement and Education planning for multi-sensory impaired deafblind children, de Maio de 1988 a Novembro 1990, Instituut voor Doven, Sint-Michielsgestel, Holanda; Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas de A47 Psicologia/Psicossociologia; B11 Pedagogia e Didáctica; C04 Didáctica Geral; Formador com Certificado de Aptidão profissional de Formador pelo IEFP com o nº EDF 40545/2004 DL; Certificado de ECDL realizado em 2006; Autor de diversos artigos científicos nacionais e internacionais.

Carina Gonçalves

Dra. Carina Gonçalves - Hospital Égas Moniz-CHLO

Licenciada em Psicologia da Saúde pela Universidade Lusíada de Lisboa, com experiência profissional na Unidade de Neuropsicologia do Departamento de Neurociências do Hospital de Egas Moniz-CHLO. Responsável pela avaliação neuropsicológica na consulta de doenças desmielinizantes. Avaliação neuropsicológica pediátrica em contexto escolar. Formadora em diversos cursos de pós-graduação no âmbito da Neuropsicologia Clínica e Pediátrica. Participação e coordenação de diversos projectos de investigação e ensaios clínicos.

Góis Horácio

Professor Doutor Góis Horácio - ULL/ Égaz Moniz-CHLO

Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO); Membro da Comissão Técnico-Científica do Instituto Português de Psicologia.

Inês Maria Mendonça

Mestre Inês Maria Mendonça

Licenciada em Psicologia da Saúde e Mestre em Psicologia Clínica, pela Universidade Lusíada de Lisboa (ULL); Especialização em Avaliação Psicológica pelo Dialógicos - Centro de Psicologia e Formação; Pós-Graduação em Educação Especial, pela Universidade Moderna; Formação Avançada em Neurociências para a Educação, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP). Experiência profissional em educação como docente do 1º e 2º ciclo, Coordenação Pedagógica, Educação Especial e Psicologia em contexto escolar e Clínica em contexto privado.

Professora Doutora Isabel Duarte de Almeida - ULL/FCSH

Licenciada em Biologia, com pós-graduação na área de Biotecnologia (Faculdade de Ciências de Lisboa) e pós-graduação em Sociologia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH – da UNL). Doutorada em Biologia na especialidade de Bioquímica e Fisiologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa e pelo Instituto Gulbenkian de Ciência em, está a terminar o 2º Doutoramento pela FCSH (UNL) em Sociologia na especialidade de Território, Cidade e Ambiente. No campo de docência refira-se ser Professora na Universidade Lusíada nas Licenciaturas em Psicologia, em Motricidade Humana e em Comunicação e Multimédia e ser professora conferencista da FCSH na Licenciatura em Sociologia.

Dra. Sandra Avelar Duarte - CHPL

Psicóloga / Neuropsicóloga Clínica; Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Departamento de Formação Permanente do ISPA. Desde 2003, exerce funções como Técnica Especialista no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) actualmente integrada na Unidade de Neuropsicologia de Intervenção. Desde 2000 integra e equipa do ESCA – Espaço para a Saúde da criança e do Adolescente onde efectua Avaliação Neuropsicológica e é responsável pela Reabilitação Cognitiva.

Carla Dias Costa

Professora Doutora Carla Dias Costa

licenciada em psicologia clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, é mestre em motivação humana pela mesma faculdade e doutorada em terapia familiar pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Com o objetivo de conhecer de forma mais profunda as diferentes vertentes da sua área de trabalho fez ainda pós graduações em neuropsicologia e acolhimento terapêutico, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e em psicopatologia da criança e do adolescente; Profissionalmente trabalhou no serviço de neuropsicologia do Hospital Júlio de Matos e no Hospital Egas Moniz e passou pelo Hospital Sant Pau- Barcelona, no serviço de terapia familiar; Foi responsável pela organização e gestão do lar de acolhimento de um colégio, onde trabalhava diretamente com crianças de forma a promover as suas competências sociais e emocionais, bem como, a sua adaptação às mudanças ocorridas naquela fase da vida; Colabora com diversas escolas no acompanhamento em sala e desenvolvimento de programas de competências sociais e emocionais, assim como programas de desenvolvimento de competências fonológicas; Escreve artigos de interesse pedagógico e psicológico para revistas da área parental, participa como oradora em palestras e formações para crianças, jovens e pais sobre temas relacionados com o desenvolvimento das crianças, com questões sociais, emocionais e académicas; Faz acompanhamento psicoterapêutico individual e familiar, avaliação e reabilitação neuropsicológica, desenvolve ações de formação e orienta grupos de supervisão.

Mariana Ferreira

Dra. Mariana Ferreira

Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, estágio na Associação QE – Uma Nova Linguagem para a Incapacidade e no Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação e Grupo de Atividades Especializadas [ISPE-GAE]. Formação avançada em disciplinas somáticas e ético-estéticas: Modo Operativo AND [AND_Lab]; Movimento Autêntico [CIMA]; Teatro Dinâmico; Artes Plásticas e Dança no Grossmont College, Lamar University e Southwest Texas State University. Prática clínica com Metodologias Terapêuticas Expressivas e na Avaliação e Intervenção Psicomotora. Psicomotricista no Instituto de Neuroeducação - Instituto para o Desenvolvimento e Estimulação do Potencial Humano [IDEPH].

 

Outros docentes convidados vinculados à Neuropsicologia da educação nas vertentes clínica e docente, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio internacional.

“-"Os professores desta Especialização Avançada Pós-Universitária sempre estiveram disponíveis para o debate e para o esclarecimento de dúvidas".

- "Uma das mais valias desta Especialização Avançada Pós-Universitária foi a troca de experiências entre os formandos”.

Margarida Correia

 

"Penso que quando investimos na formação não contamos só com a sorte, mas com aquilo que vamos conciliando e a coisa corre por nossa conta. Mais que teorias, é de reconhecer a consideração nas aulas, o compromisso e empenho, o esforço e dedicação da equipa de docentes. Até ao último, do esforço de todos, agradeço o facto de poder ter trabalhado com pessoas que se dedicam"

Ricardo Oliveira

Calendarização e localização

Porto

Lisboa

 

17 de Novembro de 2018;

12 e 26 de Janeiro de 2019;

09 e 16 de Fevereiro de 2019;

09 e 16 de Março de 2019;

06 de Abril de 2019;

04 e 18 de Maio de 2019;

01 e 22 de Junho de 2019;

06 de Julho de 2019;

14 e 28 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019.

23 de Fevereiro 2019;

02 e 30 de Março 2019;

13 e 27 de Abril de 2019;

11 e 25 de Maio de 2019;

08 e 22 de Junho de 2019;

06 e 20 de de Julho de 2019;

07 e 21 de Setembro de 2019;

12 e 26 de Outubro de 2019;

09 e 23 de Novembro de 2019;

14 de Dezembro de 2019.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

 

Hotel Travel Park Lisboa

Avenida Almirante Reis 64

1150-020 Lisboa, Portugal

 

Número de vagas limitadas.

Duração: 144 Horas / horas lectivas em sala de aula

Não contempla as horas opcionais de estágio

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

 

Investimento

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,490.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento

Pronto pagamento - 12% desconto

Normal
1,311.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,266.50 €

12 mensalidades

Normal
124.20 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
111.80 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.

(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;

(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.

(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;

(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;

(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;

(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV;

Certificado de habilitações;

NIF (Número de Identificação Fiscal);

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências | Escola de Formação Avançada

Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária

Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office

Rua de Camões Nº 219, 5º Piso

4000-145 Porto / Portugal

Tel./Fax. 220 934 050

Tlm. 91 019 60 02

E-mail:geral@inspsic.pt

URL:www.inspsic.pt

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